Vice-Reitoria para Assuntos de Desenvolvimento - VRD
Apresentação
A Vice-Reitoria para Assuntos de Desenvolvimento é o órgão executivo que orienta, coordena e fiscaliza todas as atividades para o desenvolvimento da Universidade.
Prof. Sérgio de Almeida Bruni
E-mail: sergio.bruni@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271125 / 1126 / 1127
Fax: 55 21 35271119
E-mail: majo.soares@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrd
Equipe
Organograma
Coordenações
Coordenação Central de Infraestrutura (CCIE)
Prof. Moisés Henrique Szwarcman
E-mail: moises@ele.puc-rio.br
Assistente de Coordenação:
Rodrigo Polycarpo Silva Santos
E-mail: rpolycarpo@puc-rio.br
Felipe Monteiro Oliveira dos Santos
E-mail: fmoliveira@puc-rio.br
Carolina Gomes dos Santos
E-mail: carolina.gomes@puc-rio.br
Adler Rolim do Carmo
E-mail: adler@puc-rio.br
Brenna Beserra Paz
E-mail: eubreninha@gmail.com
Kaio Delahaye Mourão
E-mail: kaiodelahaye94@gmail.com
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, sala 335
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefones: 55 21 35271244 / 1129
Fax: 55 21 35271711
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico
Prof. Marcelo Gattass
E-mail: mgattass@tecgraf.puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Padre Laércio Dias de Moura S.J.
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35304000
Fax: 55 21 35204122
E-mail: tcg@tecgraf.puc-rio.br
Site: www.tecgraf.puc-rio.br
Instituto Interdisciplinar de Leitura - IILER
Alessandro Rodrigues Rocha
E-mail: alessanro-rocha@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271960
E-mail: reler@puc-rio.br
Site: www.catedra.puc-rio.br
Instituto Gênesis - IG
João Gabriel Hargreaves Ribeiro
E-mail: greaves@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Dom Jaime de Barros Câmara
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271381 / 1371
E-mail: genesis@puc-rio.br
Site: www.genesis.puc-rio.br
Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente - NIMA
Prof. Luiz Felipe Guanaes Rego (GEO)
E-mail: regoluiz@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225, casa V
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271462
E-mail: juliana-nima@puc-rio.br
Site: www.nima.puc-rio.br
Balanço do Ano
Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico
Durante o ano de 2018, o Tecgraf manteve seu compromisso com a busca pela excelência acadêmica e a inovação tecnológica por meio da execução de 36 acordos, entre contratos e termos de cooperação, de pesquisa e desenvolvimento, majoritariamente, com a Petrobras, nas áreas de: Aquisição, Processamento e interpretação de dados geofísicos; Estudos geológicos das bacias sedimentares; Simulação e visualização de reservatórios; Gerenciamento de reservas e reservatórios; Poços - estabilidade, revestimento, planejamento e perfuração; Risers e umbilicais; Modelagem, estabilidade e projetos de unidades marítimas; Automação de processo em engenharia e operação de plantas industriais; Operação e treinamento; Monitoramento, automação e logística; Planejamento da logística e da produção; Mecanismos de formação de cartes; Geomecânica relacionada à exploração e produção de óleo e gás e Geomecânica em processos de estocagem de óleo e gás em cavernas de sal.
O Instituto continua com o termo de cooperação com a Shell Brasil, de seis anos, intitulado Modelagem Geomecânica Acoplada, além de acordos com diversas empresas, como a General Eletric, Samsung, Repsol, Queiros Galvão nas áreas de Machine learning; Processamento de imagens médicas; Otimização de processos e Otimização topológica, além de continuar mantendo a parceria com o Projeto Fabricação Digital da PUC-Rio e o Laboratório de Inteligência e Robótica Aplicadas (LIRA) da PUC-Rio
Além disso, o Instituto promoveu diversos seminários, cursos, workshops, apoiando mestrandos e doutorandos e incentivou alunos de graduação por meio da participação como estagiários em seus projetos.
