Departamento de História - HIS
Administração
Prof. Marcelo Gantus Jasmin
E-mail: jasmin@puc-rio.br
Profa. Larissa Rosa Corrêa
E-mail: coordgra@puc-rio.br
Prof. Eduardo Wright Cardoso (adjunto)
E-mail: ecardoso@puc-rio.br
Prof. Leonardo Affonso de Miranda Pereira
E-mail: leonardo@puc-rio.br
Prof. João de Azevedo e Dias Duarte (adjunto)
E-mail: jadduarte@puc-rio.br
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória:
Profa. Crislayne Gloss Marão Alfagali (até abril)
Prof. Mauricio Barreto Alvarez Parada
E-mail: profhistoria@puc-rio.br
Data de Posse: 05/04/2021
Número da portaria: 14/2021
Profa. Larissa Rosa Corrêa (até abril)
Profa. Juçara da Silva Barbosa de Mello (a partir de maio)
E-mail: jsbmello@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Frings, sala 512
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-900
Telefones: 55 21 35271101 / 1100 (Pós-Graduação)
E-mails: coordgra@puc-rio.br; pghis@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/historia.html
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progcult.html
Site: www.his.puc-rio.br
Secretaria
Claudio Santiago de Araujo
André Luiz Gomes Bastos
João Igor Fernandes Martins
Débora Evelyn Marquês dos Santos - Pós-Graduação
Colegiados
Prof. Eduardo Wright Cardoso
Prof. Henrique Estrada Rodrigues
Profa. Iamara da Silva Viana
Prof. João de Azevedo e Dias Duarte
Prof. João Masao Kamita
Profa. Larissa Rosa Corrêa
Profa. Maria Elisa Noronha de Sá
Profa. Crislayne Gloss Marão Alfagali - Suplente
Profa. Juçara da Silva Barbosa de Mello - Suplente
Prof. Rômulo Costa Mattos - Suplente
Representante discente: Izabela Teodozio dos Santos
Profa. Crislayne Gloss Marão Alfagali
Prof. Eduardo Wright Cardoso
Prof. Diego Antonio Galeano
Prof. Felipe Azevedo e Souza (a partir de setembro)
Prof. Henrique Estrada Rodrigues
Prof. João de Azevedo e Dias Duarte
Prof. João Masao Kamita
Profa. Juçara da Silva Barbosa de Mello
Profa. Larissa Rosa Corrêa
Prof. Leonardo Affonso de Miranda Pereira
Prof. Marcelo Gantus Jasmin
Profa. Maria Elisa Noronha de Sá
Prof. Maurício Barreto Alvarez Parada
Profa. Regiane Augusto de Mattos
Prof. Ronaldo Brito Fernandes
Prof. Sérgio Bruno Guimarães Martins
Prof. Leonardo Affonso de Miranda Pereira
Prof. Marcelo Gantus Jasmin
Profa. Maria Elisa Noronha de Sá
Prof. Sérgio Bruno Guimarães Martins
Prof. João de Azevedo e Dias Duarte
Corpo Docente
Profa. Crislayne Gloss Marão Alfagali
Prof. Diego Antonio Galeano
Prof. Eduardo Wright Cardoso
Prof. Felipe Azevedo e Souza (a partir de setembro)
Prof. Henrique Estrada Rodrigues
Prof. Ilmar Rohloff de Mattos - Emérito
Prof. João de Azevedo e Dias Duarte
Prof. João Masao Kamita
Profa. Juçara da Silva Barbosa de Mello
Profa. Larissa Rosa Correa
Prof. Leonardo Affonso de Miranda Pereira
Prof. Luiz de França Costa Lima Filho - Emérito
Prof. Marcelo Gantus Jasmin
Profa. Margarida de Souza Neves - Emérita
Profa. Maria Elisa Noronha de Sá
Prof. Maurício Barreto Alvarez Parada
Profa. Regiane Augusto de Mattos
Prof. Ronaldo Brito Fernandes
Prof. Sérgio Bruno Guimarães Martins
Prof. Antonio Edmilson Martins Rodrigues
Prof. Deivison Gonçalves Amaral
Profa. Denise Chini Solot
Profa. Heloisa Meireles Gesteira
Prof. Leonardo de Carvalho Augusto
Profa. Luciana Borgerth Vial Corrêa (até maio)
Prof. Marcos Guedes Veneu
Profa. Maria Gabriela Carneiro de Carvalho
Prof. Mario Ângelo Brandão de Oliveira Miranda
Prof. Pedro Felipe Neves de Muñoz
Prof. Rômulo Costa Mattos
Profa. Iamara da Silva Viana
Profa. Luciana Borgerth Vial Corrêa (a partir de junho)
Cursos
Bacharelado em História
Licenciatura em História
Iniciados em 1941
Avaliados pelo MEC com os conceitos 3 (bacharelado) e 4 (licenciatura) para o ciclo avaliativo 2016/2018
Mestrado Acadêmico
Iniciado em 1987
Doutorado
Iniciado em 1998
Mestrado e Doutorado em História
Área de concentração:
• História Social da Cultura
Linhas de pesquisa:
• Teoria, Historiografia e História Intelectual
• Experiências e Conexões Culturais
• História da Arte e Arquitetura
Mestrado Profissional em Ensino de História
Iniciado em 2014
Área de Concentração:
Ensino de História
Linhas de Pesquisa:
• Saberes históricos no espaço escolar
• Linguagens e narrativas históricas: produção e difusão
• Saberes históricos em diferentes espaços de Memória
Avaliados pela CAPES com conceito 5 no quadriênio 2013/2016
Especialização:
• História e Cultura Afrodescendente
• Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Grupos de Pesquisa
