Cronologia do ano

Descerramento da placa do Ambulatório. Fotógrafo Weiler Filho. Acervo Projeto Comunicar.
Descerramento da placa do Ambulatório. Fotógrafo Weiler Filho. Acervo Projeto Comunicar.

01 > Inauguração do ambulatório da Escola Médica de Pós-Graduação

O ambulatório, orientado especialmente aos moradores mais carentes da região, oferece atendimento a mais de 15 áreas de especialização, a preços populares. A solenidade de abertura do ambulatório contou com a presença do Decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Prof. Hilton Koch, do Vice-Reitor de Desenvolvimento, Prof. Sergio Bruni, do diretor da Escola Médica, Prof. Roberto Lourenço, e do coordenador do ambulatório, Prof. David Azulay. 

07 > Usina de Itaipu: Integração Energética entre Brasil e Paraguai

Palestra com o consultor e ex-gerente da Itaipu Binacional, o engenheiro Miguel Augusto Zydan Sória. Foi apresentado um histórico das ações que culminaram no Tratado de Itaipu e na criação da entidade Itaipu Binacional para a construção da usina hidrelétrica. Parte das comemorações dos 50 anos da Pós-Graduação em Engenharia Civil.

07 > Acting Politics: Democracy, Inequality and Contestation

Os professores Kyle Grayson, Jef Huysmans, Vivienne Jabri e João P. Nogueira discutiram o que significa ser politicamente engajado no contexto atual de crescente desigualdade global e frustração com o modelo de cidadania nacional como o único modo de ação política. Evento do Departamento Instituto de Relações Internacionais.

07 a 09 > Oficina de Cinema e Meio Ambiente

O encontro de formação foi organizado pela Signis ALC e Signis Brasil, com a coordenação do Prof. Miguel Serpa Pereira (COM). Entre os palestrantes, o Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., o Prof. Leonel Aguiar (COM), o Prof. Ney Costa Santos (COM), entre outros. Participaram cerca de 15 jornalistas e produtores audiovisuais do Brasil, Paraguai, Argentina, Chile, Equador, República Dominicana e Venezuela. 

O Prof. Ricardo Ismael, o Reitor Prof. Pe. Josafá S.J. e a Profa. Maria Sarah da Silva Telles. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
O Prof. Ricardo Ismael, o Reitor Prof. Pe. Josafá S.J. e a Profa. Maria Sarah da Silva Telles. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

09 > Posse do novo diretor do Departamento de Ciências Sociais

O evento de posse do Professor Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho, novo diretor do Departamento de Ciências Sociais, foi realizado na Sala do Conselho Universitário e contou com a presença do Reitor, Prof. Pe. Josafá Carlos Siqueira S.J., do Vice-Reitor, Pe Francisco Ivern Simó S.J., do Vice-Reitor Comunitário, Prof. Augusto Sampaio, e da ex-diretora do Departamento de Ciências Sociais, Profa. Maria Sarah da Silva Telles.

09 > Encontro Ética, Religião e Cidadania: Limites e Possibilidades do Diálogo em Sociedade Plurais

Com a Profa. Adela Cortina, catedrática de Filosofia Moral e Política da Universidade de Valência, Espanha. Evento do Departamento de Teologia.

10 > IPS: the next 10 years - O futuro do movimento da sociologia na política internacional

O debate teve a participação dos professores Kyle Grayson, Jef Huysmans, João P. Nogueira, Marta Fernández, Roberto Yamato e Isabel Rocha de Siqueira. Evento organizado pelo Departamento Instituto de Relações Internacionais.

13 > Palestra: Diamond Nanoparticles - New Jewelry for Chemistry, Biology and Medicine

Com a Profa. Sabine Szunerits, da University of Lille, França. Evento organizado pelo Departamento de Química.

Uma das oficinas do seminário. Fotógrafo não identificado. Acervo Projeto Comunicar.
Uma das oficinas do seminário. Fotógrafo não identificado. Acervo Projeto Comunicar.

13 e 17 > II Seminário Internacional do Laboratório Interdisciplinar Design e Educação (LIDE) com professores de São Tomé e Príncipe

Diversas atividades foram promovidas, com workshops para 25 educadores e auxiliares de São Tomé e Príncipe.  Organizado pelos departamentos de Educação e de Artes e Design.

13 a 24 > Monitoring Human Rights for the UN: From special rapporteurs to commissions of inquiry and the case of Syria

Abertura da Escola de Inverno 2015 (Global South Unit for Mediation Winter School 2015) com Paulo Sérgio Pinheiro, Presidente da Comissão de Inquérito das Nações Unidas (ONU) sobre a República Árabe da Síria, desde 2011. Evento organizado pelo Departamento Instituto de Relações Internacionais.

20 a 24 > XII Modelo Intercolegial de Relações Internacionais (MIRIN)

Evento organizado pelos alunos de Graduação de Relações Internacionais da PUC-Rio, no qual alunos do Ensino Médio de todo o Brasil têm a possibilidade de simular os trabalhos de diplomatas e chefes de estado em organismos internacionais.

21 > Inauguração da Sala de Estudos Padre Mac Dowell

O Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio inaugurou a sala de estudos Padre Mac Dowell S.J., localizada nos pilotis do Edifício Cardeal Leme. O espaço faz parte de uma ação do projeto de formação de mediadores de leitura promovido pelo Instituto, em parceria com o Núcleo de Estudo e Ação sobre o Menor (NEAM). A sala irá atender aos jovens do NEAM, oriundos da Rocinha e de outras comunidades de baixa renda.

Mesa com patronos, paraninfos, professores e, logo atrás, os formandos. Fotógrafo Jorge Paulo. Acervo Projeto Comunicar.
Mesa com patronos, paraninfos, professores e, logo atrás, os formandos. Fotógrafo Jorge Paulo. Acervo Projeto Comunicar.

23 > Formatura da primeira turma do Curso de Ciências Biológicas

A primeira turma do Curso de Ciências Biológicas da PUC-Rio teve sua festa de formatura realizada juntamente com os formandos de Ciências Sociais, Geografia e História. Além de representar a Universidade, o Reitor, Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., também foi o patrono da turma de Ciências Biológicas. 

28 a 30 > V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira (V SILID) e IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos (IV SIMAR)

O evento foi uma iniciativa interinstitucional entre os Departamentos de Letras e de Artes e Design da PUC-Rio e o Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Em debate, a produção e uso do livro didático e a função e uso de materiais didáticos e novas tecnologias, diferentes do livro, na educação presencial e a distância, contemplando as esferas da diversidade e da inclusão.