Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos - VRAC
Apresentação
A Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos é o órgão da administração central da Universidade responsável pela coordenação de todas as atividades acadêmicas de Graduação, Pós-Graduação e Extensão.
Prof. José Ricardo Bergmann
E-mail: vrac@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, sala 201
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 222451-900
Telefone: 55 21 35271134
Fax: 55 21 35271132
E-mail: vrac@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrac
Equipe
Ana Lúcia Sergio Einloft
Elizabeth Salvo Brito Jazbik
Alexandre Rodrigues Feijão
Guilherme Félix da Silva (a partir de maio)
Leandro Assis da Silva
Assessoria de Comunicação:
Renata Ratton
E-mail: renataratton@puc-rio.br
Assessoria de Ética na Pesquisa:
Ilda Lopes Rodrigues da Silva
E-mail: ilda@puc-rio.br
Organograma
Coordenações
Coordenação Central de Pós-Graduação e Pesquisa - CCPG
Prof. Paulo César Duque Estrada
E-mail: pcde@puc-rio.br
Ana Zélia Saboia Martins
Célia Maria de Souza Pereira
Jorge dos Santos
Nilton do Rosário Vollotão
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 222451-900
Telefone: 55 21 35271613
Fax: 55 21 35271132
E-mail: ccpg@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg
Coordenação Central de Graduação - CCG
Profa. Daniela Trejos Vargas
E-mail: dvargas@puc-rio.br
Isabela Achkar de Mendonça Pinto Farah
Adriana de Figueiredo Mendonça dos Santos
Olivia Balaguer Sequeira
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 222451-900
Telefone: 55 21 35271137
Fax: 55 21 35271132
E-mail: ccg@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg
Coordenação Central de Planejamento e Avaliação - CCPA
Prof. Marco Antonio Casanova
E-mail: casanova@inf.puc-rio.br
Data de Posse: 28/07/2016
Número da portaria: 53/2016
Profa. Ana Maria Beltran Pavani
Anderson Barbosa da Cruz
Carla Faria Leitão
Daniel da Rosa Marques
Daniel Bindes de Campos Pereira
Giselen Pestana Cardoso
João Antonio Dutra Marcondes Bastos
Letícia Miranda Paula
Maura Cristina Tupiniquim Cavalcanti Lyra
Patricia Rodrigues Heizer Villela
Tereza Cristina Canuto Oliveira Moura
Tomas Guisasola Gorham
Vanessa Aparecida Palomo
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271618
Fax: 55 21 35271132
E-mails: cpa@puc-rio.br, equipeccpa@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/ccpa
Coordenação Central de Extensão - CCE
Prof. Alfredo Jefferson de Oliveira
E-mail: alfredocce@puc-rio.br
Caio Rabelo Oliveira
Camila Dias Batista Borges
Érica da Hora Costa
Fernanda da Silva Aparício Pina
Mônica Lisboa Ramos
Rua Marquês de São Vicente, 225
Casa XV
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefones: 55 21 35271384 ou 0800 9709556
E-mail: infocce@puc-rio.br
Site: www.cce.puc-rio.br
CCE - Gávea
Rua Marquês de São Vicente, 225
Casa XV
Telefone: 55 21 35271384
CCE - Centro
Av. Marechal Câmara, 186, 7º andar
Telefones: 55 21 22208682 / 5935
CCE - Barra
Av. das Américas, 500, bloco 14
Sala 108, térreo – Shopping Downtown
Telefone: 55 21 976585167
CCE - Caxias
Colégio São Francisco
Rua Jorge Vieira de Medeiros, 101, Vila Meriti, Centro, Duque de Caxias, RJ
Telefone: 55 21 27711148
Coordenação Central de Cooperação Internacional - CCCI
Profa. Ângela Maria de Randolpho Paiva (CIS)
E-mail: associatevp-ccci@puc-rio.br, directorccci@puc-rio.br
Coordenador-adjunto:
Prof. Ricardo Borges Alencar (LET)
E-mail: deputy-ccci@puc-rio.br, vicedirectorccci@puc-rio.br
Carla Verônica Siqueira Rodrigues
Linda Cristina Silva Pontes de Sousa
Daniel Vassallo Castro
Kledson Jônio Cardoso da Silva
Denis da Costa Neves
Guilherme do Nascimento Araújo
Marcos Telles Lesbaupin
Nancy Guimarães da Silva
Renan Lopes Mendonça de Brito
Mario José Simões
Leonardo dos Santos Dias
Christine Duarte
Thiago Correia de Holanda Santana
Márcia Rinaldi de Mattos
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Padre Leonel Franca, 8º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271577 / 1578
Fax: 55 21 35271132 / 1094
E-mail: atende-ccci@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ccci
Coordenação Central de Educação a Distância - CCEAD
