Cronologia do ano

02 > Seminário de Sistemas Dinâmicos – Renormalização e Transição de Fase

Seminário ministrado pelo Prof. Renaud Leplaideur, Universidade de Brest, França. Evento organizado pelo Departamento de Matemática.

02 > Palestra Fobia do Estado: uma Tendência nas Ciências Sociais?

Na palestra o Prof. Kaspar Villadsen discutiu o antiestatismo. O Prof. Villadsen é Professor da Copenhagen Business School e Professor visitante do Departamento de Administração da PUC-Rio.

04 > Encontro de Professores Católicos do Ensino Superior

O evento tece como tema O Profissional de Educação e a Fé: Desafios, Perspectivas e Testemunho. Entre os palestrantes estiveram Dom Paulo Cezar Costa (TEO), Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, o Prof. Welles Morgado (FIS) e a Profa. Tereza Regina obl. OSB (Geologia/UERJ). Evento organizado pelo Centro Loyola de Fé e Cultura.

Os Professores Danilo Marcondes (FIL) e Edgar Lyra (FIL) no Auditório Padre Anchieta. Fotógrafo desconhecido. Acervo do Projeto Comunicar.
Os Professores Danilo Marcondes (FIL) e Edgar Lyra (FIL) no Auditório Padre Anchieta. Fotógrafo desconhecido. Acervo do Projeto Comunicar.

06 a 08 > Colóquio Para quem fala a Filosofia?

O Colóquio foi composto por seis sessões que puseram em questão as interfaces entre a Filosofia e seus diversos públicos.

07 > O Futuro da União Europeia

Palestra da Profa. Andrea Hoffmann (IRI). Evento organizado pelo Instituto de Relações Internacionais, realizado na sala F300.

07 > Palestra sobre o cantor, compositor e autor francês Charles Aznavour

Apresentada pela Profa. Ângela Perricone (LET) na sala L224.

Na mesa de abertura do Colóquio, realizado no Auditório B6, os professores Paulo Fernando Carneiro, Affonso Romano, Karl Erik e Francisco de Guimaraens. Fotógrafo desconhecido. Acervo do Projeto Comunicar.
Na mesa de abertura do Colóquio, realizado no Auditório B6, os professores Paulo Fernando Carneiro, Affonso Romano, Karl Erik e Francisco de Guimaraens. Fotógrafo desconhecido. Acervo do Projeto Comunicar.

07 e 08 > Colóquio Internacional Foucault - 40 Anos das Conferências A Verdade e as Formas Jurídicas

Evento organizado pelos Departamentos de Letras, de Direito e pelo Instituto de Estudos Avançados em Humanidades da PUC-Rio. Em maio de 1973, o filósofo francês Michel Foucault esteve na PUC-Rio para cinco conferências, posteriormente publicadas sob o título de A verdade e as formas jurídicas. O Colóquio organizado para comemorar os 40 anos deste evento teve a participação do Prof. Paulo Fernando Carneiro de Andrade (TEO), Decano do CTCH, de Affonso Romano de Sant`Anna, crítico, escritor e ex-Professor da PUC-Rio, de Mathieu Potte-Bonneville (College International de Philosophie), do Prof. Paulo Vaz (ECO/UFRJ), da Profa. Vera Malaguti (ICC/UERJ), do Prof. Nilo Batista (UERJ e UFRJ), do Prof. Peter Pál Pelbart (PUC-SP), do Prof. Henrique Antoun (ECO/UFRJ), do Prof. Kaspar Villadsen (Copenhagen Business School), do Prof. Francisco de Guimaraens (JUR), do Prof. Carlos Augusto Peixoto Junior (PSI), da Profa. Denise Portinari (DAD), da Profa. Rita Cesar (UFPR) e do Prof. Karl Erik Schøllhammer (LET).

08 > Mesa-redonda Quem são os Proprietários do Brasil?

