Departamento de Psicologia - PSI
Administração
Prof. Jesus Landeira-Fernandez
E-mail: landeira@puc-rio.br
Profa. Luciana Fontes Pessôa
E-mail: luciana_pessoa@puc-rio.br
Coordenadora Adjunta:
Profa. Maracy Domingues Alves
E-mail: maracy.alves@gmail.com
Prof. Daniel Corrêa Mograbi
Coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA):
Profa. Helenice Charchat Fichman
E-mails: hcharchat@uol.com, hfichman@puc-rio.br
Coordenador de Laboratórios:
Prof. Jean Carlos Natividade
E-mail: jeannatividade@gmail.com
Coordenador de Estágios Básicos:
Profa. Mariangela da Silva Monteiro
E-mail: mariangela@infolink.com.br
Coordenador de PIBIC e Monografias:
Prof. Ricardo Torri de Araújo
E-mail: ricardotorri@gmail.com
Coordenador do Projeto de Apoio à Profissionalização do Aluno (APA):
Prof. Raphael Sacchi Zaremba
E-mail: rzaremba@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, sala 201
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefones: 55 21 35271186 (Direção) / 1183 / 1184 (Graduação) / 1185 (Pós-Graduação) / 1574 / 1575 (SPA)
Fax: 55 21 35271187
E-mails: psidir@puc-rio.br; psipos@puc-rio.br; psigra@puc-rio.br; psispa@puc-rio.br; psiprojetos@puc-rio.br; psiestagios@puc-rio.br; psirevista@puc-rio.br
Sites: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/psicologia.html
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progpsi.html
Site: www.psi.puc-rio.br
Secretaria
Edson Martins Mulinari - Supervisor de Administração Interna
Francisco Wellington Barreto - Supervisor de Administração Interna
Maria Rosa Seabra Monte Inoue - Secretária de Graduação
Fernando Doreste Macedo da Mota Leite Carvalhinha - Secretário da Pós-Graduação
Jony Gomes da Silva - Contínuo
Marcelina Oliveira de Andrade - Secretária de Pós-Graduação
Valdenir Albino da Silva Oliveira - Secretária da Graduação
Vera Lucia Lima da Silva - Assessora da Direção
Flavia Cândido Pereira Rosseti - Analista Técnica - Biotério
Silvia Soares Maisonnette - Analista Técnica – Biotério
Sylvio Claudio Neto - Veterinário - Biotério
Colegiados
Prof. Jesus Landeira-Fernandez - Presidente
Profa. Júnia de Vilhena
Profa. Jean Carlos Natividade
Profa. Helenice Charchat Fichman
Profa. Luciana Fontes Pessoa
Profa. Terezinha Féres-Carneiro
Profa. Maracy Domingues Alves
Prof. Raphael Sacchi Zaremba
Prof. Daniel Correa Mograbi - Suplente
Profa. Mariângela da Silva Monteiro - Suplente
Representantes Discentes:
Bheatrix Bienemann - Aluno de Pós-Graduação
José Cândido Pereira Neto - Aluno de Pós-graduação (suplente)
Julia Gonzalez - Aluna de Graduação
Lara Durão - Aluna de Graduação
Sofia Sobral - Aluna de Graduação (suplente)
Jaqueline Lima - Aluna de Graduação (suplente)
Profa. Andrea Seixas Magalhães
Prof. Daniel Corrêa Mograbi
Prof. Jean Carlos Natividade
Prof. Jesus Landeira-Fernandez
Profa. Juliane Callegaro Borsa
Profa. Monah Winograd
Prof. Jesus Landeira-Fernandez - Presidente
Profa. Andrea Seixas Magalhães
Profa. Júnia de Vilhena
Profa. Monah Winograd
Profa. Terezinha Féres-Carneiro
Prof. Ricardo Torri de Araújo
Corpo Docente
Profa. Ana Maria Nicolaci-da-Costa - Emérita
Profa. Andrea Seixas Magalhães
Prof. Carlos Augusto de Oliveira Peixoto Junior
Prof. Daniel Correa Mograbi
Profa. Esther Maria de Magalhães Arantes (até julho)
Prof. Felipe Kenji Sudo
Profa. Helenice Charchat Fichman
Prof. Jean Carlos Natividade
Prof. Jesus Landeira-Fernandez
Profa. Juliane Callegaro Borsa
Profa. Júnia de Vilhena
Profa. Luciana Fontes Pessoa
Prof. Marcus André Vieira
Profa. Maria Helena Rodrigues Navas Zamora
Profa. Maria Isabel de Andrade Fortes
Profa. Monah Winograd
Profa. Rebeca Nonato Machado
Profa. Silvia Maria Abu-Jamra Zornig
Profa. Terezinha Féres-Carneiro
Prof. Thomas Eichenberg Krahe (a partir de junho)
Prof. Álvaro de Pinheiro Gouvêa
Profa. Ana Maria Stingel
Prof. Auterives Maciel Junior
Profa. Carla Faria Leitão
Prof. Carlos Eduardo Duarte Alves de Brito
Prof. Carlos Eduardo Lourenço dos Santos Norte
Profa. Carmem Luiza Hozanna Ferreira
Profa. Cidiane Vaz Gonçalves (a partir de abril)
Profa. Daniela Romão Barbuto Dias
Prof. Fernando Ribeiro Tenório
Prof. Guilherme Gutman Correa de Araújo
Prof. Luis Antonio Monteiro Campos (a partir de junho)
Profa. Maracy Domingues Alves
Profa. Maria Amélia Penido Sampaio
Profa. Norma Moreira Salgado Franco
Profa. Regina Lúcia Lima Pontes
Profa. Regina Maria Murat Vasconcelos
Profa. Regina Schoemer Jardim
Profa. Sandra Salomão Carvalho
Profa. Sara Angela Kislanov
Profa. Tereza Cristina Saldanha Erthal
Quadro suplementar:
Profa. Mariangela da Silva Monteiro
Prof. Raphael Sacchi Zaremba
Prof. Ricardo Torri de Araújo
Prof. René Roussillon, Université Lumière/Lyon II França
Prof. Alberto Konicheckis, Universidade Descartes - Paris V, França
Prof. Ouriel Rosenblum, Universidade de Paris VII - França
Prof. Pierre Benghonzi, Universidade de Paris V - França
Profa. Elena Guidott, Università Degli Studi Di Verona- Itália
Cursos
Bacharelado em Psicologia
Iniciado em 1958
Avaliado pelo MEC com o conceito 3 para o ciclo avaliativo de 2013 a 2015
Mestrado Acadêmico iniciado em 1966
Doutorado iniciado em 1985
Mestrado e Doutorado em Psicologia Clínica
Área de concentração:
• Psicologia Clínica
Linhas de pesquisa:
• Psicanálise: clínica e cultura
• Psicologia Social: Indivíduo e sociedade
• Família, casal e criança: teoria e clínica
• Clínica e neurociências
• Saúde e Desenvolvimento Humano
Avaliados pela CAPES com conceito 5 para o quadriênio 2013/2016
Especialização:
• Avaliação Neuropsicológica
• Dependência Química
• Gestalt-Terapia
• Psicologia Clínica
• Psicologia Clínica com Crianças
• Psicologia Junguiana, Arte e Imaginário
• Psicologia Hospitalar e da Saúde
• Psicoterapia de Família e Casal
• Psicologia Jurídica
• Psicologia Organizacional: Estratégias e Intervenções
• Transtornos Alimentares: Obesidade, Anorexia e Bulimia
• Psicanálise e Contemporaneidade: Trauma e Urgências Subjetivas
• Terapia Cognitivo Comportamental
• Psico-Oncologia
Extensão:
• O Processo de Avaliação Psicológica de Crianças Técnicas e Instrumentos.
