Departamento de Psicologia - PSI
Administração
Prof. Jesus Landeira-Fernandez
E-mail: landeira@puc-rio.br
Profa. Luciana Fontes Pessôa
E-mail: luciana_pessoa@puc-rio.br
Coordenadora Adjunta:
Profa. Maracy Domingues Alves
E-mail: maracy.alves@gmail.com
Prof. Jean Carlos Natividade
E-mail: jeannatividade@puc-rio.br
Coordenadora Adjunta:
Profa. Terezinha Féres-Carneiro (março a dezembro)
E-mail: teferca@puc-rio.br
Coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA):
Profa. Helenice Charchat Fichman
E-mail: hfichman@puc-rio.br
Coordenador de Laboratórios:
Prof. Jesus Landeira-Fernandez
E-mail: landeira@puc-rio.br
Coordenador de Estágios Externo:
Profa. Mariangela da Silva Monteiro
E-mail: mariangela@infolink.com.br
Coordenador de PIBIC e Monografias:
Prof. Ricardo Torri de Araújo
E-mail: ricardotorri@gmail.com
Coordenador do Projeto de Apoio à Profissionalização do Aluno (APA):
Prof. Raphael Sacchi Zaremba
E-mail: rzaremba@puc-rio.br
Coordenador do Setor de Teste (SETEST):
Prof. Breno Sanvicente Vieira
E-mail: brenosanvicente@puc-rio.br
Representante de Internacionalização (CCCI):
Prof. Daniel Correa Mograbi
E-mail: danielmograbi@puc-rio.br
Revista Psicologia Clínica (Avaliação A2):
Profa. Maria Isabel de Andrade Fortes (até julho)
E-mail: mariaisabelfortes@gmail.com
Prof. Breno Sanvicente Vieira (a partir de agosto)
E-mail: brenosanvicente@gmail.com; brenosanvicente@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, sala 201
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefones: 55 21 35271186 (Direção) / 1183 / 1184 (Graduação) / 1185 (Pós-Graduação) / 1574 / 1575 (SPA)
Fax: 55 21 35271187
E-mails: psidir@puc-rio.br; psipos@puc-rio.br; psigra@puc-rio.br; psispa@puc-rio.br; psiprojetos@puc-rio.br; psiestagios@puc-rio.br; psirevista@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/psicologia.html
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progpsi.html
Site: www.psi.puc-rio.br
Secretaria
Francisco Wellington Barreto - Analista I
Maria Rosa Seabra Monte Inoue - Assistente
Fernando Doreste Macedo da Mota Leite Carvalhinha - Analista I
Thiago Pereira de Souza - Auxiliar I
Marcelina Oliveira de Andrade - Supervisor II
Valdenir Albino da Silva Oliveira - Supervisor II
Vera Lucia Lima da Silva - Coordenador I
Flavia Cândido Pereira Rosseti - Analista Técnica II - Biotério
Silvia Soares Maisonnette - Analista Técnica II - Biotério
Sylvio Claudio Neto - Especialista II - Biotério
Colegiados
Prof. Jesus Landeira-Fernandez - Presidente
Profa. Andrea Seixas Magalhães
Prof. Fernando Ribeiro Tenório
Profa. Helenice Charchat Fichman
Profa. Luciana Fontes Pessôa
Profa. Maracy Domingues Alves
Profa. Maria Isabel de Andrade Fortes
Profa. Terezinha Féres-Carneiro
Prof. Jean Carlos Natividade - Suplente
Profa. Carmen Luiza Hozanna Ferreira - Suplente
Representantes discentes:
Matheus Almeida Macêdo Bezerra Karounis - Aluno de Pós-Graduação
Tiago Azevedo Mariot - Aluno de Pós-Graduação - Suplente
Sofia Jasmin - Aluna de Graduação
Daniela Velloso - Aluna de Graduação
Lara Durão - Aluna de Graduação - Suplente
João Pedro Faria - Aluna de Graduação - Suplente
Prof. Daniel Correa Mograbi
Profa. Juliane Callegaro Borsa
Prof. Jean Carlos Natividade
Profa. Monah Winograd
Profa. Terezinha Féres-Carneiro
Suplentes:
Profa. Andrea Seixas Magalhães
Profa. Luciana Fontes Pessôa
Profa. Maria Helena Rodrigues Navas Zamora
Profa. Maria Isabel de Andrade Fortes
Prof. Thomas Eichenberg Krahe
Prof. Jesus Landeira-Fernandez - Presidente
Profa. Juliane Callegaro Borsa
Profa. Monah Winograd
Profa. Maria Helena Rodrigues Navas Zamora
Profa. Terezinha Féres-Carneiro
Suplentes:
Profa. Andrea Seixas Magalhães
Prof. Jean Carlos Natividade
Profa. Luciana Fontes Pessôa
Profa. Marcus André Vieira
Prof. Ricardo Torri de Araújo
Corpo Docente
Profa. Ana Maria Nicolaci-da-Costa, emérita
Profa. Andrea Seixas Magalhães
Prof. Breno Sanvicente Vieira
Prof. Carlos Augusto de Oliveira Peixoto Junior
Profa. Clarissa Pinto Pizarro de Freitas
Prof. Daniel Correa Mograbi
Profa. Helenice Charchat Fichman
Prof. Jean Carlos Natividade
Prof. Jesus Landeira-Fernandez
Profa. Juliane Callegaro Borsa
Profa. Luciana Fontes Pessoa
Prof. Marcus André Vieira
Profa. Maria Helena Rodrigues Navas Zamora
Profa. Maria Isabel de Andrade Fortes
Profa. Monah Winograd
Profa. Rebeca Nonato Machado
Profa. Silvia Maria Abu-Jamra Zornig
Profa. Terezinha Féres-Carneiro
Prof. Thomas Eichenberg Krahe
Prof. Álvaro de Pinheiro Gouvêa (afastado)
Profa. Ana Maria Stingel
Prof. Auterives Maciel Junior
Profa. Cátia Martins Leite Padilha
Profa. Carla Faria Leitão
Prof. Carlos Eduardo Duarte Alves de Brito
Prof. Carlos Eduardo Lourenço dos Santos Norte
Profa. Carmem Luiza Hozanna Ferreira (afastada)
Profa. Catia Martins Leite Padilha (a partir de abril)
Profa. Daniela Romão Barbuto Dias
Profa. Elodie Bertrand (até agosto)
Prof. Fernando Ribeiro Tenório
Prof. Guilherme Gutman Correa de Araújo
Prof. Henrique de Carvalho Pereira
Prof. Luis Antonio Monteiro Campos
Prof. Luis Flávio Chaves Anunciação
Profa. Maracy Domingues Alves
Prof. Marco Aurélio de Góes Monteiro Negreiros
Profa. Maria Amélia Penido Sampaio
Profa. Norma Moreira Salgado Franco (afastada)
Profa. Regina Lúcia Lima Pontes
Profa. Regina Maria Murat Vasconcelos
Profa. Regina Schoemer Jardim
Profa. Sabrina Dal Ongaro Savegnago
Profa. Sandra Salomão Carvalho
Profa. Sara Angela Kislanov
Profa. Mariangela da Silva Monteiro
Prof. Raphael Sacchi Zaremba
Prof. Ricardo Torri de Araújo
Prof. Antonio Virgilio Bastos, Universidade Federal da Bahia/Coordenador de Área da Psicologia na CAPES
Cursos
Bacharelado em Psicologia
Iniciado em 1958
Avaliado pelo MEC com o conceito 4 para o ciclo avaliativo de 2016 a 2018
Mestrado Acadêmico iniciado em 1966
Doutorado iniciado em 1985
Mestrado e Doutorado em Psicologia Clínica
Área de concentração:
• Psicologia Clínica
Linhas de pesquisa:
• Psicanálise: clínica e cultura
• Psicologia Social: Indivíduo e sociedade
• Família, casal e criança: teoria e clínica
