Cronologia do ano

01 > Palestra: Geossintéticos em Soluções Geotécnicas e Geoambientais

Com o Prof. Ennio Marques Palmeira (UnB), membro da Academia Brasileira de Ciências. Parte da comemoração dos 50 anos da Pós-Graduação em Engenharia Civil.

Palestra do Cardeal Peter Turkson, no Salão da Pastoral. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Palestra do Cardeal Peter Turkson, no Salão da Pastoral. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

01 a 03 > VI Simpósio Internacional de Teologia

Com o tema Promoção da Cultura da Paz num Mundo em Conflito, a abertura do simpósio contou com a presença do Grão-Chanceler da PUC-Rio, Cardeal Orani Tempesta, O. Cist., e do Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., Reitor da PUC-Rio. O presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, a teóloga Luísa Maria Varela Almendra e o Prof. João J. Vila-Chã S.J., entre outros, participaram do encontro, que teve como um dos objetivos concretizar a parceria da PUC-RIO com a Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (PUG-Roma) e a Universidade Católica Portuguesa (UCP).

01 a 11 > Exposição experimental Lild 30 anos

Em comemoração dos 30 anos do Laboratório de Livre Investigação em Desenho coordenado pelo Prof. José Luiz Mendes Ripper (DAD). Colaboração do NEAM e dos laboratórios Next e Lars (PUC-RIO) e do Lase (UFMG). Evento do Departamento de Artes e Design.

02 > Colóquio Worlding Brazil: Intelectuais, Identidade e Segurança

Com a pesquisadora Laura Lima, que apresentou seu livro Worlding Brazil: Intellectuals, Identity and Security, no qual faz uma reflexão acerca do pensamento brasileiro em segurança entre 1930 e 2010.

O Professor Fernando Rizzo. Fonte: site do INT.
O Professor Fernando Rizzo. Fonte: site do INT.

02 > O Professor Fernando Cosme Rizzo Assunção (DEQM) assumiu a diretoria do Instituto Nacional de Tecnologia (INT)

O Prof. Rizzo é formado em Engenharia Metalúrgica pela PUC-Rio, é mestre pelo IME e doutor pela University of Florida, em Ciência dos Materiais. Foi professor visitante na Universidade da Califórnia (UCLA), nos EUA, e na Universidade de Leeds, na Inglaterra. É professor titular da PUC-Rio; foi diretor do Departamento de Engenharia de Materiais (atual DEQM) e decano do Centro Técnico Científico. É também pesquisador 1A do CNPq e bolsista do programa Cientista do Nosso Estado da Faperj.

03 e 04 > Seminário internacional Governança Global, Políticas Nucleares e a Inserção do Brasil

A formulação e implementação da atual política nuclear no país; o abrangente debate social sobre questões nucleares no Brasil; a evolução histórica e diferentes inflexões da política nuclear brasileira; e as posições de política externa quanto à governança nuclear, foram tópicos do debate. O seminário contou com a participação de representantes da UnB, UFF, UERJ, FGV, Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores, Marinha do Brasil, Escola de Guerra Naval, Australian National University, UNOPS – Cities Alliance, University of South Africa, Carnegie Endowment for International Peace, Vienna Center for Disarmament and Non-Proliferation, King’s College London e Universidad de San Andrés. Evento organizado pelo Departamento Instituto de Relações Internacionais.

04 > Palestras sobre Mídias Locais

Com Leandro Lima (site faveladarocinha.com e Parceiro do RJ/TV Globo), Michel Silva (site vivarocinha.com e jornal Fala Roça) e Arthur William (AMARC), comunicadores comunitários que atuam na cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense. Evento do Departamento de Comunicação Social.

04 > Seminário Transferência de Tecnologia, Licenças e Resolução de Disputas

Promovido pela Agência PUC-Rio de Inovação e pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, o encontro teve palestra da Coordenadora Executiva da AGI PUC-Rio, Profa. Shirley Coutinho, além da presença de profissionais nacionais e internacionais especializados no tema. O objetivo do seminário foi discutir a experiência da OMPI na resolução de disputas contratuais envolvendo direitos de propriedade intelectual por meio da mediação e da arbitragem, bem como experiências brasileiras em negociações desses direitos nas parcerias em P&D e Transferência de Tecnologia.

08 > Palestra: Tecnologias Intelectuais no Design, Cultura e Sociedade

Com o Prof. Juan Carlos Arañó, da Universidade de Sevilha, e as professoras Rita Maria Couto (DAD), Claudia Mont’Alvão (DAD) e Cristina Portugal (DAD). Evento do Departamento de Artes e Design.