Profa. Gilda Helena Bernardino de Campos (EDU)
E-mail: gilda@ccead.puc-rio.br
Alessandra Muylaert Archer
Ana Luiza Ferreira Portes
Bernardo Pereira Nunes
Cileia Fioroti do Amaral
Cláudio Coelho Perpétuo
Gianna Oliveira Bogossian Roque
Gleilcelene Neri de Brito
Igor de Oliveira Martins
Luiz Claudio Galvão de Andrade
Maria Leticia Correia Meliga
Renato Gonçalves de Araújo
Ronnald Rezende Machado
Simone Bernardo de Castro
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Padre Leonel Franca, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271554 / 1555 / 1456
Fax: 55 21 35271132
E-mail: gilda@ccead.puc-rio.br
Site: www.ccead.puc-rio.br
Coordenação de Vestibular – CCG-CVEST (ligada à Coordenação Central de Graduação)
Profa. Marta de Souza Lima Velasco
E-mail: marta@puc-rio.br
Paulo dos Santos Albuquerque
Maurício Oliveira Veras
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, térreo
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271000
E-mail: vest@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/vestibular
Coordenação de Licenciaturas – CCG-LIC (ligada à Coordenação Central de Graduação)
Profa. Maria Rita Passeri Salomão
E-mail: mritasal@puc-rio.br
Olivia Balaguer Sequeira
Alexandra Âncora da Luz de Souza Mendes
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 222451-900
Telefone: 55 21 35271418
E-mail: ccg-lic@puc-rio.br
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Divisão de Bibliotecas e Documentação - DBD
Dolores Rodriguez Perez
E-mail: dolores@dbd.puc-rio.br
Mônica Elisa Santiago de Oliveira - Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento
Carmo Souza Dias dos Santos - Secretaria
Cristina Braga Ribeiro - Secretaria
Thales Roger dos Santos - Secretaria (até agosto)
Raphael Joel Gonçalves da Silva - Secretaria (a partir de setembro)
Carlos Eduardo Amorim Nunes - Supervisor, Seção de Desenvolvimento de Coleções e Aquisição
Giuliano da Costa Pereira Ferreira - Coordenador Técnico, Seção de Automação
Marta Bela Reis - Supervisora - Seção de Atendimento e Pesquisa
Patrícia Lima - Supervisora, Seção de Tratamento da Informação
Biblioteca Central
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Frings, 3º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones:
Secretaria: 55 21 35271090 / 1091 / 1881
Atendimento: 55 21 35271376 / 2189 / 1700 / 1092 / 1714 / 1376
Fax: 55 21 35271089
E-mails: biblio@dbd.puc-rio.br / bcentral@dbd.puc-rio.br
Site: www.dbd.puc-rio.br
Biblioteca Setorial dos Centros de Ciências Sociais e de Teologia e Ciências Humanas
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Frings, 3º andar, 2º piso da Biblioteca Central
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271963 / 1092 / 1714
E-mail: bcentral@dbd.puc-rio.br
Biblioteca Setorial do Centro Técnico-Científico
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, 7º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271715 / 1994
E-mail: bcentral@dbd.puc-rio.br
Biblioteca Setorial de Informática (atendimento presencial e virtual)
Rua Marquês de São Vicente, 225
Anexo do Departamento de Informática
Núcleo de Inovação Tecnológica
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefone: 55 21 35271516
E-mail: bib-di@inf.puc-rio.br / rosane@inf.puc-rio.br
Biblioteca Setorial do CETUC
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 7º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271675
E-mails: bscetuc@cetuc.puc-rio.br / beatrizrosa@cetuc.puc-rio.br
Biblioteca Setorial de Ciências Biológicas
Estrada Sta. Marinha, 723
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22451-240
Telefone: (55) (21) 35272551
E-mail: thelma-bio@puc-rio.br
Rio Datacentro - RDC
Prof. José Raimundo Lopes Oliveira
E-mail: oliv@puc-rio.br
Márcia da Silva Campos - Apoio Administrativo
Enga. Paula Cyrillo Gomes - Apoio Técnico
Profa. Maria das Graças de Almeida Chagas - Multimídia
Enga. Lea Deborah Rejtman - Sistemas Acadêmicos
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Rio Datacentro
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271480 / 35271477 / 35271478
Fax: 55 21 35271491
