05 > Notícias Teológicas: Jesus e a Questão de Gênero
Encontro com a Profa. Tereza Cavalcanti (TEO). Evento da Cátedra Carlo Maria Martini.
Encontro com a Profa. Tereza Cavalcanti (TEO). Evento da Cátedra Carlo Maria Martini.
A discussão promoveu a reflexão sobre as manifestações midiáticas do esporte moderno e as diferentes narrativas sobre Copas. O professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Ronaldo Helal, participou do debate, com o Prof. Everardo Rocha (COM).
Laudato Si’ em Ação: o desenvolvimento prático da encíclica foi o tema central da Semana, refletindo sobre o cuidado com a nossa casa comum, o planeta Terra. Abertura com o Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J..
Foi palestrante o diretor executivo da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, Fábio Scarano, professor da UFRJ e membro da Sociedade Linneana de Londres. Evento do Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio).
O evento teve como objetivos abordar a "guerra às drogas" por meio de práticas de criminalização, com atenção às questões de raça, classe e gênero; tratar mais detidamente a política de drogas e o modo como é debatida tanto por movimentos sociais e coletivos quanto por acadêmicos e, ainda, situar as questões mencionadas no âmbito das práticas que conectam América Latina e Estados Unidos.
Debate com o Prof. André Lobato, da London School of Economics and Political Science. Evento do Departamento de Comunicação Social.
Debate com a presença da Profa. Tatiana Roque (UFRJ) e do vereador Eduardo Suplicy (PT-SP). A erradicação da pobreza e o combate à desigualdade estrutural, a garantia dos direitos universais no atual contexto de mutações no mundo do trabalho, o papel da renda básica universal na constituição de um novo Estado de Bem-Estar Social e os modos como a Educação pode preparar a juventude para os desafios atuais e ser um meio para a promoção da liberdade e da diversidade foram alguns dos temas discutidos no evento. Organizado pelo Departamento de História, Departamento de Filosofia e pelo DCE.
Palestra com Celso Nakashima, representante da Embraer. Evento do Departamento de Engenharia Mecânica.
Com a presença do Vice-Reitor Prof. Pe. Álvaro Mendonça Pimentel S.J., do decano do CCS, Prof. Luiz Roberto da Cunha e do decano do CTCH, Prof. Júlio Diniz. Palestras com os professores Andrea Gill (IRI), Rafael Gonçalves Soares (SER) e Solange Jobim (PSI).
Organizado pela Cátedra Carlo Maria Martini e o Grupo de Estudos Apophatiké.
O evento programou diversas mesas e a apresentação de artigos selecionados. A fim de permitir uma análise aprofundada das múltiplas dimensões do maio de 68 e de suas repercussões globais e locais, várias abordagens foram utilizadas, como, por exemplo, a teoria crítica, a teoria política, a história, a história das artes e do cinema e os estudos culturais e de gênero. Organizado pelo Núcleo de Direitos Humanos do Departamento de Direito.
Promovida pela Coordenação de Educação Física, a Mostra reuniu camisas oficiais de algumas seleções, usadas nas Copas do Mundo de 1978, 1982 e 1986, proveu competição de futemesa e o sorteio de duas camisas da Seleção Brasileira para os participantes.
A mesa de debate teve Felipe Araújo, professor do MAGIS/PUC-Rio, David Gibbin, da Ivesttools, e Luís Felipe Carvalho, líder de projetos de inovação na Universidade. Evento do Instituto Gênesis.
O Prof. Anderson Silva (INF) abordou a segurança dos dados ao acessar redes wi-fi públicas, 4G e redes domésticas. Evento do Departamento de Informática.
Em discussão, as questões relevantes sobre a atuação de professores na sala de aula nos dias de hoje. Organizado pela CCEAD.
O Reitor Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. e o Decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Prof. Hilton Koch, entregaram o título de professores beneméritos e empossaram os novos coordenadores dos cursos de pós-graduação lato sensu do Departamento de Medicina. Os homenageados foram os professores Flávio Rezende, Jorge Alberto Costa e Silva, Omar da Rosa Santos e Rômulo Pereira Macambira. A solenidade foi realizada na Casa de Medicina.
A apresentação da obra de Cláudio Savaget foi seguida de debate. Organização da Cátedra Carlo Maria Martini e do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (UCAM).
A PUC-Rio e o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) assinaram um Convênio formalizando a Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Universidade. A criação da Cátedra é parte de uma série de atividades desenvolvidas pela PUC-Rio, desde 2016, em ensino, pesquisa e extensão, com professores de vários departamentos do Centro de Ciências Sociais e do Centro de Teologia e Ciências Humanas. Além de disciplinas sobre o tema, o trabalho também oferece o atendimento a refugiados no Pré-Vestibular Comunitário, no Núcleo de Práticas Jurídicas e no Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade.
Mesa-Redonda com Isabel Marquez, representante do ACNUR no Brasil, e Cândido Feliciano da Ponte Neto, diretor da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, além de integrantes da nova Cátedra Sérgio Vieira de Mello.
Palestra com Gustavo Martinelli. Evento do Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio).
Seminário com Alessandra Nzinga (Instituto Ubuntu), Celso Sanchez (GEASUR) e Daniel Renaud (UFRJ). Evento do NEAd.
O livro é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido pela equipe do Núcleo de Direitos Humanos (NDH) do Departamento de Direito da PUC-Rio, com o apoio da FAPERJ, para contribuir com o trabalho da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro (CEV-Rio).
A gestão dos resíduos sólidos urbanos nas favelas cariocas como um dilema social sujeito à ação coletiva foi o tema da conferência. A palestrante foi a engenheira ambiental Teresa Meira, pesquisadora em projetos sobre gestão de resíduos nas favelas cariocas e matriz energética no estado. Evento do Laboratório de Estudos Urbanos e Socioambientais (LEUS) do Departamento de Serviço Social.
O lançamento de Superinteligência foi seguido por um debate com Bianca Zadrozny, pesquisadora do IBM Research Brasil, e a professora do Departamento de Filosofia da UFRJ, Maria Clara Dias, sobre Inteligência Artificial, as fronteiras do pensamento sobre a condição humana e o futuro da vida inteligente. Evento do Instituto Gênesis.
O Reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan, apresentou dados históricos e discutiu a formação do futuro profissional em um mundo de inovações cada vez mais rápidas. O encontro fez parte dos Seminários 2018 - Pós-Graduação em Engenharia Civil.
O Grupo Barthes GILET (Grupo Interdisciplinar de Leituras e Estudos Transviados) e o Departamento de Artes e Design propuseram diversas atividades no mês do combate à homofobia.
Alunos de Ensino Médio receberam o certificado de participação no projeto do Programa de Integração Universidade Escola Sociedade (PIUES).
Na conversa, mediada pelo professor Sérgio Mota (COM), foram abordados temas como a indústria do single e do videoclipe, o machismo no mercado musical e representatividade. Também foram exibidos os videoclipes da artista de forma comentada. Evento do Departamento de Comunicação Social.
O encontro foi organizado pelo LAB HANDs (Humanitarian Assistance and Needs for Disasters), do Departamento de Engenharia Industrial.
A obra é uma compilação de 32 artigos escritos pelo Reitor para veículos como o Jornal da PUC e o jornal O Globo e reúne temáticas que abordam desde as questões ambientais até os valores éticos na Universidade.
Para discutir as novas perspectivas do tratamento físico e psicológico da obesidade, o evento apresentará o atendimento psicológico para pessoas com transtornos como obesidade, anorexia e bulimia oferecido pelo Serviço de Psicologia Aplicada da PUC-Rio.
O livro foi organizado pela Profa. Maria Inês Marcondes (EDU) e pela ex-aluna Viviane Cunha. No evento, foram apresentadas pesquisas produzidas pelo Grupo de Formação de Professores, Currículo e Cotidiano (GEFOCC), com a participação da professora Claudia Fernandes (UniRio). Evento do Departamento de Educação.
Palestra com o Prof. Stavros Stavrides, da Universidade de Atenas, organizada pelo Departamento de Ciências Sociais.
Para tratar o tema Arte-Política e os novos ativismos, estiveram presentes a Profa. Adriana Schneider Alcure (ECO/UFRJ) e o escritor Ricardo Basbaum.
A apresentação do Prof. Alessandro Luccíola Molon (JUR) relacionou o debate com a Campanha da Fraternidade 2018. Evento da Cátedra Carlo Maria Martini.
Palestra com o economista Armínio Fraga, ex-aluno da PUC-Rio e ex-presidente do Banco Central.