Departamento de Arquitetura e Urbanismo - DAU
Administração
Prof. Otávio Leonídio Ribeiro
E-mail: leonidio@puc-rio.br
Prof. Marcelo Roberto Ventura Dias de Mattos Bezerra
E-mail: mmb@puc-rio.br
Data de Posse: 03/02/2020
Número da portaria: 05/2020
Profa. Rachel Coutinho Marques da Silva (até julho)
Prof. Fernando Mauricio Esposito Galarce (a partir de agosto)
E-mail: fernando.esposito@puc-rio.br
Data de Posse: 03/08/2020
Número da portaria: 29/2020
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, sala 327 e Edifício Metro
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefone: 55 21 35271828
Fax: 55 21 35272341
E-mail: gradarq@puc-rio.br, ppgarq@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/arquitetura.html
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progarq.html
Site: www.dau.puc-rio.br
Secretaria
Fernanda Alves Soares - Assessora da Direção
Consuelo da Silva Carvalho - Escritório Modelo
Renata Sanches Dias Arouca - Pós-Graduação
Guilherme Rodrigues Feijão - Graduação
Luiz Fernando de Oliveira Albuquerque - Graduação
Joelcio Junior Alves Sousa - Geral
Antônio Messias da Silva - Canteiro Experimental e Maqueteria
Marcos Vinicius Pereira da Silva - Laboratório de Volumes
Vubanicio dos Santos Junior - Laboratório de Volumes
Colegiados
Prof. Otávio Leonídio Ribeiro - Presidente
Prof. Fernando Betim Paes Leme
Prof. Fernando Mauricio Esposito Galarce
Prof. Luciano Rosa Alonso Alvares
Prof. Marcelo Roberto Ventura Dias de Mattos Bezerra
Prof. Marcos Osmar Fávero
Profa. Maíra Machado Martins
Profa. Rachel Coutinho Marques da Silva
Prof. Silvio de Moura Dias - Suplente
Alunas:
Luisa Botelho
Millena Barbosa
Funcionária: Fernanda Alves Soares
Profa. Rachel Coutinho Marques da Silva - Presidente (até agosto)
Prof. Fernando Maurício Espósito Galarce - Presidente (a partir de agosto)
Profa. Rachel Coutinho Marques da Silva
Prof. Marcos Osmar Fávero
Prof. Otávio Leonídio Ribeiro
Prof. Otávio Leonídio Ribeiro - Presidente
Prof. Marcos Osmar Favero
Profa. Maíra Machado Martins
Profa. Rachel Coutinho Marques da Silva
Profa. Maria Fernanda Rodrigues Campos Lemos - Suplente
Profa. Rachel Coutinho Marques da Silva
Corpo Docente
Profa. Ana Luiza de Souza Nobre
Prof. Fernando Mauricio Espósito Galarce
Prof. João Masao Kamita (HIS)
Profa. Maíra Machado Martins
Prof. Marcos Osmar Fávero
Profa. Maria Fernanda Rodrigues Campos Lemos
Prof. Otávio Leonídio Ribeiro
Profa. Rachel Coutinho Marques da Silva
Prof. Tommaso Del Rosso (FIS)
Prof. Adriano Andrade Carneiro de Mendonça
Prof. Alder Catunda Timbó Muniz
Profa. Alessandra Carusi Machado (DAD)
Prof. Alziro Azevedo Carvalho Neto
Profa. Amália Giacomini
Prof. Antônio Edmilson Martins Rodrigues (HIS)
Prof. Antônio José de Sena Batista
Profa. Barbara Coelho Rodrigues da Silva (licença)
Profa. Beatriu Canto Sancho (ECO)
Profa. Carla Ferreira Soares (CIS)
Profa. Cecilia Polacow Herzog
Prof. Celso Rayol Junior
Profa. Claudia de Freitas Escarlate
Profa. Cristiane Pinho Guedes (MAT)
Profa. Dely Soares Bentes
Profa. Denise Chini Solot (HIS)
Prof. Duarte Vaz Guedes e Silva
Prof. Eduardo José Lobão Pegurier (ECO)
Prof. Eduardo Rocha de Oliveira Filho (DAD)
Prof. Ernani de Souza Freire Filho
Prof. Fernando Fernandes de Mello
Profa. Flaviana Dias Vieira Raynaud
Prof. Gabriel Nogueira Duarte
Prof. Geraldo Filizola (CCPE-CTC)
Profa. Glaucia Augusto Fonseca
Profa. Helia Nacif Xavier (até julho)
Prof. Hermano Braga Viriato de Freitas Filho
Prof. Hilton Esteves de Berredo
