Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos - VRAC
Apresentação
A Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos é o órgão da administração central da Universidade responsável pela coordenação de todas as atividades acadêmicas de Graduação, Pós-Graduação e Extensão.
Prof. José Ricardo Bergmann
E-mail: vrac@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, sala 201
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 222451-900
Telefone: 55 21 35271134
Fax: 55 21 35271132
E-mail: vrac@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrac
Equipe
Ana Lucia Sergio Einloft
Camila Welikson
Alexandre Rodrigues Feijão
Atos Gomes de Oliveira
Victor Martins de Farias
Assessoria de Comunicação:
Renata Arruda Ratton
E-mail: renataratton@puc-rio.br
Comitê de Ética na Pesquisa:
Profa. Ilda Lopes Rodrigues da Silva
E-mail: ilda@puc-rio.br
Organograma
Coordenações
Coordenação Central de Pós-Graduação e Pesquisa - CCPG
Prof. Paulo César Duque Estrada
E-mail: pcde@puc-rio.br
Ana Zélia Saboia Martins
Célia Maria de Souza Pereira
Jorge dos Santos
Nilton do Rosário Vollotão
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 222451-900
Telefone: 55 21 35271613
E-mail: ccpg@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg
Coordenação Central de Graduação - CCG
Profa. Daniela Trejos Vargas
E-mail: dvargas@puc-rio.br
Isabela Achkar de Mendonça Pinto Farah
Adriana de Figueiredo Mendonça dos Santos
Olivia Balaguer Sequeira
Daniela Vidal Mota Campos
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 222451-900
Telefone: 55 21 35271137
Fax: 55 21 35271132
E-mail: ccg@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg
Coordenação Central de Planejamento e Avaliação - CCPA
Prof. Marco Antonio Casanova
E-mail: casanova@inf.puc-rio.br
Profa. Ana Maria Beltran Pavani
Anderson Barbosa da Cruz
Carla Faria Leitão
Daniel da Rosa Marques
Daniel Bindes de Campos Pereira
Giselen Pestana Cardoso
Kevin Silveira de Oliveira
Letícia Miranda Paula
Patricia Rodrigues Heizer Villela
Rosana Abreu da Cruz
Tomás Guisasola Gorham
Vanessa Aparecida Palomo Lima
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271618
Fax: 55 21 35271132
E-mails: cpa@puc-rio.br, equipeccpa@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/ccpa
Coordenação Central de Extensão - CCE
Profa. Adriana Vidal de Oliveira
E-mail: adrianavidal@puc-rio.br
Bruno dos Reis de Araújo
Caio Rabelo Oliveira
Felippe Andrade Garcia
Fernanda da Silva Aparício Pina
Hanna Elias Estrela
Juliana Dias Cardoso
Juliana da Silva Pereira
Livia Almeida Pinheiro
Luana Barbosa Pereira
Luciana Dias dos Santos
Mônica Lisboa Ramos
Roseli Alvez de Medeiros
Rua Marquês de São Vicente, 225
Casa XV
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefones: 55 21 35271384 ou 0800 9709556
E-mail: infocce@puc-rio.br
Site: www.cce.puc-rio.br
CCE - Gávea
Rua Marquês de São Vicente, 225
Casa XV
Telefone: 55 21 35271384
CCE - Caxias
Colégio São Francisco
Rua Jorge Vieira de Medeiros, 101, Vila Meriti, Centro, Duque de Caxias, RJ
Telefone: 55 21 27711148
Coordenação Central de Cooperação Internacional - CCCI
Profa. Ângela Maria de Randolpho Paiva (CIS)
E-mail: directorccci@puc-rio.br
Coordenador-adjunto:
Prof. Ricardo Borges Alencar (LET)
E-mail: vicedirectorccci@puc-rio.br
Carla Verônica Siqueira Rodrigues
Christine Duarte
Daniel Vassallo Castro
Denis da Costa Neves
Guilherme do Nascimento Araújo
Kledson Jônio Cardoso da Silva
Leonardo dos Santos Dias
Linda Cristina Silva Pontes de Sousa
Marcos Telles Lesbaupin
Mário José Simões
Nancy Guimarães da Silva
Renan Lopes Mendonça de Brito
Thiago Correia de Holanda Santana
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Padre Leonel Franca, 8º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271577 / 1578
Fax: 55 21 35271132 / 1094
E-mail: atende-ccci@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccci
Coordenação Central de Educação a Distância - CCEAD
Prof. Gustavo Robichez de Carvalho (INF)
E-mail: robichez@puc-rio.br
Data de Posse: 02/03/2020
Número da portaria: 09/2020
Alessandra Muylaert Archer
Ana Luiza Ferreira Portes
Ângela de Araújo Souza Ferreira
Cláudio Coelho Perpétuo
Eduardo Quental Moraes
Gianna Oliveira Bogossian Roque
João Ariel Moreira Perpetuo
Luiz Claudio Galvão de Andrade
Renato Gonçalves de Araújo
Thays Christina Lopes Leite da Cruz
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Padre Leonel Franca, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271554 / 1555 / 1456
Fax: 55 21 35271132
E-mail: robichez@puc-rio.br
Site: www.ccead.puc-rio.br
Coordenação de Vestibular – CCG-CVEST (ligada à Coordenação Central de Graduação)
Profa. Marta de Souza Lima Velasco
E-mail: marta@puc-rio.br
Paulo dos Santos Albuquerque
Maurício Oliveira Veras
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, térreo
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271000
E-mail: vest@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/vestibular
Coordenação de Licenciaturas – CCG-LIC (ligada à Coordenação Central de Graduação)
Profa. Maria Rita Passeri Salomão
E-mail: mritasal@puc-rio.br
Profa. Maria Cristina Guimarães de Góes Monteiro (LET)
Olivia Balaguer Sequeira
Guilherme Félix da Silva
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 222451-900
Telefone: 55 21 35271418
E-mail: ccg-lic@puc-rio.br
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Divisão de Bibliotecas e Documentação - DBD
Ana Maria Gomes Ribeiro
E-mail: anaribeiro@dbd.puc-rio.br
Mônica Elisa Santiago de Oliveira - Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento
Carmo Souza Dias dos Santos - Secretaria
Cristina Braga Ribeiro - Secretaria
Carlos Eduardo Amorim Nunes - Supervisor, Seção de Desenvolvimento de Coleções e Aquisição
Giuliano da Costa Pereira Ferreira - Coordenador Técnico, Seção de Automação
Marta Bela Reis - Supervisora, Seção de Atendimento e Pesquisa
Patrícia Lima - Supervisora, Seção de Tratamento da Informação
Biblioteca Central
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Frings, 3º andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefones:
Secretaria: 55 21 35271090 / 1091 / 1881
Atendimento: 55 21 35271376 / 2189 / 1696 / 1092 / 1714 / 1376
Fax: 55 21 35271089
E-mails: biblio@dbd.puc-rio.br / bcentral@dbd.puc-rio.br
Site: www.dbd.puc-rio.br
Biblioteca Setorial dos Centros de Ciências Sociais e de Teologia e Ciências Humanas
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Frings, 3º andar, 2º piso da Biblioteca Central
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271963 / 1092 / 1714
E-mail: bcentral@dbd.puc-rio.br
Biblioteca Setorial do Centro Técnico-Científico (acervo transferido para a Biblioteca Central)
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, 7º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271715 / 1994
E-mail: bcentral@dbd.puc-rio.br
Biblioteca Setorial do CETUC