GEHA - Grupo de Estudos de História da África. Coordenador: Profa. Regiane Augusto de Mattos. Ano de formação: 2014.
Laboratório de Ensino de História e Patrimônio Cultural - LEEHPaC. Coordenadores: Profa. Juçara da Silva Barbosa de Mello e Profa. Iamara da Silva Viana. Ano de formação: 2014.
Laboratório de Pesquisa em Conexões Atlânticas. Coordenadores: Prof. Leonardo Affonso de Miranda Pereira e Prof. Diego Antonio Galeano. Ano de formação: 2016.
Laboratório de Teoria, Historiografia e História Intelectual. Coordenadores: Profa. Maria Elisa Noronha de Sá e Prof. Henrique Estrada Rodrigues. Ano de formação: 2013.
Fonte: Cadastro de Grupos de Pesquisa do CNPq
Convênios e Parcerias
Universidad Nacional de General San Martin - (UNSAM), Argentina . Este acordo busca promover a coorientação de dissertações e teses, o intercâmbio de docentes e alunos e a realização de pesquisas colaborativas sobre conexões atlânticas na América do Sul. Desde 2016, com o apoio da Fundação Ford-LASA Special Projects grants e do programa PAEP, da Capes, são organizados seminários internacionais, Conexões Atlânticas. Os resultados desse acordo incluem artigos em coautoria entre docentes do Programa e do Instituto de Altos Estudos Sociais (IDAES-UNSAM) e duas coorientações de dissertações em curso. É uma das instituições beneficiadas pelo projeto institucional de internacionalização do Departamento de História (CAPES-Print), com a profa. Cristiana Schettini Pereira como coordenadora da equipe no exterior. Argentina. Ano de início: 2017
Universidade Lúrio . Este convênio, firmado em 2015, tem como objetivos aprofundar os laços de cooperação entre Brasil e Moçambique, o intercâmbio de pesquisadores e professores para fortalecimento das áreas de docência e investigação na graduação e pós-graduação, o desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto, a realização de simpósios sobre os temas de pesquisa e publicações. Em setembro de 2018, foi lançado o Acervo Digital Suaíli que é uma plataforma digital resultado do Projeto de Pesquisa Histórias e Culturas do norte de Moçambique: experiências de inclusão social por meio do ensino de história e das mídias digitais (Brasil-Moçambique), realizado no âmbito do Programa de Cooperação PROÁFRICA-MCTI/CNPq. O projeto envolveu uma equipe de 12 pesquisadores e colaboradores em níveis acadêmicos distintos, de Iniciação Científica à Doutorado, vinculados a diferentes universidades do Brasil e de Moçambique. Na mesma ocasião, foi lançado o livro As dimensões da resistência em Angoche, da profa. Regiane Mattos, sobre a formação da coligação de resistência, organizada por chefes das principais sociedades do norte de Moçambique, às interferências da política colonialista portuguesa no final do século XIX. O livro tem o intuito de lançar novos olhares sobre o tema, partindo de uma perspectiva mais matizada sobre a resistência, abordando-a a partir das conexões históricas no Índico. É uma das instituições beneficiadas pelo projeto institucional de internacionalização do Departamento de História (CAPES-Print). Moçambique. Ano de início: 2015
École des Hautes Études en Sciences Sociales EHESS. Este convênio, firmado em 26/02/2014, possibilita a dupla titulação (cotutela), a coorientação de dissertações e teses e o intercâmbio de docentes. França. Ano de início: 2014
Universidad Católica de Chile . Este convênio visa à colaboração mútua para desenvolvimento de atividades acadêmicas na área de pesquisa e ensino de História. Deste convênio resultou também o acordo que possibilita a dupla titulação (cotutela) para os alunos dos dois Programas, que implica a coorientação de dissertações e teses e o intercâmbio dos docentes orientadores e dos alunos envolvidos. Chile. Ano de início: 2014
Stanford University. Acordo de intercâmbio acadêmico e de cooperação científica, que resultou, em diversas oportunidades, na vinda do Prof. Hans Ulrich Gumbrecht, que participou da mesa Perfis Intelectuais de Ricardo Benzaquem, abril de 2018 e no seminário História, Cultura e amizade: homenagem ao Prof. Ricardo Benzaquen de Araujo, organizado pelo Laboratório de Teoria e Historiografia. Em 2018, o Professor Marcelo Jasmin realizou uma pesquisa de pós-doutorado na universidade conveniada. Estados Unidos. Ano de início: 2008
