Departamento de Biologia (BIO)
Administração
Profa. Rejan Rodrigues Guedes-Bruni
E-mail: rejanbruni@puc-rio.br
Profa. Rejan Rodrigues Guedes-Bruni
E-mail: rejanbruni@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Ed. Padre Leonel Franca, 7º andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271463
E-mail: secretaria-bio@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/ciencias_biologicas.html
Site: www.bio.puc-rio.br
Secretaria
Thelma Maria Albuquerque Ono
Felipe Alves dos Santos
Rachel Rodrigues de Oliveira
Thalis Pereira Lima
Colegiados
Prof. Henrique Bastos Rajão Reis
Profa. Rejan Rodrigues Guedes-Bruni
Profa. Jakeline Prata de Assis Pires
Prof. Vitor Hugo dos Santos Gomes Maia
Profa. Rejan Rodrigues Guedes-Bruni
Profa. Adriana Haddad Nudi (QUI)
Prof. Edgar de Brito Lyra Netto (FIL)
Prof. Rogério Ribeiro de Oliveira (GEO)
Prof. Vitor Hugo dos Santos Gomes Maia
Profa. Jakeline Prata de Assis Pires
Thelma Maria Albuquerque Ono
Profa. Rejan Rodrigues Guedes-Bruni
Corpo Docente
Prof. Henrique Bastos Rajão Reis
Profa. Jakeline Prata de Assis Pires
Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J.
Profa. Rejan Rodrigues Guedes-Bruni
Prof. Vitor Hugo dos Santos Gomes Maia
Prof. Bruno Cunha Vairo
Prof. Lélis Antonio Carlos Júnior
Profa. Ludimila Raupp de Almeida da Silva
Profa. Mariana Reis de Brito
Profa. Marina Santiago de Mello Souza
Profa. Marinez Ferreira de Siqueira
Profa. Thais Irene Souza Riback (até agosto)
Prof. João Paulo Santos Condack
Profa. Paula Koeler Lira
Prof. Richieri Antonio Sartori
Profa. Thais Louise Gurjão de Carvalho
Cursos
Bacharelado em Ciências Biológicas
Iniciado em 2011
Avaliado pelo MEC com o conceito 4 para o ciclo avaliativo de 2016 a 2018
Licenciatura em Ciências Biológicas
Iniciado em 2017
Avaliado pelo MEC com o conceito 4 para o ciclo avaliativo de 2016 a 2018
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Grupos de Pesquisa
Convênios e Parcerias
LEF-UNIRIO (Desenvolvimento de projetos de restauração ecológica e ecologia vegetal em fragmentos florestais urbanos no Rio de Janeiro e na Reserva de Guapiaçu) - Brasil. Ano de início: 2015
Associação Ambientalista Copaíba (Levantamento da estrutura florestal, análise da contribuição dos modelos de plantio para sequestro de carbono e experimentação junto aos processos de produção de mudas nativas) - Brasil. Ano de início: 2017
Pró-Mudas (Identificação e catalogação das espécies utilizadas na produção dos viveiros associados ao ProMudas, assim como acompanhamento dos métodos de produção de mudas e dos modelos de restauração como aferidores de eficiência na restauração ecológica ) - Brasil. Ano de início: 2018
Parque do Martelo (Levantamento da vegetação do parque, registro das exóticas invasoras, substituição de espécies exóticas por nativas na área de paisagismo, controle de espécies invasoras e enriquecimento em área de floresta. Avaliação da importância ecológica dos pequenos fragmentos urbanos do município a partir do conhecimento gerado no Parque do Martelo.) - Brasil. Ano de início: 2019
Balanço do Ano
Submetidos à pandemia mundial da Covid-19, vimo-nos obrigados a refluir diversas atividades de pesquisa, em razão da inacessibilidade às atividades de campo, próprias às linhas de pesquisa dos professores do quadro docente. Assim, também, optamos por redimensionar as parcerias e reconfigurá-las, uma vez submetidos à restrição de livre circulação dos pesquisadores, à incerteza no cumprimento de cronogramas de metas e à escassez de alocação de recursos, noutras circunstâncias, previstos para execução, num cenário sem pandemia.
