Departamento de Letras (LET)
Administração
Prof. Júlio Cesar Valladão Diniz (até 30/11/2011)
E-mail: jcvdiniz@gmail.com
Prof. Karl Erik Schøllhammer (a partir de 01/12/2011)
E-mail: karlerik@puc-rio.br
Profa. Érica dos Santos Rodrigues
E-mail: ericasr@puc-rio.br
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Profa. Maria das Graças Dias Pereira (até 30/11/2011)
E-mail: gracap@puc-rio.br
Profa. Letícia Maria Sicuro Corrêa (a partir de 01/12/2011)
E-mail: lscorrea@puc-rio.br
Adjunto
Profa. Inés Kayon de Miller (até 30/11/2011)
E-mail: ikmiller@hotmail.com
Profa. Érica dos Santos Rodrigues (a partir de 01/12/2011)
E-mail: ericasr@puc-rio.br
Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade
Profa. Rosana Kohl Bines
E-mail : rkbines@puc-rio.br
Adjunto
Profa. Eneida Leal Cunha (desde maio/2011)
E-mail : eneidalealcunha@uol.com.br
Extensão e Especialização
Profa. Sílvia Beatriz Alexandra Becher Costa
E-mail: sbecher@puc-rio.br
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados ao Departamento de Letras:
Instituto de Pesquisa e Ensino de Línguas (IPEL)
Coordenadora:
Profa. Márcia Lobianco Vicente Amorim
Localização:
Edifício Padre Leonel Franca, 3º andar
Telefone: 55 21 35271770
Fax: 55 21 35271446
Site: www.letras.puc-rio.br/ipel
Cátedra Padre Antônio Vieira
Coordenadora:
Profa. Izabel Margato
Localização:
Edifício Padre Leonel Franca, 3° andar
Telefone: 55 21 35271770
Fax: 55 21 35271446
E-mail: imargato@puc-rio.br
Site: www.letras.puc-rio.br/catedra
A Cátedra Pe. Antonio Vieira de Estudos Portugueses, criada pelo Instituto Camões em convênio com a PUC-Rio através do Departamento de Letras, constitui um espaço interdisciplinar de estudos, pesquisas e produção de conhecimento na área da literatura portuguesa ampliando o alcance de seu campo de trabalho para outras literaturas de língua portuguesa.
Instituto Confucius
Diretoras: Profa. Silvia Beatriz Alexandra Becher Costa e QIAO Jianzhen
Localização:
Estrada da Gávea, 50. Antigo Colégio São Marcelo, 1º andar
Telefone: 55 21 35272525
Fax: 55 21 35272526
Email; confucius@puc-rio.br
Site: www.confucius.puc-rio.br
Secretaria
Digerlaine Gomes Tenório, Assessora de Direção
Francisca Ferreira de Oliveira, Secretária da Pós-Graduação do Programa Estudos da Linguagem
Daniele de Oliveira Cruz, Secretária da Pós-Graduação do Programa Literatura, Cultura e Contemporaneidade
Daniela Polycarpo Silva Santos, Secretária da Graduação
Rodrigo Santana Pinheiro, Auxiliar Administrativo
Orlando Nascimento de Almeida, Supervisor de Laboratório
Welllington G. Figueiredo, Laboratorista
Eliakin Carlos de Oliveira Marques, Suporte em Informática
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Padre Leonel Franca, 3° andar
Gávea - CEP: 22451-900 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Telefone: 55 21 35271444
Fax: 55 21 35271446
E-mail: graduacao-letras@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/letras.html
Site: www.letras.puc-rio.br
Colegiados
Prof. Júlio Cesar Valladão Diniz (até 30/11/2011)
Prof. Karl Erik Schøllhammer (a partir de 01/12/2011)
Profa. Maria do Carmo Leite de Oliveira
Prof. Paulo Fernando Henriques Britto
Profa. Miriam Sutter Medeiros
Profa. Angela Filomena Perricone Pastura
Profa. Sílvia Beatriz Alexandra Becher Costa
Profa. Marília Rothier Cardoso
Prof. Ricardo Borges Alencar
Profa. Maria das Graças Dias Pereira
Profa. Inés Kayon de Miller
Profa. Rosana Kohl Bines, Coordenadora
Profa. Eneida Leal Cunha, Coordenadora Adjunta
Prof. Alexandre Montaury Baptista Coutinho, Coordenador
Profa. Érica dos Santos Rodrigues, Coordenadora
Digerlaine Gomes Tenório, Representante dos Funcionários
Prof. Júlio Cesar Valladão Diniz (até 30/11/2011)
Prof. Karl Erik Schøllhammer (a partir de 01/12/2011)
Prof. Alexandre Montaury Baptista Coutinho
Profa. Rosana Kohl Bines
Profa. Maria das Graças Dias Pereira
Profa. Letícia Maria Sicuro Corrêa
Profa. Marcia do Amaral Peixoto Martins
Profa. Marília Rothier Cardoso
Corpo Docente
Prof. Alexandre Montaury Baptista Coutinho
Profa. Ana Paula Veiga Kiffer
Profa. Barbara Jane Wilcox Hemais
Profa. Beatriz Castro Barreto
Profa. Cleonice Serôa da Mota Berardinelli, Emérita
Profa. Eliana Lúcia Madureira Yunes Garcia
Profa. Eneida do Rêgo Monteiro Bomfim, emérita
Profa. Eneida Leal Cunha
Profa. Érica dos Santos Rodrigues
Prof. Gilberto Mendonça Teles, emérito
Profa. Heidrun Friedel Krieger Olinto de Oliveira
Profa. Helena Franco Martins
Profa. Inés Kayon de Miller
Profa. Izabel Margato
Prof. Júlio Cesar Valladão Diniz