• Clínica e neurociências
• Saúde e Desenvolvimento Humano
Avaliados pela CAPES com conceito 5 para o quadriênio 2013 a 2016
Especialização:
• Avaliação Neuropsicológica
• Dependência Química
• Gestalt-Terapia
• Psicologia Clínica
• Psicologia Clínica com Crianças
• Psicologia Junguiana, Arte e Imaginário
• Psicologia Hospitalar e da Saúde
• Psicoterapia de Família e Casal
• Psicologia Jurídica
• Psicologia Organizacional: Estratégias e Intervenções
• Transtornos Alimentares: Obesidade, Anorexia e Bulimia
• Psicanálise e Contemporaneidade: Trauma e Urgências Subjetivas
• Terapia Cognitivo Comportamental
• Psico-Oncologia
• Transtorno do Espectro Autista: intervenção em múltiplos contextos
• Terapia Cognitivo-Comportamental Aplicada à Infância e Adolescência.
• Psicologia do Esporte e do Exercício
• Inclusão da Pessoa com Deficiência: Aspectos Psicossociais
Extensão:
• Abordagem Psicanalítica do Sofrimento nas Instituições de Saúde
• Abordagens que Observam o Bebê - cuidando com o olhar 2020.2
• Ampliando o Olhar: a clínica da perinatalidade e da parentalidade na contemporaneidade
• As Psicopatologias do Trabalho e o Autocuidado na Identificação do Sofrimento e da Saúde
• Dilemas Afetivos e de Aprendizagem do Adolescente no Ambiente Escolar do Século XXI
• Elementos Metodológicos na Produção Científica
• Infância e Juventude II: práticas psicológicas na justiça da infância, juventude e idoso e a rede de proteção
• Infância e Juventude III - Adoção e Guarda
• Introdução à Psicanálise I: conceitos, clínica, técnica e manejo
• Introdução à Psicologia Positiva
• Introdução à Reabilitação Neuropsicológica infanto-Juvenil
• Liderança Transformadora com Base na Neurociência, Conexões Humanas e Coaching.
• Liderança Transformadora com Base na Neurociência, Conexões Humanas e Coaching.
• Oficina de Extensão de Prática Clínica Em Dependência Química
• Oficina de Extensão de Prática Clínica Em Dependência Química - Práticas de Mediação
• Psicopatologia da Sexualidade Humana para Profissionais da Saúde
• Sartre: entre a Psicologia e a Literatura
• Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: definição,evolução, diagnóstico e tratamento
• Um Estudo dos Cinco Casos Clássicos Freudianos na Contemporaneidade
• Violência de Gênero
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Serviço de Psicologia Aplicada - SPA
Profa. Helenice Charchat Fichman
E-mails: hcharchat@uol.com, hfichman@puc-rio.br
Coordenadora de Estágios Básicos:
Profa. Mariangela da Silva Monteiro
E-mail: mariangela@infolink.com.br
Equipe de secretaria
Tatiana dos Santos Fiaux - Supervisor de Administração Interna
Esdon Martins Mulinari - Analista I
Jony Gomes da Silva - Auxiliar II
Leonardo Pereira de Jesus - Auxiliar II
Equipe técnica:
Luciana Mendes Miguel - Médica
Maria Lucia Loredo Abreu Jorge - Médica
Manuela da Costa Gonçalves de Almeida - Psicóloga
Equipe de supervisores:
Prof. Alvaro de Pinheiro Gouvêa (afastado)
Profa. Andrea Seixas Magalhães
Prof. Breno Sanvicente Vieira
Prof. Carlos Eduardo Duarte Alves de Brito
Profa. Daniela Romão Barbuto Dias
Prof. Fernando Ribeiro Tenório
Prof. Henrique de Carvalho Pereira
Profa. Helenice Charchat Fichman
Profa. Maracy Domingues Alves
Profa. Maria Amélia Penido Sampaio
Profa. Maria Isabel de Andrade Fortes
Profa. Mariangela da Silva Monteiro
Profa. Monah Winograd
Profa. Rebeca Nonato Machado
Profa. Regina Lúcia Lima Pontes
Profa. Regina Maria Murat Vasconcelos
Profa. Regina Schoemer Jardim
Profa. Sandra Salomão Carvalho
Profa. Sara Angela Kislanov
Profa. Silvia Maria Abu-Jamra Zornig
Rua Marquês de São Vicente, 225
Casa do SPA - Clínica Universitária Pe. Benkö
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefone: 55 21 35271574 / 1575
E-mail: psispa@puc-rio.br
Site: www.psi.puc-rio.br/spa.html
Outros Núcleos / Institutos ligados ao Departamento de Psicologia
Outros Núcleos / Institutos |
Coordenador |
Núcleo de Neuropsicologia Clínica e Experimental (NNCE): Laboratório de Neurociência Comportamental (LANEC) Laboratório de Análise de Dados (LAND) Laboratório de Clínica e Neurociências (LACLIN) |
Prof. Jesus Landeira-Fernandez |
Laboratório de Análise Neurofisiológicas (Mograbi Lab) |
Prof. Daniel Correa Mograbi |
Laboratório de Pesquisa: Constituição Psíquica e Clínica Psicanalítica (LABPSI) |
Profa. Silvia Maria Abu-Jamra Zornig |
Laboratório - Avaliação Psicológica: Pessoas & Contextos (APlab) |
Profa. Juliane Callegaro Borsa |
Laboratório de Pesquisas Avançadas em Psicanálise e Subjetividade (LAPSU) |
Profa. Monah Winograd e profa. Maria Isabel de Andrade Fortes |
Laboratório de Pesquisa em Psicologia Social (L2PS) |
Prof. Jean Carlos Natividade |
Projeto PIPA |
Prof. Alvaro de Pinheiro Gouvea |
Laboratório de Pesquisa em Família e Casal (LEFaC) |
Profa. Terezinha Féres-Carneiro, profa. Andrea Seixas Magalhães e profa. Rebeca Nonato Machado |
Laboratório Desenvolvimento: Biologia & Cultura |
Profa. Luciana Fontes Pessôa |
Laboratório de Neuropsicologia Clínica (NEUROPSICLIN) |
Profa. Helenice Charchat Fichman Professores de outros departamentos colaboram com projetos deste laboratório: profa. Erica dos Santos Rodrigues (LET); profa. Letícia M. Sicuro Corrêa (LET); profa. Zena Winona Eisenberg (EDU), prof. Leonardo Cardarelli (DAD), profa. Vera Damásio (DAD), prof. Bruno Feijó (INF). |
INCog - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Neurociências e Cognição da PUC-Rio |
Prof. Jesus Landeira-Fernandez Vice-Coordenadora: Profa. Cilene Rodrigues (LET) |
Núcleo Neuro Academia da Memória |
Profa. Norma Moreira Salgado Franco |
Núcleo Acadêmico de Álcool e Drogas (NAAD) |
Prof. Daniel Corrêa Mograbi |
Laboratório de Eletrofisiologia e Neuroplasticidade (LENP) |
Prof. Thomas Eichenberg Krahe |
Laboratório de Pesquisa em Diferenças Individuais e Psicopatologia (LADIP) |
Prof. Breno Sanvicente Vieira |
Grupos de Pesquisa
Avaliação Psicológica: Pessoas & Contextos - APlab. Coordenador: Profa. Juliane Callegaro Borsa. Ano de formação: 2013.
