Cronologia do ano

I Semana Integrada de Engenharia PUC-Rio (SIEng PUC-Rio)

A Semana do Engenheiro deu lugar à SIEng, reunindo em um só evento iniciativas dos centros acadêmicos de Engenharia e de Química, e o Capítulo Estudantil SPE PUC-RIO. O evento reuniu palestras, trainees empresariais (minicursos), mesas-redondas, workshops, shows de bandas e uma feira de engenharia. O último dia foi reservado para visitas técnicas a diversas empresas ligadas às principais áreas de Engenharia. Foram utilizados o Auditório Padre Anchieta, Auditório do RDC, Auditório AMEX/IAG, Anfiteatro do Bosque, pilotis do Leme, Vila dos Diretórios e os Laboratórios de Química e Informática. 

04 > Palestra: Geomecânica de Resíduos Sólidos Urbanos - Modelagem e Monitoramento

Ministrada pelo engenheiro Gustavo Ferreira Simões, professor associado da UFMG, a palestra fez parte das comemorações dos 50 anos da Pós-Graduação em Engenharia Civil.

06 > Colóquio Legitimidade e Resiliência em Processos de Diálogo Nacional

Com José Pascal da Rocha, da Universidade de Columbia. Evento organizado pela Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM) e o Brics Policy Center.

07 > Meu Primeiro Dia na PUC

Recepção aos calouros do segundo semestre. Palestras de apresentação dos centros e cursos.

Aula com Antônio Fagundes, no Auditório AMEX/IAG. Imagem: TV PUC-Rio.
Aula com Antônio Fagundes, no Auditório AMEX/IAG. Imagem: TV PUC-Rio.

11 > Aula Inaugural do curso de Artes Cênicas com o ator Antônio Fagundes

Fagundes falou sobre sua experiência em teatro, cinema e televisão, como ator e produtor.

Entrada da XVIII Mostra PUC-Rio pela Rua Marquês de São Vicente. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Entrada da XVIII Mostra PUC-Rio pela Rua Marquês de São Vicente. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

11 a 14 > XVIII Mostra PUC-Rio - A história do Rio passa por aqui

A Mostra PUC-Rio completou 18 anos de existência escolhendo como tema os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, no ano em que a Universidade completou seus 75 anos de vida. Evento organizado pela Coordenação Central de Estágios e Serviços Profissionais.

O Reitor Prof. Pe. Josafá S.J. e Ágatha Cris. Fotógrafo não identificado. Acervo Projeto Comunicar.
O Reitor Prof. Pe. Josafá S.J. e Ágatha Cris. Fotógrafo não identificado. Acervo Projeto Comunicar.

12 > Lançamento de O Mistério das Árvores da Rua Roberto, da jovem autora Ágatha Cris

O livro da jovem moradora da comunidade Chapéu Mangueira conta a primeira aventura protagonizada por Ágatha, uma gata detetive. O Reitor da PUC-Rio, Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., assinou o prefácio da obra.

Palestra do Reitor, Prof. Pe. Josafá S.J., no Salão da Pastoral. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Palestra do Reitor, Prof. Pe. Josafá S.J., no Salão da Pastoral. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

18 > Apresentação da Encíclica Louvado Seja

Apresentação da Encíclica Louvado Seja, promulgada pelo Papa Francisco em junho de 2015, sobre a questão ecológica e social no mundo de hoje e suas implicações para a comunidade acadêmica. Abertura com o Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. e palestras com os professores Paulo Fernando Carneiro de Andrade (TEO), Debora Danowski (FIL) e Maria Fernanda Lemos (DAU). Evento organizado pelo Decanato do CTCH.