Prof. Karl Erik Schøllhammer
Profa. Letícia Maria Sicuro Corrêa
Profa. Liliana Cabral Bastos
Profa. Lúcia Pacheco de Oliveira
Profa. Marcia do Amaral Peixoto Martins
Profa. Margarida Maria de Paula Basílio
Profa. Maria das Graças Dias Pereira
Profa. Maria do Carmo Leite de Oliveira
Profa. Maria Paula Frota
Profa. Marília Rothier Cardoso
Prof. Paulo Fernando Henriques Britto
Profa. Rosa Marina de Brito Meyer
Profa. Sílvia Beatriz Alexandra Becher Costa
Profa. Violeta de San Tiago Dantas Barbosa Quental
Profa. Adriana Ferreira de Souza de Albuquerque
Profa. Adriana Gray da Silva Reis
Profa. Adriana Leite do Prado Rebello
Profa. Adriana Nogueira Accioly Nóbrega
Profa. Alessandra Vannucci
Profa. Alícia Olga Grifo de Ramal
Profa. André Luiz Goulart Bekenn
Profa. Angela Filomena Perricone Pastura
Prof. Antonio Carlos Mattoso Salgado
Profa. Célia Eyer de Araújo
Prof. Célio Roberto Lima Rentroia
Profa. Clarissa Rollin Pinheiro Bastos
Profa. Claudia Fernanda Chigres
Profa. Denise Lezan de Almeida
Profa. Edna Campos Pacheco Fernandes
Profa. Eliane Borges Berutti
Profa. Eugênia Maria Pires Koeler
Prof. Fábio Alves Ferreira
Profa. Helena Ferez Hawad
Profa. Isabela Fernandes Soares Leite
Prof. José Carvalho de Azevedo
Prof. Leonardo Berenger Alves Carneiro
Profa. Leila Mathias Costa
Prof. Luiz Carlos Barros de Freitas
Profa. Márcia Lobianco Vicente Amorim
Profa. Margareth Amoroso de Mesquita
Profa. Maria Cecília Gonsalves Carvalho
Profa. Maria Celina Ibazeta
Profa. Maria Claudia de Freitas
Profa. Maria Cristina Guimarães de Goés Monteiro
Profa. Maria de Fátima Duarte Henrique dos Santos
Profa. Maria Lilia Simões de Oliveira
Profa. Maria Regina Saraiva Padilha Velasco
Profa. Mariana Custódio do Nascimento Lago
Profa. Miriam Sutter Medeiros
Prof. Paulo Ricardo Perez Cuadrat
Profa. Pina Maria Arnoldi Coco
Profa. Regina Lúcia Montedônio Borges
Prof. Ricardo Borges Alencar
Profa. Sandra Pereira Bernardo
Profa. Sheila Mejlachowicz
Profa. Talita de Assis Barreto
Profa. Tânia Conceição Pereira
Prof. Vitor Manuel Carneiro de Lemos
Profa. Daniela Claudia G. B. Versiani, FAPERJ
Prof. Edison Luis Gastaldo, UFRRJ
Profa. Mariana Maia Simoni, FAPERJ
Profa. Mercedes Marcilese, CNPq
Prof. Paulo Roberto Tonani do Patrocinio, FAPERJ
Maria Cláudia Gonçalves Maia
IES: Universidade Cândido Mendes (UCAM)
Profa. Helena Franco Martins
Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra
IES: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Orientador(a): Profa. Inés Kayon de Miller
Alexandre do Amaral Ribeiro
IES: UERJ
Orientador(a): Profa. Rosa Marina de Brito Meyer
Antonio Carlos Silva Ribeiro
IES: Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación (ALC), Argentina
Orientador(a): Profa. Eliana Lúcia Madureira Yunes Garcia
Sergio Rivero-Navarro
IES: Harvard University, EUA
Orientador(a): Prof. Karl Erik Schøllhammer
Maria Célia Barbosa Reis da Silva
IES: Universidade da Força Aérea (UNIFA) – Escola Superior de Guerra
Orientador(a): Profa. Eliana Lúcia Madureira Yunes Garcia
Maria Aparecida Rodrigues
IES: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Orientador(a): Prof. Gilberto Mendonça Teles
Claudia de Alcantara Chaves
IES: PUC-Rio
Orientador(a): Prof. Júlio Cesar Valladão Diniz
Marcello de Oliveira Pinto
IES: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Orientador(a): Profa. Heidrun Friedel Krieger Olinto de Oliveira
Marcus Alexandre Motta
IES: UERJ
Orientador(a): Profa. Eliana Lúcia Madureira Yunes Garcia
Nanci Gonçalves da Nóbrega
IES: Universidade Federal Fluminense (UFF)
Orientador(a): Profa. Eliana Lúcia Madureira Yunes Garcia
Ricardo Machado Vigna
IES: Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos
Orientador(a): Profa. Eliana Lúcia Madureira Yunes Garcia
Cursos
Iniciado em 1941
Curso de Letras – Português e Inglês e Respectivas Literaturas
Bacharelado em Português e Inglês e Respectivas Literaturas
Licenciatura em Português e Inglês e Respectivas Literaturas
Curso de Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura
Bacharelado em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura
Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura
Curso de Letras – Tradução (Inglês-Português)
Bacharelado em Português Inglês – Tradutor
Curso de Letras – Produção Textual (Formação de Escritor)
Bacharelado em Produção Textual (formação de escritor)
Avaliados pelo MEC com o conceito 4 para o ano de 2010
Mestrado Acadêmico em Letras – iniciado em 1970
Doutorado em Letras – iniciado em 1973
O programa de pós-graduação foi reformulado em 2011.
