01 > Encontros de Mídia e Política, com os professores Cesar Romero Jacob e José Eudes Alencar
O evento teve o objetivo de analisar os resultados das eleições municipais de 2012 e projetar suas repercussões no processo político brasileiro.
O evento teve o objetivo de analisar os resultados das eleições municipais de 2012 e projetar suas repercussões no processo político brasileiro.
O Summer Challenge 2012 é um dos maiores eventos de competição de robôs de combate, hóquei e sumô do Brasil. O evento aconteceu em São Caetano do Sul, São Paulo, e contou com 173 robôs.
A competição de projetos aeronáuticos foi realizada em São José dos Campos, São Paulo. Com a vitória, a equipe ganhou o direito de participar da edição internacional do evento, em março de 2013, nos Estados Unidos. Denominada AeroRio Advanced e formada há dois anos, a equipe foi liderada por Lucas Maciel Ribeiro, aluno do 7º período de Engenharia de Controle e Automação, com mais oito integrantes.
Com a participação dos professores Sergio Miceli (USP) e Maria Alice Rezende de Carvalho (PUC-Rio), o evento foi organizado pelo Departamento de Ciências Sociais e realizado na sala K102.
Ciclo de palestras organizadas pelo Centro Loyola de Fé e Cultura com o objetivo de debater a realidade da Criação do mundo a partir de suas teorias principais. O palestrante foi o Prof. Celso Pinto Carias, Doutor em Teologia pela PUC-Rio e Coordenador do Pólo de Caxias / PUC-Rio.
Evento organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Espaço e Metropolização – NEPEM (PUC-Rio), Grupo de Estudos Rurais e Urbanos – URAIS (PUC-Rio), Grupo de Gestão Territorial no Estado do Rio de Janeiro – GeTERJ (PUC-Rio) e Núcleo de Estudos de Geografia Fluminense – NEGEF (UERJ), com o objetivo de debater como o surgimento de novos valores articulados ao tecido urbano, juntamente com novos sistemas de produção e novas realidades de mercado, contribuíram para a transformação das cidades e da relação urbano-rural.
O evento foi organizado pela Agência PUC-Rio de Inovação e ocorreu na sala de reuniões do Decanato do CTC.
O Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s) organizou a mesa-redonda com as professoras Marisa Vorraber Costa (ULBRA-UFRGS), Zaia Brandão (PUC-Rio) e Vera Candau (PUC-Rio). Logo após houve o lançamento do livro Didática Crítica Intercultural, organizado por Vera Candau e do livro Ex-alunos negros cotistas da UERJ: Os desacreditados e o sucesso acadêmico, de Daniela Valentim. Evento organizado pelo Departamento de Educação.
Com o objetivo de ampliar o debate acadêmico e a reflexão multidisciplinar sobre o tema do imaginário sobre o subúrbio, o projeto Globo Universidade realizou o seminário na PUC-Rio e na USP. Participaram Luiz Fernando Carvalho, diretor e co-autor do seriado Suburbia, Paulo Lins, co-autor do seriado, Bianca Ramoneda (Globo News), Karen Worcman (Museu da Pessoa), Márcio Piñon de Oliveira (UFF), Renato Luiz Pucci (UAM) e Marina Henriques Coutinho (UNIRIO).
O Departamento de Serviço Social, o NIMA (PUC-Rio), o CIEP Rubens Gomes e a Vila Olímpica Clara Nunes, estes dois localizados em Costa Barros, realizaram o encerramento do projeto Jornadas Ecológicas 2012. O objetivo do projeto é transmitir valores éticos e socioambientais para as futuras gerações, por meio de aulas educação ambiental nas escolas envolvidas no projeto e no campus da PUC-Rio. No encerramento houve exposição de trabalhos e projetos elaborados pelos alunos da escola.
A palestra foi proferida pelo Prof. Guillermo Zermeño Padilla (El Colegio de México) e realizada pelo Departamento de História na sala F502.
