02 > Palestra no contexto das celebrações dos 60 anos das relações bilaterais Brasil-Coreia
O Embaixador da Coreia do Sul, Sr. Chan Woo Kim, visitou a PUC-Rio e ofereceu uma palestra sobre a Coreia do Sul e suas relações com a Coreia do Norte.
O Embaixador da Coreia do Sul, Sr. Chan Woo Kim, visitou a PUC-Rio e ofereceu uma palestra sobre a Coreia do Sul e suas relações com a Coreia do Norte.
Coordenado pela Profa. Regiane Mattos, o projeto é resultado do diálogo entre História, Arquitetura e Fotografia e da parceria entre o Grupo de Estudos de História da África da PUC-Rio (GEHA) e o Centro de Estudos e de Documentação da Ilha de Moçambique (CEDIM), da Universidade Lúrio, em Moçambique.
Com o tema Epistemologias e Pedagogias libertárias. Participaram Luiz Lourenço (Museu da Maré) e Carolina Rocha (Dandara Suburbana e Coletivo Nuvem Negra). Evento do Departamento Instituto de Relações Internacionais.
A Pastoral Universitária promoveu o lançamento da plataforma, cuja ideia é criar uma comunidade dinâmica por meio de trabalhos voluntários e troca de serviços entre os estudantes.
A GlobalGRACE, Iniciativa Culturas Globais de Equidade de Gênero, organizou o evento com artistas, ativistas, professores e pesquisadores, nas mais diversas experiências culturais e identitárias, inspirações e ferramentas de ação e incidência política. O evento foi co-organizado pelas equipes GlobalGRACE do Brasil - composta por Promundo-Brasil, Instituto Maria e João Aleixo, Observatório de Favelas/RJ e o Departamento Instituto de Relações Internacionais - e do México, composta por Voces Mesoamericanas e Universidade Nacional Autônoma de Chiapas.
Durante a Semana foram organizadas palestras direcionadas a alunos do Ensino Médio sobre cada curso de graduação oferecido pela PUC-Rio. A iniciativa tem como objetivo facilitar a escolha das carreiras universitárias, por intermédio do contato direto com professores de diferentes campos do conhecimento.
Primeiro encontro da série Diálogos Interdisciplinares sobre Cidades, com a participação do Decano do CCS, prof. Luiz Roberto Cunha, e do prof. Sérgio Besserman, do Departamento de Economia. A iniciativa é do Núcleo de Estudos e Projetos da Cidade (Central).
A conferência foi ministrada pela professora Cilene Rodrigues (LET) e pelo linguista Vítor Nóbrega (UFSC), que abordaram os desafios enfrentados na construção de pesquisas interdisciplinares entre a primatologia e a linguística teórica. O encontro foi promovido pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Neurociência e Cognição da PUC-Rio (INCog).
Com Andre Sznajder, do Instituto de Física da UERJ.
Com o Chief Justice da Delaware Supreme Court e professor da Harvard Law School, Leo Strine Jr. Os professores Julian Chediak e Francisco Müssnich, do Departamento de Direito, participaram dos encontros.
Com a participação dos professores Celso Sánchez (UniRio), Luís Fernando Dorvillé (FFP-UERJ) e Nathália Rios Ramiarina (CAP-UFRJ). Na ocasião, houve também o lançamento do livro Conteúdos Cordiais - Biologia Humanizada para uma Escola sem Mordaça, organizado pelos professores Pedro Teixeira (EDU), Roberto Dalmo (UFU) e Glória Queiroz (UERJ).
O jornalista italiano Carlo Cauti, correspondente no Brasil da agência italiana de notícias NOVA abordou acontecimentos recentes da política europeia, como o Brexit, as eleições europeias e a ascensão de partidos populistas ao poder.
Palestrantes: prof. José Pedro Angélico (UCP), prof. Henrique Manoel Pereira (UCP) e a profa. Maria Clara Bingemer (TEO). Evento da Cátedra Carlo Maria Martini.
Com a profa. Shirley Lawes, da University College London/Institute of Education.
A programação incluiu palestras, mesas-redondas e roda de conversa, com lançamento de livros.
Nos dias 15, 22 e 29 de maio. As atividades fazem parte da atuação da Rede de Apoio ao Docente (RAD), cujo objetivo é trabalhar situações vividas no cotidiano da sala de aula. A programação incluiu práticas motivacionais; diversidade, inclusão, preconceito e estereótipos; saúde mental e bem-estar na universidade; cognição e aprendizagem e relatos de experiências.
O papel da informação, da Mecânica clássica à Mecânica Quântica, com a presença do prof. Welles Morgado (FIS).
O prof. Rui Loja Fernandes, da University of Illinois at Urbana-Champaign, apresentou resultados obtidos na última década, problemas abertos e aplicações para Dinâmicas e Geometria Diferenciais.
O Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA) e o Núcleo de Educação de Adultos (NEAd) exibiram o filme, uma compilação de três reportagens sobre a tragédia de Minas Gerais. Depois da sessão, houve mesa-redonda com o diretor no NIMA, Luiz Felipe Guanaes, com a coordenadora do NINA-UNIRIO, Lea Triba, e com a professora de Direito Ambiental da PUC-Rio, Danielle Moreira.
Conferência com a professora Lara Putnam. Evento do Laboratório de Pesquisa em Conexões Atlânticas do Departamento de História.
Com o tema Redes, fluxos e ritmos e a participação de pesquisadores da UFRJ, UFF, Universidad Nacional de San Martín, University of Pittsburgh, University of Michigan, Fundação Casa de Rui Barbosa e PUC-Rio.
Profissionais de diversas áreas de pesquisa participaram de debates sobre a relação entre infância, crianças e políticas internacionais. Militarização da infância, mobilidade geográfica e participação política e social de jovens foram alguns dos temas do seminário.