Avaliados pela CAPES com conceito 5 para o triênio 2007/2009
Mestrado Acadêmico e Doutorado em Estudos da Linguagem
Iniciados em 2011
Linhas de pesquisa:
• Descrição do Português, ensino e tecnologia
• Língua e cognição: representação, processamento e aquisição da linguagem
• Linguagem, sentido e tradução
• Discursos, práticas cotidianas e profissionais
Mestrado Acadêmico e Doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade
Iniciados em 2011
Linhas de pesquisa:
• Desafios do contemporâneo: teorias e crítica
• Novos cenários da escrita
• Literatura, cultura e política em espaços lusófonos
Especialização:
• A Produção do Livro: do Autor ao Leitor
• Leitura: Teoria e Práticas
• Linguagem e Comunicação em Práticas Profissionais
• Língua Inglesa
• O Lugar do Design na Leitura: Multimeios, Interatividades e Visualidades
• Literatura Brasileira
• Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo
• Formação de Professores de Português para Estrangeiros
• Formação de Intérpretes de Conferências
• Técnicas, Teorias e Práticas de Tradução (Inglês - Português)
Licenciados: 16 ; Bacharéis: 24 ; Mestres: 35 ; Doutores: 24
Grupos de Pesquisa
Literatura, Política e Cultura: as Relações entre Portugal, Brasil e África. Coordenador: Prof. Alexandre Montaury Baptista Coutinho
Grupo de Estudos em Linguagens e Recursos em Ambientes Pedagógicos. Coordenadora: Profa. Barbara Jane Wilcox Hemais
Letramento, Linguagens, Ensino de Leitura e Produção Textual. Coordenadora: Profa. Beatriz Castro Barreto
As Representações do Intelectual. Coordenadora: Profa. Izabel Margato
Realismo, Realismos: Matrizes e Transformações. Coordenadora: Profa. Izabel Margato
Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL). Coordenadora: Profa. Letícia Maria Sicuro Correa
Narrativa, Identidade e Trabalho. Coordenadora: Profa. Liliana Cabral Bastos
Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística de Corpus e Análise do Discurso. Coordenadora: Profa. Lúcia Pacheco de Oliveira
Práticas Discursivas em Contextos Pedagógicos. Coordenadora: Profa. Lúcia Pacheco de Oliveira
Teoria Lexical e o Léxico do Português. Coordenadora: Profa. Margarida Maria de Paula Basilio
Linguagem, Cultura e Trabalho. Coordenadora: Profa. Maria das Graças Dias Pereira
Discurso, Interação e Trabalho. Coordenadora: Profa. Maria do Carmo Leite de Oliveira
Poesia Brasileira Contemporânea. Coordenador: Prof. Paulo Fernando Henriques Britto
Português como Segunda Língua para Estrangeiros. Coordenadora: Profa. Rosa Marina de Brito Meyer
Ferramentas em Linguística Computacional. Coordenadora: Profa. Violeta de San Tiago Dantas Barbosa Quental
Fonte: Cadastro de Grupos de Pesquisa do CNPq
Convênios e Parcerias
Acordo CAPES - COFECUB (PUC-Rio e a Letras Neo Latinas - Francês e Paris 7). (Brasil e França)
Realizar Missões de Trabalho e Missões de Estudo entre as duas Universidades. Data de início: 2009
Cátedra Fulbright da PUC-Rio (Brasil)
Promover e divulgar os estudos americanos e as relações entre Estados Unidos e Brasil através do fomento a atividades docentes e de pesquisa de professores e estudantes de pós-graduação do Brasil e dos EUA. Data de início: 2003
Cátedra Padre Antonio Vieira de Estudos Portugueses. (Brasil)
Constituir espaço interdisciplinar de estudos, pesquisa e produção de conhecimento sobre as literaturas de língua portuguesa e fomentar interlocução acadêmica entre pesquisadores do Brasil e de Portugal. Data de início: 1994
Convênio CAPES CAPG BRA / ARG (PUC-Rio e a Universidade Nacional de Rosário). (Brasil e Argentina)
Realizar Missões de Trabalho e Missões de Estudo entre as duas Universidades. Data de início: 2007
Convênio internacional entre a PUC-Rio/CCCI e a Brown University
(Brasil e Estados Unidos)
Disponibilizar auxílio de viagem para pesquisa de alunos de pós-graduação da PUC-Rio em fase de dissertações e teses, para uma temporada de estudos na Universidade de Brown. Data de início: 1995
Convênio PUC-Rio e Universidad de Los Andes (Departamento de Letras da PUC-Rio e Departamento de Humanidades y Literatura, Bogotá / Colômbia). (Brasil e Colômbia)
Realizar Missões de Estudo e de Missões de Trabalho de estudantes de pós-graduação e docentes dos dois Programas. Data de início: 2010
Intercâmbio com o Departamento de Arte e Cultura da Universidade de Copenhague. (Brasil e Dinamarca)
Realizar Missões de Trabalho e Missões de Estudos entre os dois Programas. Data de início: 2007
PUC-Rio e Cardiff University. (Brasil e Reino Unido)
Colaboração e/ou consultoria em projetos de pesquisa em tópicos de interesse comum. Data de início: 2005
PUC-Rio e Lancaster University. (Brasil e Reino Unido)
Colaboração e/ou consultoria em projetos de pesquisa em tópicos de interesse comum em Prática Exploratória. Data de início: 2001
PUC-Rio e Queen’s University. (Brasil e Reino Unido)
Colaboração e/ou consultoria em projetos de pesquisa em tópicos de interesse comum. Data de início: 2010
PUC-Rio e Universidad Nacional del Litoral. (Brasil e Argentina)
Colaboração e/ou consultoria em projetos de pesquisa em tópicos de interesse comum em Aquisição da Linguagem e processamento linguístico (Psicolinguística). Data de início: 2008
PUC-Rio e Universidade de Coimbra. (Brasil e Portugal)
Colaboração e/ou consultoria em projetos de pesquisa em tópicos de interesse comum. Data de início: 2009
PUC-Rio e Universidade Nova de Lisboa. (Brasil e Portugal)
Colaboração e/ou consultoria em projetos de pesquisa em tópicos de interesse comum em Linguística, Aquisição da Linguagem e Patologias da linguagem. Data de início: n.i.
Publicações
Artigos Completos em Anais de Eventos Científicos
AIBE, Mayumi Senra. Concepções alternativas da identidade nacional: o olhar singular de Edward W. Said. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LÍNGUA, LITERATURA E PROCESSOS CULTURAIS. 2011, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul, 2011. P. 1167-1177.
BINES, Rosana Kohl. Pela voz de um menino? In: XII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC. 2011, Curitiba. Anais... Curitiba, 2011. P. 1-8.
COSTA, T. L. Antropofagia crítica. In: XII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC - CENTRO, CENTROS - ÉTICA, ESTÉTICA. 2011, Curitiba. Anais... Curitiba.
