lft-logo

Cultura Religiosa (CRE)

Títuloordem decrescente Código Data Descrição
3ª Edição do Comunipuc com a banda Forró Semear _

Realizado nas varandas do Solar Grandjean de Montigny.

Ciclo de palestras sobre o atual contexto do sistema de encarceramento feminino no Brasil _

Organizado pelo Projeto Prisões, surgido da parceria entre a Cultura Religiosa e a Rede de Empreendimentos Sociais da PUC-Rio, a abertura do evento contou com a presença do Vice-Reitor Pe. Álvaro Pimentel S.J., do Vice-Reitor Comunitário, Prof. Augusto Sampaio, do Prof. Pe. Marcos Vinício Miranda Vieira, do Prof. Pe. Waldecir Gonzaga (TEO) e do Vigário Episcopal para a Caridade Social da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Cônego Manuel Manangão.

Cobertura fotográfica do Comunicar - 1990, 2000, 2016-2020 - ac0019_013 ac0019_013 28/11/2016 Palestra sobre as várias formas de religião e a natureza em conjunto.
Entrevistas para o Jornal da PUC online - ac0018_068 ac0018_068 18/9/2018 Papa Francisco e questões sobre fé e cultura foram temas discutidos no primeiro dia da X Semana da Cultura Religiosa. Palestrantes debateram a importância da figura do Papa Francisco para a Igreja e para a geração atual e futura, no encontro mediado pela professora de Ética Cristã Bárbara Bucker.
I Semana Cultural da Cultura Religiosa (CRE) _

Realizada no auditório do RDC, teve como lema “PUC Viva!”, escolhido pelos alunos dos cursos de Cultura Religiosa, que também participaram da elaboração da Semana, selecionando as temáticas abordadas e fazendo parte da comissão organizadora. Os painéis Diálogo Interreligioso, O Cristianismo e a Ecologia, Encontro dos Gêneros (Ho­mem e Mulher) e O Mundo do Trabalho contaram com presenças de representantes das comunidades católica, judaica e metodista, além de profissionais das áreas de educação, ciências jurídicas e teologia e, ainda, de um membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

II Semana da Cultura Religiosa _

O tema da Semana foi Ética, e as palestras ocorreram no Auditório do RDC. A abertura teve o Reitor, padre Laércio Dias de Moura S.J. com a palestra A ética e os desafios atuais.

Outras atividades: palestra A cidadania e o compromisso ético, no Solar Grandjean de Montigny, com o lançamento da revista CREatividade. Concerto Sinfônico com a Orquestra Pró-Música, sob a regência do maestro Armando Prazeres e a participação do Coral da Petrobras, na Concha Acústica. No ginásio esportivo, show com bandas universitárias de rock, MPB, música instrumental e progressiva. Apresentação do Coral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).

Painéis: Ética das religiões e direitos humanos; Homem e mulher, perspectivas de futuro.

III Semana de Cultura Religiosa _

Foi realizada uma exposição de arte religiosa nos pilotis do Edifício Cardeal Leme, com a presença dos artistas Antonio José da Silveira e Mestre Zezinho.  A abertura da Semana, realizada no auditório do RDC, teve o pe. Jesús Hortal Sànches S.J., Vice-Reitor Acadêmico, e Dom Karl Josef Romer, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Houve um  concerto sinfônico da Banda do Corpo de Bombeiros. Painéis: A  Dimensão Política da Fé Cristã, com os padres Félix Pastor S.J. e Thierry Unard; Identidade e Alteridade, com o pe.  Alfonso  Rubio S.J. e as professoras Ana Maria Tepedino (TEO) e Maria Clara Bingemer (TEO); Trabalho e Cidadania,  com Tíbor Sulik, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o professor  José Márcio Camargo (ECO) e Suzana Scavino, do Projeto Nova América; Universidade e Sociedade, com os professores Leandro  Konder (EDU) e Luiz Alberto Gomes de Souza e os padres Henry Linard e Bruno Trombetta.

Semana da Cultura Religiosa _

O tema foi Ética Socioambiental e Direitos Humanos: o Cuidado da Casa Comum é Nossa Responsabilidade.  O Grão-Chanceler da PUC-Rio e Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, O. Cist., fez a palestra de abertura.

VII Semana da Cultura Religiosa _

A Cultura Religiosa da PUC-Rio e as Políticas Públicas no Rio de Janeiro – Paz e Esperança se Abraçarão foi o tema do ciclo de debates, que contou com a presença do Vice-Reitor, Padre Francisco Ivern Simó S.J., e do Cardeal Dom Orani João Tempesta, O.Cist., Grão-Chanceler da PUC-Rio e Arcebispo do Rio de Janeiro.

X Semana da Cultura Religiosa: Sementes do Saber, Sabor e Sabedoria _

A abertura do evento teve a presença do Dom Orani João Tempesta, O. Cist. (Grão-Chanceler da PUC-Rio), do Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. (Reitor), do Prof. Pe. Waldecir Gonzaga (Diretor do Depto. de Teologia) e Prof. Pe. Marcos Vinício M. Vieira (Coordenador da CRE).