Professores eméritos

Professora Ana Maria de Azeredo Lopes Tepedino
Professora Ana Maria de Azeredo Lopes Tepedino

Professora Ana Maria de Azeredo Lopes Tepedino

A Professora Ana Maria Tepedino pertence a um grupo significativo de doutoras em teologia da PUC-Rio, uma das primeiras Universidades brasileiras a titular mulheres nessa área de conhecimento e a ter em seu quadro docente teólogas de reconhecida competência no campo da teologia.

Graduada em Filosofia (Universidade Católica de Petrópolis, 1963) e em Teologia (PUC-Rio, 1981), concluiu seu Mestrado em Teologia (1986) e seu Doutorado em Teologia (1993) também na PUC-Rio. Atualmente é professora associada do Departamento de Teologia. Tem pós-doutorado em Sociologia no Centre d’Études sur l´Actuel et le Quotidien (CEAQ) da Universidade de Paris - Descartes, U.E.R. de Sciences Sociales (2009), cursado com Bolsa da CAPES.

A Professora desenvolve projetos de pesquisa sobre eclesiologia, pentencostalismo e pós-modernidade e sua atuação docente e de orientação concentra-se na área de teologia sistemática com ênfase em cristologia. Publicou 33 artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais, 27 capítulos de livros, organizou 4 livros e sua tese de doutorado foi publicada no Brasil, no Equador e na Espanha. Boa parte de sua produção mais recente concentra-se nas questões relativas ao laicato e às questões de gênero no universo teológico.

Sua atividade de orientação concentra-se na pós-graduação stricto sensu e lato sensu. Segundo seu curriculum Lattes, orientou 19 dissertações de mestrado, 6 teses de doutorado e 2 monografias de especialização em teologia.

Sua participação em sociedades científicas da área teológica é significativa, tendo colaborado com o ISER (Instituto de Estudos da Religião), sido membro eleito da Diretoria da EATWOT/ASETT (Ecumenical Asociation of Third World Theologians - 1989), sociedade da qual foi sócia-eleita para a Interdialogue Comission em 1987, coordenadora regional para América Latina de 1992 a 1995. Foi também vice-presidente da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciências da Religião) entre 1987 e 1991.

A Professora Ana Maria participou da administração acadêmica da PUC-Rio como Coordenadora do Curso de Teologia a Distância (1997-2001 e 2007-2014), Coordenadora do Curso de Graduação em Teologia (1982-1984), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Teologia (1985-1989 e 1994-1996), membro da Comissão Geral do Departamento de Teologia e da Comissão Departamental de Carreira Docente do Departamento de Teologia e Membro da Comissão de Carreira Docente do CTCH.

É ainda significativo sublinhar sua atuação em assessorias especializadas junto a dioceses, organizações laicais e religiosas e à CNBB.

Professor George Svetlichny
Professor George Svetlichny

Professor George Svetlichny

Os professores que receberam o título de Eméritos da PUC-Rio em 2013 demonstram que a PUC-Rio, há muito, é uma universidade internacional e isso não apenas por terem nascido nos quatro cantos do mundo mas, principalmente, por sua carreira acadêmica internacional. O Professor George Svetlichny confirma essa tradição.

Nascido na Rússia, George Svetlichny graduou-se em física noRensselaer Polytechnic Institute, no Estado de Nova York, USA (1963), fez o mestrado em Física (1964) e o doutorado em Física (1968) na Princeton University. Desde 1972 é professor do Departamento de Matemática da PUC-Rio, departamento do qual tornou-se Professor Titular.

A carreira internacional do Professor Svetlichny, iniciada em seus anos de formação, multiplicou-se ao longo de toda sua carreira acadêmica: foi professor visitante da Universidade de Oxford, na Inglaterra (1985-1986); da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos (1985) e da State University of New Jersey, também nos Estados Unidos (1992-1993). Foi pesquisador associado da Universidade de Maryland (1968-1970). Foi ainda pesquisador visitante estrangeiro do Consiglio Nazionale delle Ricerche da Itália e Assistente de Pesquisa em linguística matemática e linguística computacional no Instituto Orientale – Itália (1972).

