Vice-Reitoria
Apresentação
O Vice-Reitor, a quem compete substituir o Reitor em suas ausências e impedimentos, bem como exercer as funções e executar as tarefas delegadas por ele, é nomeado pelo Grão-Chanceler, por indicação deste, ouvida a Sociedade Brasileira de Educação, por período igual e simultâneo ao do Reitor.
Pe. Francisco Ivern Simó S.J. (até maio) - E-mail: fivern@puc-rio.br
Prof. Pe. Álvaro Mendonça Pimentel S.J. (a partir de maio) - E-mail: apimentel@puc-rio.br
Equipe
Alécia Suaid Moura (até setembro)
Ivone de Figueiredo Santos
E-mail: ifs@puc-rio.br
Jussara Maria Gonçalves de Oliveira (a partir de novembro)
E-mail: jussaraoliveira@puc-rio.br
Pedro Luiz Soares Ferreira
Telefones: 55 21 35271120 / 1121
Organograma
Coordenações
Coordenação Central de Infraestrutura (CCIE)
Prof. Moisés Henrique Szwarcman
E-mail: moises@ele.puc-rio.br
Assistente de Coordenação:
Rodrigo Polycarpo Silva Santos
E-mail: rpolycarpo@puc-rio.br
Felipe Monteiro Oliveira dos Santos
E-mail: fmoliveira@puc-rio.br
Carolina Gomes dos Santos
E-mail: carolina.gomes@puc-rio.br
Adler Rolim do Carmo
E-mail: adler@puc-rio.br
Brenna Beserra Paz
E-mail: eubreninha@gmail.com
Kaio Delahaye Mourão
E-mail: kaiodelahaye94@gmail.com
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, sala 335
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefones: 55 21 35271244 / 1129
Fax: 55 21 35271711
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Conselho de Identidade e Missão
Prof. Pe. Francisco Ivern Simó S.J. - Presidente
Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J.
Prof. Augusto Luiz Duarte Lopes Sampaio
Prof. João Geraldo Bellochio
Prof. Pe. José Abel de Sousa S.J.
Pe. Alexandre Paciolli Moreira de Oliveira
Pe. José Maria Fernandes Machado S.J.
Prof. Paulo Fernando Carneiro de Andrade
Prof. Pe. Luis Correa Lima S.J.
Prof. Ênio Frota da Silveira
Profa. Andréia Clapp Salvador
Prof. Pe. Paul Alexander Schweitzer S.J.
Prof. Roberto Cintra Martins
Profa. Daniela Trejos Vargas
Prof. Pe. Geraldo Dôndici Vieira
Thelma Maria Albuquerque Ono
Anair de Oliveira
Alexandre Medeiros de Araujo
Associação de Antigos Alunos (AaA)
Ricardo Lagares Henriques - Presidente
Heitor Barreto Correa - Diretor e Tesoureiro
Edna Miquelina Negrel Hargreaves
Alberto Keiiti Yamamoto
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, sobreloja
Gávea - CEP: 22451-900 - Rio de Janeiro – RJ
Telefones: 55 21 35271466 / 1467
E-mail: aaa@aaa.puc-rio.br
Site: www.aaapucrio.com.br
Balanço do Ano
O ano de 2018 foi marcado pela despedida do Pe. Francisco Ivern Simó S.J., que deixou a função de Vice-Reitor, para dedicar-se com exclusividade ao Conselho de Identidade e Missão. Na cerimônia de posse do novo Vice-Reitor ficou patente o apreço de toda a comunidade acadêmica ao Pe. Ivern, pelos anos de dedicação à nossa Universidade, com sua presença sábia e decisões acertadas no desempenho de sua missão. Os vínculos da gratidão e da amizade são imperecíveis.
