Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses

Títuloordem decrescente Código Data Descrição
Colóquio Internacional Literatura e Revolução 35 anos do 25 de Abril _

Em homenagem aos 35 anos da Revolução dos Cravos.

Programação: As vias da arte, a via curta e a via longa, com António Pedro Pita (Universidade de Coimbra); A angústia da revolução, com Wander Melo Miranda (UFMG); Administração da diferença, preservação da hegemonia, com Benjamin Abdala Jr. (USP); A Revolução - modos de usar e de comunicar, com Renato Cordeiro Gomes (LET); O cotidiano pós-revolucionário na ficção de António Lobo Nunes, com Alexandre Montaury (LET); Fome e Revolução - Josué de Castro e Glauber Rocha, e Cultura e revolução em Angola, com Eneida Leal Cunha (LET); Traduzir o Império com Lobo Antunes, com Biagio D’Angelo (PUC-SP); Cardoso Pires e as formas de revolução, com Izabel Margato (LET); Um mundo virado de cabeça para baixo, com Danilo Marcondes de Souza Filho (FIL); Ética e estética na sociedade do espetáculo segundo Agamben, com Karl Erik Schollhammer (LET); Cardoso pires e a revolução - O que quer, o que pode essa escrita?, com Maria Luíza Scher Pereira (UFJF); A política Atlântica do Império Colonial português-  o caso da Confederação Luso-Brasileira (mesa-redonda com alunos da pós-graduação); encerramento com José Riço Direitinho - O conto português, da revolução ao fim de século.

Palestra Amílcar Cabral, o Povo e a Formação de Sujeitos Políticos _

Palestra do Prof. José Neves, do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Evento organizado pela Cátedra Padre Antonio Vieira de Estudos Portugueses e pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio, realizado no Auditório F300.