Casal e família: contextos clínicos e sociais. Coordenador: Profa. Andrea Seixas Magalhães. Ano de formação: 2008.
Família e casal: estudos psicossociais e psicoterapia. Coordenador: Profa. Terezinha Féres-Carneiro. Ano de formação: 1994.
Laboratório de Pesquisa em Diferenças Individuais e Psicopatologia. Coordenador: Prof. Breno Sanvicente Vieira. Ano de formação: 2019.
MograbiLab. Coordenador: Prof. Daniel Correa Mograbi. Ano de formação: 2015.
Núcleo de Estudos em Psicologia Positiva Organizacional . Coordenador: Profa. Clarissa Pinto Pizarro de Freitas . Ano de formação: 2016.
Personalidade e Psicologia Social. Coordenador: Prof. Jean Carlos Natividade. Ano de formação: 2015.
Vínculos familiares e conjugais: vulnerabilidades e dispositivos clínicos. Coordenador: Profa. Rebeca Nonato Machado . Ano de formação: 2018.
Fonte: Cadastro de Grupos de Pesquisa do CNPq
Convênios e Parcerias
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS / UFRJ) (Buscar constituição de um diálogo entre a teoria psicanalítica e a obra de Michel Foucault. (Prof. Carlos Augusto Peixoto Júnior)) - Brasil. Ano de início: 2010
Faculdades de Campinas (Facamp) - Campinas/SP (O presente estudo objetiva avaliar se o controle de aquiescência reduz o viés de resposta dos instrumentos utilizados para avaliar as demandas, os recursos do trabalho (apoio social, clareza de papel e autonomia), recursos pessoais (trabalho significativo, autoeficácia geral e ocupacional), as ações de redesenho do trabalho e o bem-estar no trabalho (engajamento e adição ao trabalho). Em parceria com a Profa. Dra. Rita Pimenta de Devotto. (Profa. Clarissa Pinto Pizarro de Freitas)) - Brasil. Ano de início: 2019
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Depto. de Psicologia) - Porto Alegre/RS (O presente projeto objetiva investigar de que modo as demandas, os recursos do trabalho (apoio social, clareza de papel e autonomia), os recursos pessoais (trabalho significativo, autoeficácia geral e ocupacional) e as ações de redesenho do trabalho contribuem na promoção do engajamento no trabalho e na prevenção do desenvolvimento da adição ao trabalho entre profissionais da saúde no contexto atual da pandemia da COVID-19. Em parceria com a Profa. Dra. Ana Cláudia Vázquez. (Profa. Clarissa Pinto Pizarro de Freitas)) - Brasil. Ano de início: 2018
Instituto Fernandes Figueira (FIOCRUZ) (Desenvolvimento do projeto Relações Objetais Precoces e temas vinculados à interpessoalidade da psicanálise. (Prof. Carlos Augusto Peixoto Júnior)) - Brasil. Ano de início: 2015
Université Paris Descartes, Paris V, Paris VII, Universidade de Sorbonne - Paris-Cité e Universidade de Lumière-Lyon (Intercâmbio entre a Clínica dos Primórdios e o laboratório de Psicopatologia, Psicanálise e Perinatalidade, coordenado pelo Prof. Sylvain Missonier, que também é o diretor do Instituto de Psicologia da referida Universidade. (Profa. Silvia Zornig)) - França. Ano de início: 2011
UFRGS (Interação pais-bebê/criança. Membro do GT da ANPEPPP (Profa. Silvia Zornig)) - Brasil. Ano de início: 2015
Universidade de Coimbra (Atuar como colaboradora do Instituto de Psicologia Cognitiva em parceria com o Prof. Eduardo Santos e outros professores. (Profa. Maria Helena Zamora)) - Portugal. Ano de início: 2014
National/Global Advisory Board for Faith and Justice in Community and Society (Professora convidada (sócia) com direção do Prof. John Stanfield, Indiana University. (Profa. Maria Helena Zamora)) - Estados Unidos. Ano de início: 2011
Cátedra Sergio Vieira de Melo do ACNUR (Cátedra Sergio Vieira de Melo do ACNUR - palestras e debates sobre os refugiados. (Profa. Maria Helena Zamora)) - Brasil. Ano de início: 2018
GROUP - Dinamarca Universidade de AALBORJ (Parceria com o GROUP BASED APPROACH - Reino Unido, Itália e Brasil. (Profa. Maria Helena Zamora)) - Dinamarca. Ano de início: 2018
USP/UFMG (Parceria com os professores Ricardo Negrini e Paulo Caramelli para desenvolvimento do projeto de validação clínica para demência de uma bateria de testes neuropsicológicos computadorizados - COMPCOG. (Profa. Helenice Charchat Fichman)) - Brasil. Ano de início: 2015
Santa Casa de Misericórdia-RJ (Parceria com os professores Fábio Barbirato e Danielli Carim no projeto de avaliação neuropsicológica de criança com TDAH - atendidas no Ambulatório de Psiquiatria Infanto-Juvenil. (Profa. Helenice Charchat Fichman)) - Brasil. Ano de início: 2015
UFRJ (Pesquisa sobre Doença de Alzheimer. Em parceria com a Profa. Rosinda Oliveira e o Prof. Roberto Lourenço.(Profa. Helenice Charchat Fichman)) - Brasil. Ano de início: 2010
