Cronologia do ano

Abertura do Seminário Rio 450, com o Cardeal Dom Orani e o Reitor Prof. Pe. Josafá S.J., no auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Abertura do Seminário Rio 450, com o Cardeal Dom Orani e o Reitor Prof. Pe. Josafá S.J., no auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

02 > Seminário Rio 450: a Igreja na Cidade

O seminário abordou a história da Igreja na criação e na vida da cidade do Rio de Janeiro. O evento teve sua continuação na Fundação Casa de Rui Barbosa. O Cardeal Dom Orani João Tempesta, O.Cist., Arcebispo do Rio de Janeiro e Grão-Chanceler da PUC-Rio esteve na abertura do evento. Participaram a Profa. Margarida de Souza Neves (Núcleo de Memória), Profa. Eunícia Fernandes (HIS), Profa. Fania Fridman (UFRJ), Pe. Edvino Steckel, Prof. Cesar Tovar (HIS), Profa. Beatriz Catão (UFRJ) e o Prof. Anderson Oliveira (UNIRIO).

02 > II Encontro de Gestalt-Terapia PUC-Rio e CGT Sandra Salomão

Evento organizado pelo Departamento de Psicologia, realizado no Auditório Padre Anchieta.

02 > Palestra: Obras de Infraestrutura no Nordeste

Com o Prof. Alexandre Gusmão (UFPE). O encontro fez parte das comemorações pelos 50 anos da Pós-Graduação em Engenharia Civil na PUC-Rio.

08 > Seminário O Papel do Estado na Criminalização da Pobreza sob a Perspectiva dos Direitos Humanos

Participaram dos debates o Prof. Jorge da Silva (UERJ), Raul Santiago, morador do Complexo de Favelas do Alemão, o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Siro Darlan, e a assistente social Sheila Dias Almeida. Evento organizado pelo Departamento de Serviço Social.

Palestra do Prof. Pedro Malan no Auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Palestra do Prof. Pedro Malan no Auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

09 > Palestra: Três Transições – 1998/1999, 2002/2003 e 2014/2015

Com o Prof. Pedro Malan, ex-ministro da Fazenda. Evento organizado pelo DCE Raul Amaro.

09 > Missa em honra a São José de Anchieta

A celebração foi presidida por Dom Giovanni d´Aniello, Núncio Apostólico do Brasil, e contou com apresentação do Coral da PUC-Rio.

Palestra de Dom Giovanni d’Aniello, na Sala do Conselho Universitário. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Palestra de Dom Giovanni d’Aniello, na Sala do Conselho Universitário. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

09 > Seminário O Vaticano e a Mediação Internacional

Com o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello. Evento organizado pelo Departamento Instituto de Relações Internacionais.

09 > Palestra Contenções: Tipos e Problemas

A palestra com o engenheiro e professor titular da Universidade Federal da Bahia, Luís Edmundo Campo, fez parte das celebrações pelos 50 anos da Pós-Graduação em Engenharia Civil.

09 > Lançamento do livro A Canção Brasileira

O livro reúne artigos inéditos de Santuza Cambraia Naves, com seleção e organização de Paulo Henrique Britto, Júlio Naves, Frederico Coelho, Tatiana Bacal e Juliana Jabor. Bate-papo com os professores Arthur Dapieve (COM), Frederico Coelho (LET) e Júlio Diniz (LET). Evento organizado pelo Departamento de Ciências Sociais e realizado na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.

Abertura do evento, com a apresentação do Prof. Luiz Felipe Guanaes (NIMA), no Auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Abertura do evento, com a apresentação do Prof. Luiz Felipe Guanaes (NIMA), no Auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

09 a 11 > Semana de Meio Ambiente: Rumo à Cura do Planeta

O ciclo de palestras foi aberto pelo Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., que falou das expectativas com a nova encíclica do Papa Francisco sobre as questões socioambientais – Louvado Sejas. É a primeira encíclica dedicada ao tema do meio ambiente. O documento foi divulgado antes da Cop 21, Conferência sobre o Clima, realizada no fim do ano, em Paris. Demais palestras apresentadas: Rumo à Cura do Planeta; Desafios e Perspectivas - COP21; Mudanças Climáticas e Planejamento Urbano; Corredor Ecológico do RJ: Trilha Transcarioca; Ações Sustentáveis; Biodiversidade Resiliente; O Futuro Começa Agora: Meio Ambiente e as Novas Gerações; Energia e Água; Mudanças Climáticas: Uma Visão Multidisciplinar. 

