Reitoria
A Reitoria, exercida por um Reitor, é o órgão executivo supremo que superintende, coordena e fiscaliza todas as atividades universitárias. O Reitor é auxiliado por um Vice-Reitor e também por outros Vice-Reitores setoriais, nomeados por ele, com prévia autorização do Grão-Chanceler.
Equipe
Ivone de Figueiredo Santos
E-mail: ifs@puc-rio.br
Jussara Maria Gonçalves de Oliveira
E-mail: jussaraoliveira@puc-rio.br
Pedro Luiz Soares Ferreira
Telefones: 55 21 35271120 / 1121
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea - CEP: 222451-900 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Telefone: 55 21 35271120 / 1121
Assessor Especial
Prof. Danilo Marcondes de Souza Filho
Telefone: 55 21 35271298
E-mail: danilo@puc-rio.br
Assessor para Assuntos de Identidade e Missão
Prof. Pe Francisco Ivern Simó S.J.
E-mail: ivern@puc-rio.br
Assessoria Jurídica
Prof. Gustavo Sénèchal de Goffredo
E-mail: senechal@puc-rio.br
Mariele Lima Escocard
E-mail: mariele@puc-rio.br
Ana Cristina Furtado Faria
E-mail: anacristina@puc-rio.br
Taís Nasser Villela
E-mail: tais@puc-rio.br
Rafael Araujo Magalhães
E-mail: rafaelaraujo@puc-rio.br
Hudson Rodrigues Oliveira
E-mail: hudsonrodri@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271130
Assessoria de Comunicação
Profa. Lilian Saback de Sá Moraes (COM)
E-mail: liliansaback@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 4º andar
Gávea - CEP: 222451-900 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Telefone: 55 21 35271140
E-mail: assessoria.comunicar@puc-rio.br
Coordenações
Coordenação Central de Internacionalização (CCI)
Prof. Danilo Marcondes de Souza Filho
E-mail: danilo@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefone: 55 21 35271120
Fax: 55 21 35271119
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Centro Loyola de Fé e Cultura - CLFC
Pe. José Maria Fernandes Machado S.J.
E-mail: cloyola@puc-rio.br
Profa. Alessandra Silveira da Cruz (COM)
E-mail: cloyola@puc-rio.br
Andersen Theógenes Cavalcanti Carvalho
E-mail: theocarvalho@puc-rio.br
Julio César Pereira da Silva
E-mail: cloyola@puc-rio.br
Mônica de Almeida Aguiar
E-mail: monica@puc-rio.br
Sergio Rodrigo Policeno de Santanna
E-mail: rodrigopoliceno@puc-rio.br
Rogério Costa de Araújo
E-mail: cloyola@puc-rio.br
Estrada da Gávea, 1
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-260
Telefone: 55 21 35272010
E-mail: cloyola@clfc.puc-rio.br
Site: www.clfc.puc-rio.br
Centro de Pastoral Anchieta - CPA
Pe. José Abel de Sousa S.J.