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 7º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271675 / 1092
E-mails: bscetuc@cetuc.puc-rio.br / beatrizrosa@cetuc.puc-rio.br
Biblioteca Setorial de Ciências Biológicas
Centro de Pesquisas Matteo Ricci
Estrada da Gávea, 50
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP:22.451-262
Telefone: (55) (21) 35272551
E-mail: thelma-bio@puc-rio.br
Rio Datacentro - RDC
Prof. José Raimundo Lopes Oliveira
E-mail: rdc-diretor@puc-rio.br
Márcia da Silva Campos - Div. Apoio Administrativo
Paula Cyrillo Gomes - Div. Apoio Técnico
Maria das Graças de Almeida Chagas - Div. Multimídia
Lea Deborah Rejtman - Sistemas Acadêmicos
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Rio Datacentro
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271477 / 1478 / 1479
Fax: 55 21 35271491
E-mail: admrdc@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/rdc
Diretoria de Admissão e Registro - DAR
Prof. Washington Braga Filho
E-mail: wbraga@puc-rio.br
Bianca Pedrosa Salvini
Carolina Pucci Santos
Renata Guilherme Montalvão da Silva
Thaís da Costa Ramos
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, térreo
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271341
Fax: 55 21 35271345
E-mail: dar@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/dar
Programa Institucional de Iniciação Científica do CNPq - PIBIC
Prof. Sinésio Pesco (MAT)
E-mail: sinesio@puc-rio.br
Ana Zélia Saboia Martins
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271613
E-mail: pibic@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/pibic
Programa Institucional de Iniciação Tecnológica e em Inovação do CNPq - PIBITI
Prof. Sinesio Pesco (MAT)
E-mail: sinesio@puc-rio.br
Ana Zélia Saboia Martins
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271613
E-mail: pibiti@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/pibiti
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES
Profa. Maria Rita Passeri Salomão
E-mail: pibid@puc-rio.br
Olivia Balaguer Sequeira
Guilherme Félix da Silva
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271137 / 1138
E-mail: pibid@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/pibid
Programa de Residência Pedagógica - RP/CAPES
Profa. Maria Cristina Guimarães de Góes Monteiro (LET)
E-mail: rp@puc-rio.br
Olivia Balaguer Sequeira
Guilherme Félix da Silva
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefone: 55 21 35271138
E-mail: rp@puc-rio.br
Agência PUC-Rio de Inovação - AGI
Profa. Shirley Virginia Coutinho
E-mail: shirley@puc-rio.br
Prof. Ricardo Yogui - Inovação Aberta/Open Innovation e Academia X Indústria
Tais Nasser Villela - Assessoria Jurídica
Cristal Marques Vaz de Souza - Auxiliar III de Planejamento e Organização
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, 12º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271305
Fax: 55 21 35271309
E-mail: agi@puc-rio.br
Site: www.agi.puc-rio.br
Instituto de Mídias Digitais - IMD (instituto intercentros)
Prof. Nilton Gonçalves Gamba Junior
E-mail: gambajunior@puc-rio.br
Renata Arruda Ratton
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, sala 201
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271612
Fax: 55 21 35271132
E-mail: contato.imd@puc-rio.br
Site: www.imd.puc-rio.br
Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade - PIUES
Prof. Marcos Venicius Soares Pereira (DEQM) (até janeiro)
E-mail: marcospe@puc-rio.br
Profa. Marta de Souza Lima Velasco (a partir de janeiro)
E-mail: marta@puc-rio.br
Coordenadora Administrativa:
Carmen Lucia Sarabanda da Silva Fagundes
Daiana Mudesto da Cruz
Carlos Alves Loriano Júnior
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, térreo
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271062
E-mail: piuespuc@puc-rio.br
Núcleo de Apoio e Inclusão da Pessoa com deficiência - NAIPd
Profa. Renata Mattos Eyer de Araujo (DAD) (Supervisora)
E-mail: rmea@puc-rio.br
Alexandra Ancora da Luz de Souza Mendes
Tradutor e intérprete de Libras / Língua Portuguesa: Aparecida Cirlandia de Jesus da Silva
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, térreo
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271985 / 991460871
E-mail: naipd@puc-rio.br
Núcleo de Memória da PUC-Rio
Profa. Margarida de Souza Neves
E-mail: msneves@puc-rio.br
Silvia Ilg Byington
Clóvis Gorgônio de Amorim Júnior
Antônio José de Albuquerque Filho
Eduardo Gonçalves
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, sala 263
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271661
E-mail: nucleodememoria@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/nucleodememoria
Solar Grandjean de Montigny – Museu Universitário
Prof. Frederico Oliveira Coelho
E-mail: solar@puc-rio.br
Rita de Cássia Vasconcellos de Mattos
André Luis Gonçalves Pereira
Carlos Augusto Scalzo dos Santos
Julio Cesar Alves Nobre
Rua Marquês de São Vicente, 225
Solar Grandjean de Montigny
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35272207 / 1435
Fax: 55 21 35271434
E-mail: solargm@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar
Projeto Portinari
João Candido Portinari
Rua Marquês de São Vicente, 225
Solar Grandjean de Montigny, subsolo
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271438 / 1439 / 1440
Fax: 55 21 35271441
E-mail: pp@portinari.org.br
Site: www.portinari.org.br
Balanço do Ano
O ano de 2020 foi surpreendente, acompanhado de momentos difíceis provocados pelos impactos da pandemia causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19), que atingiu de forma persistente todo o mundo.
No Brasil, o Ministério da Saúde emitiu a Declaração de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) pela Portaria 183, de 3 de fevereiro de 2020. Em seguida, o Ministério da Educação autorizou, pela Portaria 343, de 17 de março de 2020, as universidades a substituírem as aulas presenciais pelos meios digitais de comunicação, para serem criadas condições de prevenção à infecção humana pelo coronavírus.
O desafio estava posto e a PUC-Rio, desde março, mobilizou professores, pesquisadores, discentes e funcionários na construção de um novo modus operandi para garantir o funcionamento de todas as suas atividades com qualidade e, ao mesmo tempo, a preservação dos cuidados à saúde devidos a toda a comunidade universitária e a seus familiares.
Experiências novas, que surgiram tanto no ensino quanto na pesquisa, incorporaram, em definitivo, as estratégias próprias das ferramentas digitais (aplicativos, plataformas e outros recursos similares) e do ambiente digital. Neste sentido, 2020 foi um ano de ações intensas da Coordenação Central de Educação a Distância, CCEAD, em função do suporte oferecido aos professores e alunos, a fim de garantir a continuidade das atividades acadêmicas ao longo do ano, oferecidas de forma on-line, como atendimento por meio do Ambiente de Aprendizagem On-line da PUC-Rio.