10 > A PUC-Rio é quarta melhor universidade do Brasil em reputação acadêmica no QS University Rankings – Latin America 2015

A PUC-Rio subiu seis posições no ranking latino-americano no quesito reputação acadêmica, ocupando a quarta colocação geral e o primeiro lugar entre as universidades privadas. Além disso, manteve a 1ª colocação entre as universidades privadas brasileiras, ocupando a 8ª posição entre as públicas e privadas do país e a 14ª posição no âmbito da América Latina. A Universidade é também a instituição fluminense mais bem avaliada no quesito reputação no mercado de trabalho, tendo ocupado o 3º lugar entre as instituições brasileiras. A Quacquarelli Symonds (QS) é uma empresa de consultoria britânica especializada em avaliações da educação superior. 

10 > Seminário Internacional de Direito e Gênero

Os temas foram Violência Contra a Mulher e Questões Políticas e Epistemológicas na Relação entre Gênero e Direito. Participação dos professores Rodrigo Costa (UERJ), Mary Beloff (Universidade de Buenos Aires), Ela Wiecko (UnB), Isabel Jaramillo (Universidad de Los Andes), Eduardo Rabenhorst (UFPB), Márcia Nina Bernardes (JUR) e Paola Bergallo (Universidade de Buenos Aires e Palermo). Evento organizado pelo Departamento de Direito.

12 > Missa do Sagrado Coração de Jesus

Celebrada por Dom Orani João Tempesta, O. Cist., Cardeal Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro e Grão-Chanceler da Universidade. Realizada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

A exposição foi montada nos pilotis do Edifício Cardeal Leme. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
A exposição foi montada nos pilotis do Edifício Cardeal Leme. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

15 e 03 > Exposição "Engenheiro Rubens Paiva, presente!"

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) produziram esta exposição itinerante. A Mostra contou a trajetória profissional e política do engenheiro e ex-deputado federal morto em 1971. 

Palestra do Prof. Luigi Zingales, no Auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Palestra do Prof. Luigi Zingales, no Auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

16 > Lançamento do livro Um Capitalismo Para o Povo

O lançamento do livro foi seguido de debate com o autor, Luigi Zingales, professor de Economia da Universidade de Chicago. Participaram do encontro o ex-ministro da Fazenda, Prof. Pedro Malan (ECO), e o ex-presidente do Banco Central, Prof. Gustavo Franco (ECO). Evento organizado pelo Decanato do Centro de Ciências Sociais e pelo Departamento de Economia.

18 > Seminário Jornadas de Junho Revisitadas: Produção de Sentido e Narrativas em Disputa

Análises sobre as manifestações de junho de 2013. Os palestrantes foram Leslie Leitão, da revista Veja, Raquel Boechat, do Coletivo Carranca, André Fernandes, da Agência de Notícias das Favelas, e Arthur William, do Portal Rebaixada. Evento organizado pelo Departamento de Comunicação Social.

18 > Palestra: An Inspired Vision - Social Inequalities, Urban Studies

Ministrada pela professora visitante da Cátedra Fulbright, Nancy D. Erbe. Presença do Vice-Reitor Acadêmico, Prof. José Ricardo Bergmann, do Consul Geral dos EUA, Michael Yoder e do Prof. Danilo Marcondes Filho (FIL).

19 > Fórum de Discussão Maioridade Penal

Participaram do debate a advogada Alexandra Ullman, a Profa. Esther Arantes (PUC-Rio e UERJ), o juiz L. G. Grandinetti Castanho, a Profa. Luciana Pessoa (PSI), a Profa. Maria Helena Zamora (PSI), Renata Perpetuo de Sousa e o superintendente de Ensino e Pesquisa das UPPs, Victor Fernandes de Souza. Organizado pelo Centro Acadêmico de Psicologia (CAPSI), em parceria com o Departamento de Psicologia.

19 > I Manhã com AEDP-NeuroPsicoTerapia

O Departamento de Psicologia promoveu uma série de palestras em associação com o Instituto AEDP Brasil. Participação da Profa. Regina Pontes e de Maria Cândida Soares.