Evento organizado pelo Departamento de Ciências Sociais e coordenado pela Profa. Alice Costa. O palestrante foi o Prof. João Roberto Pinto (SOC) e os debatedores foram os professores Eduardo Raposo (SOC) e Ricardo Ismael (SOC).

10 > Palestras Lobby Empresarial – Verdades e Mentiras

Com a participação do engenheiro Gustavo Leite (Xerox do Brasil) e de Henrique Rzezinski (British Gás). Evento organizado pelo Departamento de Comunicação Social na sala K102.

10 > Laboratório de Teoria e Historiografia - Limites políticos da história universal

Com o Prof. Marcelo Jasmin (HIS). Evento organizado pelo Departamento de História e realizado na sala F502.

Palestra com a Profa. Lilian Saback (COM) e o Prof. Miguel Pereira (COM) na sala K102. Fotógrafa Flavia Espíndola. Acervo do Projeto Comunicar.
Palestra com a Profa. Lilian Saback (COM) e o Prof. Miguel Pereira (COM) na sala K102. Fotógrafa Flavia Espíndola. Acervo do Projeto Comunicar.

13 > Midia Training com padres do Rio de Janeiro

O midia training foi uma parceria entre a Arquidiocese do Rio de Janeiro e o Projeto Comunicar, com o objetivo de preparar parte do clero do Rio de Janeiro para lidar com a mídia durante a Jornada Mundial da Juventude. Participaram padres que representavam o Vicariato Sul, como os bairros de Ipanema, Gávea e Leblon.

13 > Lançamento do livro O alfabeto da cidadania

O autor, o deputado estadual Robson Leite (PT), falou sobre o livro. A equipe da Cátedra UNESCO de Leitura fez um recital com poemas de Castro Alves, Cruz e Sousa e outros autores negros. Evento organizado em parceria com o Núcleo de Educação de Adultos (NEAd) da PUC-Rio.

13 a 17 > SAF 2013 - XIV Semana dos alunos da pós-graduação em Filosofia da PUC-Rio

Palestras com os Professores Guido Imaguire, Ludovic Soutif, Antônio Mattoso, Vera Bueno, Danilo Marcondes, James Arêas, Verônica Damasceno, Rafael Haddock-Lobo e Filipe Ceppas. Realizada na Sala de Reuniões do Decanato do CTC.

A Profa. Maria Clara Bingemer autografa seu livro. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.
A Profa. Maria Clara Bingemer autografa seu livro. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.

14 > Lançamento do livro Crônicas de cá e de lá, da Profa. Maria Clara Bingemer (TEO)

Evento organizado pela Cátedra Carlo Maria Martini (CCMM), do Decanato do CTCH, e realizado na sala L501/8.

Palestra do Prof. Flavio Miguez de Mello (UFRJ). Fotógrafo Weiler Filho. Acervo do Projeto Comunicar.
Palestra do Prof. Flavio Miguez de Mello (UFRJ). Fotógrafo Weiler Filho. Acervo do Projeto Comunicar.

14 > Encontro da série Reflexões da Engenharia

A Academia Nacional de Engenharia (ANE) promoveu um encontro da série Reflexões da Engenharia com a coordenação da Vice-Presidente da ANE, Profa. Djenane Pamplona (CIV). Os temas tratados foram: Impactos sobre Barragens e Reservatórios na Região Amazônica, pelo Prof. Flavio Miguez de Mello (UFRJ); Benefícios e Impactos da Construção da Usina Hidrelétrica de Energia Santo Antônio no Rio Madeira, pelo engenheiro Eduardo de Melo Pinto; Custo-benefício da Construção de Grandes Usinas Hidroelétricas na Região Amazônica, pelo ambientalista Roberto Smeraldi (Amigos da Terra). Evento realizado no Auditório Padre Anchieta.

15 > Palestra Verdades que a Ditadura Escondeu

O ex-Presidente da OAB-RJ e Presidente da Comissão da Verdade do governo do Rio de Janeiro, Wadih Damous, e o Procurador da República Antônio Cabral participaram do debate. No encontro foram discutidos os próximos passos da Comissão, que investiga assassinatos, desaparecimentos, tortura e crimes cometidos pelo Estado durante a ditadura. Evento organizado pelo Departamento de Comunicação Social.

15 > Colóquio Os BRICS no Comércio Internacional

O palestrante foi o Professor Ivan Oliveira, Coordenador de Estudos em Relações Econômicas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Evento realizado no BRICS Policy Center, em Botafogo.

15 > 2º Debate Grandes Eventos e Transformações Urbanas no Rio de Janeiro

Os convidados foram o arquiteto João Pedro Backseuer e o engenheiro inglês Ed MacCann. Eles foram responsáveis pelos projetos dos velódromos dos jogos olímpicos do Rio e de Londres, respectivamente. Evento organizado pelo Departamento de Arquitetura e realizado no Auditório do RDC.

15 > Mesa-redonda Investment Decision Quality in Oil & Gas

Evento organizado pelo Núcleo de Pesquisa e Infraestrutura (Nupei) do IAG com os palestrantes Reidar Bratvold (Universidade de Stanvanger) e Steve Begg (Universidade de Adelaide). Também participaram do encontro Bart Willigers, do BG Group, e os Professores da PUC-Rio Marco Antonio Dias, Fernando Aiube e Luiz Brandão.

Palestrantes e plateia na abertura do evento, no Salão da Pastoral. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.
Palestrantes e plateia na abertura do evento, no Salão da Pastoral. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.

15 a 17 > V Simpósio de Teologia – Exegese, Teologia e Pastoral: Relações, Tensões e Desafios

O evento fez parte das comemorações do 40º aniversário do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-Rio, e do Departamento de Teologia, criado em 1968 e reconhecido em 1972 pela Santa Sé. Foram homenageados os Professores Alfonso García Rubio, Ana Maria de Azeredo Lopes Tepedino, Pe. Jesús Hortal Sánchez S.J., Lina Boff, Mario de França Miranda e Tereza Maria Pompéia Cavalcanti. No Simpósio participaram o Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., Dom Paulo Cezar Costa (Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro) e diversos professores do Departamento de Teologia.

15 de Maio a 26 de Junho > Festival de Cinema do Instituto Confucius

O Festival de Cinema teve como intuito a divulgação do cinema chinês aos estudantes da PUC-Rio. As exibições foram realizadas na sala L140.

16 > Colóquio Evolution of Programming Abstractions: From Objects Actors, Components, Services to Agents

Apresentado pelo pesquisador do Centre National de La Recherche Scientifique (CNRS), Jean-Pierre Briot. Evento organizado pelo Departamento de Matemática e realizado na sala L856.

16 > Dia do Assistente Social

Foram apresentadas palestras que abordaram temas como direitos sociais, sociedade, trabalho, assistencialismo e ética. Evento organizado pelo Departamento de Serviço Social e realizado na sala F300.

17 > Palestra Comunicação Integrada como Diferencial Competitivo

Com a participação de Manoela Osório, gerente de comunicação e cultura organizacional da empresa de telefonia OI. Evento organizado pelo Departamento de Comunicação Social.

Palestrantes e participantes da Jornada no Auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.
Palestrantes e participantes da Jornada no Auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.

17 > XV Jornada do SPA

No encontro os professores do Departamento de Psicologia apresentaram aos alunos como foram resolvidos alguns casos clínicos atendidos pela equipe do SPA em 2012. O evento ocorreu no Auditório do RDC.

Na mesa o Prof. Everardo Rocha (COM) e Rene Silva do jornal comunitário A Voz da Comunidade. Evento realizado na sala K102. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.
Na mesa o Prof. Everardo Rocha (COM) e Rene Silva do jornal comunitário A Voz da Comunidade. Evento realizado na sala K102. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.

20 > Seminário Mídia Alternativa ou Alternativa de Mídia

Participação do Prof. Everardo Rocha (COM), de Raphael Freire e Viviane Ayres (ONG Cinemaneiro) e Rene Silva (jornal comunitário A Voz da Comunidade). Evento organizado pelo Departamento de Comunicação Social.

20 > Colóquio O Papel da Índia na Governança Econômica Global: não é Fácil ser uma Potência Emergente na Ásia

Com a participação da Profa. Mary Surupa Gupta, da Universidade de Washington. Evento organizado pelo BRICS Policy Center.

20 > Palestra De Pedro a Francisco: História dos Papas

Com Luiz Paulo Horta, Presidente do Centro Dom Vital e jornalista do jornal O Globo. O palestrante fez um panorama sobre o papel dos Papas na história da Igreja. O encontro foi no Auditório AMEX/IAG, organizado pelo Centro Dom Vital e pela Cátedra Carlo Maria Martini (CTCH).

O Prof. Claudio Magalhães, o Reitor Pe. Josafá S.J., a Profa. Luiza Novaes, o Vice-Reitor Pe. Ivern S.J. (encoberto) e o Vice-Reitor Comunitário Prof. Augusto Sampaio durante a cerimônia na Sala do Conselho Universitário. Fotógrafa Flavia Espíndola. Acervo do Projeto Comunicar.
O Prof. Claudio Magalhães, o Reitor Pe. Josafá S.J., a Profa. Luiza Novaes, o Vice-Reitor Pe. Ivern S.J. (encoberto) e o Vice-Reitor Comunitário Prof. Augusto Sampaio durante a cerimônia na Sala do Conselho Universitário. Fotógrafa Flavia Espíndola. Acervo do Projeto Comunicar.

21 > Posse do novo Diretor do Departamento de Artes e Design, Prof. Claudio Freitas de Magalhães

Evento realizado na Sala do Conselho Universitário com a presença do Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., vice-reitores, decanos, professores e convidados.

A palestrante Adriana de Souza e Silva e a plateia. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.
A palestrante Adriana de Souza e Silva e a plateia. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.

21 > Palestra Interfaces Móveis em Espaços Híbridos: Sociabilidade, Privacidade e Vigilância

Com Adriana de Souza e Silva, do Departamento de Comunicação da North Carolina State University. Evento organizado pelo Departamento de Psicologia e realizado na sala L201.

21 > Debate com o tema Lacunas no Mercado Audiovisual

Participaram do debate a gerente de Marketing do Grupo Kinoplex, Patrícia Cotta, o Diretor da distribuidora Diamond, Marcos Aurélio Marcondes, o gerente de investimentos da RioFilme Rodrigo Guimarães e a produtora dos filmes Cidade de Deus e Central do Brasil, Elisa Tolomelli. O objetivo do debate foi mostrar aos futuros profissionais do setor audiovisual quais as principais áreas de atuação que têm grande demanda no mercado. Evento realizado pelo Departamento de Comunicação Social no Auditório do RDC.

21 > Palestra Régulas e Apotentadas: Gênero e Poder em Moçambique no Século XVIII

Apresentada pela Profa. Eugénia Rodrigues, do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT, Lisboa). Evento organizado pelo Departamento de História na sala F300.

O Prof. Luiz Felipe Guanaes (NIMA/GEO) em uma das palestras, nos pilotis do Edifício da Amizade. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.
O Prof. Luiz Felipe Guanaes (NIMA/GEO) em uma das palestras, nos pilotis do Edifício da Amizade. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.

21 a 24 > 18ª edição da Feira de Valores da Universidade Católica (FEVUC)

Foram montadas cinco tendas com os temas Cultura, Ecologia, Ecumênico, Novas tecnologias e Social. Houve apresentações de música, dança e capoeira. Evento organizado pelo Centro de Pastoral Anchieta.

Na mesa os Professores Marcus André Vieira e Esther Maria Arantes. Evento realizado na sala L201. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.
Na mesa os Professores Marcus André Vieira e Esther Maria Arantes. Evento realizado na sala L201. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.

22 > L'enfance sous Contrôle - Infância sob controle

Exibição do documentário de Marie Pierre Jaury e debate com os Professores Marcus André Vieira e Esther Maria Arantes. Evento organizado pelo Departamento de Psicologia.

22 > Palestra Grandes Acidentes no Seguimento de O&G: Ambientes On e Offshore

O gerente de Conformidade Regulatória da SBM Offshore, João Carlos Rodrigues, foi o palestrante. Evento organizado pelo Capítulo Estudantil SPE PUC-Rio, realizado no Auditório Padre Anchieta.

Palestrantes e plateia no primeiro dia do evento. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.
Palestrantes e plateia no primeiro dia do evento. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.

22 a 24 > Seminário de Relações Internacionais

Foram discutidos três temas: Comércio, Cooperação e Conflito. A primeira mesa discutiu as transações comerciais do Brasil no exterior e os novos contratos. Na segunda, refletiu-se sobre a prática profissional nos acordos de cooperação internacional. Na terceira, os participantes debateram sobre como mediar situações de conflito. Evento organizado pelo Departamento Instituto de Relações Internacionais no Salão da Pastoral.

23 > A equipe do Departamento de Direito venceu a competição de Julgamento Simulado sobre o Sistema Interamericano de Direitos Humanos

A equipe formada pelos alunos Bernardo Kaiser e Paulo Henrique Tavares, sob a orientação da Professora Letícia da Costa Paes, venceu a competição de Julgamento Simulado sobre o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, realizada pela American University, em Washington. O evento ocorreu entre os dias 18 e 23/5. O aluno Bernardo Kaiser também foi escolhido o melhor orador da competição. Participaram dessa edição mais de 100 equipes, de 26 países.

23 > Jornada Em Torno de Foucault

Apresentação de trabalhos de pesquisadores do Departamento de Filosofia sobre as cinco conferências ministradas pelo filósofo Michel Foucault em 1973 na PUC-Rio. No mesmo dia foi lançada edição da revista O que nos Faz Pensar dedicada ao filósofo. Evento realizado na Sala de Reuniões do Decanato do CTC.

23 > Seminário Workplace Reorganization, Uncertainty and Employee Health

Apresentado pelo pesquisador Roland Rathelot, do Centre de Recherche en Economie et en Statistiques (CREST). Evento organizado pelo Departamento de Economia e realizado na sala F200.

26 a 31 > Equipe da CCCI participou do NAFSA 2013: Annual Conference & Expo

A Association of International Educators (NAFSA) promoveu o NAFSA 2013: Annual Conference & Expo, que reuniu universidades de todo o mundo. A equipe da Coordenação Central de Cooperação Internacional da PUC-Rio (CCCI) foi a maior delegação entre as instituições brasileiras presentes no evento.

Na mesa, os debatedores e a Profa. Carla Siqueira (COM). Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.
Na mesa, os debatedores e a Profa. Carla Siqueira (COM). Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.

27 > Debate No Rastro da Verdade: o Jornalismo e os Crimes da Ditadura

Com a participação de Álvaro Caldas (Comissão Estadual da Verdade do RJ), Claudio Renato (Globo News), Chico Otávio (O Globo) e José Eduardo Fontes Maya Ferreira (O Globo). Evento organizado pelo Departamento de Comunicação Social na sala K102.

28 > Palestra Design e Almodóvar

Com Antxon Goméz, diretor de arte que participou de filmes do cineasta Pedro Almodóvar, como A pele que habito, Fale com ela e Abraços partidos. Evento organizado pelo Departamento de Comunicação Social na sala K102.

Participantes do debate e plateia presente. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.
Participantes do debate e plateia presente. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.

28 > Debate sobre a União Nacional do Estudantes (UNE)

Evento organizado pelo DCE e realizado nos pilotis do Edifício da Amizade.