E-mail: admrdc@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/rdc
Diretoria de Admissão e Registro - DAR
Prof. Washington Braga Filho
E-mail: wbraga@puc-rio.br
Antonio Carlos Gonçalves de Oliveira
Carolina Pucci Santos
Deborah Lucia Sabat Pereira
Patrícia Helena Larangeiras da Silva
Renata Guilherme Montalvão da Silva
Zenaide Maria Olivetti
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, térreo
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271341
Fax: 55 21 35271345
E-mail: dar@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/dar
Programa Institucional de Iniciação Científica do CNPq - PIBIC
Prof. Sidnei Paciornik
E-mail: sidnei@puc-rio.br
Ana Zélia Saboia Martins
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271613
E-mail: pibic@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/pibic
Programa Institucional de Iniciação Tecnológica e em Inovação do CNPq - PIBITI
Prof. Sidnei Paciornik
E-mail: sidnei@puc-rio.br
Ana Zélia Saboia Martins
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271613
E-mail: pibiti@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/pibiti
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES
Profa. Maria Rita Passeri Salomão
E-mail: pibid@puc-rio.br
Profa. Maria Cristina Guimarães de Goes Monteiro (LET)
Olivia Balaguer Sequeira
Alexandra Âncora da Luz de Souza Mendes
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271137 / 1138
E-mail: pibid@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/pibid
Agência PUC-Rio de Inovação - AGI
Profa. Shirley Virginia Coutinho
E-mail: shirley@puc-rio.br
Data de Posse: 22/06/2016, recondução
Número da portaria: 41/2016
Lucas Ramos de Barros - Apoio Administrativo e Marketing
Prof. Ricardo Yogui - Novos Negócios e Projetos Colaborativos
Tais Nasser Villela - Assessoria Jurídica
Priscila Perillier O’Reilly de Araujo Castro - Gerente Administrativo (a partir de julho)
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, 12º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271305
Fax: 55 21 35271309
E-mail: agi@puc-rio.br
Site: www.agi.puc-rio.br
Instituto de Mídias Digitais - IMD (instituto intercentros)
Prof. Nilton Gonçalves Gamba Junior
E-mail: gambajunior@puc-rio.br
Renata Arruda Ratton
Prof. Álvaro de Lima Veiga Filho (ELE)
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, sala 201
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271612
Fax: 55 21 35271132
E-mail: contato.imd@puc-rio.br
Site: www.imd.puc-rio.br
Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade - PIUES
Prof. Marcos Venicius Soares Pereira (DEQM)
E-mail: marcospe@puc-rio.br
Comissão do Ensino Médio:
Carmen Lucia Sarabanda da Silva Fagundes
Profa. Daniela Trejos Vargas (JUR)
Profa. Marta de Souza Lima Velasco
Prof. Mauro Speranza Neto (MEC)
Profa. Érica dos Santos Rodrigues (LET)
Profa. Maria Rita Passeri Salomão (EDU)
Daiana Mudesto da Cruz
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, térreo
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271062
E-mail: piuespuc@puc-rio.br
Núcleo de Apoio e Inclusão da Pessoa com deficiência - NAIPd
Profa. Renata Mattos Eyer de Araujo (DAD) (Supervisora)
E-mail: rmea@puc-rio.br
Tradutores e intérpretes de Libras / Língua Portuguesa:
Suzane da Costa Ferreira
Glauber de Souza Lemos
Rua Marquês de São Vicente, 225
Estacionamento da PUC-Rio
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271985
E-mail: naipd@puc-rio.br
Núcleo de Memória da PUC-Rio
Profa. Margarida de Souza Neves
E-mail: msneves@puc-rio.br
Silvia Ilg Byington
Clóvis Gorgônio de Amorim Júnior
Antônio José de Albuquerque Filho
Eduardo Gonçalves
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, sala 263
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271661
E-mail: nucleodememoria@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/nucleodememoria
Balanço do Ano
Tal como em 2015, o ano de 2016 foi marcado pelos expressivos resultados obtidos pela PUC-Rio em rankings nacionais e internacionais. Pela segunda vez, consagrou-se como a Universidade do Ano, entre as escolas privadas, pelo Prêmio Melhores Universidades - Guia do Estudante, da Editora Abril.