O filme é resultado do projeto de pesquisa da professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio Irene Rizzini, representante do Conselho de Educação do Instituto Fetzer. Após o filme houve debate com a Profa. Luiza Helena Nunes Ermel (SER), o Prof. Padre Leonardo Agostini (TEO), Profa. Irene Rizzini (SER), Profa. Maria Clara Bingemer (TEO), Sebastião B. Andrade (Associação Beneficente Amar), Eufrásia Maria Souza das Virgens, (Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Thereza Jessouroun, diretora do filme. O evento foi realizado em parceria CIESPI (PUC-Rio) e CODENI, Guadalajara, México; Fetzer Institute, Michigan, EUA. E contou com a organização e apoio da Cátedra Carlo Maria Martini (CTCH), do Departamento de Teologia e do Departamento de Serviço Social.
O Prof. Alcir de Faro Orlando, do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio, falou sobre fontes alternativas de energia no Brasil.
A obra trata de questões relacionadas à fauna e à flora dentro do espaço urbano.
A VI JED reuniu trabalhos e reflexões sobre as relações entre discurso e poder em uma perspectiva interdisciplinar, objetivou o diálogo entre diferentes programas de pós-graduação e o debate entre os pesquisadores, e privilegiou a apresentação de teses, dissertações e pesquisas em andamento. A jornada contou com a participação das professoras Sonia Bittencourt Silveira (UFJF), Lilian Krakowski Chazan (IMS/UERJ), Maria das Graças Dias Pereira (PUC-Rio), Maria Cláudia Pereira Coelho (UERJ), Karina Kuschnir (FAPERJ), Maria do Carmo Leite de Oliveira (PUC-Rio). Houve também uma homenagem à Profa. Lucia de San Tiago Dantas Barbosa Quental. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na sala de reuniões do Decanato do CTC.
Encontro anual de mestrandos e doutorandos interessados em apresentar trabalhos resultantes de pesquisas desenvolvidas em Comunicação Social. Participação de pesquisadores de universidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Pernambuco, Goiânia e Rio Grande do Sul. Os temas foram Tempo e Memória; Cultura e Tecnologia; Jornalismo, Meio Ambiente e Cidades Sustentáveis; Corpo e Gênero na Contemporaneidade; Estudos de Imagem e Som; e Representações e Práticas do Consumo.
A palestrante foi Mildred Daisy Miguel de Souza, pesquisadora e autora da biografia Santa Bakhita, a Escrava de Deus (Edições Loyola). O evento foi realizado pelo Centro Loyola de Fé e Cultura no Colégio Santo Inácio.
O show de Gilson Peranzetta e Mauro Senise foi realizado no Anfiteatro Junito Brandão. A Rádio PUC é transmitida via Internet e se propõe a transmitir apenas música instrumental brasileira. www.puc-rio.br/radiopuc
O Simpósio marcou o início das comemorações dos 40 anos de existência do Departamento de Teologia da PUC-Rio. No encerramento o Arcebispo do Rio de Janeiro e Grão Chanceler da PUC-Rio Dom Orani João Tempesta, O. Cist., anunciou a criação da Cátedra Joseph Ratzinger – Bento XVI na PUC-Rio. Participaram do simpósio Dom Orani João Tempesta, o Prof. Mário de França Miranda (PUC-Rio), a Profa. Maria Clara Lucchetti Bingemer (TEO), o Prof. Marcílio Marques Moreira, ex-Ministro da Economia, Fazenda e Planejamento do Brasil, Luiz Paulo Horta (ABL), o Prof. Luis Romera (Università Pontificia della Santa Croce), o Prof. Dom Paulo Cezar Costa (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro), o Prof. Mariusz Kucinski (Centrum Studiów Ratzingera de Bydgoszcz, Polônia), Dom Giovanni D’Aniello (Núncio Apostólico no Brasil) e Mons. Giuseppe A. Scotti (Fondazione Vaticana Joseph Ratzinger/Benedetto XVI).
O Prof. Sérgio Colcher (INF) recebeu o prêmio Personalidade do Ano concedido pela Assespro-RJ (Associação Brasileira das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet), na categoria Destaque do Setor Acadêmico do Prêmio InRio.
A cerimônia realizou-se na Sala do Conselho Universitário. Estavam presentes o Reitor Prof. Padre Josafá Carlos de Siqueira S.J., o Decano do Centro de Ciências Sociais Prof. Luiz Roberto Cunha, o ex-diretor do IRI, Prof. João Nogueira, além de familiares e amigos.
