Departamento de Educação (EDU)
Administração
Profa. Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis
E-mail: isabell@puc-rio.br
Profa. Zena Winona Eisenberg
E-mail: graedu@puc-rio.br
Profa. Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza
Prof. Marcelo Gustavo Andrade de Souza, Adjunto
E-mail: posedu@puc-rio.br
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados:
Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico (NOAP)
Coordenadora:
Profa. Maria Luiza Gomes Teixeira
Equipe:
Maria Rita Simões de Abreu Carneiro
Localização:
Edifício Padre Leonel Franca, térreo
Telefone: 55 21 35271370
E-mail: noapedu@puc-rio.br
Site: www.edu.puc-rio.br/noap
Núcleo de Apoio Pedagógico às Classes Comunitárias (NAPC)
Coordenador: Prof. José Carmello Braz de Carvalho
Localização:
Edifício Cardeal Leme, 10º andar, sala 1049
Telefone: 55 21 35271818
E-mail: pretecedu@puc-rio.br
Secretaria
Janaina Correa Colares da Silva
Nancy Ferreira da Silva
Sandra Elena Granja Parintins
Geneci José Felix
Eduardo Lopes de Freitas
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, 10º andar, sala 1049
Gávea - CEP: 22451-900 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Telefones: 55 21 35271815 / 35271816 / 35271817 / 35271818
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Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/pedagogia.html
Site: www.edu.puc-rio.br
Colegiados
Profa. Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis
Profa. Vera Maria Ferrão Candau
Profa. Sônia Kramer
Profa. Rosaly Hermengarda Lima Brandão (Zaia Brandão)
Profa. Alicia Maria Catalano de Bonamino
Profa. Zena Winona Eisenberg
Profa. Fátima Cristina de Mendonça Alves
Profa. Maria Cristina Monteiro Pereira de Carvalho
Profa. Alicia Maria Catalano de Bonamino
Profa. Ana Waleska Pollo Campos Mendonça
Profa. Vera Maria Ferrão Candau
Profa. Fátima Cristina de Mendonça Alves
Corpo Docente
Profa. Alicia Maria Catalano de Bonamino
Profa. Ana Waleska Pollo Campos Mendonça
Profa. Cynthia Paes de Carvalho
Profa. Fátima Cristina de Mendonça Alves
Profa. Gilda de La Rocque Palis
Profa. Gilda Helena Bernardino de Campos
Profa. Hedy Silva Ramos de Vasconcellos, Emérita
Profa. Hermengarda Alves Ludke, Emérita
Profa. Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis
Prof. José Carmello Braz de Carvalho, Emérito
Prof. José Maurício Paiva Andion Arruti
Prof. Leandro Augusto Marques Coelho Konder, Emérito
Prof. Marcelo Gustavo Andrade de Souza
Profa. Maria Apparecida Campos Mamede Neves, Emérita
Profa. Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza
Profa. Maria Rita Passeri Salomão
Prof. Ralph Ings Bannell
Profa. Rosália Maria Duarte
Profa. Rosaly Hermengarda Lima Brandão (Zaia Brandão)
Profa. Rosina Dias Fernandes Wagner
Profa. Sônia Kramer
Profa. Tânia Dauster Magalhães e Silva, Emérita
Profa. Vera Maria Ferrão Candau
Profa. Zena Winona Eisenberg
Profa. Ilza Maria Ferreira Pinto Autran
Profa. Maria Cristina Monteiro Pereira de Carvalho
Profa. Maria Fernanda Rezende Nunes
Profa. Maria Luiza Gomes Teixeira
Prof. Renato Pontes Costa
Fabiano Lemos de Britto
IES: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Orientador(a): Profa. Ana Waleska Pollo Campos Mendonça
José Eusébio de Oliveira Souza Aragão
IES: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
Orientador(a): Profa. Rosália Maria Duarte
Maria da Graça Paulino
IES: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Orientador(a): Profa. Tânia Dauster Magalhães e Silva
Gladys Rocha
IES: UFMG
Orientador(a): Profa. Alicia Maria Catalano de Bonamino
Cursos
Licenciatura em Pedagogia
Iniciado em 1941
Avaliado pelo MEC com o conceito 5 para o ano de 2010
Mestrado Acadêmico iniciado em 1965
Doutorado iniciado em 1976
Mestrado e Doutorado em Educação
Área de concentração:
• Educação
Linhas de pesquisa:
• Formação de professores: tendências e dilemas
• Educação, relações sociais e construção democrática
• Processos culturais, instâncias da socialização e a educação
• História das ideias e instituições escolares
Avaliados pela CAPES com conceito 7 para o triênio 2007/2009
• Especialização em Administração Escolar e Gestão Educacional
• Especialização em Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis
• Especialização em Educação e Inclusão: Desafios Atuais para a Escola
• Especialização em Educação Infantil: Perspectivas de Trabalho em Creches e Pré-Escolas
• Especialização em Mídia, Tecnologia da Informação e Novas Práticas Educacionais: Análise e Uso de Ferramentas Educativas
• Especialização em Estudos Judaicos (turma oferecida para as escolas judaicas do Rio de Janeiro)
Licenciados: 06 ; Mestres: 18 ; Doutores: 06
Grupos de Pesquisa
Grupo de Estudos de Design e Artesanato (GRUDAR). Coordenador: Prof. Alberto Cipiniuk
Laboratório de Avaliação Educacional (LAEd). Coordenadora: Profa. Alícia Maria Catalano de Bonamino
História dos Conceitos Pedagógicos. Coordenadora: Profa. Ana Waleska Pollo Campos Mendonça
História da Profissão Docente. Coordenadora: Profa. Ana Waleska Pollo Campos Mendonça
Gestão e Qualidade da Educação (GESQ). Coordenadora: Profa. Cynthia Paes de Carvalho
Oportunidades Educacionais e Cidades. Coordenadora: Profa. Fátima Cristina de Mendonça Alves
Cooperação em Educação e Avaliação a Distância. Coordenadora: Profa. Gilda Helena Bernardino de Campos
GEProf. Coordenadora: Profa. Hermengarda Alves Lüdke (Menga Lüdke)
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Professor e o Ensino (GEPPE). Coordenadora: Profa. Isabel Alice Oswaldo Monteiro Lelis
Laboratório de Antropologia dos Processos de Formação (LApF). Coordenador: Prof. José Maurício Paiva Andion Arruti
Jovens em Rede. Coordenadora: Profa. Maria Apparecida Campos Mamede Neves
Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar. Coordenadora: Profa. Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza
Estudos e Pesquisa em Filosofia e Educação. Coordenador: Prof. Ralph Ings Bannell
Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (GRUPEM). Coordenadora: Profa. Rosalia Maria Duarte
Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação (SOCED). Coordenadora: Profa. Rosaly Hermengarda Lima Brandão (Zaia Brandão)
Infância, Formação e Cultura (INFOC). Coordenadora: Profa. Sonia Kramer
Grupo de Estudo de Antropologia da Leitura e Escrita (GEALE). Coordenadora: Profa. Tânia Dauster Magalhães e Silva
Cotidiano, Educação e Cultura(s). Coordenadora: Profa. Vera Maria Ferrão Candau
Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento Humano e Educação (GRUDHE). Coordenadora: Profa. Zena Winona Eisenberg
Fonte: Cadastro de Grupos de Pesquisa do CNPq
Convênios e Parcerias
Institute of Education, University of London. (Inglaterra)
Cooperação internacional. Data de início: 09/2011
Universidad Diego Portales. (Chile)
Cooperação internacional. Data de início: 2011
Universidade do Porto. (Portugal)
Cooperação internacional. Data de início: 25/02/2011
Universidad Nacional de La Plata, Universidad Nacional del Comahue, Universidad Nacional de Buenos Aires. (Argentina)
Convênio de cooperação para a criação do Grupo Latinoamericano de Educação Intercultural Extendida. Data de início: 28/05/2010
Universidad Nacional de La Plata. (Argentina)
Cooperação internacional. Data de início: 01/10/2008
Universitá Cattolica Del Sacro Cuore. (Itália)
Cooperação internacional. Data de início: 2005
Publicações
Artigos em Periódicos Científicos
ALVES, F. Spatial index of educational opportunities: Rio de Janeiro and Belo Horizonte. Procedia: Social and Behavioral Sciences, Londres, Elsevier, p. 287-293, 2011.