• Neuro-Academia da Memória
• Mindfulness e a Consciência de si Mesmo
• Mindfulness e Aprimoramento Pessoal
• Ampliando o olhar à Clinica Perinatal e Parental, Ferramentas Teóricas e Técnicas para a Prática do Psicólogo
• Amor e Ressonâncias Humanistas: o Olhar, o Diálogo e a Pessoa
• Amor, Romantismo, Relações Humanas e o Cuidado na Perspectiva Existencial e Humana
• A Observação na Clínica Infantil
• Fronteira entre o Teatro e a Psicologia
• Introdução à Arteterapia e a Importância do Processo Criativo na Constituição do Sujeito
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Serviço de Psicologia Aplicada - SPA
Profa. Helenice Charchat Fichman
E-mails: hcharchat@uol.com, hfichman@puc-rio.br
Coordenadora de Estágios Básicos:
Profa. Mariangela da Silva Monteiro
E-mail: mariangela@infolink.com.br
Equipe de secretaria:
Tatiana dos Santos Fiaux - Supervisor de Administração Interna
Leila Georgino da Silva Lima - Auxiliar Administrativo
Leonardo Pereira de Jesus - Auxiliar Administrativo
Equipe técnica:
Luciana Mendes Miguel - Médica
Maria Lucia Loredo Abreu Jorge - Médica
Manuela da Costa Gonçalves de Almeida - Psicóloga
Equipe de supervisores:
Prof. Alvaro de Pinheiro Gouvêa
Profa. Andrea Seixas Magalhães
Prof. Carlos Eduardo Duarte Alves de Brito
Profa. Daniela Romão Barbuto Dias
Prof. Fernando Ribeiro Tenório
Profa. Helenice Charchat Fichman
Profa. Júnia de Vilhena
Profa. Juliane Callegaro Borsa
Profa. Maracy Domingues Alves
Profa. Maria Amélia Penido Sampaio
Profa. Maria Helena Rodrigues Navas Zamora
Profa. Mariangela da Silva Monteiro
Profa. Monah Winograd
Prof. Raphael Sacchi Zaremba
Profa. Regina Lúcia Lima Pontes
Profa. Regina Maria Murat Vasconcelos
Profa. Regina Schoemer Jardim
Profa. Sandra Salomão Carvalho
Profa. Sara Angela Kislanov
Profa. Silva Maria Abu-Jamra Zornig
Profa. Tereza Cristina Saldanha Erthal
Rua Marquês de São Vicente, 225
Casa do SPA - Clínica Universitária Pe. Benkö
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefone: 55 21 35271574
E-mail: psispa@puc-rio.br
Site: www.psi.puc-rio.br/spa.html
Grupos de Pesquisa
Clínica psicanalítica e constituição psíquica. Coordenador: Profa. Silvia Maria AbuJamra Zornig. Ano de formação: 2017.
Desenvolvimento Biologia e Cultura. Coordenador: Profa. Luciana Fontes Pessôa. Ano de formação: 2014.
Do cérebro à palavra: a experiência subjetiva do adoecimento neurológico. Coordenador: Profa. Monah Winograd. Ano de formação: 2010.
Personalidade e Psicologia Social. Coordenador: Prof. Jean Carlos Natividade. Ano de formação: 2015.
Psicanálise e Clínica Ampliada. Coordenadores: Profa. Monah Winograd e Profa. Maria Virginia Filomena Cremasco. Ano de formação: 2010.
Psiquiatria Clínica. Coordenador: Prof. Felipe Kenji Sudo. Ano de formação: 2017.
Trauma, repetição e pulsão de morte. Coordenador: Profa. Monah Winograd. Ano de formação: 2012.