Internacionalmente, posicionou-se no Times Higher Education World University Rankings - Brics & Emerging Economies 2017, como a terceira melhor instituição brasileira, a primeira do Rio de Janeiro e a quinta da América Latina. Já nos rankings elaborados anualmente pela empresa britânica QS Quacquarelli Symonds, foi a melhor universidade privada brasileira no World University Rankings 2016/2017; destacou-se como a segunda colocada, entre as universidades brasileiras, em internacionalização do corpo docente no World University Rankings BRICS; manteve a primeira colocação entre as universidades privadas brasileiras, ocupando, no ranking geral, a 15a colocação no Latin American University Ranking 2016; teve os campos de conhecimento Filosofia e Relações Internacionais situados entre os top 200 do QS World University Rankings by Subject 2016.
No tocante à administração acadêmica, em 2016, a Vice-Reitoria Acadêmica implantou o Sistema de Gestão de Órgãos Colegiados, a fim de automatizar a tramitação de propostas. para estes órgãos. Inicialmente implantado para o Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) - com vistas à gradual expansão - o sistema eliminou substancial movimentação de documentos em papel e agilizou a implementação de decisões do CEP.
O Sistema de Requerimentos Acadêmicos, por sua vez, que é responsável por informatizar a solicitação e a tramitação de requerimentos sob a responsabilidade da Diretoria de Admissão e Registro - DAR, eliminou cerca de 30 mil atendimentos presenciais. Já o Sistema de Inscrição de Pós-Graduação, que informatiza a solicitação e o acompanhamento das inscrições nos programas de pós-graduação stricto sensu, processou 3.644 inscrições, e o Sistema de Marcação de Defesas da Pós-Graduação, 969 pedidos.
Quanto às análises de dados educacionais, foram examinadas séries históricas do Índice Geral de Cursos (IGC) e do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), dos diversos cursos de graduação, que ajudarão a nortear a coleta de dados para o censo do MEC, realizado anualmente, entre outras questões. A partir de históricos dos alunos, dos últimos 20 anos, também foram analisados cinco cursos de graduação, com o intuito de determinar as taxas de evasão, retenção e o desempenho dos alunos, e comparar os conjuntos de disciplinas seguidas por eles, semestre a semestre, face aos currículos sugeridos. Essa análise será expandida para todos os cursos de graduação e auxiliará futuros ajustes nos currículos. Efetuaram-se ainda a análise dos resultados e indicadores do ENADE e a análise dos relatórios de avaliação in loco de cursos. Em ambas as avaliações in loco, nos cursos de Matemática e Teologia, a Universidade obteve a nota máxima, 5, atribuída pelo MEC.
Outro aspecto analisado foi a evolução da procura, das vagas e das matrículas do Vestibular, que municiou uma reflexão sobre a organização do concurso. Adicionalmente, tiveram início estudos sobre a ocupação das salas de aula nos últimos semestres, com vistas à reformulação do processo de alocação de espaço físico.