19 > Olimpíadas no Brasil do Ponto de Vista da Imprensa, da Publicidade e do Marketing

Palestras ministradas por Isabel Magalhães, gerente de Relações com a Imprensa da Rio 2016, e Paulo Dompieri, do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.  Evento organizado pelo Departamento de Comunicação Social.

20 > Jornada da ABEAD – álcool e drogas

A ABEAD é a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas e o objetivo da Jornada foi discutir as medidas realmente preventivas contra o uso de substâncias psicoativas. Houve também um debate sobre a legalização da maconha no Brasil. Evento organizado pelo Departamento de Psicologia.

20 de Junho a 21 de Agosto > Exposição Ser Carioca da Gema - FotoRio 2015

Em comemoração dos 450 Anos do Rio de Janeiro, com curadoria de Marco Antônio Portela, realizada no Solar Grandjean de Montigny.

23 > Seminário A Atualidade do Pensamento de Paulo Freire

Palestras e mesas-redondas sobre o autor debateram as fichas de cultura do sistema de alfabetização Paulo Freire; o pensador no contexto latino-americano e nos Estados Unidos; como Paulo Freire tornou-se um autor internacional de currículo; a sua importância na América Latina e sua influência na educação popular latino-americana no pós-colonialismo. Evento organizado pelo Departamento de Educação.

23 > Palestra sobre o Túnel Porto Sudeste

Como parte das comemorações dos 50 anos da Pós-Graduação em Engenharia Civil, a Profa. Anna Laura Nunes (COPPE/UFRJ) ministrou palestra apresentando aspectos de projeto e execução do túnel do Complexo Portuário Porto Sudeste.

Professores Zaia Brandão, Ana Maria Nicolaci da Costa e Enrique Victoriano Anda. Fonte: TV PUC.
Professores Zaia Brandão, Ana Maria Nicolaci da Costa e Enrique Victoriano Anda. Fonte: TV PUC.

24 > Cerimônia homenageia os novos Professores Eméritos

Os Professores Enrique Victoriano Anda (FIS), Ana Maria Nicolaci da Costa (PSI), Hans Ingo Weber (MEC) e Zaia Brandão (EDU) receberam o título de Professores Eméritos. O Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. presidiu a cerimônia e entregou aos mestres a medalha Cardeal Leme, a maior condecoração da Universidade.

26 > IV Simpósio da Pós-Graduação em Psicologia

O Simpósio reuniu trabalhos de todas as áreas de Mestrado e Doutorado do programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Rio. Os temas foram Neurociências, Psicometria, Família, Subjetividade, Linguagem e Psicanálise. 

26 > Palestra: Uma Teoria Etnográfica da Contramestiçagem - Ensaio de Antropologia Afroindígena

Com o Prof. Marcio Goldman (Museu Nacional/UFRJ). Organizado pelo Laboratório de Teorias da Cultura com apoio do Departamento de Ciências Sociais.

Palestra da Profa. Nelma Garcia de Medeiros, na sala F610. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Palestra da Profa. Nelma Garcia de Medeiros, na sala F610. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

26 > Palestra Brasileiros sem Ontologia: a Psicanálise no Brasil e a Psicanálise do Brasil

Com a Profa. Nelma Garcia de Medeiros (UFRRJ). Evento do Departamento de Filosofia.

29 de Junho a 10 de Julho > International Political Sociology Winter School 2015

A IPS Winter School é uma oportunidade para estudantes de Pós-Graduação e jovens acadêmicos mergulharem em uma intensa experiência acadêmica em teoria, metodologia e pesquisas correntes em sociologia política internacional. 

30 > Palestra: Por um Ambiente Acadêmico mais Acessível e Inclusivo

Evento organizado pela Gerência de Recursos Humanos com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

30 > Palestra: Empilhamento de Rejeitos de Mineração sobre Depósitos Desativados

Com o diretor da LPS-Consultoria e Engenharia, o Engenheiro Leandro de Moura Costa Filho. Parte das comemorações pelos 50 anos da Pós-Graduação em Engenharia Civil. 

30 > Mesa-redonda After Snowden: Security, Surveillance and Rights

Com os professores Didier Bigo, Elspeth Guild, Mônica Herz e R. B. J. Walker, que debateram os impactos destas práticas nas áreas de segurança nacional, diplomacia, direitos humanos, democracia, subjetividade e obediência. Evento organizado pelo Departamento Instituto de Relações Internacionais.