Professores eméritos

Prof. Carlos Kubrusly.
Prof. Carlos Kubrusly.

Professor Carlos Kubrusly (ELE)

O prof. Carlos Kubrusly completou os cursos de Graduação e Mestrado em Engenharia Elétrica em nossa Universidade e doutorou-se, em 1976, no Reino Unido, na University of Warwick, com Pós-Doutorado pela mesma universidade (1977). Já em 1972, iniciou suas atividades como Auxiliar de Ensino e Pesquisa na PUC-Rio e, em 1988, alcançou a categoria de Professor Titular. Participou das comissões de carreira docente, foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e, no início dos anos 1980, foi membro da comissão que criou o Doutorado do departamento. Sua atuação foi intensa em todos esses anos, principalmente na Pós-Graduação, para a qual leciona hoje quatro disciplinas. Coordenou projetos do CNPq e da FAPERJ, muitos deles de financiamento à vinda de pesquisadores para a Universidade.

Fez pesquisas de Pós-Doutorado na Inglaterra e Alemanha e, ao longo de sua carreira acadêmica, foi autor de mais de 110 artigos publicados na Europa, Estados Unidos e Ásia e publicou nove livros por editoras internacionais, alguns dos quais considerados referências importantes em sua área de pesquisa. É professor colaborador da UFRJ e membro da American Mathematical Society. Foi pioneiro na área de Controle e Automação, na Universidade e no Brasil. O prof. Kubrusly recebe Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq há 20 anos, como pesquisador nível 1A. Já atuou na revisão de mais de 50 periódicos de circulação internacional e é membro do corpo editorial do Bulletin of Mathematical Analysis and Applications. Participou de várias bancas de concursos para a contratação de professores de livre docência e professores titulares, bem como de defesas de tese, dissertações e avaliações docentes externas à nossa Universidade.

Professora Clarisse Sieckenius.
Professora Clarisse Sieckenius.

Professora Clarisse Sieckenius de Souza (INF)

Professora no Departamento de Informática desde 1988, Professora Titular desde 2006 e Pesquisadora 1B do CNPq, as contribuições científicas da profa. Clarice, particularmente na área de Interação Humano-Computador incluem 75 trabalhos científicos em periódicos, anais de congressos e capítulos de livros, além de três livros publicados no exterior, que são referências importantes na área de Semiótica. Em sua carreira na PUC-Rio, a professora orientou 27 teses de Doutorado e 19 dissertações de Mestrado, além de ter supervisionado pós-doutorandos e orientado trabalhos de conclusão de curso e iniciações científicas.

Seu destaque na sua área de pesquisa é atestado pelos importantes prêmios e homenagens recebidos, nacional e internacionalmente. Além de sua atividade em ensino e pesquisa, a professora teve participação fundamental em atividades da administração acadêmica, tendo sido a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática da PUC-Rio em dois períodos, nos quais o programa conquistou pela primeira vez a avaliação máxima da CAPES. Fez também parte do Comitê Assessor de Ciência da Computação do CNPq.

Em 2010, foi agraciada com o ACM SIGDOC Rigo Award e, em 2013, tornou-se membro da ACM SIGCHI CHI Academy. Em 2014, recebeu o título de HCI Pioneer, outorgado pelo Comitê Técnico de Interação Humano-Computador (TC13) da IFIP, a Federação Internacional para Processamento de Informações. Também em 2014, foi selecionada como uma das 52 pesquisadoras mulheres a figurarem na primeira edição do CRA-W / Anita Borg Institute - Notable Women in Computing Card Deck, uma iniciativa para estimular maior adesão das meninas às carreiras ligadas à Computação. Em 2016, recebeu o Prêmio do Mérito Científico da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e, em 2017, o prêmio Carreira de Destaque em IHC, concedido pela Comissão Especial de Interação Humano Computador da SBC. De julho de 2017 a julho de 2018, em licença sabática da PUC-Rio, foi Pesquisadora Senior da IBM Research Brazil. Seus interesses atuais de pesquisa estão voltados para interpretabilidade e explicabilidade do comportamento de aplicações de Inteligência Artificial, com especial ênfase nas questões relativas à ética na mediação algorítmica de processos sociais. A profa. Clarisse lidera atualmente um grupo multidisciplinar em Ética e Mediação Algorítmica de Processos Sociais (EMAPS), envolvendo professores dos departamentos de Informática, Direito, Filosofia e Psicologia.

Prof. João Rua. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Prof. João Rua. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

Professor João Rua (GEO)

O Prof. João Rua é graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968) e tem Mestrado (1992) e Doutorado (2003) em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo. É professor e o editor da GeoPUC - Revista da Pós-Graduação em Geografia da PUC-Rio. Sua atuação envolve publicações em temas como Geografia Agrária, Geografia do Rio de Janeiro, Geografia da População (migrações) e Desenvolvimento Territorial e Sustentabilidades, além do Ensino de Geografia. Como pesquisador, tem se preocupado com questões relacionadas ao Desenvolvimento (In)sustentável, às Relações Urbano-Rurais (Urbanidades no Rural) e às sustentabilidades geográficas desiguais, temas que lhe permitiram orientar expressivo número de estudantes. Na PUC-Rio, foi Coordenador de Graduação, entre 1979 e 1983, e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, entre 2013 e 2017.

Com 15 livros publicados, 30 capítulos de livros e 23 artigos em periódicos nacionais e internacionais, o prof. Rua também atuou no corpo editorial de diversos periódicos e foi avaliador ad-hoc da CAPES (2013/2015). Participou de 55 eventos científicos, dos quais foi organizador de 15, com 25 apresentações de trabalhos.

A indicação do prof. João Rua para Professor Emérito representa um merecido reconhecimento a um professor que contribuiu para a evolução do Departamento de Geografia, com participação ativa na sua administração e excelência na atuação como docente, orientador e pesquisador.