Prefeitura do Rio de Janeiro (Parceria para desenvolvimento do projeto de rastreio cognitivo e reabilitação neuropsicológica com idosos frequentadores das casas de convivências da prefeitura do Rio de Janeiro. (Profa. Helenice Charchat Fichman)) - Brasil. Ano de início: 2015
UFRJ/UERJ (Projeto Validação de testes neuropsicológicos com crianças. (Profa. Helenice Charchat Fichman)) - Brasil. Ano de início: 2015
UFRRJ/UFRJ (Projeto de avaliação do desenvolvimento cognitivo de crianças de 0 a 2 anos, em parceria com o Prof. Gilberto Kac (UFRJ) e Profa. Luciene Rociolli (UFRRJ) (Profa. Helenice Charchat Fichman)) - Brasil. Ano de início: 2015
USP-Ribeirão Preto (Desenvolver experimentos com modelos animais de ansiedade com o Prof. Marcus Brandão. (Prof. Jesus Landeira-Fernandez)) - Brasil. Ano de início: 2010
Universidad de los Andes (Realizar experimentos em comum com modelos animais de ansiedade juntamente com os professores Fernando Cardenas (Los Andes), Vânia Costa (UFRJ) e Marcus Brandão (USP/RP/SP). (Prof. Jesus Landeira-Fernandez)) - Colômbia. Ano de início: 2010
University of Oregon (Projeto de validação de escalas em desenvolvimento infantil e avaliação de programas sociais na primeira infância (creches públicas) em parceria com a Profa. Jane Squires (University of Oregon) e demais professores da UFF e UFRRJ, do Rio de Janeiro). (Prof. Jesus Landeira-Fernandez)) - Estados Unidos. Ano de início: 2015
UnB/USP (Projeto editoração da revista Psychology & Neuroscience. (Prof. Jesus Landeira-Fernandez)) - Brasil. Ano de início: 2015
ANPEPP (Psicobiologia, neurociências e comportamento (GT/ANPEPP). (Prof. Jesus Landeira-Fernandez)) - Brasil. Ano de início: 2016
UFMG (Participação no conselho editorial da revista Estudos Lacanianos. (Prof. Marcus André Vieira)) - Brasil. Ano de início: 2010
Universidade Lusófona de Lisboa (Participação no conselho editorial da revista digital Afreudite, de Portugal. (Prof. Marcus André Vieira)) - Portugal. Ano de início: 2010
Universidade de Middlesex/Londres (Intercâmbio com os professores Bernard Bourgoyne e Julia Borossa do Centre for Psychoanalisys da Universidade de Middlesex /Londres, dando início à preparação do evento Klein-Lacan Dialogues. (Prof. Marcus André Vieira)) - Reino Unido. Ano de início: 2014
Instituto Nacional de Segurança Pública -Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) (Criação de um Instituto Nacional de Segurança Pública a partir do trabalho realizado pela pesquisa Sintoma e trauma no atendimento de crianças na favela da Maré, em parceria com o REDES Maré. (Prof. Marcus André Vieira)) - Brasil. Ano de início: 2010
Universidade de Paris VIII (Parceria em projetos de eventos realizados na Universidade. (Prof. Marcus André Vieira)) - Brasil. Ano de início: 2015
Instituto Deolindo Couto-UFRJ (Do cérebro à palavra: a clínica com pacientes neurológicos, em parceria com a Profa. Claudia Drumonnd (Profa. Monah Winograd)) - Brasil. Ano de início: 2016
UFPR (Intercâmbio com a Profa. Maria Virginia Filomena Cremasco no GT da ANPEPP – Psicanálise e Clínica Ampliada (Profa. Monah Winograd)) - Brasil. Ano de início: 2017
UNIFOR (Intercâmbio com o Laboratório de Estudos e Intervenções Psicanalíticas na Clínica e no Social, com as professoras Clara Virgínia de Q. Pinheiro, Leônia C. Teixeira e Maria Celina P. Lima (Profa. Monah Winograd) ) - Brasil. Ano de início: 2016
Universidade Gdansk (Polônia) e McGill University (Canadá) (Parceria para desenvolvimento da pesquisa Solidariedade, memória e identidade. (Profa. Monah Winograd)) - Polônia, Canadá. Ano de início: 2015
Núcleo de Infância e Família NUDIF / GIDEP/ UFRGS (Parceria no desenvolvimento de pesquisa do referido núcleo sob a coordenação do Prof. Cesar Augusto Picciani. (Profa. Andrea Seixas Magalhães)) - Brasil. Ano de início: 2010
Universidade de Sorbonne, Paris - Cité/Universidade de Paris Descartes (Paris V, VII e PUC/Rio) (Parceria no projeto de pesquisa Transformações da clínica da parentalidade e da perinatalidade, com os pesquisadores da Universidade de Paris Descartes (Paris V, VII e PUC-Rio. (Profa. Andrea Seixas Magalhães)) - França. Ano de início: 2018
Universidade Warwick – Reino Unido (Intercâmbio com a Profa. Fiona MacCallum da Universidade Warwick - Reino Unido e com o Prof. Stephen Froush da Universidade de Londres. (Profa. Andrea Seixas Magalhães)) - Londres. Ano de início: 2018
Universidade Estadual de Londrina (Intercâmbio com a Profa. Maira Bonafé Sei. (Profa. Andrea Seixas Magalhães)) - Brasil. Ano de início: 2018
PUC/Minas e UFGD (Intercâmbio com as Professoras Roberta Magnoli e Marcia Stingel da PUC/Minas e Carolina Borges da UFGD (Profa. Andrea Seixas Magalhães)) - Brasil. Ano de início: 2019