08 > Palestra: O Estado da Arte na Geotecnia Offshore

Com o presidente do Clube de Engenharia e vice-presidente da Academia Nacional de Engenharia (ANE), engenheiro Francis Bogossian. Parte das comemorações dos 50 anos da Pós-Graduação em Engenharia Civil.

Palestra Transformações Indígenas, com o Prof. Eduardo Batalha Viveiros de Castro (UFRJ) e Ailton Alves Lacerda Krenak (Pesquisador do Núcleo de Cultura Indígena). Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Palestra Transformações Indígenas, com o Prof. Eduardo Batalha Viveiros de Castro (UFRJ) e Ailton Alves Lacerda Krenak (Pesquisador do Núcleo de Cultura Indígena). Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

08 a 11 > II Seminário Internacional Desafios da Diversidade e da Desigualdade

O evento, organizado pelo Departamento de Ciências Sociais, comemorou os dez anos do seu Programa de Pós-Graduação.

09 > Seminário Guerra Literária – A Imprensa nas Independências Ibero-Americanas

Com os professores Heloisa Starling (UFMG), Marco Antonio Pamplona (HIS), Ilmar Rohloff de Mattos (HIS), Marcello Basile (UFRRJ), Lúcia Bastos (UERJ) e José Murilo de Carvalho (UFRJ). Evento organizado pelo Departamento de História.

10 > A Liga Árabe e a Primavera Árabe: Organizações Regionais e Conflitos Domésticos

Com o Prof. Raslan Ibrahim, do BRICS Policy Center. Evento organizado pela Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM).

14 > A PUC-Rio no Guia do Estudante 2015: a Universidade do Ano entre as instituições privadas

A PUC-Rio se consagrou como a melhor instituição de ensino superior privada do Brasil, segundo avaliação realizada pelo Guia do Estudante, da Editora Abril. Dos 33 cursos avaliados, 23 foram classificados como 5 estrelas. Foi também a Universidade do Ano entre as escolas privadas, escolhida pelo Prêmio Melhores Universidades 2015.

A juíza Ivone Caetano, no Auditório do RDC. Fotógrafo Bruno Pavão. Acervo Projeto Comunicar.
A juíza Ivone Caetano, no Auditório do RDC. Fotógrafo Bruno Pavão. Acervo Projeto Comunicar.

14 > Palestra: Ser Negra e Mulher é Muito Difícil no Brasil

A juíza Ivone Caetano, primeira mulher negra eleita desembargadora no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, esteve na Universidade para contar a experiência e os desafios de ser mulher e negra no Brasil. A desembargadora discutiu o papel que é imposto à mulher negra e contou sobre a sua difícil trajetória. Evento organizado pelo DCE Raul Amaro.

14 > Aula Inaugural do Departamento de Educação

Com o tema Brasil: Mais de 50 milhões de Jovens – O Que Estamos Fazendo Com Eles?, ministrada pelo Prof. João Alegria (DAD), diretor do Canal Futura.

14 > Desafios da Gestão Ambiental no Brasil: Em Busca do Desenvolvimento

Palestra com Marilene Ramos, presidente do IBAMA, que abordou as principais ameaças ao meio ambiente no Brasil, como a poluição, o desmatamento e a escassez de água nos grandes centros urbanos. O encontro fez parte das comemorações dos 50 anos da Pós-Graduação em Engenharia Civil.

A Ministra Izabella Teixeira no Auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
A Ministra Izabella Teixeira no Auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

14 > Debate sobre a Encíclica Laudato Sí’, do Papa Francisco

O Reitor Padre Josafá Carlos de Siqueira S.J., a ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira, e professores dos departamentos de Ciências Sociais, Direito e Economia analisaram o documento e discutiram a questão ecológica e ambiental pelo olhar das Ciências Sociais.

14 a 18 > VII Semana da Cultura Religiosa

A Cultura Religiosa da PUC-Rio e as Políticas Públicas no Rio de Janeiro – Paz e Esperança se Abraçarão foi o tema do ciclo de debates, que contou com a presença do Vice-Reitor, Padre Francisco Ivern Simó S.J., e do Cardeal Dom Orani João Tempesta, O.Cist., Grão-Chanceler da PUC-Rio e Arcebispo do Rio de Janeiro.

14 a 18 > Bosque PUC Cena Experimental – 2ª Edição

Com o objetivo de promover um encontro entre alunos, funcionários e artistas de diversas áreas em aulas e oficinas, o evento também ofereceu, como parte da sua programação, o espetáculo itinerante Grandjean - Le Soleil, que trata da vida e da obra do arquiteto Grandjean de Montigny, construtor do Solar, local da apresentação. Evento organizado pelo Curso de Artes Cênicas.