O palestrante foi Oscar Porto, da empresa GAPSO. Evento organizado pelo Departamento de Matemática na sala L966.
Exibição de 66 curtas-metragens de ficção e documentários, produzidos por alunos do curso de Cinema da PUC-Rio desde 2007 no Cine Odeon. O curta Rosa Amarela, de Adélia Jeveaux, se consagrou campeão na categoria ficção e Na dúvida, acelera, de Marcelo Velloso, levou o título de melhor documentário. Em segundo e terceiro lugar, respectivamente, os premiados foram Remo Usai, de Bernardo Uzeda e Intervenha Aqui, de Sidney Dore, entre os documentários; e Sobe, Sofia, de André Mielnik, e Direita é a mão que você escreve, de Paula Santos, ganhador na categoria ficção.
Organizado pelo Departamento de Serviço Social com apoio do Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA). A abertura contou com a participação do Prof. Luiz Roberto Cunha, Decano do Centro de Ciências Sociais da PUC-Rio, e da Profa. Luiza Helena Nunes Ermel, Diretora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio. Foram palestrantes os professores Angela Maria de R. Paiva (SOC), Elielma Machado (UERJ), Altair Lisboa (Coordenador do Pré-Vestibular Popular Vila Operária, Nova Iguaçu), Thula Rafaela de Oliveira Pires (JUR), Augusto Werneck (JUR), Rosana Heringer (UFRJ) e Lobelia da Silva Faceira (UNIRIO).
A família Severiano Ribeiro, o Kinoplex e o Curso de Cinema da PUC-Rio homenagearam Lucy e Luiz Carlos Barreto pelos 50 anos de contribuição ao Cinema Nacional. Evento realizado no Cinema Roxy, em Copacabana.
Entre mais de cem trabalhos inscritos, o estudo Análise de Desempenho dos Investimentos Sustentáveis no Mercado Acionário Brasileiro, de autoria do aluno Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (IND), e coautoria do Professor Carlos Patricio Mercado Samanez (IND), foi o vencedor da 3ª edição do Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis - categoria Trabalhos Acadêmicos e de Especialistas, modalidade Pós-graduação.
Participação de Deisy Ventura (IRI/USP), Carolina Moulin (IRI/PUC-Rio), Beatriz Affonso (CEJIL/Brasil), Juana Kweitel (Conectas), Carlos Eduardo da Cunha Oliveira (MRE), Maria Beatriz Bonna Nogueira (SDH/PR) e Eduardo Baker (Justiça Global). Evento organizado pelo Departamento de Direito e realizado no Auditório B8.
A exposição sobre Carlos Drummond de Andrade contou com obras do acervo e uma apresentação no telão do hall da Biblioteca Central.
A palestra foi mediada pelo Prof. Leonel Aguiar (COM) e teve a participação de Marcelo Moreira, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI) e editor-chefe do telejornal RJ Segunda Edição.
Organizado pelo Prof. Rafael Soares Gonçalves (SER), com a participação de Leticia de Luna Freire (Antropologia/UFF, Laboratório de Etnografia Metropolitana/UFRJ). O assunto em destaque foi As mobilizações coletivas no contexto de megaeventos esportivos: o Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Organizado pelo Departamento de Serviço Social e realizado na casa 209 da Vila dos Diretórios.
Discutiu-se as oportunidades de carreira e o perfil do profissional desejado pelas empresas para trabalhar nos setores de mercado financeiro, bens de consumo, TI/Telecom e indústria. Evento organizado pelo Departamento de Administração.
Na inauguração houve um café da manhã para as mulheres filiadas à AFPUC.
A abertura contou com o Decano do CCS, Prof. Luiz Roberto Cunha e as professoras Luiza Helena Nunes Hermel (SER), Inês Terezinha Stampa (SER) e Denise Pini Rosalem da Fonseca (SER). Os títulos das mesas do seminário foram Mulheres negras participando na construção de seus direitos, Escritoras negras – um sujeito que se autoenuncia na literatura afro-brasileira, O ativismo de mulheres negras e a constituição dos direitos, Outras mulheres: uma história que precisa ser conhecida. Houve ao final o lançamento do livro Outras mulheres: mulheres negras brasileiras ao final da primeira década do século XXI, organizado por Denise Pini Rosalem da Fonseca e Tereza Marques de Oliveira Lima, pela Editora PUC-Rio.