Universidade de Lisboa/Universidade de Coimbra (Intercâmbio com a Profa. Carla Crespo (Univ. de Lisboa) e a Profa. Ana Paula Relvas (Univ. de Coimbra) para participação no Programa de Cooperação com a América Latina e Palop’s, das atividades do grupo de pesquisa. (Profas. Andrea Seixas Magalhães e Terezinha Féres-Carneiro)) - Portugal. Ano de início: 2012-2020
Universidade de Sorbonne Paris-Cité (Desenvolvimento do projeto Clinique et transformations actulles de la parentalité et en périnatalité. (Profa. Terezinha Féres-Carneiro)) - Paris. Ano de início: 2014
Association Européenne de Psychothérapie Psychanalytique (Intercâmbio com o Prof. Pierre Benghozi, com quem a Profa. Terezinha Féres-Carneiro, representante da referida Associação na América Latina, discutiu resultados de pesquisas realizadas na França e no Brasil, visando à elaboração de textos para publicação em coautoria. (Profa. Terezinha Féres-Carneiro)) - França. Ano de início: 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Intercâmbio estabelecido pela Profa. Terezinha Féres-Carneiro com a Profa. Adriana Wagner, para discussão de resultados de pesquisas realizadas na PUC-Rio e na UFRGS, visando a futuras publicações em coautoria. (Profa. Terezinha Féres-Carneiro)) - Brasil. Ano de início: 2012
USP-Ribeirão Preto (Manter intercâmbio com o Prof. Ricardo Gorayeb, como editora-chefe da revista Temas em Psicologia/Trends in Psychology, atividade desenvolvida em parceria com o editor-associado, Bruno F. Damásio (UFRJ). (Profa. Terezinha Féres-Carneiro)) - Brasil. Ano de início: 2014
USP/Universidade de Paris V (Intercâmbio de cooperação internacional com a Profa. Maria Inês Assumpcão (USP/PUC-Rio/Universidade de Paris V) (Profa. Terezinha Féres-Carneiro)) - Brasil. Ano de início: 2018
ANPEPP ( Intercâmbio com membros do GT da ANPEPP, como coordenadora do GT e organização de livros. (Profa. Terezinha Féres-Carneiro)) - Brasil. Ano de início: 2013
ANPEPP (Membro do GT da ANPEPP “Psicanálise, Subjetivação e Cultura” (Profa. Maria Isabel A. Fortes)) - Brasil. Ano de início: 2013
Université Paris- Diderot/UFRJ (Acordo Internacional em parceria com a UFRJ e o Centre de Recherches en Psychanalyse et Médecine na execução do projeto de pesquisa Traumas et Catastrophes aujourd-hui, coordenação do Prof. Joel Birman (UFRJ-Brasil) e os Professores Alain Vanier e Christian Hoffmann (Paris-Diderot). (Profa. Maria Isabel A. Fortes)) - Paris. Ano de início: 2015
Malone University (Parceria em colaboração com o Prof. Ebenézer de Oliveira para desenvolvimento do projeto Parenting and the moral and socio-emotional development of children, contemplando atividades que viabilizem a geração de dados de contextos brasileiros, além dos já coletados nos EUA. (Profa. Luciana Fontes Pessoa)) - EUA. Ano de início: 2015
UFBA/UERJ (Parceria com a Profa. Patrícia Alvarenga da Universidade Federal da Bahia e a Profa. Deise Maria L.F. Mendes da UERJ, no projeto de pesquisa com o objetivo de adaptar a Coping with children’s negative emotions scale (CCNES) para mães e pais brasileiros de crianças entre 3 e 8 anos de idade. (Profa. Luciana Fontes Pessôa)) - Brasil. Ano de início: 2015
UERJ (Projeto de pesquisa em parceria com a Prof. Deise Maria F. Mendes, intitulado Trajetória de socialização da emoção: concepções, crenças e metas parentais em diferentes famílias do Rio de Janeiro. (Profa. Luciana Fontes Pessôa)) - Brasil. Ano de início: 2015
Universidade do Porto (Projeto de pesquisa em parceria com o Prof. Samuel Lins, intitulado Socialização dos valores parentais: trajetórias do desenvolvimento de atitudes materialistas. Profa. Luciana Fontes Pessôa)) - Portugal. Ano de início: 2019
Universidade do Minho (Parceria com o Prof. José Cruz, com o objetivo de desenvolver estudos transculturais sobre avaliação de indicadores de saúde mental em amostras do Brasil e Portugal. (Profa. Juliane Callegaro Borsa)) - Portugal. Ano de início: 2014
UFRJ (Parceria com o Prof. Bruno Damásio por meio de projetos de pesquisa e publicações em coautoria. (Profa. Juliane Callegaro Borsa)) - Brasil. Ano de início: 2018
Universidade do Porto (Intercâmbio com o Prof. Samuel Lins (Profa. Juliane Callegaro Borsa)) - Portugal. Ano de início: 2020
Universidade Fernando Pessoa - Portugal e Universitá di Perugia/Itália (Com ambas desenvolve estudos de adaptação de uma escala de agressividade infantil que será disponibilizada para uso nos três países (Brasil/Itália e Portugal) - (Profa. Juliane Callegaro Borsa)) - Portugal/Itália. Ano de início: 2018
Università di Perugia/Itália (Representa a PUC-Rio no convênio de dupla titulação de mestrado PUC-Rio e UNIPG. (Profa. Juliane Callegaro Borsa)) - Itália. Ano de início: 2018
Università Sapienza de Roma (Parceria com o Prof. Gian Vitório (Profa. Juliane Callegaro Borsa)) - Itália . Ano de início: n.i.