Prof. Israel Fonseca Nunes Junior
Profa. Izabella Kraichete Lentino Barandier
Profa. Jaqueline Passamani Zubelli Guimarães (CCPE-CTC)
Prof. João Carlos Laufer Calafate
Prof. Joaquim Marçal Ferreira de Andrade (DAD)
Prof. Jorge Lucas Ferreira (CCPE-CTC)
Prof. Justino Artur Ferraz Vieira
Profa. Laís Bronstein Pássaro
Prof. Leonardo Miguez Lattavo
Profa. Lígia Teresa Saramago Pádua (FIL)
Prof. Luis Cândido Gomes de Campos
Prof. Luis Carlos Soares Madeira Domingues
Prof. Luiz Felipe Val de Oliveira Rio Branco
Prof. Manuel Fiaschi
Profa. Marcela Torno de Azeredo Lopes
Prof. Marco Antonio Matilde de Azevedo
Profa. Maria de Lourdes Duarte Sette (LET)
Profa. Moema Falci Loures
Profa. Mônica Cavalcante de Aguiar
Profa. Nanda Eskes
Prof. Pedro Barreto de Moraes
Prof. Pedro Henrique Évora Esteves Amaral
Prof. Pedro Lobão Pegurier
Prof. Pierre Andre Alexandre Henri Paul Martin
Prof. Raul Bueno Andrade Silva
Prof. Renato Barbosa de Oliveira (FIS)
Prof. Ricardo Esteves
Prof. Roberio Catelani Carneiro
Prof. Roberto Anderson de Miranda Magalhães
Prof. Roberto Lucas Júnior
Prof. Rodolfo de Lima Paula
Prof. Rodrigo Monteiro Rodrigues Macedo
Prof. Rodrigo Wagner Paixão Pinto (GEO)
Profa. Sheila Dain (DAD)
Profa. Simone Dubeux Berardo Carneiro da Cunha (CIS)
Profa. Solange Maria Lucan de Oliveira (CIS)
Profa. Tania Conceição Pereira (LET)
Profa. Verônica Gomes Natividade
Prof. Walter dos Santos Teixeira Filho
Profa. Ana Paula Soares Carvalho (CIS)
Prof. Carlos Eduardo Spencer de Vasconcellos
Prof. Fernando Betim Paes Leme
Prof. Joel Vieira Baptista Junior (CCPE-CTC)
Prof. Luciano Rosa Alonso Alvares
Prof. Marcelo Roberto Ventura Dias de Mattos Bezerra
Profa. Mariana Dias Vieira
Prof. Silvio de Moura Dias
Profa. Tatiana Terry
Profa. Vera Magiano Hazan
Cursos
Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo
Iniciado em 2002
Avaliado pelo MEC com o conceito 4 para o ciclo avaliativo de 2016 a 2018
Mestrado Acadêmico em Arquitetura iniciado em 2013
Mestrado em Arquitetura
Área de concentração:
Projeto de Arquitetura
Linhas de pesquisa:
Teoria e História do projeto
Projeto e Processos em Arquitetura e Urbanismo
Avaliado pela CAPES com conceito 3 para o quadriênio 2017/2020
Especialização
Arquitetura para a Saúde
Paisagismo Ecológico: Planejamento e Projeto da Paisagem
Extensão
Cenografia: O Espaço da Cena - Teatro, Shows e Performances
Cenografia: O Espaço do Acontecimento - eventos, estandes e exposições
Contêineres: Conceitos, Exemplos e Aplicações
Estruturação de viabilidade financeira de um empreendimento residencial com Excel
Introdução à Manutenção Predial
Legislação Urbana e Edilícia da Barra da Tijuca e Vargens: como elaborar e aprovar projetos nessas áreas
Legislação Urbana e Edilícia do Rio de Janeiro: como elaborar e aprovar projetos
Métodos Ágeis na Arquitetura: Modelo Tip de Gerenciamento de Projetos
Restauração em Arquitetura Teoria, Projeto e Execução
Treinamento em Energyplus Versão 9.3 Introdução a Simulação Energética de Edificações
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo - EMAU
Profa. Vera Magiano Hazan (Supervisora)
Rua Marquês de São Vicente, 225
Mezanino Edifício Metro
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefone: 55 21 35272409 / 2410
e-mail: em-dau@puc-rio.br
Site: www.dau.puc-rio.br
Grupos de Pesquisa
Laboratório de Observação do Espaço Habitado - LObE-HAB. Coordenadores: Profa. Maira Machado Martins e Prof. Fernando Maurício Espósito Galarce. Ano de formação: 2018.