18 e 20 > Colóquio Internacional Reinvenções de Foucault

No encontro, as obras e vários aspectos do pensamento de Foucault foram objeto de avaliação por estudiosos, pesquisadores e leitores de variada procedência acadêmica, em torno das quatro décadas de publicação de Vigiar e Punir, dos textos antecedentes e de seu percurso posterior. Participação de representantes da PUC-Rio, UFRJ, UF Tocantins, UNIRIO, Université Paris-Sorbonne - Paris IV, USP, Universidad Nacional de San Martín, Universidad del Salvador, Universidad de Buenos Aires, Université de Toulouse-Le-Mirail, UERJ e PUC-SP. Evento organizado pelos departamentos de Direito e de Letras.

18 > Seminário Geogrid-Reinforced Bridge Abutments: Basics, Design, Projects

Palestra do engenheiro Dimiter Alexiew, diretor da Huesker (Alemanha). Parte da comemoração dos 50 anos da Pós-Graduação em Engenharia Civil. 

18 a 20 > Curso Inovação na Saúde: Projeto Integrando Design, Tecnologia e Empreendedorismo

Durante o curso foram apresentados os desafios, as oportunidades e questões sobre empreendedorismo no contexto da saúde. Organizado pelos departamentos de Artes e Design e de Informática e pela Escola de Negócios da PUC-Rio.

Apresentação da Profa. Lúcia Pedrosa Pádua (TEO). Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Apresentação da Profa. Lúcia Pedrosa Pádua (TEO). Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

20 > Jornada Internacional com Santa Teresa de Ávila: Mística e Humanização

Encontro em comemoração dos 500 anos do nascimento de Santa Teresa de Ávila, com a participação do filósofo Darlan Aurélio de Aviz, das professoras Mônica B. Campos (TEO), Lúcia Pedrosa Pádua (TEO) e Begoña Saéz Martinez (Escritório de Educação da Embaixada da Espanha), e do Pe. Eduardo Antônio Calandro. Evento organizado pela Pastoral Universitária Anchieta.

24 > Seminário Biased Random-Key Genetic Algorithms (BRKGA)

O palestrante convidado foi Maurício Resende, principal cientista de pesquisa da Amazon.com. Evento do Departamento de Engenharia Industrial.

Apresentação do evento no Anfiteatro Junito Brandão. Fotógrafo Weiler Filho. Acervo Projeto Comunicar.
Apresentação do evento no Anfiteatro Junito Brandão. Fotógrafo Weiler Filho. Acervo Projeto Comunicar.

25 > Encontro EJ+, Empresa Júnior

Com o objetivo de expandir o conhecimento e promover o intercâmbio de ideias entre alunos e profissionais do mercado de trabalho, a Empresa Júnior da PUC-Rio criou o EJ+, a ser realizado mensalmente, sempre no dia 25. A designer Clarissa Biolchini, da empresa LAJE, inaugurou o encontro e usou a oportunidade para explicar Design Thinking e algumas metodologias de inovação.

25 > Encontro sobre o livro Cartas de Esperança em Tempos de Ditadura: Frei Betto e Leonardo Boff escrevem a Alceu Amoroso Lima

A Editora Vozes e a Cátedra Carlo Maria Martini promoveram o encontro com o organizador da obra, Leandro Garcia Rodrigues.

25 > Palestra Laudato Si’- Fundamentos Teológicos, Questões Centrais e Propostas Políticas

Proferida pelo Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., durante o Encontro Internacional Fé no Clima, realizado no Instituto de Estudos da Religião. Pe. Josafá falou sobre o mesmo tema no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no dia 26 de agosto.

25 a 27 > Seminário Memórias Audiovisuais da Ditadura: Imagens em Disputa

Em comemoração dos 30 anos do fim da ditadura. Participaram do encontro pesquisadores de diversas universidades brasileiras e argentinas: PUC-Rio, ECA/USP, ECO/UFRJ, FGV/RJ, História/UFF, UBA/Argentina e Conicet/Argentina. Houve a exibição de quatro curtas-metragens, com apresentação do Prof. Hernani Heffnner (COM) e a mesa-redonda Montagem, Temporalidade e Versões da Memória no Cinema, com os professores Eduardo Morettin (ECA/USP), Anita Leandro (ECO/UFRJ) e Mauricio Parada (HIS). Evento organizado pelo Departamento de Comunicação Social.