No primeiro semestre, destacaram-se os cursos internos Algoritmos e Modelos de Programação em Big Data, ministrado pelo pesquisador Fábio Porto do LNCC e Tecnologia de Containers - Docker e Singularity - para HPC, ministrado por Krishna Kumar, pesquisador associado do Departamento de Engenharia da Universidade de Cambridge. O Instituto também promoveu um workshop empresarial sobre Indústria 4.0, que reuniu membros da Assespro-RJ e colaboradores do Instituto. Neste semestre, o Tecgraf também recebeu alunos do Ensino Médio, que participaram do evento PUC por um Dia, com palestra que apresentou um panorama das competências e áreas de atuação do Instituto.
Já no segundo semestre, o Tecgraf foi um dos patrocinadores do 50° Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO), cujo tema foi Cidades Inteligentes: Planejamento Urbano, Fontes Renováveis e Distribuição de Recursos. No mês de agosto, o Prof. Marcelo Gattass, Diretor do Instituto, apresentou a Conferência Magna intitulada A Inovação na Academia Transformando a Indústria no ConaEnd & IEV - Congresso Anual de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção. Em setembro, o Instituto participou da Rio Oil & Gas 2018 com um estande que contou com uma experiência de realidade aumentada, que simulava as etapas de E&P e Abastecimento e demonstrações de equipamentos e tecnologias da Indústria 4.0, participando, igualmente, da Petrobras Expo Robótica em um estande com demonstração de um simulador virtual de operações com ROV. Já no mês de dezembro, o Instituto promoveu um curso introdutório de Geofísica focado no Método Sísmico para seus colaboradores.
Colaboradores - Doutores 52; Mestres 123; Pós-Graduação Latu Sensu 14; Engenheiros, Analistas e profissionais 147; Bolsistas e Estagiários 60. Total: 396
iiLer - Instituto Interdisciplinar de Leitura
O iiLer lançou a plataforma Cartografias da Leitura, que reúne e disponibiliza informações sobre políticas públicas e projetos de formação de leitores e mediadores de leitura. A plataforma, que segue em atualização constante, é aberta de forma colaborativa aos pesquisadores da Rede Avançada de Pesquisa em Leitura – RELER, que atualmente congrega 17 universidades brasileiras. Link de acesso: http://cartografias.catedra.puc-rio.br/wp/
Com o objetivo de propiciar a formação em mediação de leitura, a organização social Recode, voltada ao empoderamento digital, e o iiLer criaram em parceria as Oficinas de Mediação em Leitura. As oficinas são oferecidas em formato on-line e tem como público-alvo bibliotecários, professores, educadores sociais, estudantes e profissionais que atuam em bibliotecas públicas, escolares, comunitárias e prisionais.
A rede atendida pela RECODE é formada por 200 bibliotecas de diferentes localidades brasileiras. A formação completa é composta de 10 oficinas, oferecidas gratuitamente, com expectativa de 100 profissionais inscritos em cada uma delas. O projeto é apoiado pela CERLALC, organismo da UNESCO para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe.
Realização da 2ª edição do Prêmio Ricardo Oiticica de Melhores Práticas Leitoras, com a submissão de 47 projetos, vindos de todas as regiões do Brasil. Foram premiados projetos nas categorias Oralidade e Mediação de Leitura. O Prêmio teve o apoio da Vice-Reitoria de Desenvolvimento da PUC-Rio.
A 3ª edição do Selo Cátedra 10 recebeu 312 títulos, enviados por editoras de literatura infantil e juvenil de todo o Brasil. O trabalho foi desenvolvido pelos pesquisadores que compõem o Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil do iiLer, cadastrado no CNPq, que se dedica a ler, resenhar, selecionar e indicar os livros que receberão o Selo Cátedra 10 nas categorias Distinção, Seleção e Hors Concours. Neste ano, 30 livros receberam o Selo na Categoria Distinção, 11 na Seleção e o Hors Concours foi destinado a Ziraldo, pelo livro As cores do escuro e os meninos de Plutão, Editora Melhoramentos. Todos os livros premiados podem ser conhecidos no link http://bllij.catedra.puc-rio.br/index.php/selos/selo-2018/, onde estão também as resenhas e imagens-chaves respectivas.
