Departamento de Psicologia (PSI)
Administração
Profa. Maria Elizabeth Ribeiro dos Santos
E-mail: bribeiro@puc-rio.br
Profa. Helenice Charchat Fichman
E-mail: hcfichman@puc-rio.br
Profa. Monah Winograd
E-mail: winograd@uol.com.br
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados:
Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)
Coordenadora: Profa. Andrea Seixas Magalhães
Equipe:
André de Castro
Edson Martins Mulinari
Leila Georgino da Silva Lima
Localização:
Casa do SPA - Clínica Universitária Pe. Benkö
Telefone: 55 21 35271574
E-mail: psispa@puc-rio.br
Site: www.psi.puc-rio.br/spa.html
Secretaria
André de Castro
Flávia Cândido Pereira Rosseti
Edson Martins Mulinari
Francisco Wellington Barreto
Jalmeci de Souza Ramos
Leila Georgino da Silva Lima
Marcelina Oliveira de Andrade
Rogério Pires da Silva
Rosinalva Oliveira Lima Rodrigues
Valdenir Albino da Silva Oliveira
Vera Lucia Lima Silva
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, sala 201
Gávea - CEP: 22451-900 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Telefones: 55 21 35271186 / 35271185 / 35271183 / 35271184
Fax: 55 21 35271187
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Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/psicologia.html
Site: www.psi.puc-rio.br
Colegiados
Profa. Maria Elizabeth Ribeiro dos Santos
Profa. Ana Maria Toledo Piza Rudge
Profa. Andrea Seixas Magalhães
Profa. Monah Winograd
Profa. Lidia Levy de Alvarenga, Suplente
Prof. Álvaro de Pinheiro Gouvêa
Profa. Helenice Charchat Fichman
Profa. Flavia Sollero de Campos
Profa. Claudia Amorim Garcia
Prof. Marcus André Vieira, Suplente
Profa. Carmen Luiza Hozanna Ferreira, Suplente
Representantes Discentes:
Gabriel Alves de Lima, Aluno de Graduação
Rafael Ferreira Guimarães, Aluno de Graduação
Profa. Maria Elizabeth Ribeiro dos Santos
Profa. Ana Maria de Toledo Piza Rudge
Profa. Ana Maria Nicolaci-da-Costa
Profa. Claudia Amorim Garcia
Profa. Terezinha Féres-Carneiro
Profa. Carolina Lampreia
Prof. Jesus Landeira Fernandez
Corpo Docente
Profa. Ana Maria Nicolaci-da-Costa
Profa. Ana Maria de Toledo Piza Rudge
Profa. Andrea Seixas Magalhães
Prof. Bernardo Jablonski (até outubro de 2011)
Prof. Carlos Augusto de Oliveira Peixoto Junior
Profa. Carolina Lampreia
Profa. Celia Ferreira Novaes
Profa. Claudia Amorim Garcia
Profa. Eliana de Andrade Freire
Profa. Esther Maria Magalhães Arantes
Profa. Eva Gertrudes Jonathan
Profa. Flávia Sollero de Campos
Profa. Helenice Charchat Fichman
Prof. Jesus Landeira Fernandez
Prof. José Otávio Vasconcellos Naves
Profa. Júnia de Vilhena
Profa. Lidia Levy de Alvarenga
Prof. Marcus André Vieira
Profa. Maria Elizabeth Ribeiro dos Santos
Profa. Maria Euchares de Senna Motta
Profa. Maria Helena Novaes Mira, Emérita
Profa. Maria Inês Garcia de Freitas Bittencourt
Profa. Monah Winograd
Profa. Silvia Maria Abu-Jamra Zornig
Profa. Solange Jobim e Souza
Profa. Terezinha Féres-Carneiro
Profa. Teresa Creusa de Goes Monteiro Negreiros (até julho de 2011)
Prof. Alvaro de Pinheiro Gouvêa
Profa. Ana Maria Stingel
Prof. Auterives Maciel Junior
Prof. Carlos Eduardo Duarte Alves de Brito
Profa. Carmem Luiza Hozanna Ferreira
Profa. Daniela Romão Barbuto Dias
Profa. Denise Streit Morsch
Prof. Fernando Ribeiro Tenório
Prof. Guilherme Gutman Correa de Araújo
Profa. Helene de Oliveira Shinohara
Profa. Maracy Domingues Alves
Profa. Maria Helena Rodrigues Navas Zamora
