Cronologia do ano

Exposição nos pilotis do Edifício da Amizade. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Exposição nos pilotis do Edifício da Amizade. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

04 de Outubro a 25 de Novembro > Exposição Memória em Imagens: a PUC-Rio nas fotografias de Antônio Albuquerque

O Núcleo de Memória da PUC-Rio organizou a exposição para comemorar seus dez anos de atividades e homenagear o fotógrafo Antônio Albuquerque, que completou 50 anos de PUC-Rio. A exposição ficou inicialmente nos pilotis do Edifício da Amizade e depois do dia 20/10 foi reinstalada no bosque.

05 > Dia da China e comemoração do 5º Ano do Instituto Confucius PUC-Rio

Evento de divulgação da Cultura Chinesa e dos projetos desenvolvidos no âmbito do Instituto Confucius: exposição de arte, literatura, esportes clássicos e peculiaridades da cultura chinesa, além de oficinas de caligrafia, arte em papel, música e Tai Chi Chuan.

05 > Workshop Gratuito de Prototipação, Co-Criação e Matchmaking

O programa Academia Industry Training tem o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e empreendedorismo entre pesquisadores brasileiros e suíços. Parceria com a Swissnex Brasil. Evento organizado pelo Instituto Gênesis.

05 > Palestra Experiência Internacional na Formação de um Advogado

Com o Prof. Lauro Gama, que tratou do Programa Direito Global, que equivale à dupla titulação para alunos do curso de Direito.

06 > Posse do Professor Alexandre Montaury Baptista Coutinho como diretor do Departamento de Letras

Realizada na Sala do Conselho Universitário, com a presença do Reitor, Prof. Pe. Josafá Carlos Siqueira S.J., do Vice-Reitor, Pe. Francisco Ivern Simó S.J., vice-reitores, decanos e convidados, e do ex-diretor do Departamento, Prof. Karl Erik Schøllhammer.

06 > Palestra Clavis Bibliothecarum

Sobre as antigas bibliotecas eclesiásticas de Portugal. Encontro organizado pelo Núcleo de Estudos Históricos dos Artefatos da Ciência e da Tecnologia (MAST - Museu de Astronomia e Ciências Afins) e pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da PUC-Rio.

06 > Seminário Algumas Considerações a partir de Buber

Com o Prof. Alez Guilherme (PUC-RS). Evento do Departamento de Educação.

06 e 07 > Seminário The Dragon and the Elephant Meet the Jaguars: China and India in Latin America

Evento do Departamento Instituto de Relações Internacionais em parceria com o German Institute of Global and Area Studies (GIGA). Foram analisados os interesses econômicos e estratégicos da China e da Índia na América Latina. Realizado no Auditório do RDC.

Encontro na sede da Cátedra UNESCO de Leitura. Fotógrafo Gabriel Molon. Acervo Comunicar.
Encontro na sede da Cátedra UNESCO de Leitura. Fotógrafo Gabriel Molon. Acervo Comunicar.

06 e 07 > VII Encontro Nacional Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio

Promovido pela Rede de Estudos Avançados em Leitura (Reler), o Encontro reuniu professores do Estado do Rio, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Santa Catarina e Goiás para apresentar a nova configuração da Rede e integrar pesquisadores de diversos estados e universidades ligados à literatura.

07 > Palestra O Trabalho dos Sonhos na Gestalt-Terapia

Com o diretor do Instituto Gestalt - Firenze, Paolo Quattrini. Evento do Departamento de Psicologia.

08 a 25 > Exposição Paisagem em Comum

Fotografias de Monica Mansur. Realizada no Solar Grandjean de Montigny.

11 > Palestra Mudanças Climáticas e Capacidade de Resposta dos Municípios do Leste Metropolitano do Estado do Rio

Com o Prof. Paulo Gusmão, do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ. Evento do Departamento de Geografia e Meio Ambiente.

14 > Palestra Pesquisa em Ensino de História: Desafios Face às Demandas do Nosso Tempo Presente

Com a Profa. Carmen Teresa Gabriel (UFRJ). Parte do programa História às Sextas do Departamento de História.

14 > Confraternização dos Professores e dos Funcionários Técnico-Administrativos

Homenagem aos funcionários e professores que completaram 20, 25, 30, 35, 40, 45 e 50 anos de atuação na Universidade. Presentes o Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. e o Vice-Reitor Comunitário Prof. Augusto Sampaio. Evento realizado no Ginásio Poliesportivo.