Foi firmado um convênio com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Portugal) e recebemos a visita das Profas. Dras. Beatriz Soto e Gabriela Calderón, da Universidad Autónoma de Querétaro (México), estabelecendo novas proposições para o convênio firmado em 2014. Em novembro, foram iniciadas as tratativas visando a estabelecer um convênio com a Universidade do Minho (Portugal), para ações na área da Literatura Infantil e Juvenil.
Continuidade das ações de relações interdepartamentais, com realização de projetos e eventos em colaboração com outros departamentos da Universidade, em particular, Direito, Geografia, NEAM e Superintendência Administrativa (Recursos Humanos).
Foram retomadas as proposições de projetos conjuntos com os departamentos de Letras, Educação e Artes, todos fundadores da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. O iiLer esteve presente na reunião do INOSAL, rede de Departamentos de Artes e Design ligada à AUSJAL, a convite do DAD, quando apresentou seu trabalho e participou de articulação para futuros projetos.
Ao longo de 2018, foram ofertados 13 cursos de extensão, pelo CCE, acolhendo 179 alunos.
Instituto Gênesis
O Instituto Gênesis da PUC-Rio foi eleito como a 11ª melhor incubadora do mundo, segundo o ranking da UBI Global - instituição de pesquisa sueca - que avalia e reúne as melhores incubadoras do mundo. Selecionado na categoria World Top Business Incubator – Managed by University, o Instituto concorreu com mais de 300 incubadoras e é o mais bem colocado entre as instituições brasileiras, além de ter recebido o 4° lugar na América Latina.
Em parceria inédita com o Oi Futuro, o Instituto Gênesis realizou o Curso Música e Negócios, gratuitamente, ao público. Esse curso já foi realizado dez vezes pelo Instituto Gênesis, com a Coordenação Central de Extensão (CCE), nas instalações da PUC-Rio e com 100% de adesão dos alunos. Na sua 11ª edição, o Curso recebeu 519 inscrições para 40 vagas e foi realizado entre os dias 28 de agosto e 8 de novembro. A programação incluiu temas como História da música, Marketing e distribuição digital, Economia da música brasileira, Gestão de direito autoral, processos criativos em música, além de workshops eletivos com foco em técnicas de mixagem e DJ, produção musical em estúdio, promoção de eventos e criação de vídeos musicais para redes sociais.
O INOVE é um curso gratuito, com duração de três dias, que serve como uma introdução ao empreendedorismo. Toda edição aborda uma temática específica. Este ano realizamos o Inove HealthTech - empreendedorismo nos mercados da Saúde e Medicina e o Inove T.i. – empreendedorismo no setor de Tecnologia da Informação.
Entre os dias 14 e 18 de maio de 2018, ocorreu o programa de cooperação entre ambientes de inovação e empreendedorismo do Brasil e da Colômbia, por parceria entre o Instituto Gênesis da PUC-Rio e ASCUN (Associação Colombiana de Universidades). Com palestras, conversas e visitas, buscou-se a contextualização do ecossistema de inovação do Rio de Janeiro e do Brasil. A ideia desse workshop era estimular a capacitação de profissionais para criação de uma ambiência empreendedora, fomentar a geração de novos negócios criativos, sociais e tecnológicos na região com base na inovação, fornecer experiências do Instituto Gênesis da PUC-Rio e promover o conhecimento do ecossistema brasileiro. O workshop teve a participação de treze colombianos, desde coordenadores até vice-reitores das mais variadas áreas e universidades da Colômbia.
O Instituto Gênesis mantém 28 empreendimentos incubados e germinados, com faturamento total dos empreendimentos 2018 acima de R$7.500.000,00 e promoveu mais de 116 eventos, palestras e cursos realizados
O Instituto Gênesis foi eleito pela segunda vez a incubadora carioca oficial do programa, que tem o objetivo de identificar, selecionar e oferecer suporte a empreendimentos inovadores em áreas de interesse da Samsung, multinacional sul-coreana.
Oito é um hub de empreendedorismo e inovação que foi lançado no final de 2017 e começou a atuar oficialmente no primeiro trimestre de 2018, no Rio de Janeiro. A iniciativa, lançada pela Oi, se posiciona estrategicamente junto ao mundo da inovação, incubando startups em estágio inicial e acelerando negócios mais maduros.
