Professores eméritos

Professor Arndt von Staa. Fotógrafa Gabriela Azevedo. Acervo Comunicar.
Professor Arndt von Staa. Fotógrafa Gabriela Azevedo. Acervo Comunicar.

Professor Arndt von Staa (INF)

Arndt Von Staa é graduado em Engenharia Mecânica (1965) e Mestre em Informática (1969) pela PUC-Rio e tornou-se PhD em Computer Science, em 1974, pela University of Waterloo, em Ontario, no Canadá.

Professor titular desde 1967, é um dos fundadores, em 1968, do Departamento de Informática da PUC-Rio e criador de várias das primeiras disciplinas para o Programa de Pós-Graduação e de disciplinas dos atuais programas de Graduação. Com participação intensa na administração da Universidade, o Prof. Arndt tem, entre as conquistas nas suas várias gestões como membro, coordenador e diretor, a obtenção do Grau 7 da CAPES para o programa de Pós-Graduação do Departamento de Informática.

Membro titular da Academia Nacional de Engenharia (ANE), em 2008, recebeu o título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Sua área de pesquisa em Garantia de Qualidade de Software tem ênfase na modularidade, medição de qualidade, automação do teste e processos e ambientes de engenharia de software assistidos por computador. Autor de Programação modular, uma das principais obras de referência na área de Engenharia de Software, e criador do meta-ambiente Talisman, o Prof. Arndt é reconhecido nacional e internacionalmente. É indiscutível a sua participação na construção da comunidade de Engenharia de Software no Brasil e na formação de profissionais e especialistas que atuam na área acadêmica e na indústria.

Aos 70 anos, e no dia do seu aniversário, o Prof. Arndt tornou-se Professor Emérito da PUC-Rio em reconhecimento por sua carreira, que em muito se confunde com a história da Informática no Brasil.

Professor Ilmar Rohloff de Mattos (HIS). Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Professor Ilmar Rohloff de Mattos (HIS). Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

Professor Ilmar Rohloff de Mattos (HIS)

Graduado em História Social pela UFRJ em 1965, o Prof. Ilmar Rohloff entrou para os quadros da PUC-Rio já em 1966. Doutorou-se em História Social, na USP, em 1985. Sua tese doutoral, intitulada O Tempo Saquarema, orientada pelo Prof. Eduardo d'Oliveira França, recebeu, em 1986, o Prêmio Literário Nacional - Gênero História - na categoria obras inéditas do Instituto Nacional do Livro, do Ministério da Cultura, e foi publicada em 1987 na Coleção Estudos Históricos pela Editora Hucitec. Em sua 7ª edição, a obra é considerada um clássico da historiografia brasileira sobre a história do Império do Brasil.

Sua área de pesquisa tem ênfase no período do Brasil Colônia e Brasil Império, História da Educação Brasileira e Filosofia da História. Rohloff também é o autor de O Império da Boa Sociedade e O Rio de Janeiro, capital do Reino

Sempre mantendo seu vínculo principal com a PUC-Rio, trabalhou como professor-adjunto entre 1971 e 1999 na Universidade Federal Fluminense (UFF) e foi Professor Visitante na Cátedra de Estudos Brasileiros da Universidade de Buenos Aires.

O seu compromisso com a docência e com o ensino de História leva-o ao trabalho junto à Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro, entre 2010 e 2016, em vários cargos e funções, que ajudaram a definir as bases do ensino de História. Foi autor e consultor dos Parâmetros Curriculares Nacionais na área de História (1996), assessor técnico no Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Vitória, ministrou vários cursos e oficinas e até hoje é consultor para a área de História.

Na PUC-Rio, lecionou na graduação e na pós-graduação e foi o responsável pela criação e consolidação da área de Prática de Ensino de História, reconhecida pela sua qualidade e pioneirismo. Desde 2012, é coordenador de área do Subprojeto História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Social da Cultura (PIBID). Foi coordenador acadêmico do Curso de Licenciatura em História, modalidade de Educação a Distância, entre 2006 e 2011, coordenador do Laboratório de Ensino-Aprendizagem de História (2012), coordenador do Curso de Graduação em História (1999 a 2001), coordenador de Ensino do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura (1988 a 1990), coordenador do PROIN (1997 a 1999) e coordenador da área de História do Brasil, além de coordenador e membro da Comissão do Vestibular.

O título de Professor Emérito de nossa Universidade dado ao professor Ilmar Rohloff de Mattos representa o reconhecimento por sua carreira acadêmica e por sua atuação dedicada à qualidade e ao prestígio do nosso Departamento de História e do ensino e aprendizagem da História para todos.