Apresentação de pôsteres nos pilotis da Ala Kennedy. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Apresentação de pôsteres nos pilotis da Ala Kennedy. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

25 a 28 > XXIII Semana de Iniciação Científica

Apresentação de trabalhos de bolsistas PIBIC, PIBITI, CNPq, CCPG e Faperj. As apresentações ocorreram nos auditórios RDC, Anchieta e B6 e os pôsteres foram expostos nos pilotis da Ala Kennedy.

29 > Caminhada Ecológica comemora os 64 anos da Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Os participantes caminharam da praia do Leblon, altura da Avenida Bartolomeu Mitre, até a Universidade. Ao fim da caminhada, houve um lanche de confraternização e a apresentação do Coral da PUC. 

Cristiane Correia Taveira e a Profa. Vera Candau. Fonte: página da CCPG.
Cristiane Correia Taveira e a Profa. Vera Candau. Fonte: página da CCPG.

31 > O Departamento de Educação tem tese vencedora no Prêmio Capes de Tese 2015

“Por uma Didática da Invenção Surda: prática pedagógica nas escolas-piloto de educação bilíngue no município do Rio de Janeiro”, de autoria de Cristiane Correia Taveira, do Programa de Pós-Graduação em Educação, conquistou o Prêmio Capes de Tese, Edição 2015. A pesquisa foi desenvolvida sob a orientação da Profa. Vera Maria Ferrão Candau.
As teses “Discriminação Racial no Brasil: preferências, concorrência e profecias”, de Guilherme Issamu Hirata (Economia), e “Para Além da Rima Pobre do Capital: Questões sobre a inserção de pessoas com transtorno mental no trabalho formal”, de Tathiana Meyre da Silva Gomes (Serviço Social), receberam menções honrosas. As pesquisas foram orientadas, respectivamente, pelos professores Rodrigo Reis Soares e Inez Terezinha Stampa. 

Conferência de abertura, com o Prof. Hans Ulrich Gumbrecht, no auditório Amex/IAG. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Conferência de abertura, com o Prof. Hans Ulrich Gumbrecht, no auditório Amex/IAG. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

31 de Agosto a 02 de Setembro > XIII Seminário Internacional de Estudos de Literatura: O Papel da Crítica na Literatura e nas Artes Contemporâneas

O objetivo do seminário foi discutir a relação entre a crítica literária e artística e a própria criatividade contemporânea. A primeira conferência foi apresentada pelo Prof. Hans Ulrich Gumbrecht, da Stanford University, EUA. Participaram do seminário os professores da PUC-Rio Paulo Henriques Brito, Julio Diniz, Gilberto Mendonça Telles e Fred Coelho, e Ítalo Moriconi, da Uerj. Presentes representantes da Universidad de San Andrés (Argentina), Brown University (EUA), UERJ, UNIRIO e Universidad de Buenos Aires (Argentina). Evento organizado pelo Departamento de Letras.

Expositores nos pilotis do Edifício da Amizade. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Expositores nos pilotis do Edifício da Amizade. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

31 de Agosto a 02 de Setembro > I Festival de Doces da PUC-Rio

O Festival foi organizado pelo DCE Raul Amaro, em parceria com a Confeitaria Itajaí e a Empresa Junior, com o objetivo de incentivar a iniciativa empreendedora, dar visibilidade, oportunidade e prêmios em dinheiro para alunos que, durante o período acadêmico, vendem doces pelo campus.

31 de Agosto a 25 de Setembro > Mês da China

Com palestras, exibição de filmes, apresentações artísticas, exposições e oficinas de caligrafia. O objetivo foi celebrar os quatro anos do Instituto Confucius no Rio de Janeiro e a parceria entre a PUC-Rio e as instituições chinesas de ensino e pesquisa.