Durante todos os dias do ano, entre 200 e 900 usuários acessaram esse ambiente simultaneamente, em período de aulas. Mais de 1.200 disciplinas e mais de 3.200 turmas estiveram ativas por semestre, atendendo Graduação, Mestrado e Doutorado. Ao longo do ano, foram efetuados mais de 25.000.000 de acessos.
Adicionalmente, no dia 15 de julho de 2020, foi lançada a plataforma ECOA PUC-Rio, um espaço virtual de troca e colaboração, visando dar acesso gratuito aos corpos docente, discente, administrativo e ao público em geral, a conteúdos de webinars, lives, debates, entrevistas e apresentações de mais de 50 departamentos e unidades da Universidade.
No tocante ao Vestibular, devido ao período de excepcionalidade provocado pela pandemia da COVID-19, não foi possível realizá-lo de forma presencial e reunir milhares de candidatos no campus. Foi um desafio conseguir uma forma de realizar as provas via Internet com segurança. O primeiro passo foi encontrar uma plataforma de provas que permitisse o monitoramento baseado em Inteligência Artificial e por fiscais que pudessem fazer o acompanhamento remoto durante a realização de todas as provas.
Durante uma semana, antes da data do concurso, foi disponibilizado um teste para os candidatos conhecerem a plataforma de provas. Em paralelo, foram realizadas duas sessões diárias de webinários, via Zoom, abertas, para atender até 500 candidatos em cada uma. Foram realizadas, ao todo, 10 sessões para esclarecimentos dúvidas.
No site da PUC, na página do Vestibular, foi criado um canal para atendimento aos candidatos, desde as inscrições até o final do concurso. Nos dias de provas, foi montada uma equipe para atender candidatos com dificuldades para conectar a plataforma e ter acesso às provas.
As visitas presenciais às escolas para apresentar a Universidade e seus cursos foram substituídas por encontros via Zoom. Foram realizados cerca de 30 encontros para falar sobre o Concurso Vestibular e os cursos oferecidos. Foram também realizados três encontros, via Zoom, com o grupo Escolas Rio.
Avaliações internas também foram realizadas com adaptações ao novo cenário: avaliações semestrais dos professores pelos alunos, por ocasião da renovação de matrícula; e a Avaliação Interna Bianual da Universidade junto aos quadros docente e discente. Excepcionalmente, a Coordenação Central de Planejamento e Avaliação realizou, no primeiro semestre de 2020, uma pesquisa de satisfação específica sobre o andamento dos trabalhos acadêmicos no começo da pandemia da COVID-19.
Rankings
No contexto internacional, a PUC-Rio manteve sua liderança entre as universidades privadas do Brasil nos diferentes rankings dos institutos THE-Times Higher e QS - Quacquarelli Symonds.
No ranking THE - Latin American Ranking 2020, a PUC-Rio recebeu especial destaque nos indicadores de Internacionalização e Parceria com a Indústria, nos quais ocupa a liderança da América Latina e, consequentemente, do Brasil.
Relatório de Atividades
Coordenação Central de Planejamento e Avaliação
Em planejamento, avaliação e operação acadêmica, destacam-se:
- O prosseguimento das ações de planejamento para o período de 2018 a 2022, atualizando, sempre que necessário, os dois planos de desenvolvimento da Universidade: o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI da PUC-Rio) e o Plano Institucional de Internacionalização. O PDI da PUC-Rio define os objetivos, metas e linhas de ação para os cinco anos de atividades acadêmicas da instituição e de setores de apoio. O Plano Institucional de Internacionalização detalha os objetivos e estratégias transversais que a universidade estabelece para sua internacionalização.
Em acervo acadêmico, destacam-se:
- A continuidade da coleta e guarda do acervo acadêmico da Universidade. A Coordenação Central de Planejamento e Avaliação desenvolveu sistemas e processos ao longo de 2014/15, implantou-os em 2016, e continuamente os aperfeiçoou desde então. O Sistema de Gestão de Documentos (SGD) hoje abriga documentos do acervo acadêmico, de diversas naturezas. Durante o ano de 2020, continuou-se a coleta dos documentos das diversas naturezas. Em 31 de dezembro de 2020, os números de arquivos digitais eram:
- Documentos de alunos - 1.045.981
- Documentos de pesquisadores e professores visitantes não vinculados - 21.144
- Documentos institucionais - 6.883
- Documentos de professores - 5.809
- A continuidade da operação do Sistema Maxwell como repositório institucional de parte da produção científica da PUC-Rio, incluindo teses, dissertações, monografias, periódicos e trabalhos de conclusão de curso selecionados. Ao final de 2020,o sistema permitia o acesso a mais de 24.500 objetos. O catálogo completo encontra-se em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/index.php. Em 2020, três agregadores de acesso a tipos específicos de conteúdo do acervo encontravam-se operacionais: (1) o Research Data (https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ResearchData/index.php), dedicado aos dados de pesquisa; (2) o Open Educational Resources @PUC-Rio (https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/OER/index.php), voltado aos materiais educacionais em acesso aberto e o ETDs @PUC-Rio (https://www.maxwell.vrac.pucrio.br/projetosEspeciais/ETDs/), com os mesmos objetivos dos outros dois, mas voltado para teses e dissertações da Universidade. No final de 2020, 12.345 teses e dissertações estavam disponíveis no Repositório Maxwell. Além dos acessos aos conteúdos, os agregadores oferecem estatísticas sobre os perfis das coleções e sobre os acessos aos seus itens.
Em sistemas computacionais de apoio às operações da Universidade, destacam-se:
- A continuidade da implementação, operação e aperfeiçoamento de diversos sistemas. Destacam-se: o Sistema de Requerimentos Acadêmicos; o Sistema de Inscrição da Pós-Graduação; o Sistema de Marcação de Defesas da Pós-Graduação; e o Sistema de Gestão de Órgãos Colegiados.
