Cronologia do ano

Contação de histórias no Anfiteatro Junito Brandão. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Contação de histórias no Anfiteatro Junito Brandão. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

01 > Festival de Contação de Histórias

No Jardim da Leitura, criado pelo projeto, textos de literatura infantil e juvenil foram lidos por contadores de histórias para crianças e jovens da comunidade escolar do entorno da Universidade. Evento da Cátedra UNESCO de Leitura, realizado na sede da Cátedra e no Anfiteatro Junito Brandão.

01 > Comemoração de 10 anos da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio

Na programação, lançamento do documentário Cátedra 10, palestra dos representantes da UNESCO e da PUC-Rio, lançamento do novo site da Cátedra UNESCO e mesa-redonda Quanto vale o Brasil que lê?. Evento realizado na sala de reuniões do Decanato do CTC.

02 > Palestra Nanotecnologia e Engenharia de Materiais e sua Interface com a Indústria Farmacêutica

Ministrada pelo coordenador do Laboratório de Sistemas Farmacêuticos Avançados da Farmanguinhos, Helvécio Vinícius Antunes Rocha. Evento organizado pelo Departamento de Engenharia Química e de Materiais.

03 a 30 > Exposição Três En Cantos

Obras da Profa. Djenane Pamplona (MEC), sob curadoria da Profa. Piedade Grinberg, com gravuras criadas em metal e madeira, além de fotografias. Realizada no Solar Grandjean de Montigny.

Palestra no auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Palestra no auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

05 > Seminário 10 Anos da Lei Maria da Penha: A Mulher, o Lar e a Violência

Com a coordenadora da Pós-Graduação em Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Departamento de Serviço Social, Profa. Luciene Medeiros, e com a socióloga Adriana Mota, especialista em estudos e pesquisas de direitos humanos e gênero. Evento organizado pelo Centro Loyola de Fé e Cultura.

06 > Encontros sobre o Pentateuco II

Jean Louis M. Ska S.J., professor emérito do Pontifício Instituto Bíblico de Roma, proferiu a palestra O Canteiro do Pentateuco. Evento do Departamento de Teologia.

Atividades nos pilotis da Ala Kennedy. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Atividades nos pilotis da Ala Kennedy. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

08 a 16 > INCLUSIVE - 1º Encontro PUC-Rio de Sensibilização, Acessibilidade e Inclusão e II Semana de Acessibilidade da PUC-Rio

O objetivo foi chamar a atenção da comunidade sobre a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, com discussão e troca de experiências na área. Evento da Coordenação Central de Graduação com o Núcleo de Apoio e Inclusão da Pessoa com Deficiência (NAIPD).

09 > Palestra Há Guardas nas Fronteiras: Discurso e Relações de Poder na Resistência ao Trabalho Masculino na Educação da Infância

Organizada pelo grupo de pesquisa Famílias, Violência e Políticas Públicas. Com a Profa. Ana Paula Tatagiba (UERJ). Evento do Departamento de Serviço Social.

12 > Comemoração dos 35 anos do NEAM

Evento realizado no auditório B8. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Evento realizado no auditório B8. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

14 > Aula Inaugural do Departamento de Educação

Com o tema Arte-Educação: Caminhos para a Expressão criadora, ministrada pela arte-educadora Camila Leite.

Capa do primeiro número do jornal Nuvem Negra.
Capa do primeiro número do jornal Nuvem Negra.

14 > Lançamento do Jornal Nuvem Negra

O Coletivo Nuvem Negra, formado por estudantes negros da PUC-Rio, lançou a publicação trimestral, produzida apenas por alunos, e que terá versões impressa e on-line. Após a cerimônia de apresentação, houve uma mesa para discutir o tema Escrevivência: O Papel das Narrativas e Reflexões Negras, com a Profa. Janete Santos Ribeiro, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Intelectuais Negras da UFRJ, a jornalista Flávia Oliveira, da GloboNews, e a escritora e professora de literatura brasileira Fernanda Felisberto, da UFRRJ.

15 > Colóquio Espectroscopia Raman e Fotoluminescência de Materiais Atomicamente Finos: Grafeno e Além-Grafeno

Com o Prof. Victor Carozo (FIS). Evento do Departamento de Física.

16 > Alunos da PUC-Rio Premiados na Olimpíada Ibero-Americana de Matemática

A Olimpíada realizou-se em Manaus/AM. Os alunos Rafael Kazuhiro Miyazaki e Igor Albuquerque Araújo ganharam ouro, a aluna Luize D´Urso ganhou prata e os alunos David Gonzales Stolnicki e Daniel de la Riva Massad ganharam menção honrosa.

16 > II Manhã com AEDP - Neuropsicoterapia

O termo Neuropsicoterapia vem da tradução de AEDP - Accelerated Experiential Dynamic Psychotherapy. Evento do Departamento de Psicologia, realizado no auditório do RDC.