Fonte: Cadastro de Grupos de Pesquisa do CNPq
Convênios e Parcerias
ACNUR, Alto Comissariado das Nações Unidas; CSVM/PUC-Rio, LabAH/EMAU/DAU/PUC-Rio (Call for innovative concepts for RHU upgrading - Desafio Américas – - projeto de adequação climática e melhorias dos espaços e infraestrutura para o acolhimento de refugiados em Roraima) - Brasil, ONU. Ano de início: 2020
LabAH/EMAU/DAU/PUC-Rio, CSVM/PUC-Rio, UIA2021, Rio2020Capital Mundial da Arquitetura, IABRJ, Centro Carioca de Design + Circuito Urbano ONUHABITAT (Conversas sobre Arquitetura Humanitária - conjunto de 7 conversas sobre o tema, transmitidas on-line pelo Circuito Urbano ONU HABITAT 2020 para o Brasil, Caribe e países africanos de língua portuguesa, com convidados de diversos estados e países) - Brasil, UIA, ONU. Ano de início: 2020
SECIRM, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério do Meio Ambiente e CEPEL; Convênio com a PUC-Rio; EMAU/DAU (Análise e relatório técnico das estações científicas da Ilha da Trindade e do arquipélago de São Pedro e São Paulo; projeto arquitetônico da estação científica de Fernando de Noronha; urbanização e paisagismo da área de entorno. 2018/ 2019 - desenvolvimento do projeto executivo e previsão de início de obras.) - Brasil. Ano de início: 2014
EMAU/DAU/PUC-Rio + Technion Israel Institute of Technology/Open Source Architecture (Proposta de intervenção na Praça Tiradentes para evento paralelo ao Congresso UIA2021 - suspensa em função da pandemia) - Brasil, Israel. Ano de início: 2020
College of Arts + Architecture/University of North Carolina at Charlotte, US (Workshop Internacional Adaptação Clima Rio. Adaptação para a Mudança Climática: estratégias para o enfrentamento da elevação do nível do mar no Rio de Janeiro) - Brasil, Estados Unidos. Ano de início: 2015
SECIRM, ICMBIO, EMAU/DAU/PUC-Rio (Projeto de acesso e abrigo remoto na Ilha Rata (Arquipélago de Fernando de Noronha)) - Brasil. Ano de início: 2020
Universidade Federal do Ceará (UFC) (Workshop Complexo Portuário do Pecém: Território, Análise e Projeto.) - Brasil. Ano de início: 2015
BASC (Aeronáutica) - Convênio com a PUC-Rio; EMAU/DAU (Plano de ocupação/Projetos de urbanização, novo complexo habitacional e revitalização do Hangar do Zeppelin) - Brasil. Ano de início: 2016/2018
BRBIO - Instituto Brasileiro de Biodiversidade, Convênio com a PUC-Rio; EMAU/DAU (Projeto de Estação Flutuante Coral Sol para capturar os corais predatórios na Ilha Grande) - Brasil. Ano de início: 2016/2019
Arquidiocese do Rio - Convênio com a PUC -Rio; EMAU/DAU (Seminário Habitar a Rua, Viver na Cidade - discussão sobre as condições de vida dos moradores de rua na cidade; Projeto de Stand para refugiados sírios na Feira da Providência) - Brasil. Ano de início: 2016/2018
Consulado Português no Rio de Janeiro/Campos Costa Arquitectos/Casais Brasil Engenharia (Workshop INSITU - proposição e fabricação dos cobogós da fachada do Consulado Português no Rio de Janeiro, usando técnicas de modelagem paramétrica e fabricação digital) - Brasil, Portugal . Ano de início: 2016
School of Applied Arts/ University of Düsseldorf (Atelier de projeto compartilhado entre as instituições - Surfaces of Contact. Workshop em Düsseldorf com Prof. Bernhard Franken e Prof. Gabi Schilling) - Brasil, Alemanha. Ano de início: 2016
Quilombo da Pedra do Sal (Participação de um grupo de estudantes na modelagem paramétrica de fractais africanos e fabricação digital de estênceis dos fractais para uso dos artistas na confecção do mural étnico da Pedra do Sal) - Brasil. Ano de início: 2016
Architectural Association (AA), Zaha Hadid Architects, Museu do Amanhã e Instituto Tecgraf (Parceria firmada para a realização de workshop AA Visiting School e confecção do mobiliário urbano resultante, com uso do braço robótico) - Brasil, Inglaterra. Ano de início: 2017
IAB-RJ, Escolas de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (UFRJ, UFF, UERJ, UFRRJ, Santa Úrsula, Estácio de Sá, Veiga de Almeida, Redentor, UNIGRANRIO) (Premiação, Exposição da produção universitária em Habitação de Interesse Social (HIS) e Seminários visando ao fortalecimento da reflexão sobre o tema com vistas ao Encontro da UIA, em 2020 (EXPO HIS 2016 - UIA 2020 RIO)) - Brasil. Ano de início: 2016
University of Michigan, US/Mellon Foundation (Participação de um grupo de estudantes em pesquisa realizada no âmbito do Michigan / Mellon Project for Egalitarianism and the Metropolis sob a supervisão dos professores das duas instituições.) - Brasil, Estados Unidos. Ano de início: 2016
Câmara Metropolitana de Integração Governamental - CMIG/Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro (Acordo de Cooperação com objetivo de: a) Fomentar a discussão de temas urbanos de escala e/ou impacto metropolitano; b) Estimular uma investigação dos desafios de impacto metropolitano presentes.) - Brasil. Ano de início: 2017
Politecnico di Milano, Department of Architecture and Urban Studies DAStU e International Conservation - CI (Workshop e Seminário Internacional Metropolitan Approach for Rio de Janeiro: Geographical Tools & Metropolitan Water System Analysis for the Rio de Janeiro Metropolitan Resilience) - Brasil, Itália. Ano de início: 2017
Institute for Spatial Design, Graz University of Technology (Workshop Internacional Space Pioneers. Explorar o espaço da habitação contemporânea. Formas de habitação temporária, de pequena escala.) - Brasil, Áustria. Ano de início: 2017
FAU-USP, Unicap-Universidade Católica de Pernambuco, FAUP-Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e Universidade de Lisboa (Grupo de pesquisa Inquérito Portugal, destinado a estudar a arquitetura contemporânea portuguesa do ponto de vista das suas relações com a paisagem e o território) - Brasil, Portugal. Ano de início: 2017
FAUP/Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (Projeto de pesquisa Território expandido: arquitetura e cidade em deslocamento entre Brasil e Portugal) - Brasil, Portugal. Ano de início: 2017
BRBIO - Instituto Brasileiro de Biodiversidade - Convênio com a PUC -Rio; EMAU/DAU (Projeto de Viveiro Educador para o Parque da Costa do Sol – mudas da flora nativa (Mata Atlântica).) - Brasil. Ano de início: 2018/2019
Arquidiocese do Rio - Convênio com a PUC -Rio; EMAU/DAU (Projeto de Módulo Sanitário Solidário para instalação na Catedral do Rio.) - Brasil. Ano de início: 2018/2020
CSVM/ IEAHU (Projeto de Pesquisa Interdisciplinar apresentada ao IEAHU - Refúgio e suas margens: Deslocamentos e Acolhida a venezuelanos/as no Brasil. Participantes: Profa. Ariane Paiva (SER), Profa. Carolina Moulin (IRI), Profa. Liana Biar (LET), Profa. Maria Helena Zamora (PSI), Profa. Rosana Kohl Bines (LET), Profa. Vera Hazan (DAU), Prof. Roberto Yamato (IRI), Prof. Florian Hoffmann (JUR).) - Brasil, ONU. Ano de início: 2018
CSVM/ACNUR (Cátedra Sergio Vieira de Mello - Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), EMAU/DAU, PUC-Rio (Viagem a Roraima, Boa Vista e Pacaraima - Profa. Vera Hazan e Julia Queiroz, bolsista PBIC - recursos ACNUR. Cooperação técnica para melhorias dos espaços nos abrigos para o atendimento a refugiados. Estudos desenvolvidos junto ao EMAU/DAU, com suporte teórico da Pesquisa Habitar a rua, viver a cidade”) - Brasil, ONU. Ano de início: 2018/2019
