Departamento de Psicologia - PSI
Administração
Prof. Jesus Landeira-Fernandez
E-mail: landeira@puc-rio.br
Profa. Luciana Fontes Pessôa
E-mail: luciana_pessoa@puc-rio.br
Coordenadora Adjunta:
Profa. Maracy Domingues Alves
E-mail: maracy.alves@gmail.com
Prof. Daniel Corrêa Mograbi
Coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA):
Profa. Helenice Charchat Fichman
E-mails: hcharchat@uol.com, hfichman@puc-rio.br
Coordenador de Laboratórios:
Prof. Jean Carlos Natividade
E-mail: jeannatividade@gmail.com
Coordenador de Estágios Básicos:
Profa. Mariangela da Silva Monteiro
E-mail: mariangela@infolink.com.br
Coordenador de PIBIC e Monografias:
Prof. Ricardo Torri de Araújo
E-mail: ricardotorri@gmail.com
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, sala 201
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefones: 55 21 35271186 (Direção) / 1183 / 1184 (Graduação) / 1185 (Pós-Graduação) / 1574 / 1575 (SPA)
Fax: 55 21 35271187
E-mails: psidir@puc-rio.br; psipos@puc-rio.br; psigra@puc-rio.br; psispa@puc-rio.br; psiprojetos@puc-rio.br; psiestagios@puc-rio.br; psirevista@puc-rio.br
Sites: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/psicologia.html
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progpsi.html
Site: www.psi.puc-rio.br
Secretaria
Edson Martins Mulinari - Supervisor de Administração Interna
Francisco Wellington Barreto - Supervisor de Administração Interna
Maria Rosa Seabra Monte Inoue - Secretária de Graduação
Fernando Doreste Macedo da Mota Leite Carvalhinha - Secretário da Pós-Graduação
Jony Gomes da Silva - Contínuo
Marcelina Oliveira de Andrade - Secretária de Pós-Graduação
Valdenir Albino da Silva Oliveira - Secretária da Graduação
Vera Lucia Lima da Silva - Assessora da Direção
Flavia Cândido Pereira Rosseti - Analista Técnica - Biotério
Silvia Soares Maisonnette - Analista Técnica - Biotério
Sylvio Claudio Neto - Veterinário - Biotério
Colegiados
Prof. Jesus Landeira-Fernandez - Presidente
Profa. Júnia de Vilhena
Profa. Jean Carlos Natividade
Profa. Helenice Charchat Fichman
Profa. Luciana Fontes Pessoa
Profa. Terezinha Féres-Carneiro
Profa. Carmen Luiza Hozanna Ferreira
Profa. Mariângela da Silva Monteiro
Profa. Maracy Domingues Alves - Suplente Q.C.
Prof. Daniel Corrêa Mograbi - Suplente Q.P.
Representantes Discentes:
Amanda Londero dos Santos - Aluno de Pós-Graduação
Ilana Camurça Landin Tavares - Aluna de Pós-Graduação - Suplente
Bárbara Valentin Cardoso - Aluna de Graduação (até setembro)
Shaienne Sotello - Aluna de Graduação
Marina Gomara - Aluna de Graduação (a partir de outubro)
Andreia Gurvitz - Aluna de Graduação - Suplente (a partir de outubro)
Giulianna de Azevedo Nasser - Aluna de Graduação - Suplente (a partir de outubro)
Maíra Maia - Aluna de Graduação - Suplente (até setembro)
Pamela Idelli - Aluna de Graduação - Suplente (até setembro)
Profa. Andrea Seixas Magalhães
Prof. Daniel Corrêa Mograbi
Prof. Jean Carlos Natividade
Prof. Jesus Landeira-Fernandez
Profa. Juliane Callegaro Borsa
Profa. Monah Winograd
Prof. Jesus Landeira-Fernandez - Presidente
Profa. Andrea Seixas Magalhães
Profa. Júnia de Vilhena
Profa. Monah Winograd
Profa. Terezinha Féres-Carneiro
Prof. Ricardo Torri de Araújo
Corpo Docente
Profa. Ana Maria Nicolaci-da-Costa - Emérita
Profa. Andrea Seixas Magalhães
Prof. Carlos Augusto de Oliveira Peixoto Junior
Profa. Celia Ferreira Novaes
Prof. Daniel Correa Mograbi
Profa. Esther Maria de Magalhães Arantes
Prof. Felipe Kenji Sudo (a partir de junho)
Profa. Flávia Sollero de Campos
Profa. Helenice Charchat Fichman
Prof. Jean Carlos Natividade
Prof. Jesus Landeira-Fernandez
Profa. Juliane Callegaro Borsa
Profa. Júnia de Vilhena
Profa. Luciana Fontes Pessoa
Prof. Marcus André Vieira
Profa. Maria Helena Rodrigues Navas Zamora
Profa. Maria Isabel de Andrade Fortes
Profa. Monah Winograd
Profa. Rebeca Nonato Machado (a partir de junho)
Profa. Silvia Maria Abu-Jamra Zornig
Profa. Solange Jobim e Souza
Profa. Terezinha Féres-Carneiro
Prof. Álvaro de Pinheiro Gouvêa
Profa. Amanda Londero dos Santos (até julho)
Profa. Ana Maria Stingel
Prof. Auterives Maciel Junior
Profa. Carla Faria Leitão (a partir de setembro)
Prof. Carlos Eduardo Duarte Alves de Brito
Prof. Carlos Eduardo Lourenço dos Santos Norte
Profa. Carmem Luiza Hozanna Ferreira
Profa. Daniela Romão Barbuto Dias
Prof. Fernando Ribeiro Tenório
Prof. Guilherme Gutman Correa de Araújo
Profa. Maracy Domingues Alves
Profa. Maria Amélia Penido Sampaio
Profa. Norma Moreira Salgado Franco
Profa. Regina Lúcia Lima Pontes
Profa. Regina Maria Murat Vasconcelos
Profa. Regina Schoemer Jardim
Profa. Sandra Salomão Carvalho
Profa. Sara Angela Kislanov
Profa. Tereza Cristina Saldanha Erthal
Quadro suplementar:
Profa. Mariangela da Silva Monteiro
Prof. Raphael Sacchi Zaremba
Prof. Ricardo Torri de Araújo
Prof. René Roussillon, Université Lumière/Lyon II França
Prof. Eduardo Ribeiro dos Santos, Universidade de Coimbra, Portugal
Prof. Alberto Konicheckis, Universidade Descartes - Paris V, França
Cursos
Bacharelado em Psicologia
Iniciado em 1958
Avaliado pelo MEC com o conceito 3 para o ciclo avaliativo de 2013 a 2015
Mestrado Acadêmico iniciado em 1966
Doutorado iniciado em 1985
Mestrado e Doutorado em Psicologia Clínica
Área de concentração:
• Psicologia Clínica
Linhas de pesquisa:
• Psicanálise: clínica e cultura
• Psicologia Social: indivíduo e sociedade
• Família, casal e criança: teoria e clínica
• Clínica e neurociências
• Saúde e Desenvolvimento Humano
Avaliados pela CAPES com conceito 5 para o quadriênio 2013 a 2016
Especialização:
• Avaliação Neuropsicológica
• Dependência Química
• Psicologia Clínica
• Psicologia Clínica com Crianças
• Psicologia Junguiana, Arte e Imaginário
• Psicologia Hospitalar e da Saúde
• Psicoterapia de Família e Casal
• Psicologia Jurídica
• Psicologia Organizacional: Estratégias e Intervenções
• Transtornos Alimentares: Obesidade, Anorexia e Bulimia
• Psicanálise e Contemporaneidade: Trauma e Urgências Subjetivas
Extensão:
• Psico-Oncologia
• Amor, Romantismo, Relações Humanas e o Cuidado na Perspectiva Existencial e Humanista.
• Tanatologia: Estudos Sobre a Morte
• Neuroficina: Exercitando a Memória
• As Diversas Faces da Violência
• Coletivos e Movimentos Sociais - Relacionando Psicologia Aplicada e Educação em Espaços Formais e Não Formais.
• Inteligência Social
• Neurociências e Técnicas de Coaching Apoiando à Liderança
• Práticas Psicológicas nas Varas de Família
• Psicologia e Justiça nas Varas de Família
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Serviço de Psicologia Aplicada - SPA
Profa. Helenice Charchat Fichman
E-mails: hcharchat@uol.com, hfichman@puc-rio.br
Coordenadora de Estágios Básicos:
Profa. Mariangela da Silva Monteiro
E-mail: mariangela@infolink.com.br
Equipe de secretaria:
Tatiana dos Santos Fiaux - Supervisor de Administração Interna
Leila Georgino da Silva Lima - Auxiliar Administrativo
Leonardo Pereira de Jesus - Auxiliar Administrativo
Equipe técnica:
Dra. Luciana Mendes Miguel - Médica
Dra. Maria Lucia Loredo Abreu Jorge - Médica
Manuela da Costa Gonçalves de Almeida - Psicóloga
Equipe de supervisores:
Prof. Álvaro de Pinheiro Gouvêa
Profa. Andrea Seixas Magalhães
Prof. Carlos Eduardo Duarte Alves de Brito
Profa. Celia Ferreira Novaes
Prof. Fernando Ribeiro Tenório
Profa. Helenice Charchat Fichman
Profa. Júnia de Vilhena
Profa. Juliane Callegaro Borsa
Profa. Maracy Domingues Alves
Profa. Maria Amélia Penido Sampaio
Profa. Maria Helena Rodrigues Navas Zamora
Profa. Mariangela da Silva Monteiro
Profa. Monah Winograd
Prof. Raphael Sacchi Zaremba
Profa. Regina Lúcia Lima Pontes
Profa. Regina Maria Murat Vasconcelos
Profa. Regina Schoemer Jardim
Profa. Sandra Salomão Carvalho
Profa. Sara Angela Kislanov
Profa. Silva Maria Abu-Jamra Zornig
Profa. Tereza Cristina Saldanha Erthal
Rua Marquês de São Vicente, 225
Casa do SPA - Clínica Universitária Pe. Benkö
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefone: 55 21 35271574
E-mail: psispa@puc-rio.br
Site: www.psi.puc-rio.br/spa.html
Grupos de Pesquisa
A voz e os limites: aspectos de uma alteridade sem corpo na experiência analítica e na configuração subjetiva contemporânea. Coordenador: Prof. Marcus André Vieira. Ano de formação: 2014.
Avaliação Psicológica: Pessoas & Contextos - APlab. Coordenadores: Profa. Juliane Callegaro Borsa. Ano de formação: 2013.
Casal e família: contextos clínicos e sociais. Coordenador: Profa. Andrea Seixas Magalhães. Ano de formação: 2008.
Clínica psicanalítica e constituição psíquica. Coordenador: Profa. Silvia Maria AbuJamra Zornig. Ano de formação: 2017.
Desenvolvimento Biologia e Cultura. Coordenador: Profa. Luciana Fontes Pessôa. Ano de formação: 2014.
Do cérebro à palavra: a experiência subjetiva do adoecimento neurológico. Coordenador: Profa. Monah Winograd. Ano de formação: 2010.
Família, casal e criança: teoria e clínica. Coordenadores: Profa. Andrea Seixas Magalhães e Profa. Terezinha Féres-Carneiro. Ano de formação: 1994.
INCog - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Neurociências e Cognição. Coordenadores: Prof. Jesus Landeira-Fernandez e Profa. Cilene Aparecida Nunes Rodrigues. Ano de formação: 2015.
MograbiLab. Coordenador: Prof. Daniel Correa Mograbi. Ano de formação: 2015.
NAPS - Núcleo de Avanços em Psicologia Social. Coordenador: Prof. Samuel Lincoln Bezerra Lins. Ano de formação: 2015.
Núcleo de Neuropsicologia Clínica e Experimental. Coordenador: Prof. Jesus Landeira-Fernandez. Ano de formação: 2010.
Núcleo Interdisciplinar de Memória, Subjetividade e Cultura. Coordenador: Profa. Solange Jobim e Souza e Prof. Nilton Gonçalves Gamba Junior. Ano de formação: 2013.
Personalidade e Psicologia Social. Coordenador: Prof. Jean Carlos Natividade. Ano de formação: 2015.
Psicanálise e Clínica Ampliada. Coordenadores: Profa. Monah Winograd e Profa. Maria Virginia Filomena Cremasco. Ano de formação: 2010.
Trauma, repetição e pulsão de morte. Coordenador: Profa. Monah Winograd. Ano de formação: 2012.
Violência, cultura e modos de subjetivação. Coordenador: Profa. Junia de Vilhena. Ano de formação: 2000.
Fonte: Cadastro de Grupos de Pesquisa do CNPq
Convênios e Parcerias
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS / UFRJ) (Buscar constituição de um diálogo entre a teoria psicanalítica e a obra de Michel Foucault. (Prof. Carlos Augusto Peixoto)) - Brasil. Ano de início: 2010
Instituto Fernandes Figueira (FIOCRUZ) (Desenvolvimento do projeto Relações Objetais Precoces e temas vinculados à interpessoalidade da psicanálise. (Prof. Carlos Augusto Peixoto)) - Brasil. Ano de início: 2015
Núcleo de Estudo em Saúde Coletiva (NESC) e IFCS/UFRJ (Criar linhas de pesquisa nas áreas de Psicanálise, Saúde Coletiva e Filosofia Moderna e Contemporânea. (Prof. Carlos Augusto Peixoto)) - Brasil. Ano de início: 2010
UFF/RJ (Estabelecer intercâmbio com os professores Cristina Rauter, Jorge Vasconcelos e Carlos Eduardo Estellita Lins para desenvolvimento das pesquisas: Articulações entre clínica e política. Relações entre filosofia estética e Psicanálise Relacional. (Prof. Carlos Augusto Peixoto)) - Brasil. Ano de início: 2014
Université Paris Descartes, Paris V, Paris VII, Universidade de Sorbonne - Paris-Cité e Universidade de Lumière-Lyon (Intercâmbio entre a Clínica dos Primórdios e o Laboratório de Psicopatologia, Psicanálise e Perinatalidade, coordenado pelo Prof. Sylvain Missonier, que também é o diretor do Instituto de Psicologia da referida Universidade. (Profa. Silvia Zornig)) - França. Ano de início: 2011
UFRGS (Interação pais-bebê /criança. (Profa. Silvia Zornig)) - Brasil. Ano de início: 2015
Universidades de Coimbra, Alcalá, Turin, Urban Planning Institute of the Republic of Slovenia, Dokuz Eylul University e Newsweaver (Elaboração do projeto Impacts of social innovation - In-depth study of social innovations potential for social change, em parceria com as Universidades de Coimbra, Alcalá, Turin, Urban Planning Institute of the Republic of Slovenia, Dokuz Eylul University e Newsweaver para o Seventh Framework Programme da Comunidade Europeia.(Profa. Júnia de Vilhena)) - Portugal, Espanha, Itália, Eslovênia, Turquia e Irlanda. Ano de início: 2012
Universidade de Coimbra (Atuar como colaboradora do Instituto de Psicologia Cognitiva em parceria com o Prof. Eduardo Santos e outros professores. (Profas. Júnia de Vilhena e Maria Helena Zamora)) - Portugal. Ano de início: 2014
Associação Nacional de Gerontologia Social - ANGES - Portugal (Participação da editoração da Revista Ibero-Americana de Gerontologia Social (RIAG). (Profa. Júnia de Vilhena)) - Portugal. Ano de início: 2014
Universidade de Extremadura (Convênio em projetos de pesquisa Analisis de la relación entre Adiccion a internet y transtornos alimentarios en adolescentes y estudiantes universitários ibero-americanos: Brasil, Portugal y Espanha.) - Espanha. Ano de início: 2017
UFPA (Parceria no desenvolvimento da pesquisa sobre atendimento de baixa renda, com a Profa. Ana Cleide G. Moreira. (Profa. Junia de Vilhena)) - Brasil. Ano de início: 2015
UFRJ (Parceria em publicações e eventos. (Profa. Júnia de Vilhena)) - Brasil. Ano de início: 2015
Universidade Veiga de Almeida/ Universidade Federal do Tocantins (Parceria no projeto Corpo, imagem e sofrimento psíquico (Profa. Junia de Vilhena)) - Brasil. Ano de início: 2017
National / Global Advisory Board for Faith and Justice in Community and Society (Professora convidada (sócia) com direção do Prof. John Stanfield, Indiana University. (Profa. Maria Helena Zamora)) - Estados Unidos. Ano de início: 2011
USP/UFMG (Parceria com os Profs. Ricardo Negrini e Paulo Caramelli para desenvolvimento do projeto de validação clínica para demência de uma bateria de testes neuropsicológicos computadorizados - COMPCOG. (Profa. Helenice Charchat Fichman)) - Brasil. Ano de início: 2015
Santa Casa de Misericórdia/RJ (Parceria com os professores Fábio Barbirato e Danielli Carim no projeto de avaliação neuropsicológica de criança com TDAH - atendidas no Ambulatório de Psiquiatria Infanto-Juvenil. (Profa. Helenice Charchat Fichman)) - Brasil. Ano de início: 2015
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (Pesquisa sobre Doença de Alzheimer. (Profa. Helenice Charchat Fichman)) - Brasil. Ano de início: 2010
HSERJ (Parceria no projeto de investigação de fatores preditivos para o diagnóstico precoce de demência. (Profa. Helenice Charchat Fichman)) - Brasil. Ano de início: 2015
Prefeitura do Rio de Janeiro (Parceria para desenvolvimento do projeto de rastreio cognitivo e reabilitação neuropsicológica com idosos frequentadores das casas de convivências da prefeitura do Rio de Janeiro. (Profa. Helenice Charchat Fichman)) - Brasil. Ano de início: 2015
UFRJ/UERJ (Projeto Validação de testes neuropsicológicos com crianças. (Profa. Helenice Charchat Fichman)) - Brasil. Ano de início: 2015
Universidade Rural/UFRJ (Projeto de avaliação do desenvolvimento cognitivo de crianças de 0 a 2 anos. (Profa. Helenice Charchat Fichman)) - Brasil. Ano de início: 2015
USP/Ribeirão Preto (Desenvolver experimentos com modelos animais de ansiedade com o Prof. Marcus Brandão. (Prof. Jesus Landeira-Fernandez)) - Brasil. Ano de início: 2010
Universidad de los Andes (Realizar experimentos em comum com modelos animais de ansiedade juntamente com os professores Fernando Cardenas (Los Andes), Vânia Costa (UFRJ) e Marcus Brandão (USP/RP/SP). (Prof. Jesus Landeira-Fernandez)) - Colômbia. Ano de início: 2010
University of Oregon (Projeto de validação de escalas em desenvolvimento infantil e avaliação de programas sociais na primeira infância (creches públicas). Participam também professores da UFF e UFRRJ do Rio de Janeiro. (Prof. Jesus Landeira-Fernandez)) - Estados Unidos. Ano de início: 2015
UnB/USP (Projeto editoração da revista Psychology & Neuroscience. (Prof. Jesus Landeira-Fernandez)) - Brasil. Ano de início: 2015
ANPEPP (Psicobiologia, neurociências e comportamento (GT/ANPEPP). (Prof. Jesus Landeira-Fernandez)) - Brasil. Ano de início: 2016
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (Participação no conselho editorial da revista Estudos Lacanianos. (Prof. Marcus André Vieira)) - Brasil. Ano de início: 2010
Universidade Lusófona de Lisboa (Participação no conselho editorial da revista digital Afreudite, de Portugal. (Prof. Marcus André Vieira)) - Portugal. Ano de início: 2010
Universidade de Middlesex Londres (Intercâmbio com os professores Bernard Bourgoyne e Julia Borossa do Centre for Psychoanalisys da Universidade de Middlesex Londres, dando início à preparação do evento Klein-Lacan Dialogues. (Prof. Marcus André Vieira)) - Londres. Ano de início: 2014
Instituto Nacional de Segurança Pública/Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) (Criação de um Instituto Nacional de Segurança Pública a partir do trabalho realizado pela pesquisa Sintoma e trauma no atendimento de crianças na favela da Maré, em parceria com o REDES Maré. (Prof. Marcus André Vieira)) - Brasil. Ano de início: 2010
Universidade de Paris VIII (Parceria em projetos de eventos realizados na Universidade. (Prof. Marcus André Vieira)) - Brasil. Ano de início: 2015
Instituto Deolindo Couto/UFRJ (Do cérebro a palavra: a clínica com pacientes neurológicos, em parceria com a Profa. Claudia Drumonnd (Profa. Monah Winograd)) - Brasil. Ano de início: 2016
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Desenvolver o projeto de pesquisa Do cérebro à palavra: a clínica com pacientes neurológicos. (Profa. Monah Winograd) ) - Brasil. Ano de início: 2011
Universidade Gdansk (Polônia) e da McGill University (Canadá) (Parceria para desenvolvimento da pesquisa Solidariedade, memória e identidade. (Profa. Monah Winograd)) - Polônia/Canadá. Ano de início: 2015
Núcleo de Infância e Família NUDIF/GIDEP/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (Parceria no desenvolvimento de pesquisa do referido núcleo sob a coordenação do Prof. Cesar Augusto Picciani. (Profa. Andrea Seixas Magalhães)) - Brasil. Ano de início: 2010
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e a Adolescência Contemporâneas (NIPIAC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (Desenvolvimento, especialmente no que diz respeito às questões da infância e da juventude contemporâneas. (Profa. Solange Jobim e Souza)) - Brasil. Ano de início: 2017
Universidade de Lisboa / Universidade de Coimbra (Intercâmbio com a Profa. Carla Crespo (Univ. de Lisboa) e a Profa. Ana Paula Relvas (Univ. de Coimbra) para participação no Programa de Cooperação com a América Latina e Palop’s, das atividades do grupo de pesquisa. (Profas. Andrea Seixas Magalhães e Terezinha Féres-Carneiro)) - Portugal. Ano de início: 2012
Universidade de Sorbonne Paris-Cité (Desenvolvimento do projeto Clinique et Transformations Actulles de la Parentalité et en Périnatalité. (Profa. Terezinha Féres-Carneiro)) - Paris. Ano de início: 2014
Association Européenne de Psychothérapie Psychanalytique (Intercâmbio com o Prof. Pierre Benghozi, com quem a Profa. Terezinha Féres-Carneiro, representante da referida Associação na América Latina, discutiu resultados de pesquisas realizadas na França e no Brasil, visando à elaboração de textos para publicação em coautoria. (Profa. Terezinha Féres-Carneiro)) - França. Ano de início: 2012
Universidade de Rouen (Intercâmbio com a Profa. Régine Scelles, para a discussão de resultados de investigações e pesquisas realizadas no Brasil e na França. (Profa. Terezinha Féres-Carneiro)) - França. Ano de início: 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Intercâmbio estabelecido pela Profa. Terezinha Féres-Carneiro com a Profa. Adriana Wagner, para discussão de resultados de pesquisas realizadas na PUC-Rio e na UFRGS, visando a futuras publicações em coautoria.) - Brasil. Ano de início: 2012
USP/Ribeirão Preto (Manter intercâmbio com o Prof. Ricardo Gorayeb, como editora-chefe da revista Temas em Psicologia/Trends in Psychology, atividade desenvolvida em parceria com o editor-associado, Bruno F. Damásio (UFRJ). (Profa. Terezinha Féres-Carneiro)) - Brasil. Ano de início: 2014
Paris V (Intercâmbio pelo programa de bolsa-sanduíche, com a Profa. Edth Lecourt. (Profa. Maria Inês Bittencourt)) - Paris. Ano de início: 2017
UFRJ/UFPA/UFS (Parceria com professores das respectivas universidades para execução do projeto de pesquisa A dimensão ética do pensamento psicanalítico: impacto no estudo de fenômenos socioculturais. (Profa. Maria Isabel A. Fortes)) - Brasil. Ano de início: 2015
Centro de Medicina da Université Paris-Diderot (Projeto Montagens corporais no mundo contemporâneo. Parceria Prof. Joel Birman (UFRJ-Brasil) e os professores Alain Vanier e Christian Hoffmann (Paris-Diderot). (Profa. Maria Isabel A. Fortes)) - Paris. Ano de início: 2015
Malone University (Parceria em colaboração com o Prof. Ebenézer de Oliveira para desenvolvimento do projeto Parenting and the Moral and Socio-Emotional Development of Children, contemplando atividades que viabilizem a geração de dados de contextos brasileiros, além dos já coletados nos EUA. (Profa. Luciana Fontes Pessoa)) - EUA. Ano de início: 2015
Universidade Federal da Bahia (Parceria com a Profa. Patrícia Alvarenga no projeto de pesquisa com o objetivo de adaptar a Coping with Children’s Negative Emotions Scale (CCNES) para mães e pais brasileiros de crianças entre 3 e 8 anos de idade. (Profa. Luciana Fontes Pessoa)) - Brasil. Ano de início: 2015
UERJ (Convênio com a Profa. Maria Lucia Seidl no grupo de pesquisa Interação Social e Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ e no projeto Crenças e práticas de cuidado acerca do desenvolvimento. (Profa. Luciana Fontes Pessoa)) - Brasil. Ano de início: 2014
HSE/RJ (Intercâmbio com o Centro de Neurologia e Geriatria do HSE/RJ para desenvolvimento do projeto Investigação de fatores preditivos para o diagnóstico precoce de demência e comprometimento cognitivo leve. (Profa. Helenice Charchat Fichman)) - Brasil. Ano de início: 2014
UFRJ (Intercâmbio com a Profa. Rosinda Martins (Instituto de Psicologia da UFRJ) para desenvolvimento do projeto Validação de testes neuropsicológicos para crianças. (Profa. Helenice Charchat Fichman)) - Brasil. Ano de início: 2014
UERJ (Intercâmbio com o Prof. Roberto Lourenço (Setor de Geriatria/UERJ) em projetos de extensão e pesquisa no CIPI. (Profa. Helenice Charchat Fichman)) - Brasil. Ano de início: 2014
UFRJ/UFRRJ (Intercâmbio com os Professores Gilberto Kac (Instituto de Nutrição da UFRJ) e Luciene Rociolli (Depto. de Psicologia da UFRRJ), no desenvolvimento do projeto Avaliação do Desenvolvimento Cognitivo de crianças de 0 a 2 anos de idade e sua interface com os índices metabólicos e nutricionais das mães. (Profa. Helenice Charchat Fichman)) - Brasil. Ano de início: 2014
UFMG/USP (Validação clínica para demência de uma bateria de testes neuropiscológicos computadorizados (COMPCOG) e também com o neuropsiquiatra Dr. Fábio Barbirato e a neuropsicóloga Danielle Cari (Santa Casa de Misericórdia/RJ) no projeto de avaliação neuropsicológica de crianças com TDAH. (Profa. Helenice Charchat Fichman)) - Brasil. Ano de início: 2016
USP/SP / UnB (Intercâmbio com a Profa. Dora Ventura e o Prof. Antonio Mello Cruz do GT Psicologia, Neurociências e Comportamento, da ANPEPP, para edição do periódico Psychology & Neuroscience. (Prof. Jesus Landeira-Fernandez)) - Brasil. Ano de início: 2014
UFRGS (Intercâmbio com a Profa. Silvia H. Koller, participando do grupo de pesquisa CEP-Rua, no desenvolvimento dos seguintes projetos de pesquisa: 1) Fatores da família e da escola no desenvolvimento de habilidades sociais e de comportamentos agressivos na infância e 2) A visão dos pais e mães sobre o bullying na infância. (Profa. Juliane Callegaro Borsa)) - Brasil. Ano de início: 2012
UFRGS (Intercâmbio com as professoras Denise R. Bandeira e Gianna Frizzo para realização de um estudo sobre avaliação de problemas de comportamentos com crianças, do qual derivou um artigo aceito em revista internacional. (Profa. Juliane Callegaro Borsa)) - Brasil. Ano de início: 2015
UFRJ/UFRGS (Parceria com os professores Bruno F. Damásio e Silvia Koller na realização de pesquisas com o objetivo de adaptar e validar diferentes instrumentos psicológicos para o contexto brasileiro, resultando em um artigo publicado em revista internacional. (Profa. Juliane Callegaro Borsa)) - Brasil. Ano de início: 2015
PUC/MG (Parceria com a Profa. Daniela Zanini na pesquisa sobre problemas de comportamento na infância, resultando em artigo aceito por revista nacional A2. (Profa. Juliane Callegaro Borsa)) - Brasil. Ano de início: 2015
Università di Sapienza (Parceria com o Prof. Gian Vittorio Capara, que objetivou a adaptação e a validação de uma escala desenvolvida pelo autor, resultando em artigo aceito por revista internacional. (Profa. Juliane Callegaro Borsa)) - Roma/Itália. Ano de início: 2015
Universidade do Minho (Parceria com o Prof. José Cruz com o objetivo de desenvolver estudos transculturais sobre avaliação de indicadores de saúde mental em amostras do Brasil e Portugal. (Profa. Juliane Callegaro Borsa)) - Portugal. Ano de início: 2014
UFRJ/ Universo (Parceria no projeto Psicopatologia e bem-estar: impactos no desenvolvimento de metas e objetivos de vida em jovens fluminenses, com os professores Bruno F. Damásio (UFRJ) e Clarissa Pinto Pizarro de Freitas (Universo) (Profa. Juliane Callegaro Borsa)) - Brasil. Ano de início: 2016
Universidade de Middlesex Londres (Intercâmbio com os professores Bernard Bourgoyne e Julia Borossa do Centre for Psychoanalisys da Universidade de Middlesex Londres, dando início à preparação do evento Klein-Lacan Dialogues. (Prof. Marcus André Vieira)) - Londres. Ano de início: 2014
UFRGS / UNILASALLE / UNISINOS / UFRN / UFU / UFES / UFRJ / UFF (Parceria com os Profs. Claudio S. Rutz ; Claudia M. Bandeira; Clarissa S. Cervo; Flávia Lopes; Bernadete C. Sousa; Victor Kenji M. Shiramizu; João Fernando R. Wachelke etc. (Prof. Jean C. Natividade)) - Brasil. Ano de início: 2016
University of Wroclaw / Polônia (Parceria em projeto com a Profa. Agnieszka Zorokowska. (Prof. Jean C. Natividade)) - Polônia. Ano de início: 2016
University of Oxford/ Inglaterra (Parceria em projeto com a Profa. Martha Newson. (Prof. Jean C. Natividade)) - Inglaterra. Ano de início: 2016
Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Parceria com os pesquisadores Jerson Laks e Elie Cheniaux do Centro de Doença de Alzheimer. (Prof. Daniel C. Mograbi)) - Brasil. Ano de início: 2016
Institute of Psychiatry, Psychology e Neuroscience (Parceria com a instituição como pesquisador visitante. (Prof. Daniel C. Mograbi)) - Inglaterra. Ano de início: 2011
Aston University (Parceria de intercâmbio de recebimento de alunos estrangeiros. (Prof. Daniel C. Mograbi)) - Inglaterra. Ano de início: 2016
University College London (Parceria no desenvolvimento de projeto com o Dr. Aimee Spector. (Prof. Daniel C. Mograbi)) - Londres. Ano de início: 2016
Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (Desenvolvimento de projeto em conjunto. (Prof. Daniel C. Mograbi)) - Brasil. Ano de início: 2016
PUC/RS (Parceria com a Profa. Rochele Fonseca no projeto sobre neuroimagem na demência. (Prof. Daniel C. Mograbi)) - Brasil. Ano de início: 2016
Università di Bologna (Intercâmbio com a Profa. Paola Gremigni no desenvolvimento do projeto Cross-Cultural Validation of The Peer Aggressive and Reactive Behavior Questionnaire (PARB-Q): A Comparison Between Brazilian and Italian Children. (Profa. Juliane Callegaro Borsa)) - Itália. Ano de início: 2014
UFRJ (Parceria com o Instituto de Psiquiatria e com o Instituto de Neurologia Deolindo Couto no desenvolvimento do projeto Neuroimagem e biomarcadores no líquido cefalorraquidiano da doença de Alzheimer, em parceria com os professores Dr. Jerson Laks e Eliasz Engelhardt. (Prof. Felipe Kenji Sudo)) - Brasil. Ano de início: 2017
Balanço do Ano
O curso de Psicologia da PUC-Rio foi o primeiro a ser criado no país na área, tendo completado 65 anos em 2017.
Em 2017, contou com 687 alunos de Graduação e 102 alunos de Pós-Graduação, 42 professores, sendo 19 do quadro principal e 23 do quadro complementar, além de 17 funcionários. Durante os últimos anos, o departamento de Psicologia vem realizando importantes renovações em relação ao corpo docente do seu quadro principal. Essa renovação permitiu a criação de novas linhas de pesquisa na Pós-Graduação assim como o fortalecimento da formação básica de nossos alunos de Graduação. Esse processo de renovação tem como propósito suprir as lacunas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, atendendo às exigências de uma formação profissionalizante e generalista em Psicologia. O fomento de uma maior integração da Graduação com a Pós-Graduação está diretamente relacionado à concepção da prática em Psicologia Clínica de forma mais ampliada, incluindo áreas básicas e institucionais. Ainda no processo de renovação, o Departamento também realizou a seleção pública para contratação de professores do quadro complementar para suprir algumas carências da Graduação.
Finalmente, foi concluída, em novembro de 2017, uma reforma curricular significativa do curso de Graduação. O novo currículo, que passa a vigorar em 2018.1, não altera o número de créditos, porém, cria uma série de disciplinas obrigatórias com o objetivo de fomentar um conjunto de habilidades necessárias para o bom desempenho acadêmico e profissional de nossos alunos.
Com a Vice-Reitoria Acadêmica, foi realizada a contratação de uma psicóloga para iniciar um serviço de atendimento individual e de grupo aos alunos da PUC-Rio. Esse serviço tem um espaço próprio na clínica universitária e tem tido uma demanda crescente ao longo do ano. O serviço consiste em encaminhamento via RAE e a psicóloga atende demandas psicológicas associadas à vida acadêmica. No próximo triênio, pretendemos ampliar esse serviço com a contratação de, pelo menos, mais uma psicóloga e realizar, além dos atendimentos na clínica, atividades em sala de aula (palestras, workshops, oficinas), promovendo a prevenção de ansiedade de desempenho, o suicídio e sintomas de depressão, bem como o reforço das habilidades socioemocionais.
Na Pós-Graduação, criou-se um sistema de avaliação docente: um importante passo em relação a normas de credenciamento para atuação dos docentes junto à Pós-Graduação. Para tanto, está sendo implementado em nosso Departamento o modelo PARISEO, composto por sete indicadores para o perfil do docente-pesquisador do quadro principal: a) Produção acadêmica; b) administração acadêmica; c) recursos financeiros para pesquisa; d) internacionalização; e) socialização do conhecimento produzido; f) ensino na Graduação e Pós e g) orientação de alunos. Espera-se que esse sistema de pontuação possa fornecer uma avaliação equilibrada do corpo docente, contemplando diferentes perfis na Pós-Graduação e permitindo uma distribuição mais equânime de tarefas acadêmicas dentro do departamento.
Ocorreram ainda importantes melhoras de infraestrutura. Foram criados novos laboratórios com o objetivo de atender às disciplinas do curso de Graduação, bem como uma grande reforma e adaptações nas salas de atendimento do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), onde alunos de Graduação realizam seus estágios curriculares.
Foi também reestruturado o quadro de funcionários nos setores de Pós-Graduação, Graduação e do Serviço de Psicologia Aplicada.
Eventos: 1) Jornada família e casal (28/10); 2) Semana da Psicologia (08/11); 3) Fazendo história: 10 anos de um percurso em psicologia hospitalar e da saúde (10/11); 4) Budismo e emoção (24/11); 5) Psi Jurídica (02/12); 6) Jornada Clínica do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) (31/5); 7) VI Mostra Carioca de Neuropsicologia (19 e 20/5); 8) 1ª Mostra de Psicologia do Desenvolvimento (27 e 28/9); 9) III Manhã com AEDP-NeuroPsicoterapia (02/6); 10) Simpósio do Transtorno do Espectro Autista (08/4); 11) II Encontro do APLab (18/10); 12) Workshop: Avaliação Psicológica na Infância (31/5); 13) II Seminário de Neurociência do Cotidiano (07/12); 14) 1º Simpósio Internacional de Corpo, Imagem & Tecnologia (24 e 25/8); 15) Setembro Amarelo (26/9); 16) Palestra Meditação e Regulação Emocional com Eve Ekman (10/5); 17) Movimento Longevidade PUC-Rio (01/10); 18) XII Jornada da ATC-RIO (24/3); 19) Palestra Alberto Konicheckis (16 e 17/8); 20) Palestra com René Roussillon (02/8); 21) II Congresso Brasileiro de Psicoterapia Existencial, Psicanálise e Filosofia (19 e 20/9); 22) Palestra: O processo de revisão por pares (07/11); 23) Jornada de Psicanálise (26/5); 24) INCOG (14 e 15/9); 24) VI Concurso de Monografia (15/12).
Perspectivas: O departamento continuará trabalhando em diferentes projetos, tais como: a) consolidação das mudanças implementadas, como também continuará provendo novos investimentos, no sentido de proporcionar aos alunos do Curso de Graduação e de Pós-Graduação uma formação acadêmica de excelência; b) renovação do quadro docente, priorizando a contratação de professores com perfil que atenda às fragilidades identificadas no curso de Graduação, conjugando-se isso com a reestruturação das linhas de pesquisa da Pós-Graduação; c) incentivo cada vez maior à internacionalização dos nossos alunos por meio de convênios/intercâmbios e eventual busca de dupla titulação, oferecendo disciplinas em inglês, tanto na Graduação como na Pós-Graduação; d) abertura de vestibular também no segundo semestre (vestibular de inverno) em decorrência do aumento da demanda pelo curso; e) preparação de nossos alunos para a profissionalização após sua formatura por meio do APA (Apoio à Profissionalização do Aluno), que tem como objetivo oferecer aos alunos egressos do departamento de Psicologia suporte no início de suas carreiras profissionais, em especial na clínica; f) est[imulo à articulação da Graduação e Pós-Graduação visando à melhor participação em equipes de pesquisa e trocas acadêmicas, que são fundamentais para o aperfeiçoamento de nossos alunos; g) acompanhamento dos egressos de forma mais próxima, com a criação de um cadastro e o incentivo à produção e a identificação de prioridades sociais de pesquisa, aumentando o impacto extramuros do Programa de Pós-Graduação, além do fomento ao engajamento do corpo discente; h) continuidade para as interações com outros departamentos e apoio à fundação do Instituto de Neurociências e Cognição (INCog).
Prof. Jesus Landeira-Fernandez
Diretor do Departamento de Psicologia
Edital CNPq - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ2: Profa. Juliane Callegaro Borsa e Profa. Maria Isabel de Andrade Fortes.
Edital FAPERJ - Jovem Cientista do Nosso Estado: Prof. Jean Carlos Natividade.
______________________________________________________________________________________________________________
Todos os dados foram fornecidos pelo departamento ou extraídos do site do CNPq.