vidano tempopor escritoimagensfilmes e entrevistasdepoimentosdom helder na puc-riodom helder no rionotíciaslinks
 

O ETERNO SORRISO

De Dom Helder se podem dizer e escrever tantas coisas que fica difícil escolher as palavras exatas para caracterizá-lo. Muito se tem dito a respeito de seu entusiasmo, de sua compaixão para com os mais pobres, de sua projeção mundial e de sua capacidade organizativa. Sempre ficará  algo por dizer.

A imagem, porém, que eu guardo dele é a de um eterno sorridente. Miúdo, com seu sotaque nordestino e sua oratória barroca, com seu ardor e seu pensamento lúcido, sua coragem na denúncia e sua atividade incansável, sua bondade para com os pobres e sua austeridade pessoal, deixou uma marca indelével. Mas, como já falei, a marca que deixou em mim foi seu eterno sorriso: um sorriso de alguém que precisava de muito pouca coisa para estar de bem com a vida; um sorriso de benevolência e acolhimento para todos; um sorriso de compaixão e de fraternidade; um sorriso de paz.

Por muito bem construído que seja o nosso site comemorativo do centenário de Dom Helder Camara, não conseguirá transmitir o seu sorriso cálido e amigo, mas certamente nos fará lembrar dele e despertará em nós a saudade do eterno amigo que continua a sorrir.


Padre Jesús Hortal Sànchez, S.J.
Reitor da PUC-Rio

           
 

 

PUC-Rio Página de abertura créditos