Departamento de Psicologia - PSI
Administração
Prof. Jesus Landeira-Fernandez (até julho)
Profa. Luciana Fontes Pessôa (a partir de julho)
E-mail: luciana_pessoa@puc-rio.br
Data de Posse: 15/07/2021
Número da portaria: 30/2021
Graduação em Psicologia:
Profa. Luciana Fontes Pessôa (até julho)
Prof. Jesus Landeira-Fernandez (a partir de julho)
E-mail: landeira@puc-rio.br
Data de Posse: 17/07/2021
Número da portaria: 34/2021
Graduação em Neurociências:
Prof. Daniel Corrêa Mograbi
E-mail: dmograbi@puc-rio.br
Data de Posse: 05/03/2021
Número da portaria: 07/2021
Prof. Jean Carlos Natividade
E-mail: jeannatividade@puc-rio.br
Data de Posse: 19/07/2021
Número da portaria: 33/2021
Prof. Breno Sanvicente Vieira (adjunto)
E-mail: brenosanvicente@puc-rio.br
Coordenador do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA):
Profa. Helenice Charchat Fichman (até julho)
Prof. Raphael Sacchi Zaremba (a partir de julho)
E-mail: rzaremba@puc-rio.br
Coordenador de Laboratórios:
Prof. Jesus Landeira-Fernandez
E-mail: landeira@puc-rio.br
Coordenador de Estágios Externo:
Profa. Mariangela da Silva Monteiro
E-mail: mariangela@infolink.com.br
Coordenador de PIBIC e Monografias:
Prof. Ricardo Torri de Araújo
E-mail: ricardotorri@gmail.com
Coordenador do Projeto de Apoio à Profissionalização do Aluno (APA):
Prof. Raphael Sacchi Zaremba
E-mail: rzaremba@puc-rio.br
Coordenador do Setor de Teste (SETEST):
Prof. Breno Sanvicente Vieira
E-mail: brenosanvicente@puc-rio.br
Representante de Internacionalização (CCCI):
Prof. Daniel Correa Mograbi
E-mail: danielmograbi@puc-rio.br
Revista Psicologia Clínica (Avaliação A2):
Prof. Breno Sanvicente Vieira
E-mail: brenosanvicente@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, sala 201
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefones: 55 21 35271186 (Direção) / 1183 / 1184 (Graduação) / 1185 (Pós-Graduação) / 1574 / 1575 (SPA)
Fax: 55 21 35271187
E-mails: psidir@puc-rio.br; psipos@puc-rio.br; psigra@puc-rio.br; psispa@puc-rio.br; psiprojetos@puc-rio.br; psiestagios@puc-rio.br; psirevista@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/psicologia.html
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/neurociencias.html
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progpsi.html
Site: www.psi.puc-rio.br
Secretaria
Direção:
Vera Lucia Lima Silva - Coordenador I
Thiago Pereira de Souza - Auxiliar I
Pós-graduação:
Fernando Doreste Macedo da Mota Leite Carvalhinha - Analista I
Marcelina Oliveira de Andrade - Supervisor II
Graduação:
Francisco Wellington Barreto - Analista I
Maria Rosa Seabra Monte Inoue - Assistente
Valdenir Albino da Silva Oliveira - Supervisor II
Flavia Cândido Pereira Rosseti - Analista Técnica II - Biotério
Silvia Soares Maisonnette - Analista Técnica II - Biotério
Sylvio Claudio Neto - Especialista II - Biotério
Colegiados
Prof. Jesus Landeira-Fernandez - Presidente (até julho)
Profa. Luciana Fontes Pessôa - Presidente (a partir de agosto)
Profa. Andrea Seixas Magalhães
Profa. Daniela Romão Barbuto Dias
Prof. Fernando Ribeiro Tenório
Prof. Jesus Landeira-Fernandez (a partir de agosto)
Profa. Helenice Charchat Fichman
Profa. Luciana Fontes Pessôa (até julho)
Profa. Maracy Domingues Alves
Profa. Maria Isabel de Andrade Fortes
Prof. Daniel Corrêa Mograbi - Suplente
Prof. Luis Flávio Chaves Anunciação - Suplente
Representantes discentes:
Matheus Almeida Macêdo Bezerra Karounis - Aluno de Pós-Graduação
Tiago Azevedo Mariot - Aluno de Pós-Graduação - Suplente
Sofia Jasmin - Aluna de Graduação
Daniela Velloso - Aluna de Graduação
João Pedro Faria - Aluno de Graduação
Juliana Scheidegger – Aluna de Graduação - Suplente
Prof. Breno Sanvicente Vieira
Prof Jean Carlos Natividade
Prof. Marcus André Vieira
Prof. Rebeca Nonato Machado
Prof. Thomas Eichenberg Krahe
Matheus Almeida Bezerra Karounes - Representante discente
Suplentes:
Profa. Silvia Maria Abu-Jamra Zornig
Profa. Luciana Fontes Pessôa
Profa. Clarissa Pinto Pizarro de Freitas
Prof. Carlos Augusto Peixoto Junior
Prof. Daniel Corrêa Mograbi
Tiago Marot - Representante discente
Prof. Jesus Landeira-Fernandez - Presidente (até julho)
Profa. Luciana Fontes Pessôa - Presidente (a partir de agosto)
Profa. Andrea Seixas Magalhães
Profa. Juliane Callegaro Borsa
Profa. Jesus Landeira-Fernandez
Profa. Maria Helena Rodrigues Navas Zamora
Prof. Marcus André Vieira
Membros Suplentes:
Prof. Carlos Augusto de Oliveira Peixoto Junior
Prof. Jean Carlos Natividade
Profa. Helenice Charchat Fichman
Profa. Silvia Maria Abu-Jamra Zornig
Prof. Ricardo Torri de Araújo
Corpo Docente
Profa. Ana Maria Nicolaci-da-Costa - Emérita (afastada)
Profa. Andrea Seixas Magalhães
Prof. Breno Sanvicente Vieira
Prof. Carlos Augusto de Oliveira Peixoto Junior
Profa. Clarissa Pinto Pizarro de Freitas
Prof. Daniel Corrêa Mograbi
Profa. Helenice Charchat Fichman
Prof. Jean Carlos Natividade
Prof. Jesus Landeira-Fernandez
Profa. Juliane Callegaro Borsa
Prof. Leonardo Fernandes Martins
Profa. Luciana Fontes Pessôa
Prof. Marcus André Vieira
Profa. Maria Helena Rodrigues Navas Zamora
Profa. Maria Isabel de Andrade Fortes
Profa. Monah Winograd
Profa. Rebeca Nonato Machado
Profa. Silvia Maria Abu-Jamra Zornig
Prof. Thomas Eichenberg Krahe
Prof. Álvaro de Pinheiro Gouvêa (afastado)
Profa. Ana Maria Stingel
Prof. Auterives Maciel Junior
Profa. Cátia Martins Leite Padilha
Profa. Carla Faria Leitão
Prof. Carlos Eduardo Duarte Alves de Brito
Prof. Carlos Eduardo Lourenço dos Santos Norte
Profa. Catia Martins Leite Padilha
Profa. Daniela Romão Barbuto Dias
Prof. Fernando Ribeiro Tenório
Prof. Guilherme Gutman Correa de Araújo (afastado)
Prof. Henrique de Carvalho Pereira
Profa. Luciana Brooking Teresa Dias
Prof. Luis Antonio Monteiro Campos
Prof. Luis Flávio Chaves Anunciação
Profa. Maracy Domingues Alves
Prof. Marco Aurélio de Góes Monteiro Negreiros
Profa. Maria Amélia Penido Sampaio
Profa. Norma Moreira Salgado Franco
Profa. Regina Lúcia Lima Pontes
Profa. Regina Maria Murat Vasconcelos
Profa. Regina Schoemer Jardim
Profa. Renata Barboza Vianna Medeiros
Profa. Renata Machado de Mello
Profa. Sandra Salomão Carvalho
Profa. Sara Angela Kislanov
Prof. Sergio Margulis (até dezembro)
Profa. Terezinha Féres-Carneiro
Profa. Mariangela da Silva Monteiro
Prof. Raphael Sacchi Zaremba
Prof. Ricardo Torri de Araújo
Cursos
Bacharelado em Psicologia
Iniciado em 1958
Avaliado pelo MEC com o conceito 4 para o ciclo avaliativo 2016/2018
Bacharelado em Neurociências
Iniciado em 2021
Resolução 02/2020 - deliberação Conselho Universitário, em sua 464ª Reunião em 16/09/2020, nos termos do inciso II, do art.30 do Estatuto da Universidade.
