Professores eméritos

Prof. Paulo Cesar de Mendonça Motta. 2017. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Prof. Paulo Cesar de Mendonça Motta. 2017. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

Prof. Paulo Cesar de Mendonça Motta (ADM)

Graduado em Economia (UFRJ, 1964), com mestrado e doutorado em Administração, pela University of Kansas. Ao retornar ao Brasil em 1974, colaborou com o desenvolvimento do recém-criado curso de Administração da PUC-Rio e, assumindo a direção do IAG (Instituto de Administração e Gerência) em 1976, o reestruturou, dando a ele sua feição definitiva. Durante sua carreira, foi por três vezes diretor do Departamento de Administração, com participação marcante para a consolidação deste departamento e de seus programas de mestrado e doutorado. Possui reconhecimento nacional e internacional. Colaborou fortemente com os órgãos de fomento à pesquisa, e teve grande participação na consolidação da Administração como área acadêmica no país. Ministrou mais de 200 cursos no Brasil e no exterior, recebeu a bolsa do Fulbright Visiting Scholar Program, tendo desenvolvido atividades na Graduate School of Management da Columbia University.

O Prof. Paulo Cesar é reconhecido pela experiência na área de Marketing e Serviços, no estudo do comportamento das classes menos favorecidas, principalmente nos temas serviços com aplicações, em efeitos geracionais e em consumidores em desvantagem – pobres, idosos e analfabetos funcionais. Atualmente é professor associado da PUC-Rio. principalmente nos seguintes temas: serviços com aplicações, em efeitos geracionais e em consumidores em desvantagem – pobres, idosos e analfabetos funcionais.

O Reitor pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. salientou a colaboração do Prof. Paulo Cesar à frente do Departamento de Administração em momentos difíceis, assim como sua atuação na busca de recursos para benfeitorias na Universidade, como, por exemplo, a construção da Sala Ínigo, sala VIP da Reitoria, situada nas dependências do Departamento de Administração, e que serve à Reitoria e a outros Departamentos. Foi também grande benfeitor na construção da Igreja do Sagrado Coração de Jesus da PUC-Rio.