02 a 06 > XI edição da Semana de Ciências Sociais
A conferência de encerramento foi ministrada pela profa. Lilia Schwarcz, da USP.
A conferência de encerramento foi ministrada pela profa. Lilia Schwarcz, da USP.
Palestrante: Pedro Henrique Soares dos Santos, graduando em Teologia pela PUC-Rio, religioso da Congregação Pequenos Irmãos do Santíssimo Sacramento.
Com o tema Intolerância: gênero, raça e religião, o debate reuniu os professores Otávio Leonídio (DAU), Christina Vital (UFF), Fernando Pocahy (UERJ) e Claudina Damasceno Ozório (PapoPreta). O decano do Centro de Tecnologia e Ciências Humanas (CTCH), prof. Júlio Diniz, e a coordenadora da Central de Graduação, profa. Daniela Vargas, estiveram presentes na abertura do evento.
O Seminário buscou engajar-se em configurações locais e globais de práticas de segurança, enfatizando os fluxos transnacionais de profissionais militares e policiais e os conhecimentos na produção de modelos específicos de segurança pública e modalidades de guerra, que constituem as agendas contemporâneas.
Palestra com a presença do fundador do portal Rocinha.org, Ocimar Santos.
Organizado pelo Departamento de Química, o encontro avaliou diferentes aspectos referentes aos cigarros eletrônicos.
O encontro teve como objetivo promover o diálogo entre Literatura e Direito, com a presença do prof. Adolfo Borges (JUR), de Denise Ramalho (Cátedra UNESCO de Leitura) e da profa. Victoria-Amália de Sulocki (JUR). Organizado pelo iiLer/Cátedra UNESCO de Leitura, Departamento de Direito e Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio.
Cultura maker e a ética hacker aplicadas à educação foi o tema dessa edição, com um olhar sociológico sobre traços culturais que atingem os estudantes. Profissional em TI e Robótica pela SESI/SENAI-RJ, o prof. Luis Henrique Sforzin Pazzini coordenou as atividades do encontro, organizado pela Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD).
Professor de quê? – uma visão 8.3 das relações recíprocas entre ensino e aprendizagem – foi o tema da aula com a profa. Apparecida Mamede, pesquisadora sênior do CNPQ e professora emérita da PUC-Rio.
O encontro teve a mediação do psiquiatra Tiago Figueiredo e da psicóloga Fernanda Coutinho. Evento do Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico (NOAP).
O evento contou com a presença do Vice-Reitor Comunitário, prof. Augusto Sampaio.
Palestra com o prof. Emmanuel Carneiro Leão (UFRJ). Organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Espaço e Metropolização do Departamento de Geografia e Meio Ambiente.
Seminário organizado pela Cátedra Sérgio Viera de Mello de Direitos Humanos.
O debate foi conduzido pela profa. Isabel Maria Moreira (QUI). Evento do Centro Loyola de Fé e Cultura.
As tensões e questões entre hospitalidade, hostilidade e resistência estiveram no centro da discussão, que pretendeu, a partir de uma perspectiva crítica, questionar e repensar fronteiras, categorias e dilemas da migração forçada na América Latina. A abertura aconteceu na Fundação Casa de Rui Barbosa e as demais atividades, na PUC-Rio.
O Laboratório de Macromoléculas e Nanopartículas (M&N Lab) e o Laboratório de Surfactantes (LASURF) organizaram o evento para reunir pesquisadores e empresas interessados em duas das classes de substâncias mais importantes para a área de coloides, nanomateriais, bem como para uma vasta gama de aplicações industriais. O evento incluiu o III Workshop de Aplicações de Polímeros e Surfactantes em Solução.
Com o prof. Tarcísio Padilha (ABL), a profa. Maria Clara Bingemer (TEO) e o prof. Leandro Garcia (UFMG).
A Filosofia e as Ciências: possibilidades de integração entre os saberes - ética animal, mente, gênero, ciência e política foram os temas da Semana. Participaram os professores Danilo Marcondes, Pedro Duarte e Rodrigo Ribeiro, do Departamento de Filosofia.
Na ocasião, foi exibido o documentário Mãos à carne: como a escravidão contemporânea contamina a pecuária brasileira, com a presença da profa. Silvia Pinheiro (IRI) e da ex-aluna do MAPI, Heloisa Gama, que participaram da produção do filme.
Com o tema Religião e Crise Socioambiental: em que medida as religiões se ligam às causas da crise socioambiental ou, contrariamente, podem contribuir, ou já contribuem, para a criação e o estabelecimento de propostas com vistas à superação de tal crise?
