Vice-Reitoria para Assuntos de Desenvolvimento - VRD
Apresentação
A Vice-Reitoria para Assuntos de Desenvolvimento é o órgão executivo que orienta, coordena e fiscaliza todas as atividades para o desenvolvimento da Universidade.
Prof. Sérgio de Almeida Bruni
E-mail: sergio.bruni@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271125 / 1126 / 1127
Fax: 55 21 35271119
E-mail: majo.soares@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrd
Equipe
Organograma
Coordenações
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico
Prof. Marcelo Gattass
E-mail: mgattass@tecgraf.puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Padre Laércio Dias de Moura S.J.
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35304000
Fax: 55 21 35204122
E-mail: tcg@tecgraf.puc-rio.br
Site: www.tecgraf.puc-rio.br
Instituto Interdisciplinar de Leitura - IILER
Gilda Maria de Almeida Rocha Borges de Carvalho
E-mail: gilda@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271960
E-mail: reler@puc-rio.br
Site: www.catedra.puc-rio.br
Instituto Gênesis - IG
João Gabriel Hargreaves Ribeiro
E-mail: greaves@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Dom Jaime de Barros Câmara
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271381 / 1371
E-mail: genesis@puc-rio.br
Site: www.genesis.puc-rio.br
Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente - NIMA
Prof. Luiz Felipe Guanaes Rego (GEO)
E-mail: regoluiz@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225, casa V
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271462
E-mail: juliana-nima@puc-rio.br
Site: www.nima.puc-rio.br
Balanço do Ano
Instituto Tecgraf
Em 2020, o Instituto Tecgraf da PUC-Rio buscou se adaptar à nova realidade trazida pela pandemia da Covid-19. O Instituto rapidamente se reestruturou e passou a funcionar remotamente, mantendo a qualidade do trabalho de seus profissionais e o compromisso com seus parceiros-clientes. Ao longo do ano, o Instituto e seus colaboradores buscaram apoiar ações sociais como a campanha para dar acesso a recursos de educação remota para alunos bolsistas da PUC-Rio. No mês de dezembro, apoiou a campanha de Natal da Pastoral Universitária Anchieta da PUC-Rio, “Brincar é sonhar”, que entregou brinquedos para crianças atendidas pela Pastoral em diversas comunidades carentes do Rio de Janeiro.
O Tecgraf da PUC-Rio participou também de iniciativas de combate ao coronavírus, fazendo uso de modelos para entender como melhor avaliar e monitorar a epidemia, em parceria com o NOIS - Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde. Essa iniciativa também gerou diversos artigos científicos publicados ao longo do ano, os quais receberam destaque na mídia e em instituições de saúde, nacionais e internacionais. A equipe de Apoio à Decisão e Supply Chain, junto com o NOIS, participou também do desenvolvimento das análises baseadas em Ciência de Dados do projeto Dados do Bem, que foi escolhido o App do Ano - Voto Popular em 2020 pelo Prêmio Melhores do Ano TechTudo. Já a gerência 4.0 de Fabricação Digital do Tecgraf da PUC-Rio, juntamente com grupos de pesquisa da Indústria 4.0 da universidade, mobilizaram o parque de impressoras 3D da PUC-Rio para a produção de EPIs, durante o primeiro semestre de 2020. Os equipamentos foram doados para diversas instituições de saúde.
O Tecgraf da PUC-Rio, por meio de suas diversas áreas de competência e gerências, mantém 17 contratos e 33 termos de cooperação nos setores de Óleo e Gás, Energético, Segurança, Entretenimento e Medicina, com destaque para parcerias com a Petrobras, Eneva, Transpetro, GE, Safran, Repsol e Enauta. Dentre as parcerias, 2020 marcou a assinatura do convênio de cooperação entre a PUC-Rio e os Esportes Olímpicos do Flamengo, cujo objetivo é desenvolver pesquisas científicas em Sports Analytics baseadas em Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Visualização
No setor de Óleo e Gás, destacam-se, em 2020, os projetos Plan360, SMS360 e Busca360, partes da iniciativa Ativo 360 da Petrobras, que trazem inovações para processos de gestão visual de ativos de produção e procedimentos de segurança, por recursos como streetview, Realidade Virtual e busca inteligente. Outro destaque é o software ALINE (Automated Learning Intelligence for Exploration), desenvolvido em parceria da Eneva com Tecgraf da PUC-Rio, com recursos de PD&I da ANP. O sistema utiliza algoritmos de Machine Learning para aumentar a assertividade na exploração de gás natural em terra. Outra novidade da área petrolífera é o projeto de “Segurança em Operações Críticas de Mergulho”, no qual, em 2020, iniciaram-se os primeiros testes de um simulador de Realidade Virtual para mergulhadores profissionais. O projeto multidisciplinar inclui Ergonomia, Análise de Dados, Treinamentos Virtuais e desenvolvimento de Wearables.
