Vice-Reitoria para Assuntos Administrativos - VRAD
Apresentação
A Vice-Reitoria para Assuntos Administrativos é o órgão da administração central da Universidade que orienta, coordena e fiscaliza todas as atividades administrativas da PUC-Rio. Também é responsável pela gestão dos recursos orçamentários e financeiros, objetivando o equilíbrio e a sustentabilidade da instituição.
Prof. Luiz Carlos Scavarda do Carmo
E-mail: scavarda@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Frings, 1º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271840
E-mail: efa@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrad
Organograma
Coordenações
Coordenação Central de Orçamento - CCO
Prof. Ricardo Tanscheit
E-mail: ricardo@ele.puc-rio.br
Luiz Eduardo Santos Torres
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Frings, 1º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271665 / 35271215
Fax: 55 21 35271003
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Superintendência Administrativa - SPADM
Floriano Saad Mazini (Superintendente)
E-mail: mazini@puc-rio.br
Ana Maria Ribeiro da Silva
Antonio Fernando Monteiro Dias
Fausto Ribeiro de Barros Junior
Fernando Paulo Millen Coutinho
Maurício Martins de Souza Pinto
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Frings, 1º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271044
Fax: 55 21 35271069
Gerência de Recursos Humanos - RH (subordinada à Superintendência Administrativa)
Maria Eduarda Pestana de Aguiar Godinho (Gerente)
E-mail: meduarda@puc-rio.br
Christina Maria Kruse Terzi
Denise Cerqueira Bandeira
Diego Mauricio da Cunha Neves
Elmo de Souza Bastos (até agosto)
Germano da Silva Navega
Katiuscia Araujo de Oliveira
Lincoln Lener Almeida Rodrigues
Marcela Santos Cavalcanti
Marisa Moreira Espindola
Patricia Gonzalez Cardoso
Sandra Decourt Ribeiro de Barros
Sérgio Pinheiro Coelho
Theresa Marcele Ferreira Costa
Viviane Siqueira de Oliveira
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Frings, 1º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271071
Fax: 55 21 35271015
E-mail: atendimentorh@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/rh
Gerência de Finanças (subordinada à Superintendência Administrativa)
Marco Antonio de Aguiar Mello (Gerente)
E-mail: marmello@puc-rio.br
Aldo Roberto Silva Araújo
Ana Paula de Souza Paiva
Andreia Goulart Simões
Carla Verônica Porto de Almeida
Cristiane Pereira Lisboa
Gilmar Ribeiro da Silva
Haydilma Augusto de Melo
Jorge do Amaral Marques
José Carlos de Freitas
Jussara Nascimento Gerhardt Pereira
Leila Lane de Almeida Rodrigues
Roberto Roxo Teixeira
Rodrigo Torres Almeida
Solange de Alexandre Rodrigues
Wellington Marques
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Frings, 1º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271887
Fax: 55 21 35271069
Gerência de Orçamento (subordinada à Superintendência Administrativa)
Antonio Ferreira de Oliveira (Gerente)
E-mail: antonifo@puc-rio.br
Adriana Tapajós de Maynart Ramos
Carlos Alberto Soares
Luciana Frias Rodarte
Marcelo Silveira Arjona
Paulo César Pinheiro
Vania Cristina da Costa Porto Jorge
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Frings, 1º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271030
Fax: 55 21 35271069
Gerência de Sistemas Administrativos (subordinada à Superintendência Administrativa)
Gustavo Miranda Araujo (Gerente)
E-mail: gmiranda@puc-rio.br
Alessandra Barcellos Mateus Monteiro
Alexandre Werneck Andreza
Angela Reis de Macena
Gustavo Costa Gomes Moreira
Luciani de Oliveira Freitas
Luiz Fellipe Caldas Richter
Marcos Brant Rolão
Pedro Maia Torres
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Frings, 1º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271826
Fax: 55 21 35271069
Prefeitura do Campus - PREF
Eduardo Cabral Lacourt (Prefeito)
E-mail: lacourt@puc-rio.br
Divisões:
Divisão de Manutenção Técnica
Contato: Roberto José Correa
E-mail: rcorrea@puc-rio.br
Divisão de Serviços Externos
Contato: Júlio César Tavares Ferreira
E-mail: tavares@puc-rio.br
Divisão de Serviços Gerais
Contato: Ana Lúcia da Silva Pereira
E-mail: alsp@puc-rio.br
Adriana Ginu da Silva Cruz
Ana Lúcia da Silva Pereira
Andrea Rodrigues Brum
Carlos Eduardo dos Santos Lopes
Erica Laurinda da Silva
Jorge Luiz Paiva de Almeida
José Patrício de Lima Neto
Juliana Cristina Souza da Silva Moraes
Júlio César Tavares Ferreira
Leidiane Oliveira da Cruz
Luiz Cláudio Ferreira Belfort
Roberto José Correa
Rozeny da Silva de Jesus
Sebastião Roberto de Jesus Carvalho
Silvana Ivan
Wellington Franciano da Silva Ferreira
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Frings, sobreloja
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271108
Fax: 55 21 35271068
E-mail: adriginu@puc-rio.br
Balanço do Ano
Ao longo de 2018, a VRAD continuou o seu processo de aprimoramento na busca de uma gestão administrativa de excelência, baseada principalmente nos dois pilares principais do seu modelo de gestão: a descentralização da execução e a centralização do controle das suas diversas atividades corporativas.
Nesse sentido, o Sistema de Gestão Universitária (SGU), mais uma vez, desempenhou um papel decisivo, dando suporte para que essas atividades fossem desenvolvidas com eficiência e eficácia.
Um resumo das principais atividades desempenhadas pelas Gerências diretamente subordinadas à Superintendência Administrativa segue abaixo:
Recursos Humanos: O desenvolvimento, juntamente com a Gerência de Sistemas Administrativos, do Sistema de Avaliação de Desempenho dos funcionários técnicos e administrativos - a ser implantado em 2019, foi a principal atividade desempenhada pela Gerência de RH.
Além disso, devem ser também destacados os esforços direcionados na elaboração de cursos de treinamento a distância, elaborados, em estreita parceria com a CCEAD – Coordenação Central de Ensino a Distância, para os diferentes módulos de operação do SGU.
Orçamento: Neste ano continuou o incremento expressivo de Termos de Cooperação com a Petrobras, gerando com isso um aumento na recuperação de custos indiretos e consequentemente aumentando os nossos recursos no caixa de fonte de recursos diversos.
Novamente, foi possível manter o equilíbrio orçamentário e financeiro da instituição, ainda que com capacidade de investimento reduzida, devido principalmente à crescente diminuição do número de alunos de graduação.
No final do exercício, intensificamos a procura para adequar as despesas à nossa realidade financeira de caixa uma vez que há uma redução no nosso quadro discente, gerando uma queda da nossa principal fonte de receita, as mensalidades de graduação.
Finanças: Consolidou-se a implantação da cobrança registrada para as mensalidades dos alunos e do faturamento dos projetos patrocinados.
Outra ação importante foi a canalização para o Banco ITAÚ da abertura de contas bancárias dos Termos de Cooperação, evitando-se assim a burocracia dos bancos públicos, bem como o pagamento de taxas bancárias que não são cobradas pelo ITAÚ.
Sistemas Administrativos: a implementação do Sistema de Avaliação de Desempenho de funcionários e a preparação da universidade para a entrada em operação do e-social e do REINF foram, novamente, as principais atividades desenvolvidas.
Prefeitura do Campus: a Prefeitura ampliou os serviços de manutenção do Campus, a fim de preparar e manter em alto nível as instalações da universidade.
Em relação aos serviços de manutenção, houve um aumento de ordens de serviço de cerca de 32,4% em relação ao ano de 2017, com um nível de satisfação dos departamentos e unidades administrativas contabilizado em cerca de 90%.
Devido ao controle apurado houve, novamente, uma redução com os gastos de material, em torno de 3,4%, a despeito do aumento dos serviços solicitados pelos diversos departamentos por intermédio das Ordens de Serviço.
Prof. Luiz Carlos Scavarda do Carmo
Vice-Reitor para Assuntos Administrativos