UFRGS/UNILASALLE/UNISINOS/UFRN/UFU/UFES/UFRJ/UFF (Parceria com os Profs. Claudio S. Rutz; Claudia M. Bandeira; Clarissa S. Cervo; Flávia Lopes; Bernadete C. Sousa; Victor Kenji M. Shiramizu; João Fernando R. Wachelke etc. (Prof. Jean C. Natividade)) - Brasil. Ano de início: 2016
University of Wroclaw / Polônia (Parceria em projeto com a Profa. Agnieszka Zorokowska (Prof. Jean C. Natividade)) - Polônia. Ano de início: 2016
University of Arizona - EUA (Parceria com a Prof Aurélio José Figueredo (Prof. Jean Carlos Natividade)) - EUA. Ano de início: 2018
University of Northem Iowa (Prof. Seong-in Choi e Jason Fly (Prof. Jean C. Natividade)) - EUA. Ano de início: 2019
Universität Dresden (Parceria com a Profa. Ilona Croy (Prof. Jean C. Natividade)) - Alemanha. Ano de início: 2019
University of Oxford, Inglaterra (Parceria em projeto com a Profa. Martha Newson. (Prof. Jean C. Natividade)) - Inglaterra. Ano de início: 2018
Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Parceria com os pesquisadores Jerson Laks e Elie Cheniaux do Centros de Doença de Alzheimer. (Prof. Daniel C. Mograbi)) - Brasil. Ano de início: 2016
Institute of Psychiatry, Psychology e Neuroscience (Parceria com a referida instituição como pesquisador visitante. (Prof. Daniel C. Mograbi)) - Inglaterra. Ano de início: 2011
Aston University (Parceria de intercâmbio de recebimento de alunos estrangeiros. (Prof. Daniel C. Mograbi)) - Inglaterra. Ano de início: 2016
University College London (Parceria no desenvolvimento de projeto com o Dr. Aimee Spector. (Prof. Daniel C. Mograbi)) - London. Ano de início: 2016
University of Hong Kong (Parceria de Intercâmbio para desenvolvimento de projetos. (Prof. Daniel C. Mograbi)) - China. Ano de início: 2020
Université de Genève (Parceria de Intercâmbio para desenvolvimento de projetos. (Prof. Daniel C. Mograbi) - Suíça. Ano de início: 2020
Université de Lille (Parceria de Intercâmbio para desenvolvimento de projetos. (Prof. Daniel C. Mograbi) - França. Ano de início: 2020
Nortth-West University (Parceria de Intercâmbio para desenvolvimento de projetos. (Prof. Daniel C. Mograbi) - África do Sul. Ano de início: 2020
Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (Desenvolvimento de projeto em conjunto com o referido Instituto. (Prof. Daniel C. Mograbi)) - Brasil. Ano de início: 2016
PUC/RS (Parceria com a Profa. Rochele Fonseca no projeto sobre neuroimagem na demência. (Prof. Daniel C. Mograbi)) - Brasil. Ano de início: 2016
Developmental Cognitive Neuroscience Lab. PUC/RS (Manteve colaborações nacionais com o laboratórios da PUCRS: o Developmental Cognitive Neuroscience Lab, coordenado pelo Dr. Rodrigo Grassi-Oliveira, desenvolvendo pesquisas em psicobiologia relacionada ao uso de crack em homens e mulheres. (Prof. Breno Sanvicente Vieira)) - Brasil. Ano de início: 2019
Developmental Cognitive Neuroscience Lab. PUC/RS (Mantém parceria com o grupo Neuroimagem da Cognição Humana, coordenado pelo Dr. Augusto Buchweitz. Os trabalhos em desenvolvimento são a respeito do desenvolvimento cognitivo e cerebral de crianças expostas a ambientes de vulnerabilidade social (Prof. Breno Sanvicente Vieira)) - Brasil. Ano de início: 2019
UFRGS/RS (Parceria com o grupo Pesquisa e intervenção psicológica em contextos clínicos e educacionais, da UFRGS, coordenado pela Dra. Ângela Helena Marin. (Prof. Breno Sanvicente Vieira)) - Brasil. Ano de início: 2019
Universidade do Minho (Iniciou parceria com o Dr. Bruno Kluwe-Schiavon (Universidade do Minho, Portugal). O projeto iniciado é relacionado com um estudo longitudinal sobre os comportamentos de risco relacionados ao uso de cannabis por jovens adultos (Prof. Breno Sanvicente Vieira)) - Portugal. Ano de início: 2019
FIOCRUZ (Colaboração com a Dra. Carmen Penido para estudar o efeito antitumoral na gedunina no glioblastoma multiforme. (Prof. Thomas Eichengerg Krahe)) - Brasil. Ano de início: 2018
UERJ/IBRAG (Parceria no desenvolvimento da pesquisa Estudo das alterações comportamentais, morfológicas e neuroquímicas associadas á exposição do sistema nervoso central a agentes neurotóxicos. (Prof. Thomas Eichenberg Krahe)) - Brasil. Ano de início: 2018
University of Maryland School of Medicine (Parceria com o Prof. Alexandre Medina para o desenvolvimento e execução de estudos pré-clínicos relacionados aos efeitos da exposição precoce ao álcool na plasticidade neuronal do sistema visual de mamíferos de pequeno porte. (Prof. Thomas Eichenberg Krahe)) - Estados Unidos. Ano de início: 2018
ANPEPP (Integrante do GT da ANPEPP “Casal e família: estudos psicossociais e psicoterapia”. Manteve a colaboração no Grupo de Pesquisa “Parentalização, conjugalidade e psicoterapia de família: repercussões da inversão”, coordenado pela professora Terezinha Féres-Carneiro. (Profa. Rebeca Nonato Machado )) - n.i.. Ano de início: n.i.
Balanço do Ano
Dando continuidade aos projetos iniciados desde agosto de 2012 ao assumir a direção do Departamento de Psicologia, venho trabalhando em parceria com as Coordenações, na implementação de várias medidas no sentido de buscar a excelência do Curso de Graduação e de Pós-Graduação, pensando sempre em uma maior integração entre os alunos de graduação e pós-graduação.
Assinalamos o trabalho realizado para criação do Curso de Neurociências, bacharelado, na modalidade presencial, do Centro de Teologia e Ciências Humanas que obteve aprovação nas demais instâncias da Universidade conforme a Resolução nº 02/2020.
Não podemos deixar de assinalar, ainda, o significativo crescimento de ofertas de Cursos de Especialização na área da Psicologia atendendo demanda do mercado de trabalho. Assim como dos cursos de extensão.
Outro ponto de destaque em 2020, foi a Aula Inaugural do Departamento de Psicologia realizada no dia 18 de setembro de 2020, via ZOOM, intitulada Pluralidade de objetos ou pluralismo de concepções: desafios na compreensão do campo psicológico, proferida pelo Prof. William Gomes, Professor Aposentado e Fellow Senior do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Curso de Pós-Graduação - Em 2020, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia finalizou o processo de reforma curricular, o qual foi submetido à apreciação dos órgãos responsáveis da instituição e recebeu aprovação para início em 2021. Também renovamos o convênio de dupla-titulação com a Universidade de Perugia (Itália) e iniciamos outras parcerias internacionais, principalmente, em pesquisas sobre COVID-19. Além disso, adaptamos ao ambiente virtual o funcionamento das aulas, pesquisas, ingresso de alunos, seleção de bolsistas, bancas de qualificações e defesas.
Curso de Graduação – Ao longo de 2020, o currículo que entrou em vigor em 2018, continuou sendo implementado, a partir de um planejamento contínuo. Dessa forma, todas as disciplinas básicas do currículo puderam ser devidamente oferecidas aos graduandos, já que sua estrutura é organizada em uma formação básica de três anos. Dessa vez, o planejamento já precisou considerar, além dos laboratórios de ensino e pesquisa, os estágios básicos e profissionalizantes a serem oferecidos, considerando a prática exclusivamente remota. Faz-se importante, mais uma vez, ressaltar que essa nova estrutura curricular está sendo muito bem avaliada pelos alunos e professores do curso e vem permitindo uma maior integração de alunos de graduação e pós-graduação tão almejada na academia. Um produto dessa integração foi o 5º Simpósio de Pós-Graduação, ocorrido nos dias 5 e 6 de novembro de 2020, que contou com a participação expressiva dos alunos de graduação. Foi desenvolvida a plataforma on-line SOU PSI - exclusiva para os eventos organizados pelos discentes. Todos os eventos, necessariamente, precisam ser comunicados e autorizados pela coordenação do curso.