16 > III Jornada Licenciaturas Dialogando com a Escola Básica

Sala de Aula Pode Ser Legal? foi o tema dessa III Jornada.

17 e 18 > Workshop Global Goals Jam PUC-Rio

Em parceria com o Media-Lab Amsterdam, o workshop visou ao desenvolvimento de projetos criativos e inovadores de design. Foram abordados três temas da Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU): igualdade de gênero, empregos dignos e crescimento econômico e consumo responsável. Evento organizado pelo Departamento de Artes e Design.

19 > Seminário Os Desafios das Universidades Interculturais no México, no Equador e na Colômbia

Com o Prof. Marcello Sorrentino (EDU). Evento do Departamento de Educação.

19 e 30 > II Ciclo de Oficinas do Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico (NOAP)

Com os temas Organizando os Estudos, Expressão e Lendo nas Entrelinhas. Oficinas nos dias 19, 26 e 30 de setembro de 2016.

Pilotis do Edifício da Amizade lotados durante uma das sabatinas. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Pilotis do Edifício da Amizade lotados durante uma das sabatinas. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

19 e 20 > Sabatina de Candidatos a Prefeito

Cada candidato, ou seu representante, apresentou propostas e respondeu às perguntas formuladas pelos estudantes.

19 a 23 > Ciclo de Palestras Criatividade e Transformação

Houve palestras e dinâmicas de grupo por meio das quais as empresas apresentaram suas atividades, projetos, casos de sucesso e oportunidades de trabalho. Evento organizado pela Coordenação Central de Estágios e Serviços Profissionais da PUC-Rio.

20 > Palestra A Internacionalização da Advocacia Contemporânea

Com a Profa. Nadia de Araújo (JUR), sobre os caminhos de internacionalização da advocacia e os desafios para a formação jurídica que essa realidade impõe. Foi também apresentado o Programa Direito Global, equivalente à dupla titulação para alunos de graduação em Direito. Evento realizado no Auditório B8.

20 a 22 > 31ª Semana de Administração

Com o tema Administração Contemporânea: Desafios e Oportunidades. Evento realizado no auditório do IAG.

Apresentação de pôsteres em frente ao auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Apresentação de pôsteres em frente ao auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

20 a 23 > XXIV Semana de Iniciação Científica e Tecnológica

Apresentação de trabalhos de bolsistas PIBIC, PIBITI, CNPq, CCPG e Faperj. As apresentações ocorreram nos auditórios do RDC e Anchieta e os pôsteres foram expostos nos pilotis do Edifício Cardeal Leme.

21 > Colóquio Lugares e Memórias da Missão Francesa: Solar Grandjean de Montigny e os Debrets de Castro Maya

Parte das comemorações dos 200 anos da Missão Artística Francesa no Brasil. Alguns dos temas foram: As Memórias do Solar de Montigny, com a Profa. Piedade Grinberg; Grandjean de Montigny e Debret: As Arquiteturas de Festa, com a Profa. Maria Pace Chiavari; Memórias de Debret a partir da Coleção de Castro Maya, com o lançamento do filme Os Rios de Castro Maya, dirigido pelo Prof. Silvio Tendler (COM); Debret Colecionador de Imagens da Cidade, com Jacques Leenhardt, diretor da École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris; Coleção Debret e Construção da Memória Iconográfica do Rio de Janeiro, com Vera Alencar, diretora dos Museus Castro Maya – IBRAM. Evento organizado pelos departamentos de Comunicação Social e Arquitetura e Urbanismo.

22 > Seminário Sustainable Future

O encontro foi uma parceria entre a PUC-Rio e o Consulado da Noruega e contou com a presença do Ministro da Educação da Noruega na abertura do evento, realizado no Salão da Pastoral.

22 > Palestra com a Gerente da Media Design School, Patricia Garcia

Os assuntos abordados foram cinema, animação (3D, 2D e stop motion) e publicidade. Evento do Departamento de Comunicação Social.

22 > Palestra César Lattes: Nosso Herói da Era Nuclear

Com o jornalista e historiador de física Cássio Leite Vieira, do Instituto Ciência Hoje e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Evento do Departamento de Física.

22 > Palestra Turquia em Crise: o Golpe Frustrado, suas Consequências e Repercussões

Com os professores Monique Sochaczewski, da Escola de Comando Estado Maior do Exército (ECEME), Marcio Scalercio (IRI) e Paula Sandrin (IRI).

22 > Seminário Eleição: Uma Questão de Justiça e Cidadania

Participaram do debate o procurador de Justiça do Ministério Público/RJ, Prof. Adolfo Borges Filho (JUR) e o padre Henrique de Moura Faria, da Arquidiocese de Belo Horizonte. Evento organizado pelo Centro Loyola de Fé e Cultura.

22 a 30 > 4ª Edição da Mostra Bosque PUC Cena Experimental

Na programação, palestras, performances, espetáculos, leituras, exposições e entrevistas em diversos espaços da Universidade. Evento do Curso de Artes Cênicas, do Departamento de Letras.