Universidad Nacional de Quilmes. Este acordo, que visa promover o intercâmbio de docentes e de discentes de pós-graduação, possibilitou a realização de estágios de pós-doutorado de docentes do Programa e diversas visitas de curta duração de professores argentinos. Em uma dessas visitas, ocorrida em abril de 2018, o prof. Jorge Myers participou da mesa Diálogos e intercessões no Seminário História, cultura e amizade: homenagem a Ricardo Benzaquen de Araujo. É outra das instituições beneficiadas pelo projeto institucional de internacionalização do Departamento de História (CAPES-Print), com o prof. Martín Bergel como coordenador da equipe no exterior. Argentina. Ano de início: 2007
Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Este acordo visa promover a colaboração entre linhas de pesquisa e o intercâmbio de docentes e de discentes de pós-graduação. O convênio envolve o Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Investigaciones Históricas da UNAM e o Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da PUC-Rio. É outra das instituições beneficiadas pelo projeto institucional de internacionalização do Departamento de História (CAPES-Print), com a profa. Elisa Speckman Guerra como coordenadora da equipe no exterior. México. Ano de início: 2018
El Colegio de México (COLMEX). Este acordo visa promover a colaboração entre linhas de pesquisa, o intercâmbio de docentes e de discentes de pós-graduação. O convênio envolve o Doutorado em História do Centro de Estudios Históricos do Colegio de México e o Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da PUC-Rio. É outra das instituições beneficiadas pelo projeto institucional de internacionalização do Departamento de História (CAPES-Print), com o prof. Diego Pulido Esteva como coordenador da equipe no exterior. México. Ano de início: 2017
Universidad del País Basco (Euskal Herriko Unibertsitatea). Este acordo se insere em uma colaboração do Laboratório de Teoria e Historiografia do Departamento de História da PUC-Rio e o Grupo Historia intelectual de la política moderna (IT-615-13, Sistema Universitario Basco) vinculado à rede internacional Iberconceptos. É outra das instituições beneficiadas pelo projeto institucional de internacionalização do Departamento de História (CAPES-Print), com o prof. Javier Fernández Sebastián como coordenador da equipe no exterior. Espanha. Ano de início: 2018
Universidad De Buenos Aires (Argentina). Este acordo visa promover a colaboração entre linhas de pesquisa, o intercâmbio de docentes e de discentes de pós-graduação. O convênio envolve o Programa de Pós-Graduação em História da Universidad de Buenos Aires e o Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da PUC-Rio. É outra das instituições beneficiadas pelo projeto institucional de internacionalização do Departamento de História (CAPES-Print). Argentina. Ano de início: 2018
University of Florida (Estados Unidos). Este acordo visa promover a colaboração entre linhas de pesquisa, o intercâmbio de docentes e de discentes de pós-graduação. O convênio envolve o Programa de Pós-Graduação em História da University of Florida e o Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da PUC-Rio. É outra das instituições beneficiadas pelo projeto institucional de internacionalização do Departamento de História (CAPES-Print). Estados Unidos. Ano de início: 2018
Katholische Universität Eichstätt-Ingolstadt (Alemanha). Este acordo visa promover a colaboração entre linhas de pesquisa, o intercâmbio de docentes e de discentes de Pós-Graduação. O convênio envolve o Programa de Pós-Graduação em História da Katholische Universität Eichstätt-Ingolstadt e o Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da PUC-Rio. É outra das instituições beneficiadas pelo projeto institucional de internacionalização do Departamento de História (CAPES-Print) Alemanha. Ano de início: 2018
Instituto Universitário de Lisboa (Portugal). Este acordo visa promover a colaboração entre linhas de pesquisa, o intercâmbio de docentes e de discentes de pós-graduação. O convênio envolve o Programa de Pós-Graduação em História do Instituto Universitário de Lisboa e o Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da PUC-Rio. É outra das instituições beneficiadas pelo projeto institucional de internacionalização do Departamento de História (CAPES-Print). Portugal. Ano de início: 2018
Balanço do Ano
No ano de 2021, com a pandemia da Covid-19, as atividades foram continuadas por via remota. O uso intenso de tecnologia digital nos incentivou a dedicar seminários e estudos às relações entre a História e o mundo digital.
Profissionais de várias áreas do saber, nacionais e internacionais, discutiram temas como Inteligência artificial: utopia e distopia, aula inaugural proferida pela profa. Dora Kaufman (PUC-SP); História digital e os arquivos norte-americanos (James Green, Brown University); Por uma hermenêutica da prática na interface entre a história e o digital (Anita Lucchesi, Universidade de Luxemburgo, que também ofereceu duas oficinas práticas aos alunos); História Digital: o que isto nos dá a pensar? (Edgar Lyra (FIL), PUC-Rio e Clarisse S. de Souza (INF), PUC-Rio); Jogos digitais e História (Marco Fornaciari, PUC-Rio, Helyon Vianna, UFBA e Bruno Feijó (INF), PUC-Rio) e A disputa de narrativas nos distúrbios da informação on-line (Daniel Schwabe). O filósofo Eduardo Jardim ministrou a aula inaugural do segundo semestre com o tema Verdade e política. Recebemos ainda os professores Hans Ulrich Gumbrecht (Stanford) e Patricio Batsikama (Angola).
Sediamos o 3º Encontro Internacional da Rede de Processos Repressivos na América Latina e mantivemos ativos os seminários História às Sextas, promovidos pelos Laboratórios e Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura.
Foi oferecido o curso de extensão Os Conflitos do Século XXI, junto ao CCE.
Prof. Marcelo Gantus Jasmin
Diretor do Departamento de História
O Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura recebeu o financiamento da FAPERJ no PROGRAMA E 05/2020 - Apoio aos Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Estado do Rio de Janeiro – 2020, com o projeto História em redes: internacionalização e digitalização do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura (PUC-Rio).
O prof. Diego Galeano teve o projeto colaborativo internacional aprovado pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia): International collaborations: crime and police cooperation in the Ibero-American Atlantic, c. 1870-1940. Instituições envolvidas na rede: Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), UNIRIO, PUC-Rio.
O prof. Diego Galeano recebeu financiamento no Programa Raíces - Subsidio Milstein do Ministerio de Ciencia e Tecnologia da República Argentina com fundos da Organización de Estados Iberoamericanos (OEI) para uma estadia de três meses na Universidad Nacional de San Martín.
O Laboratório de Estudos em Ensino de História (LEEPAC), coordenado pela Profa. Juçara Barbosa recebeu o apoio do EDITAL IEAHu para apoio a Grupos de Pesquisa Interdisciplinares ligados às Humanidades, com o projeto Patrimônio cultural negro, ensino de história e educação antirracista.
O prof. Diego Galeano recebeu a bolsa FAPERJ Jovem Cientista do Nosso Estado e a Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Tipo 1.
A profa. Larissa Rosa Corrêa foi contemplada com a Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
A profa. Crislayne Alfagali recebeu bolsa de IC-Faperj com o projeto Transcrevendo um acervo sobre a história das relações entre Angola e Brasil com o Transkribus: humanidades digitais, material didático e acesso ao conhecimento histórico.
O doutorando Fidel Rodríguez Velásquez recebeu a Bolsa Workshop Taller Recursos En Perspectiva Histórica. Enfoques Y Debates Casa de Velázquez e a Bolsa de Capacitação Técnica, pelo CAPES-Print, na Universidade Pablo de Olavide - Archivo General de Indias.
______________________________________________________________________________________________________________
Todos os dados foram fornecidos pelo departamento ou extraídos do site do CNPq.