Mestrado Acadêmico
Iniciado em 1966
Doutorado
Iniciado em 1985
Mestrado e Doutorado em Psicologia Clínica
Área de concentração:
• Psicologia Clínica
Linhas de pesquisa:
• Psicanálise: clínica e cultura
• Psicologia Social: indivíduo e sociedade
• Família, casal e criança: teoria e clínica
• Clínica e neurociências
• Saúde e Desenvolvimento Humano
Avaliados pela CAPES com conceito 5 para o quadriênio 2013/2016
Especialização:
• Avaliação Neuropsicológica
• Dependência Química
• Gestalt-Terapia
• Psicologia Clínica
• Psicologia Clínica com Crianças
• Psicologia Junguiana, Arte e Imaginário
• Psicologia Hospitalar e da Saúde
• Psicoterapia de Família e Casal
• Psicologia Jurídica
• Psicologia Organizacional: Estratégias e Intervenções
• Transtornos Alimentares: Obesidade, Anorexia e Bulimia
• Psicanálise e Contemporaneidade: Trauma e Urgências Subjetivas
• Terapia Cognitivo Comportamental
• Psico-Oncologia
• Transtorno do Espectro Autista: intervenção em múltiplos
Contextos.
• Terapia Cognitivo-Comportamental Aplicada à Infância e
Adolescência.
• Psicologia do Esporte e do Exercício
• Inclusão da Pessoa com Deficiência: Aspectos Psicossociais.
Extensão:
• Ampliando o Olhar: a clínica da perinatalidade e da parentalidade na contemporaneidade
• As Psicopatologias do Trabalho e o Autocuidado na Identificação do Sofrimento e da Saúde
• Introdução à Psicanálise II: conceitos, clínica, técnica e manejo
• Introdução à Psicologia Positiva
• Oficina de Extensão de Prática Clínica Em Dependência Química
• Oficina de Extensão de Prática Clínica Em Dependência Química
• Análise científica da comunicação não verbal
• Comportamento organizacional e cultura em tempos de mudança
• Morte e luto no contexto hospitalar e da saúde
• Os clássicos freudianos na contemporaneidade
• Psicanálise e contemporaneidade: das faces do trauma à violência psíquica
• Rastreio de sinais no transtorno do espectro autista em crianças
• Workshop Mindfulness e comunicação não violenta
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Serviço de Psicologia Aplicada - SPA
Profa. Helenice Charchat Fichman (até julho)
Prof. Raphael Sacchi Zaremba (a partir de julho)
E-mail: rzaremba@puc-rio.br
Coordenadora de Estágios Básicos:
Profa. Mariangela da Silva Monteiro
E-mail: mariangela@infolink.com.br
Equipe de secretaria
Tatiana dos Santos Fiaux - Supervisor de Administração Interna
Edson Martins Mulinari - Analista I
Jony Gomes da Silva - Auxiliar II
Leonardo Pereira de Jesus - Auxiliar II
Equipe técnica:
Luciana Mendes Miguel - Médica
Maria Lucia Loredo Abreu Jorge - Médica
Manuela da Costa Gonçalves de Almeida - Psicóloga
Equipe de supervisores:
Prof. Alvaro de Pinheiro Gouvêa (afastado)
Profa. Andrea Seixas Magalhães
Prof. Carlos Eduardo Duarte Alves de Brito
Profa. Daniela Romão Barbuto Dias
Prof. Daniel Corrêa Mograbi
Prof. Fernando Ribeiro Tenório
Prof. Henrique de Carvalho Pereira
Profa. Helenice Charchat Fichman
Profs. Luciana Brooking Teresa Dias
Profa. Maracy Domingues Alves
Prof. Marco Aurélio de Góes Monteiro Negreiros
Profa. Maria Amélia Penido Sampaio
Profa. Maria Isabel de Andrade Fortes
Profa. Mariangela da Silva Monteiro
Profa. Monah Winograd
Profa. Rebeca Nonato Machado
Profa. Regina Lúcia Lima Pontes
Profa. Regina Maria Murat Vasconcelos
Profa. Regina Schoemer Jardim
Profa. Renata Barboza Vianna de Medeiros
Profa. Renata Machado de Mello
Profa. Sandra Salomão Carvalho
Profa. Sara Angela Kislanov
Profa. Silvia Maria Abu-Jamra Zornig
Rua Marquês de São Vicente, 225
Casa do SPA - Clínica Universitária Pe. Benkö
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefone: 55 21 35271574 / 1575
E-mail: psispa@puc-rio.br
Site: www.psi.puc-rio.br/spa.html
Outros Núcleos / Institutos ligados ao Departamento de Psicologia
Outros Núcleos / Institutos |
Coordenador |
Núcleo de Neuropsicologia Clínica e Experimental (NNCE): Laboratório de Neurociência Comportamental (LANEC); Laboratório de Análise de Dados (LAND); Laboratório de Clínica e Neurociências (LACLIN) |
Prof. Jesus Landeira-Fernandez |
Laboratório de Análise Neurofisiológicas (Mograbi Lab) |
Prof. Daniel Corrêa Mograbi |
Laboratório de Pesquisa: Constituição Psíquica e Clínica Psicanalítica (LABPSI) |
Profa. Silvia Maria Abu-Jamra Zornig |
Laboratório - Avaliação Psicológica: Pessoas & Contextos (APlab) |
Profa. Juliane Callegaro Borsa |
Laboratório de Pesquisas Avançadas em Psicanálise e Subjetividade (LAPSU) |
Profa. Monah Winograd e profa. Maria Isabel de Andrade Fortes |
Laboratório de Pesquisa em Psicologia Social (L2PS) |
Prof. Jean Carlos Natividade |
Projeto PIPA |
Prof. Alvaro de Pinheiro Gouvea |
Laboratório de Pesquisa em Família e Casal (LEFaC) |
Profa. Terezinha Féres-Carneiro, profa. Andrea Seixas Magalhães e profa. Rebeca Nonato Machado |
Laboratório Desenvolvimento: Biologia & Cultura |
Profa. Luciana Fontes Pessôa |
Laboratório de Neuropsicologia Clínica (NEUROPSICLIN) |
Profa. Helenice Charchat Fichman Professores de outros departamentos colaboram com projetos deste laboratório: profa. Erica dos Santos Rodrigues (LET); profa. Letícia M. Sicuro Corrêa (LET); profa. Zena Winona Eisenberg (EDU), prof. Leonardo Cardarelli (DAD), profa. Vera Damásio (DAD), prof. Bruno Feijó (INF). |
INCog - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Neurociências e Cognição da PUC-Rio |
Prof. Jesus Landeira-Fernandez; Vice-Coordenadora: Profa. Cilene Rodrigues (LET). Além dos professores: Breno Sanvicente Vieira, Daniel Corrêa Mograbi, Helenice Charchat Fichman e Thomas Eichenberg Krahe, lotados no Departamento de Psicologia, participam ainda desse projeto vários professores de outros Departamentos: Letras, Educação, Filosofia, Medicina e Biologia. |
Núcleo Neuro Academia da Memória |
Profa. Norma Moreira Salgado Franco |
Núcleo Acadêmico de Álcool e Drogas (NAAD) |
Prof. Daniel Corrêa Mograbi |
Laboratório de Eletrofisiologia e Neuroplasticidade (LENP) |
Prof. Thomas Eichenberg Krahe |
Laboratório de Pesquisa em Diferenças Individuais e Psicopatologia (LADIP) |
Prof. Breno Sanvicente Vieira |
Grupos de Pesquisa
Cognição, Evolução e Bases Biológicas das Religiões. Coordenador: Prof. Renato Matoso Ribeiro Gomes Brandão. Ano de formação: 2020.
Desenvolvimento Biologia e Cultura. Coordenador: Profa. Luciana Fontes Pessôa. Ano de formação: 2014.
Laboratório de Pesquisa em Diferenças Individuais e Psicopatologia. Coordenador: Prof. Breno Sanvicente Vieira. Ano de formação: 2019.
MograbiLab. Coordenador: Prof. Daniel Correa Mograbi. Ano de formação: 2015.
Núcleo de Estudos em Psicometria e Psicologia Organizacional. Coordenador: Profa. Clarissa Pinto Pizarro de Freitas. Ano de formação: 2016.
Personalidade e Psicologia Social. Coordenador: Prof. Jean Carlos Natividade. Ano de formação: 2015.
Fonte: Cadastro de Grupos de Pesquisa do CNPq
Convênios e Parcerias
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS / UFRJ). Buscar constituição de um diálogo entre a teoria psicanalítica e a obra de Michel Foucault. (Prof. Carlos Augusto Peixoto Júnior) Brasil. Ano de início: 2010
Faculdades de Campinas (Facamp) - Campinas/SP. O presente estudo objetiva avaliar se o controle de aquiescência reduz o viés de resposta dos instrumentos utilizados para avaliar as demandas, os recursos do trabalho (apoio social, clareza de papel e autonomia), recursos pessoais (trabalho significativo, autoeficácia geral e ocupacional), as ações de redesenho do trabalho e o bem-estar no trabalho (engajamento e adição ao trabalho). Em parceria com a profa. Rita Pimenta de Devotto. (profa. Clarissa Pinto Pizarro de Freitas) Brasil. Ano de início: 2019
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Depto. de Psicologia) - Porto Alegre/RS. O presente projeto objetiva investigar de que modo as demandas, os recursos do trabalho (apoio social, clareza de papel e autonomia), os recursos pessoais (trabalho significativo, autoeficácia geral e ocupacional) e as ações de redesenho do trabalho contribuem na promoção do engajamento no trabalho e na prevenção do desenvolvimento da adição ao trabalho entre profissionais da saúde no contexto atual da pandemia da COVID-19. Em parceria com a profa. Ana Cláudia Vázquez. (profa. Clarissa Pinto Pizarro de Freitas) Brasil. Ano de início: 2018
Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA) (Brasil), Universidade do Spiríto Santo (UEE) (Equador), Leuven University (Bélgica), Utrecht University (Holanda). Avaliar o impacto das condições de trabalho sobre os níveis de bem-estar dos profissionais durante a pandemia de COVID; (profa. Clarissa Pinto Pizarro de Freitas) Brasil, Equador, Bélgica e Holanda. Ano de início: 2020
Instituto Fernandes Figueira (FIOCRUZ). Desenvolvimento do projeto Relações Objetais Precoces e temas vinculados à interpessoalidade da psicanálise. (prof. Carlos Augusto Peixoto Júnior) Brasil. Ano de início: 2015
Université Paris Descartes, Paris V, Paris VII, Universidade de Sorbonne - Paris-Cité e Universidade de Lumière-Lyon. Intercâmbio entre a Clínica dos Primórdios e o laboratório de Psicopatologia, Psicanálise e Perinatalidade, coordenado pelo prof. Sylvain Missonier, que também é o diretor do Instituto de Psicologia da referida Universidade. (profa. Silvia Zornig) França. Ano de início: 2011
UFRGS. Interação pais-bebê/criança. Membro do GT da ANPEPPP (Profa. Silvia Zornig) Brasil. Ano de início: 2015
PUC-Rio, Université de Paris, Université Lumière Lyon 2, University of London, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa. Projeto CAPES/PRINT PROJETO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL - Projeto: Clínica e questões sociais contemporâneas. Coordenadora: Silvia Maria Abu-Jamra Zornig. Linhas de pesquisa envolvidas: Família, Casal e Criança: Teoria e Clínica; Psicanálise: Clínica e cultura, Psicologia Social: indivíduo e sociedade. O projeto aborda temas candentes da contemporaneidade, dentre os quais destacam-se: 1) migração forçada e grupos de refugiados; 2) acolhimento e inclusão de jovens em situação de risco; 3) novos arranjos conjugais; 4) fatores envolvidos na escolha de parceiros; 5) questões atuais sobre parentalidade; 6) dinâmicas sociais na infância e constituição psíquica; 7) racismo. Do ponto de vista metodológico, o projeto se vale de abordagens qualitativas, com pesquisa participativa em diversas modalidades. O objetivo geral do projeto é obter uma melhor compreensão das dinâmicas sociais envolvidas nos diferentes temas. (profa. Silvia Zornig) França, Inglaterra, Portugal, Brasil. Ano de início: 2018
Université Lumière Lyon 2, PUC-Rio, Université de Paris, Universidade de Napoles Federico II, Université de Quebec à Montreal, Université Catholique de Louvain-la-Neuve . Pesquisa internacional sobre Práticas Internacionais de Saúde: as mediações terapêuticas (arte, criatividade e cuidado) coordenada pela professora Anne Brun (Universidade de Lyon) com o objetivo de discutir e avaliar as práticas terapêuticas transculturais. (profa. Silvia Zornig) França, Brasil, Canadá, Itália, Suiça. Ano de início: 2018
Universidade de Coimbra (Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social e Laboratório de intervenção na Comunidade). Estudos sobre educação, saúde e processos de desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. (profa. Maria Helena Zamora) Portugal, Brasil. Ano de início: 2012
National/Global Advisory Board for Faith and Justice in Community and Society. Professora convidada (sócia) com direção do prof. John Stanfield, Indiana University. (profa. Maria Helena Zamora) Estados Unidos. Ano de início: 2011
Cátedra Sergio Vieira de Melo do ACNUR/ONU. Estudos, pesquisas, ensino e extensão com populações refugiadas e migrantes e intercâmbio com universidades e centros de estudos do Brasil e exterior. (profa. Maria Helena Zamora) Brasil. Ano de início: 2017
GROUP - Dinamarca Universidade de AALBORJ. Parceria com o GROUP BASED APPROACH - Reino Unido, Itália e Brasil. (profa. Maria Helena Zamora) Dinamarca. Ano de início: 2018
UNICEF - Comitê de Ética e Pesquisa do Comitê de Prevenção de Homicídios de Adolescentes. Discussões sobre ética em pesquisa sobre violência letal contra adolescentes. (profa. Maria Helena Zamora) Brasil . Ano de início: 2020
Luta Pela Paz (Ong). Convênio de estágio com adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. (profa. Maria Helena Zamora) Brasil. Ano de início: 2019
SPPREAD International (Social Pedagogy, Practice Research and Development International) . Estudos sobre socioeducação e desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. (profa. Maria Helena Zamora) Reino Unido, Dinamarca e Brasil. Ano de início: 2018
ASARPI (institute for the Advanced Study of African Renaissance Policies Ideas). Estudos sobre países africanos e a diáspora africana no mundo, incluindo história e relações raciais. (profa. Maria Helena Zamora) Estados Unidos, Brasil, Africa do Sul, Maurício e outros países.. Ano de início: 2020
USP/UFMG. Parceria com os professores Ricardo Negrini e Paulo Caramelli para desenvolvimento do projeto de validação clínica para demência de uma bateria de testes neuropsicológicos computadorizados - COMPCOG. (profa. Helenice Charchat Fichman) Brasil. Ano de início: 2015
Santa Casa de Misericórdia-RJ. Parceria com os professores Fábio Barbirato e Danielli Carim no projeto de avaliação neuropsicológica de criança com TDAH - atendidas no Ambulatório de Psiquiatria Infanto-Juvenil. (profa. Helenice Charchat Fichman) Brasil. Ano de início: 2015
UFRJ. Pesquisa sobre Doença de Alzheimer. Em parceria com a profa. Rosinda Oliveira e o prof. Roberto Lourenço.(profa. Helenice Charchat Fichman) Brasil. Ano de início: 2010
Prefeitura do Rio de Janeiro. Parceria para desenvolvimento do projeto de rastreio cognitivo e reabilitação neuropsicológica com idosos frequentadores das casas de convivências da prefeitura do Rio de Janeiro. (profa. Helenice Charchat Fichman) Brasil. Ano de início: 2015
UFRJ/UERJ. Projeto Validação de testes neuropsicológicos com crianças. (profa. Helenice Charchat Fichman) Brasil. Ano de início: 2015
UFRRJ/UFRJ. Projeto de avaliação do desenvolvimento cognitivo de crianças de 0 a 2 anos, em parceria com o Prof. Gilberto Kac (UFRJ) e profa. Luciene Rociolli (UFRRJ) (profa. Helenice Charchat Fichman) Brasil. Ano de início: 2015
USP-Ribeirão Preto. Desenvolver experimentos com modelos animais de ansiedade com o prof. Marcus Brandão. (prof. Jesus Landeira-Fernandez) Brasil. Ano de início: 2010
Universidad de los Andes. Realizar experimentos em comum com modelos animais de ansiedade juntamente com os professores Fernando Cardenas (Los Andes), Vânia Costa (UFRJ) e Marcus Brandão (USP/RP/SP). (prof. Jesus Landeira-Fernandez) Colômbia. Ano de início: 2010
University of Oregon. Projeto de validação de escalas em desenvolvimento infantil e avaliação de programas sociais na primeira infância (creches públicas) em parceria com a profa. Jane Squires (University of Oregon) e demais professores da UFF e UFRRJ, do Rio de Janeiro). (prof. Jesus Landeira-Fernandez) Estados Unidos. Ano de início: 2015
UnB/USP. Projeto editoração da revista Psychology & Neuroscience. (prof. Jesus Landeira-Fernandez) Brasil. Ano de início: 2015
ANPEPP. Psicobiologia, neurociências e comportamento (GT/ANPEPP). (prof. Jesus Landeira-Fernandez) Brasil. Ano de início: 2016
UFMG. Participação no conselho editorial da revista Estudos Lacanianos. (prof. Marcus André Vieira) Brasil. Ano de início: 2010
Universidade Lusófona de Lisboa. Participação no conselho editorial da revista digital Afreudite, de Portugal. (prof. Marcus André Vieira) Portugal. Ano de início: 2010
Universidade de Middlesex/Londres. Intercâmbio com os professores Bernard Bourgoyne e Julia Borossa do Centre for Psychoanalisys da Universidade de Middlesex /Londres, dando início à preparação do evento Klein-Lacan Dialogues. (prof. Marcus André Vieira) Reino Unido. Ano de início: 2014
Instituto Nacional de Segurança Pública -Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Criação de um Instituto Nacional de Segurança Pública a partir do trabalho realizado pela pesquisa Sintoma e trauma no atendimento de crianças na favela da Maré, em parceria com o REDES Maré. (prof. Marcus André Vieira) Brasil. Ano de início: 2010
Universidade de Paris VIII. Parceria em projetos de eventos realizados na Universidade. (prof. Marcus André Vieira) Brasil. Ano de início: 2015
Instituto Deolindo Couto-UFRJ. Do cérebro à palavra: a clínica com pacientes neurológicos, em parceria com a Profa. Claudia Drumonnd (profa. Monah Winograd) Brasil. Ano de início: 2016
UFPR. Intercâmbio com a profa. Maria Virginia Filomena Cremasco no GT da ANPEPP – Psicanálise e Clínica Ampliada (profa. Monah Winograd) Brasil. Ano de início: 2017
UNIFOR. Intercâmbio com o Laboratório de Estudos e Intervenções Psicanalíticas na Clínica e no Social, com as professoras Clara Virgínia de Q. Pinheiro, Leônia C. Teixeira e Maria Celina P. Lima (profa. Monah Winograd) Brasil. Ano de início: 2016
Universidade Gdansk (Polônia) e McGill University (Canadá). Parceria para desenvolvimento da pesquisa Solidariedade, memória e identidade. (profa. Monah Winograd) Polônia, Canadá. Ano de início: 2015
Escola de Belas-Artes/UFRJ/PUC-Rio. Paisagens Híbridas - Grupo de pesquisas acadêmicas vinculado, à Escola de Belas-Artes | UFRJ, que tem como matriz de trabalho a ideia da paisagem inventada, que, por sua vez, considera a priori as dinâmicas orgânicas e inorgânicas produzidas pelo encontro entre o homem, a cultura e natureza, implicando a materialização e a manifestação de ações de caráter híbrido sobre o ambiente. É justamente na criação dessas ambiências que nos deparamos com um palimpsesto cujas ordens, escalas e dimensões de construção do mundo potencializam diferenciadas matizes de desenhos de paisagens: reais, imaginárias, paisagísticas, sonoras, artísticas, fúnebres, artificiais, cinematográficas, arqueológicas, eróticas, patrimoniais, paisagens do medo, ou seja, paisagens compostas pelos mais diversos elementos que interagem e se complementam na constituição do cotidiano humano. Brasil. Ano de início: 2021
Cátedra Sergio Vieira de Mello, Rede Interinstitucional de Cátedras Sergio Vieira de Mello/ PUC-Rio. A Rede Interinstitucional de Cátedras SVM engloba trabalho de ensino, pesquisa e extensão para promoção e proteção dos direitos das populações refugiadas. As universidades participantes são referendadas pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) da ONU. A Rede trabalha temas atinentes à agenda global, regional e nacional de proteção a refugiados; políticas de inserção social, cultural e econômica de populações refugiadas, políticas e práticas atinentes aos processos de elegibilidade, dilemas dos regimes de proteção no contexto de expansão e complexificação dos fluxos migratórios e de restrições nas dinâmicas de reassentamento, integração local e repatriação, bem como investiga dimensões de saúde pública que afetam populações refugiadas no Brasil. A Rede articula perspectiva interdisciplinar ao estudo dos processos de deslocamento forçado e mantém encontros anuais para troca de boas práticas, mobilização junto a sociedade civil e formulação de políticas públicas Brasil. Ano de início: 2021
Núcleo de Infância e Família NUDIF / GIDEP/ UFRGS. Parceria no desenvolvimento de pesquisa do referido núcleo sob a coordenação do Prof. Cesar Augusto Picciani. (profa. Andrea Seixas Magalhães) Brasil. Ano de início: 2010
Universidade de Sorbonne, Paris - Cité/Universidade de Paris Descartes (Paris V, VII e PUC/Rio). Parceria no projeto de pesquisa Transformações da clínica da parentalidade e da perinatalidade, com os pesquisadores da Universidade de Paris Descartes (Paris V, VII e PUC-Rio. (profa. Andrea Seixas Magalhães) França. Ano de início: 2018
Universidade Warwick – Reino Unido. Intercâmbio com a profa. Fiona MacCallum da Universidade Warwick - Reino Unido e com o prof. Stephen Froush da Universidade de Londres. (profa. Andrea Seixas Magalhães) Londres. Ano de início: 2018
Universidade Estadual de Londrina. Intercâmbio com a profa. Maira Bonafé Sei. (profa. Andrea Seixas Magalhães) Brasil. Ano de início: 2018
PUC/Minas e UFGD. Intercâmbio com as professoras Roberta Magnoli e Marcia Stingel da PUC/Minas e Carolina Borges da UFGD (profa. Andrea Seixas Magalhães) Brasil. Ano de início: 2019
Universidade de Lisboa e PUC-Rio. Intercâmbio com a profa. Carla Crespo (Univ. de Lisboa) - pesquisas conjuntas e atividades de ensino. (profas. Andrea Seixas Magalhães e Terezinha Féres-Carneiro) Portugal, Brasil. Ano de início: 2011-
Universidade de Coimbra e PUC-Rio. Intercâmbio com a profa. Ana Relva (Univ. de Coimbra) - pesquisas conjuntas e atividades de ensino. (profas. Andrea Seixas Magalhães e Terezinha Féres-Carneiro) Portugal, Brasil. Ano de início: 2011
Universidade de Sorbonne Paris-Cité. Desenvolvimento do projeto Clinique et transformations actulles de la parentalité et en périnatalité. (profa. Terezinha Féres-Carneiro) Paris. Ano de início: 2014
Association Européenne de Psychothérapie Psychanalytique. Intercâmbio com o prof. Pierre Benghozi, com quem a profa. Terezinha Féres-Carneiro, representante da referida Associação na América Latina, discutiu resultados de pesquisas realizadas na França e no Brasil, visando à elaboração de textos para publicação em coautoria. (profa. Terezinha Féres-Carneiro) França. Ano de início: 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Intercâmbio estabelecido pela profa. Terezinha Féres-Carneiro com a profa. Adriana Wagner, para discussão de resultados de pesquisas realizadas na PUC-Rio e na UFRGS, visando a futuras publicações em coautoria. (profa. Terezinha Féres-Carneiro) Brasil. Ano de início: 2002
USP-Ribeirão Preto. Manter intercâmbio com o prof. Ricardo Gorayeb, como editora-chefe da revista Temas em Psicologia/Trends in Psychology, atividade desenvolvida em parceria com o editor-associado, Bruno F. Damásio (UFRJ). (profa. Terezinha Féres-Carneiro) Brasil. Ano de início: 2014
USP/Universidade de Lyon 2/PUC-Rio. Intercâmbio de cooperação internacional com as profas. Anne Brun e Maria Inês Assumpcão (profa. Terezinha Féres-Carneiro) Brasil, França. Ano de início: 2019
ANPEPP. Intercâmbio com membros do GT da ANPEPP, como coordenadora do GT e organização de livros. (profa. Terezinha Féres-Carneiro) Brasil. Ano de início: 2013
Universidade de Paris 13 PUC-Rio. Atividades de ensino e pesquisa com o prof. Pierre Benghozi. (profa. Terezinha Féres-Carneiro) França, Brasil. Ano de início: 1988
Universidade de Paris 5. Atividades de ensino e pesquisa com o prof. Jean Lemaire. (profa. Terezinha Féres-Carneiro) França, Brasil. Ano de início: 1988
Universidade de Paris e PUC-Rio. Pesquisas conjuntas e atividades de ensino com os professores Philippe Robert e Alberto Konicheckis. (profa. Terezinha Féres-Carneiro) França. Brasil. Ano de início: 2019
Universidade Ramon Llull - Barcelona / PUC-Rio. Trabalho de pesquisa com o Prof. Charles Pérez Testor na Rede de Pesquisadores – SACRU (Universidade Católica). (profas. Terezinha Féres-Carneiro, Andrea Seixas Magalhães e Rebeca Nonato Machado) Espanha, Brasil. Ano de início: 2020
ANPEPP. Membro do GT da ANPEPP Psicanálise, Subjetivação e Cultura (profa. Maria Isabel A. Fortes) Brasil. Ano de início: 2013
Université Paris- Diderot/UFRJ. Acordo Internacional em parceria com a UFRJ e o Centre de Recherches en Psychanalyse et Médecine na execução do projeto de pesquisa Traumas et Catastrophes aujourd-hui, coordenação do prof. Joel Birman (UFRJ-Brasil) e os professores Alain Vanier e Christian Hoffmann (Paris-Diderot). (profa. Maria Isabel A. Fortes) Paris. Ano de início: 2015
Malone University. Parceria em colaboração com o prof. Ebenézer de Oliveira para desenvolvimento do projeto Parenting and the moral and socio-emotional development of children, contemplando atividades que viabilizem a geração de dados de contextos brasileiros, além dos já coletados nos Estados Unidos. (profa. Luciana Fontes Pessoa) Estados Unidos. Ano de início: 2015
UFBA/UERJ. Parceria com a Profa. Patrícia Alvarenga da Universidade Federal da Bahia e a profa. Deise Maria L.F. Mendes da UERJ, no projeto de pesquisa com o objetivo de adaptar a Coping with children’s negative emotions scale (CCNES) para mães e pais brasileiros de crianças entre 3 e 8 anos de idade. (profa. Luciana Fontes Pessôa) Brasil. Ano de início: 2015
UERJ. Projeto de pesquisa em parceria com a prof. Deise Maria F. Mendes, intitulado Trajetória de socialização da emoção: concepções, crenças e metas parentais em diferentes famílias do Rio de Janeiro. (profa. Luciana Fontes Pessôa) Brasil. Ano de início: 2015
Universidade do Porto. Projeto de pesquisa em parceria com o Prof. Samuel Lins, intitulado Socialização dos valores parentais: trajetórias do desenvolvimento de atitudes materialistas. profa. Luciana Fontes Pessôa) Portugal. Ano de início: 2019
Universidade do Minho. Parceria com o prof. José Cruz, com o objetivo de desenvolver estudos transculturais sobre avaliação de indicadores de saúde mental em amostras do Brasil e Portugal. (profa. Juliane Callegaro Borsa) Portugal. Ano de início: 2014
UFRJ. Parceria com o prof. Bruno Damásio por meio de projetos de pesquisa e publicações em coautoria. (profa. Juliane Callegaro Borsa) Brasil. Ano de início: 2018
Universidade do Porto . Intercâmbio com o prof. Samuel Lins (profa. Juliane Callegaro Borsa) Portugal. Ano de início: 2020
Universidade Fernando Pessoa - Portugal e Universitá di Perugia/Itália. Com ambas desenvolve estudos de adaptação de uma escala de agressividade infantil que será disponibilizada para uso nos três países (Brasil/Itália e Portugal) - (profa. Juliane Callegaro Borsa) Portugal/Itália. Ano de início: 2018
Università di Perugia/Itália. Representa a PUC-Rio no convênio de dupla titulação de mestrado PUC-Rio e UNIPG. (profa. Juliane Callegaro Borsa) Itália. Ano de início: 2018
Università Sapienza de Roma. Parceria com o prof. Gian Vitório (profa. Juliane Callegaro Borsa) Itália . Ano de início: n.i.
UFRGS/UNILASALLE/UNISINOS/UFRN/UFU/UFES/UFRJ/UFF. Parceria com os profs. Claudio S. Rutz; Claudia M. Bandeira; Clarissa S. Cervo; Flávia Lopes; Bernadete C. Sousa; Victor Kenji M. Shiramizu; João Fernando R. Wachelke etc. (prof. Jean C. Natividade) Brasil. Ano de início: 2016
University of Wroclaw, Polônia. Parceria em projeto com a profa. Agnieszka Zorokowska (prof. Jean C. Natividade) Polônia. Ano de início: 2016
University of Arizona - Estados Unidos. Parceria com a prof Aurélio José Figueredo (prof. Jean Carlos Natividade) Estados Unidos. Ano de início: 2018
University of Northem Iowa. prof. Seong-in Choi e Jason Fly (prof. Jean C. Natividade) Estados Unidos. Ano de início: 2019
Universität Dresden. Parceria com a profa. Ilona Croy (prof. Jean C. Natividade) Alemanha. Ano de início: 2019
University of Oxford, Inglaterra. Parceria em projeto com a profa. Martha Newson. (prof. Jean C. Natividade) Inglaterra. Ano de início: 2018
Università degli Studi di Roma La Sapienza, Arizona State University, PUC-Rio e diversas outras universidades da Europa. The goal is investigating the perceptions of individual, relational, and systemic stress associated with COVID-19 for individuals in a romantic relationship living across the world. (prof. Jean C. Natividade) Itália, Estados Unidos, Brasil e diversos outros países da Europa. Ano de início: 2020
Arizona State University, Università degli Studi di Roma La Sapienza, PUC-Rio e diversas outras universidades da Europa. This study aims to map out all the factors that might affect people's psychological wellbeing and their ability to make good decisions during the COVID-19 (or "Coronavirus") outbreak all over the world. (Prof. Jean C. Natividade) Estados Unidos, Brasil, Itália e diversos outros países da Europa. Ano de início: 2020
Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Parceria com os pesquisadores Jerson Laks e Elie Cheniaux do Centros de Doença de Alzheimer. (prof. Daniel C. Mograbi) Brasil. Ano de início: 2016
Institute of Psychiatry, Psychology e Neuroscience. Parceria com a referida instituição como pesquisador visitante. (prof. Daniel C. Mograbi) Inglaterra. Ano de início: 2011
Aston University . Parceria de intercâmbio de recebimento de alunos estrangeiros. (prof. Daniel C. Mograbi) Inglaterra. Ano de início: 2016
University College London. Implementatção da Terapia de Estimulação Cognitiva . (prof. Daniel C. Mograbi) Reino Unido, Brasil, India, China e Tanzania. Ano de início: 2019
University of Hong Kong . Parceria de Intercâmbio para desenvolvimento de projetos. (prof. Daniel C. Mograbi) China. Ano de início: 2020
Université de Genève . Parceria de Intercâmbio para desenvolvimento de projetos. (prof. Daniel C. Mograbi Suíça. Ano de início: 2020
Université de Lille . Parceria de Intercâmbio para desenvolvimento de projetos. (prof. Daniel C. Mograbi França. Ano de início: 2020
Nortth-West University. Parceria de Intercâmbio para desenvolvimento de projetos. (Prof. Daniel C. Mograbi África do Sul. Ano de início: 2019
Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer. Desenvolvimento de projeto em conjunto com o referido Instituto. (prof. Daniel C. Mograbi) Brasil. Ano de início: 2016
Université de Paris . Desenvolvimento de projeto de pesquisa conjunto. (prof. Daniel C. Mograbi) Brasil/França . Ano de início: 2021
King´s College London. Desenvolvimento de projeto de pesquisa conjunto. (prof. Daniel C. Mograbi) Reino Unido/Brasil. Ano de início: 2012
PUC/RS. Parceria com a profa. Rochele Fonseca no projeto sobre neuroimagem na demência. (prof. Daniel C. Mograbi) Brasil. Ano de início: 2016
PUCRS, (Developmental Cognitive Neuroscience Lab) University of Texas, UFRGS, USP. Pesquisas sobre processos epigenéticos ligados ao uso de cocaína/crack. (prof. Breno Sanvicente Vieira) Brasil, Estados Unidos. Ano de início: 2019
Developmental Cognitive Neuroscience Lab. PUC/RS. Mantém parceria com o grupo Neuroimagem da Cognição Humana, coordenado pelo prof. Augusto Buchweitz. Os trabalhos em desenvolvimento são a respeito do desenvolvimento cognitivo e cerebral de crianças expostas a ambientes de vulnerabilidade social (prof. Breno Sanvicente Vieira) Brasil. Ano de início: 2019
UFRGS/RS. Parceria com o grupo Pesquisa e intervenção psicológica em contextos clínicos e educacionais, da UFRGS, coordenado pela profa. Ângela Helena Marin. (prof. Breno Sanvicente Vieira) Brasil. Ano de início: 2019
Universidade do Minho. Iniciou parceria com o prof. Bruno Kluwe-Schiavon (Universidade do Minho, Portugal). O projeto iniciado é relacionado com um estudo longitudinal sobre os comportamentos de risco relacionados ao uso de cannabis por jovens adultos (prof. Breno Sanvicente Vieira) Portugal. Ano de início: 2019
PUCRS . Atividades de ensino e extensão universitária (formação Lato Senso) em neurociência (prof. Breno Sanvicente Vieira) Brasil, Estados Unido, Inglaterra, Alemanha. Ano de início: 2021
IMED Passo Fundo (Jean Von Hohendorff). Pesquisa sobre impactos da pandemia nos índices de violência no Brasil. (prof. Breno Sanvicente Vieira) Brasil. Ano de início: 2021
UnB - Universidade de Brasília (Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione). Pesquisa sobre impactos da pandemia nos índices de violência no Brasil.(prof. Breno Sanvicente Vieira) Brasil. Ano de início: 2021
UFPel (RS), FURG (RS), UFES (ES), PUCRS (RS), IMED (RS). Projeto de pesquisa sobre intervenção de prevenção ao suicídio em adolescentes - projeto contemplado no edital Universal em nome de Tiago Munhoz (UFPel). (prof. Breno Sanvicente Vieira) Brasil. Ano de início: 2021
UFPel (RS), FURG (RS), IMED (RS). Projeto de pesquisa de revisão de intervenções em educação sexual para adolescentes. (prof. Breno Sanvicente Vieira) Brasil. Ano de início: 2021
ABEAD – Associação Brasileira de Estudos em Álcool e Drogas – ONG nacional. Projetos de ensino e pesquisa em parceria com diferentes centros de pesquisa para fomentar ao público especialista e não especialista conhecimento na área do uso de substâncias. (prof. Breno Sanvicente Vieira) Brasil. Ano de início: 2019
FIOCRUZ. Colaboração com a profa. Carmen Penido para estudar o efeito antitumoral na gedunina no glioblastoma multiforme. (prof. Thomas Eichengerg Krahe) Brasil. Ano de início: 2018
UERJ/IBRAG. Parceria no desenvolvimento da pesquisa Estudo das alterações comportamentais, morfológicas e neuroquímicas associadas á exposição do sistema nervoso central a agentes neurotóxicos. (prof. Thomas Eichenberg Krahe) Brasil. Ano de início: 2018
University of Maryland School of Medicine. Parceria com o prof. Alexandre Medina para o desenvolvimento e execução de estudos pré-clínicos relacionados aos efeitos da exposição precoce ao álcool na plasticidade neuronal do sistema visual de mamíferos de pequeno porte. (prof. Thomas Eichenberg Krahe) Estados Unidos. Ano de início: 2018
UERJ,FIOCRUZ E UFF. Dependência química em humanos e modelos experimentais: estudo das variações de susceptibilidade às drogas de abuso. (prof. Thomas Eichenberg Krahe) Brasil. Ano de início: 2019
University of Baltimore School of Medicine. Estudo da integração multissensorial em crianças com Transtorno do Espectro Alcoólico Fetal. (prof. Thomas Eichenberg Krahe) Estados Unidos. Ano de início: 2019
North-West University. Avaliação farmacológica e comportamental de modelos animais de ansiedade. (prof. Thomas Eichenberg Krahe) África do Sul. Ano de início: 2020
ANPEPP. Integrante do GT da ANPEPP Casal e família: estudos psicossociais e psicoterapia. Manteve a colaboração no Grupo de Pesquisa Parentalização, conjugalidade e psicoterapia de família: repercussões da inversão, coordenado pela profa. Terezinha Féres-Carneiro. (profa. Rebeca Nonato Machado ) Brasil. Ano de início: 2013
Balanço do Ano
Assumi a direção do Departamento de Psicologia em julho de 2021 e dei continuidade aos projetos iniciados na gestão do prof. J. Landeira-Fernandez, diretor do Departamento de Psicologia desde 2012. Meu trabalho segue a linha de uma parceria constante com as Coordenações para a implementação de várias medidas no sentido de buscar a excelência dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação. Dessa forma, buscando, cada vez mais, a maior integração entre os alunos de graduação e pós-graduação.
Ressaltamos todo o trabalho realizado para criação e implementação do Curso de Neurociências, bacharelado, na modalidade presencial, do Centro de Teologia e Ciências Humanas que obteve aprovação nas demais instâncias da Universidade conforme a Resolução nº 02/2020. O curso teve uma procura expressiva em seu primeiro vestibular e sua primeira turma, em março de 2021, foi composta por 35 alunos.
Não podemos deixar de assinalar, ainda, o significativo crescimento de ofertas de Cursos de Especialização na área da Psicologia atendendo diferentes demandas do mercado de trabalho, assim como dos cursos de Extensão. O Departamento de Psicologia em 2021, seguindo o Marco Referencial da PUC-Rio, manteve a excelência acadêmica em todos os seus cursos de especialização e extensão, mesmo diante da pandemia de Covid-19. Todos os seus professores se empenharam em levar o melhor ensino on-line a seus alunos. Durante o ano de 2021 foram realizados 17 cursos de especialização, que buscaram instrumentalizar a atividade profissional do Psicólogo. O Departamento de Psicologia também ofereceu nesse período 12 cursos de extensão. Foram cursos de curta duração que aprofundaram diferentes conhecimentos de ponta em Psicologia.
As Aulas Inaugurais do Departamento de Psicologia também foram ponto de destaque em 2021: no primeiro semestre, foi realizada no dia 19 de março de 2021, via ZOOM e intitulada “Saúde Coletiva em tempos de Pandemia”, proferida pelo prof. José Gomes Temporão, da Fiocruz, Ex-Ministro da Saúde, e, no segundo semestre, também via ZOOM, intitulada “A atual conjuntura e desafios à formação em Psicologia: o que esperar das novas diretrizes curriculares”, foi proferida pelo prof. Antônio Virgilio Bastos (UFPA) e realizada no dia 27/08/2021.
Curso de Graduação em Psicologia – Ao longo de 2021, o currículo que entrou em vigor em 2018, continuou sendo implementado, a partir de um planejamento contínuo. Dessa forma, além de todas as disciplinas básicas do currículo, as primeiras turmas de estágios profissionalizantes foram devidamente oferecidas aos graduandos, já que a estrutura curricular é organizada em uma formação básica de três anos iniciais e uma formação profissionalizante nos dois anos finais do curso. Dessa vez, o planejamento já precisou considerar, além dos laboratórios de ensino e pesquisa, os estágios básicos e profissionalizantes a serem oferecidos remotamente. Faz-se importante, mais uma vez, ressaltar que essa nova estrutura curricular está sendo muito bem avaliada pelos alunos e professores do curso e vem permitindo maior integração de alunos de graduação e pós-graduação, prática tão almejada na academia. Por meio da Plataforma on-line SOU PSI – exclusiva para os eventos organizados pelo corpo discente – foi realizada nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2021, a XX Semana de Psicologia da PUC-Rio intitulada “A busca de promoção de Saúde nas Psicologias: a atuação em diferentes áreas da profissão”. O referido evento foi autorizado pelo Departamento de Psicologia e contou com uma participação expressiva de alunos e profissionais ao longo dos três dias de evento.
Concurso de monografias do Departamento de Psicologia da PUC-Rio completa 10 anos - O ano que passou teve um sabor especial para o já tradicional concurso de monografias do Departamento de Psicologia da PUC-Rio. Naturalmente, ao longo desses 10 anos, as coisas variaram um pouco, tendo sido aperfeiçoadas com a passagem do tempo. Com mais frequência, porém, têm acontecido como se segue. No final do mês de novembro, depois de cursarem Monografia I e II, os alunos que estão se formando em Psicologia entregam os seus trabalhos de conclusão de curso. Nessa mesma ocasião, tem lugar a inscrição das monografias para o concurso, mediante a indicação dos professores que as orientaram. Havendo apenas sete vagas para o evento, pede-se sempre aos orientadores que sejam “ultra” criteriosos nessa indicação, que não indiquem simplesmente a melhor monografia que orientaram no ano corrente, mas aquela monografia “bissexta”, por assim dizer, com a qual os estudantes costumam brindá-los a cada três ou quatro anos, deixando-os especialmente satisfeitos. Feitas as inscrições, as sete monografias concursantes são enviadas a dois professores externos ao Departamento de Psicologia, convidados para examiná-las. Passados 10 dias ou duas semanas, o evento tem lugar na manhã de uma quinta-feira, das 9 às 13 horas, na véspera da reunião dos professores, a última do ano. Cada aluno tem 15 minutos para dar uma notícia sobre o seu trabalho, o que costuma ser feito com a ajuda da exibição de um PowerPoint, e cada membro da banca, 5 minutos para a arguição. Terminadas as apresentações, a banca examinadora escolhe e classifica as três melhores. Os prêmios são vales-livros de 500, 300 e 250 reais. Costuma haver também duas menções honrosas. O anúncio do resultado é feito imediatamente após a deliberação e no dia seguinte, com a presença dos alunos, na reunião dos docentes do departamento. Embora o evento tenha o formato de um concurso, com classificação, premiação etc., vale a pena ressaltar o espírito que nele tem prevalecido: mais do que uma competição, trata-se de uma mostra – um festival ou desfile – de algumas das melhores monografias que os alunos do curso de Psicologia da PUC-Rio produziram no ano em questão. Pelo simples fato de terem sido indicados para o concurso, os participantes sabem e sentem que são já vencedores, e é num clima de confraternização e ajuda mútua, torcendo uns pelos outros, que o evento acontece.
Curso de Graduação em Neurociências - O ano de 2021 marcou o início da nova graduação em Neurociências, com a formação de sua primeira turma. Para celebrar esse momento, uma semana inaugural com diversos convidados internos e externos à Universidade foi realizada. Algumas iniciativas de formação já foram implementadas, como as Quintas Neurocientíficas, com palestras mensais abordando diferentes áreas de interface com as neurociências, e o sistema de tutoria, que permite que alunos tenham contato com pesquisadores da área. Foi constituída também a NeuroLiga, liga discente contando com alunos de ambos os cursos do Departamento. A turma de calouros vem sendo acompanhada em reuniões mensais com a coordenação e, em enquete recente, o nível de satisfação com o curso reportado pelo corpo discente foi alto.
Serviço de Psicologia Aplicada - O ano de 2021 foi mais um ano desafiador para o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), que precisou seguir se reinventando e inovando com o objetivo de enfrentar os inúmeros obstáculos impostos pela pandemia do COVID-19.
Com a impossibilidade de realizar atividades presenciais ao longo de todo o primeiro semestre, os supervisores continuaram com o treinamento e a supervisão dos(as) estagiários(as) de forma remota – estes(as) por sua vez, também seguiram com atendimentos exclusivamente online. Tal formato valeu tanto para a graduação quanto para os cursos de pós-graduação – lato sensu.
O segundo semestre viu um primeiro, e incipiente, movimento de reabertura do SPA e quatro equipes puderam retornar gradualmente aos atendimentos presenciais a partir do mês de outubro: clínica infantil, transtornos adictivos, avaliação neuropsicológica e psiquiatria.
Ao longo de todo o ano de 2021, foram atendidos pelo SPA um total de 505 pacientes, o que gerou mais de 10.100 atendimentos realizados.
A maior familiaridade adquirida com o novo formato de atendimentos online ao longo do ano possibilitou o cumprimento da nossa missão universitária de combinar ensino/extensão/pesquisa. Mesmo que de forma remota, os(as) alunos(as) puderam cumprir sua carga horária de estágio com a supervisão dos professores do departamento, bem como exercitar o uso de uma nova ferramenta para seus atendimentos.
O SPA manteve o seu compromisso com a comunidade para atender os pacientes com sofrimento psíquico especialmente neste momento de crise emocional decorrente da pandemia. A inovação na estratégia terapia psicológica online permitiu, ainda, que fossem atendidas demandas de pacientes de outras cidades e ou estados, que puderam se beneficiar dos nossos serviços.
Espera-se que, em 2022, possamos retomar os atendimentos presenciais para todas as equipes, sem, contudo, abrir mão deste serviço online.
Projeto de Apoio à Profissionalização do aluno (APA) - A Coordenação de Apoio à Profissionalização do Aluno seguiu atuando junto ao “Programa de Promoção da Saúde na Pandemia”, implementado no Ambulatório São Lucas. A APA é, atualmente, a responsável pela seleção e manutenção de uma equipe de psicólogas(os) que possa atender a demanda do ambulatório.
Ao longo do ano 2021, essa equipe contou com a participação de um total de nove psicólogas – todas egressas do curso de graduação em Psicologia da PUC-Rio e formadas há, no máximo dois anos –, que prestaram diversos atendimentos, tanto no formato online quanto no formato presencial.
Vale reforçar que este é um programa de cuidado em saúde multiprofissional e interdisciplinar, que busca aliar ensino/pesquisa/extensão, com vistas à melhoria da saúde e à qualidade do cuidado às pessoas e comunidades assistidas, à qualificação de profissionais e estudantes das diferentes áreas da saúde e à produção de conhecimento técnico e científico em condições relacionadas a epidemias.
Entre os objetivos específicos do Programa, podemos destacar: a)Oferecer atendimento multiprofissional, nas modalidades virtual e/ou presencial, para cuidado em saúde relativo a pessoas impactadas pela pandemia da COVID-19, abrangendo diagnóstico, tratamento, reabilitação e prevenção de transtornos e promoção da saúde; b)Coletar dados das pessoas assistidas para desenvolver estudos científicos relativos a diferentes questões, nas esferas clínica, epidemiológica e social, objetivando avaliar e aprimorar o programa e o conhecimento relativo à pandemia e desenvolver instrumentos e protocolos de ação nessas esferas; c)Gerar subsídios para ações educacionais multiprofissionais relativas a diferentes aspectos do manejo de pessoas e grupos populacionais em epidemias, permitindo a criação de potenciais cursos nas diversas áreas da saúde e d) Formar parcerias com outros centros de saúde e de educação visando o desenvolvimento de ações colaborativas e de troca de experiências nos campos de assistência, ensino e pesquisa.
Projeto SouPsi – Criado no ano de 2020, o SouPsi é um ambiente virtual de alunos(as) para alunos(as), no qual são debatidos assuntos relacionados ou não à Universidade e ao curso de Psicologia. O projeto nasceu com a proposta de gerar um fórum de construção conjunta e suprir a falta de espaço para troca entre o corpo discente imposto pela pandemia da COVID-19.