23 > Aula Magna do Departamento de Direito

O tema foi O Desastre Ambiental de Mariana (MG), com o Prof. Marcelo Abelha Rodrigues (UFES). Evento realizado no auditório B6.

23 > Palestra Process Mining: Spreadsheet-Like Technology for Processes

Com o Prof. Wil van der Aalst, da Technische Universiteit Eindhoven (TU/e). Evento do Departamento de Engenharia Industrial.

Palestra da Profa. Thereza Penna Firme, no auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Gabriel Molon. Acervo Comunicar.
Palestra da Profa. Thereza Penna Firme, no auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Gabriel Molon. Acervo Comunicar.

26 > Palestra A Avaliação em Debate

Com a Profa. Thereza Penna Firme (EDU).

Palestra do Prof. Aroldo Rodrigues, no auditório Padre Anchieta. Fotógrafa Nina Cardoso. Acervo Comunicar.
Palestra do Prof. Aroldo Rodrigues, no auditório Padre Anchieta. Fotógrafa Nina Cardoso. Acervo Comunicar.

26 > Palestra A Força do Otimismo, Baseada na Psicologia Positiva

Com o Professor Emérito Aroldo Rodrigues, da Califórnia State University. Evento do Departamento de Psicologia.

Alguns dos livros em exposição.  Fonte: faceboook Memória das Bibliotecas da PUC-Rio.
Alguns dos livros em exposição. Fonte: faceboook Memória das Bibliotecas da PUC-Rio.

26 de Setembro a 08 de Outubro > Exposição de obras da Coleção Shakesperiana da Biblioteca Central

Em homenagem aos 400 anos da morte do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare. Exposição de obras da Coleção Shakesperiana e apresentação de vídeos produzidos pela Biblioteca e pela Agência.com, do Comunicar.

27 > Seminário Intersetorialidade nas Políticas Públicas: Concepções Teóricas e Práticas

II Seminário da linha de pesquisa Violência, Direitos, Serviço Social e Políticas Intersetoriais. Evento realizado no auditório do RDC.

27 > Palestra Model-Bulding

Com o Prof. Tim Wiliamson, da Universidade de Oxford. Evento do Instituto Interdisciplinar de Neurociências e Cognição (INCog).

Evento nos pilotis da Ala Kennedy. Fonte: facebook do Coletivo Madame Satã.
Evento nos pilotis da Ala Kennedy. Fonte: facebook do Coletivo Madame Satã.

27 > Lançamento Oficial do Coletivo Madame Satã

Durante o encontro, houve debates sobre acesso, segurança e os desafios de LGBTs nas universidades.

27 > Seminário Jornalismo Ambiental PUC - Rede Biomar

Organizado pela Profa. Patricia Maurício (COM), o encontro teve a presença do coordenador do Projeto Coral Vivo, Clóvis Castro, da coordenadora do Projeto Baleia Jubarte, Márcia Engel, da coordenadora do Projeto Albatroz, Tatiana Neves, e da jornalista ambiental Paulina Chamorro. Evento organizado pelo Departamento de Comunicação Social.

28 > Expo HIS 2016 - UIA 2020

O seminário reuniu professores e alunos de arquitetura e urbanismo para discutir o tema da habitação social, assentamentos informais e populações marginalizadas. Participação dos professores Maria Fernanda Lemos (DAU), Maria Lucia Pecly (UFRJ), Carolina Moreira de Hollanda (Unigranrio), Luis Madeira (DAU), Rafael Gonçalves (SER) e Marcelo Burgos (CIS). Evento organizado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

28 > Palestra Neuropropaganda

A Profa. Tatiana Siciliano (COM) tratou da relação entre a neurociência e o desenvolvimento de propaganda para marcas e produtos. Participaram o coordenador do NeuroLab Brasil, João Paulo Castro, e o cientista social Antonio Lavareda, do Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (Ipespe) e do NeuroLab Brasil. Evento do Departamento de Comunicação Social.

29 > Palestra sobre Planejamento de Negócios

Com o Vice-Presidente de Planejamento da Agência de Publicidade NoBullShit, Gustavo Otto. Evento do DCE Raul Amaro.

29 > Palestra Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016: Vivências e Experiências com Patrocínio, Mídia e Espectador

Os professores Celso Schvartzer, Marcelo Barreto e Hélio Cabral participaram de debate ao lado de Vinicius Tyszler, Brand Director da Nike Rio. Evento do Departamento de Administração, realizado no auditório do IAG.

30 > Palestra Gestão da Comunicação na Era das Mídias Sociais e dos Blogs

Com a diretora de Mídias Digitais da InPress, Janine Louven, e a CEO da Textual Comunicação, Carina Almeida. Evento do Departamento de Comunicação Social.

30 > Palestra O Trabalho dos Sonhos na Gestalt-Terapia

Com o diretor do Instituto Gestalt-Firenze, Paolo Quattrini. Evento do Departamento de Psicologia.