Em Ensino, Pesquisa e Extensão, destacam-se:
GRADUAÇÃO
No âmbito da Rede de Apoio ao Estudante (RAE), destacam-se:
- A oferta de 16 Rodas de Conversa semanais com os alunos, abordando diferentes temáticas:
- Webinar com perguntas e respostas: Acolhimento e Orientações Gerais
- Organização dos estudos
- Leitura de textos e técnicas de estudo;
- Ansiedade e saúde mental, com Breno Sanvicente Vieira (psicólogo) e Davi Leal (psiquiatra)
- O valor da atividade física durante a quarentena, com o prof. Paulo Júnior e a profa. Jô Santos (Coordenação de Educação Física)
- O silêncio e as relações intrapessoais na quarentena, com o prof. Raphael Zaremba
- O sono na pandemia com o médico Márcio Bezerra (neurologista)
- Luto em tempos de pandemia, com a médica Viviane Nouh Chaia (do INBRACER e do serviço de Psiquiatria da Santa Casa de Misericórdia do RJ)
- Estratégias para gerenciar a atenção na aprendizagem remota, com Cátia Regina Papadopoulos (psicopedagoga)
- De aluno para aluno: solidariedade e apoio na pandemia, com representantes do DCE e de CAs da PUC-Rio
- De aluno para aluno: solidariedade e apoio na pandemia - Continuando o diálogo com representantes do DCE e de CAs da PUC-Rio
- Como lidar com a procrastinação em tempos de G2
- Comunicação não violenta, autocuidado e empatia, com a profa. Renata Kurtz (psicóloga e professora do IAG)
- Mediação de Conflitos, com Olivia Fürst (advogada colaborativa e mediadora de conflitos)
- A oferta de três Rodas de Conversa específicas para alunos de pós-graduação, abordando as seguintes temáticas:
- Aprendizagens e desafios na pós-graduação: o que dizem os alunos?
- Emoções e organização acadêmica
- Driblando a procrastinação
- Ações da RAE para alunos em 2020.2:
- A realização de três encontros Conversando na Rede, com as seguintes temáticas:
- Saúde mental
- Desafios da leitura online
- Autorregulação da aprendizagem
- A realização de três encontros Conversando na Rede, com as seguintes temáticas:
- A realização de um Encontro com calouros.
- A realização de onze Oficinas, abordando os temas: Organização dos estudos; Técnicas de estudo; Ansiedade; Escolha Profissional; Autorregulação da Aprendizagem.
- A realização de três encontros Café com a Pós-Graduação, abordando os temas: Satisfação Acadêmica, Resiliência, Motivação e Emoções Acadêmicas.
- A realização de eventos RAE/RAD para professores:
- Rodas de conversa, abordando as seguintes temáticas:
- O tempo no digital e no presencial
- A perspectiva dos alunos no ensino remoto
- O dia depois de amanhã virá, mas o que estamos aprendendo hoje? Com a profa. Giselle Ferreira (Depto. de Educação)
- Avaliação on-line
- Cenários possíveis com Decanos dos centros da PUC-Rio e a profa. Daniela Vargas, Coordenadora Central de Graduação
- Cenários possíveis - Continuando o diálogo com Decanos dos centros da PUC-Rio e a profa. Daniela Vargas, Coordenadora Central de Graduação
- Considerações sobre o resultado do questionário da CCG/CCPA
- 2020.2 vem aí! Estamos preparados?
- O desenvolvimento da pesquisa na pandemia, com o prof. Paulo Cesar Duque Estrada (Coordenador Central de Pós-Graduação e Pesquisa), professores e alunos da Pós-Graduação.
- A realização de eventos RAE/RAD para professores em 2020.2
- Encontros pedagógicos com professores, abordando a seguintes temáticas:
- Planejamento 2020.1: Como engajar meu aluno na aula?
- Motivação para aprender
- Avaliação da aprendizagem e metodologias na pandemia)
- Um olhar sobre o aluno com necessidades educacionais especiais
- Trocas de experiência e perspectivas para 2021
No suporte psicopedagógico e orientação profissional (NOAP), destacam-se:
- O atendimento, pelo Núcleo de Orientação e Apoio Pedagógico, NOAP, de um total de 140 alunos, a maior parte deles em atendimentos semanais, assim divididos:
- Psicopedagogia - 101
- Orientação profissional - 21
- Leitura e escrita - 14
- A oferta, pelo serviço de psicopedagogia, das oficinas: Técnicas de Estudos e Organizando os Estudos, Carreira e Propósito de Vida, e Autoconhecimento e Escolha da Carreira, com um total de 111 participantes.
- A realização de oito encontros do Grupo de Interpretação de Textos (GIT), realizados pela profa. Margareth Mesquita. Em 2020, os encontros do Grupo foram direcionados a alunos do curso de Serviço Social, os quais têm buscado de forma sistemática os atendimentos no NOAP e que também apresentam dificuldades com as provas do Nivelamento de Português.
- A realização de gravações de vídeos para a série Meg indica, no Instagram da RAE. A série vem sendo realizada desde 2019, com bastante sucesso, com indicações de livros e filmes.
- A realização do encontro Desafios da Leitura On-line no âmbito do Conversando na Rede: espaço de trocas entre os alunos.
No apoio e inclusão à pessoa com deficiência (NAIPD), destacam-se:
- A manutenção e adaptação das atividades do NAIPD para o formato remoto, na maioria dos casos por meio da plataforma digital Zoom. A comunicação continuou por e-mail, telefonema e foram incluídas mensagens por Whatsapp. Em 2020, contabilizou-se:
- 153 estudantes de graduação atendidos
- 177 estudantes de graduação declarando necessidades educacionais específicas
- Três atendimentos a estudantes de pós-graduação
- Três candidatos ao Vestibular e seus familiares atendidos
- Suporte a professores e coordenadores de 20 cursos + Engenharias
- 117 estudantes utilizando algum tipo de suporte para as atividades acadêmicas e os professores receberam a comunicação e devidas orientações (2021.1).
- 118 estudantes utilizando algum tipo de suporte para as atividades acadêmicas e os professores receberam a comunicação e devidas orientações (2021.2).
No Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade (PIUES), destacam-se:
- A oferta, no segundo semestre de 2020, de 12 cursos on-line aos alunos do Ensino Médio, atividade conhecida como PUC por um Semestre. Cursos Oferecidos:
- Introdução às Ciências Sociais
- Introdução às Relações Internacionais
- Introdução ao Design
- Introdução ao Direito
- Introdução ao Empreendedorismo
- Introdução à Administração - A Administração e seus Contextos
- Introdução à Arquitetura e Urbanismo
- Introdução à Engenharia
- Introdução à História - Conhecendo e debatendo o Brasil Republicano
- Introdução à Matemática com Tecnologia
- Introdução à Química
- Introdução a Práticas em Finanças
Em Licenciaturas, destacam-se:
- A distribuição de 52 bolsas integrais (100%) para os candidatos classificados até o 10º lugar – no Vestibular e/ou ENEM – para os cursos de Licenciatura, no Programa de Bolsas Pró-Licenciatura.
- A realização de estágios obrigatórios e práticas de ensino por 325 licenciandos, alocados em 28 unidades escolares, que comprovadamente adotaram o trabalho remoto com sucesso ao longo do ano. A supervisão dos estágios é realizada pela Universidade, pelo professor da disciplina e pela unidade escolar, com o professor responsável pelo conteúdo/turma.
- A concessão, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Capes, de 48 bolsas de iniciação à docência para os alunos das diversas licenciaturas, 6 bolsas de supervisão para os professores que acompanham os projetos nas unidades escolares, 2 bolsas de coordenação de área (para professores da Universidade que coordenam os subprojetos) e 1 bolsa para a Coordenadora Institucional do Programa na PUC-Rio. O programa conta ainda com 12 alunos voluntários. O projeto está implantado em quatro unidades escolares públicas, sendo uma estadual e três municipais, são elas: CE Ignácio Azevedo do Amaral, EM Almirante Tamandaré, EM Manoel Cícero e EM Santo Tomás de Aquino.