Palestrante: Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. (BIO).
Feira de produtos da Reforma Agrária, exposição de fotos do Horto, Mesa Direito, terras e moradia: Movimentos sociais e solidariedade. Roda de conversa com moradores dos assentamentos parceiros e do Horto.
Entretenimento, trajetória profissional e roteiros do programa diário foram os temas que Fátima Bernardes abordou.
Com o tema Por uma Educação Antirracista. Palestras, leitura de histórias e apresentações artísticas relacionadas ao combate do preconceito racial.
O Departamento de Teologia e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) firmaram parceria visando à formação de professores para atuar na futura Faculdade de Filosofia na Guiné-Bissau. O projeto surgiu pela necessidade que o país africano tem de formação de seminaristas, religiosos e leigos consagrados. Anteriormente, 17 professores do Brasil já haviam sido enviados ao país para auxiliar no ensino teológico e filosófico e em atividades pastorais.
O cantor Tantinho da Mangueira e o grupo de samba Galocantô foram os convidados. Tantinho é diretor musical da Velha Guarda da Mangueira e baluarte da escola.
Minicurso sobre o potencial da etnografia para gerar tipos de encontros e experiências que outros métodos negligenciam. O curso foi ministrado por James Turner, pesquisador e gestor de projetos da GlobalGRACE, Iniciativa Culturas Globais de Equidade de Gênero, e organizado pelo Laboratório de Metodologia do Departamento Instituto de Relações Internacionais.
O coordenador do Laboratório ICAD/VisionLab - PUC-Rio, Augusto Baffa, abordou os avanços recentes em Inteligência Artificial, em uma conversa sobre algoritmos, bots e games.
O palestrante convidado foi o professor Ricardo Trindade, da Universidade de São Paulo.
Realizado nas varandas do Solar Grandjean de Montigny.
Repórter, colunista, comentarista, Flávia Oliveira é reconhecida pela versatibilidade e pelo afinco com que se dedica a debater importantes questões socioeconômicas do Brasil. Flavia é comentarista do programa Estúdio i, da GloboNews, e da rádio CBN, além de colunista do jornal O Globo.
Palestra com a antropóloga Aparecida Vilaça, professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ). Evento do Departamento de Ciências Sociais.
A programação incluiu uma palestra de abertura, debate e discussões com ex-alunos sobre o que é a Matemática.
Encontro do Projeto Rio-Beirute, organizado pelo Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro e pela Cátedra Paulo VI do Departamento de Teologia, com a participação do Cônsul Alejandro Bitar, do prof. pe. Waldecir Gonzaga (TEO), do prof. Paulo Fernando Carneiro (TEO) e da profa. Maria Clara Bingemer (TEO).
Organizada pela Pastoral Universitária, com o tema Políticas Públicas, a Semana realizou palestras, debates e diversas atividades culturais em parceria com o projeto FEVUC.
História(s) em risco: Diálogos em tempo de crise foi o tema da Jornada.
Ministrado pelo professor Hugo Monteiro, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, o workshop tratou da utilização da lógica do sensível, construída por linguagens literárias, na desconstrução de narrativas forjadas no ódio, na rejeição à alteridade alheia, na imposição como conduta de vida.
Profissionais de diferentes meios e veículos, compartilharam suas experiências e expectativas sobre o mercado de trabalho, empreendedorismo, inovações e os novos rumos da área. Foi lançado o Prêmio ECOA de Inovação Jornalística, uma iniciativa do Comunicar e do ECOA PUC-Rio, para a produção de conteúdos inéditos, de alunos, em vídeo, que dialoguem com as questões abordadas durante o evento.
Com Jorge Josef, sobrevivente e combatente da Resistência Francesa, e Hugo Malajowic, diretor do Museu Judaico. Evento da Cátedra Carlo Maria Martini.
O Seminário contou com a presença do bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e professor do Departamento de Teologia, Dom Paulo Romão, e do psicólogo Sebastião Ferreira. Organizado pelo Programa de Liderança Católica da PUC-Rio (MOVE).
Mesa-redonda oferecida pelo projeto Prisões, uma parceria entre a Respuc e a Cultura Religiosa. O debate teve a presença da juíza Vanessa Cavalieri, da Vara da Infância e da Juventude do Rio, da procuradora estadual Flávia Ferrer, da advogada Caroline Bispo, co-fundadora da associação Elas Existem – Mulheres Encarceradas e integrante da Comissão de Direito da Criança e Adolescente da OAB/RJ.
O evento foi uma parceria do Departamento Instituto de Relações Internacionais,a Fundação Heinrich Böll Brasil e o BRICS Policy Center, com a participação de Celeste Faison (The Movement for Black Lives - M4BL), Bárbara Unmüßig (Fundação Heinrich Böll) e Jesse Levine (Scholars at Risk).
Mesas-Redondas com o tema O que busquei na Geografia – vislumbrando maneiras de consolidar a reflexão e a prática da ciência. Comemoração do Dia do Geógrafo.
Com o tema Trilhas de Aprendizagem e Gamificação: aplicações e implicações na educação superior, para o uso de recursos de jogos para motivar os alunos, a oficina foi ministrada pela professora Adriana Leiras, coordenadora do Lab HANDs.
O seminário partiu da percepção de que o debate sobre controle das resistências e encolhimento dos espaços de participação (shrinking spaces) é um instrumento que deve contribuir para a retomada e o fortalecimento da cidadania. Na abertura do seminário houve a entrega do prêmio Gerson Moura.
Oferecida pela Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro, a Jornada tratou da temporalidade em jogo para o sujeito do inconsciente, com debates sobre diferentes temas.