Cronologia do ano

02 > Palestra O que Esperar do Arco Metropolitano?

Organizada pelo Departamento de Geografia e realizada na unidade da PUC-Rio em Duque de Caxias. Na palestra foram abordados aspectos relativos ao planejamento urbano e à redução dos riscos ambientais tendo como base de discussão a implantação do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro que está sendo implantado em virtude da expansão do Porto de Itaguaí e da construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ), em Itaboraí. Participaram dos debates a Profa. Rita Martins Montezuma (GEO, UFF e PUC-Rio) e o Prof. Ricardo Esteves (ARQ).

04 a 08 > Escola Geometria, Mecânica e Computação

Organizada pelo Departamento de Matemática. O propósito da Escola foi discutir alguns aspectos da Geometria e da dinâmica de sistemas físicos cujos estados são elementos de um grupo de transformações do plano e do espaço. Deu-se particular ênfase à dinâmica de fluidos ideais, ao registro de imagens e à computação gráfica. A Escola foi preparatória para a Escola de Altos Estudos da CAPES, ministrada pelo Prof. Darryl Holm do Imperial College de Londres.

Aula com a Profa. Carla Göbel (FIS). Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.
Aula com a Profa. Carla Göbel (FIS). Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.

18 a 22 > III Escola de Verão do Departamento de Física

Direcionada aos alunos do último ano da Graduação e recém-graduados em Física ou em Engenharia, Matemática, Informática, Astronomia e Química ou do início da Pós-Graduação de Física. Além dos estudantes da PUC-Rio participaram alunos de outras universidades do país e de países latino-americanos.

20 > 1º Seminário de Tecnologia Offshore

Organizado pelo Departamento de Engenharia Elétrica e pela CCE com o objetivo de discutir o mercado de trabalho brasileiro, salários praticados e os regulamentos que regem a indústria nacional.

O Decano do CCBM, Prof. Hilton Koch, na abertura do evento, realizado na sala F400. Fotógrafo desconhecido. Acervo do Projeto Comunicar.
O Decano do CCBM, Prof. Hilton Koch, na abertura do evento, realizado na sala F400. Fotógrafo desconhecido. Acervo do Projeto Comunicar.

27 > Seminário de Abertura do Ano da Saúde na PUC-Rio

Organizado pelo Decanato de Ciências Biológicas e de Medicina com o tema Perspectivas Interdisciplinares para Promoção da Saúde e do Bem-Estar. O dia 27/2 é o Dia Mundial do Enfermo. Foram debatidas convergências interdisciplinares e intersetoriais entre os departamentos e unidades da PUC-Rio, visando desenvolver formas de cooperação e de implementação acadêmica de ações voltadas para a promoção da saúde.

A abertura do evento contou com a participação do Reitor, Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., do Decano do CCBM, Prof. Hilton Koch, do Vice-Reitor de Desenvolvimento, Prof. Sergio Bruni, e do Vice-Reitor Comunitário, Prof. Augusto Sampaio.