Vice-Reitoria para Assuntos de Desenvolvimento - VRD
Apresentação
A Vice-Reitoria para Assuntos de Desenvolvimento é o órgão executivo que orienta, coordena e fiscaliza todas as atividades para o desenvolvimento da Universidade.
Prof. Sérgio de Almeida Bruni
E-mail: sergio.bruni@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271125 / 1126 / 1127
Fax: 55 21 35271119
E-mail: majo.soares@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrd
Equipe
Organograma
Coordenações
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico
Prof. Marcelo Gattass
E-mail: mgattass@tecgraf.puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Padre Laércio Dias de Moura S.J.
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35304000
Fax: 55 21 35204122
E-mail: tcg@tecgraf.puc-rio.br
Site: www.tecgraf.puc-rio.br
Instituto Interdisciplinar de Leitura - IILER
Alessandro Rodrigues Rocha
E-mail: alessanro-rocha@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271960
E-mail: reler@puc-rio.br
Site: www.catedra.puc-rio.br
Instituto Gênesis - IG
João Gabriel Hargreaves Ribeiro
E-mail: greaves@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Dom Jaime de Barros Câmara
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271381 / 1371
E-mail: genesis@puc-rio.br
Site: www.genesis.puc-rio.br
Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente - NIMA
Prof. Luiz Felipe Guanaes Rego (GEO)
E-mail: regoluiz@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225, casa V
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271462
E-mail: juliana-nima@puc-rio.br
Site: www.nima.puc-rio.br
Campus Tinguá
Geógrafo Flávio do Nascimento Moreno Fernandes
E-mail: morenofernandes@yahoo.com.br
Estrada da Boa Esperança, 1.050
Tinguá – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro – CEP: 26063-450
Telefone: 55 21 37677722
Balanço do Ano
TecGraf (Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico)
A crise no setor de óleo e gás no mundo, em 2016, e os problemas políticos e econômicos do Brasil agravaram a crise da Petrobras, a principal cliente do Instituto Tecgraf. Com isso, o volume de recursos de projetos do Instituto sofreu uma razoável queda de 15% em 2016, tendo como consequência uma redução do quadro institucional de 418 para 378 pesquisadores.
Para responder à crise deu-se início a um projeto de diversificação de suas fontes de projetos e, além da manutenção do seu credenciamento junto a Agência Nacional de Petróleo, o Instituto abriu duas outras frentes:
- O Instituto Tecgraf foi selecionado como Unidade EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) no escopo da Chamada Pública 02/2015. A unidade atua em “Soluções Computacionais em Engenharia”, desenvolvendo sistemas técnico-científicos complexos, que exigem pesquisa avançada e soluções inovadoras para responder aos desafios tecnológicos da indústria.
- Também, em 2016, foi credenciado pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC), através da Resolução nº 6, de 22 de junho de 2016, para receber incentivos previstos na Lei de Informática (Lei nº 8.248/91). O Instituto está apto para desenvolver projetos nas áreas de: Automação - Industrial - Software (Aplicativos); Computadores - Software (Aplicativos); Instrumentação - Biomédica – Software (Aplicativos).
Nossas áreas de competência também se transformaram para atender a esta nova realidade, com a agregação de Interatividade Digital, Modelagem e Simulação e Data Analytics, sendo que:
Interatividade Digital engloba computação gráfica, processamento de imagens, visão 3D, visualização científica, realidade virtual e aumentada, BIM/CAD/CAM, professional social media, web mobile;
Modelagem e Simulação trata de modelagem geométrica; digital professional models; geração de malha; simulação multifísica; elementos finitos, volumes finitos e elementos discretos; modelagem multiescala; computação distribuída; HPC (high performance computing), cluster, grid;
Data Analytics reúne conhecimento em predição e aprendizado de máquina; business intelligence, scientific data science, big data; banco de dados espaço-temporal; banco de dados distribuídos; interoperabilidade e intercâmbio de informação.
Apesar da crise nacional, o Instituto incrementou seus investimentos em bolsas para alunos da PUC-Rio buscando uma renovação de quadro. Em 2016, foram defendidas 3 teses de doutorado, 21 dissertações de mestrado e publicados 59 artigos em revistas e congressos.
Instituto Gênesis
A Incubadora do Instituto funciona como interface na troca de conhecimento entre a Universidade e a sociedade gerando produtos inovadores que solucionem demandas do mercado, concentrando todo o sistema de seleção, apoio e desenvolvimento de empreendimentos inovadores e autossustentáveis de diversos setores. Possui mecanismos segmentados de apoio e estímulo ao desenvolvimento de ideias, projetos e negócios inovadores – Inovadora, Semeadora, Germinadora, Incubadora e Aceleradora. Assessorias e consultorias, qualificações, mentorias, infraestrutura física e networking são as principais ferramentas utilizadas para o desenvolvimento dos negócios apoiados. Em 19 anos, a Incubadora gerou 145 empreendimentos que estão no mercado. Atualmente possui em seu portfólio 12 empresas germinadas, 13 empresas incubadas.
Em 2016 o Instituto Gênesis coordenou o projeto “Pós-Graduação Lato Sensu de Educação Empreendedora da PUC-Rio”, uma iniciativa inédita concebida a partir de parceria entre o Ministério da Educação, o Sistema Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Departamento de Educação e a Coordenação Central de Educação à Distância da PUC-Rio. O curso está sendo oferecido na modalidade à distância para 200 alunos, em sua maioria professores do ensino técnico e profissional de todo o Brasil, que fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A especialização tem duração de 18 meses e foi idealizada por um corpo docente conteudista que envolveu doutores e mestres, sendo a maioria professores da PUC-Rio de diferentes áreas de atuação e com experiência em empreendedorismo.
Ao longo do ano passado, o Instituto Gênesis coordenou o AGIR Costa Verde, que tem como principal objetivo o apoio e o fortalecimento de empreendimentos inovadores na região da Costa Verde, no Estado do Rio de Janeiro, através da metodologia de incubação. O referido projeto está integrado ao Programa de Apoio à Geração e Incremento de Renda (AGIR), que é um programa nacional desenvolvido pela Fundação Vale do Rio Doce. Em 2016, oito empreendimentos de base social foram incubados e o trabalho se concentrou na busca pela profissionalização, por meio da organização dos processos de gestão e o desenvolvimento do comportamento e da atitude empreendedora.
No segundo semestre de 2016, o Instituto Gênesis também começou a operar o Agir em Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais. Nessa fase inicial do projeto foi realizado um diagnóstico no território para identificar os empreendimentos locais existentes e o seu perfil, além da realização de capacitação em Gestão e Empreendedorismo para 60 empreendimentos.
Vale ressaltar que o Instituto Gênesis foi uma das 10 incubadoras no Brasil selecionadas para operar as atividades do Programa de Promoção da Economia Criativa, uma iniciativa da Samsung, Anprotec & CCEI Daegu (Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação da Coréia do Sul). Na 26ª Conferência Anprotec, em Fortaleza, foram anunciadas as startups de diferentes cidades brasileiras que farão parte do programa. As startups selecionadas poderão se instalar em uma das incubadoras que integram o programa, receber investimentos de até R$ 250 mil, e oportunidades de mentoria. Também serão oferecidos treinamentos focados na criação de empreendimentos inovadores, inspirados no Modelo Coreano de Cultura de Economia Criativa, desenvolvido na Coreia do Sul pelo CCEI Daegu.
Em 2016, o Instituto Gênesis contratou uma equipe formada por arquitetos e designers e desenvolveu um projeto de modernização da Unidade. O cronograma de obras foi concluído com sucesso, com destaque para a renovação da fachada do prédio realizada pelo artista Tito Senna, que pôde aplicar sua experiência multidisciplinar com arte, grafite e design.
Instituto iiler (Instituto Interdisciplinar de Leitura)
No ano de 2016, em que comemorou o seu 10º aniversário, a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio ofereceu uma programação de eventos que destacou sua vocação para a intervenção social e cultural e para o diálogo com o mundo da cultura e do conhecimento, com destaques para: Lançamento da Revista Cátedra Digital, abrindo um espaço de divulgação dos temas assumidos pelos objetivos de EPT (Educação para Todos), da UNESCO; Varal de Poesias e Mesa Redonda “Múltiplas Leituras da Laudato’ Si”; Livros ao Léo, intervenção no campus durante 1 semana, com distribuição de livros deixados em diversos pontos da Universidade - foram distribuídos 97 livros; Exposições no hall da Biblioteca Central, com os temas Folclore e Literatura Infantil e Juvenil; e Cine Leitura, semana de exibição de filmes seguida de debates. Também merecem destaques: o VII Encontro Nacional da Cátedra que reuniu pesquisadores de vários estados brasileiros para a retomada de ações conjuntas da RELER - Rede de Pesquisa Avançada em Leitura, e o lançamento do Selo Cátedra 10 de Literatura Infantil e Juvenil como produto do trabalho do Grupo de Estudos de Literatura Infantil e Juvenil - GELIJ. A cerimônia de premiação reuniu editoras de vários estados brasileiros e consolidou ações de parceria a continuidade do Selo.
A intensificação de ações interdepartamentais foi um dos principais objetivos deste ano. Foram mantidas parcerias já existentes: com a Gerência de Recursos Humanos, através dos programas Destrava Línguas e Clube de Leitura, oferecidos para os funcionários da PUC-Rio; com o NEAM, através do Grupo de Teatro e Leitura, que montou “A conferência dos pássaros”, adaptação do texto de Peter Sís, apresentada no Teatro da Biblioteca Parque da Rocinha; com o Centro Loyola de Fé e Cultura, através de realização de atividades como oficinas, cursos e conferências; e com o Departamento de Teologia que culminará com a assinatura de convênio com a Universidade Católica Portuguesa, para desenvolvimento de trabalho conjunto de pesquisa nas áreas de Leitura, Literatura e Teologia.
Também foram iniciados trabalhos conjuntos com o Departamento de Geografia, para a elaboração de uma releitura sobre a pesquisa desenvolvida acerca da existência de carvoarias no Maciço da Pedra Branca no início do século XX; com o NEAD, com a implantação de uma disciplina de formação de leitores no curso de preparação para o ENEM oferecido pelo Núcleo e com a Vice-Reitoria Comunitária que demandou ao Instituto a estruturação de produtos que também ofereçam uma releitura das intervenções sociais daquela Vice-Reitoria na Universidade.
Finalmente, através da Coordenação Central de Extensão (CCE), foram oferecidos 11 cursos na área da Leitura, recebendo-se cerca de 200 alunos no total e foram publicadas duas edições da revista digital LER em Revista, cuja editoria passará a ser partilhada com a RELER a partir de 2017 e o livro No malho das letras, com textos de Ricardo Oiticica. Destaca-se a publicação da Coleção Mediações, box que contém 7 livros sobre práticas de leitura. Lançada em setembro em parceria com a Hum Publicações, a primeira edição já está esgotada e a editora já prepara a segunda tiragem para o início de 2017, de modo a atender a demanda. Esta coleção fará parte da Bologna Children’s Book Fair 2017.
NIMA (Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente)
O Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente em 2016 iniciou o ano com o lançamento do livro Gestão local de recursos hídricos: uma reflexão para a cidade do Rio de Janeiro fruto do resultado dos workshops, os quais tiveram como tema Águas da Gávea. Também somamos com projeto global de educação ambiental jesuíta intitulado Healing Earth que teve a articulação da Loyola University Chicago , PUC-Rio e Ibero Americana de Puebla na tradução do material produzido para o espanhol, com uma equipe de estudantes voluntários da pós-graduação da PUC-Rio. Além disso, a horta familiar construída com parceria do CCE tem gerado pesquisa e atividades de ensino e também está presente nas reuniões do NIMA com as saladas orgânicas. Dentre essas e outras atividades do NIMA destacamos 04 (quatro) projetos:
O processo de revisão de Agenda Ambiental, agora intitulada agenda Socioambiental, teve início em março desse ano, no âmbito das coordenações e do Conselho Consultivo do NIMA. O trabalho foi expandido para toda a comunidade PUC, em junho, na XXI Semana do Meio Ambiente, envolvendo dezenas de professores e mais de 200 alunos. O trabalho teve continuidade, desde então, em três grupos de trabalho, coordenados por professores vinculados ao NIMA e colaboradores, 09 (nove) bolsistas PIBIC (03 remunerados e 06 não remunerados) e alunos voluntários que se encontraram semanalmente. Ao longo do semestre foram feitos os levantamentos de dados que vão embasar o diagnóstico sobre a sustentabilidade da Universidade em cada um dos nove temas da Agenda.
O Núcleo tem articulado a PUC-Rio e as ações católicas na região Panamazônica. Em parceria com a CNBB, REPAM, o Instituto Sócio Ambiental (ISA) e a Rede de Conflitos Sócio Ambientais da Pan Amazônia (RAISG) tem se estruturado o mapeamento das ações da igreja católica na região. Em parceria com o Projeto Jesuíta Panamazônico e a Associação de Universidades Jesuítas da América Latina (AUSJAL), o Núcleo coordena o mapeamento de Incidência das Universidades Jesuítas na região amazônica identificando as ações de pesquisa, ensino e extensão. Em 2016, o projeto iniciou o processo de inserção de dados das 10 mais importantes universidades jesuítas na região.
Visando a implantação das metas do Milênio em Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas foi criada a rede de soluções em desenvolvimento Sustentável (SDSN) divididas por temas compatíveis com as referidas metas. Em 2016, a PUC-Rio através do NIMA, a Universidade Rural do Rio de Janeiro e a International Conservation (IC) assumiram junto ao conselho de lideranças do SDSN Brasil a coordenação nacional do SDSN – ACADEMIA, que visa fomentar nas universidades brasileiras o desenvolvimento sustentável nas dimensões da pesquisa, do ensino e da extensão.
Prof. Sérgio de Almeida Bruni
Vice-Reitor para Assuntos de Desenvolvimento