Participação do Reitor Prof. Pe. Josafá S.J. na RioInfo. Fotógrafo Marcelo de Jesus. Fonte: RioInfo.
Participação do Reitor Prof. Pe. Josafá S.J. na RioInfo. Fotógrafo Marcelo de Jesus. Fonte: RioInfo.

15 > Participação do Reitor Pe. Josafá na abertura do evento RioInfo 2015

O Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. participou da mesa de abertura do evento como representante do setor acadêmico do Rio de Janeiro. Realizado anualmente desde 2003, o RioInfo é o principal evento dedicado à Tecnologia da Informação realizado no Estado do Rio de Janeiro e um dos principais do país. É organizado pela ASSESPRO, TI-RIO e RIOSOFT e conta com o apoio de importantes entidades públicas e privadas, como o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio, FAPERJ, Softex, SEBRAE, FENAINFO e o Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Mesa de abertura, com os professores do Departamento de Serviço Social Andreia Clapp Salvador, Irene Rizzini e Antonio Carlos de Oliveira, no Auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Mesa de abertura, com os professores do Departamento de Serviço Social Andreia Clapp Salvador, Irene Rizzini e Antonio Carlos de Oliveira, no Auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

17 > Seminário Processos de Vulnerabilização: proteção e cuidado a famílias e indivíduos

Com a participação de pesquisadores da PUC-Rio, UFRJ, UNIRIO e UERJ. Seminário do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, linha de pesquisa Violência, Direitos, Serviço Social e Políticas Intersetoriais.

17 e 18 > Seminário dos Alunos de Pós-Graduação do Departamento de Direito

Com o tema Conversações: Política, Teoria e Direito.

Representantes do Colégio Teresiano e da PUC-Rio na abertura do evento. Fonte: site do Colégio Teresiano
Representantes do Colégio Teresiano e da PUC-Rio na abertura do evento. Fonte: site do Colégio Teresiano

18 > II Jornada Pedagógica: As Licenciaturas Dialogando com a Escola Básica

O encontro foi direcionado a alunos e professores das licenciaturas da PUC-Rio e profissionais das escolas parceiras.

Palestra do Prof. Klaus Keil, na sala L649. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Palestra do Prof. Klaus Keil, na sala L649. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

21 > História do Nosso Sistema Solar: Os Primeiros 10 Milhões de Anos

Palestra com o Prof. Klaus Keil, diretor da Universidade do Havaí. Evento do Departamento de Física.

22 > Palestra com Peter Cavanaugh, líder global da Crotonville, Universidade Corporativa da GE

O palestrante explicou como as transformações globais da economia, política e sociedade exigiram que as companhias mudassem a forma de engajar seus colaboradores em uma nova cultura.

22 > Palestra: Cobertura Jornalística e Violência nas Favelas - Questões de Segurança e de Ética

O fotojornalista Alcyr Cavalcanti, professor da Universidade Cândido Mendes, falou sobre investigação, a relação com os informantes e apuração em reportagens nas comunidades do Rio. Evento organizado pelo Departamento de Comunicação Social.

22 de Setembro a 08 de Outubro > Ciclo de palestras: Introdução à Interpretação de Conferência

Foram seis palestras com temas relacionados à interpretação, das questões históricas às práticas, com dois temas por semana. Atividade organizada pelo Departamento de Letras.

O Prof. Sergio Bruni no evento, realizado no Auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
O Prof. Sergio Bruni no evento, realizado no Auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

23 > Comemoração dos 34 anos do NEAM

Com a participação do Vice-Reitor Comunitário, Prof. Augusto Sampaio, do Vice-Reitor de Desenvolvimento, Prof. Sergio Bruni, da diretora da Escola Municipal Christiano Hamann, Profa. Elízia Pirozi, da Profa. Tereza Penna Firme, da Cesgranrio, e da diretora e coordenadora do NEAM, Profa. Marina Moreira.

Apresentação de Monarco no Anfiteatro Junito Brandão. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Apresentação de Monarco no Anfiteatro Junito Brandão. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

23 > Samba na PUC: com o Grupo Semente e Monarco

Evento organizado pela Coordenação de Atividades Comunitárias e Culturais.

24 > Lançamento do livro Memórias de um Legendário

Com a presença do guitarrista da banda Legião Urbana, Dado Villa-Lobos, que escreveu a sua autobiografia em parceria com os professores Rômulo Mattos (HIS) e Felipe Demier (Serviço Social/UERJ). Evento do Departamento de Comunicação Social.