Além de suas atividades de docência, orientação acadêmica e pesquisa, o Professor Svetlichny colaborou com as tarefas administrativas do Departamento de Matemática. Foi por duas vezes coordenador do Programa de Pós-graduação em Matemática (1975-1976 e 1978-1979) e diretor do Departamento por uma gestão (1976-1978).

Seus interesses de pesquisa e suas publicações sempre o situaram no entrecruzamento de questões físico-matemáticas com temas filosóficos. Talvez por essa razão, mas, sobretudo, como expressão do reconhecimento de seus colegas e da PUC-Rio por seu trabalho, quando completou 70 anos o Professor Svetlichny foi homenageado com um Seminário intitulado Physics, Mathematics and Philosophy , que contou com intervenções dos Professores Harvey Brown, filósofo da física da Universidade de Oxford; Oswaldo Chateaubriand, do Departamento de Filosofia da PUC-Rio; Nicolau Saldanha, do Departamento de Matemática da PUC-Rio; Ernesto Fagundes Galvão, do Instituto de Física da UFF e Jairo Bochi, do Departamento de Matemática da PUC-Rio.

Professora Heidrun Friedel Krieger Olinto de Oliveira
Professora Heidrun Friedel Krieger Olinto de Oliveira

Professora Heidrun Friedel Krieger Olinto de Oliveira

A Professora Heidrun é licenciada em Letras pela PUC-Rio (1968), Mestre (1972) e Doutora em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde defendeu a tese intitulada A palavra culpada (1976). Fez um Pós-Doutorado na Universidade de Bremen, na Alemanha com bolsa da Deutscher Akademischer Austauschdienst.

Na PUC-Rio é Professora Associada do Departamento de Letras; supervisora da linha de pesquisa Desafios do Contemporâneo: teorias e crítica do Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade. Atua, principalmente na área de teoria da literatura e historiografia literária com ênfase na escrita (auto)biográfica e em questões vinculadas a processos de comunicação literária numa perspectiva sistêmica e transdisciplinar.

Nascida na Alemanha, a Professora Heidrun desenvolveu toda sua carreira profissional na PUC-Rio e foi professora visitante na UERJ, na UFF, na PUCRS, e na Universität Bremen (Alemanha).

É pesquisadora com bolsa de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa – CNPq (1B). É ainda líder do grupo de pesquisa Tendências Atuais nos Estudos de Literatura. É também autora e coautora de artigos na área dos estudos literários, além de livros, entre os quais: Ciência da literatura empírica (1989), Histórias de literatura: as novas teorias alemãs (1996), Novas epistemologias: desafios para a universidade do futuro (1999), Literatura e mídia (2002), Literatura e cultura (2003), Literatura e imagem (2004), Literatura e memória (2006), Literatura e crítica (2009), Literatura e realidades (2010), Criatividade sem Limite (2012), Cenários contemporâneos da escrita (a ser publicado em 2014).

Atualmente, desenvolve pesquisa sobre teorias e experimentos de historiografia literária, autobiografias intelectuais e afetos no sistema literário.

A Professora Heidrun destaca-se ainda como orientadora acadêmica, tendo concluído a orientação de 30 teses de doutorado, 28 dissertações de mestrado, 9 supervisões de pós-doutorados e 5 bolsistas de Iniciação Científica.

Na PUC-Rio, além de suas atividades de docência, orientação acadêmica e pesquisa, participou intensamente das tarefas acadêmicas com vistas ao coletivo, tanto no exercício de cargos no Departamento de Letras e do CTCH, onde foi Diretora em várias gestões e Coordenadora do Ciclo Básico, quanto através de órgãos colegiados do Departamento, do Centro de Teologia e Ciências Humanas e da Universidade, tais como a Comissão Geral do Departamento, o Conselho Departamental do CTCH, a Comissão de Bibliotecas, o CEP, a Comissão Central de Carreira Docente e o Conselho Universitário.

Sua participação comunitária na PUC-Rio sempre foi constante e caracterizada pela disponibilidade e a capacidade de colaboração. Teve participação ativa na Associação de Docentes da PUC-Rio (ADPUC).

Professor Khosrow Ghavami
Professor Khosrow Ghavami

Professor Khosrow Ghavami

O Professor Khosrow Ghavami é um acadêmico de percursos pouco comuns: nascido no Irã, no mesmo ano em que Mohammed Reza Pahlavi assumiu as funções de Xá, formou-se em Engenharia Civil - Setor de Estruturas, pela Universidade Drudjbi Narodov, de Moscou, quando a Rússia ainda era a principal das Repúblicas Socialistas Soviéticas (1968) e fez seu Mestrado em Engenharia Estrutural (1972) e seu Doutorado em Engenharia Sísmica no Imperial College de Londres (1976). Seu pós-doutorado foi desenvolvido na Concórdia University em Montreal, no Canadá. De 1978 até o presente desenvolveu suas atividades docentes e de pesquisa no Departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio, Universidade da qual é Professor Titular desde 1997. Suas pesquisas inovadoras sobre materiais e tecnologias não convencionais, em especial sobre a utilização de bambu, demonstram que também em sua produção acadêmica, o Professor Ghavami seguiu caminhos raramente trilhados.

Reconhecido nacional e internacionalmente, o Professor é pesquisador 1A do CNPq, foi um dos primeiros a receber a bolsa-prêmio de Pesquisador do Nosso Estado da FAPERJ, é doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); colaborador efetivo da USP, UFMG, CEFET-MG, UNICAMP, COPPE-UFRJ, UFF além da Pittsburgh University - USA, da University of Bath - Inglaterra, da University Amirkabir Teerã - Irã, da École Nationale de Travaux Publics de l’État (ENTP) – França. Foi professor visitante da Universidade de Concordia entre 1986 e 1987 e do Centro Técnico da UNESCO, na Itália. É ainda Research Fellow do Imperial College of Science, Technology and Medicine de Londres e, desde 2003, é Visiting Research Fellow da Princeton Unversity (USA). Foi também consultor do Institut International d'Ingénierie de l'Eau et de l'Environnement, em Burkina Faso, na África.

O Professor Ghavami é autor de mais de 250 artigos científicos publicados em revistas indexadas e anais de congressos com corpo editorial. É membro do Editorial Adisory Panel do periódico Institution of Civil Engineering-England além de ser membro do Conselho editorial dos periódicos Journal of Constructional Steel Research (até 2008); Thin-Walled Structures; Asian Journal of Civil Engineering e Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental. Foi membro fundador e é o atual presidente do International Committee on Non-Conventional Materials and Technologies (IC-NOCMAT), desde 1984, e posteriormente implementou no Brasil a Associação Brasileira de Materiais e Tecnologias Não-Convencionais (1996). Orientou 48 dissertações de mestrado, 11 teses de doutorado, 8 monografias de conclusão de graduação e 30 bolsas de Iniciação Científica.

Sua intensa atividade acadêmica não o impede de divertir-se pelo campus da PUC-Rio pilotando o protótipo do automóvel de bambu ou uma bicicleta também de bambu que constituiu o produto da monografia de final de curso de um de seus orientandos, de expor estruturas complexas feitas com esse material nos pilotis, ou ainda de escolher para encimar sua página do Facebook uma foto em que aparece com ares de roqueiro empunhando uma guitarra digital de bambu JAM.

Professor Padre Jesús Hortal Sànchez S. J.
Professor Padre Jesús Hortal Sànchez S. J.

Professor Padre Jesús Hortal Sànchez S. J.

Para professores, funcionários e alunos da PUC-Rio e para a comunidade acadêmica em geral o Padre Hortal dispensa apresentações. Nascido na Espanha, escolheu ser brasileiro, virou carioca depois de anos no Rio Grande do Sul e é Flamengo de corpo e alma. Sua competência específica, sua experiência acadêmica, seu reconhecimento nacional e internacional, seus anos como Reitor e sua capacidade de circular com a mesma desenvoltura em meios acadêmicos e entre o povo simples o fazem muito querido por todos dentro e fora da PUC-Rio.

Reitor da Universidade entre 1995 e 2010, durante o período em que exerceu a Reitoria da PUC-Rio, foi também Vice-Presidente da Organização das Universidades Católicas Latino-Americanas, Membro da Comissão do Exame Nacional do Curso de Direito (1996 a 2003), Membro do Conselho Superior da FAPERJ (1997 a 2003), Membro do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Consultor da Pontifícia Comissão para as Relações Religiosas com o Judaísmo, Integrante da Assessoria de Ecumenismo e Diálogo Religioso da CNBB e, em todas essas instâncias externas à PUC-Rio, soube exercer sua competência específica e defender os interesses das universidades brasileiras.

