Centro de Ciências Biológicas e de Medicina (CCBM)

Títuloordem decrescente Código Data Descrição
4ª Semana de Saúde, com o tema Alergia _

Promovida pelo Centro de Ciências Biológicas e de Medicina (CCBM). Mesas-redondas: Cuidados e Prevenção da Asma e da Rinite, Alergias de Pele Causadas por Insetos, e Medicamentos e Alimentos: Como Detectar e Tratar.

Aula magna do CCBM ministrada pelo Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., cujo tema foi Medicina, saberes e ética _

A Aula Magna do Centro de Ciências Biológicas e de Medicina foi ministrada pelo Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. e teve como tema Medicina, saberes e ética. O evento ocorreu na sala 102 da Ala Kennedy.

Encontro do CCBM com a Comunidade PUC: Um Olhar para o Futuro _

No Encontro do CCBM com a Comunidade PUC: Um Olhar para o Futuro foi apresentada a proposta de graduação médica contemporânea em um modelo adequado à PUC-Rio. O projeto foi idealizado pelo Decano do CCBM, Professor Hilton Koch, e coordenado pela Professora Renata Aranha, da UERJ, em parceria com 120 colaboradores. Houve o lançamento do livro Proposta para uma graduação médica contemporânea – Modelo PUC-Rio.

Fotos impressas do acervo Projeto Comunicar - cg0129_211 cg0129_211 28/7/1992 Professor Amarante Neto discursa em sua posse como novo decano do CCBM - Centro de Ciências Biológicas e de Medicina.
Fotos impressas do acervo Projeto Comunicar - cg0129_480 cg0129_480 5/1989 Fotografia publicada no Jornal da PUC em matéria sobre o Centro de Ciências Biológicas e de Medicina (CCBM) e seus projetos. O cirurgião plástico Ivo Pitanguy era professor titular do curso de especialização em cirurgia plástica do CCBM da PUC-Rio.
Fotos impressas do acervo Projeto Comunicar - cg0129_566 cg0129_566 12/1990 circa Fotografia do professor Ricardo De Lamare, à época Decano do CCBM, publicada no Jornal da PUC em matéria sobre a crise financeira pela qual passava a PUC-Rio no ano de 1990. Segundo o prof. Ricardo, por funcionar fora do campus, o CCBM não enfrentou a crise tão de perto. Comenta também na matéria sobre o seu sonho de implantar uma graduação em medicina, embora considerasse uma tarefa difícil de ser realizada.
Fotos impressas do acervo Projeto Comunicar - cg0129_705 cg0129_705 8/1992 Cerimônia de posse do prof. Amarante como novo decano do CCBM (Centro de Ciências Biológicas e de Medicina) da PUC-Rio. Destacou em sua fala a intenção em criar os cursos de biologia, ortóptica e fisiatria.
Fotos impressas do acervo Projeto Comunicar - cg0129_736 cg0129_736 12/1990 Fotografia do prof. Rinaldo Delamare, então Decano do Centro de Ciências Biológicas e de Medicina, publicada em entrevista no Jornal da PUC sobre a possibilidade de implantação da graduação em Medicina na PUC-Rio.
O Professor Hilton Augusto Koch tomou posse como presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro. _

O decano do Centro de Ciências Biológicas e Medicina (CCBM), Professor Hilton Augusto Koch, tomou posse como presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ) em evento realizado no Salão Nobre do Palácio da Cidade.

O Professor Luiz Cesar Póvoa, do Centro de Ciências Biológicas e Medicina, recebeu o título de Professor Emérito da PUC-Rio. _

No evento estiveram presentes o Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., o Vice-Reitor Pe. Francisco Ivern S.J., o Decano do Centro de Ciências Biológicas e de Medicina Prof. Hilton Koch, o Vice-Reitor Acadêmico Prof. José Ricardo Bergmann e o Vice-Reitor Comunitário Prof. Augusto Sampaio.

Palestra Esportes, diabetes e superação _

Evento organizado pelo CCBM em referência ao Dia Mundial do Diabetes. A palestra Esportes, diabetes e superação contou com a participação do Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. e do Prof. de Endocrinologia da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio, Luiz César Povoa.

Seminário de Abertura do Ano da Saúde na PUC-Rio _

Organizado pelo Decanato de Ciências Biológicas e de Medicina com o tema Perspectivas Interdisciplinares para Promoção da Saúde e do Bem-Estar. O dia 27/2 é o Dia Mundial do Enfermo. Foram debatidas convergências interdisciplinares e intersetoriais entre os departamentos e unidades da PUC-Rio, visando desenvolver formas de cooperação e de implementação acadêmica de ações voltadas para a promoção da saúde.

A abertura do evento contou com a participação do Reitor, Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., do Decano do CCBM, Prof. Hilton Koch, do Vice-Reitor de Desenvolvimento, Prof. Sergio Bruni, e do Vice-Reitor Comunitário, Prof. Augusto Sampaio.

VII Semana da Saúde _

A abertura da VII Semana da Saúde contou com a presença do Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., do Decano do CCBM Prof. Hilton Koch e do Diretor da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio Prof. David Rubem Azulay. A Semana contou com mesas-redondas sobre diversos temas atuais em saúde, e atendimentos ambulatoriais gratuitos para toda a comunidade PUC-Rio.