A exemplo de toda a Universidade concentramo-nos em, primeiramente, repensar o programa das disciplinas dos cursos, caracterizadas por forte carga horária presencial, e, simultaneamente, dotar-nos de habilidades com as diferentes ferramentas disponíveis para oferecimento de aulas remotas: o que se mostrou um sucesso, no contexto do ensino superior no país. Destaque-se nesse sentido a forte presença da Coordenação Central de Graduação, na pessoa da profa. Daniela Vargas, e da Coordenação Central de Ensino a Distância, na pessoa do prof. Gustavo Robichez. A condução sinérgica entre departamentos, coordenações de graduação, CCG e CCEAD reafirmou não só a identidade da Puc-Rio, como sua capacidade de reversão, mediante um quadro caótico, das atividades pedagógicas, sob condução segura no ensino de qualidade que nos é tão caro e à tradição institucional.
A despeito das inúmeras adversidades que passaram a integrar a rotina de toda a Universidade, submetidos à inconstância, ou até mesmo ausência, de políticas públicas de saúde que garantissem a integridade da população brasileira, conseguimos elaborar inúmeros cenários de execução de aulas, fossem elas: totalmente remotas ou mistas, ora começando as aulas presenciais em 30 dias, ora em 60, ora no próximo semestre, ora com 25% da turma, ora com 50% ou, ainda, com aulas no laboratório ou filmadas, entre outras alternativas. O corpo docente e funcional reuniu-se mensalmente, às vezes com menor intervalo, para ajustes e planejamento das atividades de modo a manter não só a coesão do departamento, como também o ânimo de toda a equipe, mediante às muitas incertezas e inseguranças que se abateram sobre todos. Capacidade de resposta não faltou aos docentes e chega-se ao final do ano letivo com um número reduzido de trancamento de matrículas (parte delas por um semestre), reconhecimento do esforço e qualidade das aulas pelos alunos e um aumento na produção bibliográfica dos professores. A condição remota possibilitou também contar com a participação de pesquisador estrangeiro para a primeira aula inaugural do curso: prof. Emilio M. Bruna, da Universidade da Florida, diretor do Tropical Ecology & Latin American Studies, Florida-Brazil Linkage Institute. O tema foi Global Biases in the Creation and Diffusion of Scientific Knowledge.
A participação de membros do corpo docente na interação com departamentos da PUC-Rio e outras instituições no âmbito da pós-graduação lato sensu e stricto sensu se manteve ativa, a saber: (1) pós-graduação l.s. com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo, com o curso Paisagismo Ecológico; (2) pós-graduação l.s. com o Departamento de Medicina, nos cursos de Especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, bem como no de Saúde e Ambiente, este em cooperação também com a Universidade Nova de Lisboa; (3) no Programa de Pós- Graduação Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental, com o Departamento de Engenharia Civil; (4) no Programa de Pós-Graduação s.s. em Geografia, com o Departamento de Geografia e Meio Ambiente, (5) no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Biodiversidade em Unidades de Conservação, com a Escola Nacional de Botânica Tropical, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Obtivemos êxito na aprovação de projeto dedicado à Licenciatura no edital PIBID-CAPES, em projeto interdisciplinar dedicado ao binômio Biologia/Sociologia, o qual integra a cartela de projetos aprovados neste edital, sob a responsabilidade da Coordenação de Licenciaturas, na pessoa da profa. Maria Rita Passeri Salomão.
