Departamento Instituto de Relações Internacionais - IRI
Administração
Prof. Paulo Luiz Moreaux Lavigne Esteves
E-mail: esteves_paulo@puc-rio.br
Profa. Paula Orrico Sandrin
E-mail: paulasandrin@hotmail.com
Profa. Marta Regina Fernandez Y Garcia Moreno
E-mail: martafygarcia@gmail.com@puc-rio.br
Data de Posse: 04/02/2016
Número da portaria: 09/2016
Rua Marquês de São Vicente, 225
Vila dos Diretórios, casa XX
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefones: 55 21 35271557 / 1558
Fax: 55 21 35271560
E-mails: pgiri@puc-rio.br, iri-graduacao@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/rel_internacionais.html
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progrel.html
Site: www.iri.puc-rio.br
Secretaria
Aurélie Catherine Marie Cebe Delater - Projetos (até julho)
Bruna Risieri - Assistente de Administração BPC
Camila da Costa Bourgard - Publicações e Comunicação (até fevereiro)
Claudia Farrulla Darze - Publicações e Eventos
Felippe de Rosa Miranda - Projetos
Geísa Santana de Alcântara - Assessoria à Direção
Lia Frota e Lopes - Coordenadora Administrativa BPC
Lutiene Plácido Brito - Secretária
Peterson Almeida Mello - Secretário de Graduação
Renato Nóbrega dos Santos - Secretário
Rosalia Barbosa Gonzalez - Secretária de Pós-Graduação
Vinicius Kede - Publicações e Comunicação (a partir de fevereiro)
Colegiados
Prof. Fernando Neves da Costa Maia (até março)
Prof. João Franklin Abelardo Pontes Nogueira
Prof. Kai Michael Kenkel
Profa. Marta Regina Fernandez Y Garcia Moreno
Profa. Mônica Herz
Profa. Paula Orrico Sandrin
Prof. Paulo Luiz Moreaux Lavigne Esteves
Prof. Roberto Vilchez Yamato
Profa. Marta Regina Fernandez Y Garcia Moreno
Prof. João Franklin Abelardo Pontes Nogueira
Profa. Monica Herz
Prof. Paulo Luiz Moreaux Lavigne Esteves
Profa. Carolina Moulin Aguiar
Prof. Fernando Neves da Costa Maia
Prof. Kai Michael Kenkel
Profa. Maíra Siman Gomes
Profa. Marta Regina Fernandez Y Garcia Moreno - Presidente
Profa. Paula Orrico Sandrin
Prof. João Franklin Abelardo Pontes Nogueira
Prof. Kai Michael Kenkel
Profa. Marta Regina Fernandez Y Garcia Moreno
Profa. Mônica Herz
Prof. Paulo Luiz Moreaux Lavigne Esteves
Prof. João Franklin Abelardo Pontes Nogueira
Prof. Kai Michael Kenkel
Profa. Marta Regina Fernandez Y Garcia Moreno
Corpo Docente
Profa. Andrea Ribeiro Hoffmann
Profa. Anna Gudrun Christina Leander
Profa. Carolina Moulin Aguiar
Profa. Cláudia Francisca Fuentes Julio
Profa. Isabel Rocha de Siqueira
Prof. James Casas Klausen
Prof. James Matthew Davies
Prof. João Franklin Abelardo Pontes Nogueira
Prof. Kai Michael Kenkel
Prof. Luís Manuel Rebelo Fernandes
Profa. Maíra Siman Gomes
Profa. Marta Regina Fernandez Y Garcia Moreno
Profa. Monica Herz
Prof. Paulo Luiz Moreaux Lavigne Esteves
Prof. Robert Brian James Walker
Prof. Roberto Vilchez Yamato
Prof. Stefano Guzzini
Profa. Alexandra de Mello e Silva
Prof. Alexandre dos Santos Silva
Profa. Anamélia Medeiros Santos (até maio)
Prof. André Luiz Varella Neves (até julho)
Profa. Andrea Browning Gill
