Professores eméritos

Professor Oswaldo Chateaubriand Filho. Fotógrafo Antonio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.
Professor Oswaldo Chateaubriand Filho. Fotógrafo Antonio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.

Oswaldo Chateaubriand Filho – Departamento de Filosofia

Oswaldo Chateaubriand é doutor em Filosofia pela Universidade da California em Berkeley (1971). É professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio desde 1978 onde orientou 17 teses de doutorado, 20 dissertações de mestrado e três trabalhos de iniciação científica.

Foi professor no Departamento de Filosofia da Universidade de Washington em Seattle (1967-72), no Departamento de Filosofia da Universidade Cornell (1972-77) e no Programa de Pós-graduação de Psicologia da Fundação Getúlio Vargas (1977-91). Foi professor visitante no Departamento de Matemática da Universidade de São Paulo (1962) e no Departamento de Filosofia da Universidade Harvard (1972). É membro fundador da Sociedade Brasileira de Lógica, da qual foi presidente por dois mandatos. É membro externo do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Universidade Estadual de Campinas. O reconhecimento internacional de seu trabalho o levou a ser eleito membro titular do Institut International de Philosophie, com sede em Paris. Outra distinção a que fez jus foi o volume Logic, Language and Knowledge: Essays in honour of Oswald Chateaubriand Filho, publicado em 1999.

É membro do Comité Diretor da Fédération Internationale des Sociétés de Philosophie. Suas principais áreas de atuação são Filosofia da Lógica, Filosofia da Matemática e Filosofia da Linguagem, com interesse em vários temas, entre eles (ontologia, natureza da lógica, teoria das descrições, teoria da verdade, e autores (Frege, Russell, Tarski, Quine, Goodman, entre outros). Sua produção intelectual resultou na publicação de dois livros, na organização de outros dois, na confecção de nove capítulos de livros e em mais de 50 artigos publicados em periódicos especializados. Participou de mais de 126 eventos científicos e organizou mais de 10. De suas publicações destacam-se os dois volumes de Logical Forms, lançados em 2001 e 2005, que foram objeto de dois números da revista Manuscrito, com artigos críticos de pesquisadores do Brasil e do exterior.

Professor José Carlos D’Abreu. Fotógrafo Antonio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.
Professor José Carlos D’Abreu. Fotógrafo Antonio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.

José Carlos D’Abreu – Departamento de Engenharia de Materiais

José Carlos D’Abreu é professor da PUC-Rio desde 1968. Doutor em Engenharia Metalúrgica, é coordenador do Grupo de Siderurgia do Departamento de Engenharia de Materiais - DEMa, onde está à frente de projetos de pesquisa financiados por agências governamentais e empresas.

O professor publicou mais de 160 artigos em Anais de eventos nacionais e internacionais, 30 artigos em periódicos e dois livros. Orientou 43 dissertações de mestrado e nove teses de doutorado, além de 34 trabalhos de conclusão de cursos de graduação e especialização. Desenvolve suas pesquisas nas áreas de Materiais, Metalurgia e Mineração, com ênfase em Siderurgia, Tecnologia Ambiental e Energia.

Ao longo de sua vida acadêmica, D´Abreu recebeu mais de duas dezenas de prêmios, entre os quais se destacam a Medalha de Ouro da ABM, em 2008, e o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2009, por seu trabalho pioneiro na tecnologia brasileira de autorredução de minério de ferro, patenteado em 23 países.

Sócio da ABM desde 1974, sempre teve atuação significativa nas atividades da Entidade. Foi diretor da regional Rio de Janeiro (2002/2003), diretor representante de todos os sócios (2004/2005), membro da diretoria (2005/2007) e primeiro presidente do Instituto Pró-inovação e Competitividade da Metalurgia, Materiais e Mineração (2010/2012), além de integrar as comissões organizadoras do Seminário de Redução desde as primeiras edições.

D’Abreu é também membro titular do Fórum de Competitividade Siderúrgica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e atua como consultor do grupo que elabora o Plano 2030 de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia. Desde 2007 é consultor do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Professor Luiz de França Costa Lima Filho. Fotógrafa Cynthia Salles. Acervo do Projeto Comunicar.
Professor Luiz de França Costa Lima Filho. Fotógrafa Cynthia Salles. Acervo do Projeto Comunicar.

Luiz de França Costa Lima Filho – Departamento de História

Luiz Costa Lima é graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Sua atuação acadêmica se concentra nas áreas de Atua história e crítica literária, literatura brasileira, teoria e filosofia da história e história dos discursos. É autor de mais de vinte livros, entre eles História.Ficção.Literatura; A aguarrás do tempo; Trilogia do controle; e Mimesis: desafio ao pensamento, vários deles traduzidos para o inglês e o alemão.

O professor iniciou sua carreira docente na PUC-Rio em 1965, atuou nos departamentos de Sociologia, de Letras e, atualmente, no departamento de História. Participou da criação dos programas de pós-graduação de Letras e de História. Orientou oito teses de doutorado e 10 dissertações de mestrado.

