Cronologia do ano

01 > Seminário Governando o Brasil: Repensando Centros e Periferias da Política Global Contemporânea

O evento discutiu a relação entre centros e periferias na política global, abordando aspectos fundamentais da teorização sobre o tema, assim como modos e racionalidades de governo que marcam o Brasil contemporâneo. Evento do Departamento Instituto de Relação Internacionais.

01 > Seminário 79 Anos de História do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio nos 80 Anos do Serviço Social no Brasil

Com a participação do Prof. Luiz Roberto Cunha (Decano do CCS) e das professoras Andréia Clapp Salvador (SER), Maria Rosângela Batistoni (UNIFESP), Tania Horsth Noronha Jardim (SER) e Inez Terezinha Stampa (SER).

Palestrantes da Mesa-Redonda Experiências de Inclusão Social por meio do ensino de História e das mídias digitais (Brasil e Moçambique).  Fonte: facebook da Profa. Regiane Augusto de Mattos (HIS)
Palestrantes da Mesa-Redonda Experiências de Inclusão Social por meio do ensino de História e das mídias digitais (Brasil e Moçambique). Fonte: facebook da Profa. Regiane Augusto de Mattos (HIS)

02 > Mesa-Redonda Experiências de Inclusão Social por Meio do Ensino de História e das Mídias Digitais (Brasil e Moçambique): o projeto Acervo Digital da história e cultura swahili do norte de Moçambique

Com a participação de Regiane Augusto de Mattos (Nirema/PUC-Rio), Chapane Mutiua (Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane-Moçambique), Alberto Calbe Jaime (Arquivo Histórico de Moçambique) e Juçara Mello e Iamara Viana (Leehpac/PUC-Rio).  O projeto Acervo Digital da história e cultura swahili do norte de Moçambique é resultado da parceria entre professores e pesquisadores do Departamento de História da PUC-Rio e do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) com o financiamento do Programa PROÁFRICA do CNPq.

03 > Ciclo de Palestras Manhã de Mídias Locais

Com Michel Silva e Michele Silva (Jornal Fala Roça), Gizele Martins (comunicadora comunitária da Maré), Cláudia Gianott (Curso de Comunicação Popular NPC). Evento do Departamento de Comunicação Social.

Palestra do Prof. Fidel Tubino. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Palestra do Prof. Fidel Tubino. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

03 > Seminário Interculturalidade, Educação e Cidadania

Comemoração dos 20 anos do GECEC - Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s), do Departamento de Educação. Evento realizado no Salão da Pastoral.

03 > Seminário Climate and Landscape Factors Jointly Determine Water Provision in São Paulo

Com a Profa. Maria Uriarte, da Columbia University. Promovido pelo Núcleo de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio) no auditório do RDC.

06 > Debate sobre o Direito à Informação

A Mesa teve as jornalistas Fabiana Moraes, ganhadora de três Prêmios Esso, Luiza Sansão, que recebeu menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog, e pelo fotojornalista Gilvan Barreto, vencedor do Prêmio Brasil Fotografia. Evento do Departamento de Comunicação Social.

06 > Colóquio The rise and fall of BRICS, seen from South Africa and Brazil

Com Patrick Bond, da University of the Witwatersrand, de Joanesburgo, e Ana Garcia, da UFRJ. Evento do BRICS Policy Center.

06 > Palestra Notícias de Portugal: Narrativas Urbanas entre Lisboa e Veneza

Com o arquiteto Pedro Campos Costa, curador do pavilhão português na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2014. Evento organizado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

07 > Palestra Fontes Ajami para a História do Norte de Moçambique: Correspondências, Utenzi e Nasaba

Com Chapane Mutiua, pesquisador do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Modlane, Maputo. Evento do Departamento de História.

07 > Palestra Para que o Ministério da Cultura?

Francisco Bosco, filósofo e ex-presidente da FUNARTE (2015-2016) falou sobre cultura e democracia no Brasil, e também sobre a situação do Ministério da Cultura no contexto da atual crise política. Evento organizado pelos departamentos de História e de Filosofia, realizado no auditório do IAG.

