Cronologia do ano

02 > Padronização das barracas do Polo Gastronômico da PUC-Rio

As barracas de alimentos localizadas no acesso à PUC-Rio pela Av. Padre Leonel Franca foram padronizadas, substituídas por quiosques, certificadas e fiscalizadas pela Vigilância em Saúde da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O Reitor Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. e a Profa. Ana Waleska. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
O Reitor Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. e a Profa. Ana Waleska. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

02 > Posse da Professora Ana Waleska Pollo Campos Mendonça como Professora Titular

Em sessão solene do Conselho Universitário, a Profa. Ana Waleska (EDU) proferiu a Aula Magistral Da Formação Partida à Profissão Fragmentada: uma longa trajetória de pesquisa sobre o professor secundário.

02 > Debate sobre Economia Criativa Carioca: Desafios e Oportunidades

Com o jornalista e empreendedor cultural Leo Feijó, fundador da Casa da Matriz e do Teatro Odisseia e integrante do Núcleo de Economia Criativa do Instituto Gênesis.

03 > Colóquio Métodos Numéricos para Equações Diferenciais Fracionais de Convenção-Difusão em 2D e 3D

Com o Prof. Yuan Jinyun, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Evento do Departamento de Matemática.

05 > Palestra Aprender, Organizar, Controlar e Crescer

Com o CEO da Vezpa Pizzas, Assur Fernandes. Evento do Departamento de Administração.

10 > Seminário Ética, Educação e Interculturalidade

Apresentado pelo Prof. Marcelo Andrade (EDU). Evento organizado pela Câmara de Ética em Pesquisa da PUC-Rio, em parceria com o Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais (CBCISS) e o SESC/SP. Realizado na unidade CCE do Centro.

Mesa sobre segurança alimentar, transgênicos e agrotóxicos, no auditório B8. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Mesa sobre segurança alimentar, transgênicos e agrotóxicos, no auditório B8. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

10 e 12 > III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária

Organizada pelo Departamento de Direito por meio do Projeto Direitos em Movimento: Territórios e Comunidades, do Núcleo de Estudos Constitucionais. Temas: 20 Anos do Massacre de Eldorado de Carajás: da criminalização dos movimentos à Lei Antiterrorismo e Segurança Alimentar, Transgênicos e Agrotóxicos: propostas legislativas em curso e garantia dos direitos difusos. Houve uma exposição de fotos da vivência organizada pelo Departamento no Assentamento Rural Roseli Nunes, em Piraí, entre 2012 e 2015, com alunos da graduação e pós-graduação em Direito, Comunicação, Serviço Social e Geografia.

12 > A PUC-Rio teve quatro projetos de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) aprovados no edital MCTI/CNPq/CAPES/FAPs

Os projetos aprovados foram: National Institute of Surface Engineering, submetida pelo Prof. Fernando Lázaro Freire Junior (FIS); INCT on Semiconductor Nanodevices, submetida pela Profa. Patrícia Lustoza de Souza (CETUC); Research Institute of the BRICS, submetida pela Profa. Ângela Maria Cavalcanti da Rocha (ADM); e INCT of Web Science, submetida pelo Prof. Carlos José Pereira de Lucena (INF).

Nilze Carvalho e Moacyr Luz. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Nilze Carvalho e Moacyr Luz. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

12 > Samba na PUC com o Grupo Sururu na Roda e Moacyr Luz

13 > III Manhã de Terapia Cognitivo-Ocupacional (TCC)

Palestras com a Profa. Angela Oliva (UFRJ e UERJ) e as psicólogas Cristiane Figueiredo, Fernanda Coutinho e Aline Sardinha.

13 > Palestra Re-Pensando Identidades Brasileiras: Novas Abordagens, Velhos Métodos

O Prof. Jeffrey Lesser, da Universidade de Emory (EUA) propõe um novo enfoque ao tratar da relação entre imigração, etnicidade e identidade nacional no Brasil. Evento conjunto dos departamentos de Letras, História e Ciências Sociais.