Fala do Cardeal Dom Orani, ao lado do Reitor Pe. Josafá S.J., no Salão da Pastoral. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Fala do Cardeal Dom Orani, ao lado do Reitor Pe. Josafá S.J., no Salão da Pastoral. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

17 a 21 > Semana da Cultura Religiosa

O tema foi Ética Socioambiental e Direitos Humanos: o Cuidado da Casa Comum é Nossa Responsabilidade.  O Grão-Chanceler da PUC-Rio e Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, O. Cist., fez a palestra de abertura.

18 > IV Seminário de Logística Humanitária da PUC-Rio

O encontro foi realizado pelo Lab HANDs, do Departamento de Engenharia Industrial, e teve palestras sobre o legado operacional das Olimpíadas e Paralimpíadas e o desastre da Samarco/Vale/BHP.

Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

18 a 28 > Exposição Literatura Infantil e Juvenil

Com livros do acervo do iiLer, no saguão da Biblioteca Central.

O Reitor Pe. Josafá S.J., o Cardeal Dom Orani e o Almirante Ilques. Fonte: site www.marinha.mil.br
O Reitor Pe. Josafá S.J., o Cardeal Dom Orani e o Almirante Ilques. Fonte: site www.marinha.mil.br

19 > IV Jornada de Serviço de Assistência Religiosa da Marinha

O tema da Jornada foi O Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, na Família Naval - Desafios e Oportunidades. Com o patrocínio do Abrigo do Marinheiro, da Associação de Poupança e Empréstimo e da Fundação Habitacional do Exército, o evento reuniu cerca de 100 pessoas e contou com a presença do Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, O.Cist., do Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, e do Reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira S.J..

19 > Palestra Desculpe o Transtorno, Precisamos Falar Sobre Direção de Arte

Com o objetivo de aproximar os alunos do cotidiano do profissional de direção de arte. Os palestrantes foram Carolina Lobianco, Jorge Iquiene e João Miller, profissionais da área.

Apresentação de Dorina, no anfiteatro Junito Brandão. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Apresentação de Dorina, no anfiteatro Junito Brandão. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

19 > Projeto Samba na PUC, com Dorina e Tia Surica

19 > Palestra Paisagens para Cidades Sustentáveis e Resilientes

Com a Profa. Cecilia Polacow Herzog (DAU), paisagista urbana, que investiga cidades ao redor do mundo em busca de soluções sustentáveis e resilientes de alto desempenho social, ecológico e econômico. Evento dos departamentos de Arquitetura e Urbanismo e de Artes e Design.

19 > Palestra Ética na Laudato Si’

Com o Reitor Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J.. Evento do Centro Loyola de Fé e Cultura.

20 > Simpósio Design e Serviços para o Bem-Estar

Promovido pela PUC-Rio, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, o encontro promoveu debate sobre o projeto de novos serviços orientados para o bem-estar. O convidado do encontro foi o Prof. Dirk Snelders, da Universidade Tecnológica de Delft, na Holanda.

21 > Evento em comemoração dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio

A palestra de abertura ficou a cargo da Profa. Terezinha Féres-Carneiro com o tema 50 Anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Rio: uma História de Pioneirismo, Inovação e Resiliência. Participação de palestrantes da UnB e UFRGS.  Uma apresentação de pôsteres dos alunos do programa e um coquetel de comemoração na sala L201 encerraram o evento.

24 > Seminário Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS): 30 Anos de Desafios

O Departamento Instituto de Relações Internacionais, em parceria com a Escola Superior de Guerra, organizou o seminário, que buscou refletir sobre os 30 anos da ZOPACAS e sobre suas potencialidades para as próximas décadas. Composta por 24 países, a ZOPACAS foi estabelecida em 1986, em Resolução da Assembleia da ONU, para promover a cooperação para o desenvolvimento econômico e social, a paz e a segurança e para evitar a introdução e o desenvolvimento de armamentos de destruição em massa na região.

24 > Palestra Comércio Internacional, Direitos Humanos e Meio Ambiente: O Que Pode Fazer o Direito?

Com os professores Blanca Yaquelin Zenteno Trejo e Armando Osorno Sánchez, da Facultad de Derecho y Ciencias Sociales de la Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (México). Evento organizado pelo Departamento de Direito.