- A ampliação do Programa de Residência Pedagógica, da Capes, constituído, agora, por três subprojetos: História, Língua Portuguesa e Pedagogia. O programa vem sendo implementado em cinco unidades escolares (três municipais e duas estudais) na modalidade remota, em decorrência da pandemia da COVID 19. Foram oferecidas 48 bolsas para residentes, 6 bolsas para preceptores, 2 bolsas para docente orientador e uma bolsa para coordenador institucional. Além desses 57 integrantes que se beneficiam do apoio financeiro concedido pela Capes, o Programa de RP/PUC-Rio conta ainda com a participação de 12 residentes e 3 docentes-orientadores, como voluntários, perfazendo um total de 72 participantes no projeto – crescimento expressivo em relação aos 32 integrantes do primeiro edital, principalmente, considerando-se a política vigente quanto à concessão de bolsas.
- A criação do novo site das Licenciaturas reunindo informações sobre os diversos cursos, Programas financiados pela CAPES, Programa de Estágios e Práticas de Ensino, Programa de bolsas Pró-Licenciatura, eventos realizados, notícias e informação relevantes em matérias especiais sobre a formação de professores. As licenciaturas também estão na Plataforma ECOA e no canal YouTube das Licenciaturas.
Pós-Graduação
No âmbito da Coordenação Central de Pós-Graduação e Pesquisa, destacam-se:
- Iniciação Científica - A realização do XXVIII seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, que ocorreu entre os dias 8 e 11 de setembro de 2020, no formato virtual, administrado por uma página web do EAD da PUC-Rio. O seminário teve mais de 370 inscrições e contou com a participação de mais de 17 professores externos na avaliação das apresentações. Disponível em https://ead.puc-rio.br/course/view.php?id=35504.
- A oferta de um total de 289 bolsas (CNPq e CCPG) de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica.
- Em 2020.2, o início das primeiras turmas dos cursos de Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade e de Mestrado Profissional em Direito Civil Contemporâneo e Prática Jurídica.
Em Inovação, destacam-se:
Por meio da Agência PUC-Rio de Inovação (AGI/ PUC-Rio):
- O depósito de seis pedidos de patentes no Brasil
- A concessão de três patentes no Brasil
- O monitoramento e defesa de 270 pedidos e patentes, marcas e desenhos industriais, no Brasil e no exterior, inclusive PCT (AGI + Escritório Atem & Sá)
- O registro de três programas de computador concedidos no Brasil
- A realização de 1 (um) contrato de licenciamento de patente
- O licenciamento de dois patentes
- A realização de 1 (um) contrato de licenciamento de software;
- O licenciamento de dois softwares;
- O recebimento, pela Universidade, da quantia de R$ 111.723,75 em royalties
- A análise e elaboração de 92 convênios, contratos, acordos, termos e documentos similares
- A realização de 160 atendimentos a professores, pesquisadores, alunos e visitantes
- A realização de 1 (um) evento de capacitação em PI&TT&I com 140 participantes
Em Ética em Pesquisa, destacam-se:
Por meio da Câmara de Ética em Pesquisa:
- A avaliação de cento e trinta e dois (132) projetos oriundos de 16 unidades de ensino da Universidade, cobrindo os 4 Centros
- A constituição da Comissão de Ética de Uso de Animais da PUC-Rio (CEUA/PUC-Rio) pela nomeação de cinco membros titulares e três suplentes representantes da Universidade pela Portaria 45/2020 da Reitoria, de 10/11/2020. A representação da sociedade civil (titular e suplente) foi confirmada pela Portaria 45/2020, de 10/11/2020, da Reitoria
- As primeiras iniciativas de trabalho voltaram-se para a preparação da documentação necessária ao pedido de certificação desta Comissão junto ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A avaliação preocupa-se com o uso humanitário de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica. Os chamados cuidados dos três Rs da experimentação de Russel e Burch (1959) são referidos como importantes a serem considerados nas avaliações éticas: Replace - substituição de animais por outros métodos alternativos; Reduce -utilização mínima de animais e Refine - minimização de dor e sofrimento ao animal. Durante o período foram analisados dois projetos, sendo que apenas um está levando adiante a pesquisa
- O acompanhamento, a colaboração e o compartilhamento de saberes e emoções com as Comissões de Avaliação Ética da Universidade, pela constante presença nas respectivas reuniões realizadas e, em especial, como Coordenadora da Comissão da Câmara de Ética em Pesquisa. O contato com professores e alunos foi intensificado, respondendo-se a consultas sobre dúvidas éticas relacionadas a aspectos metodológicos no contexto pandêmico.
Em Ensino Remoto e a distância, destacam-se:
Por meio da Coordenação Central de Educação a Distância:
- GRADUAÇÃO - Além das disciplinas oferecidas na modalidade a distância há pelo menos 10 anos, em função da pandemia, todos os alunos da PUC-Rio migraram para aulas on-line a partir de março/2020, sendo atendidos por meio do Ambiente de Aprendizagem On-line. Foram 1036 alunos atendidos em disciplinas totalmente a distância; 104.816 alunos atendidos em mais de uma disciplina on-line.
- PÓS-GRADUAÇÃO - Assim como as disciplinas da Graduação, os alunos da pós-graduação migraram para aulas on-line a partir de março/2020 (mais de uma disciplina) - TOTAL DE ALUNOS ATENDIDOS: 6.299.
- Os processos seletivos de Mestrado e Doutorado, ao longo de 2020, também tiveram que ser realizados de forma on-line, por meio do Ambiente de Aprendizagem On-line – 1.438.
Além do apoio aos departamentos da PUC-Rio, a CCEAD iniciou, em 2020, o oferecimento da 8ª turma do curso de pós-graduação lato sensu Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas (2020-2021), na modalidade a distância, em parceria com o Centro de Fé e Política Dom Helder Câmara (CNBB) e o Departamento de Teologia da PUC-Rio.
- ATENDIMENTO AO CORPO DOCENTE - Produção de materiais de apoio:
A CCEAD produziu mais de 50 materiais de apoio e orientação ao corpo docente compreendendo tutoriais (em texto e vídeo), guias didáticos, páginas interativas, dicas, entre outros, disponíveis em um portal criado exclusivamente para divulgação dos materiais: https://www.educacaodigital.ccead.puc-rio.br/ - 461 PROFESSORES ATENDIDOS.