Quatro dos cinco membros da diretoria eleita da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional RJ, são ex-alunos da Universidade. Entre eles o presidente da OAB/RJ Felipe Santa Cruz e o vice-presidente, Ronaldo Eduardo Cramer Veiga, que é professor do Departamento de Direito.
A aluna Catiane Pimentel, deficiente visual, mestre pelo Departamento de Letras, lançou o livro Passado Presente: lendo Pedro Nava no século XXI, baseado na dissertação orientada pela Profa. Marília Rothier Cardoso.
Leonardo Silva da Conceição, aluno de Sistemas de Informação da PUC-Rio, conquistou o primeiro lugar na categoria Jovem Empreendedor Comunitário do Prêmio Santander Universidades. O projeto chamado de LugarPraFicar visa à criação de um portal de acomodações cadastradas para os que desejam alternativas de hospedagem, conjugando preços baixos e experiências culturais. A edição de 2012 do Prêmio Santander Universidades reuniu mais de dez mil projetos de quase 600 universidades.
A aluna Mariana Maia Simoni, do Departamento de Letras, orientada pela Profa. Heidrun Krieger Olinto de Oliveira, recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses 2012.
O tema foi O Negro no Cinema Brasileiro: Uma Homenagem a Ruth de Souza. A semana foi uma iniciativa da Cátedra UNESCO de Leitura e do Núcleo de Educação de Adultos da PUC-Rio (NEAd). Evento realizado no Auditório Padre Anchieta e na Cátedra UNESCO de Leitura.
O trabalho Electoral Accountability and Corruption: Evidence from the Audits of Local Governments, do Prof. Claudio Abramovay Ferraz do Amaral (ECO), em coautoria com Frederico Finan, publicado na American Economic Review, ganhou na Categoria Artigo. Na Categoria Tese, o trabalho vencedor foi Empirical Essays on Human Capital and Development, de Rudi Rocha de Carvalho, orientada pelo Prof. Claudio Abramovay Ferraz do Amaral (ECO) e co-orientada pelo Prof. Rodrigo Reis Soares (ECO)
A palestra foi proferida por Patrice M. Franko, professora no Colby College, em Waterville, EUA, a convite do Instituto de Relações Internacionais. Evento realizado na sala F400A.
Francine Houben é fundadora e diretora do escritório Mecanoo architecten (Delft, Holanda), e professora em Harvard, TU Delft e Mendrisio. Evento organizado pelo curso de Arquitetura no Auditório Padre Anchieta.
O Programa de Estudo de Comunicação e Consumo da PUC-Rio (PECC), em parceria com o Infoglobo, promoveu dois dias de palestras e apresentações dos bolsistas do programa. O projeto foi idealizado pelos professores Cláudia Pereira e Everardo Rocha, do Departamento de Comunicação Social, com a colaboração da pesquisadora Carla Barros, que orientou os alunos em pesquisas sobre as relações entre consumo e comunicação em momentos e espaços do Rio de Janeiro.
O Coordenador Central de Pós-Graduação, Prof. Paulo César Duque Estrada (FIL) foi eleito presidente do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (Foprop) para o mandato de um ano. A eleição ocorreu durante o XXVIII Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, realizado em Salvador, entre 21 e 23 de novembro.
Foram interpretados contos do livro A descoberta do mundo, de Clarice Lispector. Houve uma demonstração do processo de criação e do trabalho que o diretor Delson Antunes desenvolve com os atores a partir da obra da escritora. Evento organizado pelo curso de Artes Cênicas.
Comemoração dos 45 anos do Coral da PUC-Rio. Além do Coral da Universidade participaram o Coral do TCE-RJ, o Grupo Vocal Boca Que Usa e o Coral do Colégio Pedro II do Engenho Novo.
O tema deste ano foi Um Natal feito à mão. A equipe de leigos do Centro Loyola de Fé e Cultura conduziu o Retiro de Preparação para o Natal para cerca de 47 pessoas, que puderam experimentar a metodologia dos Exercícios Espirituais preparando-se para o Advento.