Profa. Mariangela da Silva Monteiro
Profa. Norma Moreira Salgado Franco
Prof. Raphael Sacchi Zaremba
Profa. Regina Maria Murat Vasconcelos
Profa. Regina Lúcia Lima Pontes
Profa. Regina Schoemer Jardim
Profa. Sandra Salomão Carvalho
Profa. Sara Angela Kislanov
Profa. Tereza Cristina Saldanha Erthal
Prof. Mario Corso, Associação Psicanalítica de Porto Alegre, RS
Profa. Diana Corso, Associação Psicanalítica de Porto Alegre, RS
Profa. Romilda do Rêgo Barros, Escola Brasileira de Psicanálise, Seção Rio
Prof. Filippo Muratori, Università di Pisa (Itália)
Prof. Serge Tisseron, Université Paris Ouest Nanterre (Paris X), França
Prof. Philippe Rochat , Departament of Psychology, Emory University, Atlanta, EUA
Profa. Jane Squires, Early Intervention Program, University of Oregon, EUA
Celia Regina Henriques
IES: PUC-Rio
Orientadora: Profa. Terezinha Féres-Carneiro
Fernanda Travassos Rodrigues
IES: PUC-Rio
Orientadora: Profa. Terezinha Féres-Carneiro
Mariana Santiago de Matos Silva
IES: PUC-Rio
Orientadora: Profa. Ana Maria Nicolaci-da-Costa
Perla Klautau de Araújo
IES: PUC-Rio
Orientadora: Profa. Monah Winograd
Waseem Hassan
IES: Universidade Federal de Santa Maria / RS
Orientador: Prof. Jesus Landeira-Fernandez
Cursos
Bacharelado em Psicologia
Iniciado em 1958
Extinto em 2009
Formação de Psicólogo
Última mudança curricular em 2009
Avaliado pelo MEC com o conceito 2 para o ano de 2010
Mestrado Acadêmico iniciado em 1966
Doutorado iniciado em 1985
Mestrado e Doutorado em Psicologia Clínica
Área de concentração:
• Psicologia Clínica
Linhas de pesquisa:
• Psicanálise: clínica e cultura
• Linguagem e construção da subjetividade
• Família e casal: estudos psicossociais e psicoterapia
• Clínica e neurociências
Avaliados pela CAPES com conceito 5 para o triênio 2007/2009
Especialização:
• Psicologia Clínica
• Psicologia Clínica com Crianças
• Psicologia Junguiana, Arte e Imaginário
• Psicologia da Saúde
• Prevenção e Tratamento de Abuso de Substâncias Psicoativas
• Terapia de Família e Casal
Extensão:
• O Sujeito na Mística
• Psicanálise e Neurociência
• Transtornos Alimentares ― Obesidade, Anorexia e Bulimia
• Desenvolvimento Emocional infantil
Bacharéis: 01 ; Formação de Psicólogo: 123 ; Mestres: 28 ; Doutores: 14
Grupos de Pesquisa
Constituição da Subjetividade, Recalque Originário e Linguagem. Coordenadora: Profa. Ana Maria de Toledo Piza Rudge
Tecnologia e Subjetividade. Coordenadora: Profa. Ana Maria Nicolaci da Costa
Casal e Família: Contextos Clínicos e Sociais. Coordenadora: Profa. Andrea Seixas Magalhães
Autismo, Comunicação e Intervenção. Coordenadora: Profa. Carolina Lampreia
Psicanálise e Contemporaneidade. Coordenadora: Profa. Cláudia Amorim Garcia
Núcleo de Neuropsicologia Clínica e Experimental. Coordenador: Prof. Jesus Landeira Fernandez
Violência, Cultura e Modos de Subjetivação. Coordenadora: Profa. Júnia de Vilhena
O Sintoma no Início do Tratamento Psicanalítico. Coordenador: Prof. Marcus André Vieira
Temas em Saúde. Coordenadora: Profa. Maria Elizabeth Ribeiro dos Santos
Temas em Desenvolvimento Humano. Coordenadora: Profa. Maria Inês Garcia de Freitas Bittencourt
Matéria Pensante ― Psicanálise, Neurociência e Saberes Afins. Coordenadora: Profa. Monah Winograd
Construção da Parentalidade: Pesquisa Intercultural sobre as Expectativas de Homens e Mulheres durante o Período Pré e Pós-Natal. Coordenadora: Profa. Silvia Maria Abu-Jamra Zornig