No tocante à graduação, em linha com a agenda ambiental, que preconiza a economia no uso do papel, as pautas de controle de frequência impressas deixaram de ser distribuídas pela DAR. Uma campanha de combate ao plágio foi elaborada no segundo semestre de 2016, para iniciar-se em março 2017; a disciplina Ética Socioambiental e Direitos Humanos passou a ser oferecida em 2017.
Em 2016, foi efetuada a revisão do Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade, com o intuito de agilizar os processos administrativos internos e de garantir maior poder de decisão aos próprios programas sobre seus assuntos internos. E, pela primeira vez, foi realizado um censo dos egressos dos programas de pós-graduação stricto sensu, com o objetivo principal de prover dados cada vez mais consistentes e abrangentes para a avaliação dos programas pela Capes. O censo fornecerá um quadro de como esses egressos estão distribuídos geograficamente e no mercado de trabalho e do que estão fazendo, o que proporcionará informações importantes acerca do impacto social dos programas de pós-graduação da Universidade.
Além disso, destacam-se a preparação das versões em inglês dos sites da Coordenação Central de Pós-Graduação e Pesquisa, assim como o apoio à elaboração da versão para os programas stricto sensu que ainda não a tinham, em consonância com as diretrizes da Capes e a internacionalização da Universidade.
Também em 2016, foram efetuadas a Avaliação Interna da PUC-Rio, marcada por sensível aumento na participação dos funcionários, assim como a mudança de nome do Sistema PUC Online para Sistema Acadêmico Universitário (SAU), que teve a sua interface renovada com foco no conteúdo e funcionalidades acrescidas. Foi lançado ainda o novo site da Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI).
A Rede de Apoio ao Estudante (RAE) completou seu primeiro ano com experiências de sucesso no atendimento integral aos alunos e projetos de pesquisa; a RAE foi aperfeiçoada com a integração das bases dos diferentes núcleos e registrou aumento de atendimentos em 2016.
A Universidade intensificou o trabalho de sensibilização sobre inclusão da pessoa com deficiência. Um levantamento realizado junto aos departamentos buscou identificar professores e alunos que estejam pesquisando ou tenham elaborado projetos sobre temas de inclusão. Foram organizados um Seminário sobre Acessibilidade, o 1º INCLUSIVE, e uma exposição com os projetos de alunos de graduação e pós-graduação: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/inclusive/.
Em avaliações internas e externas destacam-se:
- A escolha como Universidade do Ano, entre as universidades privadas, na edição 2016 do Prêmio Melhores Universidades, Guia do Estudante, concedido pela publicação da Editora Abril.
- A obtenção de expressivos resultados nos rankings elaborados anualmente pelo QS Quacquarelli Symonds:
- QS World University Rankings 2016/2017: a PUC-Rio situou-se como a melhor universidade privada brasileira;
- QS World University Rankings BRICS 2016: a PUC-Rio obteve a 46a colocação, destacando-se como a segunda colocada entre as universidades brasileiras no que se refere à internacionalização do corpo docente;
- QS Latin American University Ranking 2016: a PUC-Rio manteve a primeira colocação entre as universidades privadas brasileiras, ocupando, no ranking geral, a 15a colocação;
- QS World University Rankings by Subject 2016: os cursos de Filosofia e Relações Internacionais situaram-se entre os Top 200.
Em particular, no QS World University Rankings by Subject, a PUC-Rio alcançou classificação em nove campos de conhecimento: Línguas Modernas, Filosofia, Ciência da Computação & Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Matemática, Física, Economia, e Relações Internacionais.
- No Times Higher Education World University Rankings - Brics & Emerging Economies 2017:
- A Universidade foi a terceira melhor instituição brasileira, a primeira do Rio de Janeiro e a quinta da América Latina.
- Destacou-se como líder em Relacionamento com a Indústria.
- A primeira colocação entre as universidades privadas e a 20ª posição geral, na avaliação dos cursos de graduação pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), do MEC.
- O primeiro lugar geral entre as universidades privadas e a 21ª posição entre as universidades públicas e privadas brasileiras no Ranking Universitário Folha 2016, elaborado pela Universo on line (UOL) e pelo jornal Folha de São Paulo.
- Mais uma conquista do primeiro lugar entre as universidades privadas brasileiras no University of Indonesia GreenMetric World University Ranking.
Em ensino, pesquisa e extensão, destacam-se:
- O início do mestrado profissional em Análise e Gestão de Políticas Internacionais: Resolução de Conflitos e Cooperação para o Desenvolvimento, do Instituto de Relações Internacionais.
- A homologação, pela Câmara de Ética em Pesquisa, dos pareceres éticos de 75 projetos de professores e alunos da Universidade. Os projetos abrangem pesquisas que contam com pessoas como participantes voluntárias. São procedentes dos programas de pós-graduação (lato e stricto sensu) da Universidade (CTCH, CCS e CCBS), com a exceção de dois, provindos do curso de graduação em Ciências Biológicas. A avaliação ética é orientada segundo os valores expressos no Marco Referencial da PUC-Rio e em seus estatutos, bem como na normatização brasileira.
- A realização, também pela Câmara de Ética em Pesquisa, de 12 palestras em temas relacionados à ética - seis no Rio de Janeiro e seis em São Paulo - em parceria com o Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais - CBCISS -, representante do Brasil do International Council on Social WELFARE - ICSW e o Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP.
- A mudança de endereço da Unidade Barra da Coordenação Central de Extensão, que passou a funcionar no Shopping Downtown.
- A mudança de endereço da Unidade Caxias da Coordenação Central de Extensão do bairro do São Bento para o centro do município.
- O novo auditório da Unidade Centro da Coordenação Central de Extensão
- A concessão de 89 bolsas de iniciação à docência para os alunos das diversas licenciaturas, 17 bolsas de supervisão para os professores que acompanham os projetos nas unidades escolares, sete bolsas de coordenação de área (divididas em subprojetos nas áreas de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras/Inglês, Letras/Português e Pedagogia) e uma bolsa de coordenação institucional, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Capes.
- A organização do IV Encontro Institucional do PIBID - O Ensino Médio em Debate - que trouxe dezenas de escolas parceiras à Universidade e contou com programação envolvendo palestras, mesas-redondas e relatos de experiências dos subprojetos.
- No âmbito da Coordenação de Vestibular, além da elaboração de dois editais, realização de dois concursos (para ingresso no segundo semestre de 2016 e no primeiro semestre de 2017), bem como de todas as outras atividades de atendimento e gestão relacionadas diretamente ao concurso, a participação em 42 feiras de colégios, entre março e setembro, para divulgação de cursos, palestras sobre a PUC-Rio e sobre os cursos oferecidos.
- No âmbito do Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade (PIUES), a recepção de quase 10.000 alunos do ensino médio, pelos projetos PUC por um Semestre e PUC por um Dia. O PIUES recepcionou, em visitas guiadas, 22 escolas do Ensino Médio, num total de 800 alunos. Além das palestras nas escolas, o programa realizou a palestra intitulada O perfil dos alunos ingressantes na PUC-Rio, que contou com a participação de 48 pais e responsáveis.
Quanto ao acervo acadêmico da Universidade, destacam-se:
- A implantação, em 2016, de novos sistemas e processos desenvolvidos nos dois anos anteriores. O Sistema de Gestão de Documentos - SGD - abriga, hoje, documentos do acervo acadêmico de diversas naturezas. No final de 2016, a Diretoria da Admissão e Registro já havia digitalizado e armazenado no sistema cerca de 72.500 arquivos contendo documentos de cerca de 7.500 alunos de graduação. Além desses, mais 4.500 arquivos referentes às atividades de estágios curriculares obrigatórios já haviam sido cadastrados no final do ano. Ao final de 2016, também, o Sistema Maxwell - repositório institucional de parte da produção científica da Universidade - permitia o acesso a mais de 13 mil objetos, todos replicados em diversos outros repositórios institucionais, com vistas à sua preservação.