A terceira edição do evento Setembro Amarelo na PUC-Rio contou com profissionais envolvidos com a prevenção, intervenção e posvenção do suicídio. A Campanha do Setembro Amarelo foi inspirada no Dia Internacional de Prevenção do Suicídio, que é comemorado em 10 de setembro.
O público pôde conversar com Solange Jobim (PUC-Rio/UERJ), Daniel Paes (Iracema Filmes), o prof. Nilton Gamba Junior (DAD), o prof. Mario Chagas (Museu da República, UNIRIO), Teresa Palazzo Nazar (Escola Lacaniana de Psicanálise do RJ) e Maria Luiza Oswald (UERJ). O documentário foi desenvolvido com base em pesquisa etnográfica, com intervenção da câmera de filmagem, mediando o encontro da equipe com os personagens na cidade de Tiradentes/MG.
Com o tema Direito à Educação - trajetórias e desafios, o evento se destinou a professores, alunos, unidades escolares parceiras e a todos aqueles interessados na formação de professores.
Palestra promovida pelo Laboratório Interdisciplinar Design Educação (LIDE), que apresentou o resultado da pesquisa de pós-doutorado desenvolvida por Eliane Jordy Iung no Programa de Pós-Graduação em Design, sob a supervisão da professora Rita Maria Couto.
A abertura do evento teve a presença do Cônsul Geral da Itália, Paolo Miraglia Del Giudice, do diretor do Departamento de Letras, prof. Alexandre Montaury, e do organizador do encontro, prof. Renato Lessa, do Departamento de Direito.
A abertura teve a presença do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, O.Cist. Parceria com o Vicariato Episcopal para a Caridade Social.
Palestrante: Esperança Natasha Ribeiro, da Pastoral do Ministério da Consolação.
A importância da interdisciplinaridade e das Humanidades nas universidades foram as questões desenvolvidas no Seminário.
Palestra do #quartaascinco - Diálogos interdisciplinares sobre cidades, em evento organizado pelo Núcleo de Estudos e Projetos da Cidade - CENTRAL, que teve como convidada Raquel Sant’Ana, doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional.
Com a jornalista Manuela D’Ávila.
Com o prof. Claudio Lenz César (UFRJ). Evento do Departamento de Física.
Palestra com o prof. Sérgio Besserman Vianna (ECO), presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Evento da Associação de Antigos Alunos.
A palestra teve a presença do refugiado venezuelano, Carlos Tejada Nieves, e da profa. Ana Karina Brenner, da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) e UERJ.
A palestrante convidada foi a jornalista Sônia Araripe, editora da Plurale em revista e Plurale em site. Organizada pelo Departamento de Comunicação Social.
O Rio Memórias é um museu virtual sobre a história do Rio de Janeiro. A pesquisa foi coordenada pelo prof. Antonio Edmilson Rodrigues (HIS) e pelo Projeto República, da UFMG, sob a coordenação da profa. Heloisa Starling.
Palestra ministrada pelas psicólogas Adriana Nunan e Thays Babo durante a XVII Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).
Parte do Ciclo de Palestras do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Energia Solar, com a presença de Rodrigo Bacellar, gerente de energias renováveis e eficiência energética do BNDES.
O encontro teve como tema Igreja em Transformação - Razões Atuais e Perspectivas Futuras, título do livro do Pe. Mário de França Miranda S.J., professor do Departamento de Teologia, que foi também o palestrante. Realizado no Centro Loyola de Fé e Cultura.
Humanidades em tempos de Cólera foi o tema do Colóquio.
Com o intuito de debater a importância e urgência da implementação de cotas em programas de pós-graduação no Brasil, discentes da pós-graduação do Departamento Instituto de Relações Internacionais convidaram para uma roda de conversa que se propôs a pensar sobre os caminhos possíveis e os desafios para uma educação inclusiva e igualitária.
Este ano, organizada em parceria com o Instituto Militar de Engenharia (IME). A abertura do encontro teve a participação da profa. Adriana Gioda (QUI), da profa. Kátia Regina de Souza (IME), do Tenente-Coronel Erick Braga Galante (IME), do prof. Ricardo Aucélio (QUI) e do Coordenador Central de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC-Rio, prof. Paulo César Duque Estrada.
A iniciativa abriu espaço para a divulgação e venda de livros com foco no texto crítico. Estiveram presentes representantes da Boitempo, Consequência Editora, Elefante Editora, Editora Perspectiva e Editora Sundermann. Evento organizado pelo DCE.
Com a participação de representantes da PUC-Rio, UFF, USP, UFS, UFPEL, UFMG, UFRGS, UEL, UFRJ, UFU, UFSCar, UFFS, UEFS e Université de Lorraine. Evento organizado pelos departamentos de Filosofia e de Direito e pelo Instituto de Estudos Avançados em Humanidades.