Grupo Interdisciplinar de Pesquisa da Subjetividade (GIPS)
Pesquisa Atual: Perspectivas da Juventude Contemporânea: Ética, Participação Política e Modos de Subjetivação. Coordenadora: Profa. Solange Jobim e Souza
Casal e Família: Estudos Psicossociais e Psicoterapia. Coordenadora: Profa. Terezinha Féres-Carneiro
Fonte: Cadastro de Grupos de Pesquisa do CNPq
Convênios e Parcerias
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Portugal)
Incentivar intercâmbio interdisciplinar e interinstitucional em Ciência da Web. Data de início: 2010/2011
Københavns Universitet (Universidade de Copenhague) (Dinamarca)
Incentivar intercâmbio interdisciplinar e interinstitucional em Ciência da Web. Data de início: 2010/2011
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ) (Brasil)
Buscar constituição de um diálogo entre a teoria psicanalítica e a obra de Michel Foucault. Data de início: 2010/2011
Núcleo de Estudo em Saúde Coletiva (NESC) e IFCS/UFRJ (Brasil)
Criar linhas de pesquisa nas áreas de Psicanálise, Saúde Coletiva e Filosofia Moderna e Contemporânea. Data de início: 2010/2011
Université Paris Descartes, Paris V (França).
Em andamento. Data de início: 2011
Universidade Federal Fluminense (UFF) (Brasil)
Troca de informações sobre problemas relacionados às articulações entre clínica e política e relações entre Filosofia, Estética e Psicanálise. Data de início: 2010/2011
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) (Brasil)
Discussões em torno das relações objetais precoces e de temas relacionados à interpessoalidade na Psicanálise. Data de início: 2010/2011
Université Paris Diderot, Paris VII (França)
Discutir questões relacionadas à sexualidade e à clínica psicanalítica contemporânea. Data de início: 2010/2011
Altrecht Kind, Jeugd en Gezin, Utrecht (Holanda)
Identificar formas precoces do risco de autismo em bebês. Data de início: 2010/2011
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (Brasil)
Investigação de sinais precoces de risco de autismo em bebês com irmãos autistas. Data de início: 2010/2011
UFRJ (Brasil)
Pesquisa sobre Doença de Alzheimer. Data de início: 2010/2011
Universidade de Brasília (UnB) (Brasil)
Desenvolver pesquisa na área de neuropsicologia e neuroimagem funcional. Data de início: 2010/2011
UFRJ (Brasil)
Desenvolver pesquisas na área dos transtornos mentais. Data de início: 2010/2011
UFF e UFRJ (Brasil)
Desenvolver experimentos com modelos animais de ansiedade. Data de início: 2010/2011
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (Brasil)
Validar uma escala de desenvolvimento infantil . Data de início: 2010/2011
Universidad de los Andes (Colômbia)
Realizar experimentos em comum com modelos animais de ansiedade. Data de início: 2010/2011
Universidade Federal do Pará (UFPA) / PUC-Rio - Programa Nacional de Cooperação Acadêmica da CAPES (PROCAD/CAPES) (Brasil)
Ampliar o escopo da pesquisa sobre atendimentos a populações de baixa renda. Data de início: 2008 a 2011
Université Denis-Diderot, Paris VII (França)
Integrar a Réseau Internacional de Psychopathologie Transculturelle em trabalhos sobre especificidades culturais dos atendimentos a populações de baixa renda. Data de início: 2010/2011
Universidade de Coimbra (Portugal)
Consultoria em um projeto a ser desenvolvido com a Universidade de São Paulo e de Recife sob o patrocínio da CAPES e do CNPq. Data de início: 2009/2010/2011
IV Juizado Especial Criminal do Rio de Janeiro (JECRIM) (Brasil)
Execução do projeto de pesquisa Conflitos entre vizinhos e formas de atuação. Data de início: 2010/2011
I Vara de Família do Fórum da Barra, Rio de Janeiro/RJ (Brasil)
Desenvolver projetos de pesquisa e oferecer estágio (Graduação) em Psicologia Jurídica em diversos setores do Tribunal. Data de início: 2010/2011
Université Vincennes à Saint-Denis, Paris VIII (França)
Dar continuidade à pesquisa de doutoramento – bolsa sanduíche. Data de início: 2010/2011
Middlesex University (campus Londres) (Inglaterra)
Participar como conferencista sobre o tema do afeto na Psicanálise. Data de início: 2010/2011
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (Brasil)
Participação do Conselho editorial da Revista Estudos Lacanianos. Data de início: 2010/2011
Universidade Lusófona de Lisboa (Portugal)
Participação no conselho editorial da revista digital Afreudite de Portugal. Data de início: 2010/2011
Instituto Nacional de Segurança Pública ― Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) (Brasil)
Criação de um Instituto Nacional de Segurança Pública a partir do trabalho realizado pela pesquisa Sintoma e trauma no atendimento de crianças na favela da Maré em parceria com o REDES Maré. Data de início: 2010/2011
UFRJ (Brasil)
Desenvolver o projeto de pesquisa Do cérebro à palavra: a clínica com pacientes neurológicos. Data de início: 2011
Université de Nîmes e Aix-Marseille Université (França)
Participação na Jornada sobre Intersubjetividade e os Processos de Subjetivação, patrocinada pelo curso de Especialização em Psicologia Clínica. Data de início: 2010/2011
Université de Strasbourg (França)
Desenvolver uma pesquisa internacional sobre o processo de tornar-se pai e mãe na atualidade, desenvolvida na França, Rússia, Itália, Canadá e Brasil com o objetivo de desenvolver políticas públicas. Data de início: 2010/2011
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e a Adolescência Contemporâneas (NIPIAC), UFRJ (Brasil)
Desenvolvimento, especialmente no que diz respeito às questões da infância e da juventude contemporâneas. Data de início: 2010/2011
Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (Brasil)
Elaboração de subsídios teóricos e práticos para o aprimoramento do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes no país. Data de início: 2010/2011
Publicações
Artigos em Periódicos
ALVARENGA, L. L. A psicanálise e a homoparentalidade. Cadernos de Psicanálise, Rio de Janeiro, v. 27, n. 30, p. 153-176, 2011.
ALVARENGA, L. L.; GOMES, I. C. Relações amorosas: rupturas e elaborações. Tempo Psicanalítico, Rio de Janeiro, v. 43, n. 1, p. 45-57, 2011.
ARÁN, M.; PEIXOTO JUNIOR, C. A. O lugar da experiência afetiva na gênese dos processos de subjetivação. Psicologia USP, São Paulo, v. 22, s. 4, p. 725-745, 2011.
BITTENCOURT, M. I. G. F. O espaço e o outro: aspectos da experiência da vida urbana retratada por crianças de diferentes classes sociais. Revista Mal-Estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 10, n. 4, p. 1301-1323, 2011.
BORGES, C. C.; MAGALHÃES, A. S. Laços intergeracionais no contexto contemporâneo. Estudos de Psicologia, Natal, v. 16, n. 2, p. 171-177, 2011.
CARNEIRO, A; VILHENA, J. Desenraizamento e identidade. Algumas reflexões sobre a emigração brasileira para o Canadá. Polêm!ca, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 389-398, 2011.