13 > Palestra Economia das Mudanças Climáticas: Adaptação e Mitigação

Com o ex-secretário de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) Sergio Margulis. Organizado pelo Núcleo de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio) da PUC-Rio.

17 > Encontro sobre Empreendedorismo e Experiência de Mercado

Com a gerente de marketing digital e social media da Adidas Originals, Ruth Sieveking, o gerente de vendas da América Latina da GoPro, Sérgio Bruno, e o co-fundador da Queremos!, Felipe Continentino.

17 > Seminário LEUS 2016 - O Projeto Antiecológico: uma Leitura das Estratégias de Desmonte da Proteção Ambiental no Congresso Nacional

Com a Profa. Inny Accioly (Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade/UFRJ) e o Prof. Celso Sánchez (Grupo de Educação Ambiental Desde el Sur/UNIRIO).

17 > Seminário de Dinâmica

A Profa. Katrin Gelfert (UFRJ) abordou o tema Skeletons e a Profa. Olga Romaskevich (Universidade de Moscou) tratou do Sternberg normalization theorem for skew products. Evento do Departamento de Matemática.

18 > Seminário O Marketing Infantil: Uma Viagem Sobre os Principais Desafios

Com a professora de Marketing da Universidade Católica Portuguesa e coordenadora científica do MBA Atlântico, Ana Côrte-Real. Foi apresentado o MBA Atlântico, que une alunos de Portugal, Angola e Brasil.

18 e 19 > Feira de Valores Católicos - Fevuc de Outono

Com o tema Direitos Humanos e Relações Trabalhistas. Shows no Anfiteatro Junito Brandão e na Vila dos Diretórios, além de palestras, exposição e sarau de poesia.

Palestra no auditório do RDC com o Prof. Arthur Berger da San Francisco State University. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Palestra no auditório do RDC com o Prof. Arthur Berger da San Francisco State University. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

18 a 20 > VII Encontro de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (Pró-Pesq PP)

Com o tema Desafios da Publicidade no Cotidiano: Pervasidade, Representação e Identidade, o evento ofereceu seminários e debates, lançamentos de livros, exibição de pôsteres e apresentação de trabalhos. Houve também um pré-evento, o IV Colóquio de Graduação em Publicidade: interdisciplinaridade, empreendedorismo e tecnologia, realizado no auditório do RDC.

19 > Palestra Panorama dos Estudos Culturais nos Estados Unidos

Com o Prof. George Yudice (Miami University), tendo o Prof. Karl Erik Schollhammer (LET) como debatedor.

19 > Seminário Exact Algorithms for Two Hard Optimization Problems: the vehicle routing problem with time windows and the minimax diameter clustering problem

Com o Prof. Claudio Contardo, da University of Québec in Montréal. Seminário sobre dois problemas de otimização: roteamento de veículos e clustering. Evento do Departamento de Engenharia Industrial.

Mesa do evento, no auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Mesa do evento, no auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

20 e 21 > V Mostra Carioca de Neuropsicologia Clínica

O evento teve como objetivo disseminar a importância da neuropsicologia clínica para diagnósticos diferenciais.

20 > Seminário sobre Conservação e Sustentabilidade

O Prof. Alexandro Solórzano (GEO) apresentou Diálogos Socioecológicos: Estabelecendo Conexões Através da Geografia, História e Ecologia e o Prof. Felipe Süssekind (CIS), Redes Sociotécnicas no Pantanal. Evento do Núcleo Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio), do Departamento de Geografia e Meio Ambiente e do Departamento de Ciências Sociais.

23 de Maio a 24 de Junho > Exposição Coletiva X4 mostrou interferências no Solar Grandjean de Montigny

Com os artistas Fabio Scaglione, Maria Fernanda Lucena, Piti Tomé e Victor Mattina. A exposição fez parte da comemoração dos 200 anos da chegada da Missão Francesa ao Brasil. 

24 > Mesa-Redonda Leituras da Laudato Si'

Cultura, espiritualidade, filosofia, ética. Com o Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueria S.J., o Prof. Roberto DaMatta (CIS), o Prof. Alessandro Rocha (iiLer) e a Prof. Eliana Yunes (LET).

24 > Mesa-Redonda Diálogos Anglo-Brasileiros Sobre Direito e Religião

Com os professores Sarah Hayes (Oxford Brookes University), Rodrigo Vittorino Souza Alves (Universidade Federal de Uberlândia) e Fábio Carvalho Leite (JUR). Evento do Departamento de Direito.

24 > Palestra Física Quântica e Espiritualidade: Os Limites do Possível

Apresentada pelo ex-aluno Helio Daldegan, formado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio em 1970. Evento da Associação dos Antigos Alunos.

Os palestrantes, no Auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Os palestrantes, no Auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

25 > Evento A Vila dos Diretórios e a Ditadura Militar

Com os professores Marcelo Jasmin (HIS), Margarida de Souza Neves (Núcleo de Memória da PUC-Rio) e Silvio Tendler (COM).

Plateia e mesa com palestrantes, no auditório B8. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Plateia e mesa com palestrantes, no auditório B8. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

25 > Palestra Campo de Golfe da Barra: Uma Polêmica Olímpica

O debate foi promovido pelo NIMA-Jur e pelo Centro Acadêmico de Biologia, com a participação de Richieri Sartori (consultor ambiental) e do Grupo de Apoio Técnico Especializado do Ministério Público.

25 > Aula aberta Os Rumos Atuais do Ensino Superior na Europa, o Acordo de Bolonha e a Internacionalização do Ensino

Com o Prof. José Maria Hernandez da Universidade de Salamanca, Espanha. Evento organizado pelo Departamento de Educação.

26 > Mesa-redonda Experiências de Inclusão Social Por Meio do Ensino de História e das Mídias Digitais (Brasil e Moçambique)

Foi discutido o projeto Acervo Digital da História e Cultura Swahili do Norte de Moçambique.

Abertura do evento, na pérgula, ao lado da Ala Kennedy. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Abertura do evento, na pérgula, ao lado da Ala Kennedy. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

30 de Maio a 03 de Junho > Varal da Poesia

Inspirado na Encíclica Laudato Si’, o Varal da Poesia apresentou 150 poemas pelo campus, com o objetivo de refletir sobre as questões ambientais. O projeto foi organizado pela Cátedra UNESCO de Leitura.

30 de Maio a 01 de Junho > Seminário da Graduação do Departamento Instituto de Relações Internacionais

Os temas foram Megaeventos: processos globais, impactos locais e Governando o Brasil: repensando centros e periferias da política global contemporânea.

O Prof. Fernando Lázaro, o Reitor Pe. Josafá S.J., o Prof. Welles Morgado, o Vice-Reitor Pe. Ivern S.J., o Vice-Reitor Comunitário Prof. Augusto Sampaio e o Decano do CTC Prof. Luiz Silva Mello. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
O Prof. Fernando Lázaro, o Reitor Pe. Josafá S.J., o Prof. Welles Morgado, o Vice-Reitor Pe. Ivern S.J., o Vice-Reitor Comunitário Prof. Augusto Sampaio e o Decano do CTC Prof. Luiz Silva Mello. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

31 > Posse do novo diretor do Departamento de Física, Professor Fernando Lázaro Freire Junior

Realizada na Sala do Conselho Universitário, com a presença do Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos Siqueira S.J., do Vice-Reitor, Pe. Francisco Ivern Simó S.J., dos vice-reitores, decanos e convidados, e do ex-diretor do Departamento, Prof. Welles Antônio Martinez Morgado.

31 > Seminário O Curso de Pedagogia na Perspectiva da Sociologia das Profissões

Com a Profa. Zaia Brandão (EDU).