ONG Fé e Alegria/ SJMR (serviço jesuíta para migrantes e refugiados - Igr. Católica São Bento) - Boa Vista, Roraima, EMAU/DAU, CSVM - PUC - Rio (Cooperação técnica para novas infraestruturas para a ONG Fé e Alegria - atividades educativas e recreativas para crianças e jovens migrantes e refugiados em Roraima.) - Brasil. Ano de início: 2018/2019
Workshop Arquitetura Humanitária, Refúgio e Acolhimento - Debates e Projeto para Acolhimento de Refugiados Venezuelanos em Roraima. Parceiros: CSVM PUC-RIO E UFF; EAU/UFF; ESS/UFF; IAB-RJ; ACNUR (Workshop Arquitetura Humanitária, Refúgio e Acolhimento - Debates e Projeto para Acolhimento de Refugiados Venezuelanos em Roraima; aprovado pelos Comitês Executivos do XXVII Congresso Mundial de Arquitetos/UIA 2020 e da RIO 2020 Capital Mundial da Arquitetura. Incluído na agenda de eventos preparatórios do Congresso. Realizado em 2 fases: agosto de 2019 e novembro de 2019. Cada fase contou com 60 participantes. Os resultados serão mostrados em exposição durante a UIA2020 em julho de 2020. ) - Internacional. Ano de início: 2019/2020
Balanço do Ano
Como não poderia deixar de ser, em função da pandemia de Covid-19 (oficialmente decretada pela OMS em 11 de março, ou seja já na segunda semana de aulas), 2020 foi um ano não apenas atípico, mas sobretudo repleto de desafios extraordinários. Entre esses desafios, um em especial se destacou: a migração para o ensino a distância (EAD) - modalidade que, em função da própria natureza do ensino de arquitetura e do urbanismo (centrado na experiência coletiva dos chamados “ateliês de projeto”), nunca fora (deliberadamente) colocada em prática em nossa Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Findo o ano letivo, podemos dizer que, graças a nossas funcionárias e funcionários, professoras e professores e alunas e alunos, fomos capazes de dar conta desses desafios. Para tanto, foi crucial definir, de saída (e em diálogo com toda a comunidade DAU), aquelas que deveriam ser as condições básicas da retomada das atividades acadêmicas na modalidade EAD, a saber: (1) Segurança, isto é, o princípio de que, não importa o que viéssemos a fazer, nada seria feito sem que se garantisse a proteção da saúde de todos os envolvidos; (2) Equidade, ou seja, o princípio de que nenhuma aluna e nenhum aluno seriam deixados para trás, o que implicava garantir equipamento e acesso à internet a todas as alunas e alunos que não tivessem um e/ou outro em casa; (3) Qualidade, ou seja, o preceito de que a migração para o EAD não deveria prejudicar, ou pelo menos comprometer, o ensino e sobretudo o aprendizado.
Em relação ao item 3, alguns aspectos se mostraram particularmente desafiadores – em especial o ensino de atividades que, por sua natureza, sempre foram tidas como essencialmente presenciais, a começar pelo ensino de projeto de arquitetura e de urbanismo. Uma vez mais, olhando para trás, podemos dizer que esse desafio foi vencido, e com resultados para lá de satisfatórios: do primeiro ao último período, o que se viu foram alunas e alunos desenvolvendo projetos de arquitetura e urbanismo com altíssima qualidade (o mesmo podendo ser dito das outras disciplinas). Uma vez mais, se isso foi possível, foi graças ao ambiente colaborativo estabelecido, desde o início do EAD, entre professoras e professores e suas respectivas alunas e alunos. 2020 foi, nesse sentido, um ano de grande aprendizado, e o primeiro aprendizado foi entender que nenhum desafio seria superado sem o envolvimento e a participação de todos. Deve ser destacado a propósito, o papel desempenhado pelo Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (CAAU), cujos membros, desde a primeira hora, se colocaram à disposição da Direção e da Coordenação de Graduação do DAU para todo tipo de colaboração – o que de fato fizeram, e inúmeras vezes. A elas e eles, nosso agradecimento.