FIGUEIREDO, V. Literatura, roteiro e cinema: o escritor multimídia. In: I CONGRESO INTERNACIONAL HISTORIA, LITERATURA Y ARTE EN EL CINE EN ESPAÑOL Y PORTUGUÉS. 2011, Salamanca. Anais… Salamanca, Universidad de Salamanca, 2011.
FLORENCIO, T. A. L. O corpo negro-africano no cinema de Glauber Rocha. In: XI CONGRESSO LUSO AFRO BRASILEIRO - DIVERSIDADES E (DES)IGUALDADES. 2011, Salvador. Anais... Salvador, 2011. P.1-12.
LEWIS, E. S. Y la B en LGBT?: La formación a lo largo de los últimos 20 años de la identidad colectiva de un grupo LGBT brasileño y una propuesta de estrategias para crear espacio para las identidades bisexuales hoy en día. In: III JORNADAS DE HISTORIA POLÍTICA. 2011, Montevidéu. Anais… Montevidéu: Universidad de la República, 2011. P. 1-41.
LONGCHAMPS, J. R.; CORRÊA, L. M. S. A codificação de informação na interface sintaxe-pragmática por crianças com dificuldade de aprendizagem: déficit específico da linguagem de ordem pragmática (DEL-Prag)? In: XVI CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ALFAL. 2011, Alcalá de Henares. Documentos... Alcalá de Henares, 2011.
MOUTINHO, A. P. D. A. Línguas diferentes e vidas diferentes: culturas e identidades no projeto Galanet. In: IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS DO DISCURSO. 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2011.
OLINTO, Heidrun Krieger. Razão e emoção nos atos de leitura. In: XII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA (ABRALIC). 2011, Curitiba. Anais... Curitiba, 2011.
PORTAS, D. D. Lo que resta del tiempo – el Arquivo Universal de Rosângela Rennó. In: IV SEMINARIO INTERNACIONAL POLÍTICAS DE LA MEMORIA. 2011, Buenos Aires. Anais… Buenos Aires, Centro Cultural de la Memoria Haroldo Conti, 2011.
PORTAS, D. D. Rasgar os tempos, armar os olhos. In: VII ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA – ENECULT. 2011, Salvador. Anais... Salvador, UFBA, 2011.
RODRIGUES, Flávia Arruda. A legitimação da colonialidade portuguesa: narrativas da dominação no Concurso de Literatura Colonial da Agência Geral das Colónias. In: DÉCIMO CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS BRASILEIROS (BRASA). 2009, Brasília. Anais... Nashville, Tennesse, 2011.
RODRIGUES, Flávia Arruda. Oiro africano: uma ferramenta de dominação do Estado Novo português. In: XII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC: CENTRO, CENTROS: ÉTICA, ESTÉTICA. 2011, Curitiba. Anais... Curitiba, 2011.
RODRIGUES, Flávia Arruda. Prêmio de Literatura da Agência Geral das Colónias: uma ferramenta de dominação do Estado Novo português. In: XXII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA. 2009, Salvador. Anais... 2011, Salvador. P. 1611-1618.
SANTOS, F. C. Olhares em movimento: o estrangeiro em Vicky Cristina Barcelona. In: XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC. 2011, Curitiba. Anais... Curitiba, 2011.
SIMONI, M. Nerviosidades teóricas en escena: Nuevas relaciones entre literatura y teatro. In: XVIII SIMPOSIO DE LA SOCIEDAD ESPAÑOLA DE LITERATURA GENERAL Y COMPARADA. 2010, Alicante. Actas…. Alicante, Universidad de Alicante, 2011.
VALENTE, M. I. As variáveis (re)construções do ‘outro’ através da tradução: negritude em foco. In: XII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA. 2011, Curitiba. Anais... Curitiba. P.1-9.
VILLARINHO, C. N. G. Aspectos do processamento e aquisição de completivas de verbos de estado mental e sua relação com o desenvolvimento do raciocínio de crenças falsas. In: XVI CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ASOCIACIÓN DE LINGÜÍSTICA Y FILOLOGÍA DE LA AMÉRICA LATINA (ALFAL). 2011, Alcalá de Henares. Documentos... 2011.
Artigos em Periódicos
BARRETO, C. M. de B. Menina acanhada: uma tradução do shījīng. Cadernos de Tradução, Florianópolis, UFSC, v. 2, n. 28, 2011.
BASILIO, M. O papel da metonímia na morfologia lexical. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 9, n. 5, p. 99-117, 2011.
BINES, Rosana Kohl. Samba and Shoah: ethnic, religious and social diversity in Brazil. European Review of History, Manchester, v. 18. n. 1, p. 101-109, 2011.
BRITTO, P .H. Para uma tipologia do verso livre em português e inglês. Revista Brasileira de Literatura Comparada, São Paulo, Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), n. 19, 2011.
BRITTO, P. H. Ecce homo. Eutomia, Recife, Departamento de Letras da UFPE, v. 1, ano IV, 2011.
BRITTO, P. H.; DINIZ, P. S.; RODRIGUES, E. dos S. Os compostos nominais em língua inglesa: uma proposta de categorização semântica para termos técnicos da área de engenharia. Revista Gatilho, Juiz de Fora, v. 7, n. 14, 2011.
BRITTO, P. H.; MARTINS, M. A. P. Shakespeare em português do Brasil: as traduções em verso de José Roberto O'Shea. Scripta, Curitiba, v. 9, n. 2, p. 126-141, 2011.
BRITTO,P. H. Ecce homo. Eutomia, Recife, v. 1, ano IV, 2011.
CARDOSO, M. R. Intempestividade e perspectivismo: exercícios de releitura de Oswald e Murilo Mendes. Contexto, Vitória, UFES, v. 20, p. 311-331, 2011.
CARDOSO, M. R. Memória em dispêndio. Verbo de Minas: Letras, Juiz de Fora, v. 9, n. 17, p. 99-113, 2011.
CARDOSO, M. R. Oralidade estratégica nas redes virtuais. Ipotesi, Juiz de Fora, Ed. UFJF, v. 15, n. 2, p. 21-34, 2011.
CARDOSO, M. R. Uma edição inventiva para cartas de poetas. Alceu, Rio de Janeiro, PUC, v. 12, n. 23, p. 164-172, 2011.
COCKELL, M. A metonímia conceitual na formação de palavras: algumas considerações sobre as construções adjetivas e substantivas. Revista Philologus, Rio de Janeiro, v. 17, p. 16-29, 2011.
COCKELL, M. Uma nova e atual gramática histórica da língua portuguesa. Revista Philologus, Rio de Janeiro, v. 48, p. 162-170, 2011.
CORTEZ, C. M. Formalismo x funcionalismo: abordagens excludentes? PERcursos Linguísticos, v. 1, n. 1, p. 57-77, 2011.
COSTA, L. M.; FROTA, M. P. Audiodescrição: primeiros passos. Tradução em Revista, Rio de Janeiro, v. 11, p. 1-15, 2011.
COSTA, R. C. A crítica de cinema no Twitter como micro-ensaio, Ícone, Recife, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2010.
COSTA, T. L. Aspectos do conceito de Utopia na Filosofia antropofágica. Periferia, Rio de Janeiro, FEBF- UERJ, v. 3, n. 1, 2011.
CROSARIOL, I. M. "Nga Muturi": Uma questão de memória e identidade. Estação Literária, Londrina, v. 8, 2011.
CROSARIOL, I. M. Identidades em questão em Os cus de Judas, de António Lobo Antunes. Vertentes, São João del Rei, UFSJ, v. 19, 2011.
DINIZ, J. C.V. Música popular e literatura em diálogo - Mário de Andrade e as poéticas da palavra escrita e cantada. Alea: Estudos Neolatinos, Rio de Janeiro, 7Letras, v. 12, n. 2, p. 288-307, 2011.
DINIZ, J. C.V. O produtivo diálogo entre sonoridades, textualidades e imagens. IHU On-Line, São Leopoldo, Unisinos, v. 380, p. 20-22, 2011.
DINIZ, P. S.; BRITTO, P. H.; RODRIGUES, E. dos S. Os compostos nominais em língua inglesa: uma proposta de categorização semântica para termos técnicos da área de engenharia. Revista Gatilho,Juiz de Fora, PPGL/ UFJF, v. 14, 2011.
FIGUEIREDO, V. Literatura e cinema: interseções. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, UNB, p. 13-26, 2011.
FIGUEIREDO, V. Teatro de sombras: a crítica das imagens técnicas e a nostalgia do mundo verdadeiro. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, São Paulo, ECA USP, v. 35, 2011.
GASTALDO, E. L. Comunicação e esporte: explorando encruzilhadas, saltando cercas. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 8, p. 39-51, 2011.
LEWIS, E. S. Teach English, confront sexism: Empowering students as critical thinkers and language users through a gender equality postmethod approach to EFL teaching. Revista Escrita, Rio de Janeiro, PUC-Rio, v. 13, p. 1-21, 2011.
LIMA, Natalie S. A. Walter Benjamin leitor de Marcel Proust: uma crítica baseada no declínio da experiência, Revista Escrita, Rio de Janeiro, Departamento de Letras, PUC-Rio, v. 12, p. 1-13, 2011.
LONGCHAMPS, J. R.; CORRÊA, L. M. S. Dificuldades de linguagem e de aprendizagem na interface gramática/pragmática. Revista da ANPOLL, Rio de Janeiro, Editora da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL), n. 31, p. 89-109, 2011.
MAGALHAES, C. E. A. A competência comunicativa na prova de redação do "Certificate of Proficiency in English" (CPE): estudo de caso. Revista Escrita, Rio de Janeiro, v. 13, p. 1-23, 2011.
MARGATO, I. Ricardo Reis e Fernando Pessoa – personagens ou rumores de versos? Ipotesi, Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora, v. 1, n. 1, p. 83-92, 2011.
MARTINS, J. T. S. Estudos do estranho: o fator da repetição. Anuário de Literatura, Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, v. 16, n. 1, p. 207-218, 2011.
MARTINS, M. A. P. Contributions of the Theory of Multiple Intelligences to the assessment of students' production in translator training courses. Ensaio, Rio de Janeiro, Fundação Cesgranrio, v. 71, n. 19, p. 425-442, 2011.
MARTINS, M. A. P. D. Pedro II, monarca-tradutor. Tradterm, São Paulo, CITRAT - FFLCH/USP, v. 17, p. 45-66, 2011.
MEYER, R. M. B. The internationalisation of Higher Education in Brazil. AngloHigher, Inglaterra, v. 3, s. 2, p. 9-10. 2.
MEYER, R. M. B. The Portuguese language and its place in the 21st century. AngloHigher,Inglaterra, v. 3, s. 1, p. 11-12, 2011.
MONTAURY, Alexandre. A ordem indecifrável do cotidiano na Obra de José Saramago. Revista Universidade Rural, Rio de Janeiro, v. 32, n. 2, p. 76-83, 2011.
MONTAURY, Alexandre. António Lobo Antunes: ficção e cotidiano. Glauks, Viçosa, Universidade Federal de Viçosa, v. 10, n. 2, p. 289-308, 2011.
MONTAURY, Alexandre. Identidade, cotidiano e epidemia em O homem duplicado, de José Saramago. Ipotesi, Juiz de Fora, UFJF, v. 15, p. 65-73, 2011.
MOURA, A. A. Novos realismos na contemporaneidade. Caderno Seminal Digital, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, s. 1, p. 152-167, 2011.
OLIVEIRA, L. M. de. Identidade e suas articulações: desconstruindo identidades estigmatizantes em um contexto interacional. Revista L@el em (Dis-)Curso, v. 3, n. 1, p. 70-86, 2011.
OLIVEIRA, L. M. de; BASTOS, L. C. Uma história de AVC: a construção do sofrimento por uma pessoa com afasia. Veredas (UFJF. Online). Juiz de Fora. v. 15, n. 1, p. 120-135, 2011.
PEREIRA, M. G. D.; CORTEZ, C. M. Narrativas como práticas de agentes comunitárias: a fala 'no' e 'sobre' o trabalho em uma reunião sobre o tratamento da tuberculose. Calidoscópio, v. 9, n. 2, p. 80-95, 2011.
PIRES, L. J. A. Sobre literatura, filosofia e o cômico - entrevista com Jacqueline Ramos. Revista Escrita, Rio de Janeiro, PUC-Rio, v. 12, p. 1-5, 2011.
PORTAS, D. D. Cindy Sherman entre-imagens: film stills, gleams and reflection, Contracampo, Niterói, Rio de Janeiro, Ed. PPGC – UFF v. 22, p. 44-64, 2011.
PORTAS, D. D. Cindy Sherman: uma criptografia corpórea. Visualidades, Goiânia, Ed. FAV, UFG, v. 9, n. 1, p. 199-229, 2011.
RODRIGUES, E. dos S. Concordância verbal com construções partitivas: uma proposta de análise. Veredas, Juiz de Fora, v. 1, p. 93-107, 2011.
SANTOS, F. C. Novas tecnologias e educação: o uso dos blogs para o curso de Jornalismo. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, UFSC, v. 8, p. 251-263, 2011.
SCHOLLHAMMER, K. E. O contemporâneo na ficção brasileira. Humanidades, Brasília, Editora Universidade de Brasília/SESC, v. 58, p. 44-51, 2011.
SCHOLLHAMMER, K. E. Solidão musical. Ciência Hoje, v. 288, 2011.
SILVEIRA, F. V. da R. Ansiedade no aprendizado de línguas estrangeiras: uma análise sob a luz da Teoria da Valoração. Pesquisas em Discurso Pedagógico, Rio de Janeiro, Maxwell, v. 2011-2, p. 1-17, 2011.
TRAJANO, J. S. Sociedade, identidade e lingua(gem) na educação de jovens e adultos. SOLETRAS (UERJ), n. XI, p. 94-109, 2011.
VALENTE, M. I. Breves considerações sobre o pensamento linguístico na Antiguidade, na Modernidade e na Contemporaneidade. Ciências & Letras (FAPA. Impresso). Porto Alegre. v. 50. p. 195-213. 2011.
Capítulos de Livros
ALBUQUERQUE, A. F. de S. Pretérito perfeito composto: uma proposta de análise em PLM com aplicabilidade em PLE/PL2. In: ___. O pretérito perfeito composto no português para estrangeiros: fronteiras com outras línguas. 1. ed. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2011. p. 11-30.
BASILIO, M. Mudam-se paradigmas, mantêm-se os paradigmas: notas sobre conceitos e métodos em morfologia. In: LIMA, Maria Auxiliadora Ferreira; ALVES FILHO, Francisco; COSTA, Catarina de Sena Siqueira Mendes da. Colóquios linguísticos e literários: enfoques epistemológicos, metodológicos e descritivos.1. ed. Teresina: EDUFPI, 2011. p. 73-89.
BASTOS, L. C.; MOITA LOPES, L. P. Entre saberes interdisciplinares e práticas sociais - O estudo da identidade em abordagens contemporâneas. In: BASTOS, Liliana Cabral; LOPES, Luiz Paulo da Moita. Estudos de identidade. Entre saberes e práticas. 1. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. p. 13-34.
BINES, Rosana Kohl. Describing verbal and visual aspects in children´s books: an interdisciplinary approach. In: FARIAS, Priscila L.; SPINILLO, Carla G.; COELHO, Luiz Antonio L.; TORI, Romero (Ed). Selected readings of the 4th Information Design: Theories, methods and applications. Teresópolis: Novas Ideias, 2011. p. 166-174.
DINIZ, J. C. V. As faces de Orfeu. In: DINIZ, Júlio Cesar Valladão; WISNIK, José Miguel; FERRAZ, Eucanaã; MORAES, Susana. Vinicius de Moraes - um poeta dentro da vida. 1. ed. Rio de Janeiro: 19 Design, 2011. p. 107-135.
DINIZ, J. C. V. Vozes, corpos e textos nos vãos da cidade. In: PRIETO, Benita. Contadores de histórias - um exercício para muitas vozes. 1. ed. Rio de Janeiro: SESC-Rio/Prieto Produções Artísticas, 2011. p. 45-57.
DINIZ, J. C.V. Canção para ninar elefantes – voz, olhar e escrita em Clarice Lispector. In: KIFFER, Ana Paula Veiga. Anacronismos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011.
FIGUEIREDO, V. Antropofagia: uma releitura do paradigma da razão moderna. In: RUFFINELLI, Jorge; ROCHA, João Cezar de Castro. Antropofagia hoje? Oswald de Andrade em cena. Rio de Janeiro: E realizações, 2011.
GASTALDO, E. L. "O complô da torcida": futebol e performance masculina em bares. In: HELAL, Ronaldo; LOVISOLO, Hugo; SOARES, Antônio Jorge. Futebol, Jornalismo e Ciências Sociais: interações. 1. ed. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2011. p. 149-168.
GASTALDO, E. L. Ritos da Nação: uma videoetnografia da recepção coletiva da Copa do Mundo no Brasil. In: HELAL, Ronaldo; LOVISOLO, Hugo; SOARES, Antônio Jorge. Futebol, Jornalismo e Ciências Sociais: interações. 1. ed. Rio de Janeiro: EDUERJ. p. 169-187. 2011.
KIFFER, Ana. Dos corpos intensivos. In: CAMARA Mario; DI LEONE, Luciana; TENNINA, Lucía. Experiencia, cuerpo y subjetividades: nuevas reflexiones. Literatura argentina y brasileña del presente. 1. ed. Buenos Aires: Santiago Arcos Editor, 2011. p. 231-245. 2011
KIFFER, Ana. Glauber Rocha: do dialético ao intempestivo. In: KIFFER, Ana Paula Veiga. Anacronismos. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011. p. 11-25.
KIFFER, Ana. Sobre a representação da fome. In: ___. Literatura e realidade(s). 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011. p. 11-23.
MARTINS, H. F.; FROTA, M. P. Identidade e ceticismo. In: BASTOS, Liliana Cabral; LOPES, Luiz Paulo da Moita. Estudos de Identidade: entre saberes e práticas. 1. ed. Rio de Janeiro: Garamond Universitária/FAPERJ, 2011. p. 35-44..
MARTINS, M. A. P. O papel da tradução como força modeladora dos sistemas literários. In: WEINHARDT, Marilene; CARDOZO, Mauricio Mendonça. Cnetro, Centros: Literatura e Literatura Comparada em discussão. 1. ed. Curitiba: Editora UFPR, 2011. p. 111-126. 2011.
OLINTO, Heidrun Krieger. Notas sobre uma historiografia (literária) do presente. In: BAUMGARTEN, C. A.. História da literatura: itinerários e perspectivas. Rio Grande: Editora da FURG, 2011. p. 93-126.
OLINTO, Heidrun Krieger. Pequenos atalhos na historiografia literária. In: MOREIRA, Maria Eunice. Histórias da literatura: teorias e perspectivas. Porto Alegre: Ed. PUCRS, 2011. p. 77-98.
OLINTO, Heidrun Krieger. Razão e emoção nos atos de leitura. In: RODRIGUEZ, Benito Martinez. Centro, centros: ética e estética. Curitiba: ABRALIC, 2011.
OLINTO, Heidrun Krieger. Uma pedra no meio do caminho do real. In: OLIVEIRA, Heidrun Krieger Olinto de; SCHOLLHAMMER Karl Erik. Literatura e realidade(s). Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011. p. 43-57.
OLINTO, Heidrun Krieger; SCHOLLHAMMER, K. E. Literatura e realidade(s): uma abordagem. In: OLIVEIRA, Heidrun Krieger Olinto de; Schollhammer, Karl Erik. Literatura e realidade(s). Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011. p. 7-10.
PORTAS, D. D. Michael Haneke e a récita das sobrevivências. In: CAPISTRANO, Tadeu. A imagem e o incômodo: o cinema de Michael Haneke. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2011. p. 247-257.
RABELO, Joana. Clarissa Campello. entre-vistas. 1. ed. Rio de Janeiro: EAV, 2011. p. 32-35.
RODRIGUES, E. dos S. Aprendendo com erros - a psicolinguística e o estudo da produção da linguagem com base em lapsos de fala. CAVALCANTE, M. C. B.; FARIA, E. M. B.; LEITÃO, M. M. (Org.). Aquisição da linguagem e processamento linguístico: perspectivas teóricas e aplicadas. 1. ed. João Pessoa: Ideia/Editora Universitária, 2011.
SCHOLLHAMMER, K. E. A cena do crime. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio Orlando; GUINSBURG, Jaime; HARDMAN, Francisco Foot. Representações da violência na história e na cultura contemporâneas da América Latina. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.
SCHOLLHAMMER, K. E. A imagem canibalizada: a antropofagia na pintura de Tarsila de Amaral. In: ROCHA, João Cezar de Castro; RUFINELLI, Jorge. Antropofagia hoje? Oswald de Andrade em cena. 1. ed. Rio de Janeiro: E Realizações, 2011. p. 267-280.
SCHOLLHAMMER, K. E. André Sant’Anna e o real da linguagem. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio Orlando; GUINSBURG, Jaime; HARDMAN, Francisco Foot. Escritas da violência. O testemunho. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012. p. 174-185.
SCHOLLHAMMER, K. E. Knut Hamsun - um artista da fome. In: SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Knut Hamsun no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011. p. 93-110..
SCHOLLHAMMER, K. E. O espetáculo, o gesto e o profano. In: GOMES, Renato Cordeiro; MARGATO, Izabel. Literatura e revolução. 1. ed. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2011. p. 155-164.
SCHOLLHAMMER, K. E. O olhar embarcado. In: SCHOLLHAMMER, Karl Erik; SARMENTO-PANTOJA, Tânia. Memórias do presente. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Oficina Raquel, 2012. p. 88-102.
SCHOLLHAMMER, K. E. The challenge of violence in Brazil. In: SCHOLLHAMMER, Karl Erik; MICHELSEN, Anders. Atrocity Exhibition. 1. ed. Copenhague: IKK-Tryk, Institut for Kunst og Kulturvidenskab, Copenhagen University, 2011. p.29-46.
SCHOLLHAMMER, K. E. The challenge of violence in Brazil. In: SCHOLLHAMMER, Karl Erik; MICHELSEN Anders. Atrocity exhibition. 1. ed. Copenhague: Institut for Kunst og Kulturvidenskab, Copenhagen University, 2011. p. 106-122.
SCHOLLHAMMER, K. E. Violence and culture in contemporary Brazil. In: SCHOLLHAMMER, Karl Erik; MICHELSEN, Anders. Atrocity exhibition. 1. ed. Copenhague: Institut for Kunst og Kulturvidenskab, Copenhagen University, 2011. p. 80-105.
SCHOLLHAMMER, K. E. Violence and culture in contemporary Brazil. In: SCHOLLHAMMER, Karl Erik; MICHELSEN, Anders. Atrocity Exhibition. Copenhague: IKK-Tryk, Institut for Kunst og Kulturvidenskab, Copenhagen University, 2011.
SILVA, S. R. Lobacho. Vozes na paisagem. Antologia de poetas contemporâneos. 1. ed. Rio de Janeiro: Galo Branco, 2011. p. 156-157.
VALENTE, M. I. Translating blackness: Voice, questionings and subversion. In: VALENTE, Marcela Iochem; MOREIRA, Lidia da Cruz Cordeiro. Subversive voices breaking silences: Questions of identity and otherness in English language literatures. Saarbrucken: Lambert Academic Publishing, 2012. p. 111 e 126.
Livros
ALBUQUERQUE, A. F. de S. O pretérito perfeito composto no português para estrangeiros: fronteiras com outras línguas. 1. ed. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2011. 134p.
ANDRADE, M. G. A de. Produção de moda. 1. ed. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2011. 144p.
BARON, L. C.; FERRAZ, M. C. F. Potências e práticas do acaso. Edição 1. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.
BASTOS, L. C.; MOITA LOPES, L. P. Estudos de identidade: entre saberes e práticas. 1. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. 395p.
FROTA, M. P.; MARTINS, M. A. P. Tradução em Revista. 1. ed. Rio de Janeiro: Projeto Maxwell PUC-Rio, 2011.
KIFFER, Ana. Anacronismos. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011. 96p. 2011.
MEYER, R. M. B.; ALBUQUERQUE, A. F. de S.; SILVA,V. B. C.; ALMEIDA, P. M. C.; SILVA, F. F. C.; SAVEDRA, M. M. G.; KOELER, E. M. P. O pretérito perfeito composto no português para estrangeiros fronteiras com outras línguas. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2011. 134p.
OLINTO, Heidrun Krieger; SCHOLLHAMMER, K. E. Literatura e realidade(s). Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011. 237p.
SCHOLLHAMMER, K. E. Ficção brasileira contemporânea. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. 174p.
SCHOLLHAMMER, K. E. Knut Hamsun no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011. 112p.
SCHOLLHAMMER, K. E.; MICHELSEN, A. Atrocity Exhibition. 1. ed. Copenhague: University of Copenhagen, 2011.140p.
SCHOLLHAMMER, K. E.; SARMENTO-PANTOJA, T. Memórias do presente. Rio de Janeiro: Editora Oficina Raquel, 2012.
TELES, Gilberto Mendonça. Aprendizagem: de um romântico inveterado. Goiânia: Editora Kelps, 2011. 346p.
TORTIMA, F. I. A polêmica vida do amor. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Oito e meio, 2011. 182p.
VALENTE, M. I. Subversive voices breaking silences: Questions of identity and otherness in English language literatures. Saarbrucken: Lambert Academic Publishing, 2012. 127p.
Balanço do Ano
O ano de 2011 foi muito produtivo para o Departamento de Letras de maneira geral. Dois fatos marcaram definitivamente a vida acadêmica em nosso Departamento: a implantação dos novos programas de Pós-Graduação nomeados Estudos da linguagem e Literatura, cultura e contemporaneidade e a aprovação da reforma do currículo de Graduação. Ambas as mudanças representam um desejo e movimento de atualizar os conteúdos e estratégias e, simultaneamente, atender às demandas de um mercado em constante transformação.
Outro aspecto que merece destaque diz respeito aos eventos, seminários, encontros e mesas-redondas que ocorreram ao longo do ano. Inúmeros especialistas, pesquisadores renomados e personagens da cena artística contemporânea participaram de distintas atividades de caráter acadêmico e cultural.
O Departamento recebeu convidados do Brasil e do exterior para ações em conjunto que representam, em última análise, a vocação para ampliar o processo de internacionalização de nossas parcerias. Uma delas merece destaque: implantamos, em parceria com a CCCI, o Instituto Confucius, uma ação conjunta da Universidade com as autoridades educacionais e científicas da China.
Prof. Karl Erik Schøllhammer
Diretor do Departamento de Letras
O Programa de Apoio ao Pós-Doutorado no estado do Rio de Janeiro, desenvolvido pela FAPERJ e pela CAPES, implementou uma bolsa FAPERJ recebida pela pesquisadora Mariana Maia Simoni para o projetoImaginação teórica nos estudos literários e na prática teatral contemporânea, orientado pela profa. Heidrun Friedel Krieger Olinto de Oliveira.
O prof. Alexandre Montaury Baptista Coutinho teve seu projeto Escritas da experiência: o comum e o cotidiano nos espaços da língua portuguesa apoiado pela FAPERJ por meio do edital do Programa Jovem Cientista do nosso estado — 2011.
A profa. Leticia Maria Sicuro Correa teve seu projeto DEL (déficit específico da linguagem) e DAp (dificuldades de aprendizagem): pontos em comum, especificidade no DEL e bases de possíveis intervenções apoiado pela FAPERJ por meio do edital do Programa Cientista do nosso estado — 2011.
O pós-doutorando Paulo Roberto Tonani do Patrocínio teve seu projeto Escritos à margem: a presença de autores de periferia na cena literária contemporâneaapoiado pela FAPERJ por meio do edital do Programa de Auxílio à editoração (APQ 3) - 2011.2.
A profa. Eliana Lucia Madureira Yunes Garcia teve seu projeto BLLIJ Digital: ampliando as formas de ver e as maneiras de ler a produção literária para crianças e jovens, ligado a Cátedra Unesco de Leitura, apoiado pela FAPERJ por meio do edital Apoio às instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro – 2011.
A aluna Akemi Magalhaes Moura Aoki, orientada pela profa. Rosana Kohl Bines, recebeu Prêmio Destaque IC no Centro de Teologia e Ciências Humanas com sua pesquisa no projeto A morte da infância na literatura.
A aluna Isabelita Maria Crosariol recebeu o Prêmio União Cultural na categoria Crítica Literária no Clube dos 21 Irmãos - Amigos de Taubaté, São Paulo.
O aluno Tomás Duque Estrada Rosati ficou em terceiro lugar na categoria poesia do 3º Prêmio Paulo Britto de Prosa e Poesia.
O prof. Gilberto Mendonça Teles recebeu o Diploma de Mérito Cultural 2011 da Academia Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES).
O prof. Gilberto Mendonça Teles recebeu o prêmio Carlos Drummond de Andrade da União Brasileira de Escritores (UBE), pelo livro de poesia Linear G.
O prof. Gilberto Mendonça Teles foi agraciado com o segundo lugar no Prêmio Jabuti, na categoria Poesia, dado pela Câmara do Livro.
A profa. Eliana Lucia Madureira Yunes Garcia teve seu projeto BLLIJ Digital: ampliando as formas de ver e as maneiras de ler a produção literária para crianças e jovens, ligado a Cátedra Unesco de Leitura, apoiado pela FAPERJ por meio do edital Apoio às instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro – 2011.
A profa. Leticia Maria Sicuro Correa teve seu projeto Uma abordagem integrada para processamento, aquisição e problemas de linguagem sob ótica minimalista apoiado pela FAPERJ por meio do edital Apoio às instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro – 2011.
______________________________________________________________________________________________________________
Todos os dados foram fornecidos pelo departamento ou extraídos do Sistema Coleta de Dados CAPES e do site do CNPq.