Departamento de Educação - EDU
Administração
Prof. Ralph Ings Bannell (até abril)
Profa. Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza (a partir de abril)
E-mail: mim@puc-rio.br
Data de Posse: 26/04/2018
Número da portaria: 22/2018
Profa. Maria Cristina Monteiro Pereira de Carvalho (até maio)
Profa. Magda Pischetola
E-mail: magda@puc-rio.br
Data de Posse: 03/05/2018
Número da portaria: 30/2018
Profa. Alicia Maria Catalano de Bonamino (até março)
Prof. Murillo Marschner Alves de Brito
E-mail: murillo-marschner@puc-rio.br
Data de Posse: 01/04/2018
Número da portaria: 05/2018
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, sala 1049
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefones:
55 21 35271815 / 1818 - Coordenação de Pós-Graduação
55 21 35271816 - Coordenação de Graduação
55 21 35271817 - Assessoria da Direção
E-mails: posedu@puc-rio.br; coordposedu@puc-rio.br; graedu@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/pedagogia.html
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progedu.html
Site: www.edu.puc-rio.br
Secretaria
Janaína Correa Colares da Silva - Assessora da Direção
Sandra Elena Granja Parintins - Secretária Executiva da Graduação
Marnie Siqueira de Oliveira - Secretária Executiva da Pós-Graduação
Daniela da Silva Moraes Azevedo - Secretária Executiva da Pós-Graduação
Eduardo Lopes de Freitas - Auxiliar de Administração
Geneci José Felix - Analista de Suporte
Colegiados
Profa. Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza
Profa. Alicia Maria Catalano Bonamino
Profa. Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis (até julho)
Prof. Jefferson da Costa Soares
Profa. Patrícia Coelho da Costa
Profa. Maria Leonor Pio Borges de Toledo
Prof. Ralph Ings Bannell
Profa. Rosália Maria Duarte
Profa. Silvana Soares de Araújo Mesquita
Profa. Sonia Kramer
Profa. Zena Winona Eisenberg
Jamille Roza, representante discente - Graduação
Maria Paula Nascentes, representante discente - Pós-Graduação
Profa. Alicia Maria Catalano de Bonamino
Profa. Murillo Marschner Alves de Brito
Profa. Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza
Prof. Jefferson da Costa Soares
Profa. Sonia Kramer
Profa. Patrícia Coelho da Costa
Profa. Alicia Maria Catalano de Bonamino
Profa. Maria Cristina Monteiro Pereira de Carvalho
Profa. Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza
Profa. Rosália Maria Duarte
Profa. Silvana Mesquita
Prof. Murillo Marschner Alves de Brito - Coordenador Departamental
Profa. Zena Winona Eisenberg - Coordenadora Setorial
Corpo Docente
Profa. Alicia Maria Catalano de Bonamino
Profa. Cynthia Paes de Carvalho
Profa. Giselle Martins dos Santos Ferreira
Profa. Hedy Silva Ramos de Vasconcellos, Emérita
Profa. Hermengarda Alves Lüdke (Menga Lüdke), Emérita
Profa. Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis (até julho)
Prof. Jefferson da Costa Soares
Prof. José Carmello Braz de Carvalho, Emérito
Profa. Magda Pischetola
Profa. Maria Apparecida Campos Mamede Neves, Emérita
Profa. Maria Cristina Monteiro Pereira de Carvalho
Profa. Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza
Prof. Murillo Marschner Alves de Brito
Profa. Mylene Mizrahi
Profa. Patrícia Coelho da Costa
Prof. Pedro Pinheiro Teixeira
Prof. Ralph Ings Bannell
Profa. Rosália Maria Duarte
Profa. Rosaly Hermengarda Lima Brandão (Zaia Brandão), Emérita
Profa. Silvana Soares de Araújo Mesquita
Profa. Sonia Kramer
Profa. Tânia Dauster Magalhães e Silva, Emérita
Profa. Vera Maria Ferrão Candau, Emérita
Profa. Zena Winona Eisenberg
Prof. Alberto José da Costa Tornaghi
Profa. Maria Elisa Almeida Bacal
Profa. Maria Leonor Pio Borges de Toledo
Profa. Maria Luiza Canedo Queiroz da Silva
Prof. Renato Pontes Costa
Profa. Rita de Cassia Ximenes Mury
Cursos
Licenciatura em Pedagogia
Iniciado em 1941
Avaliado pelo MEC com o conceito 4 para o ciclo avaliativo de 2016 a 2018
Mestrado Acadêmico, iniciado em 1965
Doutorado, iniciado em 1985
Mestrado e Doutorado em Educação
Área de concentração:
• Educação
Linhas de pesquisa:
• Ideias e instituições educacionais
• Educação, desigualdades sociais e políticas públicas
• Trabalho docente, currículo e práticas pedagógicas
• Diferenças culturais, espaços de formação e processos educativos
• Linguagens digitais, tecnologias e Educação
Avaliados pela CAPES com conceito 5 para o quadriênio 2013/2016
Especialização:
• Educação Infantil: Perspectivas de Trabalho em Creches e Pré-Escolas
Extensão:
• A Creche e o Trabalho Cotidiano com Crianças de 0 a 3 Anos
• Yiddish como Resistência e Experiência Identitária
• Afinal, o que é TDAH?
• Histórias Contadas e Cantadas em Yiddish: Língua, Música e Pesquisa
• Inclusão e Mediação
• Infância, Cultura, Educação e Estética
• Trajetórias Judaicas no Rio de Janeiro
• Psicomotricidade e Práticas Educativas
• Tecnologias Digitais em Metodologia de Projetos Integrados com Adolescentes
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico - NOAP
Profa. Zena Winona Eisenberg
Elisabeth Sicupira Estellita Marques de Souza
Profa. Maria Elisa Almeida Bacal
Maria Rita Simões de Abreu - Secretária Executiva
Helen Vieira de Oliveira
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Padre Leonel Franca, térreo
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271370
E-mail: noapedu@puc-rio.br
Site: www.edu.puc-rio.br/noap.html
Núcleo de Apoio Pedagógico às Classes Comunitárias - NAPC
Prof. José Carmello Braz de Carvalho, emérito
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, sala 1049
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271818
E-mail: pretecedu@puc-rio.br
Núcleo de Educação de Adultos da PUC-Rio - NEAd
Prof. Alberto José da Costa Tornaghi
Adriana Barbosa da Silva
Ana de Almeida Ribeiro
Jesus Jorge Perez Garcia
Noelia Rodrigues Pereira Rego
Marcello Penha Rodrigues - Auxiliar de Administração
Rua Marquês de São Vicente, 225
Térreo do Ginásio Poliesportivo Padre Ormindo Sodré Viveiros de Castro, ao lado da Gráfica
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271568
E-mail: nead@puc-rio.br
Grupos de Pesquisa
Discursos da Educação e Tecnologia. Coordenador: Profa. Giselle Martins dos Santos Ferreira. Ano de formação: 2018.
Diversias. Coordenador: Prof. Pedro Pinheiro Teixeira. Ano de formação: 2018.
Educação, história e comunicação. Coordenador: Profa. Patrícia Coelho da Costa. Ano de formação: 2012.
ForTec - Formação docente e Tecnologias. Coordenador: Profa. Magda Pischetola. Ano de formação: 2014.
GEFOCC - Grupo de Estudos Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar. Coordenador: Profa. Maria Ines Galvão Flores Marcondes de Souza. Ano de formação: 2004.
GEProf. Coordenador: Profa. Hermengarda Alves Lüdke (Menga Lüdke). Ano de formação: 2003.
GETI - Grupo de Estudos em Teorias da Infância. Coordenador: Profa. Eliana Lucia Madureira Yunes. Ano de formação: 2016.
GLYK/Estudos de Yiddish e Cultura Judaica. Coordenador: Profa. Sonia Kramer. Ano de formação: 2016.
GRUPEM - Grupo de Pesquisa Educação e Mídia. Coordenadores: Profa. Rosalia Maria Duarte e Profa. Rita Rezende Vieira Peixoto Migliora. Ano de formação: 2001.
Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância. Coordenador: Profa. Maria Cristina Monteiro Pereira de Carvalho. Ano de formação: 2011.
Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação (Grudhe). Coordenadores: Profa. Zena Winona Eisenberg. Ano de formação: 2009.
Grupo de Pesquisa em Educação e Desigualdades Sociais. Coordenador: Prof. Murillo Marschner Alves de Brito. Ano de formação: 2016.
Grupo de Pesquisa sobre Profissão, Formação e Exercício Docente - PROFEX. Coordenador: Profa. Silvana Soares de Araujo Mesquita. Ano de formação: 2018.
Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação - Soced. Coordenadores: Profa. Rosaly Hermengarda Lima Brandão (Zaia Brandao) e Profa. Priscila Andrade Magalhães. Ano de formação: 1992.
História da Profissão Docente e das Disciplinas Escolares. Coordenador: Prof. Jefferson da Costa Soares. Ano de formação: 2018.
INFOC - Infância, Formação e Cultura. Coordenador: Profa. Sonia Kramer. Ano de formação: 1999.
Jovens em Rede: a criação de jogos digitais e o pensamento reflexivo. Coordenadores: Profa. Maria Apparecida Campos Mamede Neves e Profa. Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa. Ano de formação: 1998.
Laboratório de Avaliação Educacional - LAEd. Coordenador: Profa. Alicia Maria Catalano de Bonamino. Ano de formação: 1998.
Observatório do ensino de História no Rio de Janeiro. Coordenador: Profa. Patrícia Coelho da Costa. Ano de formação: 2018.
Fonte: Cadastro de Grupos de Pesquisa do CNPq
Convênios e Parcerias
École Normale Supérieure de Lyon. Estágio Pós-Doutoral da Profa. Cynthia Paes de Carvalho - sob orientação do Prof. Jean-Louis Derouet - jul/2017 a jul/2018. França. Ano de início: 2017
Universidad de Alcalá de Henares. Estágio Pós-Doutoral da Profa. Rosália Maria Duarte - sob orientação da Profa. Pilar Lacasa - mar a ago/2018. Espanha. Ano de início: 2018
Universidade de Coimbra. O Prof. Ralph Bannell esteve como investigador visitante a convite do Prof. Eduardo Santos, Diretor do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Humano e Social. Uma das orientandas do Prof. Ralph também fez um estágio no mesmo Instituto, em Coimbra, entre 17 de setembro e 26 de outubro, financiado por uma bolsa do Banco Santander. Portugal. Ano de início: 2018
Columbia University. Cooperação internacional. Estados Unidos. Ano de início: 2013
Yiddish Book Center. Projeto de Pesquisa coordenado pela Profa. Sonia Kramer, desenvolvido de acordo com o Memorando de Entendimento entre a PUC-Rio e o Yiddish Book Center. As duas instituições cooperam para preservar e criar acesso às histórias orais de figuras importantes da comunidade judaica brasileira, particularmente, falantes nativos de Yiddish e aqueles que têm sido fundamentais na criação, preservação e promoção da língua e cultura Yiddish no Brasil.. Estados Unidos. Ano de início: 2018
Institute of Jewish Research/YIVO. Intercâmbio realizado com a participação de duas alunas, no 2018 Uriel Weinreich Program In Yiddish Language, Literature & Culture Yiddish YIVO Summer Course. Trata-se de curso realizado de junho a agosto de 2018, no qual duas alunas receberam scholarship do YIVO. Estados Unidos. Ano de início: 2018
Universidade do Minho. Parceria de pesquisa e intercâmbio de alunos de pós-graduação - Profa. Maria Assunção Flores e Maria Inês Marcondes de Souza. Portugal. Ano de início: 2017
University of British Columbia. Doutorado Sanduiche –- aluno Felipe Bastos - sob orientação da Profa. Lisa Loutzenheiser - nov/2018 a abr/2019. Canadá. Ano de início: 2018
Universidade de Aveiro. Doutorado Sanduiche - aluna Eunice de Castro e Silva - sob orientação da Profa. Maria João Loureiro - nov/2018 a abr/2019. Portugal. Ano de início: 2018
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Doutorado Interinstitucional - DINTER. Brasil. Ano de início: 2015
Secretaria Municipal de Educação - SME. Convênio para Estágio Curricular Obrigatório dos alunos dos cursos de Licenciatura. Brasil. Ano de início: 2017
Secretaria Estadual de Educação - SEEDUC. Termo de Cooperação para desenvolvimento de programa de estágio curricular obrigatório para estudantes dos cursos de Licenciatura. Brasil. Ano de início: 2018
Museu de Arte do Rio/MAR. Convênio para realização do Curso de Extensão Trajetórias Judaicas, vinculado ao Programa Escola do Olhar, do MAR. Trata-se de curso direcionado a professores das redes públicas de educação.. Brasil. Ano de início: n.i.
Balanço do Ano
Em relação à graduação em Pedagogia, em 2018, contamos com 116 alunos e 16 deles integraram os grupos de pesquisa como bolsistas de Iniciação Científica (PIBIC, FAPERJ, PUC-Rio) ou voluntários de IC. A aluna Clara de Melo Araújo, orientanda da Profa. Zena Eisenberg, recebeu o Prêmio Destaque de Melhor Orientação à Iniciação Científica e foi indicada ao 16º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica CTCH/CNPq. O Curso manteve as cinco estrelas da avaliação do Guia do Estudante.
Em relação à Pós-Graduação, o PPGE formou 22 doutores e 13 mestres. O programa contou com 16 grupos de pesquisa certificados pelo CNPq, todos com financiamento de agências de fomento.
Foi dada continuidade ao Doutorado Interinstitucional - DINTER com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. As defesas de tese para conclusão do curso serão realizadas em 2019.
A Profa. Cynthia Paes de Carvalho realizou Estágio Sênior na Escola Normal Superior de Lyon (França) e a Profa. Rosália Duarte realizou Estagio Pós-Doutoral na Universidade de Alcalá de Henares.
Foram realizados três seminários internacionais e um nacional, com ampla participação de alunos e professores de outras universidades.
Destacamos a premiação da tese intitulada Letramento Científico no Brasil e no Japão a partir dos Resultados do PISA, de Adriele Ferreira Muri Leite, orientada pela Profa. Alicia Bonamino, que recebeu o Prêmio Capes de Tese em Educação, como também, o Grande Prêmio CAPES de Tese da Área de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino).
Os docentes do Programa do PPGE da PUC-Rio integram importantes entidades científicas, comissões de avaliação e comitês científicos de eventos nacionais e internacionais.
O Departamento de Educação, com outros departamentos da Universidade, obteve o projeto CAPES/ PRINT- Programa Institucional de Internacionalização da CAPES.
O Departamento de Educação possui dois núcleos que prestam inestimáveis serviços à Universidade e a comunidade: NEAd e NOAP.
O Núcleo de Educação de Jovens e Adultos - NEAd - oferece, sob a forma de grupos de estudos, apoio à continuidade da escolarização e à participação no ENEM a trabalhadores da PUC e do seu entorno e a jovens matriculados em escolas públicas estaduais. Foram desenvolvidas ações com os seguintes focos: apoio para participação no Enem e apoio à formação para certificação de primeiro grau em exames oferecidos pelos sistemas públicos e aulas de alfabetização. Participaram dessas ações 44 estudantes da PUC-Rio atuando como instrutores. Desde 2017, o NEAd passou a promover seminários bimestrais, as Conversas com o NEAd, nos quais são debatidos temas da atualidade relacionados com EJA e Educação Popular. As Mesas reuniram pesquisadores de diversas universidades (PUC-Rio, UFF, UNIRIO, UERJ, UFRJ) e educadores populares, buscando aproximar pesquisa e ação social. O Cineclube NEAd exibe e debate filmes e vídeos, buscando contribuir com a ampliação cultural e reflexões sobre a realidade em que vivem estudantes jovens e adultos.
O NOAP - Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico é coordenado pela professora do PPGE, Zena Eisenberg, que presta atendimento aos universitários da PUC atuando em três frentes: a psicopedagogia, a leitura e escrita, e orientação profissional.
O NOAP integra a RAE - Rede de Apoio ao Estudante, que congrega cinco núcleos da Universidade reunidos em um objetivo comum: prestar atendimento multidisciplinar aos alunos, contemplando aspectos acadêmicos, de leitura e escrita, psicopedagógicos, de orientação profissional, psicológicos e de necessidades especiais.
O Departamento de Educação, em 2018, continuou a manter a qualidade da formação de seus egressos da graduação assim como da pós-graduação. Reconhecido como Programa de Excelência pela CAPES, teve durante este ano reconhecimento externo regional, nacional e internacional atestado pelos prêmios recebidos e atividades realizadas.
Profa. Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza
Diretora do Departamento de Educação
Grande Prêmio CAPES de Tese da Área de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino) recebido pela tese Letramento Científico no Brasil e no Japão a partir dos resultados do Pisa, de autoria da ex-aluna da Educação Andriele Ferreira Muri, sob a orientação da Profa. Alicia Bonamino, do Departamento de Educação, e coorientação do Prof. Tufi Machado Soares (UFJF). O Grande Prêmio julga as teses defendidas em 2017 que já venceram o Prêmio Capes de Tese, cujo resultado foi divulgado em outubro.
Prêmio Capes de Tese 2018 - Prêmio de Melhor Tese de Doutorado na edição de 2018 do Prêmio CAPES de Tese, recebido pela tese Letramento Científico no Brasil e no Japão a partir dos resultados do Pisa, de autoria da ex-aluna da Educação Andriele Ferreira Muri, sob a orientação da Profa. Alicia Bonamino, do Departamento de Educação, e coorientação do Prof. Tufi Machado Soares (UFJF).
Prêmio Destaque de Melhor Orientação à Iniciação Científica - aluna Clara de Melo Araújo, orientanda da Profa. Zena Eisenberg, que foi indicada ao 16º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica CTCH/CNPq.
Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) - CNPq – Profa. Maria Inês G.F. Marcondes de Souza.
FAPERJ - Edital IC - Bolsa de Iniciação Científica 2018/2 - Projeto de Pesquisa As crianças e os museus da cidade do Rio de Janeiro: conhecendo estratégias educativas e repensando uma pedagogia museal para crianças - Profa. Maria Cristina M.P. de Carvalho.
CNPq Edital Universal 2016 (Bolsas concedidas em 2018) - 01 Bolsa de Iniciação Científica e 01 Bolsa de Apoio Técnico - Projeto de Pesquisa As crianças e os Museus da cidade do Rio de Janeiro: conhecendo estratégias educativas e repensando uma pedagogia museal para crianças - Profa. Maria Cristina M.P. de Carvalho.
Bolsa de Incentivo à Produtividade em Pesquisa para Novos Professores da PUC - Título do projeto: Questões controversas na educação básica: Desafios atuais para a escola - Prof. Pedro Pinheiro Teixeira.
Bolsa de Incentivo à Produtividade em Pesquisa para Novos Professores da PUC - Título do projeto: O jogo da formação de professores: Tensões entre as práticas docentes, instituições formadoras e políticas norteadoras - Profa. Silvana de Araújo Mesquita.
Bolsa de Incentivo à Produtividade em Pesquisa para Novos Professores da PUC - Título do projeto: Estética, criatividade e socialidade juvenil: por uma Antropologia na escola - Profa. Mylene Mizrahi.
Bolsa de IC FAPERJ - Título do projeto: Estética, criatividade e socialidade juvenil: por uma Antropologia na escola - Profa. Mylene Mizrahi.
Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq Nível 1D 2018-2022 (renovação) - Título do Projeto: Intervenções pedagógicas com uso de TIC, habilidades cognitivas e aprendizagem escolar - Profa. Rosália Maria Duarte
______________________________________________________________________________________________________________
Todos os dados foram fornecidos pelo departamento ou extraídos do site do CNPq.