02 > Meu primeiro dia na PUC
Recepção aos calouros do primeiro semestre. Os calouros conheceram o campus e as instalações dos cursos, assistiram palestras e ampliaram sua rede de relacionamentos.
Recepção aos calouros do primeiro semestre. Os calouros conheceram o campus e as instalações dos cursos, assistiram palestras e ampliaram sua rede de relacionamentos.
O Prêmio Cátedra 10 destina-se a destacar anualmente a produção mais relevante de Literatura Infantil e Juvenil no país. Os livros editados e candidatos ao Prêmio nas categorias Distinção, Hors Concours e Seleção, são lidos por 12 especialistas de um grupo inscrito no CNPq, que avaliam a linguagem verbal, visual e gráfica em sua relação ético-estética.
O SQM PUC-Rio, evento organizado pelos alunos, possui como principal objetivo discutir os assuntos que estão em alta no mercado e oferecer aos participantes experiências diferentes das vivenciadas em sala de aula (com workshops, minicursos, visitas técnicas e networking).
No encontro, Isabel Fróes, da It University, de Copenhague, na Dinamarca, discutiu o espaço urbano em cinco cidades europeias. Evento organizado pelo Departamento de Artes e Design.
Com o Prof. David Le Breton, da Universidade de Estrasburgo, que compareceu, em seguida, à sessão de autógrafos de seu livro Rostos: ensaio de antropologia. Realizada no Auditório Padre Anchieta. Evento organizado pelo Departamento de Artes e Design e pelo Instituto de Estudos Avançados em Humanidades.
Com o Prof. Neil Anderson, geólogo e engenheiro de petróleo da Missouri University of Science and Technology.
O livro da Profa. Jana Tabak (UERJ) foi publicado pela University of Georgia Press. Tabak apresenta as crianças-soldado, ao mesmo tempo crianças em perigo e crianças perigosas. Evento do Departamento Instituto de Relações Internacionais.
O encontro teve como palestrante Luisa Ribeiro, CEO da ONG Recode. Organizado pela Associação dos Antigos Alunos.
A mulher nos espaços públicos e A mulher em diálogo com a Teologia e Literatura foram os temas debatidos, com a presença de palestrantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, UNILA, IBMR/Laureate, iiLer e PUC-Rio. Parceria com o grupo TeoMulher. Realizado no Auditório Padre Anchieta. Evento da Cátedra Carlo Maria Martini.
Com a Profa. Lia Seixas, da UFBa. Realizada na sala K102. Evento do Departamento de Comunicação Social.
Após avaliar as condições relativas ao novo Coronavírus (COVID-19) e a manifestação das demais instituições de ensino superior no Rio de Janeiro, a Reitoria da PUC-Rio decidiu suspender as atividades acadêmicas presenciais pelo período de dez dias, a partir do dia 16 de março, e manter as atividades administrativas em todas as unidades da Universidade.
A Reitoria da PUC-Rio, diante do agravamento da crise sanitária provocada pela pandemia de COVID-19 e preocupada com a saúde e a segurança de seus funcionários e, ao mesmo tempo, agradecendo-lhes pelos esforços para manutenção do funcionamento da instituição, decidiu suspender todas as atividades técnico-administrativas, com exceção das essenciais. Mesmo assim, foram liberados todos os funcionários que se encontravam na categoria de risco, segundo identificação das autoridades sanitárias.
Diante da constatação da falta de equipamentos de proteção individuais (EPIs) no mercado, professores, funcionários, alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação do Departamento de Artes e Design buscaram e modificaram projetos de EPIs já existentes (faceshields, óculos de proteção, etc) para que pudessem iniciar o mais rapidamente possível a produção destes equipamentos, utilizando a tecnologia de impressão 3D, para distribuir a profissionais de saúde em situação de risco na linha de frente contra o coronavírus. Posteriormente também foram produzidas máscaras, capotes, válvulas, entre outros equipamentos utilizados por médicos e enfermeiros do Sistema Único de Saúde no Estado.
Estiveram envolvidos o Núcleo de Experimentação Tridimensional, o Laboratório de Modelos e Protótipos, o Laboratório de Volume Têxtil e o Laboratório de Processos Gráficos, não só na produção de EPIs mas também na divulgação de suas formas de uso. Foram doados para Hospitais, UPAS, Centros de Referência e também para os profissionais da Universidade que precisaram estar no campus mesmo em tempos de atividades presenciais suspensas.
Uma nova geração de levantamentos (surveys) astrofísicos deve começar a vigorar entre 2020 e 2022. Nesse colóquio, o Prof. Luís Raul Weber Abramo (IFUSP) mostrou como esses mapas serão utilizados para tentar resolver alguns dos maiores problemas da Física moderna, como a aceleração cósmica, a matéria escura e até mesmo a massa dos neutrinos. Evento do Departamento de Física, realizado através da plataforma Zoom.
Professores, coordenadores e corpo técnico-administrativo trabalharam de forma intensa para adaptar mais de 3.000 turmas para o formato on-line, de forma a permitir a retomada das atividades acadêmicas, conforme autorizado pela Portaria 343 do MEC, de 17 de março de 2020. Passaram a ser utilizadas as plataformas Moodle e Zoom. A Rede de Apoio ao Estudante/RAE e a CCEAD estiveram mobilizadas para dar o apoio necessário a todos os alunos, com oficinas de treinamento para alunos e professores, rodas de conversa sobre como estudar on-line, e outras atividades de apoio acadêmico.