Leandro Ferreira Assis
Malena Quintanilha Monteiro de Oliveira
Patricia Cristina Rodrigues
Patricia Souza Gabrig
Walmir Gonçalves da Silva Junior
Elaine de Azevedo Maria
Rua Marquês de São Vicente, 225
Subsolo da Igreja do Sagrado Coração de Jesus
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271047
Fax: 55 21 35271349
E-mail: belem@puc-rio.br
Site: www.pastoral.puc-rio.br
Igreja do Sagrado Coração de Jesus
Pe. Alexandre Paciolli Moreira de Oliveira
Ana Cristina Gonçalves Brito
Ana Paula Souza de Assumpção Sampaio
Rua Marquês de São Vicente, 225
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefones: 55 21 35271350 / 1367
E-mail: igreja@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/igreja
Balanço do Ano
Cumprindo os estatutos da PUC-Rio, apresentamos em assembleia universitária um resumo das principais atividades que aconteceram em nossa Universidade neste ano de 2018. Diferente dos últimos anos, creio que esse ano foi bastante distinto, marcado por acontecimentos que reverberaram em nossa instituição de ensino superior. Uma Universidade como a nossa, profundamente sintonizada com os problemas da sociedade nacional e local, não poderia deixar de sentir, nos limites de seu campus universitário, os reflexos dos problemas que fizeram parte das discussões, debates e decisões que ocorreram no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro. As crises econômicas, políticas e éticas, as disputas eleitorais e os radicalismos, vividos de diferentes maneiras, não só suscitaram debates calorosos no meio acadêmico, como também mexeram na vulnerável estabilidade administrativa de nossos recursos econômicos. A linha de equilíbrio foi balançada, o sinal amarelo foi acesso, sobretudo com a perda de recursos oriundos dos alunos pagantes. Como em outras instituições de ensino superior no Estado do Rio de Janeiro, houve decréscimo de alunos de graduação nos vestibulares e nas matrículas, obrigando-nos a rever os orçamentos para cobrir os déficits e adequar a instituição à atual realidade. Quero publicamente agradecer aos vice-reitores e decanos que estão nos ajudando nesse processo de revisão de nossos centros e unidades acadêmicas, diminuindo o tamanho de algumas concessões e buscando alternativas para o ano de 2019. O pertencimento institucional exigirá de nossos diretores e professores uma compreensão melhor da realidade que estamos vivendo, pois sem perder o orgulho que temos de nosso modelo de excelência, de internacionalização, e de sermos uma Universidade de pesquisa, temos que procurar caminhar conforme as nossas possibilidades, sabendo que certamente vamos superar, como aconteceu em outras épocas, as barreiras que a realidade externa tem nos colocado. Algumas concessões e demandas terão que seguir um ritmo mais lento, com a esperança de que num futuro breve possamos crescer e atender os justos e necessários pedidos e solicitações departamentais. Ao contrário de outras instituições confessionais, não optamos pelos processos de demissões de pessoas para sobreviver à crise, mas preferimos rever as despesas, encurtar o cobertor e buscar outros mecanismos de sustentabilidade econômica.
Por outro lado, temos que reconhecer que o amadurecimento institucional da PUC-Rio possibilitou lidar com tranquilidade com os revoltos problemas vividos na sociedade neste ano de disputas eleitorais, radicalismos, escândalos de corrupção e notícias falsas. Os debates no campus, os eventos e as eleições estudantis ocorreram com tranquilidade, contando sempre com a sábia vigilância da vice-reitoria comunitária. Apesar da crise econômica, tivemos no segundo semestre deste ano um aumento no número de projetos de pesquisa, indicando cenários mais promissores para o próximo ano.
Temos que agradecer a Deus e a todos vocês, pois tanto os problemas econômicos, como as sérias questões vividas na sociedade não interferiram no cumprimento de nosso calendário acadêmico e nem tão pouco na normalidade de funcionamento de nossa Universidade. O planejamento acadêmico foi cumprido, as obrigações trabalhistas e salários estão sendo pagos regularmente, não temos dívidas externas e encerramos o ano conforme planejamos.
Neste ano, além da apresentação de um pequeno vídeo sobre as principais atividades que ocorreram no ano de 2018 na PUC-Rio, introduzimos na programação uma homenagem que passará a ocorrer a cada ano em nossa Universidade. Como Universidade de pesquisa, queremos valorizar os nossos pesquisadores prestando a cada ano uma singela homenagem. Para tanto solicitei aos decanos dos diferentes centros que indicassem um pesquisador que tenha se destacado pela produção científica, orientação e produção acadêmica. Além disso, pelo compromisso da PUC-Rio com as principais questões socioambientais abordadas na Encíclica Laudato Si´, do Papa Francisco, vamos também homenagear um pesquisador nessa área, cujo projeto de pesquisa tem dado importante contribuição em âmbito nacional e internacional.
No final de nossa assembleia universitária todos receberam um modesto presente. Em seguida nos dirigimos ao Solar Grandjean de Montigny, onde tivemos uma pequena confraternização, acompanhada de uma exposição organizada pelo Núcleo de Memória. Agradecemos a nossa emérita e querida profa. Margarida de Souza Neves por esse trabalho de aproximação do Solar com a Universidade e a sociedade. Muito obrigado a todos vocês.
Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J.
Reitor da PUC-Rio