Ao longo de 2020, os colaboradores e gerentes do Instituto Tecgraf da PUC-Rio apresentaram trabalhos em diversos eventos como o 1st Binational Plug & Abandonment (P&A) Workshop - BRANOR, o congresso IJCIEOM 2020 e as conferências LACPEC 2020 e SEAA 2020. Em setembro, o diretor do Instituto Tecgraf da PUC-Rio, Prof. Marcelo Gattass, foi palestrante convidado no seminário Petrotic X Edição, realizado pela Assespro, e apresentou a palestra O Desenvolvimento de Software e a Capacitação Tecnológica das Empresas de Petróleo. O Instituto participou ainda do SBBD220 e do CILAMCE 2020. Em dezembro, os colaboradores e gerentes do Instituto apresentaram diversos trabalhos na Rio Oil & Gas 2020, que aconteceu online.
Na área acadêmica, os pesquisadores do Instituto supervisionam atualmente o desenvolvimento de mais de 47 teses de doutorado e diversas dissertações de mestrado e outros trabalhos e projetos acadêmicos. Em 2020, os pesquisadores também publicaram cerca de 80 trabalhos e artigos em importantes eventos e proeminentes revistas científicas. O Instituto também promoveu encontros técnicos on-line para seus colaboradores e treinamentos como o do software DELFOS para funcionários da Petrobras em Macaé, nos meses de janeiro e fevereiro de 2020.
Apesar das regras de isolamento social e dos demais desafios impostos pela pandemia, o Instituto mostrou mais uma vez, ao longo de seus mais de 30 anos de existência, sua resiliência e capacidade de se adaptar a novos desafios. Para tanto, o Tecgraf da PUC-Rio contou com o espírito de união e solidariedade de sua equipe com cerca de 400 profissionais, aliado sempre à busca pela inovação e excelência acadêmica.
Instituto Gênesis
- PUC HACK
O PUC HACK foi organizado e promovido pelo Instituto Gênesis PUC-Rio em parceria com o Instituto Tecgraf da PUC - Rio.
O Hackathon teve como objetivo desenvolver soluções inovadoras para os desafios da nossa sociedade em tempos de pandemia. Para tanto, grupos de alunos trabalharam em conjunto com professores, corpo técnico, departamentos e demais membros da PUC-Rio no desenvolvimento de tais soluções.
O PUC HACK teve 120 alunos inscritos, dos quais foram selecionados 69 participantes. Além dos alunos, participaram da maratona 20 professores da PUC-Rio, 15 departamentos da Universidade, membros do Tecgraf, consultores e membros do Instituto Gênesis e profissionais do mercado.
- Startups criam soluções para lidar com a pandemia
As startups incubadas, germinadas e graduadas no Instituto Gênesis criaram diversas soluções para os desafios levantados pela pandemia. Confira a seguir as soluções desenvolvidas por nossa rede de empreendedorismo e inovação:
- Testagem em massa da Covid-19 para empresas
O Laboratório Neurolife, graduado no Instituto Gênesis, assumiu a responsabilidade de colaborar com a sociedade e incluiu em seu portfólio de exames o teste RT-PCR para Covid-19, em amostras coletadas de secreções respiratórias por swab (vias nasais e orofaringe), com liberação dos resultados em 24 horas.
Para saber mais, acesse: www.neurolife.com.br
- Aplicativo para controle da disseminação do coronavírus em empresas
A empresa incubada Nearbee desenvolveu uma tecnologia para Mapeamento Preventivo de Interação (MPI), ajudando empresas a conter a disseminação do coronavírus nos ambientes de trabalho. O controle é feito pelo mapeamento dos colaboradores que apresentaram sintomas da Covid-19, possibilitando que a empresa saiba com quem eles tiveram contato e por onde andaram, para que assim possa tomar medidas preventivas. Mais de 9 mil usuários espalhados em 65 fábricas da Ambev, por exemplo, já utilizavam o MPI em agosto de 2020.
Para saber mais, acesse: ambev.nearbee.com.br/mpi
- Aplicativo gratuito para aprimorar aulas on-line
A falta de estímulo dos alunos e as interações precárias entre professores e alunos durante as aulas no ambiente virtual foram um grande desafio durante a pandemia. Pelo aplicativo chamado VOA Conecta, criado pela incubada VOA Educação, os professores conseguiram aumentar a interação e o engajamento dos alunos durante as aulas, aprimorando a experiência das aulas virtuais.
Para saber mais, acesse www.voaed.com/conecta
- Incubação virtual
Por conta da pandemia da Covid-19, inauguramos a modalidade virtual para a incubação. Na incubação virtual oferecemos os mesmos serviços da incubação presencial, com apenas uma diferença: na modalidade virtual os incubados não têm uma sala fixa no Instituto Gênesis. A adaptação da incubação presencial para o virtual foi realizada com velocidade e excelência.
Números de destaque da Incubadora
Ao longo do ano, 39 empresas germinaram, incubaram e pós-incubaram no Instituto Gênesis, que realizou mais de 614 horas de consultoria e prestação de serviços para as empresas germinadas/incubadas. Nossas incubadas, germinadas e pós-incubadas geraram um faturamento total aproximado de R$10 mi. Geraram, juntas, mais de 170 postos de trabalho.
Curso Música e Negócios
Depois de 15 edições presenciais, realizamos a 16ª e 17ª edições do curso Música e Negócios utilizando o ambiente virtual, devido à pandemia e à instalação do isolamento social. O curso foi realizado pela primeira vez na modalidade EAD. A 16ª edição do Música & Negócios (primeira no formato EAD) teve a participação de 150 alunos matriculados - aumento de 300% no número de alunos em relação às edições anteriores presenciais. A 17ª Edição contou com a participação de mais de 160 alunos.
Parceria Instituto Gênesis e Departamento de Artes e Design (DAD)
Em 2020, estreitamos os laços com o Departamento de Artes e Design. Os alunos da disciplina de Design de Embalagem sugeriram soluções aos desafios da incubada Green Living - startup especializado na comercialização de produtos sustentáveis de origem vegetal, compostáveis ou biodegradáveis. Também germinamos, gratuitamente, a startup Bagik, das alunas de Design de Produto Bianca Prado e Giulia Zobaran. A indicação da Bagik foi feita pela Coordenação Adjunta de Projeto de Produto do DAD/PUC-Rio, fundamentada pela excelente avaliação do projeto na banca final do curso de graduação (2019.2).
Parceria Instituto Gênesis e CEMP (Centro de Empreendedorismo)
O Instituto Gênesis firmou parceria com o CEMP no segundo semestre de 2019, e continuou a parceria em 2020, através da disciplina Finanças para Empreendedores, gerando um intercâmbio entre os alunos e os incubados do Gênesis. Os alunos prestaram consultoria na área de capital, apresentando planos de captação de recursos de acordo com as especificidades de cada empresa incubada.
Instituto Genesis e Oito – Coordenando o Hub de Inovação da Oi
O Oito é um hub de empreendedorismo e inovação, que foi lançado no final de 2017 no Rio de Janeiro. A iniciativa, capitaneada pela Oi, se posiciona estrategicamente junto ao mundo de inovação, incubando startups em estágio inicial e acelerando negócios mais maduros. Todo o programa de incubação recebido pelas startups que fazem parte do programa é coordenado pelo Instituto Gênesis. O 2º ciclo de incubação teve duração de 8 meses e contou com quatro empresas incubadas. Com início em dezembro de 2019, o ciclo se encerrou em agosto de 2020.
Relatório Anual 2020 do Instituto Gênesis
Todos os destaques se encontram no Relatório Anual 2020 do Instituto Gênesis, que contempla os principais acontecimentos e iniciativas realizadas pelo Instituto em 2020. Para acessar o Relatório digital, acesse http://www.genesis.puc-rio.br/media/resultados/relatorios/Relatorio_Anua...
iiLer - Instituto Interdisciplinar de Leitura
O presente relatório registra as atividades realizadas pelo iiLer em 2020. Em 16/03/2020, atendendo à determinação da Reitoria, as atividades presenciais foram suspensas em face da pandemia da Covid-19, e, desde 18/03, a equipe vem trabalhando em home-office, com migração de eventos e cursos programados para plataformas digitais.
Atividades Realizadas
Selo Cátedra 10
Em 06/03 foi realizada a cerimônia de premiação do Selo Cátedra 10 - Edição 2019. O Selo, que qualifica a produção literária na área infantil e juvenil, premiou 10 títulos na categoria Distinção e 33 na categoria Seleção. O prêmio Hors Concours foi conferido ao ilustrador Rui de Oliveira. No evento, estiveram presentes representantes de editoras, autores e ilustradores, tendo sido conduzido pelo Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil –- GELIJ.
Este foi o único evento presencial realizado em 2020.1. Durante a cerimônia foi realizado o lançamento da Edição 2020 do Selo e as editoras já estão enviando livros para avaliação.
Cursos
Estava programada, em parceria com a CCE, a realização de 9 cursos. Com a suspensão das atividades, apenas 3 cursos - Os Clássicos: beber na fonte, Os Clássicos: grupo de estudo e Escrita Criativa - migraram diretamente para o formato virtual. Todos estão em funcionamento, com turmas com 15, 10 e 15 alunos, respectivamente.
Os demais cursos assumiram o formato virtual a partir do 2º semestre de 2020.
Projetos e Parcerias
Mapeamento de Projetos de Leitura no Brasil
Em maio, foram iniciadas as atividades do projeto Mapeamento de Projetos de Leitura no Brasil, com financiamento e parceria do Instituto Itaú Cultural e da JCastilho Consultoria.
O trabalho está sendo totalmente desenvolvido de forma remota, com reuniões semanais. Na 1ª fase, que se estenderá até agosto/2020, a equipe de pesquisadores desenvolveu o questionário que será aplicado a projetos de todo o Brasil, bem como reuniu um banco de dados de ações de leitura que já conta com mais de 3.000 projetos. Aguarda-se, no momento, a liberação do Instituto Itaú Cultural para ser iniciada a divulgação do trabalho e a captação das informações.
Todos os dados captados serão concentrados e divulgados na plataforma Cartografias de Leitura, desenvolvida pelo iiLer. O projeto terá duração de um ano e, ao final, o iiLer apresentará as conclusões que demonstrem o mapa da leitura em nosso país, evidenciando a distribuição socioeconômica dos projetos, o perfil de mediadores de leitura, as práticas mais aplicadas e o emprego da tecnologia em promoção de leitura.
Estações de Higienização para o Projeto Parque Vivo/Vila Parque da Cidade
A convite do Escritório Modelo de Arquitetura da PUC-Rio, o iiLer integra a equipe interdisciplinar do projeto Estações de Higienização para o Projeto Parque Vivo/Vila Parque da Cidade, que venceu o Edital de Apoio a Projetos do IAEHu/CTCH. A proposta, surgida no contexto da pandemia, prevê a instalação de unidades de higienização nos acessos à Vila Parque da Cidade e ações de inclusão cultural em parceria com as associação ali existentes. O iiLer contribuirá com doações de livros e ações de promoção de leitura.
Concurso literário: Um rolé pelo Rio - Crônicas da Cidade
O iiLer, em parceria com a Rio Eventos (Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro), venceu o edital para organização de um concurso literário a ser realizado no contexto do Congresso Mundial de Arquitetura (RCMA), adiado para 2021. O concurso prevê a seleção de 30 crônicas sobre a cidade do Rio de Janeiro e seu espaço e ocupação urbanas. A premiação acontecerá durante o Congresso e será na forma de um ebook com os textos selecionados.
Eventos
O ciclo Direito e Literatura (parceria entre iiLer, Departamento de Direito e Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio) migrou para plataforma digital, com apoio da CCE, e, em maio, foi realizado o debate sobre o romance Crime e Castigo. A veiculação em plataforma digital possibilitou o atingimento de um público maior e diferenciado, com alcance de outras cidades de nosso país. Participaram do encontro cerca de 70 pessoas, sendo registradas presenças de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.
O iiLer também realizou parceria com a Pastoral Anchieta para a transmissão da live sobre São José de Anchieta, no dia 09/06. Esta live alcançou a audiência de mais de 300 pessoas, considerando as plataformas YouTube e Facebook.
Publicações
Em junho foi publicada a edição 16 de Ler Em Revista, totalmente produzida pelas pesquisadoras da Rede de Pesquisa Avançada em Leitura - RELER Ebe Siqueira (Univ Estadual de Goiás) e Goiandira Ortiz (Univ. Federal de Goiás) e teve como tema a obra poética das centenárias Cora Coralina e Leodegária de Jesus.
Comunicação
Neste período de isolamento social, o uso das redes digitais tem se incrementado. Desde março, o iiLer vem veiculando em Facebook e Instagram campanhas de fomento à leitura como alternativa às exigências de nossos tempos. Registra-se a campanhas atual que tem como tema “O que a PUC lê?”, que mobiliza alunos, professores e funcionários de toda a Universidade, e que já alcançou 19.300 visualizações.
Biblioteca
A Biblioteca de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil - BLLIJ encontra-se fechada para consulta.
Conclusão
Praticamente todas as atividades do iiLer vêm sendo mantidas sem maiores dificuldades e a migração para o formato digital, embora não tenha ocorrido de forma mais rápida como inicialmente desejado, já está perfeitamente assimilado pela equipe administrativa e de pesquisa. A exceção é a interrupção das atividades da Biblioteca, preocupante tanto em termos de conservação do acervo como pela interrupção de pesquisas e trabalhos que estavam programados.
É bastante positivo o alcance que cursos e eventos têm obtido, atingindo um público que se expande para fora do Rio de Janeiro, concretizando uma proposta antiga do Instituto e ampliando as possibilidades de parcerias, inclusive com uma participação mais ativa de pesquisadores associados a RELER.
NIMA – Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente
Sínodo para a Amazônia
O Sínodo Especial dos Bispos para a Amazônia, convocado pelo Papa Francisco, aconteceu no Vaticano entre os dias 6 e 27 de outubro de 2019. O NIMA colaborou com o encontro durante todo o ano. Em fevereiro, sediou o Fórum de Preparação para o Sínodo Amazônico, da Associação das Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (AUSJAL). O encontro teve por finalidade redigir um documento que, entregue ao Vaticano, ajudou a guiar as reflexões dos bispos.
O NIMA ainda participou, a pedido da Rede Eclesiástica PanAmazônica (REPAM), da elaboração de outros dois documentos, cujas informações serviram como subsídios sobre as culturas da floresta. Foram produzidos o Atlas Panamazônico - Aproximação da Realidade Eclesiástica e Socioambiental e o relatório Povos indígenas e tribais da Panamazônia.
Sustainable Development Solutions Network
A Sustainable Development Solutions Network (SDSN) é uma rede de organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas e públicas e empresas privadas com o objetivo de implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, assim como as metas do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas. A Pontifícia Universidade Católica tornou-se, em 2019, host da SDSN Brasil, tendo o diretor do NIMA como o chair.
Câmara dos Deputados
A Coordenação de Direito Ambiental do NIMA, o NIMA-Jur, debateu as mudanças na legislação ambiental, em dois encontros do Grupo de Trabalho de Licenciamento Ambiental da Câmara dos Deputados, em Brasília. O coordenador do NIMA-Jur falou no dia 18 de junho e a representante do Departamento de Direito no Conselho Consultivo do NIMA esteve presente no dia 3 de julho.
Metrô Gávea
As obras do metrô da Gávea têm provocado expectativas na comunidade PUC-Rio e na população da cidade. Sua paralisação, entretanto, causa preocupação a todos. A Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa, quando reuniu-se para discutir o assunto, recebeu o Vice-Reitor para Assuntos de Desenvolvimento da PUC-Rio e supervisor-geral do NIMA, que advertiu: “O mais importante hoje são as vidas humanas que podem ser perdidas por um colapso anunciado. A única alternativa é finalizar a estação”. O NIMA apresentou em setembro, ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, um diagnóstico técnico sobre os riscos envolvidos na permanência desta situação. Três alternativas foram avaliadas: o aterramento total, a conclusão das obras brutas e a finalização da estação. Assim, para que a decisão fosse tomada foi possível considerar melhor os custos, os riscos e as vantagens de cada opção.
Descarte Correto
Primeiro, foi realizado um longo trabalho de pesquisa sobre a eficiência do sistema de recolhimento e reciclagem de resíduos na PUC-Rio. Depois, de posse das conclusões que indicavam o caminho a seguir, a ação foi orquestrada entre o Conselho Consultivo do NIMA, sua coordenação de gestão ambiental e a Prefeitura do Campus, que conquistaram o apoio da Sodexo e da RioMix.
O projeto foi apresentado à comunidade universitária em março, com a substituição dos antigos coletores de resíduos pelos novos, de coleta binária: recicláveis e não recicláveis. Algumas semanas depois, foi lançada uma campanha de painéis publicitários no campus para comunicar a estudantes, docentes, funcionárias e funcionários não só a alteração dos equipamentos, mas também a forma certa de utilizá-los. Um guia foi publicado no site do NIMA, o qual permanece como referência para a ação consciente. O sucesso da ação será medido através de ensaios de classificação dos resíduos recicláveis do campus, o primeiro dos quais foi realizado no dia 1° de outubro.
A supervisora técnica do NIMA apresentou o novo programa de descarte de resíduos da PUC-Rio na conferência da International Sustainable Campus Network (ISCN), que aconteceu em junho, em São Paulo. A ISCN é uma associação que integra universidades de mais de 30 países, que têm como objetivo comum implementar a sustentabilidade no ensino, na pesquisa e em seus campus. A conferência deste ano teve como tema “Parcerias para o Progresso” e apenas duas universidades brasileiras foram convidadas a compartilhar trabalhos e experiências realizadas por suas instituições e voltadas para a sustentabilidade.
XXV Semana de Meio de Ambiente (SMA)
“Visões da Amazônia” foi o tema da Semana em 2019, refletindo a proximidade temporal da realização do Sínodo para a Amazônia e de importantes desafios recentemente enfrentados pela Região. O enfoque foi holístico e a programação abrangeu uma grande diversidade de atividades: palestras, filmes, debates, leituras, oficinas, apresentações de teatro e de música, e feiras de produtos socioambientalmente responsáveis. Sua realização em junho, coordenada pelo NIMA, envolveu diversas instâncias da Universidade. A Arquidiocese do Rio de Janeiro, que também participou da SMA, realizou na PUC-Rio, na véspera da abertura do evento, a inauguração da sua Semana de Meio Ambiente, cuja organização teve o apoio do NIMA.
NIMA 20 Anos
A abertura da XXV Semana de Meio Ambiente assistiu ao início das celebrações pelas duas décadas de fundação do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio, pelo reitor da Universidade, Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J. Professores que participaram do início do NIMA foram homenageados e foi exibido um documentário de curta-metragem sobre a idealização, a criação e o desenvolvimento de um Núcleo que reunisse reflexões e ações interdisciplinares em torno das questões ambientais da Universidade. O vídeo está disponível em: https://tinyurl.com/NIMA20ANOS
Jornadas Ecológicas
Este projeto de educação ambiental, realizado desde 1988 com estudantes de escolas da rede municipal de Ensino Fundamental, produziu, neste ano, sua primeira atividade com estudantes e docentes do Ensino Médio. Durante o encontro, professores receberam capacitação em educação ambiental e discentes foram estimulados ao amor à Natureza em todas as suas formas, o que pode contribuir para a formação de valores éticos e socioambientais na juventude. Entre os colégios participantes, estiveram o Colégio Estadual Antônio Maria (Leblon) e o Colégio Notre Dame (Ipanema).
Prof. Sérgio de Almeida Bruni
Vice-Reitor para Assuntos de Desenvolvimento