O projeto do curso de pós-graduação, em processo de concepção, foi interrompido em razão da complexidade imposta pela pandemia na execução das grades curriculares da graduação e na sobrecarga de trabalho dos professores. Assim, a proposta encontra-se suspensa e será retomada no próximo ano, quando o curso de bacharelado completará 10 anos. A intenção é submetê-la à Vice-Reitoria Acadêmica, juntamente com um cronograma de metas para sua adequada implantação.
Aproveitando a subutilização da infraestrutura laboratorial durante o ano em trabalho remoto, os técnicos de laboratório, a partir do final de setembro - mediante condições mais seguras para atividades presenciais e sob rigoroso cumprimento do protocolo de segurança sanitária – realizaram o inventário do acervo bibliográfico, inventário de equipamentos, monitoramento das coleções biológicas (Herbário Friburguense e Coleção Zoológica Didática), bem como monitoramento da biblioteca setorial. O inventário constitui etapa prioritária para o planejamento da mudança das atividades didáticas do departamento para o novo prédio da Biologia, com previsão de entrega no início de 2021 e início de atividades de aula presenciais, se a pandemia permitir, a partir do segundo semestre do próximo ano. A condução das atividades didáticas dos cursos no campus é vista como oportunidade de potencializar as sinergias já estabelecidas com os departamentos anteriormente mencionados e construir linhas de pesquisa que alimentem o perfil da pós-graduação em concepção.
É interessante destacar a necessidade da observância do planejamento estratégico da Universidade, na qualidade de ente comunitário, cuja receita provém, substancialmente, de recursos das mensalidades das graduações. Sob esta perspectiva, cabe atenção especial ao reconhecimento do Departamento, no que tange à condução do ensino e de estudos sobre biodiversidade e conservação biológica no seio da Universidade. Durante esses dez anos, a serem completados em 2021, seguiu-se a orientação da Puc-Rio em respeitar os perfis e linhas de pesquisa consolidadas como de excelência na instituição e promover a interação entre departamentos – o que tem sido executado com enorme sucesso, como comprovam as interações entre os departamentos de Química, Física e Educação, para citar alguns exemplos. O oferecimento de cursos que versem sobre biodiversidade na Universidade, sem a participação do Departamento de Biologia, inclusive por demanda externa, ou até mesmo a criação de nova graduação, sob outra nomenclatura, mas com igual propósito, pode fazer naufragar outras graduações já estabelecidas, além do curso de ciências biológicas, especialmente o bacharelado, condenando este projeto exitoso, até aqui, num natimorto por ação exógena aos interesses da Universidade. O jovem corpo docente que constitui o Departamento de Biologia tem sacrificado o desenvolvimento de suas linhas de pesquisa em favor da consolidação dos dois cursos que lhes foram confiados estabelecer, consolidar e destacá-los no cenário de avaliação do Mec: o que foi cumprido. Espera-se a oportunidade de que esses mesmos professores, num curto prazo, possam destacar a Universidade como protagonista na condução de estudos de biodiversidade, ecologia e biologia da conservação e, desta maneira, a Universidade possa retribuir-lhes, em igual proporção, o pertencimento institucional que lhe foi dedicado.
Profa. Rejan Rodrigues Guedes-Bruni
Diretora do Departamento de Biologia
Prêmios e Distinções Recebidos:
Prêmio Luísa Pinho Sartori: segundo lugar outorgado ao projeto de iniciação científica, Reprodução de Tucano-de-bico-preto (Ramphastos ariel) no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um caso bem-sucedido de reintrodução em áreas verdes urbanas, orientado pelo Prof. Henrique Rajão e desenvolvido pela aluna de bacharelado Flávia Zaguri.
Projetos Aprovados:
PIBID/CAPES: Subprojeto Interdisciplinar Biologia/Sociologia, tendo como coordenadores de área os professores Vítor Hugo dos Santos Maia (Departamento de Biologia) e Ana Paula Soares Carvalho (Departamento de Ciências Sociais).
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Todos os dados foram fornecidos pelo departamento ou extraídos do site do CNPq.