- CANAL DE ATENDIMENTO - mais de 7.000 atendimentos especializados a professores, alunos e funcionários ao longo de 2020, por meio do canal de Atendimento: https://atendimento.ccead.puc-rio.br/
- EVENTOS DE FORMAÇÃO - foram realizados em torno de 100 eventos destinados ao corpo docente, a saber:
- DIÁLOGOS E TROCAS - evento semanal destinado ao compartilhamento de experiências entre os professores (https://www.educacaodigital.ccead.puc-rio.br/dialogos );
- FAQS INTERATIVOS - evento semanal oferecido aos professores para tirar dúvidas específicas do uso do ambiente de aprendizagem on-line – Moodle (https://www.educacaodigital.ccead.puc-rio.br/faq );
- CURSOS LIVRES - oferecidos para capacitação dos professores, alunos e funcionários em temas diversos: 4.776.
- OFICINAS INSTRUMENTAIS - foram oferecidas, no início do segundo semestre de 2020, oficinas instrumentais para capacitar os professores no uso do Ambiente de Aprendizagem On-line.
- CURSO FORMAÇÃO INSTRUMENTAL BÁSICA DO MOODLE (puc-rio.br).
- ATENDIMENTO AOS CENTROS - A CCEAD apoiou os diferentes Centros da PUC-Rio com a criação de espaços no Ambiente de Aprendizagem On-line para usos específicos dos departamentos: CCS: 1.723; CTC: 1.323; CTCH: 6.904. Outros: 2.128.
- PARCERIAS COM DEPARTAMENTOS
- Letras
- Criação dos espaços e configuração dos testes de proficiência das três línguas estrangeiras (Inglês, Espanhol e Francês) no Ambiente de Aprendizagem On-line para a Certificação Internacional de Proficiência PUC-Rio (CIP).
- Cultura Religiosa / Teologia
- Desenvolvimento e implementação das disciplinas CRE1127 (Cristianismo) e CRE1175 (Ética Socioambiental) para oferecimento de turmas totalmente a distância em 2021.1.
- Letras
- APOIO TÉCNICO À COORDENAÇÃO CENTRAL DE EXTENSÃO
- A partir da integração do sistema da CCE (SEU, Sistema de Ensino Universitário) com o Ambiente de Aprendizagem On-line (Moodle), nos moldes da integração com o Sistema SAU da Universidade, algumas ações foram realizadas:
- Apoio ao uso do Ambiente de Aprendizagem On-line e Zoom para cursos de Extensão e Especialização
- Suporte técnico para alunos, professores e secretários dos cursos oferecidos, tanto no uso do Zoom como do Moodle
- Solução para gravação de aulas e disponibilização em servidor streaming para os cursos e turmas oferecidos
- 893 turmas ativas no Moodle, de um total de 2.731
- AMBIENTES TECNOLÓGICOS - PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO DIGITAL ECOA (lançamento em julho de 2020)
- 1.300 vídeos cadastrados
- 185 eventos ao vivo (Lives)
- 14 Trilhas de Conhecimento: (1) Programação de Eventos; (2) Exclusivo para você; (3) Arte e Cultura; (4) Ciência e Tecnologia; (5) Comunicação e Design; (6) Comunidade de Prática; (7) Educação; (8) Fé e Espiritualidade; (9) Gestão e Negócios; (10) Meio Ambiente; (11) Mídias e Entretenimento; (12) Saúde e Bem-Estar; (13) Humanidades e (14) Sociedade e Política
- 6.412 usuários cadastrados
- Mais de 50 curadores de conteúdo audiovisual
- 60 horas de treinamento para curadores na ferramenta administradora da plataforma
- Produção de manuais de utilização e criação de modelos para recursos imagéticos empregados na plataforma
- Elaboração e revisão periódica de Termo de Autorização de Uso de Imagem, Voz, Dados Pessoais e Material Bibliográfico, em adequação à LGPD
- Atendimento permanente a curadores, com apoio à produção e inserção de seus conteúdos na plataforma
- Atendimento diário a alunos e ao público usuário via e-mail
Na segunda quinzena de dezembro de 2020, foi lançada a emissão de Declaração de vídeo assistido, uma funcionalidade de certificação digital. Na última quinzena do ano de 2020, foram emitidas 393 declarações de atividade complementar.
- APOIO E ACOMPANHAMENTO
- Mais de 2.500 Vídeos disponibilizados pelos professores na conta institucional Vimeo, com mais de 205 mil visualizações
- Em torno de 2.300 usuários ativos no Zoom
- 150.000 reuniões no Zoom com mais de 2.000.000 de participantes
- 220 webinars com 25.000 participantes
- Produção de materiais para divulgação nas redes sociais
- Apoio e acompanhamento de todos os eventos de Aulas Inaugurais e formaturas on-line.
- INFRAESTRUTURA E AMBIENTES TECNOLÓGICOS
- Atualização da plataforma, customização, desenvolvimento de recursos adicionais e instalação de plugins para o Ambiente de Aprendizagem On-line (Moodle):
- Inclusão de recursos de relatórios de auditoria a partir do ambiente Moodle;
- Criação de ferramenta para envio e publicação de vídeos para a conta Vimeo institucional;
- Integração e customização de recurso para agendamento de aulas no Zoom pelo ambiente Moodle, integrado às pautas das disciplinas;
- Criação de solução para o novo modelo de Nivelamento de Idiomas em fluxo contínuo, de forma a organizar as opções de testes para os alunos e funcionários;
- Inclusão de recurso para controle e restrição de atividades com base na data de expiração de emblemas (badges), usados no Nivelamento de Idiomas;
- Otimização e aprimoramento de performance de servidores e infraestrutura do Ambiente
Em Cursos de Extensão, destacam-se:
Por meio da Coordenação Central de Extensão:
- O total de 39.058 alunos matriculados em cursos de Extensão
- A oferta de 90 Especializações, 318 cursos de Extensão, 7 Mestrados Profissionais.
- A realização de 164 eventos.
Em Cooperação Internacional, destacam-se:
Por meio da Coordenação Central de Cooperação Internacional
- O foco nas renovações dos convênios de duplo diploma e dos acordos que terminam em 2021
- A realização de programas de curta-duração, com total de 18 participantes e a participação de 5 instituições estrangeiras.
- A organização e participação em 170 visitas e reuniões (virtuais, a partir de fevereiro) com alunos, parceiros nacionais e interacionais, comissões e internas
- A realização de reuniões virtuais com 14 departamentos
- A assinatura de 30 novos convênios internacionais e a renovação de 15
- A participação em 23 eventos internacionais e em seis nacionais representando a PUC-Rio junto a universidades, associações científicas e institutos de pesquisa
- A administração e suporte a 718 alunos brasileiros e estrangeiros em programas de intercâmbio
- A realização de programas customizados com 6 universidades e instituições estrangeiras, envolvendo 150 participantes
- A realização de 7 seminários, no âmbito do programa Brazilian Debates.
Memória
Entre os aspectos mais positivos do ano, do ponto de vista da coordenação do Núcleo de Memória da PUC-Rio, destacam-se:
- No que diz respeito ao trabalho específico do Núcleo:
- A realização de reuniões semanais da equipe - este ano on-line, via plataforma Zoom, desde 30/03/2020 - para discussão de textos que permitem aprofundar questões teóricas e metodológicas do trabalho da equipe.