CHENIAUX, E.; DE FREITAS, Sergio; DE CARVALHO, Luís ALfredo Vidal. Psychoanalytic treatment: A neurobiological view. Psychology & Neuroscience, Rio de Janeiro, v. 4, p. 417-427, 2011.
CORREA, C. S.; JOBIM E SOUZA, S. Violência e vulnerabilidades: os jovens e as notícias de jornal. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 23, n. 3, p. 461-486, 2011.
FÉRES-CARNEIRO, T.; HENRIQUES, C. R.; JABLONSKI, B. Um jogo interativo: a relação entre pais e filhos adultos no cotidiano familiar contemporâneo. Psico, Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 236-245, 2011.
GALVÃO, B. O.; GOMES, V. C.; MAISONNETTE, Silvia; LANDEIRA-FERNANDEZ, J. Panic-like behaviors in Carioca High-and Low-conditioned freezing rats. Psychology & Neuroscience, Rio de Janeiro, v. 4, p. 205-210, 2011.
GARCIA, M. L.; LAMPREIA, C. Limites e possibilidades da identificação de risco de autismo no primeiro ano de vida. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 300-308, 2011.
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GOMES, I. C.; ALVARENGA, L. L. ¿Una intervención terapéutica de la pareja relacionada con lo parental: Elaboración o estancamiento? Cuadernos de Terapia Familiar, Madrid, v. XXV, n. 78-79, p. 67-72, 2011.
GRIJÓ GUAHYBA DE ALMEIDA, M. E.; MAGALHÃES, A. S. Escolha profissional na contemporaneidade: projeto individual e projeto familiar. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 12, n. 2, p. 205-214, 2011.
HENRIQUES, C. R.; FÉRES-CARNEIRO, T.; RAMOS, E. Ajustes entre pais e filhos adultos coabitantes: limite e transgressão. Psicologia em Estudo, Curitiba, v.16, n. 4, p. 531-539, 2011.
JOBIM E SOUZA, S. Por uma epistemologia da imagem técnica. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João Del Rey, v. 6, n. 2, p. 206-210, 2011.
JONATHAN, E. G. Mulheres empreendedoras: o desafio da escolha do empreendedorismo e o exercício do poder. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 65-85, 2011.
LANDEIRA-FERNANDEZ, J.; CHENIAUX, E.; VERSIANI, Marcio. Efficacy and safety of electroconvulsive therapy in the treatment of bipolar disorder. v. 27, p. 153-164, 2011.
LANDEIRA-FERNANDEZ, J.; FIORAVANTI, A. C. M.; CHENIAUX, E. Development and validation of a short-form version of the Brazilian state-trait anxiety inventory. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 484-494, 2011.
LANDEIRA-FERNANDEZ, J.; ROCINHOLI, Luciene F. Anxiety-like behavior in weanling and young adult male and female malnourished rats. Physiology & Behavior, v. 102, p. 13-16, 2011.
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LISBOA, A. V.; FÉRES-CARNEIRO, T.; MAGALHÃES, A. S. Transmissão psíquica geracional familiar no adoecimento somático. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 63, s. 2, p. 102-113, 2003.
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MIRANDA, Fernando Pereira; CREPALDI, Ana Maria; ALMEIDA, Fabrício Fernandes; CHENIAUX, E.; LANDEIRA-FERNANDEZ, J.; CRUZ, A. P. M.; SOUZA, Wânia Cristina de; NADIR, Antonio Egidio. Percepção de dor aguda em pacientes com transtorno de pânico. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 24, n. 4, p. 781-787, 2011.
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NICOLACI-DA-COSTA, A. M. "Tudo ao mesmo tempo": realidade ou ilusão? Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 31, n. 3, p. 602-615, 2011.
OBERG, L. P.; VILHENA, J. Psicologia comunitária. A clínica ampliada na localidade de Muzema. Psico-USF, v. 3.
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RODRIGUES, J. M.; Peixoto Junior, C. A. Para desarticular os estratos dominantes do organismo, da significância e da subjetivação. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 29, s. 66, p. 285-293, 2011.
VIEIRA, M. B. G.; CHENIAUX, E.; FONSECA, R.; LANDEIRA-FERNANDEZ, J.; NADIR, Antonio Egidio. As funções cognitivas no transtorno do pânico: um estudo comparativo com adultos saudáveis. Psico, Porto Alegre, v. 43, p. 87-97, 2011.
VILHENA, J.; BITTENCOURT, M. I. G. F.; ZAMORA, M. H. N.; NOVAES, J. V. Medos infantis, cidade e violência: expressões em diferentes classes sociais. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, p. 171-186, 2011.
VILHENA, J.; MOREIRA, A. C. G.; NOVAES, J. V.; BITTENCOURT, M. I. G. F. À la recherche d'une écoute. La clinique psychanalytique dans la banlieue de la citoyenneté. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 283-297, 2011.
VILHENA, J.; NOVAES, J. V. Do homem-máquina ao corpo descarnado: sujeito, corpo e agenciamentos culturais. Vivencia, Natal, v. 35, p. 119-127, 2011.
VILHENA, J.; NOVAES, J. V. Au delà de la parole. Psychanalyse, traduction et créativité. Psychologie Clinique, Paris, v. 32, n. 155, s. 163, p. 155-163, 2011.
VILHENA, J.; NOVAES, J. V.; BITTENCOURT, M. I. G. F. Atendimento psicológico a populações de baixa renda. Considerações acerca do interjogo cultura e subjetividade. Psychologica, Coimbra, v. 52, p. 55-67, 2011.
VILHENA, J.; ROSA, C. M. A clínica psicanalítica nos espaços abertos do CAPS. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 63, n. 11, 2011.
VILHENA, J.; ZAMORA, M. H. N.; ROSA, C. M. Da lei dos homens à lei da selva. Sobre adolescentes em conflito com a lei. Trivium,Rio de Janeiro, p. 27-40, 2011.
WOODRUFF, Erica; GENARO, Larissa T.; LANDEIRA-FERNANDEZ, J.; CHENIAUX, E.; LAKS, Jerson; JEAN-LOUIS, Girardin; VERSIANI, Marcio; AKISKAL, Hagop S.; MENDLOWICZ, Mauro V.; NADIR, Antonio Egidio. Validation of the Brazilian brief version of the temperament auto-questionnaire TEMPS-A: The brief TEMPS-Rio de Janeiro. Journal of Affective Disorders, v. 132, p. 1-12, 2011.
ZIVIANI, C.; FÉRES-CARNEIRO, T.; MAGALHÃES, A. S. Sons and daughters's perception of parents as a couple: Distinguishing characteristics of a measurement model. Psicologia: Reflexão e Crítica.,v. 24, p. 28-39, 2011.
ZORNIG, S. M. Abu-Jamra; ALVARENGA, L. L. Trauma and deprivation: the relationship between early object relations and the constitution of a sense of self. International Forum of Psychoanalysis, v. 20, p. 26-30, 2011.
Capítulos de Livros
ALVARENGA, L. L. A vingança será maligna: um estudo sobre a alienação parental. In: FÉRES-CARNEIRO, Terezinha. Casal e família: conjugalidade, parentalidade e psicoterapia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. p. 95-106.
FALCKE, D.; FÉRES-CARNEIRO, T. Reflexões sobre a violência conjugal: diferentes contextos, múltiplas expressões. In: WAGNER, Adriana. Desafios psicossociais da família contemporânea. Porto Alegre: ARTMED, 2011. p. 72-85.
FÉRES-CARNEIRO, T.; MAGALHÃES, A. S. A parentalidade nas múltiplas configurações familiares contemporâneas. In: MOREIRA, Lúcia Vaz de Campos; RABINOVICH, Elaine Pedreira. Família e parentalidade: olhares da Psicologia e da História. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2011. p. 117-134.
FÉRES-CARNEIRO, T.; ZIVIANI, C.; MAGALHÃES, A. S. Arranjos amorosos contemporâneos: sexualidade, fidelidade e dinheiro na vivência da conjugalidade. In: FÉRES-CARNEIRO, Terezinha. Casal e família: conjugalidade, parentalidade e psicoterapia. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. . p. 43-59.
GARCIA, C. A.; CELES, L. A. M. Limites da interpretação. In: ___. Limites da clinica. Clinica dos limites. 1ª ed. Rio de Janeiro: Cia de Freud/FAPERJ, 2011.. p. 117-135..
JOBIM E SOUZA, S. Mikhail Bakhtin e as ciências humanas: sobre o ato de pesquisar. In: FREITAS, Maria Teresa Assunção. Escola, tecnologias digitais e cinema. 1. ed. Juiz de Fora, 2011. p. 35-44.
MAGALHÃES, A. S.; FÉRES-CARNEIRO, T. Em busca de uma conjugalidade perdida: quando a parentalidade prevalece. In: FÉRES-CARNEIRO, Terezinha. Casal e família: conjugalidade, parentalidade e psicoterapia. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. p. 161-172.
NICOLACI-DA-COSTA, A. M.; PIMENTEL, M. Sistemas colaborativos para uma nova sociedade e um novo ser humano. In: PIMENTEL, Mariano; FUKS, Hugo . Sistemas colaborativos. Rio de Janeiro: Campus, 2011. p. 3-15.
PEIXOTO JUNIOR, C. A. Os limites da representação na experiência esquizoide. In: GARCIA, Claudia Amorim; CARDOSO, Marta Rezende. Limites da clínica. Clínica dos limites. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2011. p. 93-102.
RUDGE, A. M. Interpretação - poder e limites. In: GARCIA, Claudia Amorim; CARDOSO, Martha Rezende. Limites da clínica. Clínica dos limites. 1. ed. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2011. p. 137-146.
RUDGE, A. M. Violência e supereu. In: MERITI DE SOUZA, José Newton; MARTINS, Francisco. Dimensões da violência - Conhecimento, subjetividade e sofrimento psíquico. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo. São Paulo, 2011. p. 151-162. 2011.
RUDGE, A. M.; FUKS, B. B. Perspectivas da crítica freudiana à cultura. BRAUNSTEIN, Néstor A.; FUKS, Betty B.. 100 anos de novidade - A moral sexual. Contra Capa: Rio de Janeiro, 2011. p. 73- 90. 2011.
ZORNIG, S. M. Abu-Jamra. Clinica da relação pais/bebê: novos paradigmas para a psicanálise? In: ZORNIG, Silvia Maria Abu-Jamra. Nascimento: antes e depois. Cuidados em rede. 2. ed. Curitiba: HonorisCausa, 2011. p. 33-43.
Livros
FÉRES-CARNEIRO, T. Casal e família: conjugalidade, parentalidade e psicoterapia. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.208p.
GARCIA, C. A.; CARDOSO, MO. R. Limites da clínica. Clínica dos limites. 1. ed. Cia de Freud, 2011. 212p.
RUDGE, A. M.; BESSET, V. Psicanálise e outros saberes. 1. ed. Rio de Janeiro: Cia de Freud, 2012.
VILHENA, J.; NOVAES, J. V. Corpo para que te quero? Ensaios sobre o corpo na cena contemporânea. Rio de Janeiro: PUC-Rio.
ZORNIG, S. M. Abu-Jamra. Nascimento: antes de depois - cuidados em rede. 2. ed. Curitiba: Honoris Causa, 2011. 335p.
Balanço do Ano
1- Atuação com vista à consolidação dos Estágios Básicos: a proposta de implementação dos Estágios Básicos que, por exigência das Diretrizes Curriculares do MEC, devem passar a ser iniciados no 4º período de curso, foi adotada pelo Departamento de Psicologia em 2010. No ano de 2011, já tivemos uma média de doze turmas por semestre com estágios em processos sociais e processos clínicos em diferentes áreas: creches, esporte, idosos, comunidade (processos sociais) ou saúde mental, hospital geral e dependência clínica (processos clínicos). Para a realização desses estágios, o Departamento de Psicologia estabeleceu convênios com um grande número de instituições públicas e privadas.