- O início das contribuições ao catálogo de pesquisa Share (http://www.share-research.org/).
- Em Educação a Distância, destacam-se:
- O crescimento expressivo no número de professores que ofereceram disciplinas utilizando o Moodle PUC-Rio como ambiente de aprendizagem on-line em disciplinas totalmente a distância, semipresenciais, ou como apoio a disciplinas presenciais, ou apenas como repositório de materiais didáticos e reposição de aulas para alunos que estiveram ausentes.
- A realização, por meio do ambiente de aprendizagem on-line e da parceria com alguns departamentos da PUC-Rio, de eventos como: simulação da prova do ENADE para os alunos de Administração; prova de seleção para candidatos de mestrado e doutorado de Engenharia Mecânica e Química; teste on-line de nivelamento de línguas estrangeiras, entre outros.
- A oferta, pela Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD), de cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas da Educação, Teologia, Engenharia Industrial e Empreendedorismo, além de outra edição do curso de especialização Tecnologias no Ensino Superior, na modalidade a distância, em parceria com o Departamento de Educação, destinado a professores de diferentes departamentos da instituição, como Direito, Arquitetura e Urbanismo, Artes & Design e Engenharia.
- As mais de 1.250.000 visualizações do Canal CCEADPUCRIO no YOUTUBE impulsionando a produção de vídeos distribuídos nos cursos. Além disso, a página na rede social Facebook conectou inúmeras organizações e indivíduos que demonstraram seu interesse pela área de Educação a Distância provocando, muitas vezes, interessantes discussões e matrículas nos cursos de extensão, em parceria com a Coordenação Central de Extensão (CCE).
- Em Inovação, destacam-se:
- Os depósitos de três pedidos de patentes no Brasil e oito no exterior, assim como a realização de um (1) contrato de licenciamento de software e a obtenção de um (1) licenciamento de software pela Agência PUC-Rio de Inovação (AGI/PUC-Rio). A agência também foi responsável pela análise e elaboração de 71 convênios, contratos, acordos ou termos, o atendimento a 113 professores e a realização de quatro eventos de capacitação em PI&TT&I.
- A concessão de duas patentes, doze marcas e dois registros de programas de computador no País, bem como a efetuação de cinco registros de marcas.
- O recebimento, pela Universidade, de R$ 1.041.742,39 (um milhão, quarenta e um mil, setecentos e quarenta e dois reais e trinta e nove centavos), a título de royalties.
- Em Bibliotecas e Documentação, destacam-se:
- A ampliação da acessibilidade nas bibliotecas, com a instalação de uma plataforma elevatória, facilitando a ligação entre as Bibliotecas Central e Setorial do CCS/CTCH - 1º e 2º piso das Bibliotecas do Edifício da Amizade - Ala Frings.
- A aquisição de mesa higienizadora para livros, possibilitando uma limpeza mais acurada do acervo e sua conservação.
- A higienização das coleções recebidas, em doação, pela família de ex-professores já falecidos: Leandro Konder - aproximadamente 3.000 exemplares - e Alfredo Britto - cerca de 410 exemplares.
- A Participação do Consórcio de Bibliotecas de AUSJAL (Asociación de Universidades Confiadas a la Compañia de Jesús en América Latina), mediante Convênio assinado pela PUC-Rio, para assinaturas de bases de dados acadêmicas, com custos mais baixos, possibilitando o acesso a um maior número de conteúdos.
- A intensificação na disponibilização de acesso a recursos eletrônicos (periódicos e livros).
- A atualização do acervo da Coleção Didática, com ênfase para o Curso de Teologia e de Matemática, visando à avaliação do MEC.
- O recebimento de um número maior de dissertações e teses da PUC-Rio (846 = 41,47% a mais), em relação ao total de Ts&Ds recebidas em 2015.
- O aumento na demanda, por professores de vários departamentos da PUC-Rio, para treinamentos nas salas de aula sobre os serviços e recursos oferecidos pela Biblioteca.
- Em Cooperação Internacional destacam-se:
- A assinatura de 27 novos convênios.
