01 > IV Manhã com AEDP (Accelerated Experiential Dynamic Psychotherapy)
Cenas de uma primeira sessão - AEDP em ação! Evento organizado pelo Departamento de Psicologia e pelo Instituto AEDP-Brasil, em associação com o AEDP Institute of New York.
Cenas de uma primeira sessão - AEDP em ação! Evento organizado pelo Departamento de Psicologia e pelo Instituto AEDP-Brasil, em associação com o AEDP Institute of New York.
Encontro com líderes empreendedores, com a presença do técnico de vôlei, Bernardinho, Luís Fernando Vabo Jr., sócio da Stone, e Bernardo Paiva, presidente da AMBEV. Evento da Coordenação de Ensino de Empreendedorismo.
Com a presença do Arcebispo do Rio de Janeiro e Grão-Chanceler da PUC-Rio, Cardeal Dom Orani João Tempesta, O. Cist.. Na ocasião, foi divulgado o lançamento da nova campanha de coleta de lixo das Igrejas do Rio de Janeiro, com coletores doados pela PUC-Rio.
O cineasta e professor Silvio Tendler (COM) foi homenageado pelos 51 anos do seu primeiro filme, A Revolta da Chibata. Foram exibidos filmes inéditos e recém-finalizados de Tendler: Alma imoral (2018), Fio da meada (2018), Os militares que disseram não (2014) e Arqueologia do Poeta (2019).
Palestrante: Lucas Henrique Tadeu de Oliveira, graduando em Teologia pela PUC-Rio e Agente da Pastoral da Saúde do Santuário São Judas Tadeu.
O evento, organizado pelo Laboratório de Gestão em Design, apresentou a pesquisa de Marcelo Fonseca da Rocha (ESDI/UERJ), que refletiu sobre os limites entre o design e o artesanato.
A escritora falou sobre a carreira, sua obra e a questão da representação negra. Evento organizado pelo Departamento de Comunicação Social.
O livro Questões socioambientais foi autografado pelo Reitor Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., no Solar Grandjean de Montigny.
O evento programou debates e apresentações de trabalhos de alunos, escritores e jornalistas, em parceria do Instituto Confucius com a Universidade de São Paulo e a Universidade de Macao.
As atividades fazem parte da atuação da Rede de Apoio ao Docente (RAD), cujo objetivo é trabalhar situações vividas no cotidiano da sala de aula. A programação incluiu práticas motivacionais; diversidade, inclusão, preconceito e estereótipos; saúde mental e bem-estar na universidade; cognição e aprendizagem e relatos de experiências.
Desenvolvendo para a Comunidade, foi o tema dessa edição, enfocando a contribuição que o Design pode dar para a sociedade. O SDDay é um evento promovido pela Service Design Network (SDN), de forma voluntária, em várias cidades do mundo, que propõe celebrar um dia de Design de Serviço e promover a troca de conhecimento entre profissionais da área.
Colóquio com o prof. Paulo Américo Maia Neto, do Instituto de Física da UFRJ.
A festa teve comidas e brincadeiras típicas, além da presença do trio Santo Rei, em evento organizado pela Pastoral Universitária.
Depois da sessão houve debate com a diretora do filme. O longa-metragem mostra um grupo de mulheres que relata as suas experiências na prisão durante a ditadura militar. Evento do Departamento de Comunicação Social.
Palestrante: Irmã Silvânia Freire da Silva (Pia Sociedade Filhas de São Paulo).
Palestra com o prof. Newton Miguel Moraes Richa. Evento organizado pela Associação de Antigos Alunos.
Foram apresentadas as palestras Visão de futuro, com a profa. Ana Cristina Bicharra Garcia (Departamento de Informática Aplicada, UNIRIO); Cenário econômico, com Paulo Jager (Economista, Dieese) e Desafio regulatório, com o prof. Paulo Périssé (JUR). Evento organizado pelo Departamento de Direito.
O prof. Jean Carlos Natividade apresentou a pesquisa O amor apaixonado como um mecanismo para deixar descendentes. Claudina Damascena Ozório apresentou o estudo Repercussões do casamento dos pais no casamento dos filhos: semelhanças e diferenças.
Em sessão solene do Conselho Universitário, o prof. Claudio Abramovay Ferraz do Amaral proferiu Aula Magistral com o título Uso de Economia e Dados para a Avaliação de Políticas Públicas.
As principais queixas físicas e emocionais apresentadas pelos docentes foram abordadas em palestra realizada na sala de reuniões do Decanato do CTC.
Fundador da página Maré Vive, Carlos Gonçalves abordou a prática das mídias locais nas redes sociais. O debate fez parte do ciclo Proximidades e Possibilidades – Diálogos sobre Mídias Locais, do Departamento de Comunicação Social.