07 > Seminário QTP. Polinômios, Árvores e Topologias das Curvas Algébricas

Com o matemático Etienne Ghys, da École Normal Supérieure de Lyon. Evento do Departamento de Matemática.

07 a 10 > XXII Semana de Meio Ambiente

Dedicada ao tema Universidade Sustentável: Repensar a Agenda Socioambiental da PUC-Rio. Houve painéis e workshops sobre as principais questões da agenda, como biodiversidade e mudanças climáticas. Abertura pelo Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., no auditório do RDC.

07 a 10 > Mostra de cinema Pra Não Esquecer

Com exibição de curtas e longas-metragens com temáticas político-sociais. Após os filmes, houve debates com professores da Universidade e diretores convidados. Evento do Departamento de Comunicação Social.

Palestra de Wagner de Freitas no auditório B6. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Palestra de Wagner de Freitas no auditório B6. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

09 > Palestra 3D/Animation

Com o especialista em animação 3D Wagner de Freitas, da Media Design School, Nova Zelândia.

09 > Palestra Utilização de Inteligência Artificial em Processos Industriais

Com o Prof. Brunno Ferreira dos Santos (Policamp e Unip). Evento do Departamento de Química.

10 > Seminário Condicionantes da Disposição a Participar e a Aceitar por Pagamentos por Serviços Ambientais: Um Estudo de Caso no Brasil

Com o Prof. Ronaldo Seroa da Motta (Economia, UERJ). Evento organizado pelo Núcleo de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio).

13 a 17 > O Caso Bartleby: Literatura, Política e Filosofia

Mini-curso com o Prof. João Pedro Cachopo, Universidade Nova de Lisboa. Evento organizado pelos departamentos de Letras e de Filosofia.

Mesa de abertura do Seminário Conexões Atlânticas. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Mesa de abertura do Seminário Conexões Atlânticas. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

13 e 14 > Seminário Conexões Atlânticas – Trabalhadores, Sociabilidades e Circuitos Culturais na América do Sul 1830-1930

A proposta do seminário foi articular pesquisadores vinculados a universidades do Brasil, Argentina e Uruguai, incorporando ainda pesquisadores latino-americanistas que atuam nos Estados Unidos, a fim de criar um grupo de trabalho transnacional centrado no estudo da sociabilidade entre os trabalhadores nos circuitos do Atlântico sul-americanos. Evento do Departamento de História.

Evento realizado no salão da Pastoral Universitária. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Evento realizado no salão da Pastoral Universitária. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

15 > Lançamento da revista Dignidade Re-Vista

Revista acadêmica semestral da área de direitos humanos, destinada à publicação de artigos dos alunos de todos os cursos de graduação da PUC-Rio. No lançamento, o Vice-Reitor Pe. Francisco Ivern S.J. e a Profa. Sônia Maria Giacomini (CIS) falaram sobre direitos humanos no ambiente acadêmico.

15 > Mesa-Redonda A Escola que Temos e a Escola que Queremos: as Crianças, os Adultos e a Gestão

Com as professoras Sonia Kramer (EDU) e Rejane Siqueira (SEEDUC/RJ).

16 e 17 > IV Mostra de Psicologia Social da PUC-Rio

Os alunos apresentaram trabalhos de pesquisa desenvolvidos na disciplina.

Seminário realizado na sala K109. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Seminário realizado na sala K109. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

16 > Seminário Um Papo Sobre Música Brasileira

Organizado pelo Prof. Gabriel Neiva (COM), com a participação do Prof. Rômulo Mattos (HIS) e de Gabriel Gutierrez (doutorando em Comunicação, UERJ), o seminário discutiu a música brasileira contemporânea. Evento organizado pelo Departamento de Comunicação Social.

17 > Encenação do Espetáculo Qualquer Coisa a Gente Inventa

Parte das comemorações dos dez anos da Cátedra UNESCO de Leitura. Evento realizado no Auditório Padre Anchieta.