O evento foi uma iniciativa do Departamento de Ciências Sociais e da Coordenação de Educação Física. No Festival ocorreram atividades físicas, culturais e de lazer, incluindo uma caminhada ecológica pelo campus. Cerca de 700 alunos do Ensino Fundamental de oito escolas municipais e duas escolas particulares participaram dos jogos e oficinas.
O CEO do grupo Renault-Nissan, Carlos Ghosn, apresentou a palestra A Importância da Indústria Automobilística, a Contribuição das Novas Tecnologias para Eficiência em Consumo e Sustentabilidade e a Importância dos Engenheiros Brasileiros na Dinâmica da Indústria Automotiva.
O Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Prof. Paulo Fernando Carneiro de Andrade, fez uma palestra sobre os dados do IBGE que analisaram a filiação religiosa dos brasileiros.
Apresentação das melhores ideias de negócios desenvolvidas na PUC-Rio no segundo semestre de 2012 por alunos do curso de Empreendedorismo na disciplina de Planejamento de Negócios. Evento realizado no Auditório Padre Anchieta.
O aluno de mestrado em Matemática Aplicada Paulo Orenstein recebeu o prêmio concedido pela Veja.com e Fundação Educar pela criação de uma rede social que reúne ongs e cidadãos para troca de experiências.
Evento organizado pela Agência PUC-Rio de Inovação. Participaram representantes das universidades de Middlesex, Cambridge e Oxford, que trataram das experiências das instituições com a comercialização de ativos intangíveis, como conhecimento, informação e know-how não acadêmico. Participaram o Prof. José Ricardo Bergmann, Vice-Reitor Acadêmico; Andrew P. Walsh, Cambridge Enterprise, Cambridge University; Mark Gray, Middlesex University, Londres; Beatriz Amorim-Borher, OMPI/Brasil; Shirley V. Coutinho, Agência PUC-Rio de Inovação; Chris Moody, ISIS Innovation, Oxford University; Sergio Yates, Instituto Gênesis; Bernardo Atem Francischetti, Advogado; Prof. Luiz de Alencar da Silva Mello, Decano do CTC; Prof. Marcelo Gattass, Tecgraf; e José Augusto Pereira da Silva, PipeWay.
A obra conta com o texto Deus: experiência originante e originada. O texto materno teologal de Adélia Prado, da Profa. Maria Clara Bingemer (TEO). Evento organizado pela Cátedra Carlo Maria Martini (CTCH).
Profissionais da ONS, ANEEL e Eletrobrás e professores da PUC-Rio e de universidades estrangeiras debateram sobre os rumos da energia elétrica em três seminários simultâneos. O Simpósio sobre Estratégias de Gestão de Comercialização de Energia Elétrica e Eficiência Energética (SIBGECE3) debateu questões como a comercialização e regulação de energia elétrica e eficiência energética. No Workshop on Sollar Cells (Auditório AMEX-IAG) pesquisadores brasileiros e estrangeiros ministraram os cursos Células Solares Orgânicas, Filmes Finos, Cristalinas e Concentradores. A Brazilian School of Nanoscience and Nanotechnology (Brasonn) é uma escola alto nível, em nanociências e nanotecnologias, voltada para estudantes de pós-graduação e doutores, brasileiros e estrangeiros. A BRASONN é uma iniciativa da PUC-Rio em colaboração com o MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) e o Programa Arcus Brasil-Região Rhône-Alpes 2007.
O livro Sistemas Colaborativos, organizado pelos professores Mariano Pimentel (INF) e Hugo Fuks (INF), ganhou o 3º lugar na categoria Tecnologia e Informática do Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário do país. Outros professores do departamento de Informática colaboraram com capítulos do livro: Prof. Carlos José Pereira de Lucena, Prof. Markus Endler e Prof. Alberto Barbosa Raposo. Incluem-se ainda sete pesquisadores que se doutoraram na PUC-Rio, dois pesquisadores que fizeram graduação ou especialização em Informática na PUC-Rio e uma Professora do Departamento de Psicologia, Profa. Ana Maria Nicolaci-da-Costa.