Colóquio organizado dentro do programa de cooperação entre a PUC-Rio e a ENS-Paris, financiado por PSL/Translitterae e apoiado pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade.
Palestra com Pedro Franco, mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio, e com a profa. Maria Isabel Barreto (COM). O objetivo foi apresentar estudos realizados em instituições acadêmicas internacionais sobre o tema. Evento organizado pelo Departamento de Comunicação Social.
Com JoutJout, youtuber e ex-aluna da PUC-Rio, Talíria Petrone, ex-vereadora de Niterói e deputada federal pelo PSOL do Rio de Janeiro, e Ivanete Silva, candidata a vice-governadora no Rio de Janeiro pelo PSOL.
Palestra com o prof. Alcir de Faro Orlando, do Programa de Pós-Graduação em Metrologia.
Durante o Seminário foi apresentado o resultado da pesquisa realizada pelo Departamento de Serviço Social da PUC-Rio e pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-SP. Houve o lançamento do livro Crianças e adolescentes em conexão com a rua: pesquisas e políticas públicas, da profa. Irene Rizzini (SER).
Palestra com a presença da pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP-USP), professora Maria Hermínia Tavares de Almeida. Evento do Departamento de Ciências Sociais.
Comemorado no Dia do Químico, o evento integrou alunos, professores, funcionários e ex-funcionários do Departamento. A solenidade de abertura contou com a presença do Vice-Reitor Pe. Álvaro Pimentel S.J. e do Vice-Reitor Acadêmico prof. José Ricardo Bergmann. Os palestrantes foram os professores Renato de Andrade Lessa (JUR), Alfredo Mayall Simas (UFPE) e Sergio Luís Costa Ferreira (UFBa).
De autoria das professoras Magda Pischetola (EDU) e Lyana Thédiga de Miranda (EDU). Participaram do lançamento a profa. Vera Candau (EDU) e o prof. Ralph Ings Bannell (EDU).
Lançamento do livro Formação de professores e experiência docente, da profa. Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis (EDU). Na ocasião, prestou-se homenagem à profa. Ana Waleska, falecida em maio de 2017.
Exposição em comemoração dos 40 anos do Departamento de Artes e Design. O objetivo da exposição foi ampliar as áreas de permeabilidade entre a Arte e o Design, reunindo obras de ex-alunos e dando visibilidade às suas perspectivas.
Em homenagem ao professor, poeta e crítico literário, foi exibido o curta-metragem O poeta da linguagem. Estiveram presentes o Reitor Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., o decano do CTCH, prof. Julio Diniz e os professores Karl Erik Schollhammer (LET), Rosemary Ferreira de Souza (UFMG) e Maria de Fátima Gonçalves Lima (PUC-GO).
Com o tema A Formação de Professores no Brasil no Contexto da Resolução nº 02/2015/CNE, o Fórum teve como convidado Mozart Neves Ramos, do Instituto Ayrton Senna. Organizado pela Coordenação de Licenciaturas.
Palestra com as professoras Tereza Cavalcanti (TEO), Lina Boff (TEO) e Mônica Baptista Campos (TEO). Evento da Cátedra Carlo Maria Martini.
O prof. Bruno Feijó, do Departamento de Informática, apresentou a Aula Magistral A arte da simulação - do game à narratologia computacional. Estiveram presentes o Reitor Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. e o Vice-Reitor Acadêmico, prof. José Ricardo Bergmann.
A Biblioteca Irma Arestizábal é integrada à Biblioteca Central e reúne uma coleção especial de livros sobre Arte e História da Arte. A profa. Irma Arestizábal foi a segunda diretora do Solar, responsável pela estruturação dessa biblioteca.
Palestra ministrada pelo prof. Cláudio Lenz César (UFRJ). Evento do Departamento de Física.
Apresentaram-se os músicos Reizilian Cartola Neto e Rose Maia, com interpretações de clássicos do samba e da MPB. Evento realizado no Solar Grandjean de Montigny.
Seminário Internacional organizado pelo Departamento de Ciências Sociais e pelo grupo ECO/Santa Marta, com a participação de professores, pesquisadores, políticos, artistas, participantes de projetos sociais, alunos de graduação e de pós-graduação. O seminário faz parte do projeto The Cohesive City: Addressing Stigmatisation in Disadvantaged Urban Neighbourhoods (Co-creation)/EU.
Lançamento do livro de Aldo Brancacci, com palestra sobre Antístenes da profa. Claudia Mársico (Universidade de Buenos Aires). Evento do Departamento de Filosofia.
O Programa de Liderança Católica da PUC-Rio (MOVE) promoveu o seminário, com a presença do prof. Dom Paulo Romão (TEO), bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e do psicólogo Sebastião Ferreira.