Professora Vera Maria Ferrão Candau
A Professora Vera Maria Candau cursou Pedagogia na PUC-Rio, graduando-se em 1962. Com Doutorado e Pós-Doutorado em Educação pela Universidad Complutense de Madrid, também realizou estudos de Pós-Graduação na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica. Ingressou no corpo docente da PUC-Rio em 1963 e, em 1970, passou a integrar o grupo fundador da pós-graduação em Educação no Brasil, somando esforços a um pequeno grupo de professores doutores no campo do ensino e da pesquisa, com especial contribuição às áreas de Didática, Formação de Professores, Educação em Direitos Humanos, bem como Multiculturalismo e Educação. Sua contribuição foi fundamental para tornar o Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio, desde sua criação, um dos melhores do país segundo avaliação da CAPES. Sua atuação como assessora de experiências e programas socioeducativos no país e no âmbito internacional, particularmente em países ibero-americanos, projetou de maneira significativa a PUC-Rio no cenário internacional. É Professora Titular do Departamento de Educação desde 1983.
A Professora Vera Candau é coordenadora do grupo de Pesquisas sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s), por meio do qual tem desenvolvido sistematicamente pesquisas sobre as relações entre educação e cultura(s), com ênfase em educação multi e intercultural, cotidiano escolar, didática, educação em direitos humanos e formação de educadores e educadoras. É pesquisadora com bolsa de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa – CNPq (1A).
É consultora de diversas agências de fomento à pesquisa (CAPES, CNPq, FAPERJ, FAPESP, Fundação Carlos Chagas, Fundação Ford); membro de comitês editoriais de periódicos de reconhecida excelência e integrante do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República). Ao longo de sua trajetória acadêmica, publicou 39 artigos em periódicos, 97 capítulos de livros e 29 livros, dos quais muitos foram reeditados, sendo que um deles está na 36a edição, outro na 24a edição e outro na 10a edição. Orientou mais de 100 dissertações de mestrado e teses de doutorado, formando importantes quadros para universidades brasileiras de diferentes regiões do país. Por duas vezes, foi membro do Comitê de Assessoramento do CNPq na área de Educação. Em 2012, recebeu da Anped/SECADI-MEC o prêmio Paulo Freire, pela produção acadêmica na área de Didática e, em 2013, a Homenagem Cora Coralina, também da Anped/SECADI-MEC, na área de Educação em Direitos Humanos.