ANDRADE, M. Sobre pluralismo, verdade e tolerância: diálogos epistemológicos e éticos para uma educação intercultural. Educação & Sociedade, Campinas, Unicamp, p. 1087-1103, 2011.
ANTUNES, A. L. A profissão docente e a escolarização de surdos: dificuldades e demandas. Iniciação Científica – CESUMAR, Rio de Janeiro, CESUMAR, v. 13, 2011. Disponível em: <http://www.cesumar.br/pesquisa/periodicos/index.php/iccesumar/article/view/1681>.
BRANDÃO, R. H. L. B. -. Z.; CARVALHO, C. P. Processos de produção das elites escolares. Educação & Sociedade, Campinas, Unicamp, p. 507-522, 2011.
CANDAU, V. M. F. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, Rio de Janeiro, Associação Brasileira de Currículo (ABdC), v. 11, p. 240-255, 2011.
CANDAU, V. M. F. Educar em tempos difíceis: vida digna, interculturalidade e democracia. Nuevamérica (Buenos Aires), Rio de Janeiro, Novamerica, v. 132, p. 1-1, 2011.
CANDAU, V. M. F. Interculturalidade na América Latina: construindo processos educativos. Nuevamérica (Buenos Aires), Rio de Janeiro, Novamerica, v. 129, p. 34-38, 2011.
CARVALHO, C. P.; BONAMINO, A. M. C.; KAPPEL, M. D. B. Redes municipais de ensino, planejamento e resultados educacionais. Archivos Analíticos de Políticas Educativas/Education Policy Analysis Archives, Arizona, Mary Lou Fulton Teachers College, p. 1-30, 2011. Disponível em: <http://epaa.asu.edu/ojs/issue/archive>.
CARVALHO, C. P.; BRANDÃO, R. H. L. B. -. Z. Processos de produção das elites escolares. Educação & Sociedade, Campinas, Unicamp, p. 507-522, 2011.
CARVALHO, C. P.; FELIPE, L. H. L.; MANDELERT, Diana da V. Uso de dados de avaliações de larga escala para selecionar escolas para um survey? Desafios para a imaginação e o rigor metodológico. Ensaio, Rio de Janeiro, Cesgranrio, p. 127-148, 2011.
DUARTE, R. M.; EISENBERG, Z. W. O aprendizado do tempo. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, Dimensão, p. 42-51, 2011.
DUARTE, R. M.; EISENBERG, Z. W.; GARCEZ, A. M. Produção e análise de videogravações em pesquisa qualitativa. Educação e Pesquisa, São Paulo: Edusp, p. 249-261, 2011.
EISENBERG, Z. W. O desenvolvimento de noções temporais através da linguagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, EDUFRGS, v. 24, p. 80-88, 2011.
EISENBERG, Z. W.; DUARTE, R. M.O aprendizado do tempo. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, EDUFMG, v. 99, p. 42-50, 2011.
KRAMER, S. Alfabetização é... verbete. Sede de Ler, Niterói, EDUFF, p. 3-4, 2011.
KRAMER, S. Ruína, tempo vivo e Holocausto: a potência da memória em Walter Benjamin. Revista Eletrônica Interdisciplinar de Estudos Judaicos, Rio de Janeiro, Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ (NIEJ), 2011.
KRAMER, S.; CORSINO, P.; NUNES, M. F. R. Infância e crianças de 6 anos: desafios das transições na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Educação e Pesquisa, São Paulo, EDUSP, p. 69-85, 2011.
KRAMER, S.; NUNES, M. F. R. Linguagem e alfabetização: dialogando com Paulo Freire e Mikhail Bakhtin. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, EDUFRJ, p. 26-47, 2011.
LUDKE, M. Pós-Graduação e formação de professor para a pesquisa. Revista Cocar, Belém, UEPA, p. 35-47, 2011.
MARCONDES, M. I.; MAINARDES, J. Reflexões sobre a etnografia crítica e suas implicações para a pesquisa em Educação. Educação e Realidade, Porto Alegre, UFRGS, p. 425-446, 2011.
MARCONDES, M. I.; TURA, M. L. R. O mito do fracasso escolar e o fracasso da promoção automática. Cadernos de Educação, Pelotas, UFPel, p. 95-118, 2011.