Serviço de Psicologia Aplicada - O serviço de psicologia aplicada (SPA), no ano de 2020, precisou inovar e se reinventar para enfrentar os desafios provenientes da pandemia de COVID-19. Em março, a clínica foi fechada e as atividades suspensas temporariamente. Os supervisores continuaram com o treinamento dos estagiários modificando a forma de atendimento presencial para atendimento remoto. Em julho, no auge da pandemia com o crescente aumento de casos de distúrbios psicológicos decorrentes do isolamento social e as perdas pelo adoecimento e falecimento de entes queridos, o SPA mobilizou supervisores e alunos da pós-graduação para promover um projeto específico focado em grupos de atendimento on-line de terapia breve promovendo assistência psicológica. Durante o mês de julho, foram formados grupos de apoio na área da neuropsicologia, orientação familiar, orientação de pais, adolescentes, adultos com ansiedade, isolamento social, luto, perdas e para profissionais da área de saúde. Essas atividades geraram 1860 atendimentos para um total de 231 pacientes. No segundo semestre, os estagiários de graduação e pós-graduação retomaram gradualmente os atendimentos dos seus pacientes e incluíram novos casos no formato totalmente on-line. No período de agosto a dezembro de 2020, o SPA realizou 2994 atendimentos para um total de 1308 novos pacientes. Essa mudança no sistema de atendimento de forma rápida e efetiva possibilitou o cumprimento da nossa missão universitária de combinar ensino-extensão-pesquisa. Os alunos aprenderam uma nova ferramenta para seus atendimentos e conseguiram cumprir sua carga horária de estágio mesmo no formato on-line com a supervisão dos professores do departamento. O SPA manteve o seu compromisso com a comunidade para atender os pacientes com sofrimento psíquico especialmente neste momento de crise emocional decorrente da pandemia. A inovação na estratégia terapia psicológica on-line e análise das queixas principais e os efeitos do tratamento on-line geraram diferentes projetos de pesquisa, um deles inclusive contemplado com uma bolsa de doutorado adicional aprovada pelo CNPq. As perspectivas para 2021 é a manutenção deste serviço on-line acoplado com a abertura de alguns serviços presenciais como atendimento a crianças e avaliações psicológicas.
Projeto de Apoio à Profissionalização do Aluno (APA) - A Coordenação de Apoio à Profissionalização do Aluno participou da elaboração do “Programa de Promoção da Saúde na Pandemia”, implementado no Ambulatório São Lucas.
A proposta geral é implantar um programa de cuidado em saúde multiprofissional e interdisciplinar, como estratégia de ensino/pesquisa/extensão, com vistas à melhoria da saúde e à qualidade do cuidado às pessoas e comunidades assistidas, à qualificação de profissionais e estudantes das diferentes áreas da saúde, e à produção de conhecimento técnico e científico em condições relacionadas a epidemias.
Entre os objetivos específicos do programa, podemos destacar:
- Oferecer atendimento multiprofissional, nas modalidades virtual e/ou presencial, para cuidado em saúde relativo a pessoas impactadas pela pandemia da COVID-19, abrangendo diagnóstico, tratamento, reabilitação e prevenção de transtornos e promoção da saúde.
- Coletar dados das pessoas assistidas para desenvolver estudos científicos relativos a diferentes questões, nas esferas clínica, epidemiológica e social, objetivando avaliar e aprimorar o programa e o conhecimento relativo à pandemia, e desenvolver instrumentos e protocolos de ação nessas esferas.
- Gerar subsídios para ações educacionais multiprofissionais relativas a diferentes aspectos do manejo de pessoas e grupos populacionais em epidemias, permitindo a criação de potenciais cursos nas diversas áreas da saúde.
- Formar parcerias com outros centros de saúde e de educação visando o desenvolvimento de ações colaborativas e de troca de experiências nos campos de assistência, ensino e pesquisa.
Para mais informações: https://www.puc-rio.br/noticias/ambulatorio_sao_lucas.html.
Revista Psicologia Clínica – A revista Psicologia Clínica é um a publicação quadrimestral do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com trabalhos originais em psicologia. Lançada em 1986, teve duas edições por ano, de 2001 a 2015. Em seguida, modernizou seu formato com o objetivo de se adequar à política editorial implementada pela CAPES em todo o Brasil. Desde 2016, é publicada três vezes por ano. Além do português, são aceitos artigos submetidos em outras línguas (espanhol, inglês e francês). A revista conta com corpo editorial e conselho científico de escopo internacional, relacionado com a respectiva afiliação institucional, em todos os fascículos. Igualmente seus autores podem ser de qualquer parte do mundo. Seu público-alvo são os alunos de graduação e de pós-graduação, bem como pesquisadores e profissionais, de psicologia clínica e áreas afins.
Os artigos publicados são originais, inéditos, produzidos a partir de pesquisas originais. A revista edita estudos teóricos, revisões bibliográficas, resultados de pesquisas empíricas, relatos de experiências profissionais e resenhas de obras publicadas recentemente, além de contar ocasionalmente com seções especiais adicionais. A missão do periódico é publicar trabalhos de impacto e inovação na área de psicologia.
Os manuscritos submetidos para publicação na revista Psicologia Clínica devem ser originais, não estar em avaliação por nenhum outro periódico e seguir as normas do Publication Manual of the American Psychological Association (6ª edição, 2010). Todas as submissões devem também acompanhar a carta de encaminhamento e uma folha de rosto, com as filiações de todos os autores. O texto com o manuscrito deve omitir também qualquer identificação dos autores, garantindo assim o cegamento dos pareceristas. Todas as submissões devem ser realizadas exclusivamente através da plataforma on-line, recentemente atualizada.
Os artigos aceitos que são traduzidos para o inglês pelos autores, com a anuência para sua publicação somente nessa língua, poderão eventualmente ter a sua publicação antecipada, devido à exigência de um mínimo de artigos em inglês por parte das políticas editoriais de revistas científicas.
