Luiz de França Costa Lima Filho – Departamento de História
Luiz Costa Lima é graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Sua atuação acadêmica se concentra nas áreas de Atua história e crítica literária, literatura brasileira, teoria e filosofia da história e história dos discursos. É autor de mais de vinte livros, entre eles História.Ficção.Literatura; A aguarrás do tempo; Trilogia do controle; e Mimesis: desafio ao pensamento, vários deles traduzidos para o inglês e o alemão.
O professor iniciou sua carreira docente na PUC-Rio em 1965, atuou nos departamentos de Sociologia, de Letras e, atualmente, no departamento de História. Participou da criação dos programas de pós-graduação de Letras e de História. Orientou oito teses de doutorado e 10 dissertações de mestrado.
Entre os prêmios recebidos pelo professor Costa Lima destacam-se os de Pesquisador Estrangeiro do Ano, concedido pela Fundação Alexander von Humbolt, o Prêmio Jabuti de 2007, pelo livro História, Ficção e Literatura, o Prêmio de Ensaio e Crítica Literária, da Academia Brasileira de Letras, e o Prêmio Mário de Andrade – Categoria Ensaio Literário, da Biblioteca Nacional, ambos obtidos em 2009, pelo livro O controle do imaginário & A afirmação do Romance. Foi homenageado, ainda, com a publicação do volume Máscaras da Mímesis, A Obra de Luiz Costa Lima, organizado por Hans Ulrich Gumbrecht e João Cezar de Castro Rocha, e pela publicação do número especial da revista australiana Crossroads. É Fellow do Wissenschaftkolleg de Berlim e professor honorário na School of History, Philosophy, Religion and Classics da University of Queensland, na Austrália.
No dia 22 de agosto de 2012 a PUC-Rio procedeu à entrega do título de Professor Emérito ao Professor Luiz Cesar Povoa, da Escola Médica da PUC-Rio.