Todo o programa de incubação recebido pelas startups que fazem parte do programa foi coordenado pelo Instituto Gênesis, que atuou também na seleção dos empreendedores vencedores
Seguindo nossa filosofia de estimular a inovação e o empreendedorismo social, decidimos investir no desenvolvimento de um negócio socioambiental por um programa de germinação gratuita, chamado Germinação de Impacto.
Em janeiro, lançamos um edital para selecionar um negócio social com grande potencial de crescimento. E, em abril, a startup Workay iniciou sua Germinação gratuita conosco. A Workay é uma startup de intermediação de serviços especializada em pequenas e médias reformas, com foco no empoderamento feminino das profissionais desse setor. A Workay foi germinada de abril a outubro de 2018 e obteve crescimento de 18% ao mês.
O Programa AGIR, iniciativa da Fundação Vale, em parceria com o Instituto Gênesis da PUC-Rio executou o projeto AGIR Ouro Preto e Mariana visando fomentar o empreendedorismo e capacitar os empreendedores sociais nos referidos municípios.
O Projeto AGIR Ouro Preto e Mariana incubou nove empreendimentos, sendo cinco em Ouro Preto e quatro em Mariana, nos setores de coleta seletiva, artesanato, comércio, serviços, cultura, confecção de roupas e acessórios e agricultura familiar orgânica. Cerca de 30 empreendedores foram capacitados. Finalizamos essa ação em abril de 2018, obtendo êxito no alcance das metas e efetuando as prestações de contas técnicas e financeiras, finalizando suas ações no território.
Programa de cooperação entre os ambientes de inovação e empreendedorismo no Brasil e no Peru, por meio de uma associação entre o Instituto Gênesis da PUC-Rio e a Pontifícia Universidade Católica do Peru: realizamos um workshop dividido em duas fases presenciais, uma no Peru e outra no Brasil. Com essa divisão, os participantes puderam entrar em contato com ambos os ecossistemas e analisar suas similaridades e diferenças para aplicarem novas práticas ou melhorarem práticas que já são bem-sucedidas em suas áreas. Os objetivos desse workshop foram: contextualização do ecossistema de inovação do Rio de Janeiro com oficina no Instituto Gênesis e visitas a ambientes urbanos; formação de professores; troca de empresas para os mercados peruano e brasileiro; imersão na política pública brasileira.
NIMA - Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente
O NIMA promoveu a articulação, revisão, estruturação e captação do processo de coleta seletiva da Universidade no contexto da Agenda Institucional Sócio Ambiental da PUC-Rio.
- Consolidação da coordenação do NIMA da Rede de Ambiente e Sustentabilidade (RAS) da Associação de Universidade Jesuítas da América Latina (AUSJAL) contribuindo para a internacionalização da Universidade no contexto regional.
- Fortalecimento da parceria entre o NIMA e o Departamento de Teologia da PUC-Rio na divulgação da Laudato Sí pela Semana de Meio Ambiente, do apoio à disciplina obrigatória: Ética Socioambiental e Direitos Humanos e da tradução para o português e incorporação do projeto Healing Earth como base conceitual, englobando as questões socioambientais em perspectiva científica, ética e espiritual.
- Consolidação da relação com a REPAM por meio da produção de eventos em conjunto visando divulgação e geração de contribuições da universidade ao Sínodo Amazônico, bem como a concretização do Informe de Diretos Humanos aos povos vulneráveis na Amazônia e estruturação do projeto SIG da Igreja Católica na Amazônia e do Atlas qualitativo das Dioceses da região.
Coordenação Central de Infraestrutura
- Acompanhamento do anteprojeto e projeto executivo do novo prédio da Biologia;
- Acompanhamento do anteprojeto e projeto executivo do Centro Cultural da PUC-Rio;
- Acompanhamento do projeto e construção da praça junto à Igreja;
- Acompanhamento do anteprojeto e construção da arquibancada nos pilotis do Cardeal Leme;
- Acompanhamento do projeto e construção da nova sala da Biblioteca Setorial do CTC;
- Acompanhamento da construção do 5º andar na ala Frings.
Prof. Sérgio de Almeida Bruni
Vice-Reitor para Assuntos de Desenvolvimento