Obviamente, a passagem para o EAD teve e terá sempre impactos negativos sobre o que fizemos e viermos a fazer, e não se pode dizer que, no caso da Arquitetura e Urbanismo (como bem destacou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo/ CAU-BR, em nota publicada ainda no início da pandemia), o ensino a distância possa ser uma alternativa (uma vez encerrado o período de distanciamento social compulsório) ao ensino presencial: nada substitui o convívio em sala de aula, e mais ainda o convívio nos ateliês de projeto. Dito isso, as soluções encontradas em conjunto por professoras/es e alunas/os superou em muito todas as nossas expectativas, e os resultados estão aí para provar isso: pensou-se, discutiu-se, ensinou-se e aprendeu-se muita arquitetura e muito urbanismo ao longo de 2020 nas nossas centenas, milhares de aulas virtuais – que ninguém duvide jamais disso.
Cabe ainda destacar que, se a pandemia nos obrigou a adiar alguns de nossos projetos (em especial, a conclusão de nossa reforma curricular e a implementação de nossa primeira disciplina transversal de projeto de arquitetura, destinada ao tema da Assessoria Técnica de Interesse Social), isso não impediu que realizássemos atividades tradicionais e cruciais de nosso calendário acadêmico, em especial, a Aula Inaugural (ministrada por ninguém menos do que Preto Zezé, Presidente Internacional da CUFA, Central Única das Favelas) e o Ser Urbano – Semana de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio, que uma vez mais nos encheu a nós professoras e professores de orgulho e admiração por nosso corpo discente – responsáveis exclusivos pela realização desse evento extraordinário.
Por fim, e reiterando o que dissemos em comunicado enviado à toda à comunidade CAU no final do período letivo, dizer que darmos conta de tantos desafios não pode obliterar a dor diante das perdas que muitos de nós tivemos – perdas que não podem e não serão negligenciadas nem esquecidas. E é em nome do DAU mas também da PUC-Rio como um todo que temos o dever de manifestar, aqui também, nosso sincero pesar pelas perdas que cada membro da comunidade DAU teve ao longo do ano.
Dito isso, se cumpre admitir que não podemos ainda olhar pra frente com puro otimismo, parece justo dizer que podemos fazê-lo com esperança – uma esperança construída coletivamente durante o longo e penoso ano de 2020. O ano que confirmou em nós a certeza de que juntos somos mais fortes, e que não há êxito que não seja êxito coletivo e comunitário.
Prof. Otavio Leonidio Ribeiro
Diretor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Conversas Sobre Arquitetura Humanitária
Autora: Vera Hazan; Equipe: Julia de Queiroz, Bianca Naylor, Aline Lima e Thais Barcellos
Menção Honrosa na 58ª Premiação Anual do IAB-RJ/ Rumo ao Centenário do IAB 1921-2021/ dezembro de 2020. Categoria Difusão da Arquitetura e Urbanismo.
Prêmios XXVIII Seminário IC/IT PUC-Rio
O Departamento de Arquitetura e Urbanismo conquistou os prêmios Destaque PIBIC, Destaque IC e Menção Honrosa do CTCH no Seminário PIBIC/PIBITI 2020.
Prêmio Destaque PIBIC CTCH
Alunas: Tatiana Medeiros Veloso e Thalia Pinto de Almeida
Projeto: a dinâmica da participação comunitária em três favelas no Rio de Janeiro: impactos do PAC-UAP e da pandemia do COVID-19
Orientadora: Profa. Rachel Coutinho Marques da Silva
Prêmio Destaque IC CTCH
Aluna: Federica Linares
Projeto: residualidade e estigmatização urbana. Observando seus efeitos no espaço habitado (FASE 2020) Cartografias [des]veladas: O Caso do Morro do Castelo
Orientador: Prof. Fernando Espósito Galarce
Menção Honrosa PIBITI CTCH
Aluna: Marina Prati de Aguiar Mendonça
Projeto: Arquitetura Carioca anos 60/70: razão tectônica e construção - banco de dados
Orientador: Prof. Marcos Fávero
______________________________________________________________________________________________________________
Todos os dados foram fornecidos pelo departamento ou extraídos do site do CNPq.