Receber uma função exige da parte do donatário uma escuta longa e paciente. Afinal de contas, a função está “acima” de quem a recebe. E este deve esforçar-se para assimilá-la sem confundir-se com ela. Diferentemente do que ocorre em um encontro como a amizade, quando duas pessoas se reconhecem por aquilo que elas são, quem é investido de um papel institucional, a ele confiado por causa de algumas qualidades que possui, não está ali para ser reconhecido em sua singularidade, mas para desempenhar bem as funções que lhe competem.
Assim, o breve ano de 2018, iniciado para nós em maio, consistiu em visitar os centros, as vice-reitorias, alguns departamentos e unidades complementares, pois cabe ao Vice-Reitor substituir o Reitor em sua ausência e exercer responsabilidades por ele delegadas. O desempenho dessa função exige um conhecimento dinâmico e contínuo desse ser vivente chamado PUC-Rio. Desejamos expressar nossa gratidão, porque o percurso não partiu de nossa iniciativa, mas do convite amável dos decanos, vice-reitores, diretores e coordenadores. E tal fato revela que a Comunidade Acadêmica compreende os fatos que nela ocorrem e é madura e capaz de reagir no sentido de transformá-los em oportunidades de crescimento. Nessas visitas e encontros sentimos a pulsação vital, intensa, amistosa e identificada com a Universidade, que percorre o corpo de professores e funcionários. E tivemos contato com anseios e desafios que pedem novas formas de pensar e de fazer. Será a comunidade criativa o suficiente para encará-los e superá-los? De fato, o processo já se encontra em curso em iniciativas interdisciplinares, na aprendizagem ativa, na utilização de inteligência artificial, na preocupação pela humanização de nossas relações e redes de apoio etc. Deveríamos unificar essas iniciativas, organizá-las, planejá-las a médio prazo?
Neste mesmo sentido do conhecimento da Universidade, assumimos um curso no departamento de Filosofia para encontrar os estudantes que são a razão de ser de nossa instituição e prosseguir, embora modestamente, o caminho da vida acadêmica. Nossos jovens vêm de todas as procedências, de múltiplas tendências, alguns muitos bem preparados para a vida de estudos, outros necessitados de apoio especial. E todos aqueles com quem conversamos disseram encontrar no seio da comunidade aquilo de que necessitam para crescer. Desejamos mencionar de modo especial o trabalho da Rede de Apoio ao Estudante (RAE), mas também a preocupação de todos em preparar nossos alunos para assumirem papeis relevantes na sociedade, exigindo que deem o melhor de si e defendendo os valores do humanismo cristão.
Agradecemos igualmente a todos os convites que recebemos para participar da abertura de grandes eventos ocorridos na Universidade, de mesas de discussão e de lançamento de programas. Sempre que possível, procuramos atendê-los, desejando aprender sobre as pesquisas e discussões em curso nos diversos segmentos da nossa casa de saber. Destacamos, por um lado, a força de resistência e o poder civilizatório do trabalho universitário. Sentimos que a reflexão e o discernimento dos sinais dos tempos encontram-se presentes em vários segmentos da Universidade. Por outro lado, percebemos a abertura da PUC para as questões da sociedade, seu empenho em levar o saber aos mais necessitados e esquecidos, sua ousadia para a internacionalização. E isso nos faz pensar que esta é uma Universidade confiada à Companhia de Jesus, que faz parte de uma rede internacional de universidades chamada Ausjal (Associação das Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina) e de tantas outras. Deveríamos ter um projeto integrado que fortalecesse nossa colaboração com nossas instituições coirmãs na América Latina?
Para concluir, a modo de imagem inspiradora, recordo nossa participação na 13ª Conferência Internacional dos Institutos Confucius, ocorrida em Sichuan, na província chinesa de Chengdu. Além de compartilhar com outras universidades nossa experiência nessa área e aprender com nossos pares, pareceu-nos que essa longa viagem, com asas fortes, simbolizava o que vivemos no dia-a-dia da Universidade: um contínuo deslocamento de nossas ideias e atitudes, não como errância itinerante, mas como aprofundamento infinito na realidade que nos desafia.
Prof. Pe. Álvaro Mendonça Pimentel S.J.
Vice-Reitor