Ao longo do ano de 2021, a plataforma foi utilizada para a realização de diversas atividades: a)Palestra GenerosaMente: fundado por alunos do Departamento de Psicologia, o projeto foi apresentado de forma interativa, em parceria com o SouPs;. b)Semana de Psicologia: todas as palestras do nosso maior evento acadêmico anual foram realizadas via a plataforma, bem como reuniões da coordenação e da comissão organizador; .c)Roda de Conversa “A PUC vai voltar… e agora?”: uma conversa entre alunos(as) que teve o intuito de acolher e realizar uma troca entre o alunato acerca do sentimento com relação ao retorno presencial que ocorrerá em 2022.1; d)Atividades do Trote online de 21.1 e 21.2: a plataforma também foi utilizada para as atividades com calouros(as) que entraram para a PUC em 2021, tanto para o curso de Psicologia quanto para o de Neurociências. Além disso, as reuniões da comissão organizadora também foram feitas pelo SouPsi; e) Reuniões CAPSI: as reuniões de coordenação e da gestão em geral também foram feitas pelo SouPsi e f) Reuniões SouPsi: as reuniões da organização do projeto também foram realizadas na plataforma.
Apesar da previsão de retorno às atividades presenciais em 2022, existe a intenção de realizar atividades mensais por meio da plataforma durante todo o ano, de forma a mantê-la ativa e cumprindo o seu propósito.
Curso de Pós-Graduação - Em 2021, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia abriu as primeiras turmas de Mestrado e Doutorado com o novo currículo. A implementação do novo currículo ocorreu conforme o planejado. Nós aumentamos a oferta de disciplinas obrigatórias e eletivas e incluímos as disciplinas optativas dos eixos de métodos e abordagens teóricas. Todas as atividades do PPG mantiveram-se via internet, remotamente, incluindo-se aulas, bancas de qualificações e defesas, reuniões e processo seletivo de novos alunos. Nesse ano também recebemos o recurso obtido no Edital de auxílio a PPGs da FAPERJ, e implementamos o uso da verba para traduções de manuscritos para revistas internacionais. Também fomos agraciados com bolsas de Mestrado e Doutorado do CNPq, no novo formato de distribuição de bolsas do CNPq.
Revista Psicologia Clínica - A revista Psicologia Clínica é uma publicação quadrimestral do Departamento de Psicologia da PUC-Rio com trabalhos originais em Psicologia. Lançada em 1986, teve duas edições por ano, de 2001 a 2015. Em seguida, modernizou seu formato com o objetivo de se adequar à política editorial implementada pela CAPES em todo o Brasil. Desde 2016, é publicada três vezes por ano. Além do português, são aceitos artigos submetidos em outras línguas (espanhol, inglês e francês). A revista conta com corpo editorial e conselho científico de escopo internacional, relacionado com a respectiva afiliação institucional, em todos os fascículos. Igualmente seus autores podem ser de qualquer parte do mundo. Seu público-alvo são os alunos de graduação e de pós-graduação, bem como pesquisadores e profissionais, de psicologia clínica e áreas afins.
Os artigos publicados são originais, inéditos, produzidos a partir de pesquisas originais. A revista edita estudos teóricos, revisões bibliográficas, resultados de pesquisas empíricas, relatos de experiências profissionais e resenhas de obras publicadas recentemente, além de contar ocasionalmente com seções especiais adicionais. A missão do periódico é publicar trabalhos de impacto e inovação na área de psicologia.
Os manuscritos submetidos para publicação na revista Psicologia Clínica devem ser originais, não estar em avaliação por nenhum outro periódico e seguir as normas do Publication Manual of the American Psychological Association (6ª edição, 2010). Todas as submissões devem também acompanhar a carta de encaminhamento e uma folha de rosto, com as filiações de todos os autores. O texto com o manuscrito deve omitir também qualquer identificação dos autores, garantindo assim o cegamento dos pareceristas. Todas as submissões devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma online. Os artigos aceitos que são traduzidos para o inglês pelos autores, com a anuência para sua publicação somente nessa língua, poderão eventualmente ter a sua publicação antecipada, devido à exigência de um mínimo de artigos em inglês por parte das políticas editoriais de revistas científicas.
Eventos:
19/03/2021 - Aula inaugural - Saúde coletiva em tempos de pandemia – prof. José Gomes Temporão (organização Departamento).
22 a 24/03/2021 - APLab e o Mulherio: Contra o preconceito e a misoginia - (organização Profa. Juliane Callegaro Borsa).
20 a 22/04/2021 - Centenário Prof. Hanns Ludwig Lippmann - A criação dos primeiros cursos de Psicologia (organização PUC-Rio e UCP).
29/04/2021 - Quintas Neurocientíficas - "Psicoterapia assistida por psicodélicos: mudança de paradigma na psiquiatria?" (organização prof. Daniel Mograbi).
21 e 22/05/2021 - IX Mostra Carioca de Neuropsicologia Clínica e IV IBNequinho - Vulnerabilidade social durante a pandemia do COVID-19 (organização prof. J. Landeira-Fernandez).
27/05/2021 - Quintas Neurocientíficas - "Emoções: Neurociências do prazer e do medo" ((organização prof. Daniel Mograbi).
08/06/2021 - II Simpósio de Ensino e Supervisão em TCC (organização profa. Maria Amélia Penido).
18/09/2021 I World TCC - Workshop Comportamentos Suicidas e Autolesivos (organização profa. Maria Amélia Penido).
30/09/2021 - Quintas Neurocientificas - "O bule de chá voador" com o prof. Hércules Freitas ((organização prof. Daniel Mograbi).
22 e 23/10/2021 - Viver Criativo II - Winnicott convida (organização profa.. Regina Murat em parceria com outros Departamento da PUC)
25/11/2021 - Quintas neurocientíficas - (Neuro) ciência para educação - prof. Roberto Lent (organização prof. Daniel Mograbi).
26/11/2021 - Cerimônia de premiação - Prêmio monográfico Centenário do prof. Hanns Ludwig Lippmann (organização prof. Ricardo Torri (PUC) em parceria com a UCP/UERJ).
27/11/2021 - XII Jornada do Curso de Especialização em Psicoterapia de Família e Casal (organização profa.Terezinha Féres-Carneiro).
03/12/2021- Colóquio Internacional - "A dimensão do extremo na vida subjetiva" (organização profa. Silvia Maria Abu-Jamra Zornig).
Perspectivas – a) O Departamento de Psicologia continuará investindo na consolidação do novo currículo da Graduação. Vale lembrar que, em 2022, serão implementados os dois últimos estágios profissionalizantes que compõem o currículo. Assinalamos ainda, o contínuo aumento do número de candidatos/vagas no vestibular; b) Consolidação do Curso de Neurociências, bacharelado, com sua segunda turma em 2022.1; c) Continuidade na nossa proposta de internacionalização; d) A discussão interna sobre as atividades propostas na Agenda 2020-2025, como, por exemplo, pensar disciplinas para compor o núcleo de formação comum; e) Implementação e consolidação do Mestrado Profissionalizante na área de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC e. f) Planejamento do retorno dos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação ao campus da Universidade, considerando-se todas as exigências e normas sanitárias para a programação desse retorno de forma mais expressiva em 2022.
Profa. Luciana Fontes Pessôa
Diretora do Departamento de Psicologia
Bolsa Cientista do Nosso Estado - FAPERJ - profa. Andrea Seixas Magalhães
Bolsa Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ - professores Breno Sanvicente Vieira, Clarissa Pinto P. de Freitas e Jean Carlos Natividade (renovação)
Bolsa de Produtividade em Pesquisa - CNPq - profa. Luciana Fontes Pessôa
Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ: prof. J. Landeira-Fernandez, contemplado com o Projeto Aspectos comportamentais, endócrinos, estruturais, moleculares, neuroquímicos e funcionais em dois modelos animais de alta e baixa ansiedade.
Programa Fronteiras da Ciência e Inovação/RJ - Infraestrutura Multiusuária e Equipamentos de Grande Porte - Edital da FAPERJ 41/2021 - professores Daniel Mograbi e J. Landeira-Fernandez - contemplados com o Projeto Correlatos neurais no processamento cognitivo e emocional: estudos com ressonância magnética.
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Todos os dados foram fornecidos pelo departamento ou extraídos do site do CNPq.