24 > Palestra sobre o Projeto Ronda Urbana de Amigos Solidários (Ruas)

Com o engenheiro de produção Murillo Sabino. O Projeto RUAS é um serviço voluntário sem fins lucrativos que propõe o resgate da dignidade humana de pessoas em situação de rua. Evento da Escola de Negócios PUC-Rio (IAG) e do Instituto Gênesis.

Palestra da Profa. Margarida de Souza Neves, no Auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Palestra da Profa. Margarida de Souza Neves, no Auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

24 e 25 > VI Semana de Educação – Compartilhando e Somando Experiências

Houve apresentações de trabalhos de alunos e de profissionais da área de Educação e, ao final do evento, uma homenagem ao filósofo Leandro Konder, falecido em 2014.

25 > Palestra: A Institucionalização Desigual do Sistema Partidário Brasileiro e a Conjuntura Política Brasileira

Com o Prof. Timothy Power, da Universidade de Oxford. Evento do Departamento de Comunicação Social.

25 > Palestra: Regimes Historiográficos e Leitura da História

Com o Prof. Fernando Nicolazzi (História, UFRGS). Evento do Laboratório de Teoria e Historiografia da PUC-Rio.

O Reitor Prof. Pe. Josafá S.J. durante a solenidade, no Auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
O Reitor Prof. Pe. Josafá S.J. durante a solenidade, no Auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

25 > Comemoração dos 50 anos do CETUC

O Centro de Estudos em Telecomunicações da PUC-Rio (CETUC) comemorou seu cinquentenário com uma cerimônia realizada no RDC e, logo após, um congraçamento no Salão da Pastoral.

28 > Palestra: Brasil Pós-Real e Vida Economicamente Ativa Depois dos 50

Com o Prof. Gustavo Franco (ECO), que fez parte da equipe que elaborou o Plano Real, e o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Leonardo Pereira. Mediação do Decano do Centro de Ciências Sociais (CCS), Prof. Luiz Roberto Cunha. O encontro marcou o lançamento do Núcleo de Educação Financeira da Universidade e das atividades de Empreendedorismo e Educação Financeira do projeto PUC-Rio Mais de 50. Evento organizado pelo Departamento de Economia.

29 > Entrega de Bolsa Prêmio aos alunos da PUC-Rio

Os 60 alunos com melhor desempenho acadêmico no semestre foram beneficiados com 50% de bolsa para os últimos quatro meses letivos do ano. Os que já possuem desconto na mensalidade ganharam uma bolsa-livros para usar na livraria Carga Nobre.

29 > Conferência Nacional dos Institutos Confucius no Brasil

A ocasião marcou o 4º aniversário do Instituto Confucius no Rio de Janeiro, uma parceria entre a Universidade de Hebei e a PUC-Rio, com o apoio do Hanban - Departamento de Divulgação da Língua e Cultura Chinesa do governo da China.

29 e 30 > Evento TecGraf de Portas Abertas

Estudantes da Universidade puderam conhecer de perto os projetos, desafios e soluções inovadoras desenvolvidos pelas equipes do Instituto.

Exposição sobre o cinema da África e Afrodiáspora, nos pilotis da Ala Kennedy. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Exposição sobre o cinema da África e Afrodiáspora, nos pilotis da Ala Kennedy. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

29 e 30 > Ciclo de palestras: Olhares Sobre o Cinema de África e da Afrodiáspora

O objetivo da iniciativa foi auxiliar a reverter o quadro de invisibilização das produções cinematográficas africanas e afrodiaspóricas no Brasil, colaborando assim com o combate ao racismo no país. Houve também a exposição Olhares sobre Cinema Negro, nos pilotis da Ala Kennedy. Evento organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA), Associação de Antigos Alunos da PUC-Rio (AaA) e pelo o Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE).

30 > Debate sobre as eleições para conselheiro tutelar

O encontro teve a presença do conselheiro tutelar Edmilson Ventura, da equipe da pesquisa Conselho Tutelar e Educação do Departamento de Ciências Sociais, da presidente da Comissão Eleitoral, Nazareth Barreto (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e da gerente da subsecretaria de Direitos Humanos, Paula Braga (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social). Evento organizado pelo Departamento de Ciências Sociais.

Exposição de pôsteres em frente ao Auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Exposição de pôsteres em frente ao Auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

30 e 04 > XXXIV Jornada Fluminense de Botânica

A programação contou com mesas-redondas, reuniões, palestras, exposições de trabalhos e minicursos em torno do tema A Botânica no Espaço Urbano. Organizada pela regional do Rio de Janeiro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB).