Cronologia do ano

Momento do plantio da árvore em homenagem a Raul Nin Ferreira. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Momento do plantio da árvore em homenagem a Raul Nin Ferreira. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

02 > Homenagem a Raul Amaro Nin Ferreira

Raul Nin Ferreira foi o único ex-aluno da PUC-Rio morto sob tortura pelas mãos do Estado Brasileiro. Na cerimônia em sua homenagem, foi plantada uma árvore na Vila dos Diretórios, no jardim da Casa X, onde fica o Serviço Médico, e, ali, afixada uma placa. O ato envolveu cerca de 50 pessoas entre familiares, acadêmicos e amigos. A árvore plantada foi um Pau-Mulato (Calycophyllum spruceanum), nativa da Região Amazônica, escolhida pela família de Raul.

02 e 03 > II Seminário Internacional Comunicação, Discurso e Experiência

Os temas foram O que é Afinal o Discurso da Mídia? - A Perspectiva Etnometodológica do Discurso e Comunicação e Experiência. Abertura com o Prof. Miguel Pereira (COM). Participação do Prof. Adriano Duarte Rodrigues, da Universidade Nova de Lisboa. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social.

A abertura do evento contou com a presença do Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., no auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
A abertura do evento contou com a presença do Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., no auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

03 a 06 > XX Semana do Meio Ambiente

O tema deste ano foi Ética, Meio Ambiente e Sustentabilidade. O encontro fez parte da Agenda Ambiental da Universidade. Participaram representantes do grupo ERA (Ética e Realidade Atual) (PUC-Rio), Uece, Labic/Ufes, Ehess, Unesa, Pnud, Amazônia Viva/WWF, ONU-Habitat, O Eco, Safari Air e SEA.

06 > Lançamento do portal Data Zoom, desenvolvido pelo Departamento de Economia

Data Zoom é um portal que disponibiliza gratuitamente ferramentas que facilitam o acesso de pesquisadores do Brasil e do exterior aos microdados das pesquisas domiciliares do IBGE. O Data Zoom foi desenvolvido pelo Departamento de Economia com financiamento da FINEP. O acesso é aberto.

Declamação de poesias, com a participação do Coral da PUC-Rio. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
Declamação de poesias, com a participação do Coral da PUC-Rio. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

09 > Homenagem ao Jesuíta e Apóstolo do Brasil, São José de Anchieta

Declamação de trechos do Poema da Virgem, próximo ao busto de Anchieta na via de entrada à PUC-Rio pela Rua Marquês de São Vicente. Logo após, houve uma missa, celebrada pelo Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

O Vice-Reitor Acadêmico, Prof. Bergmann, o Prof. Godoy e o Reitor Prof. Pe. Josafá S.J.  Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
O Vice-Reitor Acadêmico, Prof. Bergmann, o Prof. Godoy e o Reitor Prof. Pe. Josafá S.J. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

10 > Posse do Professor José Marcus de Oliveira Godoy como Diretor do Departamento de Química

Evento realizado na Sala do Conselho Universitário com a presença do Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., Vice-Reitores, Decanos, Professores e convidados.

11 > XXIV Encontro de Psicologia e Esporte PUC-Rio

Os alunos que cursaram a disciplina nesse semestre apresentaram os resultados dos projetos que desenvolveram ao longo do curso.

11 > Feira de Ideias e Ações Empreendedoras

Exposição dos projetos realizados pelos mais de 250 alunos das 10 turmas da disciplina Atitude Empreendedora.

21 > O Professor Carlos Lucena recebeu o título de Fellow da Association for Computing Machinery

O Prof. Carlos José Pereira de Lucena, do Departamento de Informática, tornou-se o único brasileiro a receber o título de Fellow da Association for Computing Machinery (ACM), em cerimônia realizada em San Francisco (EUA). Os Fellows, categoria de maior prestígio da ACM, correspondem a 1% dos participantes da maior e mais importante sociedade científica e educativa em computação do mundo. A escolha de Lucena para esse grupo foi em decorrência de suas contribuições acadêmicas em engenharia de software e sistemas multiagentes, área ligada à inteligência artificial.