17 > Palestra Ética e Serviço Social: Possibilidades e Desafios de Objetivação da Ética Profissional

Com a Profa. Maria Lucia Barroco, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ética e Direitos Humanos da PUC-SP.

20 a 24 > Exposição Do Corpo, da Letra, do Mundo e Instalação Livros ao Léo

Em comemoração dos dez anos da Cátedra UNESCO de Leitura. A exposição teve fotos dos momentos e projetos marcantes realizados pela Cátedra desde a sua fundação e foi instalada inicialmente nos pilotis da Ala Kennedy e depois no Bosque das Araras, Deck do IAG e pilotis do Edifício Cardeal Leme.

O palestrante, Prof. Arlindo Philippi Junior, no Auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
O palestrante, Prof. Arlindo Philippi Junior, no Auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

20 > Palestra Interdisciplinaridade

Com o Prof. Arlindo Philippi Junior (USP). A palestra foi um incentivo às iniciativas acadêmicas de caráter interdisciplinar, em maior número e de um modo mais permanente, em nossa Universidade, uma meta apoiada pela Reitoria no sentido de ampliar a interdisciplinaridade nas atividades de ensino e pesquisa, tanto na pós-graduação quanto na graduação. Evento organizado pela Coordenação Central de Pós-Graduação (CCPG).

Parte da exposição, nos pilotis da Ala Kennedy. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Parte da exposição, nos pilotis da Ala Kennedy. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

23 > Palestra Quem Ganha e Quem Perde com a Guerra às Drogas? Histórico e Desafios da Política Nacional sobre Drogas

Com Leon Garcia, psiquiatra e diretor de articulação da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Cidadania.

24 > Palestras Rio 2016: O Design dos Jogos Olímpicos

Profissionais envolvidos nos processos de design em várias áreas dos Jogos, como a identidade visual, experiência dos espectadores, cerimônias e mascotes, participaram do encontro. Também foi discutido o impacto dos Jogos na cidade do Rio de Janeiro sob a perspectiva do design. Evento do Departamento de Artes e Design, realizado no Auditório Padre Anchieta.

Evento realizado na sala de reuniões do Decanato do CTC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Evento realizado na sala de reuniões do Decanato do CTC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

24 > Visita do diretor do Southern Office of Aerospace Research and Development

O Lt. Cel. Michael Martinez, diretor do AFOSR-SOARD em Santiago, Chile, fez uma apresentação sobre oportunidades de financiamento de projetos. Evento do Decanato do CTC.

24 > Palestra Soft Computing: Excursion through Fuzzy Sets, Neural Networks, Genetic Algorithms, and Rough Sets

Com a Profa. Sushmita Mitra, full Professor da Machine Intelligence Unit (MIU), Indian Statistical Institute, Kolkata, Fellow do IEEE, da Indian National Academy of Engineering e da National Academy of Sciences. A palestra fez parte do IEEE Distinguished Lecture Program. Evento organizado pelo Departamento de Engenharia Elétrica.

25 > Arraiá da PUC-Rio

Com 25 barracas de alunos e funcionários, as atrações foram: Ugo & Bruno, Carol Brunetta e Gabi Fernandes, da festa VAMBORA!, a banda de forró Os Conterrâneos, Djamal & Cereja, do bloco Os Filhos da PUC, a Quadrilha São Judas Show, DJ Flick e DJ Kimba.

30 > Seminário Liderança, Colaboração Docente, Gestão e Qualidade da Educação Básica em Diferentes Contextos Organizacionais

Com a Profa. Cynthia Paes de Carvalho (EDU). Evento realizado no Espaço Leandro Konder.

30 > Mesa-Redonda Os Limites da Crítica: Resistência e Contestação na Política Mundial Hoje

Com os palestrantes Debbie Lisle (Queen's University Belfast), Ritu Vij (University of Aberdeen) e Jimmy Klausen (IRI). Evento realizado no auditório B6.