- O envio e recepção de 1524 alunos nos programas de intercâmbio.
- A preparação e o lançamento do novo site da Coordenação Central de Cooperação Internacional.
- Quanto à infraestrutura de TI administrada pelo RDC, destacam-se:
- A conexão da PUC-Rio à Internet, via Redecomp, a 10Gbps.
- A virtualização dos servidores corporativos de correio eletrônico.
- A realização de projeto de nuvem própria da PUC-Rio para virtualização dos servidores cooperativos, que entrará em operação em 2017.
- A atualização da solução de virtualização das estações da Rede Segura.
- Em desenvolvimento e manutenção web, destacam-se:
No setor de Desenvolvimento de Projetos:
- O redesign do site da Coordenação Central de Cooperação Internacional - CCCI, que incluiu a revisão de conteúdos e funcionalidades, a fim de otimizar a comunicação com instituições parceiras de outros países. No plano individual, a atividade buscou também melhorar a comunicação com alunos, estrangeiros e da própria PUC-Rio, que desejam participar de intercâmbio.
- A atualização da plataforma Open Journal Systems - OJS (sistema conhecido no Brasil como Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas SEER). Essa atualização para a nova versão responsiva permite que as revistas implantadas na plataforma possam ser acessadas a partir de equipamentos móveis. A atividade incluiu a migração das revistas implantadas na versão anterior da plataforma e o treinamento dos respectivos editores para que possam explorar os novos recursos disponíveis.
- O lançamento de revistas acadêmicas entre elas: Revista Prumo, do Departamento de Arquitetura, Revista Ergodesign & HCI, do Departamento de Artes & Design, essa relançada já na plataforma OJS.
- O início do desenvolvimento de mecanismo de busca para o site da PUC-Rio para substituir a ferramenta disponível desde 2004.
- O desenvolvimento de sistema para gerenciamento das inscrições no evento IV Encontro Institucional do Pibid/PUC-Rio, vinculado à Coordenação Central de Graduação.
No setor de Atualização e Manutenção do site da PUC-Rio - que atende os pedidos de introdução e de atualização de conteúdo, bem como realiza as manutenções no site impostas pela evolução das tecnologias disponíveis - foi registrada, em 2016, uma média mensal de 670 solicitações oriundas da reitoria, vice-reitorias e coordenações.
- Em Prêmios e Distinções, destacam-se:
- A outorga da Comenda Ordem Padre José de Anchieta ao Reitor da PUC-Rio.
- A outorga do selo de qualidade OAB ao curso de Direito, distinção concedida a apenas 11% dos cursos existentes.
- A designação do Professor Jose Roberto Boisson de Marca, do Centro de Estudos em Telecomunicações, como membro titular do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.
- A conquista do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica por projeto do Centro de Pesquisas em Tecnologia de Inspeção, do CETUC, pelo terceiro ano consecutivo.
- A conquista do Prêmio Capes de Tese - edição 2016 por tese do Departamento de Direito.
- A conquista de nove medalhas pela Riobotz na RoboGames, a mais importante olimpíada mundial de robôs.
- A recomendação de quatro projetos de INCTs para financiamento no edital MCTI/CNPq/CAPES/FAPs.
- A conquista de medalhas de ouro, prata e bronze por alunos da Matemática, colocando a PUC-Rio em primeiro lugar da América Latina na International Mathematics Competition 2016. A PUC-Rio também foi a única universidade brasileira a conquistar dois ouros e uma prata na VII Competição Olimpíada Ibero-americana Interuniversitária de Matemática (CIMM).
- A eleição do Professor Carlos José Pereira de Lucena para Membro Titular da Academia Nacional de Engenharia. Lucena também foi homenageado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
- A conquista do prêmio TWAS (The Word Academy of Sciences) pelo Professor Lorenzo Díaz Casado, da Matemática.
- A conquista pela Biblioteca Central da PUC-Rio, pela segunda vez , da primeira colocação para o Brasil na Olimpíada Solidária de Estudo, competição internacional.
Professor José Ricardo Bergmann
Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos