Cronologia do ano

06 a 08 > International Workshop on Advanced and In-situ Microscopies of Functional Nanomaterial and Devices

Participaram cientistas das áreas de microscopia eletrônica e de nanotecnologia da Alemanha, EUA, Reino Unido, Suécia, Equador, Holanda, Canadá e pesquisadores brasileiros da PUC-Rio, UFRJ, UFRGS, Unicamp, UFSCar, CBPF, CNPEM e Inmetro. O workshop foi apresentado pelo Prof. Guillermo Solorzano (DEMa). Evento realizado no auditório do RDC.

Participantes do Seminário. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Participantes do Seminário. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

28 de Julho a 11 de Agosto > I Seminário Internacional do LIDE

O LIDE é o Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação do Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio. O seminário ocorreu em conjunto com um Programa de Imersão com coordenadores, metodólogos e educadores da Educação Infantil de São Tomé e Príncipe, África. A equipe foi composta por 22 integrantes e chefiada pela Dra. Mariana Ruth Leal, Education Specialist, Staff Association Chair Person of UNICEF São Tomé e Principe. O programa do evento incluiu palestras e oficinas em questões relacionadas a Educação Infantil, Psicopedagogia, Arte e Criatividade, Design em Situações de Ensino-Aprendizagem, entre outros temas.

28 > Palestras do Programa de Pós-Graduação em Química com professores canadenses

A primeira palestra foi sobre Best Management Practices for Reducing Non-Point Source Agricultural Pollution from Conventional and Emerging Contaminants, com o Prof. Shiv Prasher, da Universidade McGill, Montreal, Canadá. A segunda foi sobre Changes in Ontario Hydrologic Regime, com o Prof. Ramesh Rudra, da Universidade de Guelph, Ontário, Canadá. Evento realizado na sala de reuniões do Decanato do CTC.

O embaixador Antônio Patriota. Fotógrafo JP Araújo. Acervo Projeto Comunicar.
O embaixador Antônio Patriota. Fotógrafo JP Araújo. Acervo Projeto Comunicar.

28 > Aula Inaugural da Escola de Inverno do IRI com o ex-ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota

O embaixador e representante permanente do Brasil na ONU, Antônio Patriota, ministrou a Aula Inaugural da primeira Escola de Inverno para alunos de Pós-Graduação e profissionais brasileiros e estrangeiros que atuam no campo da mediação internacional, organizada pelo GSUM (Unidade de Mediação para o Sul Global), projeto do Departamento Instituto de Relações Internacionais. Patriota apresentou a palestra Brasil, Multipolaridade e as Nações Unidas. A Escola de Inverno teve a duração de duas semanas.

O Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., o Prof. Danilo Marcondes e o Vice-Reitor Administrativo Prof. Luiz Carlos Scavarda. Fonte: divulgação do evento.
O Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., o Prof. Danilo Marcondes e o Vice-Reitor Administrativo Prof. Luiz Carlos Scavarda. Fonte: divulgação do evento.

28 e 29 > III Encontro Internacional de Reitores Universia

O Encontro aconteceu no Riocentro, Rio de Janeiro, com a participação de 1.056 universidades de mais de 30 países. O Reitor da PUC-Rio, Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., coordenou o debate Universidade, Sociedade e Meio Ambiente no segundo dia do Encontro. O Vice-Reitor Administrativo, Prof. Luiz Carlos Scavarda, esteve no debate sobre Organização, Governo e Financiamento, e o Prof. Danilo Marcondes, Assessor Especial da Reitoria, participou das discussões sobre Internacionalização.