Fonte: Cadastro de Grupos de Pesquisa do CNPq
Convênios e Parcerias
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS / UFRJ). Buscar constituição de um diálogo entre a teoria psicanalítica e a obra de Michel Foucault. (Prof. Carlos Augusto Peixoto Júnior). Brasil. Ano de início: 2010
Instituto Fernandes Figueira (FIOCRUZ). Desenvolvimento do projeto Relações Objetais Precoces e temas vinculados à interpessoalidade da psicanálise. (Prof. Carlos Augusto Peixoto Júnior). Brasil. Ano de início: 2015
Núcleo de Estudo em Saúde Coletiva (NESC) e IFCS-UFRJ. Criar linhas de pesquisa nas áreas de Psicanálise, Saúde Coletiva e Filosofia Moderna e Contemporânea. (Prof. Carlos Augusto Peixoto Júnior). Brasil. Ano de início: 2010
UFF/RJ. Estabelecer intercâmbio com os professores Cristina Rauter, Jorge Vasconcelos e Carlos Eduardo Estellita Lins para desenvolvimento das pesquisas: Articulações entre clínica e política. Relações entre filosofia estética e psicanálise, Psicanálise Relacional. (Prof. Carlos Augusto Peixoto Júnior). Brasil. Ano de início: 2014
Université Paris Descartes, Paris V, Paris VII, Universidade de Sorbonne - Paris-Cité e Universidade de Lumière-Lyon. Intercâmbio entre a Clínica dos Primórdios e o laboratório de Psicopatologia, Psicanálise e Perinatalidade, coordenado pelo Prof. Sylvain Missonier, que também é o diretor do Instituto de Psicologia da referida Universidade. (Profa. Silvia Zornig). França. Ano de início: 2011
UFRGS. Interação pais-bebê /criança. (Profa. Silvia Zornig). Brasil. Ano de início: 2015
Universidades de Coimbra, Alcalá, Turin, Urban Planning Institute of the Republic of Slovenia, Dokuz Eylul University e Newsweaver. Elaboração do projeto Impacts of social innovation - In-depth study of social innovations potential for social change, em parceria com as Universidades de Coimbra, Alcalá, Turin, Urban Planning Institute of the Republic of Slovenia, Dokuz Eylul University e Newsweaver para o Seventh Framework Programme da Comunidade Europeia.(Profa. Júnia de Vilhena). Portugal, Espanha, Itália, Eslovênia, Turquia, Irlanda. Ano de início: 2012, 2018
Universidade de Coimbra. Atuar como colaboradora do Instituto de Psicologia Cognitiva em parceria com o Prof. Eduardo Santos e outros professores. (Profa. Júnia de Vilhena e Profa. Maria Helena Zamora). Portugal. Ano de início: 2014
Associação Nacional de Gerontologia Social - ANGES - Portugal. Participação da editoração da Revista Ibero-Americana de Gerontologia Social (RIAG). (Profa. Júnia de Vilhena). Portugal. Ano de início: 2014, 2018
Universidade de Extremadura. Convênio em projetos de pesquisa Analisis de la relaciõn entre Adiccion a internet y transtornos alimentarios en adolescentes y estudiantes universitários ibero-americanos: Brasil, Portugal y Espanha. (Profa. Junia de Vilhena). Espanha. Ano de início: 2017, 2018
UFPA. Parceria no desenvolvimento da pesquisa sobre atendimento de baixa renda, com a Profa. Ana Cleide G. Moreira. (Profa. Júnia de Vilhena). Brasil. Ano de início: 2015, 2018
UFPA. Parceria com a Profa. Ana Cleide G. Moreira sobre a pesquisa de feminização da AIDS. (Profa. Junia de Vilhena). Brasil. Ano de início: 2018
Associação Nacional de Gerontologia Social - ANGES - Portugal. Parceria com o Prof. Ricardo Pocinho no projeto de pesquisa na área do envelhecimento. (Profa. Junia de Vilhena). Brasil. Ano de início: 2018
Universidade Veiga de Almeida / Universidade Federal do Tocantins. Parceria no projeto Corpo, imagem e sofrimento psíquico, com o Prof. Carlos Mendes Rosa. (Profa. Junia de Vilhena). Brasil. Ano de início: 2017
PUC-Rio / USP/ UFPE / UFPA / UFRS / UFRN / FECAP / UFPR / UERJ / IBASE. Intercâmbio através do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social - LIPIS, vinculado à Vice-Reitoria Comunitária da PUC-Rio com vários professores das referidas Universidades. (Profa. Junia de Vilhena). Brasil. Ano de início: 2007
UERJ. Intercâmbio com o LABORE - Laboratório de Estudos Contemporâneos da UERJ que publica a Revista Polêmica, onde a Profa. Junia de Vilhena coordena uma seção. (Profa. Junia de Vilhena). Brasil. Ano de início: n.i.
National / Global Advisory Board for Faith and Justice in Community and Society. Professora convidada (sócia) com direção do Prof. John Stanfield, Indiana University. (Profa. Maria Helena Zamora). Estados Unidos. Ano de início: 2011
Catédra Sergio Vieira de Melo do ACNUR. Catédra Sergio Vieira de Melo do ACNUR – palestras e debates sobre os refugiados. (Profa. Maria Helena Zamora). Brasil. Ano de início: 2018
GROUP - Dinamarca Universidade de AALBORJ. Parceria com o GROUP BASED APPROACH - Reino Unido, Itália e Brasil. (Profa. Maria Helena Zamora). Dinamarca. Ano de início: 2018
USP / UFMG. Parceria com os professores Ricardo Negrini e Paulo Caramelli para desenvolvimento do projeto de validação clínica para demência de uma bateria de testes neuropsicológicos computadorizados - COMPCOG. (Profa. Helenice Charchat Fichman). Brasil. Ano de início: 2015
Santa Casa de Misericórdia-RJ. Parceria com os professores Fábio Barbirato e Danielli Carim no projeto de avaliação neuropsicológica de criança com TDAH – atendidas no Ambulatório de Psiquiatria Infanto-Juvenil. (Profa. Helenice Charchat Fichman). Brasil. Ano de início: 2015
UFRJ. Pesquisa sobre Doença de Alzheimer. (Profa. Helenice Charchat Fichman). Brasil. Ano de início: 2010
HSERJ. Parceria no projeto de investigação de fatores preditivos para o diagnóstico precoce de demência. (Profa. Helenice Charchat Fichman). Brasil. Ano de início: 2015
Prefeitura do Rio de Janeiro. Parceria para desenvolvimento do projeto de rastreio cognitivo e reabilitação neuropsicológica com idosos frequentadores das casas de convivências da prefeitura do Rio de Janeiro. (Profa. Helenice Charchat Fichman). Brasil. Ano de início: 2015, 2018
UFRJ / UERJ. Projeto Validação de testes neuropsicológicos com crianças. (Profa. Helenice Charchat Fichman). Brasil. Ano de início: 2015
UFRRJ / UFRJ. Projeto de avaliação do desenvolvimento cognitivo de crianças de 0 a 2 anos. (Profa. Helenice Charchat Fichman). Brasil. Ano de início: 2015
USP-Ribeirão Preto. Desenvolver experimentos com modelos animais de ansiedade com o Prof. Marcus Brandão. (Prof. J. Landeira-Fernandez). Brasil. Ano de início: 2010
Universidad de los Andes. Realizar experimentos em comum com modelos animais de ansiedade juntamente com os professores Fernando Cardenas (Los Andes), Vânia Costa (UFRJ) e Marcus Brandão (USP/RP/SP). (Prof. J. Landeira-Fernandez). Colômbia. Ano de início: 2010
University of Oregon. Projeto de validação de escalas em desenvolvimento infantil e avaliação de programas sociais na primeira infância (creches públicas). Participam também professores da UFF e UFRRJ, do Rio de Janeiro). (Prof. J. Landeira-Fernandez). Estados Unidos. Ano de início: 2015
UnB/USP. Projeto editoração da revista Psychology & Neuroscience. (Prof. J. Landeira-Fernandez). Brasil. Ano de início: 2015
ANPEPP. Psicobiologia, neurociências e comportamento (GT/ANPEPP). (Prof. J. Landeira-Fernandez). Brasil. Ano de início: 2016
UFMG. Participação no conselho editorial da revista Estudos Lacanianos. (Prof. Marcus André Vieira). Brasil. Ano de início: 2010
Universidade Lusófona de Lisboa. Participação no conselho editorial da revista digital Afreudite, de Portugal. (Prof. Marcus André Vieira). Portugal. Ano de início: 2010
Universidade de Middlesex / Londres. Intercâmbio com os professores Bernard Bourgoyne e Julia Borossa do Centre for Psychoanalisys da Universidade de Middlesex /Londres, dando início à preparação do evento Klein-Lacan Dialogues. (Prof. Marcus André Vieira). Reino Unido. Ano de início: 2014
Instituto Nacional de Segurança Pública -Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Criação de um Instituto Nacional de Segurança Pública a partir do trabalho realizado pela pesquisa Sintoma e trauma no atendimento de crianças na favela da Maré, em parceria com o REDES Maré. (Prof. Marcus André Vieira). Brasil. Ano de início: 2010
Universidade de Paris VIII. Parceria em projetos de eventos realizados na Universidade. (Prof. Marcus André Vieira). Brasil. Ano de início: 2015
Instituto Deolindo Couto-UFRJ. Do cérebro à palavra: a clínica com pacientes neurológicos, em parceria com a Profa. Claudia Drumonnd (Profa. Monah Winograd). Brasil. Ano de início: 2016
UFPR. Intercâmbio com a Profa. Maria Virginia Filomena Cremasco no GT da ANPEPP – Psicanálise e Clínica Ampliada (Profa. Monah Winograd). Brasil. Ano de início: 2017
UNIFOR. Intercâmbio com o Laboratório de Estudos e Intervenções Psicanalíticas na Clínica e no Social, com as professoras Clara Virgínia de Q. Pinheiro, Leônia C. Teixeira e Maria Celina P. Lima (Profa. Monah Winograd) . Brasil. Ano de início: n.i.
Universidade Gdansk (Polônia) e McGill University (Canadá). Parceria para desenvolvimento da pesquisa Solidariedade, memória e identidade. (Profa. Monah Winograd). Polônia, Canadá. Ano de início: 2015
Núcleo de Infância e Família NUDIF / GIDEP/ UFRGS. Parceria no desenvolvimento de pesquisa do referido núcleo sob a coordenação do Prof. Cesar Augusto Picciani. (Profa. Andrea Seixas Magalhães). Brasil. Ano de início: 2010
Universidade de Sorbonne, Paris - Cité / Universidade de Paris Descartes (Paris V, VII e PUC/Rio). Parceria no projeto de pesquisa Transformações da clínica da parentalidade e da parinatalidade, com os pesquisadores da Universidade de Paris Descartes (Paris V, VII e PUC-Rio. (Profa. Andrea Seixas Magalhães). França. Ano de início: 2018
Universidade Warwick – Reino Unido. Intercâmbio com a Profa. Fiona MacCallum da Universidade Warwick – Reino Unido e com o Prof. Stephen Froush da Universidade de Londres. (Profa. Andrea Seixas Magalhães). Londres. Ano de início: 2018
Universidade Estadual de Londrina. Intercâmbio com a Profa. Maira Bonafé Sei. (Profa Andrea Seixas Magalhães). Brasil. Ano de início: 2018
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e a Adolescência Contemporâneas (NIPIAC), Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolvimento, especialmente no que diz respeito às questões da infância e da juventude contemporâneas. (Profa. Solange Jobim e Souza). Brasil. Ano de início: 2017, 2018
Universidade de Lisboa / Universidade de Coimbra. Intercâmbio com a Profa. Carla Crespo (Univ. de Lisboa) e a Profa. Ana Paula Relvas (Univ. de Coimbra) para participação no Programa de Cooperação com a América Latina e Palop’s, das atividades do grupo de pesquisa. (professoras Andrea Seixas Magalhães e Terezinha Féres-Carneiro). Portugal. Ano de início: 2012
Universidade de Sorbonne Paris-Cité. Desenvolvimento do projeto Clinique et transformations actulles de la parentalité et en périnatalité. (Profa. Terezinha Féres-Carneiro). Paris. Ano de início: 2014
Association Européenne de Psychothérapie Psychanalytique . Intercâmbio com o Prof. Pierre Benghozi, com quem a Profa. Terezinha Féres-Carneiro, representante da referida Associação na América Latina, discutiu resultados de pesquisas realizadas na França e no Brasil, visando à elaboração de textos para publicação em coautoria. (Profa. Terezinha Féres-Carneiro). França. Ano de início: 2012
Universidade de Rouen. Intercâmbio com a Profa. Régine Scelles, para a discussão de resultados de investigações e pesquisas realizadas no Brasil e na França. (Profa. Terezinha Féres-Carneiro). França. Ano de início: 2012, 2018
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Intercâmbio estabelecido pela Profa. Terezinha Féres-Carneiro com a Profa. Adriana Wagner, para discussão de resultados de pesquisas realizadas na PUC-Rio e na UFRGS, visando a futuras publicações em coautoria. (Profa. Terezinha Féres-Carneiro). Brasil. Ano de início: 2012
USP-Ribeirão Preto. Manter intercâmbio com o Prof. Ricardo Gorayeb, como editora-chefe da revista Temas em Psicologia/Trends in Psychology, atividade desenvolvida em parceria com o editor-associado, Bruno F. Damásio (UFRJ). (Profa. Terezinha Féres-Carneiro). Brasil. Ano de início: 2014
USP / Universidade de Paris V. Intercâmbio de cooperação internacional com a Profa. Maria Inês Assumpcão (USP/ PUC-Rio/Universidade de Paris V) (Profa. Terezinha Féres-Carneiro). Brasil. Ano de início: 2018
Paris V. Intercâmbio pelo programa de bolsa sanduíche, com a Profa. Edth Lecourt. (Profa. Maria Inês Bittencourt). Paris. Ano de início: 2017, 2018
UFRJ / UFPA / UFS. Parceria com professores das respectivas universidades para execução do projeto de pesquisa A dimensão ética do pensamento psicanalítico: impacto no estudo de fenômenos socioculturais. (Profa. Maria Isabel A. Fortes). Brasil. Ano de início: 2015, 2018
Centro de Medicina da Université Paris- Diderot . Projeto Montagens corporais no mundo contemporâneo. Parceria Prof. Joel Birman (UFRJ-Brasil) e os Professores Alain Vanier e Christian Hoffmann (Paris-Diderot). (Profa. Maria Isabel A. Fortes). Paris. Ano de início: 2015
Malone University. Parceria em colaboração com o Prof. Ebenézer de Oliveira para desenvolvimento do projeto Parenting and the moral and socio-emotional development of children, contemplando atividades que viabilizem a geração de dados de contextos brasileiros, além dos já coletados nos EUA. (Profa. Luciana Fontes Pessoa). EUA. Ano de início: 2015
UFBA / UERJ. Parceria com a Profa. Patrícia Alvarenga da Universidade Federal da Bahia e a Profa. Deise Maria L.F. Mendes da UERJ, no projeto de pesquisa com o objetivo de adaptar a Coping with children’s negative emotions scale (CCNES) para mães e pais brasileiros de crianças entre 3 e 8 anos de idade. (Profa. Luciana Fontes Pessoa). Brasil. Ano de início: 2015
UERJ. Convênio com a Profa. Maria Lucia Seidl no grupo de pesquisa Interação Social e Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ e no projeto Crenças e práticas de cuidado acerca do desenvolvimento. (Profa. Luciana Fontes Pessoa). Brasil. Ano de início: 2014, 2018
UERJ. Projeto de pesquisa em parceria com a Prof. Deise Maria F. Mendes, intitulado Trajetória de socialização da emoção: concepções , crenças e metas parentais em diferentes famílias do Rio de Janeiro. (Profa. Luciana Fontes Pessoa). Brasil. Ano de início: n.i.
HSE-RJ. Intercâmbio com o Centro de Neurologia e Geriatria do HSE/RJ para desenvolvimento do projeto de investigação de fatores preditivos para o diagnóstico precoce de demência e comprometimento cognitivo leve. (Profa. Helenice Charchat Fichman). Brasil. Ano de início: 2014
UFRJ. Intercâmbio com a Profa. Rosinda Martins (Instituto de Psicologia da UFRJ) para desenvolvimento do projeto de validação de testes neuropsicológicos para crianças. (Profa. Helenice Charchat Fichman). Brasil. Ano de início: 2014
UERJ. Intercâmbio com o Prof. Roberto Lourenço (Setor de Geriatria/UERJ) em projetos de extensão e pesquisa no CIPI. (Profa. Helenice Charchat Fichman). Brasil. Ano de início: 2014
UFRJ / UFRRJ. Intercâmbio com os professores Gilberto Kac (Instituto de Nutrição da UFRJ) e Luciene Rociolli (Depto. de Psicologia da UFRRJ), no desenvolvimento do projeto de Avaliação do Desenvolvimento Cognitivo de crianças de 0 a 2 anos de idade e sua interface com os índices metabólicos e nutricionais das mães. (Profa. Helenice Charchat Fichman). Brasil. Ano de início: 2014
UFMG / USP. Validação clínica para demência a partir de uma bateria de testes neuropiscológicos computadorizados (COMPCOG) e também com o neuropsiquiatra Dr. Fábio Barbirato e a neuropsicóloga Danielle Cari (Santa Casa de Misericórdia/RJ) no projeto de avaliação neuropsicológica de crianças com TDAH. (Profa. Helenice Charchat Fichman). Brasil. Ano de início: 2016
USP / UnB. Intercâmbio com a Profa. Dora Ventura e o Prof. Antonio Mello Cruz do GT Psicologia, Neurociências e Comportamento, da ANPEPP, para edição do periódico Psychology & Neuroscience. (Prof. Jesus Landeira-Fernandez). Brasil. Ano de início: 2014, 2018
UFRGS. Intercâmbio com a Profa. Silvia H. Koller, participando do grupo de pesquisa CEP-Rua, no desenvolvimento dos seguintes projetos de pesquisa: 1) Fatores da família e da escola no desenvolvimento de habilidades sociais e de comportamentos agressivos na infância e 2) A visão dos pais e mães sobre o bullying na infância. (Profa. Juliane Callegaro Borsa). Brasil. Ano de início: 2012, 2018
UFRGS. Intercâmbio com as professoras Denise R. Bandeira e Gianna Frizzo para realização de um estudo sobre avaliação de problemas de comportamentos com crianças, do qual derivou um artigo aceito em revista internacional. (Profa. Juliane Callegaro Borsa). Brasil. Ano de início: 2015, 2018
UFRJ / UFRGS. Parceria com os professores. Bruno F. Damásio e Silvia Koller na realização de pesquisas com o objetivo de adaptar e validar diferentes instrumentos psicológicos para o contexto brasileiro, resultando em um artigo publicado em revista internacional. (Profa. Juliane Callegaro Borsa). Brasil. Ano de início: 2015, 2018
PUC/MG. Parceria com a Profa. Daniela Zanini na pesquisa sobre problemas de comportamento na infância, resultando em artigo aceito em revista nacional A2. (Profa. Juliane Callegaro Borsa). Brasil. Ano de início: 2015, 2018
Università di Sapienza. Parceria com o Prof. Gian Vittorio Capara, que objetivou a adaptação e a validação de uma escala desenvolvida pelo autor, resultando em artigo aceito em revista internacional. (Profa. Juliane Callegaro Borsa). Roma/Itália. Ano de início: 2015, 2018
Universidade do Minho. Parceria com o Prof. José Cruz, com o objetivo de desenvolver estudos transculturais sobre avaliação de indicadores de saúde mental em amostras do Brasil e Portugal. (Profa. Juliane Callegaro Borsa). Portugal. Ano de início: 2014, 2018
UFRJ. Parceria com o Prof. Bruno Damásio por meio de projetos de pesquisa e publicações em coautoria. (Profa. Juliane Callegaro Borsa). Brasil. Ano de início: 2018
Universidade de São Francisco . Parceria com o Prof. Nelson Hauck Filho que resultou em de artigo em periódico internacional. (Profa. Juliane Callegaro Borsa). Estados Unidos. Ano de início: 2018
PUC-RS. Parceria em projeto de pesquisa com a Profa. Joice Segabinazi que resultou em publicação de artigo em periódico internacional. (Profa. Juliane Callegaro Borsa). . Ano de início:
UFRJ / Universo. Parceria no projeto Psicopatologia e bem-estar: impactos no desenvolvimento de metas e objetivos de vida em jovens fluminenses, com os professores Bruno F. Damásio (UFRJ) e Clarissa Pinto Pizarro de Freitas (Universo) - (Profa. Juliane Callegaro Borsa). Brasil. Ano de início: 2016, 2018
Universidade Fernando Pessoa - Portugal e Universitá di Perugia/Itália. Com ambas desenvolve estudos de adaptação de uma escala de agressividade infantil que será disponibilizada para uso nos três países (Brasil/Itália e Portugal) - (Profa. Juliane Callegaro Borsa). Portugal/Itália. Ano de início: 2018
Universitá di Perugia/Itália. Representa a PUC-Rio no convênio de dupla titulação de mestrado PUC-Rio e UNIPG. (Profa. Juliane Callegaro Borsa). Itália. Ano de início: 2018
Universidade de Middlesex / Londres. Intercâmbio com os Professores Bernard Bourgoyne e Julia Borossa do Centre for Psychoanalisys da Universidade de Middlesex /Londres, dando início à preparação do evento Klein-Lacan Dialogues. (Prof. Marcus André Vieira). Londres. Ano de início: 2014
UFRGS / UNILASALLE / UNISINOS / UFRN / UFU / UFES / UFRJ / UFF. Parceria com os Profs. Claudio S. Rutz; Claudia M. Bandeira; Clarissa S. Cervo; Flávia Lopes; Bernadete C. Sousa; Victor Kenji M. Shiramizu; João Fernando R. Wachelke etc. (Prof. Jean C. Natividade). Brasil. Ano de início: 2016
University of Wroclaw / Polônia. Parceria em projeto com a Profa. Agnieszka Zorokowska (Prof. Jean C. Natividade). Polônia. Ano de início: 2016
University of Oxford/ Inglaterra. Parceria em projeto com a Profa. Martha Newson. (Prof. Jean C. Natividade). Inglaterra. Ano de início: 2016
Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Parceria com os pesquisadores Jerson Laks e Elie Cheniaux do Centros de Doença de Alzheimer. (Prof. Daniel C. Mograbi). Brasil. Ano de início: 2016
Institute of Psychiatry, Psychology e Neuroscience. Parceria com a referida instituição como pesquisador visitante. (Prof. Daniel C. Mograbi). Inglaterra. Ano de início: 2011
Aston University . Parceria de intercâmbio de recebimento de alunos estrangeiros. (Prof. Daniel C. Mograbi). Inglaterra. Ano de início: 2016
University College London. Parceria no desenvolvimento de projeto com o Dr. Aimee Spector. (Prof. Daniel C. Mograbi). London. Ano de início: 2016
Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer. Desenvolvimento de projeto em conjunto com o referido Instituto. (Prof. Daniel C. Mograbi). Brasil. Ano de início: 2016
PUC/RS. Parceria com a Profa. Rochele Fonseca no projeto sobre neuroimagem na demência. (Prof. Daniel C. Mograbi). Brasil. Ano de início: 2016
Università di Bologna. Intercâmbio com a Profa. Paola Gremigni no desenvolvimento do projeto Cross-Cultural Validation of The Peer Aggressive and Reactive Behavior Questionnaire (PARB-Q): A Comparison between Brazilian and Italian Children. (Profa. Juliane Callegaro Borsa). Itália. Ano de início: 2014, 2018
UFRJ. Parceria com o Instituto de Psiquiatria e com o Instituto de Neurologia Deolindo Couto no desenvolvimento do projeto Neuroimagem e biomarcadores no líquido cefalorraquidiano da doença de Alzheimer, em parceria com os professores: Dr. Jerson Laks e Eliasz Engelhardt. (Prof. Felipe Kenji Sudo). Brasil. Ano de início: 2017, 2018
UFRGS / UNISINOS. Intercâmbio com a Profa. Adriana Wagner (UFRGS) e com a profa. Denise Falcke e Clarisse Mosmann (UNISINOS), mantendo discussões sobre resultados de pesquisas realizadas nas referidas instituições, visando futuras publicações. (Profa. Terezinha Féres-Carneiro). Brasil. Ano de início: 2018
FIOCRUZ. Colaboração com a Dra. Carmen Penido para estudar o efeito antitumoral na gedunina no glioblastoma multiforme. (Prof. Thomas Eichengerg Krahe). Brasil. Ano de início: 2018
UERJ / IBRAG. Parceria no desenvolvimento da pesquisa Estudo das alterações comportamentais, morfológicas e neuroquímicas associadas á exposição do sistema nervoso central a agentes neurotóxicos. (Prof. Thomas Eichenberg Krahe). Brasil. Ano de início: 2018
University of Maryland School of Medicine. Parceria com o Prof. Alexandre Medina para o desenvolvimento e execução de estudos pré-clínicos relacionados aos efeitos da exposição precoce ao álcool na plasticidade neuronal do sistema visual de mamíferos de pequeno porte. (Prof. Thomas Eichenberg Krahe). Estados Unidos. Ano de início: 2018
Balanço do Ano
Desde o início da minha gestão, agosto de 2012, a direção e as suas respectivas coordenações vem desenvolvendo uma série de medidas, nas várias áreas de atuação do Departamento de Psicologia. Durante esse período, realizamos uma renovação significativa do quadro docente, de modo que a pós-graduação interagisse de forma mais significativa com a graduação.
Esse processo de renovação docente vem sendo muito elogiado por todos os setores da Universidade. O Departamento foi um dos mais bem conceituados pela Reitoria no processo de avaliação trienal da PUC-Rio, em 2018, relativo ao triênio 2015-2017. Entretanto, esse processo de renovação ainda se encontra em andamento, cujo objetivo, portanto, é consolidar essa importante tarefa de renovação de nosso quadro docente.
Dentro desse processo, em 2018 foi contratado um professor com experiência no exterior, Thomas Eichenberg Krahe, para alavancar a internacionalização do Departamento. O professor será responsável por disciplinas em inglês, tanto na graduação quanto na pós-graduação, contribuindo também na obtenção de recursos de órgãos de fomento internacionais.
O Prof. Daniel Correa Mograbi, responsável pela coordenação da pós-graduação, além de participar do processo seletivo da contratação desse professor, uma das importantes medidas na pós-graduação, foi a criação de novos critérios para distribuição e manutenção de bolsas. Espera-se que esses critérios, vinculados ao engajamento acadêmico, levem a uma maior participação discente.
Com a chegada de novos professores, tornou-se possível uma reforma significativa do currículo da graduação. Sua estrutura, conta com uma formação básica de três anos, com ênfase em disciplinas obrigatórias – incluindo diversas disciplinas de laboratórios, pesquisas e estágios básicos – associada a uma formação profissional de dois anos, com ênfase em disciplinas eletivas, monografias e estágios supervisionados. O novo currículo foi implementado no primeiro semestre de 2018.
Por envolver um sistema de espelhamento de disciplinas entre os dois semestres de cada ano, a execução desse novo currículo é complexa. Ele requer, também, o planejamento e a implementação de vários laboratórios de ensino e pesquisa para nossos alunos de graduação nas diversas disciplinas de Processos Psicológicos Básicos, Avaliação Psicológica e Métodos de Pesquisa Quantitativos e Qualitativos. Buscamos, nesse novo modelo curricular, a melhor grade de horários para os nossos alunos, o que certamente terá um impacto importante na distribuição das aulas.
A professora Luciana Fontes Pessôa, responsável pela coordenação do curso de graduação e presidente do Núcleo Docente Estruturante, esteve à frente de todo o processo da reforma curricular e está verdadeiramente engajada no planejamento e na execução desse novo modelo de currículo, especialmente ao longo da formação básica de nossos alunos.
No Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), desde 2016, a professora Helenice Charchat vem efetuando uma série de mudanças em vários setores de nossa clínica universitária, como informatização na marcação e no atendimento dos pacientes, renovação e treinamento dos funcionários, implementação de atividades de pesquisa e participação na Rede de Apoio ao Estudante (RAE). Soma-se a isso a reforma de grande amplitude em todas as dependências da Casa 2 do SPA, que hoje abriga todo o setor de atendimento e cuja administração começa a se sedimentar.
Outro aspecto importante na coordenação do SPA está relacionado com o gerenciamento dos atendimentos clínicos dos alunos matriculados em nossos cursos de especialização. A partir de 2016, demos início à criação de novos cursos, com o objetivo de promover a formação profissional em diferentes áreas de especialização em psicologia. Graças aos esforços de vários professores do Departamento, foram aprovados nos últimos dois anos 11 cursos de especialização, cada um deles demandando ações específicas.
O empenho na ampliação do número de cursos de especialização, contudo, não nos levou a negligenciar a qualidade acadêmica de cada um deles. Muito pelo contrário, desejamos enfatizar, cada vez mais, o processo de avaliação desses cursos com vistas a superar eventuais limitações que eles possam apresentar.
Cabe destacar, ainda, a grande visibilidade para o Departamento conquistada a partir dessa iniciativa, inclusive para o nosso curso de graduação, cuja relação candidato/vaga é hoje a maior dentre todos os oferecidos pela Universidade. Assinala-se, ainda, a abertura do vestibular de inverno, atendendo o aumento da demanda para o Curso, com grande sucesso em 2018.2.
Ressalta-se ainda, a criação do projeto de Apoio à Profissionalização do Aluno (APA), sob a Coordenação do Prof. Raphael S. Zaremba, que tem o intuito de proporcionar aos alunos recém-formados a oportunidade de participar de um programa de mentoria, em que receberão orientação para que possam fazer a gestão de suas carreiras de forma profissional e estruturada, visando a facilitar o seu ingresso no mercado de trabalho.
O professor Raphael Zaremba vem trabalhando, sistematicamente, nesse projeto e, atualmente, busca-se, junto ao Instituto Gênesis, soluções para alguns impasses jurídicos apresentados pela Universidade. As negociações visando o estabelecimento de uma parceria estratégica entre o Departamento e o Instituto Gênesis encontram-se em fase bastante avançada, necessitando, ainda, de poucos ajustes para que possa ser concretizada.
Outro ponto, foi a criação do Serviço de Testes Psicológicos do Departamento de Psicologia (SETEST), cujo objetivo do serviço é organizar e sistematizar a aquisição e o uso dos testes psicológicos que compõem o acervo do Departamento e que são utilizados tanto nas disciplinas como nos atendimentos do SPA (graduação e pós-graduação). Visa atender às prerrogativas do Conselho Federal de Psicologia e segue as orientações dos principais guidelines nacionais e internacionais sobre o uso ético dos testes psicológicos. Atualmente, o SETEST funciona na Casa do 1 do SPA, sob a Coordenação da Profa. Juliane Callegaro Borsa.
Eventos: a) Simpósio Carioca do Transtorno do Espectro Autista TEA, 07/04/2018, sob a organização da Profa. Juliane Borsa. b) XIV Jornada da ATC-Rio, 27 e 28/04/2018, sob a organização da Profa. Maria Amélia Penido. c) Clínica em Análise – Primeiro Congresso de Psicologia Clínica, Psicanálise e Filosofia, 03, 04 e 05/05/2018, sob a organização do Prof. Auterives Marciel. d) VII Mostra Carioca de Neuropsicologia Clínica, 18 e 19/05/2018, sob a organização da Profa. Helenice Charchat Fichman. e) FORGE -Gestalt-terapia na construção de pontes, 24/05/2018, sob a organização da Profa. Sandra Salomão. f) XX Jornada Clínica do SPA, 15/06/2018, sob a organização da Profa. Helenice Charchat. g) VII Mostra de Psicologia Social – A busca pelo sucesso reprodutivo, 20/06/2018, sob a organização Prof. Jean Carlos Natividade. h) XVIII Semana de Psicologia – A promoção de saúde e as políticas de minorias no Brasil, 19, 20 e 21/09/2019, sob a organização dos alunos do Curso de Psicologia com apoio do Departamento. i) XVI Mostra Universitária de TCC, 28 e 29/09/2018, sob a organização da Profa. Maria Amélia Penido. j) Setembro Amarelo, 26/09/2018, sob a organização da Profa. Mayla Cosmos. k) Viver Criativo, Winnicot Convida, 05/10/2018, sob a organização da Profa. Regina Murat em parceria com outros Departamentos da PUC. L) II Mostra de Psicologia do Desenvolvimento, 16, 17 e 18/10, sob a organização da Profa. Luciana F. Pessôa. m) “Grupos Balint” e o legado da Escola de Psicanálise de Budapeste, 19/10/2018, sob a organização da Profa. Andrea Seixas Magalhães. n) Colóquio Franco-Brasileiro – Vida e Morte na Primeira Infância, 26 e 27/10/2018, sob a organização da Profa. Silvia Abu-Jamra Zornig em parceria com a Universidade Paris V (Prof. Sylvain Missonier). o) X Jornada do Curso de Especialização em Psicoterapia Família e Casal, 10/11/2018, sob a organização da Profa. Terezinha Féres-Carneiro. p) III Rio Dementia School, 12 e 13/11/2018, sob organização do Prof. Daniel Mograbi, em parceria com University College London (Profa. Aimee Spector). q) Palestra: “Sofrimento psíquico e suicídio em estudantes universitários”, 23/11/2018, sob a organização da Profa. Junia de Vilhena.
Perspectivas:
a) A construção de uma biblioteca na casa 01 (casa do SPA), já aprovada pela administração central da Universidade. b) Incentivar, cada vez mais, a internacionalização dos nossos alunos por meio de convênios/intercâmbios e eventual busca de dupla titulação, oferecendo disciplinas em inglês tanto na graduação como na pós-graduação. c) estimular a articulação da Graduação e Pós-graduação visando uma melhor participação em equipes de pesquisa e às trocas acadêmicas que são fundamentais para o aperfeiçoamento de nossos alunos. c) Acompanhamento mais próximo dos egressos, com a criação de um cadastro e o incentivo à produção dos mesmos, a identificação de prioridades sociais de pesquisa, aumentando o impacto extramuros do Programa de Pós-graduação, e o fomento ao engajamento do corpo discente. d) Dar continuidade às interações com outros departamentos e apoio à consolidação do Instituto de Neurociências e Cognição (INCog). e) Reforma de uma sala de aula no subsolo, utilizada para os cursos de especialização.
Prof. Jesus Landeira-Fernandez
Diretor do Departamento de Psicologia
- Edital CNPq - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ2
Prof. Jean Carlos Natividade
Prof. Marcus André Vieira
- Programa Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ
Prof. Daniel Correa Mograbi
Prof. Jean Carlos Natividade
Profa. Juliane Callegaro Borsa
- Edital FAPERJ Nº 11/2018 - Programa Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro - 2018
Prof. J. Landeira-Fernandez
- Bolsa de Produtividade Novos Professores - PUC-Rio
Prof. Daniel Carlos Mograbi
Prof. Jean Carlos Natividade
Prof. Felipe Kenji Sudo
Profa. Rebeca Nonato Machado
- Edital IEAHu - PUC-Rio, 2018 - Apoio Projeto de Pesquisa Avaliação e Intervenção Interdisciplinar em Estudantes Ansiosos - Profa. Helenice Charchat Fichman.
- Edital IEAHu -PUC-Rio, 2018 - Apoio financeiro a eventos de natureza interdisciplinar e interdepartamental - Viver Criativo: Winnicott Convida, Profa. Regina Murat
- Edital CNPq 12/2017 - Bolsa de Produtividade em Pesquisa - Psicologia e Serviço Social - Professores Daniel Correa Mograbi e J. Landeira-Fernandez.
______________________________________________________________________________________________________________
Todos os dados foram fornecidos pelo departamento ou extraídos do site do CNPq.