Prof. Carlos Frederico de Souza Coelho
Prof. Conor Gerald Foley
Prof. Diego Santos Vieira de Jesus
Prof. Felippe de Rosa Miranda
Prof. Fernando Luz Brancoli (até março)
Prof. Fernando Neves da Costa Maia (até março)
Prof. Igor Abdalla Medina de Souza
Prof. Jacques Edgard François Dadesky
Prof. João Daniel Lima de Almeida
Profa. Leane Cornet Naidin
Profa. Luciana Badin Pereira Lima
Profa. Manuela Trindade Viana
Prof. Marcello Cappucci Frisoni
Prof. Marcelo José Braga Nonnenberg
Prof. Márcio Antonio Scalércio
Profa. Maria Elena Rodriguez Ortiz
Profa. Maureen Cristina Martins dos Santos
Prof. Paolo Giovanni Carlo de Renzio
Profa. Paula Orrico Sandrin
Prof. Paulo Henrique de Oliveira Chamon
Prof. Paulo Sergio Wrobel
Prof. Ricardo Oliveira dos Santos
Prof. Sérgio Veloso dos Santos Júnior
Profa. Simone Rocha Valente Pinto (até agosto)
Prof. Thauan dos Santos
Prof. Victor Coutinho Lage
Quadro suplementar:
Profa. Paula Orrico Sandrin
Profa. Melina Breitegger, Universidade de Stellenbosch, África do Sul
Prof. Kyle Grayson, Newcastle University, Reino Unido
Prof. Markus Kirchschlager, Georg-August Universitat Gottingen, Alemanha
Profa. Monica Luna, Marie Curie Initial Training Network PRIMO (Power and Region a Multipolar World Order)
Profa. Mabel González Bustelo, Universidad Complutense, Espanha
Profa. Daniela Guzman Peña, School of International and Public Affairs (SIPA), Columbia University, EUA
Cursos
Bacharelado em Relações Internacionais
Iniciado em 2003
Avaliado pelo MEC com o conceito 4 para o ciclo avaliativo de 2010 a 2012
Mestrado Acadêmico iniciado em 1987
Doutorado iniciado em 2001
Mestrado e Doutorado em Relações Internacionais
Área de concentração:
• Política Internacional
Linhas de pesquisa:
• Globalização, governança e desenvolvimento
• Arquitetura do sistema internacional
• Conflito, violência e pacificação
Avaliados pela CAPES com conceito 6 no triênio 2010/2012
Mestrado Profissional em Análise e Gestão de Políticas Internacionais: Resolução de Conflitos e Cooperação para o Desenvolvimento (MAPI) iniciado em 2016
Áreas de Concentração:
Cooperação Internacional para o Desenvolvimento
Linhas de atuação:
• Atores e Modalidades de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento
• Comércio Internacional e Investimento Direto Externo
Resolução de Conflitos Internacionais
Linhas de atuação:
• Negociação Internacional e Mediação de Conflitos
• Proteção Humanitária e Promoção dos Direitos Humanos
Especialização:
• As Relações Internacionais Contemporâneas: Atores e Processos
• Ajuda Humanitária e ao Desenvolvimento
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Grupos de Pesquisa
As Normas do Sistema de Segurança Sul Americano. Coordenador: Profa. Monica Herz. Ano de formação: 2012.
Economia Política do Desenvolvimento. Coordenador: Prof. Luis Manuel Rebelo Fernandes. Ano de formação: 2010.
Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM). Coordenador: Prof. Monica Herz. Ano de formação: 2013.
Fonte: Cadastro dos Grupos de Pesquisa do CNPq.
Convênios e Parcerias
African Centre for the Constructive Resolution of Disputes (ACCORD) (África do Sul) - Acordo Geral de Cooperação Científica. Data de início: 2013
Agência de Notícias Xinhua (China) - Acordo Geral de Cooperação Científica. Data de início: 2012
Bilkent University (Turquia) - Promover atividades acadêmicas, workshops e eventos científicos; possibilitar a produção conjunta de pesquisas; publicação de material em comum; intercâmbio de estudantes de diferentes áreas de ambas as universidades. Data de início: 2014
Brown University (EUA) - Acordo Geral + Termo Aditivo de Intercâmbio para pós-graduação. Data de início: 2014
CCOPAB (Brasil) - Acordo Geral de Pesquisa. Data de início: 2016
Centre for Resolution of International Conflicts (CRIC) (Dinamarca) - Promover a cooperação científica entre o CRIC e o GSUM nos campos da mediação internacional e da resolução de conflitos; desenvolver programas e cursos de treinamento; organizar conferências, seminários e workshops; promover a cooperação em pesquisa em áreas de mútuo interesse e a publicação de material em comum. Data de início: 2014
Danish Institute for International Studies (Equador) - Acordo Geral + Termo Aditivo de Intercâmbio para pós-graduação. Data de início: 2014
Universidade de Pretoria / Centro de Mediação (África do Sul) - GSUM. Data de início: 2014
FLACSO Equador (Equador) - Promover atividades acadêmicas e eventos científicos; a produção conjunta de pesquisas e publicação de material em comum; e o intercâmbio de estudantes de diferentes áreas. Data de início: 2014
George Washington University / Elliott School (EUA) - Acordo Geral + Termo Aditivo de Intercâmbio de graduação e pós graduação + duplo aditivo com MAPI. Data de início: 2013
Georgetown University (EUA) - Acordo Geral + Intercâmbio de graduação. Data de início: 2015
Graduate Institute of Geneva (Suíça) - Acordo Geral + Termo Aditivo de Intercâmbio pós-graduação + Termo Aditivo de Workshop. Data de início: 2016
Hebei University (China) - Acordo Geral + Termo Aditivo Intercâmbio de Graduação e Pós-Graduação + Pesquisa. Data de início: 2012
Higher School of Economics (HSE) (China) - Acordo Geral + Termo Aditivo de Intercâmbio Graduação e Pós-Graduação. Data de início: 2016
Institut Barcelona d’Estudis Internacionals (IBEI) (Palestina) - Acordo Geral de Cooperação Científica com BRICS Policy Center / GSUM. Data de início: 2015
Institute of Development Studies (IDS) (Reino Unido) - Acordo Geral de Pesquisa. Data de início: 2013
Mind Rio - Booth Camp (Brasil) - Acordo Geral de Cooperação Científica. Data de início: 2013
Observer Research Foundation (Índia) - Acordo Geral de Cooperação Científica e Cooperação com o BRICS Policy Center. Data de início: 2012
Oxfam Brasil (Brasil) - Acordo Geral de Cooperação Científica. Data de início: 2016
People's Daily (China) - Acordo Geral de troca de artigos. Data de início: 2016
Peace Research Institute Oslo (PRIO) (Noruega) - Possibilitar a cooperação científica entre o PRIO e o GSUM nos campos de mediação internacional e resolução de conflitos. Data de início: 2014
The Institute for African Studies of Russian Academy of Sciences (IAS) (Rússia) - Acordo Geral de Pesquisa. Data de início: 2012
Sciences Po Paris (França) - Acordo Geral + Termo Aditivo de Cotutela de Tese + Estágio no BRICS Policy Center. Data de início: 2014
Shangai Institute for International Studies (SIIS) (China) - Acordo Geral de Cooperação Científica. Data de início: 2013
South African Institute of International Affairs (SAIIA) (África do Sul) - Acordo Geral de Cooperação Científica. Data de início: 2012
Stellenbosh University (África do Sul) - Acordo Geral + Termo Aditivo de Intercâmbio Graduação e Pós-Graduação. Data de início: 2013
University of Cape Town – UCT (África do Sul) - Possibilitar o intercâmbio de alunos de Graduação e Pós-Graduação e a cooperação em pesquisas e projetos científicos.. Data de início: 2014
German Institute of Global and Area Studies (GIGA) (Alemanha) - A parceria visa fomentar o intercâmbio de pesquisadores, organizar workshops, criar projetos e eventos em conjunto. Data de início: 2015
The Institute for African Studies of Russian Academy of Sciences (IAS) (Rússia) - Acordo Geral de Pesquisa. Data de início: 2012
House of Wisdom Institute for Conflict Resolution and Governance (Palestina) - As áreas de cooperação que estão incluídas nesse acordo são as áreas de pesquisa, seminários, conferências e workshops; publicações e criação de material acadêmico; programas e cursos; intercâmbio de pesquisadores e de material acadêmico. Data de início: 2015
Newscastle University (EUA) - A cooperação visa fomentar o intercâmbio de estudantes; atividades de investigação conjuntas; ensino comum e o desenvolvimento de novos programas de graduação e de formação; visitas e intercâmbio de estudantes e Pós-Graduação de pessoal para pesquisa, ensino e discussões; troca de informações, incluindo, a troca de materiais de bibliotecas e publicações de pesquisa. Data de início: 2015
Swisspeace (Suíça) - O convênio tem o intuito de promover, como prioridade, a pesquisa sobre cooperação em áreas de interesses comuns; eventos (conferências, workshops, seminários); publicações e criação de material acadêmico; programas e cursos; intercâmbio de pesquisadores e de material acadêmico. Data de início: 2015
UN Habitat (Brasil) - Acordo Geral de Cooperação Científica. Data de início: 2013
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Estudos Políticos (Portugal) - Acordo Geral + Termo Aditivo de Intercâmbio Graduação e Pós-Graduação. Data de início: 2012
Universidade de Estudos Estratégicos de Pequim (China) - Acordo Geral + Termo Aditivo de Intercâmbio Graduação e Pós-Graduação. Data de início: 2013
Universidade de Melbourne (Austrália) - Acordo Geral de Cooperação Científica. Data de início: 2015
Universidade de Varsóvia (Polônia) - Acordo Geral + Termo Aditivo Intercâmbio de Graduação e Pós-Graduação. Data de início: 2012
University of Kerala (Índia) - Acordo Geral de Cooperação Científica. Data de início: 2016
Wits University (África do Sul) - Acordo Geral + Termo Aditivo Intercâmbio de Graduação e Pós-Graduação. Data de início: 2016
Balanço do Ano
A graduação do IRI tem alcançado as melhores notas no ENADE entre os cursos do Rio de Janeiro e foi classificada pelo Guia do Estudante com cinco estrelas, o que a coloca entre os seis melhores cursos de Relações Internacionais do país. O Mestrado Profissional no IRI entrou em vigor em 2016. O Mestrado Profissional em Análise e Gestão de Políticas Internacionais: Resolução de Conflitos e Cooperação para o Desenvolvimento (MAPI) é um programa de Pós-Graduação Stricto Sensu criado para capacitar os seus alunos para o exercício profissional na área de Relações Internacionais.
O BRICS Policy Center (BPC), criado em 2010 e administrado pelo IRI em parceria com a Prefeitura da Cidade, se dedica a estudos sobre os países que compõem o agrupamento BRICS e demais potências médias. O BPC mais uma vez se destacou, em 2016, entre os melhores Think Tanks do mundo, segundo o relatório anual elaborado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. O Global Go To Think Tank Report tem como objetivo reconhecer as importantes contribuições e tendências globais perpetradas pelos Think Tanks. Dos 89 Think Tanks que aparecem no relatório, o BPC tem as melhores posições em categorias como Top Think Tank de Ciência e Tecnologia, Melhor Ideia ou Paradigma Desenvolvido por um Think Tank, Melhor Programa de Pesquisa Transdisciplinar, Melhor uso de Mídias Sociais e Network e, finalmente, como o único representante brasileiro na categoria Melhores Think Tanks Afiliados a Universidades.
Em 2013, foi lançada a Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM), uma plataforma de conhecimento, pesquisa e treinamento cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos e competências em mediação internacional entre acadêmicos, diplomatas, funcionários governamentais e atores não governamentais do Sul Global, numa parceria entre o IRI, o BPC e a Embaixada Real da Noruega no Brasil. A Unidade também oferece um programa de bolsas para especialistas e profissionais de mediação, assim como vem organizando anualmente, desde 2014, uma Escola de Inverno sobre mediação internacional. A Escola de Inverno é uma experiência e oportunidade de aprendizado e treinamento na teoria e prática da mediação internacional, tendo como foco as questões e os problemas que envolvem o Sul Global. O IRI esteve à frente, pelo terceiro ano consecutivo, da Escola de Inverno, que contou com a participação do Secretário-Geral da UNASUL e ex-presidente da Colômbia, Ernesto Samper, abrindo a Escola com a palestra Conflicto y Paz em Suramerica. Os principais cursos foram ministrados por Roxaneh Bazergan (ONU), Oliver Richmond (Universidade de Manchester), Dominik Balthasar (Swisspeace), Edy Kaufman (Universidade de Maryland) e Pablo Lumerman (Estudio de Valle). Em eventos públicos houve a participação de Ignacio Cano (LAV/UERJ), Carolina Melo (PUC-Rio), Rob Muggah (Igarapé), Graciela Tapia (UNDPA), Denise Garcia (Universidade Northwestern) e Monica Herz (IRI). Outra iniciativa inovadora de formação empreendida no âmbito do GSUM foi a organização de uma publicação, um Reader, sobre Mediação Internacional.
O IRI participa há seis anos do grupo sobre International Political Sociology (IPS). A IPS é composta majoritariamente de World Class Universities, incluindo King’s College London e Sciences Po Paris, que organizam entre si um Workshop Doutoral cuja instituição hóspede se reveza anualmente. Em 2012, o Workshop ocorreu no Rio de Janeiro, tendo retornado ao IRI em 2015, e novamente em 2016. Em 2015, a IPS também passou a oferecer uma Escola de Inverno. Em 2016, a IPS Winter School contou com a participação de 20 estudantes de pós-graduação e acadêmicos. O evento, organizado pelos professores do IRI João Pontes Nogueira, Paulo Esteves, Marta Fernández e Roberto Yamato, contou com a participação dos professores Jef Huysmans (Queen Mary University of London), Michael Shapiro (Universidade do Havaí), R.B. J. Walker (Universidade de Victoria e IRI), Marieke de Goede (University of Amsterdam), Debbie Lisle (Queen’s University Belfast), Ritu Vij (University of Aberdeen), Thiago Rodrigues (Universidade Federal Fluminense) e James Klausen (IRI).
Destaca-se, no âmbito das políticas de solidariedade do IRI, a aprovação, em 2015, do programa de doutorado interinstitucional (DINTER) entre o IRI e a UNILA (Universidade Federal de Integração Latino-Americana) voltado para a formação de doutores na área de concentração de Política Internacional com ênfase nos processos de integração regional, particularmente na região latino-americana. O DINTER terá início em 2017, após realização de processo seletivo conduzido conjuntamente por professores da UNILA e do IRI. O programa pretende apoiar as atividades de pesquisa na UNILA, visando tanto à formação de doutores qualificados para atuar nos níveis de graduação e pós-graduação quanto à produção acadêmica relevante sobre a integração regional, contribuindo, igualmente, para expandir a participação do IRI em redes de pesquisas nacionais.
O Laboratório de Metodologia, coordenado pela professora Isabel Siqueira, busca integrar os debates de sala de aula às pesquisas realizadas pelo corpo docente do Instituto e suas publicações. Atualmente, a equipe é composta pela professora da pós-graduação, Isabel Siqueira, um pós-doutorando, um doutorando e uma mestranda. Em 2016.1, o Laboratório organizou três minicursos: (i) Análise de Discurso, ministrado pelos professores Thiago Rodrigues e Marcos Kalil Filho, ambos da UFF, (ii) Pensamento da Desconstrução, ministrado pela professora Carla Rodrigues do IFICS, UFRJ e (iii) Etnografia, ministrado pelo professor Guilherme Sá da UnB. No segundo semestre de 2016, foram oferecidos dois minicursos: (i) Teoria Ator-Rede: Pistas Metodológicas, ministrado pela professora Fernanda Bruno (ECO-UFRJ) e (ii) Process Tracing, ministrado pelo professor Leonardo Ramos (PUC-Minas).
Em 2016, foi organizado pelos alunos da pós-graduação o Primeiro Seminário de Pesquisa e Publicação do IRI com o intuito de possibilitar que os estudantes conhecessem melhor suas respectivas pesquisas, abrindo oportunidade para identificação da transversalidade entre os seus temas, contribuindo para estimular a cooperação científica.
Por fim, uma iniciativa que vem tendo bastante sucesso no Instituto junto ao corpo discente e docente é o Seminário Brown Bag. O Seminário oferece aos professores e aos alunos de pós-graduação do IRI uma oportunidade única para apresentar e trocar ideias sobre trabalhos em andamento. A cada semestre, doutorandos, professores do IRI e pesquisadores visitantes apresentam projetos ou artigos que eles pretendam apresentar em congressos ou submeter para um periódico. No ano de 2016, o Seminário se reuniu cinco vezes.
No mesmo espírito do Seminário Brown Bag, é realizado, uma vez por ano, o Faculty Writing Retreat, exclusivo para o corpo docente. Os professores do Programa de Pós-Graduação participam de uma sessão intensiva de troca de sugestões e comentários sobre os trabalhos dos seus pares com vistas a contribuir para a publicação dos mesmos.
Prof. Paulo Luiz Moreaux Lavigne Esteves
Diretor do Departamento Instituto de Relações Internacionais
Premiações:
O BRICS Policy Center (BPC) foi escolhido pelo terceiro ano consecutivo entre os dez melhores Think Tanks associados a Universidades e um dos “melhores programas transdisciplinares de pesquisa em um Think Tank”. A categoria de melhores Think Tanks associados a universidades é dominada pelo eixo anglo-saxônico. Entre os melhores dez, o BRICS Policy Center é o único Think Tank de fora desse eixo e, por isso, é o primeiro centro brasileiro e latino-americano nessa categoria. A classificação aparece no relatório Global Go To Think Tank Index Report, uma iniciativa da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. O relatório é considerado um dos mais completos do mundo e examinou 6.681 think tanks de todas as partes do mundo. O bom desempenho do BPC se deve ao fato, destacado pelo seu supervisor geral, o professor Paulo Esteves, do think tank promover um ambiente de ensino-aprendizagem aliado a um espaço para pesquisas orientadas à análise e proposição de políticas. Trata-se, portanto, de importante reconhecimento dos esforços empreendidos pelo IRI e pelo BPC para a superação da distância entre produção de conhecimento e formulação de políticas, bem como do impacto de sua produção.
Algumas funções assumidas pelos docentes do IRI conferiram visibilidade para o Instituto, tanto nacional como internacionalmente. No ano de 2016, por exemplo, o professor Paulo Esteves integrou o seleto grupo de conselheiros independentes do ECOSOC (Conselho Econômico e Social) das Nações Unidas, cuja função foi adaptar o sistema de desenvolvimento da ONU para a implementação da Agenda 2030 (que corresponde a um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientam os trabalhos das Nações Unidos e seus países-membros rumo ao desenvolvimento sustentável). Por outro lado, o professor da graduação do IRI, Thauan Santos, foi selecionado em 2015 e voltou a receber convite em 2016, por parte da ONU, para representar a academia internacional no Fórum Mundial da Juventude, que discutiu os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e a Agenda 2030.
Convém destacar, ainda, que, em 2016, o professor Stefano Guzzini ministrou The Dasturzada Dr Ja Pavry Memorial Lecture, na Universidade de Oxford, intitulada The Return of Geopolitics: Theory and History. Além disso, em 2016, o professor do IRI, Luis Manoel Rebelo Fernandes ministrou a Aula Magna do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense com o título Entre Transições e Rupturas: o Brasil e a Ordem Mundial no Século XXI.
Projetos aprovados em 2016:
- A Mediação Internacional como Mecanismo de Prevenção, Resolução e Transformação de Conflitos no Sul
- A Proteção dos Direitos Humanos de Solicitantes de Refúgio na Cidade do Rio de Janeiro: a Situação de Mulheres, Crianças e Crianças Desacompanhadas
- Desenvolvimento: Poder e Práticas
- Direitos Humanos e Resolução de Conflitos: Construindo o Diálogo entre Teoria e Prática
- Espaços do Neoliberalismo Pós-Crise: Visualidades, Espacialidades, Representações e Intervenções Urbanas em Cidades Globais - Londres e Rio de Janeiro
- Governando o Brasil: (Re)Pensando Centros e Periferias da Política Global Contemporânea
- Identidades e Normas Regionais de Segurança na América Latina
- Recentes Discursos Antiestadistas no Brasil: Protestos, Ideias e a Genealogia Política da Direita e da Esquerda
- Resolução de Conflitos e Direitos Humanos na América do Sul
- Strengthening Emerging Financial Institutions Safeguards
- Transformações do Neoliberalismo como Modo de Governo: Políticas, Representações, Práticas
- Universidade BRICS
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