2- Visitas de professores:tivemos uma série de professores visitantes que atuaram ao longo de 2011, oferecendo palestras e cursos. Um ponto importante dessas visitas é que elas facilitaram a integração de alunos e professores da Graduação com alunos e professores da Pós-Graduação. Como as atividades eram abertas e contavam como atividades complementares para os alunos de Graduação, esses tiveram alto nível de participação. Outro ponto importante dessas visitas é que elas possibilitaram a abertura de convênios de cooperação internacional.
3- Modificações no sistema de avaliação: a partir de questões decorrentes do resultado do ENADE de 2010, o Departamento de Psicologia formulou um projeto, propondo modificações no sistema de avaliação dos alunos. O projeto foi implantado ao longo do ano de 2011, tendo obtido bons resultados.
4- Eventos realizados: ao longo do ano de 2011, realizamos três grandes eventos, com ampla participação de professores de outras instituições tanto do Rio de Janeiro quanto de fora do estado. Os seminários contaram com a presença de expressivo número de profissionais e alunos, tendo apoio da FAPERJ, da Associação Brasileira de Magistrados e do Globo Universidade.
5- Criação do Laboratório Multifuncional que irá atender as disciplinas de Graduação Fundamentos em Neurociências e Processos Psicológicos Básicos, além de várias disciplinas eletivas.
6- Por fim, o projeto PUC por um semestre visava abrir o espaço do Departamento para alunos de Ensino Médio por intermédio de atividades realizadas semanalmente. Inicialmente, o projeto oferecia 30 vagas, mas acabamos recebendo 40 alunos que acompanharam as atividades ministradas por professores do Departamento. A avaliação feita pelos alunos participantes e por seus familiares foi muito boa.
Profa. Maria Elizabeth Ribeiro dos Santos
Diretora do Departamento de Psicologia
O Programa de apoio ao Pós-Doutorado no estado do Rio de Janeiro, desenvolvido pela FAPERJ e pela CAPES, implementou uma bolsa FAPERJ de Pós-Doutorado a ser desenvolvida no Departamento pela doutora Perla Klautau de Araujo Pimentel, com o projetoAspectos subjetivos do adoecimento neurológico, orientado pela profa. Monah Winograd.
O prof. Jesus Landeira Fernandez teve seu projeto Psicólogos do futuro: divulgação das interfaces entre Psicologia e Neurociências aprovado no edital Difusão e popularização da ciência e tecnologia no estado do Rio de Janeiro – 2011, da FAPERJ.
A profa. Solange Jobim e Souza recebeu apoio da FAPERJ, por meio do edital Treinamento e capacitação técnica – 2011 para o desenvolvimento do projeto Por uma epistemologia da imagem técnica em pesquisa acadêmica.
A profa. Terezinha Féres-Carneiro recebeu apoio da FAPERJ, por meio do edital Treinamento e capacitação técnica – 2011para o desenvolvimento do projeto A parentalidade nas múltiplas configurações familiares contemporâneas.
O prof. Jesus Landeira Fernandez teve seu projeto intitulado Psicologia e neurociência: a I Reunião Anual do IBNeC apoiado pela FAPERJ por meio do edital do Programa de Auxílio à editoração (APQ 3) – 2011.1.
A profa. Ana Maria de Toledo Piza Rudge teve seu projeto intitulado Coletânea Psicanálise e outros saberes apoiado pela FAPERJ por meio do edital do Programa de Auxílio à editoração (APQ 3) – 2011.2.
A profa. Monah Winograd teve seu projeto intitulado Processos de subjetivação, clínica ampliada e sofrimento psíquico apoiado pela FAPERJ por meio do edital do Programa de Auxílio à editoração (APQ 3) – 2011.2.
A profa. Helenice Charchat Fichman teve seu projeto intitulado Avaliar fatores meditivos cognitivos e neuropsiquiátricos do diagnóstico precoce das demências, apoiado por meio do edital Bolsa de produtividade e apoio financeiro-universal do CNPq. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 2.
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Todos os dados foram fornecidos pelo departamento ou extraídos do Sistema Coleta de Dados CAPES e do site do CNPq.