Internamente, buscou com firmeza a excelência acadêmica, o compromisso social e a interação com as demais universidades e centros de pesquisa, assim como com instâncias da sociedade civil e do estado. Em sua gestão como Reitor, consolidou a PUC-Rio como uma universidade de pesquisa ao assegurar a criação de Programas de Pós-Graduação em todas as áreas de atuação da Universidade; incentivou as atividades de pesquisa e a interdisciplinaridade; garantiu a relação orgânica entre graduação e pós-graduação; cuidou da qualificação e atualização do corpo docente; valorizou a participação na gestão acadêmica através dos órgãos colegiados e incentivou a internacionalização da PUC-Rio.

Em sua gestão, entre outras iniciativas, foi implantado o Programa de Avaliação Institucional (1996) e foram criados o Doutorado em Design e o Mestrado em Metrologia, pioneiros no Brasil. Foi inaugurado o prédio da Incubadora de Empresas do Projeto Gênesis e assinado com a Petrobras convênio para a implantação de um Centro de Excelência de Pesquisa de Petróleo em Águas Profundas (1997). O curso de Tecnólogo em Processamento de Dados foi transformado em Bacharelado em Informática. Foi criada a CCEAD - Coordenação Central de Educação a Distância, em 1999, e em 2005 o Departamento de História ofereceu o primeiro curso de graduação na modalidade a distância, em convênio com o MEC. Em 2000 foi inaugurado o novo Centro Cultural e Esportivo e lançada a pedra fundamental da nova igreja da PUC-Rio, inaugurada em 2005.

Em 2001 a Universidade foi avaliada pela Capes com as melhores notas do Brasil nos cursos de pós-graduação stricto sensu. Em 2002 alguns cursos de pós-graduação lato sensu passaram a ser oferecidos no Centro da cidade. Em 2006 foi escolhido através de concurso público o projeto para a construção do prédio da futura Midiateca da Universidade. No ENADE de 2007 a PUC-Rio foi considerada a oitava melhor universidade do Brasil e a melhor do Estado do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano foi inaugurado o Instituto São Bento em Duque de Caxias, pólo avançado da PUC-Rio, e foram iniciados os cursos de pós-graduação lato sensu na Barra da Tijuca. Em 2008 foi adquirido um terreno na Estrada Santa Marinha, próximo ao Parque da Cidade, onde foi instalado posteriormente o curso de Biologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Neste ano o Índice Geral de Cursos de Graduação publicado pelo MEC considerou a PUC-Rio a primeira IES particular do país. Em 2009 foi inaugurado o Instituto de Mídias Digitais. Em projeto coordenado pelo CETUC e em parceria com o Governo do Estado foi implantado o acesso gratuito a Internet em rede sem fio nas comunidades do Morro de Santa Marta, Cidade de Deus, Manguinhos, Pavão-Pavãozinho, Jacarezinho e Rocinha.

Padre Hortal é Licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia do Colégio Cristo Rei (1962), em Filosofia pela Universidade Pontifícia de Comillas (1956), e em Direito pela Universidade de Salamanca (1949). É ainda licenciado e doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1967) e Doutor em Filosofia pela Universidade de Santo Tomás (Santo Domingo, República Dominicana, 1958).

Foi professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Cristo Rei, em São Leopoldo, RS, entre 1960 e 1962; da Universidade Católica de Goiás, entre 1968 e 1973; da UNISINOS, em São Leopoldo, RS, entre 1970 e 1979; da Faculdade de Teologia do Colégio Cristo Rei, em São Leopoldo, RS, entre 1968 e 1982. Foi também Diretor do Instituto de Teologia e Ciências Religiosas da PUC-RS entre 1980 e 1985; professor visitante de Direito Canônico da Faculdade de Teologia do Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus em Belo Horizonte, MG, entre 1982 e 1992. É professor de Direito Canônico do Instituto Superior de Direito Canônico da Arquidiocese do Rio de Janeiro desde 1986.

Na PUC-Rio é professor do Departamento de Teologia, foi diretor do Departamento de Teologia entre 1986 e 1992, Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos entre 1992 e 1995, além de Reitor entre 1995 e 2010.