Eventos - Em função do ano atípico que vivemos em 2020, o Departamento de Psicologia criou um ciclo de palestras on-line - Psicologia COM@VIDA, sob a organização da Professora Luciana Fontes Pessôa, coordenadora do Curso de Graduação. Essas palestras abordaram temas diversos relacionados a Pandemia e foram de suma importância não só para a comunidade PUC, mas para a sociedade em geral. Seguem as palestras proferidas: 1) Como lidar com os sentimentos na pandemia - Prof. Daniel Mograbi, 31/05/2020; 2) Lutos e lutas - Prof. Sandra Salomão, 02/06/2020; 3) Como viver junto - Prof. Guilherme Gutman, 09/06/2020; 4) Isolamento e solidão - Prof. Silvia Zornig, 16/06/2020; 5) Parentalidade em tempos de quarentena - Prof. Juliane Borsa, 24/06/2020; 6) Stress e trauma em tempos de pandemia - Prof. Marco Aurélio Negreiros, 30/06/2020; 7) Bem-estar no trabalho e situações de home office - Profa. Clarissa Pinto Freitas, 08/07/2020; 8) Aspectos preventivos das doenças infecciosas - Profa. Cátia Padilha, 14/07/2020; 9) Tempo, vida e cuidado: sintomas da vida no isolamento social - Profa. Sandra Salomão, 21/07/2020; 10) Manejo de ansiedade na pandemia - Profa. Maria Amélia Penido, 28/07/2020; 11) Fronteira da saúde mental nos tempos de COVID-19 - Prof. Breno Sanvicente Vieira, 04/08/2020; 12) O casal em confinamento - Profa. Andrea Seixas Magalhães, 11/08/2020; 13) Tédio, solidão e projetos: uma visão existencial do isolamento - Profa. Carolina Mendes, 18/08/2020; 14) O hospital em tempos de pandemia - Profa. Mayla Cosmo, 25/08/2020; 15) Pesquisa translacional aplicada à pandemia atual - Profa. Vera Lemgruber, 25/10/2020; 16) Projetando o futuro: como manter a saúde mental em meio a uma pandemia? - Prof. Raphael Zaremba, 08/09/2020; 17) Quem cuida da família da pessoa com deficiência em tempos de Covid-19? - Prof. Flavia Parente, 15/09/2020; 18) Adoção: em tempos de Covid-19 - Profa. Lidia Levy de Alvarenga, 22/09/2020; 19) Transtorno do Espectro Autista: como ajudar no desenvolvimento das crianças durante a pandemia - Profa. Mariana de Miranda Seize, 30/09/2020; 20) Envelhecimento: aspectos psicossociais e vicissitudes em 2020 - Profa. Teresa Creusa, 07/10/2020; 21) Covid-19: O meu testemunho - Profa. Norma Salgado Franco, 13/10/2020; 22) Síndrome da caverna: qual normal você quer para a sua vida agora? - Profa. Sandra Salomão, 20/10/2020; 23) Como a medicina do estilo de vida pode ajudar em tempos difíceis - Dr. Lucas Medeiros, 27/10/2020; 24) O irrevogável desafio de pensar nosso tempo - Dr. Marcelo S. Norberto, 10/11/2020; 25) Um olhar criativo para a aplicação da Terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes - Dra. Renata Vianna, 03/11/2020; 26) Luto traumático e as questões da finitude em tempos de pandemia - Profa. Erika Pallottino, 18/11/2020; 27) Contribuições da psicologia, neurociência e coaching para as organizações -Profa. Marta Bolshaw, 25/11/2020; 28) Psicopatologia e literatura: o delírio de ciúme de Bentinho, em Dom Casmurro, de Machado de Assis - Prof. Elie Cheniaux, 02/12/2020; 29) Em questão a Liberdade - Profa.Tereza Erthal, 16/12/2020; 30) Mito e Amor numa Perspectiva Existencial - Prof. Luiz Veríssimo, 23/12/2020.
Perspectivas - a) O Departamento de Psicologia continuará investindo na consolidação da implementação do novo Currículo da Graduação. Assinalamos ainda, o contínuo aumento do número de candidatos/vagas no vestibular; b) Um ponto central no planejamento futuro das atividades acadêmicas para 2021 do Departamento será a implementação do Curso de Neurociências, bacharelado, com sua primeira turma em 2021.1; c) Dar continuidade na nossa proposta de internacionalização; d) Discutir, internamente, as atividades propostas na Agenda 2020-2025, como por exemplo, pensar disciplinas para compor o núcleo de formação comum; e) Consolidação de um Mestrado Profissionalizante na área de Terapia Cognitivo- Comportamental (TCC).
Prof. Jesus Landeira-Fernandez
Diretor do Departamento de Psicologia
Bolsa de Produtividade em Pesquisa – CNPq
- Profa. Terezinha Féres-Carneiro - 1A
- Profa. Clarissa Pinto Pizarro de Freitas - 2
Programa Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ
- Profa. Luciana Fontes Pessôa
Projetos Aprovados:
Prof. Breno Sanvicente Vieira
Bolsa PIBIC (bolsista Felipe de Dios Almeida): Busca por ajuda psicológica, traços de personalidade borderline e efeitos de diferenças individuais.
Projetos de pesquisa aprovado e em desenvolvimento:
Vulnerabilidade, violência, religião, preconceito, diferença de gênero e saúde mental em pacientes hospitalares.
Uso recreacional e dependência de maconha: quais as diferenças?
Profa. Clarissa Pinto Pizarro de Freitas
Processo motivacional e de comprometimento da saúde entre profissionais da enfermagem. (PQ2 Edital 2020/2 – CNPq)
Profa. Terezinha Féres-Carneiro
Qualidade conjugal em diferentes fases do ciclo de vida e a demanda de psicoterapia de casal. (Processo 311240/2020-8 – CNPq)
Prof. J. Landeira-Fernandez
Dependência química em humanos e modelos experimentais: estudo das variações de susceptibilidade às drogas de abuso.
Professores Daniel Correa Mograbi, J. Landeira-Fernandez e Thomas Eichenberg Krahe - Pesquisadores Associados do edital da FAPERJ - Programa Redes de Pesquisa em Saúde do Estado do Rio de Janeiro.
Prof. Daniel Correa Mograbi
Edital FAPERJ 14/2019 - Apoio a grupos emergentes de pesquisa no Estado do Rio de Janeiro “Anosognosia e tomada de perspectiva na Doença de Alzheimer”.
Programa de Apoio a Projetos Temáticos - 2019 (outorgado em 2020)
Alterações promovidas por substâncias psicoativas na autoconsciência: um estudo experimental com psilocibina e dimetiltriptamina.
Profa. Luciana Fontes Pessôa
O exercício da parentalidade em diferentes configurações familiares do Rio de Janeiro.
______________________________________________________________________________________________________________
Todos os dados foram fornecidos pelo departamento ou extraídos do site do CNPq.