- A participação dos bolsistas de IC no 28º Seminário PIBIC da PUC-Rio, com 2 apresentações orais e 2 pôsteres.
- A produção do Anuário PUC-Rio 2019, cuja publicação em papel e em suporte digital totaliza 9 Anuários produzidos pelo Núcleo. Os Anuários são documentos de gestão acadêmica e registros da memória da Universidade que consideramos da maior importância.
- A execução efetiva da primeira das iniciativas previstas pelo Núcleo de Memória para as comemorações dos 80 anos da PUC-Rio em 2020, com a instalação, em diversos espaços do campus Gávea, de 8 painéis comemorativos temáticos e mais 3 painéis com asas para selfies. A instalação ocorreu no final do mês de fevereiro, visando a recepção aos alunos em março.
- A continuidade do trabalho do Núcleo de Memória em meio remoto. A ausência do ambiente físico de trabalho e das ferramentas de consultas não interromperam o atendimento à comunidade acadêmica e o trabalho da equipe.
Entre os aspectos menos positiVos do trabalho do Núcleo a serem assinalados, estão:
- A paralização da digitalização e catalogação das fotos impressas do acervo do Comunicar, as quais já estão, em parte, disponíveis no site do Núcleo.
- A interrupção do registro fotográfico dos eventos mais significativos da vida acadêmica e comunitária da PUC-Rio, trabalho do fotógrafo Antônio Albuquerque, a partir de 13/03/2020.
- Cancelamento de diversas atividades propostas pelo Núcleo de Memória para as comemorações dos 80 anos da PUC-Rio em 2020, bem como as parcerias previstas com a DBD e com o Comunicar.
- A descontinuidade da série de Memoriais de Professores Titulares, que teve apenas um número concluído, que recolhe o memorial do Professor Luiz Fernando Soares, da Informática, publicado em 2015.
- A não implementação da proposta das cronologias por departamentos.
- A ausência de ações em conjunto com a DBD, que deram ótimos resultados em anos anteriores (exposição Junito Brandão, 50 anos de Pós-Graduação e catalogação do acervo bibliográfico do professor Leandro Konder, ainda não concluído).
- A escala dos acervos recebidos e produzidos, textuais e fotográficos a serem digitalizados e catalogados ultrapassa em muito as possibilidades da equipe (acervo antigo, acervo novo, acervo Comunicar e acervos particulares).
- A interrupção e aparente impossibilidade de retomada da digitalização do acervo filmográfico da produtora Caliban, constituído principalmente pelo acervo da TV Tupi e que tem registros preciosos sobre a PUC-Rio, em função de problemas internos da Caliban.
- A interrupção da pesquisa nos acervos do CPDOC/FGV e do Jornal do Brasil.
Bibliotecas
Em atividades de suporte ao ensino e à pesquisa, destacam-se:
- A criação do Portal “Bibliotecas PUC-Rio na Quarentena com Você”, com o intuito de disponibilizar para a comunidade acadêmica conteúdos digitais relevantes oferecidos temporariamente por editoras parceiras, assim como outros recursos eletrônicos pesquisados pela Biblioteca. O portal reúne e-books com alguns títulos das bibliografias conteúdos didáticos (bases de dados, livros eletrônicos open-access etc.); tutoriais sobre o uso das ferramentas de pesquisa; agenda de treinamentos: informações sobre o COVID 19 e muito mais.
- A reabertura parcial, a partir do dia 7 de outubro, para empréstimos e devoluções, com um diferencial: a disponibilização da opção drive-thru de livros para atender aos pedidos de empréstimo, que possibilita ao usuário, inclusive, solicitar um serviço de transporte para buscar os livros, assegurando mais comodidade e rapidez a todo o processo.
- A criação de um formulário on-line para as solicitações de empréstimos. Além disso, a entrega do material e a devolução dos livros são realizadas em um ambiente aberto, para garantir mais segurança tanto para a equipe, quanto para os usuários. O atendimento é agendado e o empréstimo é efetuado previamente. No dia da entrega do material, a interação com a Biblioteca é feita via WhatsApp. O usuário avisa de sua chegada e o funcionário vai até o ponto de encontro, sinalizado com um banner, efetuar a entrega. As devoluções são feitas em uma caixa destinada a essa finalidade, localizada no portão de entrada da PUC-Rio.
- A continuidade da oferta, durante todo o período da pandemia, de treinamentos on-line para a comunidade acadêmica, com o objetivo de apoiar as pesquisas de seus usuários.
- A realização da live Estudando na Nuvem, oferecida em dois módulos, que apresentou dicas de ferramentas para otimizar e organizar o estudo on-line.
Rio Datacentro
O ano de 2020 foi marcado pela eclosão da epidemia do COVID-19, com a subsequente suspensão das atividades presenciais no Campus. Isso impôs ao RDC o desafio de manter a operacionalidade de seus serviços para reduzir, ao mínimo possível, dentro de sua área de atuação, os impactos sobre a PUC-Rio. Os serviços passaram a ser executados remotamente, contando-se com a Central de Atendimento (via telefone e correio eletrônico), monitoramento remoto de sistemas e instalações, com o envio de técnicos para atividades de manutenção de rotina ou corretiva sempre que necessário. Entre as atividades realizadas, destacam-se:
- Mitigação dos transtornos sobre a vida acadêmica:
- A criação, em três dias, de 1.094 contas de correio eletrônico, a fim de habilitar professores e monitores ao uso da plataforma Zoom já desde o primeiro dia de aulas. Houve a necessidade de estabelecer alterações nas rotinas de atividades das equipes do Suporte, da Central de Atendimento, do Centro de Operações e da empresa terceirizada (LAN) visando priorizar o atendimento às solicitações relacionadas ao serviço de e-mail e acesso remoto.
- O apoio à CCEAD na adaptação dos serviços dessa Coordenação, submetidos a expressivo aumento de demanda. Para isso, promoveu reforço e atualização da estrutura de servidores de apoio ao Moodle, aumentando de cinco para oito servidores, com uso de virtualização, e atualizando os dois servidores do banco de dados. Foram ainda incorporados novos servidores de banco para controle de sessões e para backup de dados (histórico para consulta).
- Adaptação às demandas do home office:
- A adaptação da solução de virtualização da Rede Segura: a partir do portal na Intranet, os usuários puderam ter acesso, via desktop remoto, às respectivas estações físicas, em seus locais originais de trabalho.
- O início de estudos para o projeto de nova solução de virtualização para ser implantado em 2021, permitindo maior disponibilidade do serviço de virtualização, em que as estações de trabalho virtuais já poderão operar todos os arquivos locais dos respectivos usuários.
- Projetos voltados para atividades e sistemas corporativos:
- A virtualização de máquinas do cluster (servidor de FTP, servidor de desenvolvimento para a Divisão de Multimídia e 2 servidores State Server).
- O início dos estudos para a migração das versões dos bancos de dados IBM DB2. A atividade incluiu testes de migração das versões 9,1 para 9.7 e de 9.7 para 11.1, afetando os bancos de desenvolvimento dos sistemas executados. Ainda dentro desse tópico, foi criada, e posta à disposição da equipe do SAU, uma máquina virtual para servidor de desenvolvimento para aplicações na WEB.