24 a 28 > Seminário Demografia, Indicadores Econômicos e Sociais

Indicadores Sociais, Relevância e Resultados; Orçamentos Familiares: um olhar sobre os gastos sociais, qualidade de padrões de vida; e Aspectos Demográficos no Brasil foram os principais temas do Seminário. Evento do Departamento de Ciências Sociais.

24 a 28 > Seminário Da Representação: História Natural e Filosofia Política

Encontros com o Prof. Renato Lessa  (UFF e IUPERJ). Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito.

Abertura do evento, no auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Abertura do evento, no auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

24 a 29 > 3ª Edição do Simpósio Internacional sobre Metropolização do Espaço, Gestão Territorial e Relações Urbanos-Rurais (Simeger)

O tema este ano foi Metropolização: Espaço, Cotidiano e Ação. O simpósio, que reuniu geógrafos de todo o mundo, buscou debater e articular questões sobre o espaço urbano contemporâneo. O Prof. Horacio Capel (Universitat de Barcelona) abriu o evento no auditório Padre Anchieta com a conferência Cidadania e Utopia: em tempos de metropolização, como pensar uma ciência cidadã?. Evento do Departamento de Geografia e Meio Ambiente.

25 > Conferência A Regularização da Energia Elétrica nas Favelas Cariocas

Apresentada por Francesca Pilo, doutora em planejamento urbano pela Universidade Paris Est (França) e pela Universidade Federal Fluminense (Brasil). Sua pesquisa de doutorado abordou as políticas de gestão e de acesso à energia elétrica nas favelas do Rio de Janeiro.  O encontro é organizado pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Socioambientais.

25 a 27 > Evento SIM - Saúde Integral da Mulher pelo Outubro Rosa

Mulheres realizadas nas suas profissões abordaram diferentes dimensões da vida da mulher e sua saúde. Na abertura do evento, houve uma roda de conversa com o tema De Peito Aberto: Câncer de Mama sem Rodeios, realizada na Casa da Medicina. A mastologista Thereza Cypreste, o mastologista e professor da PUC-Rio, Prof. Ricardo Chagas, e o Decano do CCBS, Prof. Hilton Koch compartilharam suas experiências e esclareceram dúvidas.

Evento realizado no espaço Dom Luciano Mendes, antigo Salão da Pastoral. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Evento realizado no espaço Dom Luciano Mendes, antigo Salão da Pastoral. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

25 a 27 > XVII Semana Teológica: Misericórdia e Teologia

Com o objetivo de debater a construção de um mundo mais humano, o encontro teve palestras e debates.

Um dos debates nos pilotis da Ala Kennedy. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Um dos debates nos pilotis da Ala Kennedy. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

25 a 27 > XXI FEVUC

O tema deste ano foi Vivência de Valores da Universidade Católica. Durante a FEVUC foi iniciada a campanha de arrecadação de donativos para as vítimas do terremoto no Haiti. Evento organizado pela Pastoral Universitária.

26 > Mesa-Redonda Museu, Escola e Acessibilidade

Com as professoras Andréa Costa (Unirio) e Priscila Resinentti (SME/RJ). Lançamento do livro Quando a escola vai ao museu, da Profa. Cristina Carvalho (EDU). Evento do Departamento de Educação.

Evento realizado no auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Evento realizado no auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

27 > Seminário Internacional Desafios e Oportunidades das Relações Internacionais na América Latina

Os debates giraram em torno das reações e contribuições da América Latina às transformações políticas, econômicas e normativas da esfera internacional, assim como a dinâmica política da região. Evento organizado pelo Departamento Instituto de Relações Internacionais, em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e a Embaixada do Chile no Brasil.

29 > VIII Jornada do Curso de Especialização em Psicoterapia de Família e Casal

Com os temas ambiguidade, diferenciação e demanda clínica. Evento do Departamento de Psicologia.

Evento realizado no auditório do IRI. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Evento realizado no auditório do IRI. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

31 > Evento Colômbia: O Que Esperar Depois do Referendo?

Organizado pelo Centro Acadêmico de Relações Internacionais (CARI).  O referendo realizado na Colômbia sobre o Acordo de Paz negociado em Havana registrou uma vitória do "Não" sobre o "Sim". Quais são os efeitos no curto prazo da vitória do "Não"? Qual será o impacto desse resultado sobre a agenda de paz da Colômbia? Debatedoras: Maria Elena Rodriguez (IRI), Manuela Trindade Viana (IRI) e Isa Mendes (GSUM). Organizado pelo Departamento Instituto de Relações Internacionais.