lft-logo

Centro Loyola de Fé e Cultura

Títuloordem decrescente Código Data Descrição
Celebração do 22° Aniversário do Centro Loyola de Fé e Cultura _

Foi realizada missa na capela do Centro Loyola, presidida pelo Pe. José Maria Fernandes S.J., seguida de um pequeno coquetel de confraternização.

Cobertura fotográfica do Comunicar - 1990, 2000, 2016-2020 - ac0019_024 ac0019_024 11/3/2017 Missa em comemoração de aniversário do Centro Loyola de Fé e Cultura.
Criação do Centro Loyola de Fé e Cultura _
Curso O Sagrado no Cinema - Narrativa e Experiência _

Organizado pelo Centro Loyola de Fé e Cultura, em parceria com o Projeto Comunicar. O objetivo foi despertar o caminho da interpretação e do lado espiritual. O Prof. Miguel Pereira apresentou os filmes Genesis e Santo Agostinho; a Profa. Angeluccia Habert os filmes Teresa e A paixão de Joana D'Arc; o Prof. Flávio Kactus o filme Godspell - a esperança; e o Prof. Ney Costa apresentou os filmes Francisco, o arauto de Deus e Teresa, o corpo de Cristo. O curso ocorreu na sala K102.

Entrevistas PUC Urgente - ac0014_006 ac0014_006 15/5/2017 Entrevista PUC Urgente, número 1334, sobre a Semana de Oração para União pela Unidade dos Cristãos.
Entrevistas PUC Urgente - ac0014_008 ac0014_008 8/3/2017 Entrevista PUC Urgente, número 1323, sobre um encontro promovido pela Comunidade de Vida Cristã Universitária (CVX-U).
Entrevistas PUC Urgente - ac0014_040 ac0014_040 13/11/2015 Entrevista PUC Urgente, número 1282, sobre uma exposição de 160 presépios de Natal.
Espetáculo A Música no Tempo dos Jesuítas _

O Grupo de Música Antiga da UFF fez uma apresentação no encerramento das atividades do ano do Centro Loyola de Fé e Cultura. O espetáculo reuniu composições dos séculos XVI e XVII.

Exibição e debate sobre o filme Você Também Pode dar um Presunto Legal, de Sergio Muniz _

Produzido na década de 1970, o filme só foi apresentado ao público em 2006. A obra é uma reflexão sobre o Esquadrão da Morte, associada à visão da repressão política existente na época. Após a sessão, professores e alunos dos cursos de Cinema, Criação e Pensamento e Comunicação Imagem participaram de um debate. Evento organizado pelo Centro Loyola de Fé e Cultura.

Fotos impressas do acervo Projeto Comunicar - cg0129_352 cg0129_352 16/8/1994 O Reitor Padre Laércio participa do Seminário "Construindo a Cidadania", realizado entre os dias 2 de agosto e 6 de setembro de 1994.
I Feira de Natal do Centro Loyola de Fé e Cultura _

Um dia inteiro de atividades para toda a família, com palestra sobre a história do presépio, oficinas, contação de histórias, bazar, um Auto de Natal e a apresentação do Coral da PUC-Rio.

Justiça X Impunidade: Compreendendo o Impasse _

Seminário com o Prof. Adolfo Borges Filho (JUR), procurador de justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro, o Prof. Marco Antonio Bonelli (CRE) e a psicóloga Vivian Moreno. O encontro debateu o tema sob a perspectiva dos direitos humanos, com enfoques jurídico, psicológico e teológico. Evento do Centro Loyola de Fé e Cultura.

Missa em comemoração aos 20 anos do Centro Loyola de Fé e Cultura da PUC-Rio _

O Pe. José Maria Fernandes S.J., Diretor do Centro Loyola, celebrou a Missa em Ação de Graças, que foi concelebrada pelo Prof. Pe. Paul Schweitzer S.J., e pelo Diácono Carlos Davis.

Os Cinco Sentidos, o Lugar e a Pandemia _

A proposta trouxe reflexões sobre as demandas da vida no espaço pós-pandemia; as soluções para melhorar a infraestrutura urbana e como o espaço urbano aponta para essas necessidades. O palestrante convidado foi o arquiteto Fábio Sotero, especialista em Arte Sacra e Espaço Litúrgico pela PUC-RS.

Palestra Ética na Laudato Si’ _

Com o Reitor Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J..

Palestra sobre Tráfico de Pessoas _

Apresentada pelo Prof. Adolfo Borges Filho (JUR), procurador de justiça no Ministério Público do Rio de Janeiro. O tema foi o escolhido pela CNBB para a Campanha da Fraternidade desse ano: A Fraternidade e o Tráfico Humano.

Palestra: Desmistificando o Islã _

Com Sami Armed Isbelle, diretor do Departamento Educacional da Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro, com o propósito de falar sobre a fé, a cultura e a religião islâmica. Evento organizado pelo Centro Loyola de Fé e Cultura e realizado no Auditório João Paulo II, na Glória.

Palestra: Francisco, Bartolomeu I e a Reunificação dos Cristãos _

Com o Prof. Renato da Silveira Borges Neto (UFRJ). Em 2014, dois encontros entre o Papa Francisco e Bartolomeu I, patriarca da Igreja Ortodoxa, abriram caminho para o diálogo sobre a unificação entre os cristãos. A palestra tratou do caminho de diálogo trilhado pelos dois líderes, de 2013 até hoje, em direção à plena unidade entre os cristãos, a começar pelos católicos e ortodoxos. Evento organizado pelo Centro Loyola de Fé e Cultura.

Palestras sobre a Situação das Moradias e a Questão do Saneamento nas Áreas Mais Pobres _

Em 2016, o tema da Campanha da Fraternidade foi Casa Comum, Nossa Responsabilidade, trazendo para o debate com a sociedade questões de saneamento básico e apontando para uma ecologia integral e não meramente ambiental. Para discutir o assunto, o Centro Loyola convidou o padre Luiz Antônio Lopes, coordenador da Pastoral de Favelas há mais de 30 anos, e a bióloga Eline Simões, pesquisadora da Escola de Saúde Pública da Fiocruz.

Projeto Elas Muito Amaram - Doutoras da Igreja: Hildegarda De Bingen _

Conduzido pela Irmã Lina Boff. Entre as mulheres que se tornaram santas, quatro receberam o título de Doutora da Igreja por seu notório saber teológico e pela contribuição que deixaram para a compreensão da doutrina da Igreja. São elas: Catarina de Sena, Teresa de Ávila, Teresinha de Lisieux e Hildegarda de Bingen. Evento do Centro Loyola de Fé e Cultura.

Páginas