- O atendimento à solicitação da Gerência de Finanças da SPADM, que atuava em apoio à Associação de Antigos Alunos (AAA) na estruturação de seus processos administrativos. Para isso foram criados e postos à disposição da Gerência de Sistemas Administrativos, também da SPADM, 2 servidores de banco de dados (IBM DB2 versão 11.5 para Windows). Os servidores destinavam-se a uso de sistema desenvolvido pela equipe do SGU. A estrutura dos novos bancos foi criada pelo suporte do RDC a partir de especificações fornecidas pela equipe do SGU.
- Projetos voltados para os sistemas auxiliares de TI:
- A obtenção e instalação de novo servidor de backup, com armazenamento em arrays de discos, em substituição à unidade automática de fitas, com vistas a substituir equipamentos avariados e aumentar a capacidade operacional.
- A atualização, tirando proveito de sua capacidade de virtualização de máquinas, do conjunto de servidores de correio eletrônico, incluindo um servidor de caixas postais.
- A implantação de captcha (acrônimo de "Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart") na tela de logins executados de fora do campus, resolvendo o inconveniente quanto à disponibilidade do serviço de webmail, que chegou a ser ameaçada por ataques de força bruta por meio de geradores de senhas, sobrecarregando assim a capacidade de processamento e tornando o sistema lento.
- Outros projetos internos voltados à infraestrutura de TI:
- A obtenção e implantação de um novo sistema BACS para o segundo nobreak, o que reforçou a disponibilidade da planta elétrica.
- A compra e instalação de um condicionador de ar tipo split para atender à casa de máquinas onde fica um dos nobreaks, que sobreaquece com o desligamento do ar-condicionado do subsolo. Foi ainda substituído o compressor de um dos equipamentos da casa de máquinas que atende ao CPD, vital para o funcionamento do RDC.
- O início de estudos de uma nova solução de virtualização da Rede Segura, anteriormente mencionado no tópico que tratou das novas demandas do home office.
- Novos recursos para o Laboratório do RDC
- A necessidade de grande manutenção evolutiva do sistema de administração do Laboratório (SisLabRDC), que controla as sessões de trabalho, individuais e em aulas, teve que sofrer uma grande manutenção evolutiva. O novo sistema passou a ser capaz, inclusive, de permitir a administração de salas de aula virtuais fora das dependências físicas do Laboratório.
- Apoio à realização de vestibulares on-line
- O trabalho das equipes técnicas do RDC na adequação das estações de trabalho do Laboratório para uso do sistema da CESGRANRIO pelos fiscais de prova. Essas equipes trabalharam também na configuração de micros situados em salas externas ao Laboratório. destinadas ao uso presencial por concursandos com necessidades especiais. Durante a realização das provas, essas equipes prestaram apoio direto ao staff da CESGRANRIO, para fazer frente a eventuais problemas com os equipamentos ou redes de dados.
- A cessão das instalações do RDC à CESGRANRIO para a realização do ENEM Digital 2020. Novas negociações de natureza administrativa foram realizadas e, subsequentemente, as equipes técnicas do RDC voltaram a apoiar o pessoal da CESGRANRIO, cujos fiscais utilizaram o Laboratório, em moldes semelhantes aos adotados no vestibular on-line da PUC. Para a realização dessas atividades foi observado o relatório do SESMT, sobre o dimensionamento dos espaços do RDC visando a segurança sanitária durante a pandemia.
Comunicação institucional:
A equipe de Multimídia do RDC conduziu os seguintes projetos e atividades:
(i) Site do Vestibular de Inverno 2020; (ii) Site do Vestibular 2021, com estrutura expandida em relação aos anteriores, para incorporar o processo de matrículas on-line. O projeto inclui também o desenvolvimento de material audiovisual para divulgação do concurso na redes sociais; (iii) Site do processo seletivo TECFIN, além de material audiovisual associado; (iv) Concepção e implementação do Manual do Calouro de Graduação; (v) Site de lançamento da “Campanha de Inclusão Digital”; (vi) Implementação da página de “Notas e Comunicados da Reitoria e Vice-Reitorias”, devido ao contexto da pandemia da COVID-19; (vii) Ajustes de interface do PUC on-line para Alunos e Professores; (viii) Novo formato do site da CCG; (ix) Na página da CCPG, site do XXVIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da PUC-Rio, com relatórios e resumos das pesquisas apresentadas; (x) Na página da DAR, um novo formato para a página de “Informações de Matrícula”; (xi) novo formato do site da RAE, com a produção de material visual para divulgação de eventos nas redes sociais; (xii) página da RAD,além da atualização do site, foi produzido visual para divulgação de eventos nas redes sociais; (xiii) Implementação do site para divulgação e acesso às Aulas Inaugurais da PUC-Rio; (xiv) Restruturação do site da Editora PUC-Rio; e (xv) Melhorias nas ferramentas de gerenciamento do site corporativo da PUC-Rio e na base de dados de seu sistema de busca. (xvi) Formaturas On-line: site para comunicação de informações relacionadas ao processo de formatura.
Ainda no que diz respeito ao site corporativo, foram processadas 13.906 mensagens de pedidos de atualização (introdução/atualização/divulgação de conteúdo e manutenção) por parte das unidades organizacionais da PUC-Rio.
- Revistas acadêmicas: Do Departamento de Teologia: implementação das Revistas Teopraxis e Rebíblica; e (ii) Treinamento e atendimento dos Editores Científicos de Revistas Acadêmicas da PUC-Rio para o uso da plataforma Open Journal Systems - OJS.
- Contatos com instituições externas: o RDC participou, representando a PUC-Rio, no fechamento da renovação do “Acordo de Cooperação Técnica RNP/FAPERJ/PUC-Rio”, que assegura à nossa Universidade o acesso à Internet via REDERIO METROPOLITANA. Em contrapartida, cabe à PUC-Rio prover a hospedagem e a infraestrutura necessária ao funcionamento, no CPD do RDC, de Ponto de Presença (POP) na citada rede, a que estão conectadas várias instituições usuárias.
Dados quantitativos (número de atendimentos)
Setor |
Serviço |
Nº |
Grupo de TP |
Infraestrutura física de redes de dados |
226 |
Grupo de eletricidade |
Infraestrutura de eletricidade para equipamentos de TI |
83 |
LAN (terceirizada) |
Suporte a estações de trabalho de departamentos |
389 |
CIM |
Suporte a estações de trabalho da Rede Segura |
1.303 |
Microcomputação |
Suporte a estações de trabalho do Laboratório e casos especiais |
641 |
Servidores e redes |
Suporte a servidores em geral e a equipamentos de redes |
1.841 |
Centro de Operações |
Help-desk, atend. a usuários de e-mail, monitoramento de redes e operação do CPD |
1.539 |
Professor José Ricardo Bergmann
Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos