vidano tempopor escritoimagensfilmes e entrevistasdepoimentosdom helder na puc-riodom helder no rionotíciaslinks

Sobre o centenário no Brasil

Sobre o centenário em outros países

Sobre o Ano Dom Helder na PUC-Rio

Foto usada na capa do catálogo da exposição Dom Helder – Memória e profecia no seu centenário: 1909-2009

Jornal do Commercio de Recife/PE, 13/04/2009

Sobre o centenário no Brasil

- 25 a 29/11/2009 - XLIX Feira da Providência, no RioCentro, Rio de Janeiro. Esse ano o tema foi "Onde um mundo melhor é possível", e homenageia-se o Centenário de Dom Helder Camara.

- 28/10/2009 - Seminário "A Trajetória de 50 anos do Banco da Providência", no Auditório da Pastoral Universitária, na PUC-Rio. (ver aqui a programação completa) (ver aqui as fotos do evento)

- 26/10/2009 - Evento sobre o centenário de Dom Helder Camara, no Colégio Teresiano, Rua Marquês de São Vicente, 331, Gávea, Rio de Janeiro. Horário: 18:00 a 21:00h. Palestrantes: Dom Waldyr Calheiros (Bispo Emérito de Volta Redonda) e Margarida de Souza Neves (Departamento de História da PUC-Rio). (ver aqui o convite)

- 26/09 a 02/10/2009, Semana Dom Helder Camara em Fortaleza/CE. Abertura no teatro do Centro Cultural Dragão do Mar, dia 26/09, às 19:00 h, com a projeção do documentário "Dom Helder, o santo rebelde", seguida de debate com a platéia. A Semana prosseguirá com um ciclo de conferências e debates no colégio Santo Tomás de Aquino, sempre às 19:00 h, e culminará em uma caminhada de sensibilização e despertar cívico-cristão pelo centro de Fortaleza, no dia 02/10 às 15:00 h, a partir da praça da Igreja do Carmo. (mais detalhes no blog do evento)

- 02/09/2009 - Programa Arquivo N do canal Globo News sobre Dom Helder - O programa foi apresentado do dia 02/09/2009. Entrevistas com Walter Praxedes, Erika Bauer e Luiz Alberto Gómez de Souza. (ver aqui o vídeo completo)

- 27/08/2009 - Entrega a Dom Helder, in memoriam, do título de Cidadão Honorário do Estado do Rio de Janeiro e da Medalha Tiradentes, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. (ver aqui o convite para o evento) (ver aqui a notícia do site da Alerj) (ver aqui o vídeo)

- 19/08/2009 - Em comemoração ao centenário de nascimento de Dom Helder Camara, a Faje (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia), em Belo Horizonte/MG, realiza o colóquio interdisciplinar: “Dom Helder e os pobres. A Igreja e o mundo”, de 19 a 21/08/2009, no novo auditório Dom Helder Camara, no Campus da Faje, inaugurado na ocasião.

- 21 a 25/07/2009 - Esteve presente no XII Intereclesial das CEBs, realizado em Porto Velho/RO, Maria Helena Arrochellas, membro da comissão do Ano Dom Helder Camara na PUC-Rio. Durante o evento foi exibida a exposição "Dom Helder Camara - Memória e Profecia", sobre a vida de Dom Helder. Ocorreu também uma viagem dos participantes pela ferrovia Madeira-Mamoré, e nela foi inaugurado o Porto Dom Helder Camara, em homenagem ao centenário de Dom Helder. (ver aqui fotos do XII Intereclesial das CEBs)

- 20/06/2009 - Milton Nascimento homenageia Dom Helder em show em Belo Horizonte/MG - Na abertura do show foi exibido vídeo com a oração “Mariama”, declamada por Dom Helder. E durante o show Milton contou “casos” e falou sobre Dom helder.
(fonte: Jornal O Tempo, Belo Horizonte/MG, www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=113763, acesso em 02/07/2009)

- 19 a 25/05/2009 - Exposição Dom Helder – Memória e profecia no seu centenário: 1909-2009 - No Mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo/SP. A Exposição foi montada primeiramente na França e cedida ao Brasil por José de Broucker, seu curador. Os 25 painéis com fotografias mostram a trajetória de Dom Helder. No Brasil, a exposição foi reorganizada e lançada como iniciativa conjunta do Instituto Dom Helder Camara /IDHeC do Recife; da Universidade Candido Mendes do Rio de Janeiro; do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade/CAALL de Petrópolis, do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular/CESEP de São Paulo, SP; da Pontifícia Universidade Católica/PUC-Rio e da Paulinas Editora de São Paulo. (obs.: esta mesma exposição esteve na PUC-Rio entre março e abril de 2009 - ver aqui o catálogo da exposição).

- 29/04/2009 - Homenagem do Senado Federal do Brasil a Dom Helder, com Sessão Especial, seguida de Abertura da Exposição "Dom Helder - Memória e Profecia no seu Centenário - 1909-2009"; o Coral do Senado cantará o Hino "Dom Helder Camara - O Pastor da Paz"; lançamento da Reedição do livro "Dom Helder - O artesão da Paz"; exibição do filme "Dom Helder Camara - O Santo Rebelde”, a TV Senado veiculará o Documentário "Dom Helder Pastor da Liberdade", de Marcos Cirano, Ciro Rocha e César de Almeida.

- 27/04/2009 - Homenagens a Dom Helder na 47ª Assembleia da CNBB, em Indaiatuba/SP. (ver aqui a reportagem sobre o evento)

- 15/04/2009 - Sessão Comemorativa do Centenário de Nascimento de Dom Helder no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Palestras de Luiz Paulo Horta, Marina Martins de Araújo, Luiz Carlos Mancini, Candido Mendes de Almeida, Tarcísio Padilha e Alessandro Molon. (ver aqui o programa do evento)

- 14/04/2009 - Lançamento de livros com seiscentas cartas redigidas por Dom Helder entre 1962 e 1965 - São dois volumes, divididos cada um em três tomos. Quase diariamente, durante suas vigílias nas madrugadas de outubro de 1962 a setembro de 1965, Dom Helder Camara, como bispo auxiliar do Rio de Janeiro e depois como Arcebispo de Olinda e Recife, escreveu cartas para um grupo de amigos que ele carinhosamente chamava de família. Os textos trazem relatos preciosos e inéditos dos bastidores do Concílio Vaticano II. Também contam o dia a dia e as impressões do sacerdote no primeiro ano que chegou à capital pernambucana. (ver aqui as capas dos livros, e as matérias do Jornal do Commercio de Recife e do Diário de Pernambuco).

- 25/03/2009 - Entrevista com o Padre José Oscar Beozzo sobre Dom Helder, na Rede Vida de Televisão.

PUC-Rio Página de abertura créditos