MENDONCA, A. W. P. C.; VASCONCELOS, M. C. C. La genèse du concept d'éducation publique au Portugal et au Brésil. Paedagogica Histórica, Oxford, Routledge, p. 49-63, 2011.
OLIVEIRA, S. N. Audiência quilombola na Bahia.Observatório Quilombola, Rio de Janeiro, KOINONIA, 2011. Disponível em: <http://www.koinonia.org.br/oq/default.asp>.
PALIS, G. L. R.; OLIVEIRA, A. T. C. C. O potencial das atividades centradas em produção de alunos na formação de professores de matemática. Revista Latinoamericana, Porto Alegre, UFRGS, p. 335-359, 2011.
XAVIER, A. P.; SILVA, M. L. C. Q. Estratégia da gestão do sucesso escolar: desafios dos bairros, das famílias e dos alunos em duas escolas públicas. Boletim SOCED, Rio de Janeiro, PUC-Rio, v. 8, p. 1-27, 2011.
Artigos Completos em Anais de Eventos Científicos (internacionais) (publicados)
AMORIM, V. M. Os estudantes e suas identidades e diferenças culturais: a experiência no Colégio Constelação. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO – SIECE, 1. 2011, Canoas. Anais... Canoas, 2011.
ANDRADE, M.; LUCINDA, M. C. Formação de promotores populares: oficinas pedagógicas como processo de formação para a educação em direitos humanos. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN. 2011, Santiago. Anais... Santiago, 2011.
BRAGA, L. L. D. Em discussão a influência do espaço escolar no trabalho docente. In: ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO SOBRE TRABALHO DOCENTE,1. 2011, Maceió. Anais... Maceió, 2011. Disponível em: <www.lusobrastd.com/apresentacao.htm>.
CAMPOS, G. H. B. Análisis de los principales componentes de un curso en línea. In: CONFERENCIA IBEROAMERICANA EN SISTEMAS, CIBERNÉTICA E INFORMÁTICA (CISCI), 10. 2011, Orlando. Anais... Orlando, 2011. P. 52-57.
CAMPOS, G. H. B. Highlight: A support tool in distance education courses. In: INTERNATIONAL CONFERENCE AND ADVANCED TECHNOLOGY IN EDUCATION – ICCATE. 2011, Beijing. Anais… Beijing, 2011.
CAMPOS, G. H. B. Quality assurance in distance learning: A study in higher education. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER SUPPORTED EDUCATION – CSEDU 2011, 3. 2011, Noordwijkerhout. Anais... Noordwijkerhout, 2011.
CAMPOS, G. H. B. Repositorio de contenidos educacionales digitales – Química. In: CONFERENCIA LATINOAMERICANA DE OBJETOS DE APRENDIZAJE (LACLO), 6. 2011, Montevideo. Anais… Montevideo, 2011.
CAMPOS, G. H. B.; PEDROSA, S. M. P. de A. Ferramentas 2.0 e a formação de professores: desenvolvendo competências. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CIAED), 17. 2011, Manaus. Anais... Manaus: ABED, 2011.
CANDAU, V. M. F. Educação em direitos humanos e a formação de educadores. In: COLOQUIO INTERAMERICANO EDUCACIÓN Y DERECHOS HUMANOS-UNIVERSIDAD NACIONAL DE QUILMES ARGENTINA, 3. 2011, Buenos Aires. Anais… Buenos Aires, 2011. P. 1-11.
CARVALHO, C. P.; LIMA, M. F. M. Conselhos escolares, gestão democrática e qualidade de ensino: da proclamação legal à ação local. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 2. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo 2011. P. 1-13.
CARVALHO, C. P.; VARGAS, H. M. Jovens cariocas e escolarização: percepções e expectativas de futuro. In: CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE SOCIOLOGÍA (ALAS), 28. 2011, Recife. Anais... Recife: ALAS.
DAUSTER, T.; GONÇALVES, A. X. T. Espaços (auto)biográficos: artes de viver, conhecer e formar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA (CIPA). 2011, São Paulo. Anais... São Paulo, 2011.