Entre os prêmios recebidos pelo professor Costa Lima destacam-se os de Pesquisador Estrangeiro do Ano, concedido pela Fundação Alexander von Humbolt, o Prêmio Jabuti de 2007, pelo livro História, Ficção e Literatura, o Prêmio de Ensaio e Crítica Literária, da Academia Brasileira de Letras, e o Prêmio Mário de Andrade – Categoria Ensaio Literário, da Biblioteca Nacional, ambos obtidos em 2009, pelo livro O controle do imaginário & A afirmação do Romance. Foi homenageado, ainda, com a publicação do volume Máscaras da Mímesis, A Obra de Luiz Costa Lima, organizado por Hans Ulrich Gumbrecht e João Cezar de Castro Rocha, e pela publicação do número especial da revista australiana Crossroads. É Fellow do Wissenschaftkolleg de Berlim e professor honorário na School of History, Philosophy, Religion and Classics da University of Queensland, na Austrália.

No dia 22 de agosto de 2012 a PUC-Rio procedeu à entrega do título de Professor Emérito ao Professor Luiz Cesar Povoa, da Escola Médica da PUC-Rio.

Professor Luiz Cesar Povoa. Fotógrafo Weiler Filho. Acervo do Projeto Comunicar.
Professor Luiz Cesar Povoa. Fotógrafo Weiler Filho. Acervo do Projeto Comunicar.

Luiz Cesar Povoa – Escola Médica de Pós-Graduação

O professor Povoa é graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez especialização em Endocrinologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e tem o doutorado em Medicina (Endocrinologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem pós-doutorado pela Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio.

Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Membro da 1ª Câmara Técnica de Medicamentos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, médico do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, É também consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Sócio Honorário da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Membro Associado do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Membro da The Endocrine Society, Membro da Sociedade Franco-Brasileira de Medicina, Membro da Sociedade Latino Americana de Tireóide, Membro da Sociedade Boliviana de Endocrinologia e Nutrição, Sócio Honorário da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Maranhão, Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, Membro Associado da Sociedade Brasileira de Andrologia, Membership Roster and by-laws da American Society for Bone and Mineral Research, Sócio da Sociedade Brasileira de Estudo do Metabolismo Ósseo e Mineral-Regional RJ, Membro da National Geographic Society, Membro da American Association for the Advancment of Science, Membro da International Society of Psychoneuroendocrinology, Membro da Sociedade Iberoamericana de Osteologia e Metabolismo Mineral, Membro da International Council for Control of Iodine Deficiency Disorders, Membership da Society for Endocrinology, Médico da LIGHT Serviços de Eletricidade S/A, Médico do Trabalho Classe "A" do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, Médico da Superintendência de Serviços Médicos do Estado da Guanabara e Professor Efetivo da Escola Médica de Pós-Graduação Carlos Chagas.

Tem experiência em pesquisa na área de Clínica Médica e desenvolve, principalmente, projetos de pesquisa sobre Hiperparatireoidismo e diabetes.

Entre os inúmeros prêmios e homenagens recebidos pelo professor, destacam-se a Homenagem Especial pela Defesa dos Diabéticos Brasileiros, da Fundação Oswaldo Cruz (2008); a Medalha de Mérito Pedro Hernesto, recebida da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (2006), a Physican Recognition Award of The American Medical Association - Category 1, The Endocrine Society (1995), a Ordem do Mérito Médico na classe de Oficial, recebida de mãos do Presidente da República (Decreto de 14/12/1989), a Medalha Mérito Professor Clementino Fraga, recebida do Governador do Estado da Guanabara em 1974.

O Professor Povoa publicou 7 livros e tem 14 artigos publicados em periódicos científicos. Participou, com apresentação de trabalhos, em 99 congressos científicos de sua área acadêmica e organizou 36 eventos científicos sobre seus temas de pesquisa.

Professora Margarida Maria de Paula Basilio. Fotógrafo Antonio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.
Professora Margarida Maria de Paula Basilio. Fotógrafo Antonio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.

Margarida Maria de Paula Basilio – Departamento de Letras

A professora Margarida é graduada em Letras Clássicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Linguística pela University of Texas At Austin. Foi professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Sua área de pesquisa é a Linguística, com ênfase em Morfologia, e seus projetos mais recentes versam sobre temas tais como léxico, língua portuguesa, morfologia, formação de palavras e estruturas lexicais.

Margarida Basilio iniciou sua carreira na PUC-Rio em 1968. Ao longo de sua atuação na Universidade, orientou 25 dissertações de mestrado e 16 teses de doutorado e participou de mais de 50 bancas, inclusive de concursos em diversas instituições brasileiras. Como pesquisadora, publicou 22 artigos em periódicos, 9 livros, 20 capítulos de livros e mais 70 resumos em Anais de congressos.