DAUSTER, T.; GONÇALVES, A. X. T. Mulheres, memória e cultura letrada. A formação e a construção social da identidade e da carreira de escritoras premiadas. In: CONGRESO DE ANTROPOLOGÍA DE LA F. A. A .E. E., 12. 2011, Lion. Anais… Lion, 2011. Disponível em: <www.antropologiacastillayleon.org/congreso/index.htm>.
IORIO, A. C. F. Sala dos professores: qual o impacto deste espaço no processo de socialização profissional e na construção da identidade docente? In: ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO SOBRE TRABALHO DOCENTE. 2011, Maceió. Anais... Maceió, 2011. Disponível em: <www.lusobrastd.com/apresentacao.htm>.
IORIO, A. C. F.; MESQUITA, S. S. A. O trabalho docente em escolas privadas de setores populares. In: ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO SOBRE TRABALHO DOCENTE. 2011, Maceió. Anais... Maceió, 2011. Disponível em: <www.lusobrastd.com/apresentacao.htm>.
LELIS, I. A. O ofício docente em escolas de setores populares: isolamento e solidão. In: ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO SOBRE TRABALHO DOCENTE, 1. 2011, Maceió. Anais... Maceió, 2011.
LUDKE, M. O curso de Mestrado, seu currículo e a formação de professores para a pesquisa. In: COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES e V COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO: DEBATER O CURRÍCULO E SEUS CAMPOS, 9. 2011, Porto. Anais… Porto, 2011.
LUDKE, M. School-based teacher education: Bridging the gap between university and school in Rio de Janeiro. In: ECER 2011. 2011, Berlim. Anais... Berlim, 2011.
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MARCONDES, M. I. How can Paulo Freire contribute to self-study? In: SOCIAL IMAGINATION-AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION ANNUAL MEETING. 2011, New Orleans. Anais… New Orleans, 2011. P. 306-307.
MARCONDES, M. I. Relating self- study to life history: A new approach to the study of teaching practice. In: BIENNIAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL STUDY ASSOCIATION ON TEACHERS AND TEACHING (ISATT), 15. 2011, Braga. Anais… Braga: ISATT, 2011. P. 322-329.
MARCONDES, M. I.; OLIVEIRA, A. C. P.; LEITE, V. F. A. Reform and recontextualization of policies: The role of supervisors in Brazilian public schools. In: BIENNIAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL STUDY ASSOCIATION ON TEACHERS AND TEACHING (ISATT), 15. 2011, Braga. Anais… Braga: ISATT, 2011. P. 314-322.
MENDONCA, A. W. P. C. La lengua Portuguesa como uma nueva lingua clásica. In: INTERNATIONAL STANDING CONFERENCE FOR THE HISTORY OF EDUCATION (ISCHE), 33. 2011, San Luis Potosí – Mexico. Anais… San Luis Potosí: ISCHE, 2011. P. 1-10. Disponível em: <www.colsan.edu.mx/investigacion/historia/ISCHE/ES/introduccion.htm>.
MURY, R. C. X. Profissionlização docente: construção possível. In: ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO SOBRE TRABALHO DOCENTE, 1. Maceió. 2011, Anais... Maceió, 2011. Disponível em: <www.lusobrastd.com/apresentacao.htm>.
SILVA, R. C. O. Formação continuada de professores de Educação Física na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: possibilidade multiculturais. In: CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 11. 2011, Salvador. Anais... Salvador, 2011.
VALENTIM, D. F. D. Enfrentar o mito em sala: a importância do depoimento. In: COLOQUIO INTERAMERICANO EDUCACIÓN Y DERECHOS HUMANOS-UNIVERSIDAD NACIONAL DE QUILMES ARGENTINA, 3. 2011, Buenos Aires. Anais… Buenos Aires, 2011.
VARGAS, H. M. Teaching and teacher training: a vicious or virtuous circle? In: BIENNIAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL STUDY ASSOCIATION ON TEACHERS AND TEACHING (ISATT), 15. 2011, Braga. Anais… Braga: ISATT, 2011.
Capítulos de Livros
ANDRADE, M. Currículo, diversidade e ética: a educação intercultural e seus fundamentos. In: LEITE, C.; PACHECO, J. A.; MOREIRA, A. F. B.; MOURAZ, A. (Org.). Políticas, fundamentos e práticas do currículo. Porto: Porto Editora, 2011. 16 p.
ANDRADE, M.; FONTOURA, H. A. Formação de professores e culturas: conhecimentos em bordado. In: FONTOURA, H. A.; SILVA, M. (Org.). Formação de professores, culturas: desafios à Pós-Graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: Anped, 2011.
ANDRADE, M.; LUCINDA, M. C. Oficinas pedagógicas em direitos humanos: uma aposta de formação política com grupos populares. In: CANDAU, V. M.; SACAVINO, S. Educar em tempos difíceis: construindo caminhos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011.
ARRUTI, J. M. P. A. Agenciamentos classificatórios: identificação étnica e segmentação negro-indígena entre os pankararu (PE) e os xocó (SE). In: CARVALHO, M. R.; REESINK, E.; CAVIGNAC, J. Negros no mundo dos índios - imagens, reflexos, alteridades. Natal: UFRN, 2011. 20 p.
ARRUTI, J. M. P. A. Etnicidade. In: SANSONE, L. (Ed.). Dicionário crítico de ciências sociais dos países de fala portuguesa. Salvador: UFBA, 2011. 26 p.
BANNELL, R. I. Liberalismo, razão e os direitos humanos. In: BANNELL, R. I.; PRATA, R. V.; CARVALHO, C. F. (Org.). A formação para a cidadania e os limites do liberalismo. Rio de Janeiro: 7Letras/ FAPERJ, 2011. 25 p.
BANNELL, R. I.; PRATA, R. V. Cidadania e o ensino de Ciências. In: BANNELL, R. I.; PRATA, R. V.; CARVALHO, C. F. (Org.). A formação para a cidadania e os limites do liberalismo. Rio de Janeiro: 7Letras/ FAPERJ, 2011. 29 p.
BANNELL, R. I.; SOUZA, K. C. R. A educação pública no Rio de Janeiro: limites do modelo de democracia deliberativa ou fragilidade democrática? In: BANNELL, R. I.; PRATA, R. V.; CARVALHO, C. F. (Org.). A formação para a cidadania e os limites do liberalismo. Rio de Janeiro: 7Letras/ FAPERJ, 2011.
BARBOSA, Silvia Neli Falcão. Espaço e o tempo da brincadeira: "Corre, vai, vai mais uma vez!". In: NASCIMENTO, Anelise Monteiro do. Educação Infantil e Ensino Fundamental: contexto, práticas e pesquisa. Rio de Janeiro: NAU, 2011. 15 p.
BONAMINO, A. M. C. Avaliação da educação em larga escala e currículo escolar. Quais as relações? In: LEITE, C.; PACHECO, J. A.; MOREIRA, A. F. B.; MOURAZ, A. (Org.). Políticas, fundamentos e práticas do currículo. Porto: Porto Editora, 2011. 32 p.
CANDAU, V. M. F. Da didática fundamental ao fundamental da didática. In: ANDRÉ, M. E. D. A. de; OLIVEIRA, M. R. N. S. Alternativas no ensino de didáticas. 12. ed. Campinas: Papirus, 2011. 31 p.
CANDAU, V. M. F. Direitos humanos e interculturalidade hoje: desafios para a educação. In: CANDAU, V. M.; SACAVINO, S. Educar em tempos difíceis: construindo caminhos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011.
CANDAU, V. M. F. Escola, didática e interculturalidade: desafios atuais. In: LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. V. R. Didática e escola em uma sociedade complexa. Goiânia: CEPED, 2011. 25 p.
CANDAU, V. M. F. Multiculturalismo e Educação: desafios para a prática pedagógica. In: CANDAU, V. M. F.; MOREIRA, A. F. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. 23 p.
CANDAU, V. M. F. Reformas educacionais hoje na América Latina. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.) Currículo: políticas e práticas. 13. ed. Campinas: Papirus, 2011. 19 p.
CASTRO, A. S. B. Pensando a política pública em diversidade sexual e de gênero na escola. In: CANDAU, V. M. F. Diferenças culturais e educação: construindo caminhos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011. 29 p.
CHAMARELLI, L. G.; ZLOT, G. R. W.; PASSOS, P. L. P. Identidade da Educação Infantil: concepções municipais. In: KRAMER, S.; NUNES, M. F. R.; CORSINO, P. (Org). Educação Infantil e formação de profissionais no estado do Rio de Janeiro (1999-2009). Rio de Janeiro: Traço e Cultura, 2011. 5 p.
DUARTE, R. M.; MIGLIORA, R. R. V. P.; BARROS, J. F. Sentidos da cultura digital para a educação. In: FONTOURA, H. A. Políticas públicas, movimentos sociais: desafios à Pós-Graduação em Educação. Rio de Janeiro: ANPEd Nacional, 2011. 32 p.
KRAMER, S. Crianças e diversidade: questões, tensões e aprendizados. In: NASCIMENTO, A. M. (Org.). Educação infantil e ensino fundamental: contextos, práticas e pesquisa. Rio de Janeiro: NAU, 2011.
KRAMER, S. Infância e educação: o necessário caminho de trabalhar contra a barbárie. In: KRAMER, S.; NUNES, M. F. R.; GUIMARÃES, D. O.; LEITE, I. (Org.). Infância e Educação Infantil. 11. ed. Campinas: Papirus, 2011.
KRAMER, S. Infância e pesquisa: opções teóricas e interações com políticas e práticas. In: KRAMER, S., ROCHA, E. A. C. (Org.). Educação Infantil: enfoques em diálogo. Campinas: Papirus, 2011.
KRAMER, S.Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.) Currículo: políticas e práticas. 13. ed. Campinas: Papirus, 2011. 32 p.
KRAMER, S.Trabalho docente, infância e currículo: urgências e sutilezas da ação escolar. In: LEITE, C.; PACHECO, J. A.; MOREIRA, A. F. B.; MOURAZ, A. (Org.). Políticas, fundamentos e práticas do currículo. Porto: Porto Editora, 2011.
KRAMER, S.; NUNES, M. F. R. Linguagem e alfabetização: dialogando com Paulo Freire e Mikhail Bakhtin. In: FERREIRA, L.; SANGENIS, A. L. C. C. (Org.). Didática e prática de ensino de língua portuguesa e literatura: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011. 24 p.
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Balanço do Ano
O Departamento de Educação recebeu 11 professores estrangeiros em 2011, que realizaram atividades acadêmicas, aprofundando a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Recebemos também 44 professores de diferentes universidades brasileiras, que participaram de bancas de Mestrado e Doutorado, e realizaram atividades com os grupos de pesquisa e estudantes de Graduação. Vale destacar que o Departamento de Educação promoveu 6 seminários acadêmicos.
Em 2011, 16 professores e 87 pós-graduandos apresentaram trabalhos em eventos científicos no Brasil. Vale destacar a presença do Departamento de Educação nos dois principais eventos da área de educação: 44 pós-graduandos participaram do 10º Encontro Pesquisa em Educação da Região Sudeste e 13 pós-graduandos participaram da Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação(Anped). 13 professores e 16 doutorandos apresentaram trabalhos em eventos científicos internacionais.
Foi concluído o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), uma parceria entre a PUC-Rio e a Universidade do Estado do Pará (UEPA), com o financiamento da CAPES. Os resultados foram avaliados como muito bons, tendo em vista a plena realização das missões de alunos e professores. O programa cumpriu as metas estabelecidas, entre elas, a publicação do livro Metodologias e Técnicas de Pesquisa em Educação, organizado pelas professoras Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza (PUC-Rio), Elizabeth Teixeira (UEPA) e Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPA).
A integração entre graduação e pós-graduação manteve-se consolidada. O Departamento de Educação contou, em 2011, com 42 bolsas de Iniciação Científica – sendo 15 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), 7 bolsas de cota de pesquisador CNPq, 17 bolsas da FAPERJ e 2 bolsas do Programa Observatório da Educação (CAPES). Além disso, 6 mestrandos e doutorandos do PPGE realizaram estágios docentes no ano de 2011, bolsistas e não bolsistas da CAPES.
A produção dos professores, em 2011, contabilizou cerca de 50 trabalhos de pesquisa apresentados em congressos científicos, 21 artigos em revistas acadêmicas, 31 capítulos de livros e 21 livros, totalizando 123 produções acadêmicas. Quanto à produção discente, foram apresentados mais de 100 trabalhos de pós-graduandos em eventos nacionais e internacionais. Todos os grupos de pesquisa ativos e registrados no CNPq contam com financiamento de órgãos públicos de fomento à pesquisa (CAPES, CNPq, FAPERJ e INEP).
Profa. Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis
Diretora do Departamento de Educação
A profa. Rosália Maria Duarte recebeu apoio da FAPERJ para o ProjetoDesenvolvimento de habilidades de uso e de produção de mídias digitais entre estudantes do magistério de séries iniciais, por meio do edital Apoio à melhoria do ensino em escolas da rede pública no estado do Rio de Janeiro – 2011.
O prof. Marcelo Gustavo Andrade de Souza recebeu apoio da FAPERJ para o Projeto Hannah Arendt e a educação: educar para o pensamento e contra a barbárie,por meio do edital Apoio a projetos de pesquisa na área de Humanidades – 2011.
A profa. Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza recebeu apoio da FAPERJ para o Projeto O papel dos coordenadores pedagógicos nas escolas municipais do Rio de Janeiro frente às novas políticas avaliativas, por meio do edital Apoio a projetos de pesquisa na área de Humanidades – 2011.
A doutoranda Ana Maria Bastos Loureiro, orientanda das professoras Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza e Tânia Dauster Magalhães e Silva, foi agraciada com menção honrosa no Prêmio CAPES de tese, edição 2010, atribuído em 2011 com a tese Práticas de leitura e escrita em uma escola na contemporaneidade: o manuscrito, o impresso e o digital.
A profa. Gilda Helena Bernardino de Campos teve seu projeto Difusão e popularização da ciência e tecnologia através de mídias digitais contextualizadas para a inclusão sócio-produtiva de adolescentes pobres da Região Metropolitana do Rio de Janeiroaprovado no edital Difusão e popularização da Ciência e Tecnologia no Estado do Rio de Janeiro – 2011, da FAPERJ.
O prof. Marcelo Gustavo Andrade de Souza teve seu projeto intitulado Educar para o pensamento e contra a barbarie: contribuições arendtianas apoiado pela FAPERJ por meio do edital Jovem cientista do nosso estado – 2011.
A profa. Zena Winona Eisenberg teve seu projeto intitulado O tempo no ensino fundamental do Rio de Janeiro: o que as crianças sabem? apoiado pela FAPERJ por meio do edital Jovem cientista do nosso estado – 2011.
A profa. Ana Waleska Pollo Campos Mendonça teve seu projeto intitulado A construção da identidade do professor do ensino secundário, normal e profissional: uma abordagem comparativa apoiado pela FAPERJ por meio do edital Apoio a projetos de pesquisa na área de humanidades – 2011.
A profa. Rosaly Hermengarda Lima Brandão (Zaia Brandão) teve seu projeto intitulado Cursos de pedagogia – estudos de caso e desafios à produção de qualidade do ensino apoiado pela FAPERJ por meio do edital do programa Cientista do nosso estado – 2011.
A profa. Sonia Kramer teve seu projeto intitulado Estudos comparativos de interações, práticas e modos de gestão em creches, pré-escolas e escolas apoiado pela FAPERJ por meio do edital do programa Cientista do Nosso Estado — 2011.
A profa. Ana Waleska Pollo Campos Mendonça teve seu projeto intitulado Histórias de pesquisa na educação / pesquisas na história da educação II apoiado pela FAPERJ por meio do edital do programa Auxílio à Editoração (APQ 3) - 2011.2.
A aluna Ediléia de Carvalho Souza Alves, orientada pelo prof. José Maurício Arruti, recebeu Menção Honrosa PIBIC no Centro de Teologia e Ciências Humanas com sua pesquisa no projeto Contribuições do debate sobre educação em comunidades quilombolas para os debates na Pedagogia.
A aluna Patrícia Sodré dos Santos, orientada pela profa. Vera Maria Ferrão Candau, recebeu Menção Honrosa IC no Centro de Teologia e Ciências Humanas com sua pesquisa no projeto Literatura Infanto-Juvenil e Relações Étnico-Raciais no Ensino Fundamental.
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Todos os dados foram fornecidos pelo departamento ou extraídos do Sistema Coleta de Dados CAPES e do site do CNPq.